sábado, 26 de janeiro de 2019

Bombeiros e equipes de resgates estão à procura de mais de 200 desaparecidos e já confirmaram a morte de 9 pessoas na queda da barragem de dejetos em Brumadinho (MG)


Rompimento da barragem de dejetos aconteceu nesta sexta-feira, 25

Da redação, com agências
Moradores são vistos em uma área próxima a uma barragem de propriedade da mineradora Vale SA que rompeu / Foto: Washington Alves – Reuters
Bombeiros e equipes de resgates estão à procura de mais de 200 desaparecidos e já confirmaram a morte de 9 pessoas na queda da barragem de dejetos em Brumadinho (MG), nesta sexta-feira, 25, que era administrada pela mineradora Vale S.A., na região sudoeste do estado de Minas Gerais.
De acordo com responsáveis pela Vale S.A., 300 trabalhadores estavam na área no momento do desastre, a maioria almoçando. As identidades das vítimas foram divulgadas pela mineradora na manhã deste sábado, 26, por meio de uma lista. Cerca de 100 pessoas que ficaram presas no acidente foram resgatadas, segundo autoridades locais.
A lama da represa de sexta-feira também atingiu partes da comunidade Vila Forteco, perto de Brumadinho, disseram autoridades. As famílias foram instruídas a evacuar casas em áreas baixas.
“As informações ainda são poucas, estamos aguardando o pronunciamento das autoridades competentes que estão trabalhando no resgate às vítimas. Nossa paróquia, às 15h, rezará um terço da Divina Misericórdia, e às 19h30, Dom Walmor e outros bispos virão a Brumadinho para presidir uma missa em solidariedades a todas as vítimas”, disse o Padre Renê Lopes, responsável pela paróquia São Sebastião de Brumadinho e vigário episcopal da região do Vale do Paraopeba.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, já sobrevoou a região e teve um encontro com o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zeuma, e os ministros do Meio Ambiente (Ricardo Salles), Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto) e Minas e Energia (Bento Albuquerque), além do secretário Nacional de Defesa Civil (Alexandre Lucas). Uma reunião com o presidente da Vale S.A., Fabio Schvartsman. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Educação Taquaritinga do Norte: Prefeito e Secretário de Educação visitam Escola Gilzenete Guerra




O Prefeito de Taquaritinga do Norte , Ivanildo Mestre ( Lero ) , e o Secretário de Educação Marcos Augusto visitaram a Escola Municipal Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar, os dois estiveram acompanhados do Vereador Oscar Miguel e dos Gestores da Escola Professora Carmem Edvirgens e o Professor Ronaldo Fernando. A visita teve como objetivo acompanhar a reforma da parte elétrica que era um grande problema enfrentado por todos na escola, e agora toda parte elétrica está sendo trocada para que assim todo funcionamento da escola possa melhorar. Com a parte elétrica renovada a escola receberá aparelhos de Ar Condicionado em todas as salas. O telhado da escola também está sendo reformado, e o piso das salas de aula estão recebendo Cerâmica.






Taquaritinga do Norte : Prefeitura em Ação


O Distrito de Pão de Açúcar, segue recebendo obras de infraestrutura para melhoria das condições de vida dos moradores. A Prefeitura de Taquaritinga do Norte iniciou a reposição e colocação de manilhas na Rua Pedro Pereira, para melhor captação da água de esgotos.

A colocação das manilhas foi uma solicitação feita pelos próprios moradores, que apontaram este trabalho como uma das prioridades da rua, pois as manilhas antigas viviam dando defeito e entupindo.

A obra esta finalizada e a população da Rua Pedro Pereira esta satisfeita. O serviço foi  realizado com recursos próprios do município, resultado do planejamento e economicidade que a atual gestão faz para atender demandas emergenciais da população, mesmo diante da forte crise que atinge o Estado e o país. Durante os dois primeiros anos da gestão municipal de Taquaritinga do Norte mais de 2 mil metros de saneamentos foram consertado e feito reposição de manilhas, a Rua Pedro Pereira contou com 90 metros de manilhas novas.







Taquaritinga do Norte : Diretor de Cultura e Prefeito articulam apoios para o 2° Festival Cultural



Na última quarta (23/01) o Prefeito de Taquaritinga Ivanildo Mestre ( Lero ) e o Diretor de Cultura Léo Lima , tiveram uma agenda cheia e produtiva  na capital pernambucana, na oportunidade a dupla se reuniu com o Secretário da Casa Civil Nilton Mota e com o secretário de Turismo Rodrigo Novaes . Para se fazer um evento do nível do Festival Café Cultural é fundamental estar alinhado com o governo do estado. Grandes novidades estão por vir, tanto no que se refere ao Café Cultural como para a cidade como um todo.



"Agradeço ao prefeito Lero a confiança depositada, ao secretário Rodrigo Novaes pela receptividade e ao sempre parceiro Diogo Moraes por estar e por sua equipe à disposição para buscarmos boas ações para Taquaritinga do Norte. " Léo Lima Diretor de Cultura .

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Covardia : Menino é espancado por vencer jogo e perde a perna



Um caso de covardia quase tirou a vida de Gabriel José dos Santos, 10 anos. O menino, que reside em um bairro carente de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi espancado por dois estudantes por um motivo banal: ele venceu um jogo de futebol. Os adversários não teriam gostado da habilidade de Gabriel e, muito menos, dele ganhar a partida. O caso aconteceu em maio de 2018, mas foi divulgado nesta quarta-feira (23), pelo programa Balanço Geral.

O quadro de Gabriel foi se agravando. Internado, o quadro evoluiu para uma infecção generalizada e teve que amputar uma parte da perna direita para evitar contaminação para outras partes do corpo.

Em meio à tristeza, uma notícia boa: a coordenadora do centro de reabilitação do IMIP, Marcela Oliveira, informou que o hospital vai doar a prótese para Gabriel e ajudar nas sessões de fisioterapia. No entanto, a família precisa de ajuda: a mãe do jovem, Izabel, está desempregada e a única renda que tem é o valor de R$ 295 reais, que recebe do Bolsa-Família.

Quem quiser doar, basta entrar em contato no número (81) 9.9982-5062 e falar com a enfermeira Geo. Também foi criada uma vakinha online denominada “Ajude o Gabriel”.

Festa da Comunidade do Jerimum


terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Educação Taquaritinga do Norte : Planejamento 2019 Gestão Escolar

Na última segunda-feira ( 21/01 ) o Secretário de Educação de Taquaritinga do Norte , Professor Marcos Augusto se reuniu com os Diretores das Escolas Municipais, e falou sobre a espectativa da Secretaria de Educação para o ano letivo e desejou boas vindas aos novos membros do quadro. A reunião foi conduzida pela Coordenação Pedagógica que repassou para os Diretores os objetivos e o cronograma do ano letivo.





Gestor da GRE Caruaru visita Secretaria de Educação de Taquaritinga do Norte




O gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Agreste Centro Norte – Flávio Carlos , visitou , a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Taquaritinga, onde foi recebido pelo Secretário de Educação Marcos Augusto, pela Diretora de Ensino Elenilda Caetano e pela Professora Silvia Patrícia. A visita institucional visou estreitar os laços de parceria entre as Redes Públicas de Ensino. Na oportunidade, foram apresentados os suportes que a GRE disponibiliza para as Secretarias de Educação, passando desde o apoio pedagógico ao transporte escolar, formação de gestores e professores, planejamento estratégico, censo escolar, colaboração nas avaliações externas, análise dos indicadores do IDEB e IDEPE, fluxo de alunos entre as Redes e demais assuntos que fizeram parte da pauta. 
No encontro o Secretário de Educação também foi ouvido em suas demandas dentro dos pontos discutidos. Sobre este momento o Secretário disse o seguinte : " Em Taquaritinga do Norte a relação entre a Rede Estadual e Municipal é muito boa, e sempre estamos unidos e irmanados para que a Educação do Município no geral esteja sempre avançando".


segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Prefeito Lero participa do encerramento da festa de São Sebastião no Jerimum



Neste domingo, 20, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, participou da procissão de encerramento da Festa de São Sebastião na comunidade do Jerimum.

O prefeito sempre tem prestigiado todos os eventos nas comunidades, e nos últimos anos sempre tem acompanhado o encerramento dos festejos.

O momento serviu também para o reencontro com amigos da zona rural do município. Centenas de féis celebraram a data, empunhando a bandeira e o andor de São Sebastião. Ao término da procissão houve uma missa em frente a igreja da comunidade. 

Para o prefeito é uma honra poder participar do encerramento de uma festa tão importante para a população da zona rural de Taquaritinga do Norte. Além do prefeito secretários e os vereadores Eraldo e Rogéria participaram do encerramento da festa. “Essa procissão já é tradicional na comunidade do Jerimum. Agora é o momento de pedir pelo o povo desta comunidade e trabalhar com coragem para melhorar a vida da população. São Sebastião é exemplo de fidelidade e coragem. Todo devoto de São Sebastião deve caminhar com firmeza, ter sempre coragem, esperança e confiança. Isso é o que desejamos para a comunidade  do Jerimum no dia de seu padroeiro”, disse o prefeito Lero.



domingo, 20 de janeiro de 2019

TAQUARITINGA EM DOAÇÃO


O EJC da Paróquia  Santo Amaro de Taquaritinga do Norte, juntamente com o apoio do Padre Pedro e da Secretaria de Educação Municipal,  está realizando uma campanha de doação de sangue para ajudar no estoque do HEMOPE.



Envolvidos nesse sentimento de união e fraternidade, os organizadores convidam a todos para realizar esse gesto concreto de amor, se tornando um doador. Os interessados devem procurar a Secretaria da Igreja Matriz para fazer a sua inscrição nos dias 22, 23 e 24 no horário de funcionamento da secretária da igreja.

Lembrando que será disponibilizado um transporte para levar os interessados ao Hemope, em Caruaru, na próxima sexta, dia 25 de janeiro, com saída às 06 hs da manhã.

Diante de dúvidas com relação ao procedimento de doação,  observe as informações a seguir:

Requisitos básicos para doação:
- estar em boas condições de saúde;
- ter acima de 16 anos; o menor de idade (entre 16 e 18) precisa ser acompanhado pelos pais ou responsáveis legais;
- estar descansado (ter dormido pelo menos 6 hs nas últimas 24 hs);
- estar bem alimentado (evitar alimentações gordurosas nas 4 hs que antecedem a doação;
- apresentar documento original com foto (oficial), ou cópia autenticada;
- ter acima de 50 kg.

Quem não pode doar:
- Aqueles que  tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
- mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
- pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
- pessoas que fizeram tatuagem ou piercing a menos de 1 ano.

Gostaríamos de agradecer a todos e lembrar que um pequeno gesto seu, como doação de sangue, pode salvar vidas.
Estamos contando com sua participação!!!

POLÊMICA: Padres da Paraíba pagavam por sexo a flanelinhas e coroinhas, diz procurador

POLÊMICA: Padres da Paraíba pagavam por sexo a flanelinhas e coroinhas, diz procurador

Publicado por: Suedna Lima
Polêmica Paraíba

Arquidiocese da paraiba 300x165 - POLÊMICA: Padres da Paraíba pagavam por sexo a flanelinhas e coroinhas, diz procurador
O programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, mostrará reportagem, na noite de hoje, sobre uma condenação inédita no Brasil: a Justiça mandou a Igreja Católica pagar uma indenização milionária por exploração sexual de crianças e adolescentes na Paraíba. Na reportagem, cujas chamadas estão no ar, o procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna revela que um grupo de sacerdotes pagava por sexo a flanelinhas e coroinhas na Paraíba.
Já há algum tempo têm se sucedido insinuações e denúncias na imprensa nacional sobre casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica da Paraíba. Não houve, porém, manifestação oficial da Arquidiocese a respeito dos episódios, subsistindo a versão de que inquéritos estavam sendo conduzidos em segredo de Justiça. Outras versões indicaram, porém, que alentados dossiês chegaram ao conhecimento do Vaticano, originando determinação explícita do papa Francisco para apuração rigorosa dos fatos e providências com caráter punitivo.
No período em que Dom Aldo Pagotto atuou como arcebispo metropolitano da Paraíba, as denúncias e insinuações se acentuaram em órgãos da imprensa. O religioso acabou sendo afastado da Arquidiocese, tendo passado a residir em Fortaleza, no Ceará. Num primeiro momento, dom Aldo Pagotto foi substituído por um administrador episcopal, ocorrendo a posteriori a designação oficial de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz como novo arcebispo da Arquidiocese da Paraíba. Ele tem tomado providências internas, mas não tem se envolvido em polêmicas públicas a respeito de temas controversos.
Entretanto, a imprensa mundial destaca que está em curso uma cruzada deflagrada pelo papa Francisco desde que foi investido como Pontífice com a renúncia de Bento XVI para punir casos de pedofilia no âmbito da Igreja em vários países. A preocupação teria se tornado urgente devido a escândalos de repercussão em dioceses de centros urbanos dos Estados Unidos, em que a Igreja foi obrigada pela Justiça a fazer acordos na base do pagamento de indenizações milionárias a vítimas de assédio e práticas sexuais de religiosos.

Violência: Homem é assassinado e outro fica baleado em Santa Cruz

Foi confirmado nas primeiras horas desse domingo (20), um homicídio em Santa Cruz do Capibaribe. O crime aconteceu na Rua Tomé de Souza, bairro Nova Santa Cruz.
Edson Souza Santana (36 anos), que era dono de um ‘espetinho’ na localidade, foi atingido por tiros. Pessoas que estavam próximas ainda tentaram um socorro para UPA do município, mas Edson faleceu pouco depois.
Em meio aos tiros, outro rapaz, que não foi identificado, também foi atingido nas nádegas. De acordo com informações colhidas na UPA, este não corre risco de morte.
A polícia investiga o ataque. Ainda não há informações sobre atirador, nem a motivação para o crime.

Fé e Tradição: Vila do Jerimum vivência festa religiosa de São Sebastião



Entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2019, a comunidade do Jerimum, localizada na zona rural de Taquaritinga do Norte, vivencia a festa de seu padroeiro São Sebastião, evento que atrai um grande público especialmente de localidades vizinhas, que movimenta o cariri neste fim de semana. Esse ano o tema da festa será: "Com São Sebastião, sejamos batizados e enviados para igreja em missão'.



Nesse sábado a festa continua tendo a Prefeitura de Taquaritinga do Norte como convidada e terá a missa presidida por Frei Lopes e como padrinhos do altar Jorge Dias e Tainá.

No domingo dia 20, o dia de São Sebastião, haverá uma caminhada saindo do trevo de Taquaritinga do Norte a partir das 5h e em seguida café da manhã no mercado público. A partir da 16h30 procissão com a imagem de São Sebastião pela comunidade do Jerimum.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...