sábado, 27 de janeiro de 2018

Ex-presidiário é morto por sua própria vítima em tentativa de assalto, afirma PM


Atualização às 09h de 27/01
A noite desta sexta-feira (26) em Brejo foi marcada com homicídio em Brejo da Madre de Deus. De acordo com as informações repassadas pela Polícia Militar, o crime aconteceu na Rua Sebastião Américo da Silva, bairro Canecão, na sede do município.
A vítima, Diego José dos Santos (conhecido por “Burrego”) foi morto com um disparo de arma de fogo. De acordo com a PM, o mesmo seria ex-presidiário e teria sido assassinado, segundo relato de testemunhas, após após tentar assaltar uma pessoa não identificada.
Teria sido essa pessoa a efetuar o disparo, saindo do local em seguida. Ainda de acordo com relato de familiares a polícia, o mesmo continuava no mundo do crime mesmo tendo sido posto em liberdade. Ao lado dele, foi encontrado um punhal, arma esta que, de acordo com a polícia, teria sido usada para tentar o assalto.
O corpo foi periciado e levado ao IML, na cidade de Caruaru.

Homens armados invadem festa e matam mais de 10

Um pessoa foi achada morta dentro de um veículo estacionado no local da chacina (Foto: Facebook/Reprodução)


Criminosos atiram em festa no Ceará e deixam 18 mortos
Um massacre deixou mortos e feridos em uma festa no Bairro Cajazeiras, em Fortaleza, na madrugada deste sábado (27). Um policial civil que estava no local disse que o total de mortos chega a 18. Moradores falam em 14 mortos. A Secretaria de Segurança Pública não divulgou um número oficial de vítimas. O caso segue em investigação.
Seis pessoas estão internadas no hospital Instituto José Frota (IJF), entre elas, um menino de 12 anos. Uma jovem de 19 anos, outros três adolescentes de 16 anos - sendo duas jovens -, e um de rapaz de 24 anos estão internados ''sem risco de morte iminente'', segundo o hospital.
A suspeita inicial da polícia é que membros de uma facção criminosa estavam na danceteria "Forró do Gago", próximo à BR-116, por volta da 1h30, quando vários homens armados chegaram em três carros, invadiram o local e dispararam tiros. Ainda não há informações sobre a motivação do crime, a identidade das vítimas ou se algum suspeito foi preso.
O Instituto Doutor José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência de Fortaleza, recebeu seis pessoas feridas, todas baleadas. Cinco deles estão internados e não há detalhes sobre o estado de saúde. O sexto tem estado grave de saúde e está na sala de reanimação do IJF.
Fotos da chacina compartilhadas em redes sociais mostram 12 cadáveres no local da festa, a maioria de mulheres. O número não é confirmado pelas autoridades, que ainda investigam. "Foi uma cena brutal, um massacre, nunca havia ocorrido algo parecido [no Ceará]", disse o policial.
Em dezembro de 2017, ano em que o Ceará teve um recorde no número de homicídios, o governador do Ceará, Camilo Santana, havia dito que 82% dos homicídios ocorrem em consequência do conflito entre facções que disputam territórios de tráfico de drogas.

Relato de sobrevivente

"Está muito horrível, muito horrível mesmo, muita gente baleada no chão", disse um sobrevivente, em mensagem compartilhada em rede social. A PM confirmou que se trata do texto de uma testemunha que pediu para não ter o nome divulgado.
"Algumas testemunhas falam em dezenas de pessoas chegando e atirando, sem dar chance de defesa; outras falam que eram um grupo de 15 bandidos, em três carros, fortemente armados", relato o PM.
Conforme um policial militar relatou ao G1, há marcas de tiros em várias paredes da casa de shows e em veículos que estavam estacionados próximos ao local.


O PM ouvido pelo G1 afirmou também que os policiais realizam uma força-tarefa momentos após o crime em busca dos autores. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa a região.
O policial afirmou que não pode informar detalhes sobre as buscas ou eventual identidade dos suspeitos. Também não há confirmação se algum suspeito foi preso até a madrugada deste sábado.

Chacinas no Ceará

A maior chacina do Ceará com o número de mortos confirmados foi o caso que ficou conhecido com Chacina da Messejana, com a morte de 11 pessoas, a maioria adolescentes, ocorrida na madrugada de 12 de novembro de 2015.

Educação em Taquaritinga do Norte : Resumo da Semana



Educação Taquaritinga : Escola Municipal Chefe Leandro





A Escola Municipal Chefe Leandro, localizada no Sítio Jerimum na Zona Rural de Taquaritinga do Norte - Pernambuco,  é uma das oito unidades de ensino que compõe a Rede Municipal. Atualmente a escola funciona com as modalidades de Educação Infantil, Jardim I, Jardim II - Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Ensino Fundamental I do 1º Ano Alfabetizar com sucesso ao 5º Ano, Ensino Fundamental II do 6º ao 9º ano.
   Foi no ano de 1969 a fundação do Grupo Escolar Municipal Chefe Leandro, de acordo com os registo da ata da professora Maria das Dores Gomes. 
A primeira gestora foi a professora Joselma de Lima. Em 1998 formou-se a primeira turma de 8ª série, hoje 9º ano solenidade realizada no mês de janeiro de 1998. Em 2000 a Unidade Escolar passou a se chamar Escola Municipal Chefe Leandro, em 2001 a segunda gestora foi a professora Mariceu Leal, de 2002 a 2006 a terceira gestora foi a professora Silvia Patrícia Lopes Leandro. Nos anos de 2007 a 2008 foi gestora foi a professora Joselma Lima. De 2009 a 2014 a quarta gestora foi a professora Adelma Casé. O quinto gestor nos anos de 2015 a 2016 foi o professor Ronaldo Lins.  A sexta gestora e atual de 2017 e 2018 a professora Lourdes Araújo que vem desenvolvendo um excelente trabalho na escola. Até 2008 a escola era tida como uma extensão ou seja um núcleo da Escola Francisca Moura Pereira da Silva (CAIC), assim sendo a desvinculação aconteceu através do reconhecimento da unidade de Ensino pela portaria SE 2405, publicada em  11 de abril de 2013.Com o cadastro nº414.016.Atualmente a escola tem como lema ''Educar Sempre".  Um novo Olhar na Educação Durante o ano de 2017 houveram vários projetos na referida escola onde podemos citar alguns: Turma do Fom-Fom, Professor amigo do transito, Projeto Cultura Afro-brasileira e indígena, Ser criança é ser feliz, Projeto arte do mestre Vitalino, Minha escola lê - Projeto Família e Escola Projeto Ariano Suassuna e a Cultura Pernambucana, que virou tema do desfile cívico da escola. etc. A Escola Conta também com o Programa Novo Mais Educação, várias palestras educativas Projeto Aspa de Incentivo á Leitura , Concurso Ler Bem ,onde o  vencedor da etapa municipal foi estudante da Escola chefe Leandro, Deyvison Silva. Esta importante instituição de Ensino é mantida pela prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte , através da Secretária Municipal de Educação e Cultura da qual temos a frente da pasta da educação o professor Marcos Augusto Lopes Leandro, que conta com o apoio do Governo Municipal Ivanildo Mestre Bezerra ( Lero ).



A imagem pode conter: 2 pessoas, céu, praia, criança e atividades ao ar livre



Educação Taquaritinga : Reunião Administrativa com os Funcionários do CAIC

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), a primeira reunião do ano com os funcionários da Escola Francisca Moura Pereira da Silva- CAIC. O encontro contou com a participação da atual diretora e vice diretora, Aline Moura e Amanda Cristina,  que falaram sobre a necessidade da união de todos que fazem parte da escola para que ela funcione da melhor maneira possível.
Esteve presente também o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto, que antes de assumir sua atual posição foi diretor da Francisca Moura durante seis anos. Ele relembrou os percalços enfrentados no passado, e as muitas dificuldades que encontrou ao gerir uma escola tão grande e tão importante, desejando assim muita sorte e foco a Aline e Amanda para que as mesmas desempenhem um bom trabalho nessa nova gestão.




EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A imagem pode conter: 16 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Educação Taquaritinga : Reunião com os Educadores de Apoio

Aconteceu na manhã desta terça-feira (23), a 1º reunião do ano com todos os Educadores de Apoio das escolas municipais de Taquaritinga do Norte, a reunião aconteceu no Ginásio Experimental. Na ocasião, o secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto se pronunciou aos Educadores. O mesmo falou sobre dificuldades do passado e a importância de que o elo entre prefeitura, Secretaria de Educação e membros das escolas, para que todos sigam cada dia mais fortes para que o trabalho desempenhado seja cada vez melhor para os estudantes do município.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

Secretário de Educação se reúne com o Padre Pedro

 Ocorreu na manhã desta segunda-feira, (22), o encontro entre o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto e o novo pároco do município de Taquaritinga do Norte, Pe Pedro. Na reunião foram tratados assuntos referentes ao evento de posse do pároco, que ocorrerá às 10h am do dia 04 de fevereiro de 2018. Na ocasião, visitaram a escola Francisca Moura Pereira da Silva, onde o Pe Pedro pôde observar as instalações da escola e definir o melhor local para servir de apoio para a sua posse. 
A despedida do atual Pároco Pe Ivemar acontecerá na data anterior ao evento, dia 03 de fevereiro de 2018.



SECRETARIA MUNICIAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

Acesse o Blog da Secretaria Municipal de Educação e Cultura : http://educacaotaquaritinga.blogspot.com.br/

Pagina Oficial : https://www.facebook.com/EducacaoTaquaritinga/



sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Chico Sience o Jovem Humilde que levou a Cultura de Pernambuco ao Mundo



Chico Science (1966-1997) foi um cantor e compositor brasileiro, um dos principais representantes do “movimento mangue beat”.
Chico Science (1966-1997), nome artístico de Francisco de Assis França, nasceu na cidade de Olinda, Pernambuco, no dia 13 de março de 1966. Passou sua infância e adolescência no bairro de Rio Doce. Era fã da música de James Brown e Kurtis Blow importantes representantes do soul-music e do hip-hop norte-americano. Influenciado pelos passos da dança do cantor Michael Jackson, em 1984, Chico entrou para a Legião Hip-Hop, um dos principais grupos de dança de rua do Recife.
Em 1987 formou seu primeiro grupo musical, o “Orla Oribe”, um conjunto de black music, que acabou antes de completar um ano. Em seguida, criou a banda “Loustal” (em homenagem ao quadrinista francês Jacques de Loustal), que fazia uma mescla do rock dos anos 60 com o soul, o funk e o hip-hop. Em 1991, Chico Science conheceu o grupo afro de percussão de Olinda “Lamento Negro”, que faz um trabalho de educação popular na periferia do Recife, e reúne ritmos folclóricos como o maracatu rural e coco de roda com o samba-regue.

Resultado de imagem para historia de chico science

Com a fusão do Loustal e o Lamento Negro surgiu ao grupo “Chico Science e Lamento Negro”, que depois foi batizado com o nome “Chico Science & Nação Zumbi”. A estreia da banda aconteceu em junho de 1991, no espaço Oásis, em Olinda e chamou a atenção da mídia, com uma batida típica, resultado da mistura de ritmos regionais, como o maracatu rural e coco de roda, com o rock, o hip-hop, o funk rock e a música eletrônica. Estava formado um movimento musical denominado “Mangue Beat”, uma alusão ao mangue (ecossistema típico da costa do Nordeste brasileiro), mais a palavra beat (batida).

Imagem relacionada
O Movimento “Mangue beat” se desenvolveu nas cidades do Recife e Olinda, e logo entrou na cena musical do país. Além da mistura dos ritmos, o grupo desenvolveu uma forma própria de exprimir visualmente essa mistura, com o uso do chapéu de palha, típico da cultura pernambucana, o óculos escuro, camisas estampadas, tênis e colares coloridos.

Resultado de imagem para filha de chico science
O grupo “Chico Science e & Nação Zumbi”, formado por Chico Science (voz), Lúcio Maia (guitarra), Dengue (baixo), Toca Ogam (percussão e efeitos), Canhoto (caixa) Gira (tambor) Gilmar Bola 8 (tambor) e Jorge Du Peixe (tambor), logo estava excursionando pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 1994 lançou seu primeiro disco “Da Lama ao Caos”, onde se destacaram as músicas “A Praieira” e “A Cidade”, que fizeram parte da trilha sonora das novelas Tropicaliente e Irmãos Coragem, respectivamente.

Resultado de imagem para CHICO SCIENCE MORTO
O segundo disco “Afrociberdélia”, de 1996, teve a participação de Gilberto Gil, Marcelo D2 e Fred Zero Quatro. A música “Maracatu Atômico”, canção de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, que fez sucesso em 1973, na voz de Gilberto Gil, se transformou em hino do grupo. No auge do sucesso, Chico Science sofreu um acidente de carro quando seguia pela rodovia que liga o Recife à Olinda, no Complexo de Salgadinho.
Chico Science faleceu no Recife, no dia 2 de fevereiro de 1997.

Secretaria de Saúde está realizando mais uma vez o cadastramento de pacientes para realização de cirurgias de catarata


A prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da secretaria de saúde, esta cadastrando até o dia 29 de janeiro pacientes acima de 50 anos para realização de cirurgias de catarata pela Fundação Altino Ventura, no Projeto de Prevenção à cegueira na Unidade Móvel Cirúrgica.

Os interessados deverão procurar seu agente de saúde para informar seus dados e serem encaminhados para triagem no Município de Vertentes no dia 30 de Janeiro. A secretaria de saúde disponibilizará o transporte e fará todo o acompanhamento junto aos pacientes. O projeto está sendo realizado em parceria com seis municípios da região e a cidade de Vertentes será polo para abrigar a demanda dos municípios.

A catarata é a principal causa de cegueira curável, representando um problema de saúde pública que interfere negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Pensando nisso, a prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da secretaria de saúde, esta realizando essa parceria com a Fundação Altino Ventura. "Estamos realizando essa parceria para fazer o cadastramento dos pacientes que necessitam dessa cirurgia, vamos continuar investindo na saúde da população, pois dessa forma levaremos uma melhor qualidade de vida ao povo de Taquaritinga do Norte", falou o prefeito Lero.


Mais dois abandonam o projeto político de Jânio em Taquaritinga do Norte

Blog de Jr Albuquerque

Mais dois suplentes de vereador abandonam o projeto político da VELHA raposa. Dessa vez Clécio de Pão de Açúcar e Ivanildo Irmão de Bil do Pastel e que exerce o cargo de conselheiro tutelar, abandonaram o barco de Romário Dias para engrossar as fileiras de Alessandra em Taquaritinga do Norte.

Isso mostra o quanto a política arcaica do século passado praticada pelo VELHO líder político não tem mais respaldo no próprio grupo político. A intensão do prefeito de Santa Cruz é tirar o VELHO líder da liderança da oposição e colocar outra pessoa para poder manter seus votos em eleições estaduaiis. Com mais essa duas adesões, o grupo político de Jânio fica ainda mais fraco para disputar as eleições de 2018.

Vergonha

Usando da política do século passado, o vereador Borges envergonhou o deputado André de Paula na última quinta feira 25, quando na sessão solene que entregou o título de cidadão ao deputado, Borges fez um verdadeiro comício. O vereador chegou até a soltar indiretas contra o prefeito de Santa Cruz que estava presente na sessão, pelo fato do mesmo esta cooptando lideranças da oposição para votar em sua esposa, tirando de Jânio votos já prometido a Romário Dias.

Ricardo Teobaldo anuncia investimentos na saúde, infraestrutura e agricultura em Taquaritinga do Norte


Em contato com o nosso Blog, o deputado federal Ricardo Teobaldo, falou dos vários investimentos que vem fazendo no município. Teobaldo destacou os recursos que alocou no Orçamento Geral da União, proveniente de emendas parlamentares, para 2018. Taquaritinga receberá investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.
Um dos pontos destacados por Ricardo Teobaldo durante a conversa foi a importância de trabalhar ouvindo o executivo e o legislativo. “Os recursos que destinei a Taquaritinga para o próximo ano foram pedidos de Lero e dos vereadores do grupo calabar. Eles solicitaram o investimento na saúde do município, a aquisição de um veículo para transporte dos pacientes de hemodiálise e a construção de duas passagens molhadas. É por isso que sempre converso para ouvir o prefeito, os vereadores e ver de perto as necessidades da população”, frisou.
Em quatro anos, Teobaldo já é o deputado federal que mais destinou emendas para Taquaritinga do Norte.

LUCIANO REGIS MAIS UMA VÍTIMA DA INSEGURANÇA

Vitima tinha 27 anos – Foto: Reprodução
O assassinato do jovem Luciano Régis Xavier de Melo (27anos), fato ocorrido na noite de quinta-feira (26) em Santa Cruz do Capibaribe, está gerando comoção nas redes sociais, locais que também estão sendo utilizados por parte da população local para a articulação de dois protestos pedindo mais segurança e paz na cidade.
O jovem, que não possuía qualquer passagem pela polícia, trabalhava como técnico em um provedor de internet e foi morto a tiros na Rua Maria Belarmina Pereira, no bairro Cruz Alta.
Ainda não há informações oficiais da Polícia Civil quanto as linhas de investigação do fato, porém duas destas seguem com maior ênfase: a de que ele teria reagido quando, supostamente, estaria sendo assaltado e também a de crime de execução.
.
.

Protestos já marcados

O crime, porém, já gerou repercussão na região e, até o momento, dois protestos já estão com datas e horários marcados. O primeiro deles está previsto para acontecer a partir das 17h, na Praça da Bíblia, que fica no giradouro da PE-160 com a Avenida 29 de Dezembro. De acordo com os organizadores, os manifestantes devem ir vestidos com camisas pretas e cartazes com pedidos de paz.
Já o segundo está previsto para o próximo sábado (27), a partir das 15h, tendo como ponto de concentração a Praça dos Estudantes. Segundo os organizadores, os manifestantes devem ir vestidos de branco para realizar seus pedidos por paz e mais segurança.
.

Jovem fez desabafo contra a insegurança dias antes de morrer

Um fato que chama a atenção foi um desabafo compartilhado pelo jovem em sua página na rede social Facebook, dias antes de ser assassinado. No desabafo, ele chama a atenção para a falta de responsabilidade do Estado no combate da violência que, para ele, o poder público não vem cumprindo seu papel. Confira:
.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Amistoso entre Prefeitura e Câmara marca sorteio da Copa Pão de Açúcar de futsal



Um amistoso entre uma equipe representando a câmara de vereadores e outra representando a prefeitura marcou o sorteio da 2ª Copa Pão de Açúcar de futsal nessa quarta feira 25. O time da prefeitura liderado por Baiano, e usando as camisas do Stacione levaram uma sapecada da equipe que representou a câmara e vestiu as camisas do ALE por 7  x   5.

Logo após o amistoso, foi realizado o sorteio da 2º Copa Pão de Açúcar de futebol de salão. O campeonato começa dia 17 de fevereiro 19 h com o jogo entre o Sertãozinho atual campeão e a equipe do Taquary, logo após esse jogo acontecerá o outro jogo do grupo entre Atlético de Pão de Açúcar e Vila Real de Taquaritinga do Norte.

No mesmo dia teremos o terceiro jogo da noite entre o atual vice campeão Brasília contra a equipe do Stacione. A rodada continua no domingo 18 a partir das 8 h da manhã com os seguintes jogos:  Vitória JR. de Taquaritinga do Norte e Juventude de Gravatá do Ibiapina,  ALE terceiro colocado no último campeonato enfrente a equipe do Badoque e encerrando a primeira rodada Guará de Pão de Açúcar e Guarani de Gravatá. 

O campeonato ficou dividido em três grupos com 4 equipes cada, onde vai se classificar as 2 melhores de cada grupo e os dois melhores terceiro colocado dos três grupos. As 8 equipes farão as quartas de finais já na fase de mata mata, e assim até a grande final. O prefeito do município, Ivanildo Mestre "Lero", falou sobre mais um campeonato. "O primeiro ano de nossa gestão, fomos o município do polo de confecções que mais investiu no esporte, conseguimos com o apoio dos comerciantes e dos deputados Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo, dar um levante no esporte em Taquaritinga do Norte, agora estaremos realizando o torneio do Jerimum no próximo sábado e no dia 17 de fevereiro começaremos a segunda Copa Pão de Açúcar de futebol de salão", falou Lero

Os grupos da 2ª Copa Pão de Açúcar de futsal ficou assim:

Grupo A                                                Grupo B                                       Grupo C

Sertãozinho                                           Brasília                                        ALE

Taquary                                                Stacione                                      Badoque

ATL. PDA                                              Vitória Jr                                     Guará

Vila Real                                              Juventude                                    Guarani                               

Luta contra as drogas – Mãe denuncia filho após jovem roubar mil reais de vizinha


Uma mulher procurou a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, na quarta-feira (24), para denunciar o próprio filho, após ele praticar um furto na casa de uma vizinha.
De acordo com as informações da polícia, o adolescente de 16 anos pulou o muro, destelhou a casa e roubou a quantia de mil reais.
Ao saber do fato, a mãe buscou a polícia para resolver a situação. O jovem é usuário de drogas e já teria gasto mais da metade do dinheiro.

Santa Cruz do Capibaribe : Mais um Assassinato

Na noite dessa quinta-feira (25) a cidade de Santa Cruz do Capibaribe aumentou seus números no que diz respeito à violência,  neste início de 2018. Um homem, até o momento não identificado, foi morto a tiros. O município chegou a 10 casos, em 25 dias.
O homicídio aconteceu no bairro Cruz Alta. A Polícia Militar se encontra no local, onde colhe as primeiras informações. Ainda não se sabe quantas pessoas praticou o crime.
Nossa equipe acompanha o caso de perto. Em instantes mais informações.


Resultado de imagem para assassinato

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

REFLEXÃO

População não vacinada contra febre amarela no País é ‘alto risco’, diz OMS

O grande número de pessoas não vacinadas contra a febre amarela em áreas com ecossistema favorável ao vírus representa um alto risco de mudança no patamar de transmissão. A informação foi divulgada recentemente, em um comunicado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde julho do ano passado, o Ministério da Saúde contabiliza 35 pacientes com a doença, com 20 mortes. A situação mais crítica é a de São Paulo. Na semana passada, o governo Geraldo Alckmin (PSDB) confirmou 41 novos casos – o total, desde o início de 2017, chega a 81.

Para bloquear o vírus, o ministério lançou uma campanha que pretende imunizar, em menos de 50 dias, 21,8 milhões de pessoas no Rio, em São Paulo e na Bahia. Para a OMS, a medida deve limitar o avanço da doença, mas é possível prever percalços. “É importante notar que, devido à sua escala e alcance, esta campanha de vacinação em massa provavelmente será caracterizada por desafios logísticos significativos”, diz o texto.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...