sábado, 20 de abril de 2019

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Sexta Feira Santa : Cruzeiro de Taquaritinga do Norte



Você Sabia ?

 Calçamento do Alto da Cocada , obra histórica que por muitos anos a população esperava , e em época de eleição algumas vezes descarregavam Pedras de Calçamento e passava o período eleitoral as Pedras eram retiradas. Em 2009 a obra foi entregue a população . Hoje: morro saneado e calçado garante qualidade de vida aos moradores do Alto da Cocada. E na semana Santa recebe a população na subida para o Cruzeiro.



A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Resultado de imagem para via sacra cruzeiro taquaritinga


Antes 

Escolas municipais de Taquaritinga do Norte vivenciam a Semana Santa e a Páscoa




A imagem pode conter: 1 pessoa, flor e atividades ao ar livre

Imbuído pelo espírito pascal, o Secretário de Educação Cultura e Esportes de Taquaritinga do Norte , Marcos Augusto, se emocionou com a mobilização das escolas da rede municipal que foram além do ensino formal e se organizaram para vivenciar a Semana Santa e a Páscoa.  Momentos de solidariedade, reflexão , apresentações e encenações foram realizadas pelas escolas municipais, que demonstraram dinamismo e competência e conseguiram passar para os alunos a importância e o verdadeiro sentido da Páscoa e da Semana Santa. A Educação de Taquaritinga do Norte tem cada vez mais se destacado pela qualidade do ensino que é constatada nos bons resultados no SAEPE, IDEB e IDEPE, aonde a educação da terra do Café é líder na região.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Governo doará celulares apreendidos em presídios



Celulares apreendidos em presídios serão doados para o aprendizado de tecnologia de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Antes, os aparelhos encontrados com visitantes em unidades prisionais eram descartados ou destruídos. Em 2018, 2.410 aparelhos foram recolhidos em Pernambuco. No primeiro trimestre deste ano, cerca de 600.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), firmou parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC), onde mais de 15 mil pessoas já realizaram realizaram diversos cursos – inclusive robótica – gratuitamente. A partir deste mês, todos os aparelhos eletrônicos apreendidos serão destinados aos estudantes. 

O CRC oferece oficinas de 30 horas, cursos de aperfeiçoamento profissional de 90 horas e até qualificação profissional de 213 horas, onde aprendem o recondicionamento de computadores, sempre com ênfase em suportes, para repará-los. “Aprendem eletrônica, fabricação e reparo de componentes, montagem de artefatos, na maioria das vezes, voltados a pessoas com deficiência. Há um foco muito forte em redes e conectividades. Começamos há dez anos com o intuito de diminuir a exclusão digital”, explicou o presidente do CRC, Sávio França.

Na escola de Yngrid Silva, 16, a Padre Dehon, na Iputinga, não há aulas de robótica disponíveis. Mas, quando soube do CRC pela televisão, a estudante procurou o local e fez um curso de dois meses. “Esperei um mês porque faltava aluno para fechar uma turma. Quem tiver interesse mesmo consegue realizar o curso. Eu consegui construir um boné sensorial, para pessoas cegas. Quando há um obstáculo, o chapéu vibra e emite alertas sonoros”, contou.

Yngrid, que fez um curso de dois meses, não ficou satisfeita. Quer mais. Tornou-se voluntária do CRC Recife para conseguir aprimorar os conhecimentos. Já dá dicas para quem sabe menos. “Não rejeito nenhum trabalho, por causa da situação atual, mas, agora, quero mesmo trabalhar com informática ou com robótica”, revelou.

O material para que os alunos consigam realizar as tarefas são aparelhos eletrônicos sem funcionar, doados voluntariamente nos ecopontos do CRC. Os mais conhecidos são os da Paróquia de Casa de Forte, na Zona Norte, e o do Porto Digital, na Softech, no bairro do Recife. Agora, contudo, recebem o reforço da SJDH. 

“Não podemos ficar com o lixo eletrônico que vem das unidades prisionais, nem comprometer o meio ambiente jogando o resíduo fora. Eu gostaria de não apreender nenhum celular em unidades prisionais, mas como isso ainda acontece, precisamos dar um destino a eles para que não retornem à prisão. O envio dos materiais eletrônicos apreendidos ao CRC visa promover aprendizado aos jovens e a preservação do meio ambiente”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. (Folha de Pernambuco)

SEXTA FEIRA SANTA

Resultado de imagem para sexta feira santa

quarta-feira, 17 de abril de 2019

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DESCONHECE NORDESTE

 











O primeiro ministro da Educação do Governo Bolsonaro, colombiano Ricardo Vélez, numa entrevista à Revista Veja generalizou e chamou os brasileiros de ladrões. Pegou muito mal, mas essa foi somente uma das besteiras que fez. Terminou caindo sem tempo de comer o peixe da Semana Santa.

Para substituir Vélez, o presidente da República escolheu um economista, Abraham Weintraub, formado pela Universidade de São Paulo.

Ele disse que não é de conversar muito com a imprensa, porém numa das primeiras entrevistas causou mal-estar entre os nordestinos.

Na visão do novo ministro não se deve ensinar disciplinas como filosofia ou sociologia aos estudantes da região Nordeste. Ele acha que nesta parte do país a preocupação deve ser mais com agronomia e assuntos correlatos.

Ele deve imaginar o Nordeste como uma região exclusivamente agrária, habitada por um povo que não deve ser incentivado a pensar.

Abraham, pela declaração, não deve saber, ainda, que existem praias lindas na região que estimulam o turismo, boas universidades, o Complexo Portuário de Suape, petróleo, indústrias nas áreas metropolitanas de Fortaleza, Salvador e Recife e tanta coisa mais.

Ministro não deve saber que Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Fagner, Raquel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado nasceram no Nordeste.

Paulo Freire e Josué de Castro também foram nordestinos. Um se preocupou em fazer pensar e ensinar a ler com base na realidade do povo. O outro escreveu livros sobre a pobreza e a fome.

Ministro da educação, preocupado com um tal de “marxismo cultural”, foca na questão agrária de uma região que sofre secularmente com as secas.

Mas nada disso é estranho. Afinal o próprio presidente, na fase de pré-campanha afirmou que os nordestinos deviam comer capim.

“Brasil acima de tudo”, mas o Nordeste é um caso à parte, parece.

Educação Taquaritinga do Norte : Programa Eleitor do Futuro do TRE em nossa cidade













SECRETARIA MUNICIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA



Resultado de imagem para tre pe
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) vão promover nos dias 23,24 e 25 deste mês, o Programa Eleitor do Futuro no Distrito de Pão de Açúcar.
O evento terá a parceria da Prefeitura através da Secretaria de Educação do município. No dia 23 acontece palestras as 15h na Igreja Matriz de São José e dias 24 e 25 um ônibus do TRE estará na quadra da Escola Gilzenete Guerra para alistamento e segunda via do título de eleitor.



terça-feira, 16 de abril de 2019

Taquaritinga do Norte iniciou campanha de vacinação contra gripe


A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte iniciou a Campanha de Vacinação contra gripe na última quarta-feira (10).

A campanha vai até o dia 31 de maio e terá seu dia D, Dia Nacional de Vacinação, no sábado (04/05), no qual as pessoas serão vacinadas das 8h às 17h, em todos os PSF´s do município.

Os grupos alvos da campanha são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, idosos de 60 anos ou mais de idade, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A secretária de saúde Poliana Santana falou sobre a campanha. "Além dos PSF estamos enviando equipes em campo pra vacinar a população, principalmente nas comunidades da zona rural mais distante. A meta nacional é vacinar pelo menos 90% dos grupos e nossas equipes vão fazer de tudo que estiver ao alcance para nos alcançarmos a meta", falou Poliana.




Educação Taquaritinga do Norte : Vivência da Páscoa na Escola Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum


Aconteceu hoje ( 16 / 04 ) a vivência da Páscoa na Escola Municipal Chefe Leandro na Comunidade do Jerimum em Taquaritinga do Norte , as atividades foram do Jardim I ao 5° Ano do Ensino Fundamental I, na oportunidade foram realizadas diversas atividades, dramatizações, teatro , o evento aconteceu no pátio da escola com alunos professores equipe da escola.

 A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Camila Gilvan, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e pessoas em pé

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo

Taquaritinga do Norte recebe prêmio prefeitura amiga do Capibaribe


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte recebeu na manhã desta segunda-feira (16), o selo de “Prefeitura Amiga do Capibaribe”, concedido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal de vereadores do município de Lagoa do Carro.

O comitê premia as prefeituras que cumprem requisitos pela preservação do Rio Capibaribe. O município de Taquaritinga do Norte se prontificou e assumiu compromisso de incentivar políticas públicas de preservação e assinou a carta compromisso.  

A diretora de Meio Ambiente, Aline Cursino, falou da importância do município ter sido premiado com este selo. “Um grande trabalho de formiguinha vem sendo feito em nosso município em relação a importância e zelo a natureza de nossa cidade, e esse trabalho está sendo reconhecido pelos órgãos competentes do estado e do país. Estamos a concluir diversos sistemas de saneamento básico, assim como o sonhado tratamento de esgotamento sanitário, concluímos o projeto executivo do parque ambiental Janelas para o Rio localizado no bairro Capibaribe, construímos o primeiro viveiro de mudas da cidade, onde fazemos doações a quem queira e necessite plantar mudas de árvores nativas, em julho estaremos sediando o ENJUCA - Encontro de Jovens do Capibaribe", afirmou Aline.

O Prefeito de Taquaritinga, Lero, falou que a indicação do município para recebimento do selo, fruto do trabalho e planejamento da administração na área ambiental. “É com muita alegria que recebemos o esse selo, desde já parabenizo a nossa diretora Aline, que vem fazendo uma ótima gestão a frente da Diretoria de Meio Ambiente, realizando ações ambientais e educativas no propósito sempre de preservar o meio ambiente em nosso município” falou o prefeito.

O Rio Capibaribe nasce em Poção, e corta 42 municípios e é um dos mais importantes rios do estado.

Educação e Solidariedade : Alunos do 9° ano da Escola Padre Ibiapina o lar de Idosos Irmã Dulce


Alunos do 9°ano da Escola Mul Pe.Ibiapina, juntamente com professora Aparecida e a equipe gestora, visitaram nesta tarde de ontem o lar dos idosos Irmã Dulce, em Santa Cruz do Capibaribe.



Aqui externo o meu agradecimento aos pais dos nossos alunos, professores e todos os funcionários que contribuiram com sua doação.
" Mãos que servem são mais sagradas que lábios que rezam" ( Madre Teresa de Calcutá)
Escola Municipal Pe Ibiapina- compromisso com a Educação.

Por : Valdelice Grangeiro











domingo, 14 de abril de 2019

Com Gol Irregular Sport sai na frente na Decisão do Pernambucano

No primeiro jogo da final do Pernambucano, o Náutico saiu atrás do Sport. Dentro de casa, neste domingo, perdeu por 1 a 0. Para o técnico Márcio Goiano, a justificativa para a derrota foi, sobretudo, tática. A estratégia do Leão foi mais bem executada que a do Timbu, na visão do treinador

Imagem do Instagran


Para Márcio Goiano, o fato de o Leão ter adiantado a marcação foi determinante para o desempenho ruim do Náutico no primeiro tempo.
- O adversário, sabendo que o segundo jogo é em sua casa, com jogadores rápidos no setor ofensivo, dificultou muito nossa saída. A gente teve essa iniciação (de jogadas) com muita dificuldade. Acabamos fazendo muita bola longa. A equipe deles conseguiu, também, ganhar essas bolas. Eles também desarmaram muito mais do que a gente. Então, neste jogo de xadrez, a estratégia deles no sentido de levar para a segunda decisão (prevaleceu). Além disso, eles conseguiram, num erro nosso, abrir o placar.
O treinador também lamentou o fato de, na origem gol do Sport, o lateral-esquerdo Sander estar impedido. Apesar disso, Márcio Goiano acredita em volta para o cima no jogo do próximo domingo, na Ilha do Retiro.
- Temos a semana para trabalhar. Corrigir. Temos que melhorar para que, no domingo, a gente possa fazer o primeiro gol. Fazendo o primeiro gol, a gente iguala a decisão e busca o título.
Márcio Goiano vê condições para reverter resultado — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco PressMárcio Goiano vê condições para reverter resultado — Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Márcio Goiano vê condições para reverter resultado — Foto: Aldo Carneiro / Pe

Diogo Moraes parabeniza Taquaritinga do Norte por desempenho na educação


Diogo Moraes parabeniza Taquaritinga do Norte por desempenho na educação

Em 11/04/2019 - 13:04

Reunião Plenária
ELOGIO – “Os alunos do segundo, quinto e nono anos obtiveram um desempenho superior à média do Estado em Língua Portuguesa e Matemática.” Foto: Roberto Soares
O deputado Diogo Moraes (PSB) registrou, nesta quinta (11), durante a Reunião Plenária, um Voto de Aplausos  ao município de Taquaritinga do Norte (Agreste Setentrional) pelo resultado obtido em 2018 no Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Os alunos do segundo, quinto e nono anos obtiveram um desempenho superior à média do Estado em Língua Portuguesa e Matemática.





Resultado de imagem para diogo moraes e marcos augusto
Moraes parabenizou os profissionais de educação, pais e estudantes pela conquista. Também fez referência ao lema da Prefeitura daquela cidade, “Educação é para Todos”, saudando o prefeito Ivanildo Mestre (Lero) e o secretário de Educação e Cultura, Marcos Augusto Lopes Leandro.
“O município, localizado a cerca de 180 quilômetros da Capital, tem um dos melhores ensinos do nosso Estado. Essa vitória é do povo de Taquaritinga e contribui para construir o Brasil e o Pernambuco que nós queremos”, destacou.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...