sábado, 16 de fevereiro de 2019

Estado de Emergência em Sanharó após fortes Chuvas



A cidade de Sanharó, no Agreste de Pernambuco, decretou situação de emergência após as chuvas desta sexta-feira (15). Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), choveu três vezes mais do que o esperado para o mês de fevereiro.
A chuva começou no fim da tarde e se estendeu durante a noite. A água invadiu casas e algumas ruas ficaram totalmente alagadas. O volume do Rio Ipojuca, que corta a cidade, também aumentou e chamou atenção da população. A água também invadiu o prédio da Câmara de Vereadores e uma escola.
Ainda de acordo com a Apac, a cidade de Sanharó possui duas estações de medição de chuva. Em 24 horas, uma registrou 141,21 milímetros e a outra 134 milímetros. Outros municípios do Agreste também registraram fortes chuvas.
Dados da Apac sobre as chuvas nas cidades do Agreste:Brejinho: 62,92 milímetros
Itapetim: 59,07 milímetros
Afogados da Ingazeira: 22,66 milímetros
São José do Belmonte: 19,89 milímetros
Lajedo: 19,60 milímetros
Floresta: 19,31 milímetros
Poção: 18,40 milímetros
Iguaraci: 17,77 milímetro

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Prefeito Lero vai em busca de ações para agricultores do município


O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero junto com o Secretário de Agricultura do Município Zeca Coelho, apresentou uma série de reivindicações ao Governo de Pernambuco, durante audiência nesta quinta-feira (14/02) com o secretário de estado da agricultura, Dílson Peixoto. 


Dentre as reivindicações entregues ao secretário de agricultura do estado pelo prefeito Lero está à solicitação de sementes para os agricultores de Taquaritinga (Milho, Sorgo e Feijão), a volta do programa terra pronta do estado para aração de terras dos agricultores. De acordo com o prefeito, Taquaritinga é um dos poucos municípios do Pólo de Confecções que tem uma agricultura forte, a demanda por serviços de infraestrutura rural é cada vez maior e a prefeitura vem dando total apoio aos agricultores. "Sabemos que dos municípios que compõe o Pólo de Confecções Taquaritinga é o que tem a agricultura mais forte, é de onde vem 50% da merenda escolar servida em nossas escolas. Por isso que nossa gestão através do secretário Zeca Coelho trabalhamos diariamente para dar total condições de produção ao homem do campo. Por isso estamos em busca de ações para os agricultores junto ao governo do estado", falou o prefeito.

O prefeito Lero ao lado do Secretário Zeca também esteve na Secretaria Estadual de Infraestrutura com o Secretário Executivo Tarcísio, onde solicitaram o término das obras de recuperação da barragem do Sítio São Paulo de Sinésio, também foi solicitado a órgãos do estado limpeza e manutenção dos dessalinizadores do município. O prefeito também recebeu a notícia de mais um pleito dele atendido. A comunidade do Jerimum vai receber mais um poço artesiano que vai melhorar ainda mais o abastecimento de água daquela comunidade. O poço vai ser viabilizado através do DNICS  através de um pedido feito pelo prefeito ao Senador Humberto Costa.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Obras de expansão da rede de abastecimento de água continuam a todo vapor em Pão de Açúcar


Para ampliar a oferta de água tratada a população do Distrito de Pão de Açúcar, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte em parceria com a COMPESA e a Associação Nossa senhora das Graças estão ampliando com mais de cinco mil metros de extensão de rede de abastecimento nos bairros Badoque, Serrinha e Trevo. As obras fazem parte do planejamento da atual gestão municipal de levar água para toda população do município.


No contínuo trabalho para disponibilizar o acesso a este serviço essencial, a prefeitura e a COMPESA já construiu mais de quatro mil metros de rede de água e adutoras em Pão de Açúcar, além de um local para instalar a bomba que vai levar água através das adutoras aos locais mais altos do distrito. Ruas como João José de Santana e a Rua da Creche já estão sendo beneficiadas com a extensão da rede de abastecimento de água, pois também receberão a pavimentação em paralelepípedo. 

O subprefeito do distrito de Pão de Açúcar, Gilson Carlos tem acompanhado de perto a execução da obra. “É uma alegria imensa ver a água chegando para todos os bairros de Pão de Açúcar. Essa é uma luta do prefeito Lero e do vice prefeito Gena Lins, do Deputado Estadual Diogo Moraes e da Associação Nossa senhora das Graças, e muito em breve vamos ver todos os bairros recebendo o tão precioso liquido", disse Gilson.


Educação : Momento Família na Escola na Creche Municipal Inês Déu da Silva Lima.



Aconteceu na noite de ontem (13/02), o momento Família na Escola na Creche Municipal Inês Déu da Silva Lima em Pão de Açúcar. A Direção da Creche repassou aos pais detalhes sobre o funcionamento e ouviu as dúvidas e perguntas dos pais. Este momento é muito importante para o futuro das crianças e de fundamental importância essa união da Escola com a Família.







quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Educação Taquaritinga do Norte : Escola Municipal Chefe Leandro





Na última segunda-feira (11/02) o Secretário de Educação Cultura e Esporte o Professor Marcos Augusto, realizou uma visita técnica a Escola Municipal Chefe Leandro no Sítio Jerimum. A Diretora Lourdes Araújo debateu com o Secretário sobre todo planejamento da escola, tanto a parte estrutural como a parte pedagógica foram pauta, o Secretário também foi em algumas salas de aula e percorreu por toda escola vendo de perto todo funcionamento.  As visitas tem o objetivo de analisar a estrutura física das unidades e conversar com diretores.  “Nossa gestão busca preservar a qualidade da experiência de alunos e professores na escola desde 2017 criamos esse junção com o Projeto Família na Escola, buscamos  propiciar uma experiência humanística, mesmo em contextos complexos. Exatamente por essa complexidade, é necessário o contato com as comunidades escolares, com alunos, com os diretores. É preciso olhar no rosto, ver questões pendentes e, sobretudo, calibrar e sincronizar essa difícil balança entre gestão e esperança”, declarou o Secretário. 







 
           

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Diogo Moraes toma posse e reafirma compromisso com mais de 50 mil eleitores pernambucanos


Nesta terça-feira (12), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), reeleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, tomou posse durante sessão plenária. Na ocasião, o parlamentar foi recebido por membros da nova mesa diretora, entre eles, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), e o primeiro-secretário, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). Ainda na manhã da terça-feira, Diogo esteve em Palácio para se reunir com o governador Paulo Câmara, onde foi confirmado para a liderança do PSB na Alepe.

Ao tomar posse, Diogo Moraes proferiu algumas palavras. Inicialmente, agradeceu a Deus por estar novamente em Pernambuco, após alguns dias cuidando de problemas de saúde em São Paulo. Diogo aproveitou também aos mais de 50 mil eleitores que o fizeram retornar à Casa Legislativa para exercer mais um mandato de deputado estadual.  “Quero agradecer aos meus pais, a minha esposa, a toda minha família, aos meus amigos e assessores por me darem apoio nessa hora difícil. Agradeço às deputadas e aos deputados, a todos os servidores e a todos os presentes nesta solenidade”, declarou Moraes.

Em sua fala, Diogo Moraes agradeceu ainda o apoio e a compreensão da nova Mesa Diretora, em especial, ao presidente, Deputado Eriberto Medeiros. “Pelo incentivo que tem me dado para a recuperação da minha saúde”, destacou. “Nesta oportunidade, desejo a todos os membros da nova mesa diretora e a todos os parlamentares que recentemente tomaram posse que tenham profícuo mandato à altura dos anseios do povo pernambucano”, complementou o deputado. 

Na ocasião, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, deu as boas-vindas a Diogo e declarou que sua presença engrandece e muito a Casa Legislativa. Em aparte ao pronunciamento do deputado, o líder do governo, deputado Isaltino Nascimento, afirmou, em nome das bancadas do governo e de oposição, é unânime a felicidade pelo retorno do deputado Diogo Moraes.

Gestão

Ainda em seu discurso, Diogo Moraes ressaltou os trabalhos dos últimos anos na Alepe. “Os últimos anos foram transformadores para mim em todos os sentidos. Nesse período, pude intensificar a convivência com meus pares, servidores da casa e com os desafios que permeiam a atividade legislativa”, disse o parlamentar. Em sua gestão, também teve início a reforma do prédio administrativo, o Edifício Senador Nilo Coelho, além dos aprimoramentos tecnológicos na gestão administrativa da Alepe relacionados.

Primeiro-secretário da Alepe por dois biênios consecutivos, Diogo Moraes respondeu às demandas administrativas e financeiras da Casa. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos para tornar a gestão mais eficiente. O nosso pensamento era fazer mais com menos. E fizemos muito. Inauguramos o Edifício Miguel Arraes de Alencar, que abriga este plenário, assim como o prédio dos gabinetes parlamentares, o Edifício João Negromonte, possibilitando as condições físicas necessárias para o bom desempenho do mandato parlamentar”, frisou.

Mandato na capital e no interior

Diogo declarou ainda que está disposto para trabalhar pelo Agreste pernambucano, pela região do Polo de Confecções do Agreste. “Região que precisa se fazer ouvida e representada nesta Casa por ser importante para a economia do Estado”, pontuou. O deputado citou também a importância de municípios sertanejos e da cidade do Recife para este novo mandato. “Os desafios são muitos, mas com absoluta fé em Deus e muito trabalho conseguiremos desempenhar o papel confiado a mim pelos mais de 50 mil pernambucanos”, finalizou.

Entre os aliados que prestigiaram a cerimônia, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, os ex-prefeitos do município, Evilásio Araújo e Zeca Coelho, o prefeito de Ingazeira, Lino Morais, o vereador e presidente da Câmara de São Bento do Una, André Valença, o vereador de Brejo da Madre de Deus, Bolão, além dos vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Toinho do Pará e Carlinhos da Cohab. Do Recife, os vereadores Alcides Teixeira Neto e Natália de Menudo. Familiares de Diogo Moraes também prestigiaram a posse, entre eles: a esposa, Jane, a mãe, Paula Moraes, o pai e ex-deputado Oseas Moraes, o tio Fernando Aragão e irmãos do deputado.

Cidade em Foco

Educação Taquaritinga do Norte : Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva em Pleno Funcionamento

Na última semana o Secretário de Educação Cultura e Esporte Marcos Augusto visitou o Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, e acompanhado da Diretora Eliane e da Vice Fábia, acompanhou a rotina e as instalações da escola.

Fico muito feliz de ver a escola funcionando bem e os nossos alunos felizes pelo início de mais um ano letivo, a administração municipal tem tido uma atenção grande com nossas escolas, muito já foi feito e muito temos a fazer, dentro do nosso planejamento as coisas estão acontecendo e muitas novidades boas vem por aí.














segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Aviso : Reunião com os responsáveis e os interessados pelos horários na Quadra de Esportes Padre Estanislau


Avisamos aos responsáveis e interessados  pelos horários de treinos  na Quadra de Esportes Padre Estanislau, que nesta terça-feira (12/02) às 19 horas , acontecerá uma reunião com a Diretoria de Esporte aonde serão tratados assuntos pertinentes relacionados ao uso da Quadra. A reunião acontecerá no prédio da Secretaria de Educação Cultura e Esporte, que está funcionando ao lado do Clube Serrano. 


Ricardo Boechat, jornalista, morre aos 66 anos em queda de helicóptero


Ricardo Boechat

Ricardo Boechat, jornalista, morre aos 66 anos em queda de helicóptero em SP

O jornalista era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM. Aeronave bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela Rodovia Anhanguera

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo.
O jornalista estava em helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto também morreu no acidente.
Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ. Ele também trabalhou nos jornais "O Globo", "O Dia", "O Estado de S. Paulo" e "Jornal do Brasil" e foi comentarista no Bom Dia Brasil, da TV Globo. Ele ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro (leia mais abaixo).
Boechat estava dando uma palestra em Campinas, no interior do estado, e retornava a São Paulo nesta segunda, de acordo com jornalistas da TV Band.

Acidente?

O chamado de socorro foi feito às 12h14. A queda ocorreu perto do quilômetro 7 do Rodoanel, sentido Castelo Branco. De acordo com a CCR Rodoanel Oeste, que administra o Rodoanel, houve uma terceira vítima com ferimentos, o motorista do caminhão.
Segundo informações iniciais, o helicóptero era do hangar Sales, no Campo de Marte, na Zona Norte da capital paulista, que ficou destelhado após um vendaval nas últimas semanas.
Foram enviadas ao menos 11 viaturas para o local. A Polícia Rodoviária Estadual informou que a alça de acesso do Rodoanel à Rodovia Anhanguera precisou ser interditada. Já a rodovia não teve bloqueio.
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), começaram a investigação, que chamam de "ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-HPG".
A ação inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. Segundo nota, a investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.
Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera ?- Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal
Caminhão também se envolveu em acidente com helicóptero ?- Foto: TV Globo/Reprodução

Carreira

Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires.
Ao longo de uma carreira iniciada na década de 1970, esteve jornais como "O Globo", "O Estado de S. Paulo", "Jornal do Brasil" e "O Dia". Na década de 1990, teve uma coluna diária no "Bom Dia Brasil", na TV Globo.
O perfil de Boechat no site da Band News FM informa que ele era o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se - e o único a ganhar em três categorias diferentes (Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV). Em pesquisa do site Jornalistas & Cia em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado. Boechat lançou em 1998 o livro "Copacabana Palace - Um hotel e sua história" (DBA).

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Bolsonaro decide ampliar validade da CNH e acabar com simuladores em autoescolas


Além de esticar a validade da CNH, o presidente também anunciou o fim da obrigatoriedade de simuladores de direção veicular em autoescolas e a extinção de ‘medidas que afetam os caminhoneiros’. O presidente ainda não detalhou quais medidas são essas nem quando a decisão começa a valer. “O Contran emite cerca de 100 resoluções por ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”, justificou Bolsonaro.
O anúncio foi feito por meio das páginas do presidente no Facebook e do Twitter. Bolsonaro continua internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, recuperando-se da terceira cirurgia realizada no intestino após o atentado à faca sofrido no ano passado em Juiz de Fora (MG). Dessa vez, o procedimento foi necessário para a retirada da bolsa de colostomia.
Confira abaixo as publicações feitas pelo presidente em suas páginas no Facebook e no Twitter.
desburocratização - Bolsonaro decide ampliar validade da CNH e acabar com simuladores em autoescolas

Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima recebe melhorias da administração Municipal.


domingo, 10 de fevereiro de 2019

Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima recebe melhorias da administração Municipal.



A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte tem investido muito na Educação do Município, e a Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima na Comunidade do Algodão é uma das escolas que tem recebido melhorias. Na última semana o Secretário de Educação Cultura e Esporte Marcos Augusto esteve visitando a escola acompanhado da Diretora Adelma Maria que mostrou o andamento das obras que estão acontecendo. A Diretora também mostrou ao secretário toda estrutura como Merenda, Salas de Aula, Banheiros. O Secretário parabenizou a Diretora e toda equipe pela organização e dedicação de todos com a escola.
















Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...