sábado, 4 de fevereiro de 2017

Nas redes sociais, pernambucanos cobram ações de combate à violência


Governador Paulo Câmara tem sido cobrado por ações de combate à violência / Divulgação
Governador Paulo Câmara tem sido cobrado por ações de combate à violência
Divulgação
Da editoria de Política

A violência tem crescido em todo o País e não é diferente em Pernambuco com casos de assalto a ônibus e de explosão de agências bancárias e o aumento do número de homicídios. Assustada, a população tem direcionado cobranças ao governador Paulo Câmara (PSB) e as redes sociais do socialista e do governo estadual se transformaram em um depósito de críticas devido ao aumento da violência no Estado.
Na última sexta-feira, a página oficial do governo estadual no Facebook publicou um texto para alertar sobre o combate à violência contra a mulher. A publicação foi a deixa para cobranças. A internauta Kylda Pereira escreveu que estava irritada com a falta de segurança no território pernambucano e citou a explosão de um posto bancário em Porto de Galinhas.
"E o pior: não tem pronunciamento do governador, uma atitude que convença. Agora, fomos vergonhosamente atacados em um local turístico. Até quando?", questionou.
O internauta Marcelo Fernandez fez mais cobranças. "Seu dever é garantir segurança para todos", disse.

Nos dois casos, os responsáveis pela página do governo estadual deram retorno aos internautas. A Kyilda Pereira, a assessoria do governador informou que "as polícias Civil e militar estão, neste momento, em diligência na investigação de indícios que possam levar à quadrilha responsável pela ação contra as agências bancárias em Porto de Galinhas".
Para Marcelo Fernandez, a resposta foi recheada de números com as ações do governo estadual: "a violência tem aumentado no País inteiro e em Pernambuco não foi diferente. Por ter essa consciência, não estamos acomodados e, neste ano que se iniciou, teremos a Segurança como um dos pilares da nossa ação. Em 2016, entregamos 892 viaturas à Polícia Militar. Além disso, o efetivo policial está sendo reforçado por meio de concurso público - 1,5 mil vagas para soldados da Polícia Militar e outras 1 mil vagas para Polícia Civil e Científica".


Ainda na página do governo estadual, o internauta Luiz Henrique afirmou que "quando não se investe em segurança também se incentiva a violência".
Na página do governador Paulo Câmara no Facebook, a ação mais recente, até a publicação deste texto, foi a mudança da foto de capa. A assessoria do socialista colocou uma foto dele junto a estudantes da rede pública estadual na abertura do ano letivo.
Na foto, é possível ver comentários elogiosos ao governador, como o de Lane Unica, que escreveu: "A humildade faz a diferença sempre. Lindo de se ver". Ianira Ribeiro postou: "A foto revela compromisso com o povo pernambucano".
Mas também há cobranças na área de Segurança Pública.
"Ao invés de trocar a foto de capa, ele deveria tomar uma atitude sobre a insegurança, violência e saúde", escreveu a internauta Lucimere Silva.
Já Matheus Nunes foi mais enfático na crítica. "Quero ver você dar jeito nessa bandidagem", postou.
O internauta Fernando Lins perguntou: "cadê a segurança no estado de Pernambuco, governador?".
Em outra publicação, o questionamento coube ao internauta Victor Andrade. "Governador, sabemos que a violência está aumentando não só em nosso Estado, mas qual será a iniciativa que vossa senhoria irá tomar para que possa ao menos amenizar e transmitir um pouco mais de segurança aos cidadão? Agradeço a resposta".
O responsável por gerenciar a página respondeu: 'Victor, acreditamos que é o diáologo o melhor caminho para que, juntos, possamos avançar com Pernambuco".

Início das aulas da Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte


Na última sexta-feira, dia 3, as escolas da Rede Municipal de ensino deram início a mais um ano letivo com a meta de oferecer  um ensino de excelência. São mais de 4300 mil alunos matriculados nas 8  escolas do município.


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé
“Além da capacitação permanente e da valorização dos professores, temos vários programas que garantem a qualidade do ensino, incluindo o Mais Educação,  e a escola de Tempo Integral. Nosso foco é o ensino de excelência na rede municipal”, afirma o prefeito Ivanildo Mestre.
Para garantir educação de qualidade a todos, a prefeitura está investindo em manutenção de escolas, material de consumo, merenda escolar, kit de material, uniforme para os estudantes, capacitação e outras despesas.



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em péA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sentado e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e sapatos
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Prefeitura de Taquaritinga retoma programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar


Imbuída no objetivo de proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino e fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar no município, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte retomou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), numa ação integrada que contou com a participação das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, da Gerência Municipal de Convênios e com a articulação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que fez a articulação junto ao grupo formado por 25 agricultores familiares do município que irão fornecer nos próximos dias carne bovina, galinha caipira, hortaliças e café orgânico, reativando este importante projeto no município.
Após cerca de um mês de reuniões com integrantes do Conselho de Alimentação Escolar, nutricionista e visitas técnicas aos agricultores, na manhã desta quinta-feira (02), os agricultores apresentaram suas propostas em cumprimento ao chamamento público Nº 001/2017 que reinstaura o programa no município e garante por lei a aquisição de, no mínimo, 30% dos produtos advindos da agricultura familiar através de chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação. O PNAE garante a alimentação escolar dos alunos da educação básica em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudáveis.

A reativação do PNAE em Taquaritinga solidificou a parceria com o IPA e também incentiva as cadeias produtivas da agricultura familiar, especialmente da galinha caipira, onde o grupo formado por 10 produtores vai fornecer 10 toneladas de frango durante 2017, assegurando carne de qualidade na merenda da rede pública municipal. 
Satisfeito com a reativação do PNAE, o prefeito Lero comemorou mais esta conquista do início de sua gestão. “O esforço e a integração das secretarias de Educação e Agricultura, de nossa Gerência de Convênios e o apoio do IPA que foi de essencial importância para fazer esta integração com nossos agricultores, só comprova que a união e as parcerias são o caminho para vencermos as dificuldades, aposto no sucesso deste projeto e temos a certeza que faremos muito mais por nossos alunos e nossos agricultores”, declarou o prefeito. (Por GECON / PMTN)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mutirão de limpeza continua em Pão de Açúcar



Por determinação do prefeito Lero, o distrito de Pão d Açúcar esta passando por um verdadeiro mutirão de limpeza. O mutirão já percorreu alguns bairros do distrito. A equipe responsável pela manutenção além da limpeza também esta recuperando toda iluminação pública.

De acordo com Gilson Carlos, diretor distrital, o mutirão em Pão de Açúcar foi determinado pelo prefeito Lero.  Ele disse que por conta da imensa quantidade de sedimentos, metralhas de construção e entulhos, uma retroescavadeira e uma caçamba ficou à disposição do administrador do distrito,  para que o mesmo que tem muitas construções e fábricas, permaneça limpo. "Tenho certeza que o trabalho realizado esta atendendo plenamente aos anseios da população de Pão de Açúcar. É muito satisfatório e só temos que agradecer em nome dos moradores” de Pão de Açúcar ao prefeito Lero", comentou Gilson Carlos.

A população também esta sabendo reconhecer todo trabalho feito por Lero em Pão de Açúcar, e agradece nas redes sociais. "Muito bom, agora o povo deve se conscientizar pra que seja, conservado limpo o local pois, o lixo além de trazer sérios riscos à saúde, também envergonha aos que ali moram que essa atitude, seja tomada em outras áreas da cidade. Porque cidade limpa é legal deixa boas lembranças de um bom gestor", falou Maria Aparecida moradora do bairro serrinha.


"Parabéns prefeito e ao amigo Zé, agora vamos fazer nossa parte não jogar o lixo neste local", falou Gilvanio Valderio Feitosa morador do bairro serrinha.

O prefeito Lero também falou do mutirão que esta acontecendo em Pão de Açúcar “Vamos continuar com esse trabalho até que todas as ruas de Pão de Açúcar estejam limpas. Com esse mutirão também eliminamos focos de mosquito que transmite a dengue, chikungunia e zika. Conto com a compreensão e a ajuda da população de Pão de Açúcar para que possamos colocar o distrito novamente nos trilhos. Além do mutirão da limpeza, estamos fazendo reparos em toda rede de iluminação pública, para que a população se sinta mais segura em andar a noite, e que os trabalhadores que fazem serão nas fábricas de confecções possam voltar para casa a noite por ruas claras. Pão de Açúcar é uma distrito cidade, todo mundo sabe disso, e produz muita sujeira por ser um distrito que possui muitas fábricas, pois além das várias fábricas de confecções, as construções não para aqui no distrito, mesmo em época de crise", falou Lero.

Homem é esfaqueado em Taquaritinga

Na tarde desta quinta feira , um homem conhecido por Nem de Zú, levou golpes de faca , segundo informações o autor do Crime é um homem de conhecido por  Bananeira . O homem foi socorrido em estado grave, e o autor do crime foi preso logo depois. Muita especulação gira em torno do fato, populares também falaram que o autor do crime estava com problemas psicológicos e tinha tido um desentendimento no dia anterior do crime com um homem de nome André. A polícia está investigando o caso, em breve maiores informações .

 

 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Luiz Edson Fachin: conheça o novo relator da Lava Jato

No último ano, Luiz Edson Fachin atuou na Segunda Turma, que é responsável por julgar processos da Operação Lava Jato / Foto: ABr
No último ano, Luiz Edson Fachin atuou na Segunda Turma, que é responsável por julgar processos da Operação Lava Jato
Foto: ABr
Editoria de Política

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin nasceu na cidade gaúcha de Rondinha em 1958. É formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-1980) e ocupa uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Desde os anos 1980, atua na área acadêmica, tendo publicado diversos livros, principalmente sobre direito civil. Além de ser  professor de direito civil é sócio-fundador de um escritório em Curitiba especializado em arbitragem e mediação no direito empresarial. O advogado é mestre e doutor em direito das relações sociais e tem pós-doutorado no Canadá.

Em 2015, Fachin foi indicado ao STF pela então presidente Dilma Rousseff (PT), para ocupar a vaga do ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em 2014. O ministro recebeu apoio dos colegas, e na ocasião, o também ministro do STF, Marco Aurélio, elogiou o Fachin, afirmando que ele era um pensador do direito, um acadêmico respeitado no Brasil e no mundo, e um grande quadro para o Supremo.
No último ano, Luiz Edson Fachin atuou na Segunda Turma, que é responsável por julgar processos da Operação Lava Jato, entre eles o recebimento de denúncias contra senadores e deputados federais e reclamações contra atos de instâncias inferiores, como decisões do juiz federal Sérgio Moro.
O novo relator da Lava Jato também é membro das academias Brasileira de Direito Constitucional e Brasileira de Direito Civil, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto dos Advogados do Paraná. Anteriormente, Fachin integrou a comissão do Ministério da Justiça sobre reforma do Poder Judiciário e o Instituto de Altos Estudos da Universidade Federal de Minas Gerais. Também atuou como colaborador do Senado na elaboração do novo Código Civil brasileiro.

Eleição

O nome de Fachin foi definido após realização de um sorteio eletrônico entre os ministros da Segunda Turma do STF nesta quinta (2). Ele irá substituir o ex-ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro. Além dele, faziam parte da Segunda Turma os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

Pelo princípio da prevenção do juiz natural do caso, todos os outros processos relacionados à Lava Jato no Supremo passam também a ser de responsabilidade do ministro Fachin. Atualmente, cerca de 40 inquéritos e quase 100 delações premiadas relacionadas à Lava Jato estão em tramitação no STF.

Abertura do Ano Letivo em Taquaritinga do Norte

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé




A Secretaria Municipal de Educação e cultura abriu oficialmente, na manhã da última quarta-feira (01), o ano letivo . Aproximadamente 4200 alunos irão voltar às aulas a partir desta sexta-feira (03), nas 8 unidades escolares em todo município. O evento reuniu cerca de 400 profissionais da educação, onde puderam acompanhar palestras  e o anúncio das novidades para o ano de 2017.  

  A mesa de abertura contou com o prefeito Lero, o vice prefeito Gena Lins, o secretário Municipal de Educação e Cultura,  o Professor Marcos Augusto, o Pastor Jurandir Coelho, professores, secretários, diretores e funcionários da secretaria de educação.


Prefeito Ivanildo Mestre em suas palavras destacou a união de todos para os resultados acontecerem. “Temos que estar juntos para alavancarmos a Educação do Município . Estamos em desenvolvimento e vocês que fazem parte da Secretaria de Educação são peças fundamentais. Pois a educação é a base de tudo e é nela que conseguimos proporcionamos a igualdade entre todos”, completou. 


Ainda segundo o secretário, as escolas do município estão preparadas para receber os alunos . “Todos os jovens que se matricularam na rede municipal de ensino vão estudar em escolas totalmente recuperadas, a fim de dar mais qualidade de vida para as crianças e jovens e tranquilidade aos pais de nossa Taquaritinga,  melhorando também a qualidade do ensino”, explicou o secretário.

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé e multidão

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palco

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e casamento

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

Pão de Açúcar : Morre a segunda vítima dos disparos

Segundo informações a outra vítima de disparo de arma de fogo  em Pão de açúcar veio a falecer, o mesmo  foi socorrido para UPA de Santa Cruz mas não resistiu e morreu antes mesmo de dar entrada, ele foi vítima de bala perdida, ainda segundo informações o nome dele era: Arlindo Luiz Da Silva de idade não informada. Conhecido por Lila. Segundo informações Lila não era o alvo dos meliantes , o alvo era Alexandre Maia que faleceu no local.





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Homicídio na Praça de Pão de Açucar

Segundo informações o jovem Alexandre Maia , conhecido por Xandão foi assassinado próximo a Praça de Pão de Açúcar. Populares informaram que Xandão estava na Praça e dois indivíduos chegaram em uma moto e um deles efetuou disparos contra Alexandre , que veio a falecer. Outro rapaz foi atingido e socorrido para UPA de Santa Cruz do Capibaribe.




 

Multas por faróis desligados ao dia voltam a ser aplicadas nas rodovias estaduais no Grande Recife


Exigência de farol aceso de dia nas rodovias começou a valer em julho de 2016 (Foto: Ascom/DER)
Exigência de farol aceso de dia nas rodovias começou a valer em julho de 2016 (Foto: Ascom/DER)


Quem for circular pelas rodovias que cortam a Região Metropolitana do Recife precisa ficar atento. A partir desta quarta-feira (1º), o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) volta a multar os motoristas que dirigirem com os faróis desligados durante o dia. As multas haviam sido suspensas por falta de sinalização dos trechos de rodovias estaduais que passam por áreas urbanas.
Para alertar os motoristas, o órgão realizou ações educativas e instalou placas indicativas nas vias estaduais. Ao todo, há 153 placas indicando a obrigatoriedade de utilizar faróis ligados durante o dia, distribuídas nas 25 rodovias que cruzam o Grande Recife.
A Lei Federal nº 13.290/2016, referente à obrigatoriedade do uso do farol nas rodovias, prevê multa de R$ 130,16. Além da penalidade financeira, o motorista infrator recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Histórico

Em agosto de 2016, o DER-PE resolveu adiar o período de fiscalização de caráter educativo, suspendendo as punições. Em outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) voltou a multar motoristas que trafegam pelas rodovias no estado com o farol baixo desligado durante o dia. No dia 29 de julho deste ano, a Justiça de Pernambuco havia suspendido as multas e anulou as punições para os motoristas que trafegavam com o farol baixo desligado durante o dia.
A medida teve validade para casos registrados em 15 rodovias estaduais do Grande Recife. Entre elas, a PE-01 (Olinda), PE-15 (Olinda) , PE-05 (Camaragibe) e PE-08 (Jaboatão dos Guararapes), além de PE-60 (Cabo de Santo Agostinho) e PE-35 (Itapissuma).
A lei federal que entrou em vigor em 8 de julho de 2016 determina que o farol seja usado em todas as rodovias, mesmo durante o dia. No primeiro mês de validade da regra, entre 8 de julho e 8 de agosto, a Polícia Rodoviária Federal registrou 124.180 infrações nas rodovias federais.

Confira, abaixo, as rodovias que cortam centros urbanos do estado

  • PE-01, incluindo trecho do Complexo de Salgadinho, em Olinda; da avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, no Janga, em Paulista; e, da Estrada do Forte, na Ilha de Itamaracá;
  • PE-05, do final da Avenida Caxangá, no Recife, até São Lourenço da Mata, incluindo a avenida Belmino Correia, em Camaragibe;
  • PE-07, que liga Jaboatão Velho a Moreno;
  • PE-08, na Estrada da Batalha, em Jaboatão, após a saída do Aeroporto;
  • PE-15, em Olinda e Paulista;
  • PE-17, mais conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão, nas proximidades do Conjunto Marcos Freire;
  • PE-24, a Rota dos Coqueiros, na Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho;
  • PE-27, mais conhecida como Estrada de Aldeia;
  • PE-35, que corta Igarassu, Itapissuma e Itamaracá;
  • PE-45, no Centro de Araçoiaba;
  • PE-60, no Cabo e em Ipojuca, seguindo até a divisa entre Pernambuco e Alagoas, após São José da Coroa Grande;
  • PE-90, em Carpina, Limoeiro e João Alfredo;
  • BR-101, no Centro de Abreu e Lima;
  • BR-101, no Recife, nas proximidades da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Grupo explode caixas eletrônicos de dois bancos e incendeia carros em PE


Criminosos estavam armados e ainda atiraram em prédio da PM de Bonito.
Assaltantes atearam fogo em três veículos durante a fuga, diz Polícia Militar.

Do G1
Criminosos estavam armados e explodiram duas agências bancárias de Bonito (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Criminosos estavam armados e explodiram duas agências bancárias de Bonito (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Criminosos explodiram caixas eletrônicos de duas agências bancárias na madrugada desta quarta-feira (1º) em Bonito, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o grupo estava armado e efetuou disparos para afastar policiais e moradores das proximidades dos bancos.

Ainda segundo a PM, não se sabe a quantia que foi levada pelos assaltantes. Os criminosos também atiraram contra o prédio do destacamento da Polícia Militar do município e roubaram um caminhão em um posto de combustíveis.

Na ação, o grupo utilizou três carros - que foram abandonados e incendiados na PE-103, conforme informou a polícia. Os criminosos ainda espalharam grampos na rodovia. No local do crime foram encontradas cápsulas de arma de fogo calibres 40 e 12.

As agências bancárias foram isoladas e as polícias Civil e Federal devem realizar perícia nos estabelecimentos. O grupo fugiu e - até a publicação desta matéria - ninguém foi preso.
Assaltantes incendiaram três carros durante a fuga (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Assaltantes incendiaram três carros durante a fuga

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Jovem 1º lugar em medicina na UFPE diz que escolha foi para 'salvar vidas'

Do G1
João Pedro estudava 13 horas por dia para conseguir a aprovação em medicina na UFPE (Foto: Joalline Nascimento/G1)João Pedro estudou 13 horas por dia para conseguir a aprovação em medicina na UFPE (Foto: Joalline Nascimento/G1)
João Pedro Guedes Silva tem 17 anos e foi aprovado na 1ª colocação do curso de medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) campus Caruaru, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O jovem ficou a média 882,77 e nota 940 na redação. Ao G1, ele revela que esperava a aprovação, mas não o primeiro lugar, e contou que escolheu medicina "por ter a oportunidade de ajudar as pessoas e para salvar vidas".

O estudante ainda foi aprovado em medicina na Universidade de Pernambuco (UPE), onde conquistou a 6ª colocação. João também passou em engenharia química e arquitetura e urbanismo em faculdades particulares do município. Em ambas ele ficou 1º lugar do curso e 2º geral.
Jovem mostra resultado do SiSU (Foto: Joalline Nascimento/G1)Jovem mostra resultado do SiSU (Foto: Joalline
Nascimento/G1)
A rotina de estudos do adolescente era tão intensa que ele colocou um quadro branco dentro do quarto para realizar cálculos de matemática e física - a matéria preferida dele. "No total, eu estudava 13 horas por dia. De manhã, eu ia para o colégio, à tarde eu fazia [cursinho de matérias] isoladas e à noite estudava por conta própria em casa", detalhou João Pedro.

O jovem ainda ressaltou que durante a preparação para os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele usava as redes sociais e a internet apenas para estudo, quando assistia a videoaulas. Ele também deixou de sair com os amigos e de jogar videogame para manter o foco no principal objetivo.
João ao lado dos pais, Tereza e João José  (Foto: Joalline Nascimento/G1)João ao lado dos pais, Tereza e João José (Foto:
Joalline Nascimento/G1)
O caminho para o primeiro lugar da UFPE começou em 2016, quando ele cursava o 3º ano do Ensino Médio. O estudante chegou a ter dúvidas se medicina era a carreira que ele queria seguir. Por isso, prestou vestibular para outros dois cursos.

A certeza de querer ser médico no futuro veio com a ajuda da irmã - a estudante de medicina Juliana Guedes, de 21 anos. "Ela está no sexto período de medicina e me ajudou muito. Puxava minha orelha para eu estudar", brinca João Pedro.

Fã de rock e de futebol, o jovem diz que prefere se divertir de forma mais tranquila, como ir ao cinema com os amigos. Isso é o que ele pretende fazer para descansar antes de começarem as aulas da universidade.

João Pedro também destacou o que é necessário para conseguir se destacar nos estudos. "Se você sabe muito, mas não tem o psicológico preparado, você acaba se dando mal. Tem que ter foco e tranquilidade, não ficar se distraindo com festas... Tem que direcionar, saber o que quer", completa.

Orgulho para os pais
O jovem é filho do advogado João José da Silva e da professora Tereza Cristina Guedes. Para eles, a primeira colocação do filho na UFPE foi uma surpresa e uma alegria muito grande. "Fiquei muito feliz. A aprovação dele foi uma vitória da família toda, de todos que torceram pelo sucesso dele", afirma a mãe.

O pai diz que não há como mensurar a felicidade de ver o filho ser aprovado em medicina em uma universidade federal. "Nem trabalhar eu fui. Ainda estou comemorando", brinca o advogado.

Jovem concilia estudos com trabalho no campo em PE e passa em medicina


Jeferson foi 3º lugar em curso da Universidade Federal de Campina Grande.
Ele é o 1º da família a fazer faculdade, os pais têm fundamental incompleto.

Paula Cavalcante
Jeferson Cesar Silva de Oliveira  (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)Jeferson acordava às 5h para ajudar o pai a tirar leite da vaca (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
Um jovem de 20 anos conciliou os estudos com o trabalho no campo e conseguiu ser aprovado em medicina. Todos os dias, Jeferson César Silva de Oliveira ajudava os pais a tirar o leite da vaca e nos trabalhos na roça. Além disso, cursava licenciatura em física em um instituto federal.
Ele mora no Sítio Lage do Carrapicho, zona rural de Alagoinha, Agreste pernambucano, e conquistou o terceiro lugar no curso da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Não tive nenhum professor para me ajudar. Apenas pegava um tema na internet e treinava uma redação por semana"
Jeferson Silva de Oliveira, que tirou 920 na redação do Enem
O jovem é o primeiro da família a cursar o ensino superior – os pais só estudaram até a terceira série do ensino fundamental.
Jeferson disse que sempre teve vontade de cursar medicina, mas não tentou uma vaga antes por causa da seca que atingiu a região com mais intensidade em 2012. "Minha família não tinha condições financeiras para me manter em outra cidade."
Por isso, ele cursou licenciatura em física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) durante três anos em Pesqueira, município vizinho.
A licenciatura não era o que jovem queria, mas era a mais conveniente na época. O jovem ganhava bolsas no antigo curso que, segundo ele, "ajudavam bastante" para alcançar o sonho de estudar para a profissão desejada.
Jeferson Cesar conciliou estudos com trabalho no campo em PE e passou em medicina (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)Sozinho, jovem respondeu a mais de 6 mil questões de exames anteriores (Foto: Jeferson Cesar/ Arquivo Pessoal)
"Sempre que podia juntava um pouco do dinheiro para poder me manter pelo menos no início do curso de medicina em alguma cidade. Então, em 2015, quando percebi que nós estávamos nos reestruturando após a seca, decidi arriscar", relatou.
A inspiração para fazer medicina vem da realidade do lugar onde vive com os pais e a irmã de 10 anos. "Moro em uma cidade pequena, e todos nós sabemos a dificuldade para ter médicos para atender a população. Pensando no futuro, [escolhi medicina para] poder contribuir para o benefício das pessoas", contou.
Jeferson passou pelo sistema de cotas e aguarda o início das aulas, previsto para este semestre.
Jeferson Cesar passou em 3º lugar em medicina pelo sistema de cotas (Foto: Reprodução/SiSU)Jeferson Cesar passou em 3º lugar em medicina
pelo sistema de cotas (Foto: Reprodução/SiSU)
Rotina de estudos
O dia de Jeferson começava cedo: às 5h acordava, tirava leite da vaca e trabalhava até umas 10h com o pai no campo. "Lá eu levava meu celular e com o fone de ouvido ia escutando algumas aulas que eu tinha encontrado na internet", afirmou.
Em seguida, ele tinha o tempo livre até as 14h, com o horário do almoço incluso.
E era nesse tempo livre que os livros tomavam conta das ocupações do jovem. Após resolver os trabalhos da faculdade, começava os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele chegou a responder cerca de 6.500 questões de exames anteriores.
"À tarde eu trabalhava até as 17h e ia me arrumar para a faculdade. Lá, estudava até as 22h", conta. Ao chegar em casa, Jeferson estudava por mais uma hora antes de dormir.
Matemática era a disciplina que ele mais se dedicava. Na redação do Enem, o jovem que nunca fez nenhum cursinho tirou 920 pontos. "Não tive nenhum professor para me ajudar. Apenas pegava um tema na internet e treinava uma redação por semana."

Defesa pede que Eike fique na PF diante de ‘ameaça à sua vida’


17166783ab2973bef2d82162c1acb715

A defesa de Eike Batista pediu à Justiça que o empresário cumpra prisão domiciliar ou seja encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, na região portuária do Rio. Os advogados destacam que o “sistema carcerário no Brasil está falido” e citam “iminente ameaça à sua vida”. A reivindicação foi feita com o empresário ainda em Nova York, na sexta-feira, 29. Ele se entregou ontem, 30, ao desembarcar no Rio. “É notório que o requerente é empresário, com notória visibilidade no País, de forma que seu encarceramento deste modo em estabelecimento penal em conjunto com diversas pessoas com conhecimento de sua então vida social e financeira, coloca sua integridade física em risco e torna iminente a ameaça à sua vida”, dizem os advogados Fernando Teixeira Martins e Jaqueline Nunes Santos, em documento da última sexta-feira.
A defesa também cita que Eike não tem nível superior completo, embora tenha cursos técnicos no exterior, “o que, consoante às leis de execução penal ora vigentes, impõe seu encarceramento conjuntamente com a grande massa carcerária”. Eles citam que “as penitenciárias se transformaram em verdadeiras ‘usinas de revolta humana’, uma bomba-relógio que o judiciário brasileiro criou no passado a partir de uma legislação que hoje não pode mais ser vista como modelo primordial para a carceragem no país”.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

REFLEXÃO

14601072_1886254174748270_464857801565305333_n

Acidente com ônibus deixa um morto e vinte feridos


Do G1
Ônibus transportava pacientes que foram fazer hemodiálise, diz PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Ônibus transportava pacientes que foram fazer hemodiálise, diz PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Um acidente com um ônibus deixou uma pessoa morta e 20 feridas nesta segunda-feira (30) na BR-424 em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, inicialmente havia a informação de que eram mais de 20 feridos, mas a informação foi corrigida pela Secretaria Estadual de Saúde. O veículo transportava pacientes que tinham ido para o município fazer hemodiálise. Os passageiros são de Capoeiras, também no Agreste.

Acidente aconteceu na BR-424 (Foto: Divulgação/Polícia Militar) 
Acidente aconteceu na BR-424, em Garanhuns
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)
A Sescretaria de Saúde informou que 20 pacientes foram levados para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, sendo 18 adultos e duas crianças. Desse total, quatro pacientes foram transferidos – sendo três para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, e outro para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.

Os feridos que permaneceram no Dom Moura, incluindo as duas crianças, têm quadro clínico considerado estável e passam por exames. Um novo boletim da SES deve ser divulgado na manhã da terça-feira (31).

Ainda de acordo com os Bombeiros, as pessoas tinham ido na Unidade de Pronto Atendimento de Garanhuns para fazer a hemodiálise e estavam voltando para Capoeiras.Mais de 20 pessoas ficaram feridas, segundo a PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar) 
Mais de 20 pessoas ficaram feridas, segundo a PM (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

ESCOLA GILZENETE GUERRA RECEBE ÚLTIMOS AJUSTES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO


A Escola Municipal Gilzenete Guerra do Distrito de Pão de Açúcar , está recebendo os últimos ajustes para o início do ano letivo. A Prefeitura Municipal a Secretaria de Educação e a Direção da escola não mediram esforços para que os reparos e ajustes fossem feitos da melhor forma possível.
A Escola Gilzenete Guerra está com a expectativa de receber mais de 1300 alunos para o ano letivo.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em péA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em péNenhum texto alternativo automático disponível.
Nenhum comentário: