sábado, 19 de dezembro de 2015

Diogo diz não querer atrito com Allan Carneiro

“Nós temos uma solução, mas vai demorar de seis a oito meses”, diz Diogo Moraes


Arquivo: Blog do Ney Lima.
Arquivo: Blog do Ney Lima.

Após nota do Síndico do Moda Center, Allan Carneiro, publicada em seu Facebook, com críticas à Compesa e ao deputado Diogo Moraes (PSB), o parlamentar preferiu o tom ameno, na manhã desta quinta-feira (17), para tratar sobre a crise hídrica do município.

Diogo afirmou não querer enfrentamento com o síndico e que já havia explicado a situação no último sábado, em coletiva.

“O edital já foi lançado e quando eu disse que ele (Allan) não sabia, é por que está num processo de licitação, não quis dizer que ele não sabe das coisas”, justificou o deputado, em participação no programa Rádio Debate, da Rádio Polo.

O início da polêmica gira em torno da obra do Pirangi, que deverá trazer água para Santa Cruz do Capibaribe e que segundo Allan ‘até agora, não existe licitação nem obra’.

Segundo o deputado, se tudo seguir normalmente o procedimento burocrático é finalizado em janeiro e terá de seis a oito meses para ter a obra finalizada.

“Nós não temos água, a verdade é essa, não tem chuva. Tem que ser dito a nossa população. Nós temos uma solução, mas vai demorar de seis a oito meses”, disse.


Quanto a não estar recebendo água do Prata, como prometido em Audiência Pública, Diogo explica que isso acontecerá quando Jucazinho não tiver condição alguma, de abastecer a cidade.

A PREFEITURA MUNICIPAL REALIZARÁ NESSE DOMINGO (20) O SORTEIOS DOS PRÊMIOS DO IPTU 2015



A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Finanças (SEFIN) realizará nesse  domingo (20)  à partir da 15h na Praça Padre Otto Sailler centro de Taquaritinga do Norte o sorteio dos prêmios para os contribuintes que estiverem  em dia com o IPTU 2015. 

Serão  sorteados pela Prefeitura duas motosum fogãoum televisor e um micro ondas.

FORTE CHUVA EM GARANHUNS





A cidade de Garanhuns foi uma das mais afetadas pelas fortes chuvas desta tarde, ruas e avenidas ficaram intransitáveis e em muitos pontos totalmente alagados. A zona rural foi outra área bastante afetada pelas chuvas que em uma rápida precipitação deixou as estradas vicinais completamente intransitáveis. 

Por enquanto não é possível calcular os danos causados por essa forte precipitação de águas que inundaram rapidamente as ruas e avenidas da Terra da Garoa.





Com informações do Grupo Toritama em foco

Malformações levam médicos a ampliarem discussão sobre zika congênita

Alexandre Gondim/JC Imagem / Maria Luísa, de 5 meses, passa por uma série de exames para avaliar o grau comprometimento ocular

Alexandre Gondim/JC Imagem

Maria Luísa, de 5 meses, passa por uma série de exames para avaliar o grau comprometimento ocular


Além da microcefalia, médicos passam a observar outras malformações que possivelmente estão associadas à exposição ao zika na gestação, principalmente se a infecção acontece no período embrionário, que vai da segunda a oitava semana de gravidez. Entre elas, estão deformidades dos membros inferiores e superiores. A partir dessa percepção, um grupo de especialistas passa a ampliar o olhar para as complicações causadas por um vírus que, só no Brasil, deve ter infectado até 1,4 milhão de pessoas. “Não há dúvidas de que a microcefalia é a complicação mais expressiva da infecção pelo zika, mas precisamos expandir a discussão. Por isso, começamos a pensar na denominação de zika congênita”, diz o médico Carlos Brito, integrante do Comitê Técnico de Arboviroses do Ministério da Saúde. 
Ao lado de especialistas de outros Estados, ele tem se debruçado em investigar outras malformações associadas à zika. “Quando se pensa nas outras infecções congênitas, como toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, a gente sabe que não existe uma só alteração. E por motivos óbvios, não tem sido diferente com o zika”, acredita Carlos Brito. Ele explica que, a partir do momento em que o vírus entra no organismo, ele pode interferir na fase embriogênica, de formação de todos os tecidos do feto. “Isso pode interferir não só no sistema nervoso central, mas também no sistema osteomuscular, na audição e na visão. O risco para essas múltiplas complicações depende do período da gestação em que ocorreu exposição à infecção pelo zika.” 
A secretária Gabriela Falcão, 30 anos, levou ontem a filha, Maria Júlia, de 1 mês e 6 dias, para uma avaliação oftalmológica promovida pelo Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope) para os bebês com microcefalia. A menina passou por uma série de exames para investigar a saúde ocular. “Vim de Paulo Afonso (Bahia) para receber uma melhor assistência aqui no Recife. Lá, tive sintomas de zika bem no começo da gestação. Estava com dois meses”, contou Gabriela, que tem se dedicado a cumprir a agenda de exames com a filha, que usa uma aplicação de gesso nas pernas para corrigir a malformação nos membros inferiores. 
Coordenadora da Unidade Neonatal da Maternidade do Hospital Santa Joana, a médica Jucille Meneses ressalta que as complicações osteomusculares observadas nos bebês com microcefalia provavelmente são secundárias de alteração do tubo neural que fazem com que os membros não se desenvolvam da forma correta. “Não há mais incertezas sobre a relação entre microcefalia e zika. Do mesmo jeito que o vírus pode causar alteração do sistema nervoso, que pode se manifestar com a cabeça pequena do recém-nascido, ainda há a hipótese de que o zika leva à malformação osteomuscular, até mesmo com comprometimento do quadril”, explica Jucille, que também percebe as alterações oculares nos bebês com microcefalia. 
Foi durante o teste do olhinho, realizado após duas semanas do nascimento, que a menina Maria Luísa, de 5 meses, teve o diagnóstico de baixa visão, segundo conta sua mãe, a funcionária pública Márcia Silva, 31. Durante um ultrassom realizado na 28ª semana de gestação, ela recebeu a notícia de que a filha poderia apresentar algum comprometimento cerebral. O diagnóstico de microcefalia veio logo após o nascimento. “Ela é sorridente e esperta. E até balbucia. A minha maior queixa é realmente a baixa visão que ela tem. Vamos agora estimular o máximo que pudermos”, conclui Márcia. 

SULANQUEIRO É ASSASSINADO


Sulanqueiro assassinadoVitima de homicidioFoi assassinado a tiros por volta 10:30h desta sexta-feira (18/12) no Sítio Xique-Xique, próximo a Vila de Rangel, na zona rural de Riacho das Almas/PE, o sulanqueiro, Lenício João de Lima, que era conhecido com “Doido de Serra Velha, tinha 37 anos, era casado e morava no Sítio Serra Velha, na zona rural de Caruaru. Ele criava alguns bois e foi morto dentro do curral, de sua propriedade.
De acordo com o Soldado Nóbrega da Polícia Militar, a vítima tinha acabado de chegar no terreno em sua picape Hilux, de repente chegaram três elementos em um veículo preto e ficaram conversando com a vítima, por curiosidade um dos funcionários do curral se aproximou do grupo e um dos algozes mandou o funcionário correr pra não morrer e começou a atirar na vítima que foi atingida com cerca de seis disparos, sendo a maioria na cabeça e um nas costas, possivelmente de revólver, pois nenhuma cápsula foi encontrada no local. De acordo com o policial Nóbrega, após matarem a vítima os algozes desviraram o seu corpo procurando algo e reviraram o seu veículo, talvez procurando alguma arma.
Homicidio em Riacho das AlmasEste foi o 17º homicídio deste ano na cidade de Riacho das Almas e o delegado Dr. Luiz Bernardo, está investigando o caso. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Com informações do blog Adielson Galvão.

Em depoimento à PF, Lula diz que há um 'processo de criminalização' do PT

O ex-presidente sugeriu que algumas informações prestadas pelos delatores sobre envolvimento do PT e de ex-diretores da Petrobras no esquema de corrupção foram feitas para obter os benefícios da Justiça / Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente sugeriu que algumas informações prestadas pelos delatores sobre envolvimento do PT e de ex-diretores da Petrobras no esquema de corrupção foram feitas para obter os benefícios da Justiça

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula


Em depoimento prestado à Polícia Federal no âmbito da investigação da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que existe um "processo de criminalização" do PT. Ele disse não ter conhecimento sobre os eventos de corrupção ocorridos na Petrobras e, questionado a que atribui a existência de pessoas de seu governo investigadas na Operação, apontou três motivos: o aprimoramento dos processos de fiscalização, a imprensa livre, e a criminalização do PT.
Ele disse ainda que "não crê que os principais partidos da base aliada do governo tenham, através de suas principais lideranças, obtido vantagens indevidas a partir dos contratos das diversas diretorias da Petrobras". Conforme revelou o Estadão nesta sexta-feira, antes de o depoimento se tornar público, Lula disse que não participava do processo de escolha dos diretores da Petrobras alvos da Lava Jato. Os nomes eram escolhidos a partir de acordos políticos firmados, segundo Lula.
O ex-presidente foi ouvido na última quarta-feira (16), na condição de "informante", em inquérito que tramita no Supremo para apurar suposta formação de quadrilha por políticos de PP, PT e PMDB para desviar recursos da Petrobras. O teor do depoimento foi tornado público nesta sexta-feira, 18, após ser juntado ao inquérito do Supremo.
Os acordos políticos para definição dos diretores da Petrobras, segundo o ex-presidente, eram normalmente feitos pelo ministro da área, em conjunto com o coordenador político do governo e o partido interessado na nomeação. Questionado, disse que o nome do ex-diretor Renato Duque - já condenado pela Justiça Federal de Curitiba - foi levado a ele pela Casa Civil, na época chefiada pelo ex-ministro José Dirceu, também investigado na Lava Jato. Lula disse não conhecer Renato Duque.
Ele explicou, no entanto, que a discussão sobre a indicação dos diretores não passava somente pelo ministro da Casa Civil. Ao final do processo de discussão, Lula concordava ou não com o nome "a partir dos critérios técnicos que credenciavam o indicado".

Delações
O ex-presidente da República sugere no depoimento que algumas informações prestadas pelos delatores sobre envolvimento do PT e de ex-diretores da Petrobras no esquema de corrupção foram feitas para obter os benefícios do acordo de colaboração com a Justiça.
"Indagado a que atribui a condenação, em primeira instância, de João Vaccari Neto, o Declarante (Lula) afirma que a mesma se deve às delações premiadas; que a condenação de Vaccari não é definitiva e que acredita que o mesmo será absolvido; (...) que acredita que as acusações feitas contra João Vaccari Neto são, na verdade, resultados dos benefícios referentes às delações dos diversos colaboradores da Operação Lava Jato", consta no relatório do depoimento de Lula.
Ele disse que soube, pela diretoria do PT, que Vaccari fez um "excelente trabalho" à frente da tesouraria do PT. Vaccari já foi condenado pela Justiça Federal no Paraná.

Madrugada de Chuva em Taquaritinga do Norte

A População de Taquaritinga do Norte está muito feliz pois nesta madrugada choveu forte na cidade, e a previsão é de mais chuvas hoje.


 Taquaritinga do Norte - PE
sábado, 10:00
Nublado
Nublado
28
°C | °F
Chuva: 0%
Umidade: 58%
Vento: 18 km/h
Temperatura
Chuva
Vento
282927242322222429312824232222242829272423222223282826232322222327292824222222242829272423222224282927232322222428292824232322232729272423232224282927242323222428302824232322242831292523232324293129252323222429312825232323242831292523
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
02:00
05:00
08:00
11:00
14:00
17:00
20:00
23:00
sáb
Tempestades com raios isoladas
29°
21°
dom
Parcialmente nublado
31°
21°
seg
Nublado
29°
21°
ter
Tempestades com raios isoladas
29°
21°
qua
Parcialmente nublado
30°
21°
qui
Parcialmente nublado
29°
21°
sex
Tempestades com raios isoladas
29°
21°
sáb
Tempestades com raios isoladas
29°
21°









Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...