sábado, 6 de abril de 2013

Taquaritinga do Norte – 126 anos de Cultura



Ocorreu nesta última quinta-feira dia 04 de abril de 2013, uma série de reuniões com a equipe interna da SEDUC e Diretores das escolas municipais para apresentação do Projeto de Emancipação Política do nosso município. Foi apresentada na ocasião a  proposta para inúmeras atividades que serão desenvolvidas para vivenciarmos os 126 anos  da nossa terra.
A reuniam-se fez-se necessária de acordo com as exigências e demandas que exigem  o envolvimento e participação de todos que fazem a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a fim de promover e fomentar ainda mais a Cultura junto ao nosso povo.
As vivências culturais são os caminhos mais verdadeiros, de manter vivas as tradições e memorias de um povo, nos momento mais expressivas para a coletividade. A diretoria de cultura do município, vinculado a educação prazerosamente convida toda população para participar das atividades artísticas e culturais.




PÁGINA DA SEDUC NO FACEBOOK: https://t.co/72X0rfXZmM

Tony Gel diz que nunca viu verdade nos olhos de Zé Queiroz



.
.
O deputado estadual Tony Gel (DEM) revelou hoje à imprensa de Caruaru que no passado foi convidado pelo prefeito José Queiroz (PDT) para integrar seu grupo político, mas recusou o convite. “Nunca vi verdade nos olhos dele”, disse.
Tony Gel e José Queiroz

O democrata também comentou as declarações do prefeito de Caruaru de que seu filho Wolney Queiroz é o maior deputado federal da história da cidade, suplantando nomes como de Fernando Lyra e do próprio Tony Gel, deputado federal por três mandatos. “A coruja sempre diz que os seus filhos são os mais belos”, ironizou.
Tony Gel destacou também que as suas gestões na Prefeitura de Caruaru foram voltadas para o social e proporcionaram uma saúde de qualidade para a população. “O que seria de Caruaru e tantas cidades da região sem Jucazinho?”, questionou. Ele lembrou ainda o anel viário e comentou que seus adversários fazem questão de não concluir o projeto. “Poderia ter sido incluído na duplicação da BR-104. Mas o que eu vejo é muita inveja”, disparou.
Questionado sobre as eleições de 2014, Tony Gel disse que poderá ser candidato a deputado federal, fazendo dobradinha com Miriam Lacerda. “Mas posso também ser candidato a reeleição. Vai depender das circunstâncias”. Tony também voltou a defender o nome do governador Eduardo Campos para presidente da República. “Aécio Neves é um bom quadro, mas seria minha segunda opção”, justificou.
A entrevista foi concedida nesta sexta-feira (05), ao programa Conteúdo, da rádio Caruaru FM, comandando pelo jornalista Mário Flávio.
Por Jornal de Caruaru

AÇUDE DE TABOCAS TEM APENAS 5% DE SUA CAPACIDADE





O efeito da estiagem já é sentido em todo o nordeste e preocupa têm deixado verdadeiro tsunamis em prejuízos que vão desde a economia a sobrevivência. No Polo de Confecções a situação não é diferente, com o Açude de Poço Fundo totalmente seco, o de tabocas está com apenas 5% de sua capacidade, provando que essa é a maior seca já vista nos últimos tempos.
 A esperança agora para amenizar a situação, e a reversão de Jucazinho que servirá apenas para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe e o distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte) não entrarem em colapso total.
 Vale destacar que o Açude do Machado localizado no Sítio Bandeiras zona rural de Brejo da Madre de Deus ainda de encontra com cerca de 30 a 40% de sua capacidade, porém, tem sido vítima de proprietários de caminhões pipas, que retiram de dia e de noite o líquido, sem qualquer tratamento, planejamento ou equilíbrio, agravando assim ainda mais a situação.
Do: Jornal Agreste Notícia 

DEUS

OPOSIÇÃO PERDIDA

Enviado por Matheus Souza

Depois de levar uma verdadeira piza nas urnas, a oposição de Taquaritinga depois de se dividir e virar motivo de chacota, ainda tenta sem sucesso tumultuar a população da cidade, com  atitudes como faça o que eu digo mais não faça o que eu faço, a oposição mostra sua  total fragilidade e continua se apegando a um líder ultrapassado que quer pousar de bom moço, mais todos sabem as atitudes de "BOM MOÇO"  que o mesmo teve, a oposição também conta com um conjunto de "LAZERS" para tentar detonar a administração de Taquaritinga , mais os 'LAZERS" direcionados ao prefeito tem se voltado para os próprios atiradores, outro porém se gera sobre a imprensa marrom que nos últimos dias esteve destilando calunias e inverdades e que primeiramente levaram uma grande butada que pode virar processo, alguns vereadores estão gastando o seu tempo com assessores que só os colocam para trás e os fazem perder, em relação os Lazers precisam saber usa-los pois só assim os mesmos conseguem algum efeito .

 
Lazer será que será utilizado na Câmara Municipal?????


Envie você também o seu comentário para o nosso email : dalianet@hotmail.com

sexta-feira, 5 de abril de 2013

RÁDIO CAIC É SUCESSO EM TAQUARITINGA DO NORTE


Radialistas mirins entrevistam o Prefeito e o Promotor na Rádio CAIC


Os intervalos de recreio na Escola Francisca Moura (CAIC), agora estão mais interativos. Após a instalação da Rádio CAIC os alunos deste educandário estão conseguindo unir lazer com conhecimento e tornando o recreio bem mais educativo.
Na manhã desta sexta-feira (05/abril), os radialistas mirins Gustavo Henrique e Cosmo Weynn entrevistaram o Promotor de Justiça Dr. Iron Miranda dos Anjos que foi indagado sobre sua vida estudantil, porque escolheu esta profissão, principais desafios que um promotor enfrenta e também sobre a polêmica questão das barracas próximas ao CAIC, onde explicou o motivo da interdição das mesmas e também declarou que está apurando e pediu à polícia que investigue a autoria do protesto realizado pelos barraqueiros esta semana, que culminou com a suspensão das aulas na creche. O promotor também falou da importância de combater as drogas e elogiou o trabalho que a direção do CAIC vem fazendo junto à comunidade estudantil.
O outro entrevistado foi o prefeito Evilásio Araújo, que foi indagado sobre a importância e as atribuições de um prefeito, sobre seus tempos de estudante e aconselhou os jovens estudantes a se dedicarem aos estudos, “pois a educação é à base de tudo, pois só poderemos chegar a algum lugar através da educação”, declarou.
“Esta iniciativa nossa de criarmos a rádio tem por objetivo desenvolver a convivência social dos alunos, fazendo os mesmos não se intimidarem quando forem falar em público, e perderem o medo de se expressarem e debaterem suas ideias” declarou o professor Marcos Augusto, diretor do CAIC e idealizador desta novidade que está fazendo a diferença na maior escola de Taquaritinga do Norte.

CURTAS E BOAS DO DÁLIA NET


CONIAPE: Prefeitos assinam protocolo de intenções

 
 
Os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), consórcio que reúne 11 municípios do Polo de Confecções de Pernambuco e da Paraíba, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (04/abril) na câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe para assinarem o protocolo de intenções e também definirem os valores do rateio, onde mensalmente as prefeituras repassarão para o CONIAPE uma contribuição que custeará as despesas de manutenção do mesmo, onde o critério para definição deste montante foi o tamanho da fatia do FPM, havendo a variação de 1 mil a 5 mil entre os municípios participantes, dependendo do repasse mensal que cada um recebe.
 

 
 
Sob o comando do prefeito Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte), na reunião estavam presentes os Prefeitos Dr. Edson Souza (Brejo da Madre de Deus), Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe), Dr. Neves (São Caetano), José Ademar (Alcantil-PB), a prefeita Lucy Teixeira (Barra de São Miguel-PB), Odon Ferreira (Toritama), Antônio de Roque (Jataúba), Robevan (Santa Maria do Cambucá) e a Prefeita Maria Sebastiana (João Alfredo) foi representada por José Antônio. Também estavam presentes o consultor especialista em consórcios intermunicipais e gestão pública Dr. Laércio Queiroz, os advogados e consultores jurídicos Dr. André Pitt e Dr. Leonardo Saraiva, o Presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM) Léo Santana, secretários, assessores e a imprensa da região.
 


 
Evilásio, em seu pronunciamento, destacou a importância dos prefeitos se mobilizarem e protestarem contra os atos do governo federal que vem prejudicando os pequenos municípios, especialmente os do nordeste, a exemplo da prorrogação do IPI reduzido para a indústria automobilística, o que implica diretamente na redução do FPM, prejudicando os municípios que vivem praticamente só desta fonte de recursos.
 
 

 
Outro aspecto destacado foi o andamento das emendas alocadas pelo Deputado Federal e idealizador do Consórcio José Augusto Maia (PTB), que totalizam cerca de 7 milhões, e foram direcionadas para a aquisição de uma patrulha mecanizada, perfuratriz de poços, usina asfáltica e 20 caçambas, uma vez que já se encontram cadastradas no SICONV e apresentam pendências que os prefeitos têm urgência em resolver, pois caso contrário, perderão este importante recurso de grande necessidade para os 11 municípios integrantes.
 

 
 
Na reunião também ficou acordado que o CONIAPE irá solicitar mais uma vez o encaminhamento de toda documentação do consórcio, “uma vez que até agora não recebemos nada ainda em termos de informações e documentos, estamos alheios a tudo o que houve antes no CONIAPE, mais esperamos esta próxima semana recebermos todo este material que já foi solicitado desde a eleição da nova diretoria”, complementou o prefeito de Taquaritinga.
 
 

 
Agora em abril os prefeitos membros do CONIAPE estarão indo a Brasília na busca de conseguirem alocarem emendas parlamentares para o orçamento 2013 junto aos Deputados Federais e Senadores de Pernambuco e da Paraíba e também montarão uma força tarefa para resgatar as emendas que já foram cadastradas em nome do consórcio.
 

 

Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte


Prefeitos lançam nota de protesto contra Dilma

 
 
Na reunião ocorrida na Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), na segunda-feira (01/04), os prefeitos pernambucanos acordaram em elaborar uma nota de protesto contra o Governo Federal em virtude da prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados, em favor da indústria automobilística e também do descaso d a presidente Dilma Roussef com os municípios que vem enfrentando a maior seca dos últimos anos. Confira agora, na íntegra a nota assinada pelos prefeitos pernambucanos e publicada nos veículos de comunicação do Estado:
 
 
NOTA DE PROTESTO
 
 
A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), em nome dos municípios do Estado de Pernambuco, vem a público externar seu mais veemente protesto contra a medida do Governo Federal, que mais uma vez prorroga a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), penalizando os municípios, o elo mais fraco da corrente federativa, em favor da grande indústria automobilística situada no Sul do País, aprofundando as desigualdades regionais. Isso repercute negativamente na execução das políticas públicas e sociais de âmbito municipal, em prejuízo dos milhares de brasileiros e brasileiras que vivem nos pequenos municípios.
 
Se por um lado as sucessivas perdas de receita e a maior seca das últimas décadas têm fragilizado financeiramente os municípios, por outro lado, o Governo Federal tem repassado cada vez mais atribuições para nossas Prefeituras, sem qualquer tipo de compensação financeira. Na reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE, a presidenta Dilma Roussef anunciou algumas ações emergenciais, importantes para este momento de seca, mas insuficientes para aliviar a grave crise estrutural que se abate sobre os municípios, fruto da marginalização a que foram submetidos.
 
O anúncio de máquinas e equipamentos, embora relevantes, não atendem as necessidades de abastecimento urgentes que se impõem, considerando-se a insuficiente capacidade de produção do mercado. Alguns deles somente serão entregues no final do ano de 2013.
 
Por outro lado, as negociações celebradas com o Ministério da Integração Nacional, na reunião realizada em 18 de março na sede da AMUPE, bem como a ocorrida em Brasília, com representantes de 07 Estados do Nordeste, em 20 de março, não foram consideradas e não avançaram, frustrando as expectativas criadas.
 
Para os prefeitos pernambucanos, é lamentável a insensibilidade do Governo Federal para com a dura realidade enfrentada pelos municípios, sobretudo os mais afetados pela estiagem. É na porta dos Prefeitos e não nos gabinetes de Brasília, que batem, a cada dia, milhares de homens e mulheres aflitos por água, ração para os animais, emprego, renda e alternativas de sobrevivência. Uma população historicamente sofrida, cansada de migalhas e de ações emergenciais. Não é possível que o governo federal se mantenha inerte.
 
Os prefeitos pernambucanos esperam do Governo Federal sensibilidade e medidas eficazes de superação, concedendo aos municípios os recursos necessários. Os municípios se constituem o parceiro federativo de maior capilaridade, com acesso direto à população e capacidade de atendimento de forma mais ágil e eficaz.
 
Por isso, os prefeitos pernambucanos esperam que a presidenta Dilma reveja seu posicionamento e trate os entes federativos de forma mais respeitosa, descentralizando a gestão e os recursos financeiros fundo a fundo, através do cartão de defesa civil, promovendo, assim, o atendimento imediato, conforme requer a situação, alcançando, dessa forma, melhoria de vida para milhares de brasileiros e brasileiras.

ASSOCIAÇÃO MUNICIPALISTA DE PERNAMBUCO
AMUPE

Pavimentações a todo vapor em Taquaritinga


 
Os moradores dos bairros do Silva de Cima e do Silva de Baixo, em Taquaritinga do Norte, estão contando os minutos para a conclusão da pavimentação e drenagem pluvial nos principais acessos destas comunidades. 
 
No Silva de Cima, também conhecido como Silva do Matadouro, as obras contemplam o acesso principal do bairro que dá acesso ao matadouro público, realizando um antigo sonho dos moradores. 
 
Esta primeira etapa tem intervenções nas áreas de drenagem pluvial, colocação de meio-fio e pavimentação em paralelepípedos graníticos e proporcionará uma maior fluidez no tráfego local, uma vez que esta via também dá acesso a comunidade do Jaburu de Cima.
 
 
 
Já no Silva de Baixo as obras também seguem a todo vapor no acesso deste bairro que também faz a ligação com o povoado de Mateus Vieira e também está sendo contemplado com obras de pavimentação e drenagem, valorizando os imóveis locais e facilitando a vida dos moradores desta localidade.
 
 
 Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Barraqueiros retomam diálogo com a Prefeitura


Depois de dias turbulentos marcados por liminares, discussões acaloradas, protestos e muita tensão, ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/abril), mais uma reunião envolvendo a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte e os barraqueiros que tiveram seus estabelecimentos embargados na última terça-feira em cumprimento a Lei Estadual 10.454/90, que fixa como perímetro de segurança escolar o raio de 100 metros a partir do epicentro das unidades de ensino; ao Código Tributário Municipal que restringe o exercício de atividades comerciais, sobretudo em áreas públicas e também em respeito ao Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, que prevê a aplicação de multa diária de 3 mil reais ao Prefeito pelo descumprimento da lei do perímetro escolar.
Da reunião solicitada pelos barraqueiros e realizada no auditório da prefeitura, participaram o prefeito Evilásio Araújo, os secretários municipais Jurandir Coelho (Gestão), Veroneide Mendonça (Administração) e Lurdinha Malaquias (Finanças), o vereador Gilson Carlos, a assessoria jurídica da prefeitura e praticamente todos os barraqueiros, onde o tema da mesma foram as dificuldades enfrentadas pelos mesmos em virtude do embargo de seus comércios e a busca de alternativas que minimizem este problema.
Abrindo a reunião, o prefeito leu a pauta de reivindicações dos barraqueiros e deixou claro que em nenhum momento houve descaso do poder público com eles, uma vez que esta já era a terceira reunião e que em outras, muitos deles não haviam comparecido, ressaltando a ilegalidade da ocupação de um terreno do DER/PE que todos tinham conhecimento deste problema que já se arrastava por mais de 25 anos e eram sabedores que esta situação de desocupação era passível de ocorrer a qualquer momento. Prosseguindo, Evilásio falou que tinha interesse em fazer uma praça de alimentação naquela área e também um calçadão, onde pretendia recuar as barracas, situação esta que foi inviabilizada com a aplicação da lei do perímetro escolar.
“É importante que todos vocês tenham a consciência que são invasores de um terreno público e que ninguém está acima da lei! Minha indignação é com pessoas que ficam usando vocês de arma e tripudiando em cima de uma situação onde todos estão prejudicados. Deixo claro aqui que, em nenhum momento, mesmo sabedores do problema, vocês não me deram a oportunidade de sentar e negociar uma solução, o que fizeram foi entrar com uma ação na justiça contra a prefeitura, onde não foi dado provimento ao recurso, atitude que agravou ainda mais uma situação”, declarou o Prefeito.
Após o pronunciamento do prefeito, o Dr. Leonardo Saraiva, representando a prefeitura, destacou que o caminho para resolver este impasse é o entendimento entre as partes. “A situação flui melhor quando agente tá conversando, pois não terá resolução do problema se houver radicalização deste processo. Temos que promover o diálogo de resultados sem politicagem no meio, pois o prefeito tem total interesse em chegar a uma solução que resolva este grave problema”, destacou.
A palavra foi aberta aos barraqueiros que falaram dos prejuízos e das dificuldades que terão com seus estabelecimentos fechados e todos tiveram oportunidade de apresentar alternativas para resolver o problema. O prefeito lançou a sugestão da criação de um polo gastronômico a ser construído por trás do Centro Comercial, ideia aceita pelos comerciantes de comidas e bebidas da ocupação, manteve o compromisso do pagamento do aluguel das 3 famílias que ocupam a área e vai realizar o levantamento de áreas públicas onde possa tentar acomodar os demais ocupantes. “Deixo bem claro aqui, que esta preocupação da Prefeitura em nenhum momento pode ser vista por vocês como uma compensação, até porque todos aqui são conscientes da infração que cometeram invadindo ou adquirindo um terreno público e eram sabedores do risco que corriam”, destacou Evilásio.
Após a reunião, todos comemoraram a retomada do diálogo e a proximidade da resolução de uma situação que vem movimentando a Dália da Serra nos últimos dias. A expectativa é que outras reuniões aconteçam e que, num curto espaço de tempo, as partes envolvidas cheguem a um denominador comum.

FRAGMENTO BÍBLICO

480494_510599515653211_480595651_n

Garota se finge de morta para ouvir elogios em seu velório




























A  chinesa Zeng Jia, uma estudante de 22 anos, estava morrendo de vontade de saber como seria estar viva em seu próprio velório.

Você pode até achar que ela é meio maluca, mas, por outro lado, também é capaz de perceber que ela tem sua razão em fazer o que fez.

Recentemente, o avô dela morreu e, durante o velório, ela sacou que havia um monte de gente falando coisas incríveis sobre o falecido, coisas que nem ela fazia ideia, e passou por sua cabeça que a pessoa que mais gostaria de ouvir aquelas coisas já estava morta.

Muito viva, Zeng só precisou ficar de olhos fechados e ouvir todo mundofalar bem dela.

Inclusive, foi registrado até foto do momento dela dentro do caixão. 



Fonte: todomundopira

PARTICIPE DA CAMPANHA AMIGO DO HOSPITAL!


A Secretaria de Turismo também está engajada nesta campanha 
O Hospital Geral Severino Pereira da Silva, que mantido pela Fundação Municipal de Saúde de Taquaritinga do Norte (FUNDATA), precisa de você! Seja mais um AMIGO DO HOSPITAL!
Dezenas de pessoas estão se engajando nesta campanha com o propósito de ajudar o Hospital de Taquaritinga do Norte que atende pacientes de toda a região em várias especialidades e que, com o seu apoio, irá fazer muito mais! 
Funcionários da Prefeitura levantam esta bandeira! 
Participe! As doações de pessoas físicas podem ser feitas através de materiais médico-hospitalares, alimentos, produtos de limpeza e outros itens similares diretamente na FUNDATA ou também podem ser feitas em dinheiro através de depósito na seguinte conta:

BANCO DO BRASIL
CONTA CORRENTE: 6718-0
AGÊNCIA: 1153-3 
O vereador Lukinha da saúde e Biu Fires também estão engajados!
As pessoas jurídicas (Empresas) também podem participar. É simples! Para se tornar mais um parceiro na luta em favor da saúde, solicite a visita do mobilizador de recursos da FUNDATA e conheça nossos projetos e campanhas, pois temos o formato ideal para sua empresa e podemos fazer as adequações devidas para construirmos esta parceria. Seja amigo do Hospital! Sua parceria pode ajudar a salvar inúmeras vidas! Participe, esta luta também é sua! 
O vereador Dr. Rogério de Lucca (Recife) é um grande parceiro da FUNDATA. 

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...