













A Polícia Federal em Pernambuco, através da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, prendeu na tarde de ontem, dia 23/02/2015, por volta das 15h, EVERALDO DA SILVA DE FARIA, 30 anos, motorista, solteiro, natural de Campinas/SP e residente no Bairro de Santo Estevão/BA (não possui antecedentes criminais) e HELIO FERREIRA CORREIA, 38 anos, comerciante, natural do Rio de Janeiro/RJ e residente no Bairro da Imbiribeira-Recife/PE – (possui antecedentes criminais – já foi preso e cumpriu pena de 1 ano em virtude de ter praticado um furto de uma máquina fotográfica e de um Notebook).
As prisões aconteceram em virtude de investigações de rotina realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes-DRE com vistas a reprimir o tráfico de drogas, as quais deram conta de que um veículo caminhonete Ford F-350 estaria transportando uma grande quantidade de maconha oriunda do Mato Grosso/MT com destino à Recife/PE. De posse dessas informações foram montadas várias equipes de policiais federais, as quais se dirigiram para os principais pontos e estradas que dão entrada à capital pernambucana com o objetivo de empreender diligências e abordar veículos da mesma marca no sentido de localizar a caminhonete de estar transportando o material entorpecente, bem como identificar e prender os possíveis traficantes.
A ação teve seu desfecho final quando após inúmeras deligências, foi encontrada estacionada num posto de combustível em Prazeres/PE uma caminhonete Ford modelo F-350, de placas JMT-6392/BA, com as mesmas características das que estava sendo apontadas pela investigação, a qual passou a ser acompanhada de perto pelos federais. Após alguns minutos percebeu-se a chegada de uma moto Honda de cor azul de placas KJP-4363, cujo motoqueiro (HELIO) fez contato com o motorista da F-350 (EVERALDO) e começaram a conversar, momento em que resolveram sair do posto de combustível, sendo seguidos pelos policiais e ao pararem num sinal em Prazeres, foram de pronto abordados, os quais estavam desarmados e não ofereceram qualquer tipo de resistência. E como aquele local era impróprio para a realização de uma busca minuciosa, ambos foram trazidos para a Sede da Polícia Federal que fica localizada no bairro do Recife Antigo, juntamente com os veículos onde após averiguação foi encontrada escondida no lastro da carroceria e encoberta por pó de café (para inibir o odor forte da maconha) num fundo falso 329 tabletes de maconha cujo preso bruto totalizou quase 380Kg (trezentos e oitenta quilos) do material entorpecente.
Hélia Scheppa / JC Imagem
Em menos de dois meses, a Escola Municipal Marechal Costa e Silva, localizada no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi furtada cinco vezes. Somente na última semana foram três investidas, que resultaram no roubo de 16 ventiladores. Na Escola Municipal Aníbal Varejão, na comunidade de Moenda de Bronze, em Vila Rica, houve arrombamento quinta-feira passada. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão (Sinproja) denuncia falta de segurança nos colégios da rede municipal de ensino.
“Em janeiro invadiram a escola duas vezes e levaram material pedagógico. No sábado de Carnaval, dia 14, subiram pelo telhado e furtaram sete ventiladores. Entortaram as grades para entrar. Na terça-feira vieram pelo mesmo lugar e carregaram mais cinco. No fim de semana passado houve a terceira investida, quando sumiram com outros quatro. No total, perdemos 16 ventiladores em uma semana”, conta a diretora da Escola Costa e Silva, Lucineide Santos.
O colégio não dispõe de porteiro nem de vigilante. “Temos alarme, mas nem sempre dispara. Há um terreno baldio atrás da escola, o que facilita a invasão dos ladrões. Sem segurança, fica difícil trabalhar”, comenta Lucineide. Os alunos reclamam do calor. Estão matriculados 545 estudantes. “É ruim assistir às aulas sem ventilador”, afirma Luan Oliveira, 11 anos, do 3º ano do ensino fundamental.
Outro problema da escola é a falta de livros. “Minha turma tem 32 alunos. Há livros de português e matemática para todos. Mas de história são só 12 e de geografia, 11. A situação pior é de ciências: são apenas nove livros. O jeito é formar duplas ou trios”, relata a professora Vanessa Freire.
Na Escola Aníbal Varejão, os ladrões comeram a merenda, quebraram canos e espalharam fezes em algumas salas. Também furtaram material de aula (lápis, papéis). Em dezembro a ação foi pior: roubaram microondas, cafeteira, liquidificador, sanduicheira, pratos, copos e talheres. O colégio não tem muro e há mato com mais de meio metro de altura no entorno do prédio.
O secretário de Educação de Jaboatão, Francisco Amorim, informa que novos ventiladores serão enviados para a Escola Costa e Silva até amanhã. “Também será deslocado um guarda municipal para ficar durante a noite e nos fins de semana”, explica.
A vigilância eletrônica nas 131 escolas municipais será incrementada. “Vamos implementar uma nova modalidade de segurança que, por enquanto, não pode ser divulgada. A licitação deve ser feita em abril”, explica o secretário. Sobre a falta de livros, Francisco afirma que o problema não deveria existir, pois há reserva técnica de material.
Walmir lamentou o ocorrido: “Para nossa tristeza, ele era um dos nossos colaboradores e tivemos que cortar da nossa própria carne, pois como falei, tratava-se de um colaborador, mas as imagens são muito fortes para a função que ele exercia, abusando de nossa confiança e surrupiou, furtando de forma intencional e ele que pague na justiça pelo crime cometido”, comentou.O Gerente de Operações não descartou a possibilidade de o acusado ter cometido outros furtos no interior do condomínio, porém adiantou que não poderia afirmar isso, pois se não estaria sendo leviano por falta de conhecimento.
O Pastor Dimas Oliveira voltou a se pronunciar publicamente sobre o Projeto PURIM, iniciativa voltada à recuperação de pessoas em situação...