sábado, 29 de janeiro de 2011

Protesto de estudantes termina em tumulto

Do JC ONLINE

O protesto contra o aumento das passagens de ônibus promovido pelos movimentos estudantis de Pernambuco, na tarde desta sexta-feira (28), na região central do Recife, terminou em tumulto. Dois estudantes que participavam de uma corrente humana para bloquear o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães foram atropelados por um motorista. O incidente ocorreu próximo à Mac Donald's, no bairro do Parque Amorim.

O condutor do veículo, um Honda Civic de cor prata, mesmo depois de atingir os dois estudantes, não parou o carro. Um dos jovens conseguiu se jogar na pista, mas o outro foi arrastado por cerca de cem metros. O motorista só parou o carro quando foi cercado pela polícia. O estudante arrastado sofreu ferimentos leves na perna. Confira, abaixo, sequência de imagens do atropelamento. O flagra foi feito pelo fotógrafo da JC Imagem Guga Matos.


http://www2.uol.com.br/JC/_PORTAL/cotidiano/foto/atropelamento.jpg

Com o objetivo de proteger o condutor de uma possível reação dos manifestantes, os policiais fizeram a escolta do carro até a entrada do prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O veículo entrou no edifício e o motorista não foi identificado. 

A presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), Stephanny Vilela, reprovou a atitude do motorista. Ela também afirmou que não conhecia os jovens atropelados. "O nosso movimento conta com  apoio de muita gente. Não conheço e não sei informar os nomes dos estudantes atingidos", disse.

Bairros tradicionais mudam mentalidade

Fotos : Imprensa Oficial e Radio Filadeufia
Uma mentalidade antiga em Taquaritinga predominava nos bairros Beira -rio e Brasilia, eram bairros considerados janistas, na Beira Rio hoje o Prefeito Evilásio é muito bem aceito e é sempre convidado por moradores a ir em suas casas, nos ultimos dias em visitas pelo bairro ficamos supreso como muitos eleitores históricos e ex- fanáticos do ex-prefeito agoram estão dando total apoio ao atual Prefeito. No bairro Brasília outro tradicional bairro e historicamente janista, um trabalho de base feito pelo Ronaldo Veiga e sua equipe começa a dar resultados , resultados esses mostrado nas ultimas eleições de deputado e governador onde quase todos os candidatos do prefeito Evilásio ganharam no colégio eleitoral da Brasília , esse trabalho realizado pelo vereador Ronaldo Veiga começou antes mesmo de sua eleição para vereador , Ronaldo é muito bem visto no Bairro pelas duas alas políticas, e o seu trabalho está ajudando o Prefeito Evilásio que esta conseguindo trazer várias ações para o bairro.


Tiririca passa bem após cirurgia de vesícula

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), de 45 anos, o palhaço Tiririca, passa bem após ser submetido a uma cirurgia para retirada de pedras na vesícula. Os procedimentos, realizados no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ocorreram sem problemas. O deputado deve passar a noite no hospital. 

Exames realizados logo após uma consulta com o médico nesta sexta-feira revelaram a existência de concentração de pedras na vesícula, além de confirmarem que Tiririca sofre de gastrite.

De acordo com a assessoria do deputado, mesmo não sendo uma urgência, ele decidiu operar agora por conta dos "compromissos políticos e artísticos" que terá a partir de fevereiro, quando assume o mandato.

No final de dezembro, Tiririca foi internado no hospital São Mateus, em Fortaleza (CE), após sentir uma indisposição gástrica. Ainda segundo a assessoria dele, a operação de hoje não tem relação com a internação.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bandidos explodem caixa eletrônico no Agreste

Caixa eletrônico foi explodido na madrugada desta sexta
Caixa eletrônico foi explodido na madrugada desta sexta

Foto: JC Interior Mais um caixa eletrônico em Pernambuco foi alvo da ação de bandidos na madrugada desta sexta-feira (28). Dessa vez, a ocorrência foi registrada em Santa Maria do Cambucá, município localizado no Agreste do Estado.
Cinco homens fortemente armados chegaram em uma caminhonete Fiat Strada preta, por volta das 02h20, em um prédio anexo da Prefeitura Municipal de Santa Maria, que fica no centro da cidade. No local, onde funciona o auto-atendimento do Banco do Brasil havia apenas um caixa eletrônico.
Os bandidos, então, invadiram o prédio e renderam o vigilante. Cerca de 20 pessoas que estavam em frente ao local esperando um ônibus que os traria ao Recife para a realização de exames médicos também foram rendidos. Ao entrar, os criminosos explodiram a máquina e levaram o dinheiro que estava dentro dela. A quantia não foi revelada.

Quadrilha que explode caixas eletronicos ataca de novo !

Uma agência bancária da rede Santader foi assaltada na madrugada dessa quinta-feira (27), na Praça São Sebastião, em Bonito, Agreste de Pernambuco.



De acordo com a Polícia Militar, 11 homens não identificados e armados chegaram em dois carros e entraram na agência. Eles arrombaram um caixa eletrônico utilizando maçaricos e levaram R$ 150 mil em dinheiro.



Ainda de acordo com a PM, quatro pessoas foram mantidas reféns e liberadas em seguida. A polícia já realizou buscas, mas até agora ninguém foi preso.

Casa das juventudes de Taquaritinga oferece cursos

A Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Desenvolvimento Econômico através da Casa das Juventudes vêm informar a todos os jovens cadastrados, que compareça a Secretaria para confirmarem suas presenças nas oficinas de Música (violão), desenho e pintura, todas com teoria e prática. As mesmas terão inicio no mês de fevereiro nos turnos tarde e noite.



A Secretaria de turismo fica localizada na Rua Aluizio Silvino e funciona das 7 às 13 horas.

Tatufos e espertalhões

O fenômeno das drogas ilícitas é utilizado não só para mascarar interesses geopolíticos, geoestratégicos e geoeconômicos. Também serve de pano de fundo para esconder o oportunismo de antigos presidentes que, nos seus mandatos, assumiram posições reacionárias e fé intransigente no proibicionismo e na criminalização, com pena de prisão fechada ao usuário. No particular, três ex-presidentes uniram-se para montar um palanque político, ou seja, uma ONG intitulada Comissão Global sobre Políticas das Drogas. São eles Fernando Henrique Cardoso, César Gaviria e Ernesto Zedillo, respectivamente, de Brasil, Colômbia e México.



Zedillo notabilizou-se por quebrar economicamente o seu país e causar uma pantagruélica crise financeira mundial. No México de Zedillo, apenas a indústria das drogas ilícitas prosperou. Gaviria, premiado pelos bons serviços aos EUA para presidir a OEA, assistiu o enriquecimento de megacartéis e a infiltração de narcochefões nos poderes e nas polícias.



Esse supracitado trio, agora, se apresenta como progressista e antiproibicionista. Os pronunciamentos são voltados a tentar mostrar, nos seus próprios países e o título global dado à ONG é mera purpurina, que seus fundadores continuam ativos e prontos a iluminar o mundo pelas ideias, ainda que já apresentadas e discutidas exaustivamente há mais de 50 anos.



Os trabalhos desse grupo, segundo anunciado, serão enviados para a ONU, que, por falta de entendimento entre os Estados membros, ainda não conseguiu se livrar da Convenção de 1961. Aquela que, dentre outros desatinos, equipara, para fins de proibição, a cocaína à folha de coca, tradicionalmente mascada pelos nativos andinos, a qual a Organização Mundial da Saúde afirmou não fazer mal. E de nada adiantam os protestos do presidente boliviano Evo Morales, que, para incomodar, anunciou na semana passada o lançamento do refrigerante Brynco Coca.



Na Presidência, FHC, que experimentou maconha mas não gostou, desprezou os que provaram e gostaram da erva ou de outras drogas proibidas. No seu governo, pediu a aprovação em regime de urgência de um velho e esquecido projeto de lei avaliado por ele como adequado e fundamental ao Brasil. Pela pressão de estudiosos e intelectuais, FHC vetou 80% da lei antes recomendada. Manteve a criminalização da posse de drogas para uso próprio e a pena de cadeia ao consumidor. Voltou atrás no que tocava a interditar o usuário para atos da vida civil, como casar, abrir conta em banco etc.



FHC desprezou caminhar com Portugal, que, no fim de 1999 e em face do magnífico trabalho do professor João Gulão, descriminalizou o porte de drogas para uso pessoal, considerando-o problema de saúde pública e infração meramente administrativa. Portugal, em face da nova lei, conseguiu, como atestado pela União Europeia, uma redução significativa no consumo de drogas proibidas, naturais e sintéticas.



Em entrevista à revista Economist, o professor Gulão deu a fórmula do sucesso: “Liberamos e o consumo caiu”. Depois de oito anos de mandato como presidente do Brasil e passados 11 de vigência da vitoriosa fórmula de Gulão, o notável FHC descobriu a liberação, embora ainda não tenha ideia de como se faz.



Na segunda-feira 24, de Genebra e em reunião dessa comissão-palanque de políticas de drogas para o mundo, FHC concedeu uma entrevista ao jornal O Globo. A ONG prefere o circuito Elizabeth Arden e nada de encontros nas mexicanas e violentas Tijuana, Ciudad Juárez e Nova Laredo. A propósito, no México, foi liberado por lei o porte para consumo, em pequenas quantidades, de todas as drogas.



Na entrevista, FHC mostrou preocupação com a demissão do secretário de Políticas sobre Drogas e disse temer, no governo Dilma Rousseff, a adoção de posturas reacionárias. Talvez, uma volta à política nacional antidrogas que anunciou nos estertores do seu governo e ficou comprovado tratar-se de cópia da norte-americana.



Com o erro de não consultar FHC antes, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, discursou na mexicana Guanajuato no dia 25. Sem corar, disse “admirar” a política de guerra às drogas do presidente Felipe Calderón. A secretária nada comentou sobre documento publicado pelo WikiLeaks de o governo norte-americano não confiar na war on drugs do presidente mexicano.



A solução militar admirada por Hillary tem um alto custo em termos de perdas humanas. O México já inventariou 34 mil mortes e mais de 70% das vítimas fatais eram civis inocentes. Para 53% da população, o Exército, empregado por Calderón, comete frequentes violações a direitos humanos.

Hillary prometeu ajuda econômica, mas impôs uma agenda bilateral. Segundo vazou, a secretária quer o FBI com liberdade para interrogar presos e investigar. Obama e Hillary sabem que a oposição poderá ganhar a eleição presidencial no México.



Pano Rápido. Com tantos espaços, cabem palanques para abrigar espertalhões e tartufos.
Peluso nega pedido de Cássio Cunha Lima






O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, negou pedido de liminar formulado pelo senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, que quer ser diplomado e empossado em 1º de fevereiro para novo mandato no Senado. Para Peluso, o caso não é de liminar, pois não existe risco de dano irreversível se o caso for examinado depois do início da próxima legislatura.



“É que está em jogo o mandato de senador da República, de oito anos, período razoavelmente longo para que, eventualmente deferida liminar pelo relator, o requerente avie ações e medidas parlamentares que esteja impedido de adotar nos primeiros dias do mandato”, afirma o ministro na decisão.



O senador, que concorreu à reeleição pela Coligação Paraíba Unida, teve o registro de sua candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral do estado, com base em duas ações de investigação judicial eleitoral contra Cunha Lima, relativas às eleições de 2006, julgadas procedentes. O indeferimento do registro foi mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O Recurso Extraordinário contra essa decisão aguarda julgamento pelo STF.



Na Ação Cautelar apresentada no Supremo, a defesa de Cunha Lima sustenta que seu caso é diferente dos já julgados pela corte relativos à aplicação da Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, os de Joaquim Roriz e Jader Barbalho, pois a hipótese de inelegibilidade não é a de renúncia. O risco de uma demora na decisão, diz, estaria no fato de o senador não ser diplomado a tempo de tomar posse no dia 1º de fevereiro.



O presidente do STF afirmou que há dúvida a respeito do alcance da condenação ou das condenações impostas a Cunha Lima, e a matéria deve ser examinada pelo relator do RE, ministro Celso de Mello, que deverá receber os autos na próxima terça-feira (1º/2).



Questão de competência

Em outro caso, Peluso negou liminar ao ex-prefeito de Barretos (SP) Uebe Rezeck, que teve o registro de candidatura a deputado estadual negado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na Ação Cautelar apresentada no Supremo, Rezeck pediu a suspensão do trâmite da ação que o tornou inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.



Eleito primeiro suplente de deputado estadual, Rezeck foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) por improbidade administrativa. Segundo denúncia do Ministério Público, ele teria pago, sem previsão em lei, uma parcela do 13º salário para si mesmo e para seu vice, quando era prefeito de Barretos. Além disso, segundo a ação civil pública, o prefeito e o vice teriam recebido indenização por férias não gozadas, o que não seria autorizado em lei.



A condenação resultou na inelegibilidade do candidato. Temendo não assumir uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo por estar inelegível, o candidato entrou com a Ação Cautelar. Pediu a concessão de liminar para suspender os efeitos da ação, que no caso seria a inelegibilidade, até que sejam julgados todos os recursos apresentados contra a condenação em tramitação no Superior Tribunal de Justiça e no STF.



Nos recursos, a defesa sustentou que, como agente político, não estaria o ex-prefeito submetido à Lei de Improbidade. Alegou, ainda, que ao enquadrá-lo na Lei de Improbidade, a Justiça paulista estaria descumprindo decisão do STF na Reclamação 2.138. Argumentou, por fim, que, segundo decisão do Supremo, agente político como prefeito municipal se submete a lei específica (Decreto-lei 201/67), que estabelece diversos tipos de crime de responsabilidade que poderiam ser imputados a tal agente.



O ministro Cezar Peluso afirmou que, de acordo com as Súmulas 634 e 635, o Supremo ganha competência para apreciar pedido de tutela cautelar para atribuir efeito suspensivo a recurso extraordinário somente quando este for admitido pelo presidente do tribunal de origem ou por provimento a agravo contra decisão que não o admitiu na origem.



“No caso, verifico que a causa ainda está na competência do Superior Tribunal de Justiça, que ainda não julgou o recurso especial, razão pela qual o agravo de instrumento interposto nesta Suprema Corte sequer foi distribuído”, afirmou Peluso. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.



AC 2.772



AC 2.793




Consultor Jurídico

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Náutico passa pelo Vitória no Carneirão com o placar mínimo

Imagem do jogo


O Náutico engrenou no Campeonato Pernambucano ao vencer o Vitória por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (27), o segundo triunfo seguido da equipe, que a partir de agora só pensa no clássico de domingo contra o Santa Cruz nos Aflitos. Com uma boa atuação, os alvirrubros fizeram o gol com Rogério no primeiro tempo e tiveram chances de construir um placar elástico, mas não foram bem de pontaria e tiveram alguma dificuldade para segurar o Tricolor das Tabocas no final. O resultado deixa o Timbu com 11 pontos, na quarta colocação, enquanto o Vitória segue com 4, na 10ª.
O Timbu teve uma postura ofensiva desde o princípio. Embalado pela goleada sobre o Porto, foi para cima. Os ataques passavam por Eduardo Ramos e a aposta era na velocidade de Rogério e Philip, que substituiu Bruno Meneghel.
A primeira boa chance de gol veio aos 12 minutos. Rogério recebeu na ponta direita, ganhou na velocidade do zagueiro e chutou para o gol. Jaílson deu rebote. Ricardo Xavier ficou com a bola, tentou passar pelo goleiro, mas ficou sem ângulo e teve o chute defendido facilmente

Aos 17, Eduardo Ramos carregava a bola no círculo central e, de repente, fez um passe sensacional para Rogério na área do Vitória. O rápido atacante dessa vez não perdoou: chutou forte à direita de Jaílson e abriu o placar.

As tentativas de reação do Vitória normalmente esbarravam na defesa alvirrubra, que fazia boa atuação. John era o destaque do Tricolor das Tabocas. Ele cobrou umfa falta com perigo aos 22 minutos. Bateu na rede pelo lado de fora, levantando a torcida mandante.

Santa iguala marca de 1981 e chega forte para o clássico

Tricolores comemoram gol contra o Petrolina
O Santa igualou sua boa sequência de 30 anos atrás e chegou ao sexto jogo seguido com vitória. A vítima do líder isolado do Campeonato Pernambucano foi o Petrolina, que deu trabalho aos corais ao cair por 2x1. O time do povo chega aos 18 pontos e chega forte para o clássico de domingo, diante do Náutico, nos Aflitos.

Como já aconteceu em outros jogos no Arruda, o Santa Cruz não se furtou à responsabilidade de resolver o problema o mais cedo possível. E logo aos seis minutos, Jeovânio teve uma ótima chance ao receber de Mário Lúcio. Ele chutou certo mas um pequeno desvio na defesa foi suficiente para a bola passar raspando a trave esquerda.

Embora tenha assustado logo no início, o Santa não encontrou a facilidade do jogo com o América, por exemplo. O Petrolina marcou mais forte e evitou que os tricolores finalizassem com frequência. Mesmo assim não foi suficiente para evitar o gol, aos 12 minutos.

Jackson recebeu na área e passou por um marcador antes de mandar no canto direito de Romero. Nove minutos depois, Laécio jogou fora a chance de ampliar. Weslley cruzou da linha de fundo e o atacante completou para o gol. Mas desta vez quem atrapalhou os planos foi o goleiro Romero, em grande defesa. Num raro momento de inspiração, o Petrolina empatou aos 27. Mas fruto o individual. Robertinho deixou para trás nada menos que quatro tricolores antes de acertar o canto de Thiago Cardoso e marcar um dos gols mais bonitos do Estadual até o momento.

Mas o empate não mudou muito o panorama dos dois times. O Santa manteve mais a posse de bola e o apetite pelo gol e o Petrolina mais preocupado em se defender. Assim, o desempate ao final da primeira etapa acabou justo para o Santa. Aos 41 minutos, Weslley cruzou e Thiago Cunha cruzou para trás. Laécio apareceu e desta vez não desperdiçou.

Veio o segundo tempo e o tricolor mudou a maneira de jogar. Ao invés de partir para o ataque, o time adotou uma postura mais retraída. Em parte para poupar os jogadores. Em parte para apostar nos contra-ataques. Mas faltou uma articulação melhor entre os setores, principalmente entre meio e ataque.

À oscilação somou-se a ansiedade de ampliar o marcador e respirar mais aliviado. O Santa passou a errar mais passes do que deveria e o Petrolina sentiu-se mais à vontade para jogar de igual para igual. Em pelo menos dois lances, a Fera Sertaneja poderia ter empatado novamente, aos 29 com Jackson e Robertinho em cobrança de falta.

Nos dez minutos finais, o técnico Zé Teodoro reconheceu a dificuldade e acionou um zagueiro (Éverton Sena) no lugar de um atacante (Thiago Cunha). Paradoxalmente, foi aí que o Santa criou as melhores oportunidades. Aos 40, Landu estava sozinho diante do goleiro e mandou fraco. Um minuto depois, Renatinho enrolou-se com o marcador e também desperdiçou.

Mas no final, o placar de 2x1 acabou sendo justo pelo que os dois times mostraram em campo.

Policial fica refém de bandidos e é deixado amarrado em estrada do interior

Um policial civil foi vítima de um assalto na manhã dessa quarta-feira (26), na BR 423, KM 14, sentido cachoeirinha, Agreste de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar, Bruno Rêgo Martins, 35 anos, estava trocando o pneu do carro quando foi surpreendido por três bandidos armados com revolvéres calibres 38 e 32. O policial Bruno Rêgo, foi ameaçado, amarrado e deixando na estrada do Sítio do Macaco, em Cachoeirinha.
Ainda de acordo com a PM, os bandidos fugiram tomando destino ignorado. Buscas foram feitas mas ninguém foi preso.

Prefeito de Caruaru foge para não receber liminar da justiça, diz vereador

Liminar foi protocolada no início da tarde dessa quarta-feira pelo vereador Diogo Cantarelli, representado pelos advogados João Luiz e Márcio Melo
Liminar foi protocolada no início da tarde dessa quarta-feira pelo vereador Diogo Cantarelli, representado pelos advogados João Luiz e Márcio Melo
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores
O vereador de Caruaru, Diogo Cantarelli (PSDB) concedeu várias entrevistas na manhã desta quinta-feira (27), acusando o prefeito José Queiroz de enganar um oficial de justiça e sair pelos fundos do prédio da Prefeitura para não receber a liminar que suspendia os trabalhos de demolição da Vila do Forró de Caruaru.
“Arbitrariamente, o prefeito José Queiroz tomou uma decisão infeliz e derrubou de forma ilícita o espaço do Parque de Eventos”, disse Cantarelli.

Morre o médico Ernildo Gonçalves


De acordo com informações repassadas pela nora dele, Vanessa Gonçalves, o médico estava internado no Hospital Português em Recife onde passou por um transplante de coração

Morreu no começo da noite desta quarta-feira (26), no Hospital Português em Recife, o médico Ernildo Gonçalves. Doutor Ernildo, como era conhecido, tinha 66 anos de idade e passou por uma cirurgia de transplante de coração na terça-feira (25), que durou cerca de oito horas. Natural da cidade de Recife, o médico morava em Vertentes há mais de 40 anos onde também atuou no Hospital Maternidade da cidade e em uma clínica particular.

Em Surubim Doutor Ernildo atendia no Hospital São Luiz e na Clínica João Paulo II. Também já trabalhou no Hospital de Taquaritinga do Norte. O corpo do cirurgião geral e obstetra está sendo velado na capela do cemitério Morada da Paz em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, onde será sepultado hoje por volta das 15h.

Doutor Ernildo deixou viúva a também médica Conceição Malta. O casal tinha dois filhos.

Fabiano Miranda

O Autdor da discórdia, Argentinos ficaram irritados

dengue barretos


O ministro de Saúde argentino, Juan Manzur, criticou nesta quarta-feira (26) uma propaganda contra a dengue feita pela cidade de Barretos, no interior de São Paulo, na qual o mosquito transmissor da doença usa uma camisa da seleção da Argentina.
"Vamos falar com os colegas e as autoridades sanitárias do Brasil, obviamente, porque é uma situação que não tem nada a ver com a realidade", assegurou Manzur em declarações a Rádio Del Plata, de Buenos Aires.
Em um dos modelos de outdoor da nova campanha publicitária de Barretos, um jogador com a camisa da seleção brasileira chuta uma bola que tem como alvo o mosquito Aedes aegyptivestido com a camisa da seleção argentina e a frase “Vamos vencer este jogo!”.
O apelo ao futebol é “para ver se mexe com a população”, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura informou na quarta-feira. Os outdoors foram colocados em 12 pontos de Barretos.
A campanha conta com mais três peças publicitária. Em uma delas, uma modelo aparece deitada de biquíni com a frase “Hoje ela faria 17 anos. No verão passado conheceu a dengue”.
Segundo a prefeitura, a campanha contra a dengue também está sendo veiculada no rádio e na televisão, mas não usa as mesmas imagens dos outdoors. A campanha começou no dia 1º de janeiro e deverá durar dois meses.
 

Polícia flagra festa de aniversário de 18 anos com bolo de maconha na BA

Imagem do bolo de chocolate e maconha que foi servido em festa de aniversário em praia da Bahia

Na Bahia Policiais civis e militares encerraram uma festa de aniversário de uma menina de 18 anos, na  madrugada desta quarta-feira (26), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro (BA). O motivo da interrupção foi que o evento estava sendo regado a bebidas alcoólicas, cocaína e um bolo de chocolate com maconha. O confeito estava decorado com folhas da droga e cerejas. Vinte e duas pessoas foram detidas, levadas para a delegacia da cidade e liberadas em seguida.
De acordo com o delegado Rafael Zanini, a aniversariante teria recebido o bolo de presente de uma amiga. "Recebemos uma denúncia de perturbação do sossego e uso de drogas em uma festa realizada na praia, na areia mesmo. Quando chegamos, o bolo já tinha sido consumido e por isso não conseguimos apreendê-lo, mas ainda assim conseguimos encontrar porções de cocaína, maconha e muita bebida alcoólica."
O delegado afirmou que a festa de aniversário começou na noite de terça-feira (25) e aconteceu em um barracão entre as praias do Delegado e Apaga Fogo. "A cabana foi montada na praia, em espaço público e aberto. Quando os policiais chegaram, muita gente ainda conseguiu escapar pela orla mesmo. Pedimos apoio da Polícia Militar para prender as pessoas. No momento, cerca de 50 pessoas estavam no evento", disse Zanini.
Das 22 pessoas detidas, dez eram menores de idade e 12 eram adultos, segundo o delegado. "Em depoimento, apenas uma adolescente nos disse que tinha consumido maconha. A faixa etária dos convidados era de 17 a 25 anos, sem contar com os pais da aniversariante", disse Zanini. "Apreendemos as máquinas de fotografia e celulares de alguns dos convidados, que tinham a foto do bolo da festa de aniversário", afirmou.
O delegado registrou o caso em um Termo Circunstanciado de Ocorrência. "Interpretei como apologia ao crime e uso de drogas, auxílio ao consumo de drogas e crimes relacionados ao ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]. Todos foram ouvidos e liberados."

Evilásio visita obras em Pão de Açucar

Zeca , Evilásio , Lero e Gilsom
Foto : Sulanca News


Foto : Sulanca News

Muitas andanças , muitas visitas foi assim a visita do Prefeito Evilásio ao destrito do desenvolvimento que está crescendo muito, muitos moradores comentaram do crescimento desordenado parecido com o de Santa Cruz do Capibaribe, muitas questões de infra estrutura precisam ser resolvidas e estudadas , muitos comentaram que seria bom se essa visita do Prefeito se tornasse constante e que é muito bom um Prefeito proximo a população , Zeca e Lero tambem se destacaram , Zeca ainda tem um grande carisma de parte da população , Lero tambem muito pelo seu trabalho de proximidade com o povo que está fazando a mais de 8 anos independente de ter sido candidato ou não , os 3 caminharam pelas ruas visitaram obras conversaram com a população.

Evilasio medindo rua
Foto: Sulanca News

Policial fica refém de bandidos e é deixado amarrado em estrada do interior

Um policial civil foi vítima de um assalto na manhã dessa quarta-feira (26), na BR 423, KM 14, sentido cachoeirinha, Agreste de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar, Bruno Rêgo Martins, 35 anos, estava trocando o pneu do carro quando foi surpreendido por três bandidos armados com revolvéres calibres 38 e 32. O policial Bruno Rêgo, foi ameaçado, amarrado e deixando na estrada do Sítio do Macaco, em Cachoeirinha.
Ainda de acordo com a PM, os bandidos fugiram tomando destino ignorado. Buscas foram feitas mas ninguém foi preso.
Fonte: JC Online

"Sindrome do Hexa" Geninho balança

Leão da Ilha fica no Zero a Zero contra o Carcará do Sertão

Geninho foi perguntado se tinha medo de perder o cargo;

A resposta:

"Eu já pedi demissão de Corinthians, de Atlético Mineiro (...) já tenho título Nacional, já treinei time do exterior (...) não tenho medo de perder o cargo não".

FICHA DO JOGO

Salgueiro: Marcelo; Rogério Serra (Rogério Rios), Eridon, Henrique e Josa; Lismar, Wendel (Neto Maranhão), Edu Chiquita e Clebson; Hugo Henrique (Jorginho) e Fagner. Técnico: Cícero Monteiro 

Sport: Magrão; Igor, André Astorga, Tobi e Dutra; Germano, Daniel Paulista (Joédson) e Fabrício; Carlinhos Bala, Alessandro e Ruan (Élvis). Técnico: Geninho

Estádio: Cornélio de Barros Cidade: Salgueiro
Árbitro: Carlos Costa
Assistentes: Jossemmar Diniz e Pedro Wanderley
Renda: R$ 10.920
Público: 4.539

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Suposto Lubisomem amedrontiza população da Zona Rural no Ceará

http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/e7442a28181e24b1436d96b07420793e.jpg

Na localidade de Mutuca das Carrapateiras, zona rural do município de Tauá na região dos Inhamuns - CE, cerca de 40 km da cidade, uma comunidade vive entre a realidade e os mistérios de um vulto que sempre aparece nas noites de lua cheia. Segundo moradores da localidade, um "lobisomem" surge nas caladas da noite e coloca pânico nas pessoas que se deparam com ele. Um dos moradores da Mutuca disse que o bicho é preto, feio e fedorento. Segundo ele, de longe se sente a catinga de enxofre.

Outras pessoas que estiveram frente a frente com o "lobisomem" diz que a cena é de arrepiar. Na 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, foi registrado boletins de ocorrências de pessoas que se dizem vítima do "animal". Para a polícia o que existe de fato é alguém se aproveitado da situação e procurando assustar as pessoas. Por sua vez a igreja católica trata com respeito o medo dos agricultores, mas descarta qualquer possibilidade de algo sobrenatural. Entre o céu e a terra permanece o "mistério da meia-noite" e o caso vem ganhando uma repercussão muito grande.

O "Lobisomem de Tauá" passou a ser o assunto principal na cidade e não se fala em outra coisa no momento. Com isso as especulações começam a surgir e as informações que circulam são acrescidas de mais misticismo e apimentadas com certa ironia. Dos que acreditam no "tinhoso", há quem diga que é alguém que anda vagando pela mata a procura de reza. Outros são mais descrentes e dizem que não passa de algum tarado a procura de fazer vítimas nos sítios e fazendas. A verdade é que o mistério continua e passou a ser um caso de polícia.

Moradores da zona rural de Tauá (CE) estão assustados com a ação de um 'lobisomem' que está furtando ovelhas e arrombando residências na região. Dois casos foram registrados pela Polícia Civil da cidade na quarta-feira .

Apesar de ser lua nova na segunda-feira , uma mulher afirmou à polícia ter visto um indivíduo "meio homem e meio lobo". Na terça-feira , um garoto de 12 anos também disse aos policiais que viu uma figura semelhante perto de sua casa. 

Ambos os relatos indicam que a figura é "muito feia e exala cheiro de enxofre". "Acredito que se trata de uma pessoa que usa uma máscara de lobisomem para assustar os moradores da região, que acreditam muito em folclore. São pessoas inocentes e ingênuas", disse Marcos Sandro Lira, delegado regional de Tauá.

Ele confirmou ter registrado dois boletins de cocorrência sobre o caso. "Estamos investigando um possível grupo que está agindo dessa maneira para cometer crimes, mas nada que seja sobrenatural", disse Lira. 

Na cidade, o caso já foi apelidado de o "mistério da meia-noite" e vem sendo tratado com humor.

Em abril deste ano, moradores de Santana do Livramento (RS) também passaram momentos de terror com ataques do "Homem da Capa Preta". Sem conseguir dados concretos sobre as aparições, a investigação encarou os registros como folclore. "Infelizmente, temos coisas mais importantes para resolver", disse o delegado Eduardo Sant'Anna Finn.

Piada ou realidade, o pastor Valério Silveira, 71 anos, decidiu reagir e adotou uma medida de emergência para ajudar a proteger os fiéis da Casa de Oração. Ele distribui crucifixos "ensangüentados", pintados de vermelho, afirmando que o objeto afugenta o "Homem da Capa Preta".

PEROLAS DO ENEM

Muitos estudantes tentaram e se esforçaram muito para a prova mais muitos foram aventureiros nos proporcionaram 
muitas risadas, veja algumas pérolas :

- O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino.

- O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro.

- A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje.

- Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam.

- Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos.

- No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando.

- A capital da Argentina é Buenos Dias.

- A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão.

- As aves tem na boca um dente chamado bico.

- A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva.

- Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos.

- Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais.

- A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos.

- Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas.

- As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas.

- Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central.

- As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet.

- A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly.

- Hormônios são células sexuais dos homens masculinos.

- Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente.

- A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai ? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece ?

- O principal matrimônio de um país é a educassão."

Você é o repórter

Enviada por Email:

Paulo Cabral

Embora já haja pontos do sertão e da floresta onde a união da comunidade conseguiu trazer uma consciência política para a população local, o mais comum ainda é assistir a práticas de clientelismo e compra de voto que dificultam o exercício da cidadania plena.

Nas regiões mais isoladas do Pará, por exemplo, os candidatos que visitam vilas distantes – em longas viagens pelos rios amazônicos – são esperados com ansiedade pelas comunidades ribeirinhas.

A visita destes candidatos é um raro momento em que esta parcela isolada da população brasileira consegue tomar contato com os homens e mulheres que vão determinar, de longe, partes importantes da vida da região.

Mas ao invés de discussões de longo prazo, estas populações se concentram em seus pedidos pessoais de favores, depois de a experiência de algumas décadas ter demonstrado que pouco benefício de estado é levado para a toda a comunidade pelo poder público.

Voto por corte de cabelo

“Tem muito candidato que sai de barco com um dentista em um barbeiro trocando voto por tratamento dentário e corte de cabelo”, contou um jornalista da cidade de Santarém.

Mas mesmo em áreas muito isoladas, há exemplo de atuação política exemplar, como na cidade de Jacareacanga. 

O município, perto da divisa entre Pará e Mato Grosso, só pode ser atingido em duas horas de vôo ou seis dias de barco a partir de Santarém.

Jacareacanga foi criada a partir da junção de diversas tribos indígenas que viviam na área.

E ao contrário do que acontece normalmente, os índios da área criaram uma impressionante consciência política a ponto de o vice-prefeito e sete dos quinze vereadores serem das aldeias.

No interior de Pernambuco, a comunidade de Conceição das Crioulas – uma área remanescente de Quilombo no município de Salgueiro – também conseguiu quebrar a alienação política que dá o tom das populações pobres do sertão.

Inicialmente, a comunidade se uniu para lutar pela terra ocupada por seus antepassados e que por lei federal lhes era de direito.

Hoje, todos os meses uma grupo de moradores se reúne no salão comunitário para discutir os problemas da vila. E já conseguiram até eleger uma vereadora.

"Antes aqui era só um curral, que não se envolvia com política e onde alguns candidatos passavam a cada quatro anos atrás de votos. Mas, a partir dos anos 80, alguns moradores da comunidade começaram a olhar para fora e ver a força dos movimentos negros e de quilombos no Brasil", contou a presidente da Associação Quilombola, Aparecida Mendes.

Mas esta consciência política ainda é rara no sertão.

Troca de favores

Em geral, o que se vê nas pequenas cidades é o domínio de chefes políticos locais e a velha tradição de um favor por um voto.

Mesmo as casas da elite política local são preparadas para esta prática. Todas têm grandes ante-salas, com cadeiras e sofás onde os eleitores aguardam a chance de uma audiência.

“Acontece sim. A gente não pode negar que acontece muito pedido pessoal na época de eleição”, me disse uma candidata a deputada estadual na cidade de Canapi, a terra da ex-primeira dama Rosane Collor, no sertão de Alagoas.

Em um comício da deputada um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila.

Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle- forró da candidata a todo o volume a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa.

Comida, só quando chegasse a candidata.

Quando ela finalmente aparece, assessores aparecem com bacias de carne sobre a cabeça. A população disputa aguerrida os nacos de carne que conseguem pegar.

E os candidatos disputam muito mais nos favores do que nas propostas o voto do sertanejo.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...