sábado, 30 de janeiro de 2016

BLOCO "A GORDA E SUAS VIRGENS" - ANO 10 - DOMINGO EM TAQUARITINGA DO NORTE


Irreverência, alegria e animação, tomarão conta da cidade de Taquaritinga do Norte no próximo domingo (31) com o desfile do Bloco A Gorda e Suas Virgens. Criado em 2007 através de uma brincadeira de amigos, o bloco se consolida em todos os anos e chega a sua 10 edição com força total e em novo dia, já que tradicionalmente desfilava no sábado.


Este ano a animação ficará por conta das orquestras de frevo: "Só Emoções" de Caruaru, "Serrana" de Taquaritinga do Norte e "Raízes" de Feira Nova e os bonecos gigantes.  A concentração será às 14h, em frente ao Clube Serrano, de onde todos seguirão em desfile pelas principais ruas da cidade, encerrando na praça central com uma grande folia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico.

FORTES PANCADAS DE VENTO NA ÚLTIMA SEXA EM TAQUARITINGA DO NORTE


Na última sexta feira em Taquaritinga do Norte , fortes pancadas de vento causaram transtornos em diversas partes da cidade, algumas casas e estabelecimentos comercias tiveram telhas arrancadas, e até o letreiro que fica próximo ao Cruzeiro da cidade foi danificado com a força do vento.




sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Casal que morava em Taquaritinga confessa participação no crime brutal da professora de Vertentes

POLÍCIA CIVIL ELUCIDA HOMICÍDIO DA PROFESSORA DENIZE.


Na delegacia, casal confessou a participação no crime.


Uma operação conjunta das polícias civil e militar conseguiu prender os autores do crime da professora Denize da cidade de Vertentes . O casal foi Capturado em Ipubí,  município do Sertão de Pernambuco. O taxista Luiz Gonzaga da Silva foi preso e confessou participação no crime de morte que comoveu toda a população de Vertentes e região. O policiamento da GT cumpriu o mandado de prisão na serra da ladeira, zona rural de Ipubí, por volta das 18hs, desta quinta (28). O caso segue em investigação e a Polícia procura por outros acusados de participar do assassinato da professora.  Luis morava em Taquaritinga e tinha um espetinho próximo ao posto de gasolina, e fazia lotação de Taquaritinga para Vertentes em um veículo Corsa verde 
O crime que aconteceu no último dia 21 de Janeiro chocou toda a população de Vertentes e cidades que integram o polo de confecções, onde na ocasião, a professora Denize foi morta de maneira brutal. Segundo polícia, pelo menos três pessoas estariam envolvidas e vitimaram a educadora através de pauladas e asfixia.
A educadora,era aposentada, residente no município de Vertentes, Agreste de Pernambuco e lutava contra um câncer de mamas.

Idoso é detido com mais de 100 kg de maconha em Taquaritinga

Maconha enterrada dentro de barris em Taquaritinga do Norte (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Um idoso de 66 anos foi detido com 102,4 kg de maconha enterrados dentro de dois barris em um quintal na zona rural de Taquiritinga do Norte, Agreste pernambucano. A apreensão foi na noite da quinta-feira (28), no Sítio São Miguel. De acordo com a Polícia Militar, na casa dele também foram encontradas munição e uma balança de precisão. Outros dois quilos da droga estavam na casa.
Maconha enterrada dentro de barris em Taquaritinga do Norte (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Denúncia anônima levou polícia até a droga
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Ainda segundo a Polícia Militar, o idoso informou que a droga seria de outra pessoa, que não foi localizada. Ele foi autuado em flagrante por assossiação ao tráfico e posse ilegal de munição na delegacia de plantão de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste. "Há informação de que ele sabia da droga e até recebia mensalmente uma quantia para tomar conta do local", explicou o delegado Luiz Carlos ao G1. O homem será levado para a Cadeia de Taquaritinga do Norte.
O tenente Olivaldo, da PM, disse que foram oito policiais e quase duas horas para retirar os botijões que estavam com o entorpecente. "Recebemos uma denúncia anônima falando da droga. Chegando lá, a terra estava molhada e já deu para perceber que tinha alguma coisa escondida", disse ao G1.


Carro do Governo de Pernambuco bate em carreta na BR-232; uma pessoa morreu


Um carro do Governo de Pernambuco e uma carreta colidiram frontalmente, deixando uma pessoa morta e duas feridas, na tarde desta quinta-feira (28), em Flores, no Sertão do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 362 da BR-232.

Em nota, a assessoria do governo do estado informou que o motorista, de 59 anos - que conduzia o carro do cerimonial - morreu na hora. Os outros dois ocupantes da caminhonete, um policial militar e o adjunto da chefia de cerimonial, sofreram escoriações leves, foram encaminhados ao hospital do município e estão fora de perigo.

O carro do cerimonial estava a caminho de São José do Belmonte, também no Sertão, para um evento. De acordo com a assessoria de comunicação, o governador Paulo Câmara desistiu de ir ao evento após o acidente. Na cerimônia, estava marcada a autorização da restauração da PE-430 e o lançamento dos programas "Terra Pronta" e "Distribuição de Sementes".
Carro do cerimonial do governo de PE colidiu em carreta na BR-232 (Foto: Emanuel Belmiro/ TV Asa Branca).

Informações do G1/PE

PROGRAMA CIDADE EM FOCO

BANDIDOS PERIGOSOS SÃO PRESOS EM TAQUARITINGA

TANDA E SEU COMPARSA SÃO PRESOS NA ZONA RURAL DE TAQUARITINGA DO NORTE

Os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Taquaritinga do Norte
 Considerado um dos bandidos mais perigosos da região, Jonata Honório da Silva, vulgo “Tanda” (camisa vermelha na foto), de 19 anos de idade, residente no bairro da Cohab II em Caruaru, acabou sendo preso no dia de ontem (quinta-feira) em uma residência localizada na Vila do Socorro na zona rural do município de Taquaritinga do Norte, juntamente com seu comparsa identificado como sendo, Otávio Soares da Silva Júnior, de 20 anos.
 A Polícia Militar chegou até a dupla depois de receber informações através de denúncia anônima dando conta que, os elementos estariam na casa da namorada do Júnior, escondidos e ultimamente realizavam vários assaltos nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. Foi montada uma força tarefa em conjunto com as equipes GATI, ROCAM e Oficiais de Operações, o que culminou com a prisão dos imputados e a apreensão de duas armas de fogo, sendo um revólver cal. 38 e uma Pistola cal. 380, além de 23 munições.
 No imóvel também foi detida a jovem Tamires Raiane Alves da Silva, de 23 anos de idade, namorada do Junior e que segundo a Polícia, sabia das ações criminosas realizadas pela dupla e dava abrigo para os acusados se esconderem.
 Na oportunidade foram recuperadas várias peças de roupas, um notebook, cinco aparelhos celulares, um tablet, uma TV de 32 polegadas e R$ 411,00 (quatrocentos e onze reais) provenientes dos assaltos. Ainda foi apreendida a motocicleta Honda FAN-150c de cor preta e placas PEH-6128 e o automóvel Astra de cor prata e placas KKS-4869.
 O Júnior confessou para a Polícia que t
eria sido contratado para matar um mototaxista, mas os policiais evitaram passar maiores detalhes para não atrapalhar as investigações que deverão ser feitas para apurar essa informação.
 Já o ‘Tanda’ é acusado de assassinar quando ainda era menor de idade, a jovem Gisely Lopes do Nascimento, que tinha 17 anos de idade. O crime de morte aconteceu no dia 12 de junho de 2014, em Santa Cruz do Capibaribe. Clique AQUI e relembre o caso.
 Vale destacar também que, o ‘Tanda’ estava fugado da FUNASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo) de Caruaru.
 Os acusados foram apresentados na Delegacia de Polícia de Taquaritinga do Norte aonde foram autuados e recolhidos na Cadeia Pública daquela cidade. Já a mulher foi liberada após prestar depoimento.

Secretaria de Saúde e Meio Ambiente presta contas à população



Aconteceu na manhã de ontem (27) mais uma audiência Pública da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. A mesma aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores e foi comandada pelo Secretário Ronaldo Veiga, onde na ocasião, apresentou as receitas e despesas da pasta, bem como algumas ações realizadas.
Entre as ações, o Secretário explanou o trabalho realizado pelos agentes de saúde e endemias, vigilância sanitária e equipe administrativa no combate a dengue, junto com o suporte de 40 homens do exercito. Outro ponto citado foi a respeito do concurso público: “Parabenizo todos os aprovados e peço que aguardem a homologação do resultado nos próximos dias para em seguida, tomarem posses dos seus cargos e juntos trabalharmos em prol de nossa saúde e do bem estar da população nortetaquaritinguense”, destacou o Secretário, Ronaldo Veiga.


BLOCO PEGOU BEIJOU !!!

Grupo Calabar se reúne e mostra sua força !

Do Taquarinet Noticias

Dimas Oliveira



Aconteceu na noite desta ultima quinta feira ( 28/01 ) , uma grande reunião do grupo Calabar, aonde se fizeram presentes  figuras de muita historia no grupo como o Ex - prefeito Zeca (PSDB), o ex-vice prefeito pelo grupo Lulu, o candidato do grupo  em 1989 Mendes ( PSB ) , representando a família Fagundes Renan( PSB ) o filho do saudoso Dr Aldenir candidato pelo grupo Calabar em 1992 e 1996 , também estiveram presentes os Vereadores : Gilson Carlos, Rogéria Cristina, Ronaldo Veiga e João da Banda, e Ezequias, quem também se fez presente foi o Policial Rodoviário Federal Fábio de Jairo , o  ex-vereador Demir recém chegado ao grupo Calabar, e o prefeito Evilásio Araujo (PSB ) , principal liderança do grupo eleito em 2008 e reeleito em 2012 com uma esmagadora diferença em relação ao segundo colocado, na reunião foram pautados assuntos sobre os progressos que o grupo trouxe a cidade, sobre as conquistas do grupo, e sobre várias peruas que circulavam nas redes sociais , e o prefeito Evilásio foi enfático em dizer que não abre mão que o povo escolha o candidato, e não vai permitir que ninguém prejudique o processo , e o candidato vai sair do meio do povo, o ex-prefeito Zeca e o ex vice prefeito Lulu fizeram um discurso emocionado aonde lembraram das dificuldades que o grupo teve para chegar  ao poder e o esforço do povo de Taquaritinga para que o grupo que mais fez pelo município continuasse a frente dos destinos.
A reunião contou com a presença da imprensa da região e com a presença em peso da população da cidade, que prestigiaram as lideranças e todos os pré candidatos do grupo, para muitos que pensavam que o prefeito Evilásio iria abaixar a cabeça para as humilhações e perseguições que vem sofrendo ficaram surpresos pela força do grupo Calabar e a liderança do prefeito , uma reunião histórica que animou os militantes e a nação Calabar rumo a 5° vitória consecutiva. 






























quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Feijão e arroz vão ficar mais caros ao longo de 2016

Segundo o Dieese, em 2015 o feijão ficou 29,6% mais caro no Recife e o arroz, 7% / Foto: Antônio Cruz, Agência Brasil

Segundo o Dieese, em 2015 o feijão ficou 29,6% mais caro no Recife e o arroz, 7%

Foto: Antônio Cruz, Agência Brasil


Usar o termo “feijão com arroz” como sinônimo de algo básico ou popular talvez perca um pouco do sentido ao longo de 2016. Diante de chuvas em excesso nas regiões produtoras e da alta do dólar, os dois alimentos mais tradicionais do prato dos brasileiros irão sofrer aumentos seguidos de preços neste ano. Segundo o Dieese, em 2015 o feijão ficou 29,6% mais caro no Recife e o arroz, 7%. Apesar de não acreditarem que possa haver desabastecimento, indústria e órgãos ligados ao controle de produção e distribuição afirmam que impacto da safra ruim já irá chegar à mesa no fim de fevereiro.
De acordo com a pesquisa de preços da cesta básica realizada pelo Dieese, o quilo do arroz custava em média R$ 3,03 em dezembro passado e o feijão estava por R$ 5,25. No mesmo mês de 2014 os produtos estavam por R$ 2,83 e R$ 4,05, respectivamente.
JC-ECO0128_BLI01_FEIJAO_WEB
O maior volume desses dois grãos consumidos em Pernambuco vem principalmente da região Sul, seguido do Sudeste e Centro-Oeste. No caso do arroz, 79% da produção nacional se concentra no Rio Grande do Sul. Já o feijão fica dividido principalmente entre Paraná, Minas Gerais e Goiás. “Tivemos uma redução do potencial produtivo por conta da chuva em excesso. No caso do arroz, por exemplo, o produtor precisou plantar várias vezes para poder vingar”, explica o gerente de avaliação de safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Cleverton Santana.
Com a oferta comprometida, a tendência é que os preços subam ainda mais. O caso mais delicado é o do arroz, que apesar de não ter tido a maior alta de preços, conta com apenas uma safra anual e, diante do dólar alto, seus produtores tendem a priorizar a exportação. “Mas dizer que vai faltar seria muito alarmante. Mesmo que falte, podemos importar, mesmo com o dólar alto. Quando a safra quebra, a gente importa do Uruguai”, afirma o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Edvaldo Lira. 
Segundo o último levantamento da Conab, houve uma expansão significativa nas exportações do arroz ao longo do ano passado. Em novembro de 2015, 186,9 mil toneladas vieram de fora do País. No mesmo mês do ano passado, foram 80 mil toneladas. Mesmo ocorrendo com países do Mercosul, a transação é realizada em dólar, encarecendo o produto que já está escasso. O mesmo relatório indica uma projeção de redução de 5,2% na safra 2015/2016 em comparação com a produção 2014/2015. Com isso, a tendência é uma redução ainda maior nos estoques, que já caiu de 868,21 mil toneladas da safra de 2013 para 666,8 mil toneladas em 2014.
Já o feijão conta com três safras anuais que, mesmo atrasadas diante das interferências do clima, permitem que as perspectivas possam mudar um pouco ao longo do ano. “No momento, o feijão (mulatinho) subiu mais. Mas, em compensação, as pessoas têm opções de feijão de todo tipo, como o preto, que não subiu tanto”, observa Edvaldo Lira.
Por outro lado, o Brasil é o único produtor do feijão mulatinho. Assim, a importação não é uma opção para um caso mais extremo de falta no mercado.
“Em uma situação normal, esses produtos sofrem uma redução do preço no período da colheita (fevereiro), quando há mais oferta. Mas, neste ano, em plena safra estamos falando de aumento de preço”, lamenta o representante comercial da Josapar (indústria da marca Tio João) em Pernambuco, Murilo Calmon. 
CHUVA X SECA
Mas, se por um lado o excesso de chuva no Sul, Sudeste e Centro-Oeste está levando feijão e arroz mais caros para as mesas dos pernambucanos, foi justamente a seca no Nordeste que tornou o Estado dependente de fornecedores tão distantes. “Normalmente o feijão, por exemplo, vinha mais da Bahia. Mas, de uns dois anos para cá, com a produção comprometida pela seca, todo mundo começa a procurar onde está mais barato. Hoje buscamos no Sul”, explica o diretor técnico do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), Paulo de Tarso. 

Detran cobra R$ 15,77 para entregar CRLV


Aumento das taxas do Detran é parte do pacote de aumento de impostos do governo do Estado / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Os proprietários de veículos em Pernambuco estão sendo surpreendidos com a cobrança de uma nova taxa no licenciamento deste ano. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) criou uma taxa de postagem no valor de R$ 15,77 para entregar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) na casa do usuário. Essa é uma das 20 novas cobranças instituídas pelo órgão este ano, dentro de um pacote de medidas para aumentar a arrecadação e equacionar o caixa. No site do Detran, o usuário terá a opção de não pagar a taxa mas terá que se deslocar até um dos postos de atendimento no Estado para retirar o documento 2016. 
“O Detran estava arcando com um custo alto de imprimir, envelopar e postar o CLRV para entregar na residência de cada usuário. Esse valor é alto porque o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) faz uma série de exigências e especificação para a postagem documento, inclusive o aviso de recebimento pelo proprietário do veículo. Quem quiser a comodidade de receber em casa paga a taxa. Caso contrário, vai até um dos postos do Detran no prazo estipulado”, diz o presidente do Detran, Charles Ribeiro. 
Para descartar o pagamento da taxa de postagem, o proprietário do veículo precisa entrar no site do Detran inserir a placa e solicitar a impressão das guias de débitos. O usuário deverá selecionar cada uma das taxas que deseja pagar (por exemplo IPVA, Bombeiros, licenciamento e seguro obrigatório) e deixar em branco a taxa de postagem. Em seguida solicita a impressão dos documentos. 
O aumento das taxas do Detran é parte do pacote de aumento de impostos do governo do Estado, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro, incluindo vários setores econômicos. Charles defende que as taxas não eram reajustadas desde 1999 e que existia um déficit de 25% entre o valor arrecadado (R$ 350 milhões) e a necessidade de recursos para manter a prestação dos serviços. Difícil é fazer o usuário entender mais aumento de cobranças em ano de recessão. 

AVANÇAM AS OBRAS DA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO


Continuam as obras da praça de alimentação que está sendo construída entre o Coreto Central e a Praça Antônio Pereira. A estrutura compatível com o padrão de beleza das praças, conta com 12 quiosques e tem a finalidade de acomodar adequadamente comerciantes que trabalham em barracas improvisadas, e proporcionar aos consumidores um local aconchegante  e organizado.

Confira as imagens:











 É o Governo Municipal trabalhando e avançando com o povo! 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Bandidos tentam extorquir famílias de pacientes internados no Hospital Mestre Vitalino



A direção do Hospital Mestre Vitalino recebeu denúncias nos últimos dias sobre tentativas de extorsão às famílias de pacientes internados na unidade. Os familiares relataram que teriam recebido ligações telefônicas de pessoas se passando por médicos ou profissionais de saúde informando sobre a necessidade de pagamento para realização de algum procedimento, medicação ou outro atendimento relacionado ao paciente.

Nestes casos, a orientação do HMV, é que a família entre em contato imediatamente com o Hospital pelo telefone (81) 3725-7913 e informe o ocorrido. Além disso, a recomendação é que os familiares não efetuem nenhum tipo de transação bancária ou pagamento antes de entrarem em com a emergência.

“Infelizmente pessoas de má fé estão realizado esta tentativa de extorsão, efetuando ligações para os familiares dos pacientes internados no HMV, se passando por médicos ou profissionais de saúde. Nós queremos alertar a população para esta situação, e informar que o Hospital não realiza este tipo de contato, uma vez que todos os nossos atendimentos e serviços são gratuitos”, alerta Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

Nota do SINPOL Sobre a Crise Penitenciária em Pernambuco



O Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) lamenta o grave momento pelo qual passa a segurança pública no Estado, evidenciado pela eclosão de mais uma crise em seu sistema penitenciário.

Em menos de uma semana, dois presídios foram alvos de ataques precisos, com fortes armamentos e explosivos, ocasionando a fuga de quase uma centena de bandidos, e comprovando que as organizações criminosas que planejaram as investidas tinham plena ciência das deficiências e pontos críticos nas unidades prisionais atacadas.

Se por um lado o crime organizado planeja, agenda e executa ações de fuga e resgate de seus integrantes, por outro, o Estado de Pernambuco demonstra fraqueza e não encontra solução para tal problema. Chama a atenção, ainda, o fato de que os locais dos ataques tinham guaritas desativadas e já haviam sido alvos de tentativas anteriores.

Durante todo o ano de 2015, o Sinpol fez alertas ao Governo do Estado, apontando as diversas fragilidades da segurança pública, que mais se fundamenta em ações de marketing de um programa esgotado, que em investimentos no combate à impunidade, concretizando, para nossa tristeza, o já esperado aumento da violência e dos homicídios.

É preciso se fazer um pacto de eficiência no Estado, com diálogo com a sociedade e as entidades representativas, diálogo este que possa apresentar soluções para que Pernambuco tenha forças policiais valorizadas, bem equipadas e ampliadas, fazendo com que haja, de fato, um estado de segurança pública.

Como disse o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, "estamos no início do ano e ainda dá tempo para que o Governo do Estado corrija o rumo de sua política de segurança pública".

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...