sábado, 12 de março de 2011

Crime bárbaro em Santa Cruz

Um crime chocou os moradores do centro da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, neste sábado (12).
De acordo com a polícia Civil, após uma discussão na madrugada de hoje, Genivaldo Ferreira da Paixão, 30 anos, teria agredido a própria irmã Maria dos Anjos da Paixão, 41, com várias pancadas na cabeça até quebrar o pescoço da vítima, matando-a dentro de casa, na Rua Padre Ibiapina.
Ainda segundo a polícia, após perceber que a irmã, que é deficiente mental, estava morta, Genival teria limpado o local do crime, colocado a vítima na cama na posição de dormir, forjando uma possível morte natural e, nesta manhã ligou para a polícia, avisando que tinha encontrado-a morta.
A Polícia Civil foi até a residência do acusado e registrou o crime. Após alguns minutos, os agentes descobriram ainda que ele teria contado com a ajuda de um amigo, de nome ainda não revelado, para esconder as roupas sujas de sangue e lavar o local.
Apesar de não confessar o crime, Genivaldo Ferreira da Paixão está preso na delegacia de Santa Cruz. O corpo da vítima foi levado para o IML de Caruaru.
Por telefone, a polícia adiantou também que o acusado é usuário de droga e que, segundo testemunhas, costumava agredir não apenas a irmã, como também a mãe e o tio, todos três deficientes mentais.


Mais outro prêmio para o cara



Isso já virou rotina na vida daquele que foi o melhor presidente da história do Brasil.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, no final deste mês, em Portugal, o título de doutor honoris causa da Universidade de Coimbra, em Portugal, uma das mais tradicionais da Europa. A presidente Dilma Rousseff já confirmou presença na solenidade.

Lula foi convidado para receber o título ainda quando era presidente, mas decidiu que somente aceitaria grau como esse quando deixasse o cargo.


Da redação, com informações do RAC.com.br

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami do Japão

Acompanhei a tragédia que ocorreu pela tv hoje na hora do almoço quando cheguei em casa , logo vi que se tratava de uma catastrofe sem precedentes, e catastrofes matam mais que genocídios, me reuni com colegas de profissão e discutimos sobre o que aconteceu :



Marcos Augusto Lopes Leandro
Geógrafo com Especialização em Gestão Ambiental


Um forte terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu nesta sexta-feira a costa nordeste do Japão, provocando um tsunami de ao menos sete metros em cidades na região norte do país,O tremor danificou o sistema de resfriamento do reator 1 da estação elétrica de Fukushima Daiichi, um dos seis da instalação localizada na cidade de Onahawa, região de Miyagi, a 270 quilômetros a nordeste do Japão. Por causa do problema, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, emitiu um alerta de emergência nuclear e anunciou um raio de 10 km de isolamento em torno da usina, que está com níveis de radioatividade de mil vezes do normall. Previamente, havia sido ordenada a retirada de milhares de residentes perto do local.trata-se do maior terremoto registrado no Japão, o sétimo maior desde que os abalos começaram a ser listados e o quinto maior desde 1900. O tremor ocorreu às 14h46 do horário local (2h46 de Brasília) e teve epicentro no Oceano Pacífico, a 160 quilômetros da costa. Na quarta-feira, um tremor de 7,3 foi registrado na mesma área. O tremor foi 8 mil vezes mais forte do que o abalo que atingiu Christchurch, na Nova Zelândia, no mês passado.
Além de a costa nordeste ter sofrido vários abalos secundários após o tremor, um forte terremoto aconteceu no centro desse país (na tarde de sexta no nosso horário). O tsunami causado pelo tremor de 8,9 correu através do Oceano Pacífico a uma velocidade de 800 km/h - tão rápido quanto um jato -, antes de chegar ao Filiphinas ,Havaí e à Costa Oeste dos EUA, mas sem registro de grandes danos.
O terremoto pode chegar a América do sul ???
Por:

Sergio Lima
Geógrafo com especialização em mudanças climáticas


Consultando o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico ( que é aberto a qualquer cidadão), que integra a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional, dos Estados Unidos, nela divulga um alerta dizendo que a gigantesca onda pode chegar ao Chile, ao Equador, à Colômbia e ao Peru.

O tsunami foi gerado pelo tremor de magnitude 8,8 que eclodiu a 400km da costa do Japão, a uma profundidade de 32 km. A gigantesca onda atingiu o Japão, causando grande destruição. Pelo menos 26 pessoas morreram em consequência do tremor no país.

O alerta emitido pelo centro, o tsunami ameaça ainda países vizinhos ao Japão, como Filipinas, Japão e Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.

Vários representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.

Nas Filipinas autoridades ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país. No Japão, usinas nucleares e refinarias de petróleo foram fechadas devido a temores que elas poderiam ser atingidas.

De acordo com o boletim do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, a alta magnitude do tremor e leituras dos níveis do mar indicam que o tsunami pode causar "amplo estrago".

A entidade define um tsunami como uma série de ondas. A primeira onda a atingir uma região não precisa, necessariamente, ser a mais forte. O tamanho da ondas de um tsunami não pode ser previsto e a proporção pode variar significativamente ao longo de uma região costeira devido a efeitos locais.

O intervalo entre uma onda de tsunami e outra pode variar de cinco minutos a uma hora e a ameaça de novas ocorrências pode continuar por várias horas.

A ameaça só é considerada encerrada, quando grandes ondas deixam de ser registradas por um período de duas horas após o horário estimado para a chegada da primeira onda ou para a primeira leva de grandes ondas.


o tsunami vai chegar ao Brasil ????
Por :

Amiltom Coelho
Professor Universitário de Geografía
O tsunami que atingiu a costa nordeste do Japão na madrugada desta sexta-feira também deverá chegar ao Brasil, a exemplo do que aconteceu com a onda criada pelo tremor que abalou a costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia, em dezembro de 2004. Mas, como a distância é muito maior e há mais obstáculos no caminho, o fenômeno deverá ser quase imperceptível. Até o início da noite de hoje, nenhum marégrafo da Marinha havia registrado alterações no nível do mar e a expectativa era de que sinais dele só seriam vistos pelo menos 26 horas depois do tremor, isto é, na madrugada deste sábado.
"O fenômeno está atualmente afetando diretamente apenas o Oceano Pacífico, incluindo a margem oeste do continente americano. Por esse motivo, não se espera haver riscos à navegação na costa brasileira, embora exista a possibilidade de que a onda se propague através da comunicação entre os oceanos Pacífico e Atlântico, pelo Canal de Drake. Neste caso, a previsão de chegada dos sinais de presença do tsunami seria após 26 horas da ocorrência registrada no Japão e provavelmente de forma bastante atenuada", informou a Marinha.
Paulo Rosman, professor de engenharia costeira e oceânica da Coppe/UFRJ, explica que tsunamis só são gerados quando há deslocamento vertical do solo do oceano devido ao terremoto, o que aconteceu no caso do tremor no Japão. No epicentro a onda atinge sua maior altura, que cai a medida que ela vai se irradiando. Como a densidade de energia da onda é proporcional ao quadrado de sua altura, ela perde força rapidamente.
- Mas a grande diferença de um tsunami para uma onda comum não é a altura, e sim o comprimento - diz. - É a diferença de ser atropelado por uma bicicleta e por uma locomotiva. Enquanto uma onda na praia tem comprimento de algumas dezenas de metros, a do tsunami tem dezenas de quilômetros. A massa de água em movimento é muito maior, então uma onda de 20 quilômetros que entra dois quilômetros para o interior não é nada, é só uma lambida, mas que carrega tudo que está pela frente como se fossem folhas boiando.
Segundo Rosman, como o Japão está no meridiano oposto do Brasil e no Oceano Pacífico, o efeito do tsunami no país deve ser ínfimo. No caso do terremoto na Indonésia, a costa atlântica brasileira estava mais próxima e o espaço para a onda passar entre a África e a Antártica era mais aberto.
- Assim, o tsunami deve chegar ao Brasil com uma altura muito menor, provavelmente com apenas um centímetro, e ninguém vai notar - estima.

Liderança !!!!

Kieza do Náutico (Foto: Agência Estado)

O Náutico engatou a quarta vitória seguida no Campeonato Pernambucano e derrotou o Vitória-PE, por 4 a 2, na noite desta quinta-feira, nos Aflitos. Com o resultado, o alvirrubro retomou a liderança da competição e lidera o estadual.
O Timbu chegou aos 34 pontos e deixou para trás o Central, que tem um ponto a menos. O Santa Cruz vem em terceiro, com 31. O Vitória-PE, por sua vez, se manteve na nona colocação, com 14.

Sport sai do G4 e perde Marcelinho


Marcelinho Paraiba e Vitor são apresentados no Sport (Foto: Reprodução / Site Oficial do Sport)
Aos oito minutos do segundo tempo, na partida contra o Salgueiro, na quarta-feira, o meia Marcelinho Paraíba, uma das principais contratações do Sport para a temporada, machucou o joelho esquerdo e deixou o campo sentindo muitas dores e preocupando a torcida rubro-negra. Mas, nesta quinta-feira, o médico do clube, Antônio Bezerra, disse que o atleta não sofreu nada grave e que ele deve voltar a treinar com bola dentro de 15 dias.
- Marcelinho sofreu um estresse no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. É uma lesão benigna, em noventa e nove por cento dos casos não é necessário cirurgia. Ele passará por uma ressonância magnética para saber se há algum problema mais grave, mas, aparentemente, não há nenhum edema importante. Ele não tem histórico de lesões no joelho.
Marcelinho Paraíba foi apresentado no Sport no dia 21 de fevereiro e fez sua estréia seis dias depois, na vitória sobre o Ypiranga por 2 a 1. A contusão do jogador vem em sua segunda partida pelo clube. Com 25 pontos em 15 jogos disputados, o Sport é o quarto colocado do Campeonato Pernambucano.
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Festa de São José reúne bandas renomadas no Brasil


matriz de São José localizada no centro da cidade
Começa hoje(10) e vai até o dia 19 deste mês a tradicional Festa de São José das Vertentes. O evento acontece há mais de 80 anos e desde o começo é considerado o maior no calendário de festas da cidade.
Na programação cultural o prefeito Romero Leal garantiu a animação da festa com a realização de vários shows no palco montado no Pátio de Eventos Zé Miguel do Bar, localizado na Rua Drº Emídio Cavalcante, centro.
Já na  religiosa serão celebradas várias missas com a participação de padres da diocese de Nazaré da Mata a exemplo de Padre José Nivaldo e Limacêdo Antônio, que já evangelizaram a paróquia.
No dia 19, data em que se comemora o dia de São José, às 10h da manha será celebrada a tradicional Missa Solene na Matriz que leva o nome do santo e a tarde haverá a procissão pelas principais ruas da cidade finalizando com uma missa campal.
Bandas como Capim com Mel, Magníficos, Arreio de Ouro, Forró do Muído, Vicente Nery, Banda Leva, Amigos Sertanejos, Capim Cubano, Baby Som e Antenados do Forró, devem subir ao palco durante as dez noites de festa.
Vertentes fica a 155 km distante de Recife localizada entre as cidades de Toritama e Surubim.
 

Fabiano Miranda
      Imprensa

Que agonia é essa :????

Sabemos que isso não merece nem uma postagem mais apartir de agora vamos dar nomes aos bois.


De uma hora para outra um anônimo mandou várias mensagens para o nosso mural , entre 15:14 e 15:45 o mesmo número de IP mandou varias mensagens está ai os nomes que "anônimo" postou varias mensagens com nomes diferentes:
??????
nomes usados pelo anônimo:
pão de açucar - netin - verdadeira -
IP: 189.70.164.124





1° Não temos culpa se a popularidade do prefeito está aumentando, e que várias lideranças estão se unindo ao seu trabalho, se estão achando ruim , gritem , mordam as nádegas, mais não venham aqui fazer molecagem no nosso blog, o carnaval já passou tirem as máscaras.


2° O que é ser imparcial hoje ? será que é quando ver uma obra dizer que foi o governador , e quando a obra da um defeito culpar o prefeito? se tem àgua é graças ao governador , se não tem a culpa é do prefeito!!, será que ser imparcial é soltar peruas mentirozas e calunias sem se identificar ?


3° Nosso espaço é aberto para o cidadão e para os leitores , qualquer leitor que se "identifique" e se responsabilize por seus atos e palavras pode postar aqui seja de que partido for.


4° Podem falar o que quizerem no mural , ou na página de recados desde que se identifiquem e sejam fiéis as suas verdades se não suas verdades se tornarão "piada".



Tenham calma , sabemos que a venda de diazepam está dificil depois da fiscalização da anvisa , mais tem um remédio natural muito bom chá de camomila com maracuja !


Por :


Adão de Melo
Estudante de Comunicação Social.
adãodemelosiq@hotmail.com
twiter@adãocamp





Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...