sábado, 9 de agosto de 2014

Paulo Câmara destaca unidade da Frente Popular em Caruaru




Em entrevista à emissora de rádio Caruaru FM, nesta sexta-feira (8), o candidato a governador pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), voltou a destacar a força da unidade construída na cidade, em torno da sua candidatura. "Fico honrado de ter podido unir Caruaru desta forma. Companheiros como o governador João Lyra Neto (PSB), o prefeito José Queiroz (PDT), o vice-prefeito Jorge Gomes (PSB), os deputados estaduais Tony Gel (DEM), Laura Gomes (PSB) e Raquel Lyra (PSB), além do deputado federal Wolney Queiroz (PDT), num mesmo palanque. Eles demonstraram muita sensibilidade, ao deixar para 2016 as possíveis diferenças que possam​ haver entre esses grupos, que lideram a política caruaruense, para garantir um bem maior, que é o futuro de Pernambuco", avaliou.

Paulo lembrou que o Governo Eduardo Campos, do qual participou como secretário em três pastas, implementou em Pernambuco um modelo de gestão premiado internacionalmente. Um modelo que permitiu alavancar o grau de investimento da máquina, melhorar a qualidade do serviço público e preparar o Estado para receber os grandes empreendimentos que estão chegando. "É nesse caminho que vamos continuar, avançando e aperfeiçoando os mecanismos para trazer ainda mais desenvolvimento, com justiça social e sustentabilidade. Quem quiser nos ajudar a continuar mudando Pernambuco, terá que estar em sintonia com essa maneira de governar, transparente, de regras claras. Quem não estiver sintonizado, esses irão para a oposição", garantiu o socialista.

O candidato rechaçou as declarações de oposicionistas, de que seu Governo sofreria interferência do ex-governador Eduardo Campos, e que não teria autonomia para liderar o Estado. "Eduardo é uma referência, a quem eu acompanho há mais de 20 anos. Tenho certeza de que ele se elegerá presidente e nós estaremos sempre conversando, trocando ideias. Será um presidente com um olhar especial para Pernambuco. Mas será isso: um parceiro. Eu conheço a gestão, o serviço público, sei tirar as ações do papel. Estou preparado para ser um grande governador", garantiu Paulo Câmara.

Crédito: Aluísio Moreira

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte chega a sua 15ª edição


Parte integrante do Festival Pernambuco Nação Cultural a Festa das Dálias em Taquaritinga do Norte chega a sua 15ª edição. Sempre realizada em data móvel, a festa este ano acontecerá entre os dias 08 e 13 de setembro.

A mesma é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura, onde em sua programação estão incluídas oficinas para jovens e adultos, diversas apresentações culturais e grandes shows com artistas locais e de renome nacional, sem contar em uma mega estrutura montada em praça pública e o trabalho das policias militares, civis, seguranças particulares, bombeiros, delegacia móvel, Vigilância Sanitária e Samu.

“Muitos pensaram que a festa não seria realizada este ano, mais com o empenho do Governo Municipal, que sempre busca o melhor para nossa cidade, a festa irá acontecer e com o sucesso de sempre, afinal, já são quinze anos de Festa das Dálias e iremos fazer o melhor, para todos que vierem prestigiar e os nortetaquaritinguenses que aguardam ansiosos mais uma edição da festa”, destacou a Secretária de Turismo, Esporte e Desenvolvimento Econômico, Magda Lucélia.

A programação completa está sendo definida e nos próximos dias será divulgada para todos. É só aguardar mais um pouco, separar o agasalho e vir curtir a 15ª Festa das Dálias, evento já consolidado na cidade, que atrai milhares de turistas e aquece a economia local e regional.


Definidas as Datas da Festa das Dalias 2014

Recebemos a informação de que as datas da Festa das Dálias 2014 estão definidas , o evento acontecerá de 8 a 13 de setembro, e nos próximos dias as atrações serão divulgadas .

CADELA COM NOME DA VEREADORA MARÍLIA ARRAES GERA MAL ESTAR NA CAMPANHA ESTADUAL


A vereadora do Recife e prima do presidenciável Eduardo Campos (PSB), Marília Arraes (PSB) teve o seu nome utilizado em uma brincadeira de mau gosto protagonizada dentro do comitê central de campanha da legenda no Recife. Marília foi o nome pelo qual os funcionários batizaram uma cadela encontrada na rua por militantes do partido e que está abrigada no local.

Marília Arraes rompeu com o primo e anda às turras com a legenda há alguns meses em função de divergências sobre a condução do PSB. Ela também está apoiando a candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado em detrimento da postulação de Paulo Câmara (PSB).
O caso ganhou repercussão nas redes sociais e aumentou ainda mais o clima tenso vivenciado por Marília e a cúpula da legenda. Segundo ela, a "homenagem" apenas demonstra o "baixo nível" da campanha. A situação também foi duramente criticada por entidades feministas e de defesa dos direitos das mulheres. Marília fez uma queixa pública sobre o caso na tribuna da Câmara de Vereadores.
O candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Paulo Câmara, preferiu não comentar o caso. "Nem soube dessa história e prefiro não comentar este tipo de coisa. Eu quero discutir as ideias e propostas para o futuro de Pernambuco; questões como estas não me interessam", disse aos jornais locais.
O coordenador do comitê, Gustavo Melo, tentou justificar a situação alegando que o fato não passa de uma brincadeira. Segundo ele, o auxiliar de serviços gerais Jorge Carlos, conhecido por Coalhada, costuma colocar apelidos nos animais utilizando nomes de políticos ou símbolos políticos.
De acordo com ele, no local também existe uma outra cadela chamada de Marina (em alusão a ex-senadora Marina Silva, vice de Campos na chapa presidencial), além de quatro periquitos que leva os nomes de Eduardo Campos, Geraldo Julio (prefeito do Recife-PSB), Paulo Câmara e Raul Henry (deputado federal pelo PMDB e vice na chapa encabeçada por Paulo Câmara) Melo disse, ainda, que o partido nem ia se desculpar, nem emitir alguma nota oficial sobre o assunto.  
 (Fonte: Pernambuco 247).

Dilma tem 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%, diz pesquisa Ibope



seloibope300x200

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7) indica estabilidade nas intenções de voto para presidente da República em relação ao levantamento anterior, segundo o instituto. A presidente Dilma  Rousseff (PT) aparece com 38% das intenções de voto, mesmo percentual registrado em julho; Aécio  Neves (PSDB) registrou 23% (em julho, tinha 22%); e Eduardo  Campos (PSB) tem 9% (na pesquisa anterior, eram 8%).

Somados, todos os dez adversários de Dilma na eleição deste ano acumulam 38%, mesmo percentual da presidente. Para um candidato conseguir vencer a eleição no primeiro turno, precisa ter mais votos que a soma de todos os rivais. Por isso, segundo o Ibope, não é possível afirmar se haverá segundo turno ou se a eleição será decidida no primeiro turno.

Encomendada pela TV Globo, a pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os últimos domingo (3) e quarta-feira (6) em 175 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode oscilar entre 8% e 12%).

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a modalidade estimulada da pesquisa (na qual  os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor). Os candidatos indicados com 0% são os que obtiveram menos de 1% das intenções de voto.

- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Aécio Neves (PSDB): 23%
- Eduardo Campos (PSB): 9%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 11%

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00308/2014.

Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope simplesmente perguntaram ao eleitor em quem votará (sem apresentar a ele a relação dos candidatos), o resultado foi o seguinte:

- Dilma: 25%
- Aécio: 11%
- Campos: 4%
- Outros: 2%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 43%

Segundo turno
O Ibope fez simulações de segundo turno entre Dilma e Aécio e entre Dilma e Campos. Os resultados são os seguintes:

- Dilma: 42% (na pesquisa anterior, 41%)
- Aécio: 36% (na pesquisa anterior, 33%)
- Branco/nulo: 15% (na pesquisa anterior, 18%)
- Não sabe/não respondeu: 7% (na pesquisa anterior, 8%)

- Dilma: 44% (na pesquisa anterior, 41%)
- Campos: 32% (na pesquisa anterior, 29%)
- Branco/nulo: 16% (na pesquisa anterior, 20%)
- Não sabe/não respondeu: 8% (na pesquisa anterior, 10%)

Rejeição
A pesquisa aferiu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Confira abaixo:

- Dilma  Rousseff: 36%
- Aécio  Neves: 15%
- Pastor  Everaldo: 11%
- Zé  Maria: 10%
- Eduardo  Campos: 9%

- Eymael: 8%
- Levy  Fidelix: 8%
- Luciana  Genro: 7%
- Mauro  Iasi: 7%
- Rui Costa  Pimenta: 6%
- Eduardo  Jorge: 5%
- Poderia votar em todos: 14%
- Não sabe/não respondeu: 21%

Expectativa de vitória
A pesquisa indicou que, independentemente do candidato em que votarão, 55% acreditam que o futuro presidente da República será Dilma  Rousseff. Para 15%, será Aécio  Neves, e 4% apontaram Eduardo  Campos.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

VEM AI O PROGRAMA "EM TEMPO"



ESTRÉIA NA RÁDIO NOVA GERAÇÃO FM (104.1) NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA O "PROGRAMA EM TEMPO" O PROGRAMA SERÁ COMANDADO PELO PROF. MARCOS AUGUSTO ( MARKINHO XAVIER ) O PROGRAMA VAI AO AR DE 12 ÁS 14 DA TARDE ,O PROGRAMA ABORDARÁ OS PRINCIPAIS TEMAS DA NOSSA SOCIEDADE, NÃO PERCA !

ACOMPANHE PELA INTERNET http://www.radiofmnovageracao.com/

O PROGRAMA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO JORNALISTA CARLOS LEANDRO E DO ANALISTA POLÍTICO DIMAS OLIVEIRA E DO COLUNISTA MARCOS PONTES !
 

Ladrão abandona moto roubada, e deixa bilhete: 'Num seive nem pra (buta no lixo'

Ladrão abandona moto roubada, e deixa bilhete: 'Num seive nem pra buta no lixo'

Um ladrão abandonou uma motocicleta roubada em Russas, no interior do Ceará, e deixou um bilhete de desprezo; segundo o autor do roubo, o veículo não “dá nem pra fazer um assalto”. “Ajeita essa porqueira, macho, não dá nem pra fazer um assalto.

Isso não serve nem pra botar no lixo, seu fuleiro. Compre uma broizinha, macho. Valeu, compadre”, diz o bilhete.

Segundo a Polícia Militar de Russas, o veículo foi deixado abandonado na zona rural da cidade na tarde de terça-feira (5) e já devolvida ao dono.

“A moto era um pouco antiga e tinha alguns problemas mecânicos.

O ladrão provavelmente precisava dela pra assaltos e fugas em alta velocidade e viu que ela não servia para o que ele queria”, diz o policial João Brígido.

A polícia fez buscas pelo autor do roubo, mas ainda não tem a identidade do suspeito. A polícia acredita que o suspeito mora em residências próximas ao local onde o veículo foi encontrado abandonado na terça-feira.

Do: Patrulha do Agreste / Fonte G1

Novas emancipações políticas em Pernambuco: só cinco distritos atendem exigência


pernambuco

Hoje, estado tem apenas cinco cidades com mais de 12 mil habitantes, segundo dados da Condepe/Fidem

Com a aprovação pelo Senado, esta semana, do projeto de lei que viabiliza a criação de novos municípios, a Assembleia Legislativa de Pernambuco  vai reeditar um grupo de trabalho para análise de projetos engavetados há quase 20 anos. Atualmente, 26 projetos de emancipações tramitam na Casa. O número dos viáveis a partir da população, porém, é bem menor. O Diario conseguiu levantar apenas cinco com mais de 12 mil habitantes (ver quadro). Isso a partir de dados da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). 
Os deputados, porém, deverão usar de cautela para tratar o tema na Casa. “Como é um período de eleição, é mais complicado porque qualquer movimento pode ser entendido como eleitoral, mas temos vários deputados aqui que estão interessados em acompanhar isso de perto”, comentou o vice-presidente da Comissão de Negócios Municipais, Odacy Amorim (PT). 
Municípios com distritos que podem ser emancipados
Brejo da Madre de Deus 
30.104 eleitores
0.562 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 
29,46% da população com dez anos ou mais é analfabeta
40,51% dos municípios tem saneamento adequado
R$ 4.692 de PIB per capita
Distrito para emancipação: São Domingos
Ipojuca
63.503 eleitores
0.619 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
19,21% da população com dez anos ou mais é analfabeta
36,78 dos municípios tem saneamento adequado
R$ 116.198 de PIB per capita
Distrito para emancipação: Nossa Senhora do Ó
Buíque 
36.570 eleitores 
0.527 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
36,61% da população com dez anos ou mais é analfabeta
25,47% do município tem saneamento adequado
R$ 5.556 PIB per capita
Distrito para emancipação: São Domingos 
Cabo de Santo Agostinho 
148.848 eleitores 
0.686 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
12,17% da população com dez anos ou mais é analfabeta
46,41% do município tem saneamento adequado
R$ 28.860 PIB per capita 
Distrito para emancipação: Ponte dos Carvalhos
Jaboatão dos Guararapes
418.241 eleitores
0.717 Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
8,61 % da população com dez anos ou mais é analfabeta
38,43 do município tem saneamento adequado
R$ 13.042 PIB per capita
Distrito para emancipação: Cavaleiro dos Curados
Fonte: Condepe/Fidem e IBGE

PSDB também faz treino em CPIs, diz colunista da Folha



images-cms-image-000386052

O colunista Janio de Freitas, da Folha de S.Paulo,  volta a criticar a oposição por “explorar a denúncia de uma banalidade”, em referência ao caso da CPI da Petrobras. Segundo ele, ainda que os adversários de Geraldo Alckmin jamais o tenham identificado com crime de qualquer espécie, seus companheiros praticam exatamente as providências de que os deputados e senadores ligados ao governo federal estão acusados.

Por incompetência açodada ou descuido preguiçoso, para não falar em omissão hipócrita, os parlamentares do PSDB decidiram explorar eleitoralmente a denúncia sensacionalista de uma banalidade, no entanto, também por eles praticada. Com igualdade até no objetivo eleitoral que atribuem aos governistas: ‘A ordem é reduzir os danos à campanha’ de Alckmi, afirma.

Para ele, farsa, “como sabe a imprensa, é fingir que as CPIs não são assim”

VEM AI O PROGRAMA "EM TEMPO"






ESTRÉIA NA RÁDIO NOVA GERAÇÃO FM (104.1) NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA O "PROGRAMA EM TEMPO" O PROGRAMA SERÁ COMANDADO PELO PROF. MARCOS AUGUSTO ( MARKINHO XAVIER ) O PROGRAMA VAI AO AR DE 12 ÁS 14 DA TARDE ,O PROGRAMA ABORDARÁ OS PRINCIPAIS TEMAS DA NOSSA SOCIEDADE, NÃO PERCA !

ACOMPANHE PELA INTERNET http://www.radiofmnovageracao.com/

O PROGRAMA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO JORNALISTA CARLOS LEANDRO E DO ANALISTA POLITICO DIMAS OLIVEIRA E DO COLUNISTA MARCOS PONTES !

CHAPA OFICIAL DO GRUPO CALABAR


EDUARDO PRESIDENTE - 40

PAULO CÂMARA GOVERNADOR - 40

FERNANDO BEZERRA SENADOR - 400


DIOGO MORAES DEP.ESTADUAL - 40100


AGENCIA DO BANCO DO BRADESCO É ALVO DE BANDIDOS EM JATAÚBA


A Agencia fica na mesma rua da Delegacia de Polícia
Os caixas foram explodidos
 Durante a madrugada da quarta-feira (06), por volta de 01h00min, Agencia do Banco do Bradesco da cidade de Jataúba, foi alvo de uma quadrilha criminosa, fortemente armada, que explodiram os caixas eletrônicos e levaram parte do dinheiro da Agencia. Pelo menos seis elementos adentraram na unidade e conseguiram subtrair uma quantia não informada pela gerencia do Agencia.
 Na fuga os criminosos efetuaram vários disparos de fuzil inclusive contra uma viatura policial que se encontrava estacionada em fronte a Delegacia de Polícia da cidade, onde havia apenas um escrivão. 
 Ainda segundo as informações, o bando ainda deixou para trás uma caixa contendo quantia de R$ 40.300,00 em espécie. A quadrilha fugiu com destino ao estado da Paraíba.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Edital da Bolsa universitária - 2014-01‏













ATENÇÃO TAQUARITINGA DO NORTE



Um dos mais belos projetos culturais em execução pelo SESI – Serviço Social da Indústria, o CINE SESI, chega a Taquaritinga do Norte - PE em parceria com essa Entidade e o Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Cultura, trazendo dessa forma lazer e espalhando cultura em praça pública, através da exibição de filmes em telão de alta definição, só disponíveis em grandes cidades e capitais.

A caravana itinerante permanecerá no Município entre os dias 08, 09 e 10 de agosto e a exibição dos filmes se dará na Praça Otto Sailler, centro da Cidade, sempre a partir das 18h e 30min, com a seguinte programação:

08 de agosto de 2014 – 19 horas e 30 minutos - CINE HOLLIÚDY
09 de agosto de 2014 – 21 horas – A BUSCA
10 de agosto de 2014 – 18 horas - A ERA DO GELO 4

Conheça os objetivos do programa:

A principal aspiração do Cine Sesi Cultural é não mais existir. O projeto busca incentivar a reabertura ou abertura das salas de projeção nas cidades. Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, com uma média de audiência muito acima do que se costuma ter nas salas de projeção das capitais, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem as exibições periódicas.

O Cine Sesi tem ainda como objetivos ampliar a qualidade pessoal e profissional da população a partir do contato com a arte; distinguir a vivência do cinema do ato de assistir ao filme, entendendo que a primeira é ininterrupta e comunitária; elevar a autoestima da nossa gente, oferecendo um produto cultural muito bem cuidado; proporcionar ao interior do País, que tanto inspira as produções de cinema nacional, a possibilidade de se enxergar na grande tela, num belo espelho de culturas, cenários, histórias e personagens semelhantes ao povo do lugar; abrir a possibilidade para uma viagem inusitada diante de outras experiências e lugares.

Governo Municipal de Taquaritinga do Norte, apoiando a cultura e propiciando lazer para nossa gente!

VEM AI O PROGRAMA "EM TEMPO"


ESTRÉIA NA RÁDIO NOVA GERAÇÃO FM (104.1) NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA O "PROGRAMA EM TEMPO" O PROGRAMA SERÁ COMANDADO PELO PROF. MARCOS AUGUSTO ( MARKINHO XAVIER ) O PROGRAMA VAI AO AR DE 12 ÁS 14 DA TARDE ,O PROGRAMA ABORDARÁ OS PRINCIPAIS TEMAS DA NOSSA SOCIEDADE,  NÃO PERCA !

O PROGRAMA CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO JORNALISTA CARLOS LEANDRO E DO ANALISTA POLITICO DIMAS OLIVEIRA .


Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Taquaritinga do Norte realiza teste de sneller em escolas municipais


Desde o ano passado que a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente da Dália da Serra vem realizando o teste de Sneller em escolas do município. O mesmo consiste em um teste básico que mede a acuidade visual através da escala de Snellen, ou seja, mede o grau de aptidão do olho identificando detalhes através da capacidade de perceber a forma e o contorno das letras dos alunos.

Parte integrante do programa Saúde nas Escolas o teste é realizado por um enfermeiro e semana passada beneficiou os alunos das Escolas Pedro de Lira Borges e Padre José de Anchieta.

“Iremos realizar este teste em mais de 4 mil alunos da nossa rede municipal de ensino, identificando precocemente erros refrativos à saúde ocular, o que só vem ajudar na saúde dos alunos e no aprendizado”, frisou o Secretário de Saúde e Meio Ambiente, Ronaldo Veiga.

Os alunos que apresentam alguma alteração na visão são encaminhados para um oftalmologista realizar uma avaliação mais aprofundada.


TAQUARITINGA VOTA PAULO CÂMARA 40

A atenção aos idosos tem aumentado gradativamente em Pernambuco. Além do Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), criado no governo de Eduardo, vamos investir na área da Saúde, com a criação do Hospital do Idoso, que vai funcionar no atual Hospital Geral de Areias.

A nova unidade hospitalar vai garantir mais conforto, segurança e atendimento humanizado em várias especialidades, todas focadas para a saúde do idoso. Vamos duplicar a capacidade atual, passando para 150 leitos com cuidado integral.

Cuidar dos nossos idosos é uma questão de inclusão social e respeito, principalmente por termos a certeza de que eles já fizeram muito pelo nosso estado e podem ainda mais.




Senado aprova projeto que cria novos municípios

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (5), com 52 votos favoráveis e 4 contrários, projeto de lei que estabelece novos critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. O texto seguirá para sanção da presidente da República.

O projeto foi elaborado após a presidente Dilma Rousseff vetar integralmente, no ano passado, uma proposta semelhante, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas.

Diante da ameaça de derrubada do veto pelo Congresso, a base aliada no Senado elaborou um novo texto, em acordo com o governo federal, aumentando critérios para a emancipação de municípios.

A principal mudança em relação à proposta vetada por Dilma é a quantidade mínima de habitantes exigida para a criação de um município.

Para evitar novo veto presidencial, o relator Valdir Raupp (PMDB-RO) atendeu ao pedido do governo e, nas regiões Sul e Sudeste, aumentou a exigência de 12 mil habitantes para 20 mil habitantes. No Nordeste, o texto vetado por Dilma previa população de 8,4 mil. Agora, são 12 mil. No Centro-Oeste e no Norte não houve alteração na exigência de 6 mil moradores.

De acordo com o relator, 200 novos municípios deverão ser criados nos cinco anos após a sanção do projeto. O projeto ainda facilita a fusão dos municípios, ao reduzir o número de assinaturas necessárias ao requerimento que dá início ao processo de fusão ou incorporação – de 10% para 3% da população da região envolvida.

 A matéria aprovada nesta terça excluiu a exigência de tamanho mínimo para a emancipação dos municípios, o que deverá ser decidido pela Assembleia Legislativa de cada estado. A versão inicial exigia uma área mínima de 200 km² nas regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

A exigência de área mínima, segundo o relator, tratava-se “mais de uma condição impeditiva do que restritiva”. “É para que o município a ser criado seja economicamente viável, independentemente do seu tamanho geográfico”, explicou Raupp.


Pelo projeto, a região de um município que pretenda se emancipar e se tornar um novo município precisa ter "número de imóveis superior à média observada nos municípios que constituam os 10% de menor população do estado".

Para se alcançar essa exigência mínima, o projeto permitirá contabilizar todos os edifícios e casas existentes na área que pretende se emancipar. A proposta original só autorizava considerar os imóveis localizados no núcleo urbano.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...