sábado, 3 de outubro de 2015

É NESTE DOMINGO : ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES




A votação acontecerá das 08:00 às 17:00 no dia 04 de outubro, nos seguintes locais de votação:

ESCOLA ESTADUAL SEVERINO CORDEIRO DE ARRUDA - TAQUARITINGA DO NORTE
ESCOLA MUNICIPAL GILZENETE GUERRA - PÃO DE AÇÚCAR
ESCOLA MUNICIPAL PADRE IBIAPINA - GRAVATÁ DO IBIAPINA
ESCOLA MUNICIPAL CHEFE LEANDRO - SÍTIO JERIMUM
PRÉDIO DA ANTIGA ESCOLA MUNICIPAL - PEDRA PRETA
ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIÃO FERREIRA DE LIMA - SÍTIO ALGODÃO
ESCOLA MUNICIPAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA - SÍTIO MATEUS VIEIRA
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE LIRA BORGES - VILA DO SOCORRO

Para votar, os eleitores devem comparecer aos locais de votação munidos do título de eleitor e um documento com foto.






SUCESSO TOTAL : Disputas Eletrizantes nos Jogos Escolares Municipais 2015


A última quinta-feira (1º) marcou o início das decisões    para o Voleibol, handebol e futsal, nos Jogos Escolares Municipais 2015 que estão sendo disputados na quadra da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva (CAIC).Depois de passarem por muitas emoções, e mostrar muita garra nas disputas ao longo da semana, foram conhecidos os primeiros campeões.

Um grande público prestigiou o evento e assistiu bons jogos em todas as modalidades, constatando a evolução do nosso esporte  e o excelente trabalho que os professores de educação física estão realizados com os seus alunos. 

Confira as imagens:
Grande público


Expectativa na decisão por pênaltis 





Campeão Futsal Mirim Masculino -  Francisca Moura ( CAIC)

Vice campeão Futsal Mirim Masculino -   EJBA
3º colocado  Futsal Pré-Mirim Feminino -  Monteiro Lobato
4º colocado  Futsal Pré-Mirim  Feminino -  CAIC
Campeã Futsal Pré-Mirim Feminino  - Gilzenete Guerra
Vice Campeã Futsal Pré-Mirim Feminino -  Ginásio Experimental 
4º  Colocado Futsal Mirim Masculino -  Gilzenete Guerra

3º Colocado Futsal Mirim Masculino - Jerimum
3º Colocado Futsal Mirim  Feminino -  EJBA

4º Colocado Futsal Mirim  Feminino -  Gilzenete Guerra
Campeã Futsal Infantil Feminino - EJBA/ANEXO Pão de Açúcar
Vice Campeã Futsal Infantil Feminino - EJBA
3° Lugar Handebol Pré-Mirim Masculino - Monteiro Lobato
4º Lugar Handebol Pré-Mirim Masculino - Ginásio Experimental
Campeão Handebol Pré-Mirim Masculino - Francisca Moura (CAIC)
Vice Campeão Handebol Pré-Mirim Masculino - CETEC




A Seguir algumas imagens da final eletrizante do Futsal Infantil Masculino.
3 EREMSCA X GILZENETE GUERRA 2

Na sequência das imagens um lance incrível, a bola é salva encima da linha


LERO AFIRMA : Não existe a menor possibilidade de reaproximação com o prefeito




"Não existe a menor possibilidade de reaproximação com o prefeito. Temos um projeto político para Taquaritinga, declarou Lero no Taquaritinga em Primeiro Lugar na Farol FM.

Foto : Elisberto Costa

Participantes exibem maquiagem incrível em caminhada de 'zumbis'


Tradicional evento ocorreu em Paris, na França.
Dezenas de pessoas se fantasiaram para a 'marcha de zumbi'.

Do G1, em São Paulo
Participantes exibiram maquiagens incríveis e trajes assustadores em uma caminhada de "zumbis", neste sábado (3), em Paris, na França. Dezenas de pessoas se fantasiaram para o tradicional evento realizado na capital francesa.
Participantes exibiram maquiagem incrível em caminhada de 'zumbis' (Foto: Kenzo TRibouillard/AFP)Participantes exibiram maquiagem incrível em caminhada de 'zumbis' (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
Dezenas de pessoas se fantasiaram para o tradicional evento (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Dezenas de pessoas se fantasiaram para o tradicional evento (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
Participantes exibiram maquiagens incríveis e trajes assustadores  (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Participantes exibiram maquiagens incríveis e trajes assustadores (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
Tradicional evento ocorreu em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)Tradicional evento ocorreu em Paris (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

Relação entre PSB e PT nunca foi mar de rosas, afirma dirigente socialista

Carlos Siqueira defende que PSB oficialize posição como partido de oposição à presidente Dilma Rousseff / Humberto Pradera/Divulgação

Carlos Siqueira defende que PSB oficialize posição como partido de oposição à presidente Dilma Rousseff

Humberto Pradera/Divulgação

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) está prestes a oficilizar sua postura de oposição ao governo Dilma Rouseff (PT), de quem já foi aliado. A palavra final será dada esta semana pela Executiva nacional do partido e, a julgar pelas declarações do seu dirigente máximo, Carlos Siqueira, esse é um caminho sem volta a curto ou médio prazo. Apesar do histórico de parceria entre petistas e socialistas, sobretudo em relação à presidência da República, o dirigente defende o distanciamento entre as legendas. “A relação entre PT e PSB nunca foi um mar de rosas ou um rosário de concordâncias. Embora tenhamos sido aliados, sempre tivemos visão crítica do partido”, fala.
Carlos Siqueira lembra que Miguel Arraes, então presidente nacional do PSB, lançou Anthony Garotinho como candidato à presidência da República contra Lula (PT) em 2002. Os socialistas só apoiaram o PT no segundo turno, na eleição que pôs fim a oito anos de governo do PSDB. “O doutor Miguel Arraes me disse algumas vezes que não acreditava que o PT conseguiria fazer as mudanças estruturais que o Brasil precisa”, enfatiza.
Apesar dessa declaração, PSB e PT caminharam juntos em diversos momentos. Em 1989, Lula disputou a presidência da República pela primeira vez com um quadro do PSB, o gaúcho Paulo Bisol, como candidato a vice. Os dois repetiriam a dobradinha em 1994, mas Lula formou chapa com o petista Aloizio Mercadante. Quatro anos depois, os socialistas não tiveram candidato à presidência, mas apoiaram a chapa composta por Lula com o pedetista Leonel Brizola. 
Para o cientista político João Feres Júnior, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), os recentes movimentos do PSB mostram uma mudança no campo ideológico. “O PSB tinha Arraes, uma figura com tradição de esquerda. Mas o partido foi indo para a direita e um exemplo disso é quando fechou o apoio a Aécio Neves (PSDB-MG) no segundo turno da eleição presidencial (de 2014). O Roberto Amaral (ex-presidente nacional do PSB) foi isolado no partido. Houve um processo de endireitização”, avalia.
Essa mudança de rumo também é identificada pelo cientista político Túlio Velho Barreto, da Fundação Joaquim Nabuco. “Apesar de toda a dificuldade em representar, hoje, a localização dos partidos no espectro ideológico, penso que o PSB tem dado essa guinada à direita desde o afastamento do governador Eduardo Campos do governo Dilma Rousseff, em especial quando optou por apoiar Aécio no segundo turno em 2014”, opina.
O presidente nacional do PSB rebate a tese de que está havendo uma mudança para o campo da direita. “Somos um partido de esquerda. O PSDB é de centro. Queremos um polo de oposição diferente, à esquerda, com a Rede e o PPS”, diz. Segundo Carlos Siqueira, a ida do PSB para oposição não é resultado de uma vontade pessoal. “A decisão não é minha, é coletiva. Não fui eu quem propôs a medida embora goste de tudo mais definido. A militância também não quer ligação com o PT e nem gostaria sequer de se aliar com eles nas eleições municipais”, defende. 

NIVALDO DA NIRAN FALA DO SUCESSO DA PRIMEIRA GRANDE CAVALGADA SOLIDÁRIA EM VERTENTES

 O empresário e pré-candidato a prefeito da cidade de Vertentes, Nivaldo da Niran (DEM), concedeu entrevista ao radialista Nadjo Feitosa do programa Cidade em Foco das rádios Farol FM, Filadélfia FM e Colinas FM. Na oportunidade o entrevistado falou sobre o sucesso da primeira cavalgada solidária.
 “Esse foi um momento muito feliz para mim. Estou junto com meus amigos realizando esse evento que sem eles não seria nada e conto com o apoio de todo o grupo”, enfatizou.
 Nivaldo ainda agradeceu a presença e apoio do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), além de vereadores e lideranças daquele município.
 Sobre a recepção da população de Vertentes, o pré-candidato a prefeito disse se sentir a vontade ao lado da população.
 “Gosto muito quando estou no meio desse povo, essa população no geral, eu me sinto a vontade e me sinto em casa, como se fosse com minha própria família”.

PRB : Taquaritinga realiza encontro para tratar de filiações e pré-candidaturas



Na noite desta sexta-feira (02), foi realizado o Encontro Municipal doPartido Republicano Brasileiro (PRB), na cidade de Taquaritinga do Norte. 
O encontro reuniu representantes da legenda, filiados e autoridades para discutir vários temas, entre eles as estratégias para o pleito eleitoral de 2016. O presidente do PRB regional, Fábio Junior(FOTO AO LADO), ressaltou a importância de aumentar a participação de parlamentares republicanos nas câmaras municipais de todo o estado. 
"Temos uma trajetória vitoriosa até aqui, prova disso, é que o PRB foi o partido que mais aumentou sua participação na bancada federal. Agora, precisamos estender esse feito às esferas municipais", disse.
Vice-Prefeito Lero (PDT), também esteve prestigiando o encontro e destacou, ainda, a força dos republicanos e pediu o apoio de todos, para os desafios provenientes durante as eleições municipais de 2016.
"O momento é de muito trabalho. Vamos fazer desses últimos dias como aqueles finais de campanha majoritária de segundo turno, onde cada pessoa conquistada pode definir o resultado. Quero dizer a vocês do partido, continuem realizando filiações para que tenhamos bons quadros", afirmou. 
Em pronunciamento, um dos membros, que filiou-se ao partido, ressaltou a importância dos movimentos sociais e setoriais do partido. "Temos condições sim, de mostrar um trabalho diferenciado. Uma política honesta, sincera, verdadeira e transparente. Esse é o desejo do PRB", enfatizou.
Durante o encontro foram feitas novas filiações. "Vamos avanças, essa é a meta para as eleições de 2016. Já estamos fechando um planejamento em todo o município norte-taquaritinguense, estudando a possibilidade de lançar candidatos a vereadores na cidade. Hoje já estamos com pré-candidatos sim, e queremos muito mais", destacou o presidente do PRB regional, Fábio Junior, ao falar sobre as perspectivas da legenda. 
O encontro contou também com a presença do vice-presidente do partido, Linaldo Xavier, Hidequel Dilarrok, Marcos Pontes, Roberto Moutinho, Jota Silva, Israel das Placas, Eduardo, Nelo da Ambulância e entre outros. (FONTE: Blog Pão de Açúcar News)

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PROGRAMA EM TEMPO É NESTE SÁBADO

O PROGRAMA DE RÁDIO QUE LEVA AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA SEMANA , O PROGRAMA É TODO SÁBADO AO MEIO DIA, NA RÁDIO NOVA GERAÇÃO FM 104.9.

HORÁRIO DE 12:00 ÁS 2 DA TARDE

Acompanhe também pela internet através do link 



APRESENTAÇÃO : PROFESSOR MARKINHO XAVIER  E CARLOS LEANDRO



Saída de Cunha não enfraquece impeachment, diz co-autora de pedido

Janaína Paschoal pede para que FHC leia peça do impeachment antes de afirmar que não tem fundamento

Publicado em 02/10/2015, às 10h17


































O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebendo o pedido de impeachment assinado pelo ex-petista Helio Bicudo

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Co-autora do pedido de impeachment apresentado pelo ex-petista Helio Bicudo, a advogada Janaína Pachoal afirmou nesta sexta-feira (2), em entrevista à Rádio Jornal, que as denúncias e até um eventual afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não enfraquecem o processo que pede a deposição da presidente Dilma Rousseff (PT), como chegou a ser sinalizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Para Janaína, que é professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo (USP), o ex-presidente tucano devia ler a peça de 30 páginas entregue ao Congresso antes de falar que ela não tem fundamento. "O documento é longo para quem não está acostumado a ler. Para ele, aquilo ali é fichinha. São 30 páginas. Depois de ler, ele pode falar", alfinetou.
"Eu acabei de ler uma entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em que estranhamente ele diz que o fato de o presidente da Câmara estar sofrendo essa investigação e eventualmente precisar se afastar enfraqueceria o nosso pedido de impeachment. A verdade é que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Nós apresentamos o pedido para o deputado Cunha por ele estar na presidência da Câmara. Se eventualmente ele se afastar por conta própria ou for afastado por essa circunstância, aquele deputado que assumir no lugar dele terá que analisar a nossa peça com o olhar técnico", afirmou Janaína.
"Não enfraquece porque o pedido é forte, o pedido está fundamentado. E o presidente Fernando Henrique, que é um intelectual, tem dito por aí que não teve tempo de ler o pedido. Muito embora não tenha lido, ele tem dito também que não tem fundamento. Eu acho muito estranho um intelectual que não leu um documento falar sobre ele. Então eu aconselho o presidente a ler antes de se manifestar a respeito de uma peça que foi feita com muita seriedade", completou ainda.
Nos últimos dias, novas informações de delação premiada voltaram a citar Eduardo Cunha, agora como beneficiário de contas que podem chegar a US$ 5 milhões na Suíça. Um dos principais adversários da presidente Dilma no Congresso, Cunha já vê o seu afastamento do cargo ser pedido inclusive por deputados de oposição, como Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Betinho Gomes (PSDB-PE).
A advogada rejeitou ainda a ideia defendida por aliados do governo, como o deputado federal Silvio Costa (PSC-PE), de que a legislação que trata do impeachment impede que um presidente seja condenado por atos realizados em um mandato anterior. O afastamento do presidente está previsto na Constituição Federal, promulgada em 1988, e a emenda que permite a reeleição só foi aprovada seis anos depois.
"No que esse dispositivo impede o impeachment? A presidente não pode ser responsabilizada por atos estranhos às suas funções. Todos os atos que nós descrevemos na denúncia foram praticados pela presidente durante as suas funções de presidente. Ela manteve a diretoria da Petrobras durante o primeiro mandato e parte do segundo mandato. Ela praticou pedaladas fiscais durante o primeiro mandato e em parte do segundo mandato. Ainda que isso tivesse ocorrido apenas no primeiro mandato, seriam ações inerentes às suas funções. Infelizmente, com boa ou má fé, pessoas estão lendo 'funções' como se fosse 'mandato'. São palavras completamente diferentes e com significado jurídico diferentes", garantiu a professora.
Ela também elogiou o líder da Minoria na Câmara, Bruno Araújo (PSDB-PE), um dos líderes do movimento de parlamentares pró-impeachment, e lembrou que o único partido a declarar apoio formal ao processo foi o PPS, presidido pelo pernambucano Roberto Freire. "Esse movimento, de certa forma, está vindo daí", pontuou. "O Bruno Araújo é um rapaz que quer o bem do Brasil. Mas o partido dele não está apoiando. Ele não me disse isso, mas eu estou constatando pelas falas do presidente Fernando Henrique", lamentou.

POR ROBERTO CELESTINO : NOSSA MELHOR IDADE

Secretária de Ação Social Shirley Feitosa anuncia o projeto : AÇÃO NAS COMUNIDADES

O projeto Ação nas Comunidades que marcou época na cidade está de volta, a Secretária de Ação Social Shirley Feitosa informou a nossa equipe que no projeto serão ofertados serviços como: corte de cabelo, terapia holística, citologia, aferição de pressão, teste HGT, encaminhamento para prótese dentária, exposição de artesanato, exposição turística, atendimento do Programa Bolsa Família, projeto CRIANCINE, apresentações culturais, entre outros... Shirley nos informou que mesmo com a crise e com os cortes drásticos por parte do Governo Federal, a sua equipe tem buscado alternativas para atender a população da melhor forma possível.


Convite - Ação nas Comunidades


A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social Desenvolvimento e Trabalho em parceria com as demais secretarias municipais, convida todos para participarem da "Ação nas Comunidades - Um ato de cidadania" que será realizado em Vila do Socorro, no dia 09 de outubro, das 9h às 15h no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O mesmo irá promover o protagonismo e a inclusão social.


Na ocasião, serão ofertados serviços como: corte de cabelo, terapia holística, citologia, aferição de pressão, teste HGT, encaminhamento para prótese dentária, exposição de artesanato, exposição turística, atendimento do Programa Bolsa Família, projeto CRIANCINE, apresentações culturais, entre outros... Contamos com sua presença!

O município de Taquaritinga do Norte sediou encontro dos Conselhos Municipais de Educação


Aconteceu na manhã de quinta-feira (30) na Câmara de Vereadores, um encontro com representantes da UNCME-PE  União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Pernambuco e de CMEs- Conselhos Municipais de Educação dos seguintes  municípios Taquaritinga do Norte,  Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Agrestina e Caruaru.

O encontro objetivou o fortalecimento da educação e dos Conselhos Municipais, pensando e idealizando políticas públicas para a Educação de nossa região.


A Secretária de Educação Ilka Paloma deu as boas vindas a todos e compôs a mesa com a Presidente do Conselho local Maria Leíce de Lima Nunes, o Coordenador da UNCME, os representantes dos Conselhos das cidades visitantes, os Vereadores Gilson Carlos e Rogéria Coelho, e a Diretora de Cultura Anália Arruda. E registrou a presença da primeira dama Eva Casé.



Após a execução dos hinos, aconteceram apresentações culturais da Escolas Municipais Padre José de Anchieta de Mateus Vieira e do Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva.

Confira algumas imagens:
A dança do côco - Alunos da E. M. Pe. José de Anchieta
Boi Bumbá - Alunos da E.M. Pe. José de Anchieta

Maria Leíce de Lima Nunes - Presidente do Conselho Municipal de Educação abriu a formal do encontro
Manuel Messias S. Souza – Coordenador da UNCME-PE
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME, é uma entidade representativa dos Conselhos Municipais de Educação, foi criada em 1992 e organizada em todos os estados brasileiros com a finalidade de incentiva e orientar a criação e funcionamento dos conselhos, pauta a sua atuação nos princípios da universalização do direito à educação, da gestão democrática da política educacional e da inclusão social.

Defende a concepção de Conselhos de Educação como órgãos de Estado, de participação, representatividade e controle social, com caráter plural, desenvolvendo ações de formação, assessoramento e intercâmbio entre os Conselhos dos diversos municípios brasileiros

Coube portanto ao Coordenador Manuel Messias fazer uma explanação, na qual destacou a importância da difícil missão do conselho em garantir que a educação funcione como deve ser, dando enfase ao princípio da gestão democrática  na educação onde o coletivo constrói em prol de uma comunidade e para o bem dela. E com muita propriedade abordou vários aspectos da atuação dos conselhos e oportunizou a todos se manifestarem numa rica troca de experiências que resultou em um encontro produtivo e muito proveitoso..






Para quem assistiu a reunião ficou a ideia de que com os diversos segmentos da comunidade nele representados, o Conselho Municipal de Educação pode ser o braço direito dos gestores municipais para melhorar a qualidade do ensino.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...