quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Prefeito de Taquaritinga tem reunião com membros da Agência de Desenvolvimento do Estado para revitalização do café de Taquaritinga do Norte



Na última terça-feira (27), o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, recebeu e seu gabinete o presidente da Ad diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) Sr. Antônio Xavier e Luis Valente assessor técnico.  A reunião teve a participação dos secretários Eriberto Marculino (Controlador Interno), Léo Lima (Diretor de Cultura), Ewerton França (Diretor de Agricultura), do presidente dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte o Sr. José Arnóbio.

O objetivo é resgatar a cultura co café de Taquaritinga do Norte que já foi a principal fonte de renda do município. "Esse projeto foi dado início ano passado, pela importância que tem a cultura do café aqui em Taquaritinga do Norte que no passado foi a maior fonte de renda. Ainda temos a cultura do café em nosso município mas precisamos revitalizar. Temos uma enorme variedade do café e Taquaritinga do Norte é o único município de Pernambuco que produz o café comercialmente e juntos prefeitura e agencia de desenvolvimento econômico do estado para que possamos adquirir máquinas e aperfeiçoar nosso café e levar o café de Taquaritinga do Norte cada vez mais longe", disse Ewerton.

Na análise final do projeto será discutida com a prefeitura e os produtores a melhor maneira de tornar o café mais uma vez uma grande fonte de emprego e renda para população de Taquaritinga do Norte.

Lava Jato prende o governador Luiz Fernando Pezão

Pezão chega à sede da PF — Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (29) Luiz Fernando Pezão (MDB), governador do Rio de Janeiro. A força-tarefa da Lava Jato deu voz de prisão contra o político por volta das 6h no Palácio Laranjeiras, residência oficial do chefe do estado. Além do governador, outras seis pessoas foram presas nesta manhã.
Batizada de Boca de Lobo, a operação é baseada na delação premiada de Carlos Miranda, operador financeiro de Sérgio Cabral. O ex-governador, de quem Pezão foi vice, também está preso.
Comboio da Polícia Federal deixou o palácio com o governador preso às 7h35. Ele chegou à Superintendência da PF, na Praça Mauá, às 7h52.
Pezão no carro da PF que o conduziu à sede da PF — Foto: Estefan Radovicz/Agência O DiaPezão no carro da PF que o conduziu à sede da PF — Foto: Estefan Radovicz/Agência O DiaPezão no carro da PF que o conduziu à sede da PF — Foto: Estefan Radovicz/Agência O Dia
Segundo o Ministério Público Federal, Pezão opera esquema de corrupção próprio, com seus próprios operadores financeiros. Há provas documentais do pagamento em espécie a Pezão de quase R$ 40 milhões, em valores de hoje, entre 2007 e 2015.
Na avaliação da força-tarefa da Lava Jato, solto, o governador poderia dificultar ainda mais a recuperação dos valores, além de dissipar o patrimônio adquirido em decorrência da prática criminosa. Segundo o MPF, o esquema de corrupção ainda estava ativo.
A assessoria do governo do estado afirmou que não vai se pronunciar. Com a prisão de Pezão, assume automaticamente Francisco Dornelles, seu vice.
Carro descaracterizado da PF deixa o Palácio Laranjeiras, onde mora Pezão — Foto: Cristina Boeckel/G1Carro descaracterizado da PF deixa o Palácio Laranjeiras, onde mora Pezão — Foto: Cristina Boeckel/G1Carro descaracterizado da PF deixa o Palácio Laranjeiras, onde mora Pezão — Foto: Cristina Boeckel/G1

Resumo

  • A prisão preventiva foi determinada pelo STJ;
  • São nove mandados de prisão, incluindo a de Pezão, e 30 de busca e apreensão;
  • A decisão foi baseada em delação de Carlos Miranda, operador financeiro de Cabral;
  • A Justiça determinou o bloqueio de R$ 39 milhões em bens;
  • São investigados os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva.
  • Pezão é o quarto governador do Rio a ser preso.

Nove mandados de prisão

  1. Luiz Fernando Pezão, governador do Estado do Rio de Janeiro
  2. José Iran Peixoto Júnior, secretário de Obras de Pezão
  3. Affonso Henriques Monnerat Alves da Cruz, secretário de Governo de Pezão
  4. Luiz Carlos Vidal Barroso, servidor da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico
  5. Marcelo Santos Amorim, sobrinho do governador
  6. Cláudio Fernandes Vidal, sócio da JRO Pavimentação
  7. Luiz Alberto Gomes Gonçalves, sócio da JRO Pavimentação
  8. Luis Fernando Craveiro de Amorim, sócio da High Control Luis
  9. César Augusto Craveiro de Amorim, sócio da High Control Luis

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realiza mais uma audiência pública para revisão do Plano Diretor na sede do município


Dando continuidade às discussões sobre o Plano Diretor junto a população, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, realizou na noite desta quarta-feira (28/11), mais uma audiência de revisão do Plano Diretor do município.

Na oportunidade houve a apresentação do plano de ação. A Audiência foi realizada no Salão Paroquial da Igreja de Santo Amaro e contou com a participação do Núcleo Gestor do Plano, vereadores, secretários municipais, população, entidades, Prefeito Lero e o Vice prefeito Gena Lins, Promotor Hugo Eugênio.

Segundo o Ministério das Cidades, a revisão do Plano Diretor é necessária para que se faça um diagnóstico da nova configuração urbanística do município que ocorreu no período de dez anos. 

Dessa forma se identifica peculiaridades para atender as demandas além de incentivar a participação popular no novo plano que vai planejar o município pelos próximos dez anos.


O prefeito Ivanildo Lero, falou da importância da participação popular nas audiências. "É um momento onde toda população e entidades devem dar sua contribuição para planejar nosso município pelos próximos dez anos, planejando e projetando desenvolver da melhor maneira possível. Vamos cumprir mais essa exigência que é a revisão do Plano Diretor e fico muito feliz em ver a participação dos três poderes e da população representada em sua maioria pelas entidades do município", falou o prefeito.

A última audiência de Revisão do Plano Diretor acontecerá na comunidade do Algodão no dia 11 de Dezembro. A audiência da comunidade do Algodão foi adiada devido os festejos da padroeira Nossa Senhora das Graças da comunidade da Situação.




quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

Um homem de 23 anos foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (30) em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, a vítima apresentava marcas de disparos de arma de fogo na região da cabeça e foi achada no Sítio Cachoeira do Arroz, na zona rural do município.
Ainda de acordo com a polícia, testemunhas disseram que na tarde da terça-feira (27), o jovem, que morava em Toritama, estava fazendo caminhada quando foi abordado por homens em um carro. Conforme a polícia, os suspeitos fizeram a vítima entrar no veículo, e desde então ela estava desaparecida.
A motivação e a autoria do crime estão sendo investigadas pela Delegacia de Polícia Civil do município. O corpo do homem foi encaminahdo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Atendendo uma solicitação do prefeito Lero, dos vereadores Oscar, Geovane, Rogéria, Demir, João Eugênio e do Subprefeito Gilson Carlos, COMPESA vai restabelecer abastecimento de água para os bairros Marília, Zamba e Silvas de Cima e de Baixo



O prefeito de Taquaritinga do Norte convidou técnicos da COMPESA, para uma reunião na tarde desta segunda-feira (26) em seu gabinete. Na oportunidade o chefe do poder executivo solicitou a Dr. Cássio, Diretor do Alto Capibaribe e redes de distribuição de águas e a Drª Deyse técnica de distribuição, o restabelecimento do abastecimento de água para os Bairros Zamba, Marília, e os Silvas de Cima e de Baixo. 

"Essa é uma luta nossa, do vice prefeito Gena, dos vereadores Oscar, Rogéria, Demir, Geovane e João além do subprefeito Gilson Carlos que tem um bom trânsito na estatal, e assim conseguimos que muito em breve, o abastecimento de água para os bairros Silva de Cima e de Baixo, Marília e Zamba, voltem a receber água. Sei da importância dessa ação para os moradores desses bairros e não vamos descansar enquanto não vermos a água nas torneiras da população desses bairros", falou o prefeito.

Dr. Cássio se comprometeu com o prefeito de até o final de Janeiro a água volta a abastecer a população desses bairros. Para o vereador Demir, que esteve na reunião, essa vai ser uma grande ação nos últimos anos em Taquaritinga do Norte. "Essa é uma luta que começou com um rascunho que se transformou em uma grande obra, que é a interligação do Alto Capibaribe com Mateus Vieira, uma solicitação dos vereadores Oscar, Demir, Geovane, João e Rogéria, e ainda pudemos contar com o apoio do amigo Gilson Carlos. Hoje vemos o sonho se realizar e ver em breve a população dos bairros de Taquaritinga recebendo água em casa. Quero aqui agradecer a sensibilidade da COMPESA em atender a nossa solicitação", falou Demir.

PM é preso por apreender pássaros em casas e pedir dinheiro para não denunciar donos em PE

No carro do cabo da PM que foi preso no Agreste de Pernambuco havia gaiolas com aves silvestres apreendidas de forma ilegal — Foto: Reprodução/WhatsApp

Um cabo da Polícia Militar foi preso neste domingo (25), no Agreste de Pernambuco, por fazer apreensões de pássaros silvestres criados em residências e pedir dinheiro para não denunciar os donos dos animais. O delegado Rommel Ricardo Caminha Lima, da Delegacia de Limoeiro, autuou o PM em flagrante por corrupção passiva.
Segundo a polícia, Misael das Neves se apresentava como policial da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Ele atuava fardado e com colete balístico.
"O cabo estava afastado das funções, pois apresentava atestados médicos. Enquanto isso, abordava os donos de passarinhos, nas casas, e pedia dinheiro para não fazer a denúncia na delegacia", afirmou o delegado.
Ainda de acordo com a polícia, o cabo do 12º Batalhão da PM foi preso na zona rural de Cumaru, também no Agreste, a partir de denúncia feitas por moradores das região. No carro dele havia nove gaiolas com pássaros como papa-capim, curió, patativa e canário.
Pelo menos cinco vítimas do policial prestaram queixa neste domingo (25) na Delegacia de Limoeiro. De acordo com a Polícia Civil, Misael das Neves, que está na PM há 28 anos, percorria as residências e abordava os moradores que criavam aves silvestres.
Segundo informações de policiais militares que participaram da prisão e preferiram não ser identificados, o cabo alegou que estava com dificuldades financeiras. Por isso, justificou que vendia os animais recolhidos.
Em depoimento, as vítimas disseram à Polícia Civil que o PM costumava fazer esse tipo de apreensão ilegal há algum tempo, em outras cidades da região, como Passira.

Resposta

Por meio de nota, a PM informou que a prisão foi efetuada por militares do 6º Batalhão. Segundo a corporação, equipes receberam denúncias de que uma pessoa estaria se passando por policial para apreender aves.
A polícia disse ainda que, após diligências, o efetivo conseguiu localizar o suspeito. O cabo foi conduzido para delegacia de Limoeiro e posteriormente será encaminhado para o Centro de Reeducação da Polícia Militar, no Grande Recife, onde irá aguardar a audiência de custódia.

Idoso morre e jovem fica ferido após colisão entre duas motos



Um idoso de 65 anos morreu e um agricultor, de 26, ficou ferido no domingo (25) após um acidente na PE-430 na zona rural de São José do Belmonte, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas colidiram as motos que pilotavam.
Ainda segundo a PM, o jovem teve fratura exposta na perna e foi levado para um hospital, onde aguarda passar por cirurgia. Ele apresentava sinais de embriaguez. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil.

Vice Prefeito Gena Lins fala sobre os Vereadores que se aliaram com a oposição pela Presidência da Câmara



No Último Sábado o Vice Prefeito de Taquaritinga do Norte Gena Lins falou sobre a eleição da Câmara Municipal, sobre a administração , no Programa Taquaritinga em Primeiro Lugar. O Vice Prefeito esteve junto do Prefeito Lero e dos Vereadores que compõem  o grupo Calabar. 

Confiram um pouco da fala do Vice Prefeito.

Resultado de imagem para VICE PREFEITO GENA LINS TAQUARITINGA DO NORTE

Não sou muito de entrar em polêmica , mais aconteceu muita coisa essa semana mais tem situação que agente não pode fugir, em relação a situação da Câmara é preciso que as pessoas entendam que a cada ação que se coloque se tem uma ação. As pessoas quando tomam uma decisão precisam ser maduras o suficiente para entender qual a consequência das suas ações e atitudes, não é possível que hoje com a rede social tão forte quanto ela é que ninguém se coloque como vítima em cima de suas ações e decisões, os dois vereadores que disseram até o dia de ontem ser situação, e foram votados por esse palanque que tem a confiança do eleitor Calabar desde o dia primeiro de janeiro de 2017  como bem disse o vereador  Demir, eles se mostraram que não estão com o grupo Calabar e estão seguindo um caminho a qual eles tomaram essa decisão, de forma individual e particular e é preciso que nessa decisão que eles tomaram eles coloquem as coisas como devem ser , não se pode admitir de forma alguma que se tome uma decisão e se coloque como vítima dessa decisão que foi tomada, tomaram uma decisão porque acharam que a Câmara é maior que o eleitor maior que o grupo e o importante pra eles é a presidência da câmara . E depois sair dizendo na rua que é do grupo que é Calabar e pedir a população que os confie e os de novamente votos aqueles que não estão colaborando e que subiram em cima do palanque em 2016 defendendo uma causa defendendo um grupo defendendo um partido defendendo uma história política dentro do nosso município e no primeiro momento que eles foram solicitados para começar um trabalho efetivo a qual agente precisa ter uma sintonia entre o legislativo e o executivo e no primeiro momento eles já criaram o problema e já mostraram em 2017 que não eram grupo e que não estavam afim de participar desse governo e defender esse governo. Ai chegam nas rádios e redes sociais como vítimas de um grupo a qual eles faziam parte , agora eles tomam uma decisão pra que sigam de uma forma a qual ainda chegam no povo e ainda pedem que os apoiem e acreditem que a vítima da situação são eles, é bem importante que as pessoas entendam que o grupo é formado por esses que estão defendendo o grupo Calabar, agora a história mostra  que todos aqueles que tomaram esse caminho o grupo não perdeu não quem perdeu foram eles , porque perderam a confiança aquela dignidade daqueles que acompanharam eles, e sobretudo daqueles que são pares  são parelhas e estão no dia a dia do seu convívio que são as pessoas que fazem parte desse grupo, e essas pessoas que tomaram essa decisão  eles tem que tomarem a decisão e seguir sim as suas decisões, a partir de agora as pessoas que votaram e são Calabar que confiaram que esses homens iam dar suporte ao governo a administração é importante entender que essas pessoas estão aliadas e foram votadas pelo grupo de oposição o qual o povo de Taquaritinga à 20 anos da a resposta e inclusive agora em 2018 que não querem mais que eles voltem a comandar os destinos de Taquaritinga do Norte, não querem porque eles passaram tiveram a oportunidade e não vai ser agora por causa dessa situação que as coisas vão mudar. Não é por conta de duas decisões individuais de dois vereadores como Geovane bem disse que a Câmara é renovável, ninguém é dono de mandato , ninguém é perpétuo, o que faz um vereador um prefeito ou qualquer político se renovar são suas ações suas atitudes que assim são tomadas, tomaram a decisão e agora tem que seguir com suas decisões e enfrentar o povo e o povo tem que entender que esse pessoal não é grupo e nunca foram grupo e foram tomar uma decisão individual e pensaram só nneles. Ainda me recordo no dia 1° de janeiro de 2017 na Câmara de Vereadores antes de entrar para uma votação eu dei uma opinião que era o seguinte : Se nois temos uma eleição de dois biênios e se aqui se predispõe dois candidatos Geovane e Eraldo da Pedra Preta  porque não sai um agora e outro depois, porque assim agente da a primeira vitória ao Prefeito Lero, e não tem precisão de um grupo que tem 7 vereadores eleitos procurar a oposição para fazer um presidente da Camara, e Eraldo na época disse minha decisão já está tomada e é irrevessivel. Naquele momento eu senti que ele não era grupo, e assim fez e assim vem fazendo , não me meto em polêmica mais é preciso que agente coloque os pontos nos is , então apartir de agora muito maior que o Prefeito Lero , muito maior que o vice prefeito Gena, que os ex prefeitos Zeca e Evilásio e que os 5 vereadores que estão aqui, e os outros que lá estão é o povo de Taquaritinga, o povo que sempre soube da a resposta no momento certo. A história mostra que o que vereadores que fizeram o que eles estão fazendo chegou em eleição depois e teve deles que nem candidato conseguiu ser.


Sobre a administração



Nois temos na escola de Pão de Açúcar por exemplo uma quantidade de ar condicionado que precisa ser instalado , tudo bem mais vai ser instalado, mais Vila do Socorro está la com a escola 100% climatizada, se esqueceram de dizer que a Escola de Mateus Vieira está 100% climatizada, e ainda se esqueceram de dizer que escolas foram ampliadas como a Gilzenete Guerra , que escolas como a do Algodão foram melhoradas que nois temos o Ginásio Experimental como referência em toda essa região, funciona e muito bem com 280 alunos em tempo integral, que nois temos o CAIC a maior escola do município que funciona e funciona muito bem, com assistência a alunos com deficiência, funcionando 3 turnos com merenda e ensino de qualidade, nos temos a escola Gilzenete Guerra e a Padre Ibiapina funcionando e muito bem, tem o transporte escolar aonde Lero vem tendo o cuidado e está renovando a frota, os dois pilares fundamentais da administração que são a saúde e a educação e estão funcionando muito bem , na região vemos a dificuldade que os outros municípios enfrentam.

Infraestrutura



Vila do Socorro já recebeu suas avenidas, a Beira Rio está recebendo seu calçamento, o Bairro Marília está recebendo sua pavimentação, isso é infraestrutura , que Gravata do Ibiapina está recebendo suas 3 ruas calçadas, Pao de Açúcar também está recebendo saneamento , calçamento, ruas importantes como a Pedro Pereira , Pão de Açúcar também recebe a reforma do Mercado o mini campo. Taquaritinga tem a Quadra que tantos falaram e agora está coberta e funcionando, Gravatá do Ibiapina tem sua Quadra de Esporte, a comunidade do Jerimum vai receber sua Quadra coberta, tudo isso meus amigos se chama infraestrutura, e o que a oposição de Taquaritinga tá fazendo ?.  Agora 50% do recurso do Asfalto esta em conta mais sao essas pessoas que não querem o avanço de Taquaritinga , vao as ruas procurar populares para irem até o ministério público, para tentar atrasar o progresso e o crescimento de Taquaritinga , o asfalto é melhoria , mais eu quero dizer a essas pessoas que o dinheiro tá na conta e agente vai brigar pra coisa acontecer, e a essa oposição a Taquaritinga que junto com esses dois que também querem fazer parte desse mesmo sistema de atraso que acompanhem e que sigam e é importante a população de Taquaritinga saber, quando Zeca foi reformar o mercado público quiseram impedir dizendo que era um prédio histórico e estava ja caindo na cabeça do povo, quando Zeca foi reformar a Praca Otto Sellier uma referência hoje no município pela sua beleza bateram o pé e tentaram atrapalhar, dizendo que era um patrimônio mais estava se acabando, mais foi feito porque Zeca teve a coragem e fez, e essas pessoas que dizem que querem o bem de Taquaritinga quando as coisas boas estão para acontecer eles se opoem para que não aconteça. Nós que estamos aqui fazemos parte de um grupo que melhorou essa terra que desenvolveu, que estruturou, a ao invés de estamos em esquinas falando da vida do povo estamos trabalhando ,e evoluindo e desenvolvendo a cidade.


Reflexão Bíblica