sábado, 4 de março de 2017

Pernambuco registra aumento de 47, 7% da violência


Homicídio

Nos primeiros 59 dias de 2017, 976 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. O número é 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas. Os dados – obtidos antecipadamente, com exclusividade, pelo Portal FolhaPE – deverão ser divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) apenas no dia 15 de março. Em fevereiro deste ano, o Governo mudou a metodologia e deixou de divulgar diariamente os números de homicídios. Até o fechamento dos números, ainda pode haver uma pequena variação na quantidade de assassinatos, já que alguns inquéritos policiais que investigam a causa da morte podem ser concluídos como homicídio.

A violência no Estado já vinha apresentando índices alarmantes. Dezembro de 2016 havia sido considerado o mês mais violento dos últimos dez anos, com 472 assassinatos. Em janeiro deste ano, a estatística voltou a crescer, com 479 homicídios. O número disparou em fevereiro de 2017 e passou a liderar o ranking, com 497 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), uma média de 17,75 mortes por dia.

Cresce o número de cidades sem dependências bancárias


Em geral, são cidades bem pequenas, com menos de 5 mil habitantes e pouca circulação de dinheiro. Nestes municípios, os únicos canais de acesso aos serviços financeiros são as lotéricas, os Correios, cooperativas de crédito ou estabelecimentos comerciais que atuam como correspondentes bancários. Porém, há limite para saques e pagamentos de boletos. Isolados, os moradores são obrigados a viajar quilômetros até cidades vizinhas para sacar salários e aposentadorias ou fazer depósitos.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Fim de semana ainda tem muito carnaval no desfile das Virgens de Surubim


Albérico Cassiano

Com a chegada da quarta-feira ingrata e término do período oficial da folia de Momo, é hora do folião do interior voltar para casa, e recarregar as energias para o Desfile das Virgens de Surubim, que acontece no próximo final de semana.

A abertura oficial da festa acontece na noite da sexta-feira (03), com um Cortejo da Cultura Popular, saindo da igreja de São Sebastião até o pátio da usina.  Ainda de acordo com a programação divulgada pela Prefeitura, no sábado, também à noite, haverá desfile de blocos líricos, orquestras e quatro trios elétricos.

No domingo (5), a partir das 8h da manhã, já haverá desfile de blocos e troças. Por sua vez, o desfile das Virgens começa a partir das 14h e vai contar com a participação de onze trios elétricos. Os shows acontecem no palco montado no Pátio da Usina, também local da dispersão dos blocos.

Continua…


Confira a programação do Carnaval de Surubim:

Quinta (02)

19h – XII Faé Folia (Bloco do Copo Sujo) – concentração no bar do Faé, rua João Batista, Centro.
19h – Bloco do Clécio- concentração rua Jerônimo Heráclio, Centro. Sexta (03)

18h30 – Cortejo Multicultural: Bois, Blocos, Orquestras, Grupos de Dança e Juventude em Bloco (saída da Igreja de São Sebastião para o pátio da Usina)

Apresentações no Palco da Usina

19h45 – Bloco Lírico, Compositores e Foliões
21h –  Marrom Brasileiro
22h40 – D’Breck Sábado (04)

16h – Fadas Magrinhas (Palco)
18h30 – Bloco Folia do Boi Mirim (avenida São Sebastião)
19h – Bloco Folguedos de Surubim
19h30 – Bloco Amantes das Flores de Camaragibe
19h50 – Bloco Eu Pulei, Patusco

20h – Maestro Duda (Palco)
20h10 – Bloco A Pisada é Essa, com orquestra de frevo (Avenida São Sebastião)
20h30 – Bloco Kifolia, com Alex Nascimento
21h – Bloco Prifolia
21h30 – Bloco Surpresa, com Asas da América
22h – Bloco 40 Graus, com Massêta

Domingo (05)8h – Blocos Levanta Defunto e As Bonecas

14h – Bloco Direitos Humanos da Folia, Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Boi Cara Branca de Limoeiro, Bonecos Gigantes de Ipojuca e Orquestra, Caboclinho União Sete Flexas, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Boi Mimoso, Maracatu Várzea do Capibaribe

14h – Orquestra Maia Junior (pátio da usina)

15h30 – Bloco Prifolia, com Forró do Mundo
16h – Bloco 14 Bis
16h30 – Bloco Carrapeta, com Patusco
17h – Bloco Kifolia
17h30 – Bloco Surpresa, com Marreta é Massa
18h – Bloco Halifa Jeans, com Banda Halifa e Dellas
18h30 – Bloco Apimentada, com Alex Nascimento
19h – Bloco Pirata, com Gleydson e Herricky
19h30 – Bloco Cowboy, com DJ Gutto
20h – Bloco 40 Graus, com Kuarto de Empregada

Neste ano, o carnaval homenageia os 100 anos de nascimento do comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, nascido em Surubim, em 30 de setembro de 1917.

Fotos: Edmilson Gonçalves / Google.

Albérico Cassiano, com informações da Assessoria de Comunicação e do blog Mais Casinhas / Charles Nascimento.

Taquaritinga do Norte

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto e atividades ao ar livre

PREFEITURA EM AÇÃO: MANUTENÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através do Departamento de Iluminação Publica (DIP), realizou na ultima quinta feira dia (02), manutenção na iluminação pública de bairros no distrito de Pão de Açúcar, mais de 25 pontos de iluminação passaram por manutenção








ASCOM/PMTN

quinta-feira, 2 de março de 2017

Qual a diferença entre posse e propriedade?


551

Posse Primeiramente, vamos lembrar que posse não é um Direito Real, estando inserida no estudo geral sobre o Direito das Coisas. Em outras palavras, a posse, justamente pela sua definição, não tem os efeitos reais de propriedade sobre a coisa (óbvio, mas vale a pena frisar).
Para a definição de posse no direito brasileiro foi adotada a teoria objetiva, cujo principal expoente foi Rudolf Von Ihering. Na doutrina de Carlos Roberto Gonçalves temos uma explanação bem simples:
Para que a posse exista, basta o elemento objetivo, pois ela se revela na maneira como o proprietário age em face da coisa.
Conforme a teoria objetiva, temos em nosso Código Civil de 2002:
Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.
Ou seja, a posse é uma conduta de dono, um exercício de poderes de propriedade, sendo diferenciada da detenção quando a lei assim o estabelecer. Isso significa que aquele que é proprietário é também possuidor, mas nem todo possuidor é também proprietário.
Propriedade
Agora a propriedade, um Direito Real. Em nosso Código Civil de 2002 consta que:
Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
Extraindo dessa definição, utilizando a doutrina de Carlos Roberto Gonçalves, temos os seguintes elementos constitutivos:
Direito de usar Direito de gozar Direito de dispor da coisa Direito de reaver a coisa
O direito de usar também é chamado de jus utendi, sendo a faculdade de utilizar a coisa e de servir-se dela. O direito de gozar, também chamado de jus fruendi, é o poder de usufruir dos frutos da coisa. O direito de dispor (jus abutendi) é a faculdade de transferir, alienar a coisa. Por fim, o direito de reaver a coisa (rei vindicatio) é a prerrogativa de reivindicar a coisa de quem a possua ou detenha injustamente; esse direito tem base no jus persequendi, o direito de sequela, que é uma característica dos Direitos Reais.

Vale a pena fazer mais leituras sobre o assunto para melhorar o entendimento e esclarecer outras possíveis dúvidas.
Fontes/referências/indicações:
Imagem: Pixabay
Código Civil Brasileiro de 2002
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil II Esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2014.
Texto de Wanildo José Nobre Franco
Texto de Cristina Mantovani Cera
→ Se quiser contribuir com o conteúdo, comente! Se houver equívocos, aponte! Toda contribuição é válida.
Por Natália Oliveira
Com informações de Jusbrasil

5 mortos, 3 presos entre os assaltantes de Banco da ação no Cabo


Pelo menos cinco suspeitos de participação na sequência de explosão a bancos no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul de Pernambuco, foram mortos durante confronto com a polícia. A ação também conseguiu capturar três bandidos. 
Os suspeitos estavam escondidos em uma área de canavial no Engenho Jardim Moreno, no município de Moreno, no Grande Recife. O grupo foi cercado, tentou reagir e foi baleado. Policiais espalharam bombas de gás para que os que ainda estão foragidos apareçam. 
De acordo com as informações da polícia, todos os mortos e os presos teriam envolvimento na explosão do Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica. Não teria, com isso, reféns feridos.
CONFUSÃO
Nas primeiras horas da manhã, um grupo de dez reféns foi confundido com bandidos durante uma perseguição policial aos suspeitos de explodirem agências bancárias no Cabo de Santo Agostinho. As vítimas tentavam sair do canavial onde foram deixadas quando a polícia chegou.
"Eles acharam que estávamos envolvidos. Começamos a gritar: 'Somos reféns! Somos reféns!'", comentou um homem, que preferiu não ter o nome divulgado. A confusão teria acontecido após os reféns entrarem no carro usado na fuga dos bandidos.
Como as vítimas foram deixadas em um canavial junto com o carro, elas resolveram entrar no veículo para pedir ajudar às margens da rodovia. Foi neste momento que viaturas se aproximaram e fizeram a abordagem.
O CASO
Moradores do Cabo de Santo Agostinho viveram momentos de terror na madrugada desta quinta-feira (2). Bandidos fortemente armados explodiram três bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú. 
Carros foram queimados na entrada do município do Cabo de Santo Agostinho e grampos foram espalhados pela pista. O grupo ainda colocou fogo em veículos e deixou explosivos perto dos bancos. 
De acordo com moradores da área, vários tiros foram ouvidos durante a ação e a delegacia da cidade foi metralhada. De acordo com a polícia, os assaltantes fugiram em direção a cidade de Escada.










Centenário de Chacrinha vai ser tema da festa de Carnaval em Surubim


A partir da próxima sexta (3) a cidade de Surubim, no Agreste de Pernambuco, realiza a festa de carnaval. Tradicionalmente, o evento no município sempre ocorre no fim de semana após a folia da momo em todo o Brasil. Em 2017, a festa vai prestar homenagem ao centenário de Chacrinha, um dos filhos ilustres da terra. 
De acordo com a assessoria da prefeitura, a decoração do evento é com banners e motivos que lembrem o Velho Guerreiro, como ficou conhecido. 
O diretor de turismo da cidade, Sidrayton Nascimento, comemorou a movimentação que a festa vai gerar para o município. “Estamos realizando um carnaval muito bonito e com alto nível de organização, que tem ultrapassado as fronteiras de Surubim. Resultado disso, tem sido a alta ocupação no setor hoteleiro e o incremento das vendas do comércio. É importante para a cidade, mas todo o Agreste também ganha com esse grande carnaval que Surubim está fazendo”, diz. 
Um dos principais nomes na história da televisão no Brasil, Chacrinha faria 100 anos em 2017 e é natural da cidade pernambucana. A festa começa com noite cultural, cortejo multicultural, polo de folia infantil e 11 blocos no desfile das Virgens, que ocorre no domingo (5), principal dia do carnaval na cidade. Diversas atrações vão se apresentar no evento, entre elas Marrom Brasileiro, D’Breck, Boi Surubim, Maracatus, Caboclinhos, Orquestra de frevo e Escola de Samba. 
José Abelardo Barbosa de Medeiros, conhecido como Chacrinha, nasceu em Surubim no dia 30 de setembro de 1917. Apresentou programas de auditório entre as décadas de 1950 a 1980. Morreu aos 71 anos, em 30 de junho de 1988.

TRAGÉDIA: Caminhão que transportava trabalhadores falta freio, mata três e deixa quinze feridos


CUPIRA: Um grave acidente por volta das 7 horas da manhã desta quinta-feira (2), deixou um saldo de três mortos e mais de quinze feridos na conhecida Ladeira de Zé Candido, no Sítio Serra Verde de Aprígio, na zona rural de Cupira, no Agreste pernambucano. Das três pessoas que morreram no local foram identificadas apenas duas, Zefinha e Gaúcho, que moravam em Alto Bonito, a terceira vítima fatal segundo populares era uma adolescente que tinha apenas 15 anos de idade. Os feridos mais leves foram levados para o hospital de Cupira e os mais graves foram trazidos para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.
De acordo com informações, trinta e cinco pessoas todos os dias saíam do distrito de Alto Bonito em Bonito e São Joaquim do Monte e iam trabalhar num plantio de tomate no Sítio Gravatá Açu, em Cupira, a maioria deles viajava em pé em cima da carroceria do caminhão e apenas dois desses trabalhadores viajavam na cabine com o motorista. 
Segundo alguns sobreviventes o caminhão F-4000 vermelho, placa KFZ-2763 de Bonito, trafegava em alta velocidade e ao descer a ladeira o motorista percebeu que faltou freio e desgovernado colidiu num tronco de uma árvore na beira da estrada e com o impacto os ocupantes da carroceria foram arremessados para fora e alguns dos trabalhadores sofreram graves fraturas e três delas não resistiram e morreram no local, algumas pessoas falaram inclusive que ontem o carro apresentou problemas de filtro e precisou ser levado a oficina. 
O motorista que não teve o nome divulgado se evadiu e deve se apresentar a polícia nas próximas horas. Os corpos dos três mortos serão encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru. (FONTE: Blog Agreste Violento)
 

quarta-feira, 1 de março de 2017

ATENÇÃO : IMPOSTO DE RENDA

Chegou a hora de acertar as contas com o Leão. Começa amanhã, dia 2 de março, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016). O documento precisa ser enviado à Receita Federal por pessoas físicas que obtiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 no ano passado.

 

Após Carnaval, é hora de juntar papelada para o Imposto de Renda

Contribuinte deve ter cuidado ao fazer a declaração / Foto: Reprodução
Contribuinte deve ter cuidado ao fazer a declaração
Foto: Reprodução
Da Editoria de Economia
Passada a folia de Carnaval, é hora de voltar as atenções para o Imposto de Renda (IR). Nestaquinta-feira (2) começa o envio das declarações pela internet. O prazo termina no dia 28 de abril. Por isso, é preciso juntar a papelada para facilitar o preenchimento do programa virtual e não ficar em maus lençóis com a Receita Federal.
Os contribuintes que somaram mais de R$ 28.559,70 ao longo do ano de 2016 são obrigados a apresentar a declaração de ajuste anual. Também deve participar quem realizou alienação de bens, operações em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, além de quem recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte com soma superior a R$ 40.000.
Há duas formas de declarar: pelos modelos simplificado (voltado para quem tem poucas despesas dedutíveis previstas pela Receita Federal, com desconto de 20% sobre a renda total, limitado a R$ 16.754,34) e o completo. Os documentos mais importantes são os pessoais, como CPF, título de eleitor e RG, os informes de rendimentos recebidos das fontes pagadoras. Também devem entrar no balanço benefícios previdenciários e extratos da movimentação bancária. No caso de autônomos, é necessário ter cópias de recibos e notas fiscais fornecidos para clientes ou pacientes.
Outros documentos que devem estar a mão do contribuinte são os que comprovam operações de venda, compra ou aluguel de imóveis. “Quem fez uma reforma e, com isso, aumentou o valor do imóvel pode colocar isso no Imposto de Renda. É preciso comprovar com notas fiscais emitidas pela empresa onde foram comprados os materiais de construção e pelo prestador de serviço que fez a reforma”, explica o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Campos.
Quem opta pelo modelo completo deve discriminar gastos com dependentes (assim como a renda deles, a exemplo do estágio do filho), saúde e educação. Quanto aos dependentes, é importante ficar atento. A principal novidade do Imposto de Renda deste ano é a apresentação do CPF de dependentes com no mínimo 12 anos. Já despesas com pré-escola, escola, faculdade e pós-graduação, plano de saúde, consultas com dentista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta podem ser abatidas do IR. 

RESTITUIÇÃO

O benefício de enviar a declaração mais cedo é a prioridade na hora de receber a restituição. Na fila do recebimento, primeiro vêm os idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais e contribuintes que entregaram primeiro. A restituição ocorrerá em sete lotes entre junho e dezembro.
O aposentado Antonio Geraldo Ferreira, 72 anos, já está juntando a papelada necessária. “Ainda faltam alguns documentos, o Carnaval atrapalhou esse ano. Mas eu vou arquivando e anotando consultas médicas. Conto com a ajuda de um contador há cinco anos para organizar as finanças, já que ele conhece melhor as regras da declaração do Imposto de Renda”, comenta. 
A orientação do assessor da Superintendência da Receita Federal em Pernambuco, Daniel Vieira, é de ter cuidado na hora de digitar. “Se digitar um valor ou uma vírgula errada, vai cair na malha fina e atrasar a restituição, se for caso de receber”. Para declarar, é preciso baixar o Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, disponível no site da Receita Federal, no endereço www.receita.gov.br.

Santa Cruz tem segundo ônibus incendiado em cinco dias

Fotos: Júnior Lino
Mais uma vez um ônibus que estava estacionado às margens da PE-160 foi incendiado. É o segundo caso com as mesmas características em cinco dias na mesma avenida. Dessa vez o fato aconteceu na noite desta terça-feira (28).
O incêndio ocorreu no início da noite e foi controlado pelos bombeiros, pouco tempo depois as chamas recomeçaram e os militares foram novamente acionados.
Existe a suspeita que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa, já que haviam pneus queimados no interior do ônibus.





terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Jovem morre após ingerir garrafa de tequila em um só gole durante aposta

Vítima de 23 anos teria recebido cerca de R$ 2 mil para tomar todo o conteúdo da garrafa em uma boate na República Dominicana

Kelvin Rafael Mejía participou de aposta em uma boate / Foto: Reprodução/Facebook
Kelvin Rafael Mejía participou de aposta em uma boate
Foto: Reprodução/Facebook
JC Online

Um rapaz de 23 anos morreu após beber, de uma só vez, uma garrafa de tequila para ganhar uma aposta. O caso ocorreu nesta terça-feira (28), na República Dominicana.
Segundo relatório do médico legista, Kelvin Rafael Mejía faleceu em decorrência de uma intoxicação alcoólica.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Raio mata oito bois da raça nelore em propriedade rural


Gados morreram após descarga elétrica (Foto: Orlando Gimenes/Arquivo Pessoal)Gados morreram após descarga elétrica (Foto: Orlando Gimenes/Arquivo Pessoal)
Um pecuarista de Avaí (SP) encontrou parte dos bois mortos em sua propriedade rural no domingo (26) após uma descarga elétrica atingir os animais. Orlando Gimenes calcula que o prejuízo foi de aproximadamente R$ 20 mil. “Depois da tempestade de raios de sábado fui no local e percebi que eles estavam assustados e que estava faltando oito gados. Eles estavam em uma matinha. Foram procurar abrigo lá e acabaram sendo atingidos pelo raio”, conta.
saiba mais
A descarga elétrica atingiu e matou oito cabeças de gado da raça nelore no Bairro Batalinha. O proprietário rural contou que os 28 animais da propriedade estavam quase prontos para o abate. “Eles estavam com 16 arrobas e seriam vendidos daqui a dois meses. Agora ficaram apenas 20. Mas dos males o menor, pelo menos ninguém se feriu.”
Ainda segundo o pecuarista, os animais já foram enterrados, mas o raio deixou marcas pelo caminho. “O estrondo foi tão forte. Abriu um sulco no chão, arrancou grama. Parecia um trator que tinha passado, se não soubesse do raio, eu ia achar que era um extraterrestre”, diz.

Após ser agredida, mulher joga solvente no companheiro e ateia fogo




Uma mulher de 34 anos foi presa, neste domingo (26), por tentativa de homicídio contra o próprio companheiro. De acordo com os registros da ocorrência, Claudiana de Souza Lima Leite, residente no Bairro Santo Augustinho, despejou água fervente e posteriormente jogou um líquido solvente que estava em uma garrafa contra Alcimar dos Santos Ferreira, em seguida ateou fogo com um fósforo. Minutos antes de ter atentado contra a vida de Alcimar, Claudiana teria sido agredida por ele.

Segundo testemunhas, a confusão começou em um bar, no sítio Algodão, zona rural de Taquaritinga do Norte na noite deste sábado (25). O motivo da confusão teria sido uma informação da madrinha da autora, que teria dito que Alcimar teria “colocado uma mulher dentro da casa dele” na semana anterior, quando Claudiana estava viajando para buscar um filho de 10 anos que estava em outra cidade.


Após a informação sobre a suposta traição, o casal iniciou uma discussão em um bar e em seguida foram para casa onde começaram as agressões. Conforme os relatos registados na delegacia, Alcimar agrediu Claudiana com socos, pontapés e uma faca de serra, chegando a jogar um jarro de flores contra ela. Mais tarde, quando o companheiro foi dormir, Claudiana cometeu a tentativa de homicídio.


Alcimar foi socorrido para a UPA de Santa Cruz do Capibaribe com queimaduras de primeiro e segundo grau, conforme o médico de plantão relatou a polícia. Claudiana foi encontrada em casa e presa na manhã deste domingo por policiais civis.

Dois são executados com crueldade





Dois homens foram assassinados, na noite neste domingo de Carnaval (26), na cidade de Toritama. O crime ocorreu na Rua Santa Cruz, Bairro Cohab.
O crime teve requintes de crueldade, sendo que uma das vítimas teve a cabeça esmagada por uma pedra e a outra teve um cabo de vassoura introduzido no ânus.
A polícia Militar fez o isolamento da área até a chegada da polícia civil que encaminhou os corpos para o IML na cidade de Caruaru.
A autoria do crime ainda é desconhecida.

REFLEXÃO

16298825_2053241011382918_6663199787562499719_n

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...