quarta-feira, 5 de julho de 2023

Ministério público reune candidatos ao Conselho Tutelar da Terra do Café

 




Aconteceu na manhã de ontem (04), no Fórum de Taquaritinga do Norte uma reunião com a presença do Ministério Público, a comissão eleitoral que está a frente da eleição do Conselho Tutelar 2023, e todos os candidatos ao pleito. 

Na ocasião, foram debatidos assuntos pertinentes a eleição que se aproxima, definido normas e sorteado o número para cada candidato. Número este que só será divulgado quando for iniciar a campanha, marcado para dia 01 de agosto. 

“Reunião muito proveitosa e esclarecedora. Agradeço ao promotor, Dr. Hugo pelo total apoio que está nos dando e ajuda na construção da eleição. Também agradeço aos candidatos presente e me coloca à disposição para qualquer dúvida”, completou a presidente da comissão, Michele Curvelo. 

Até o dia estabelecido para o início da campanha nenhum poderá realizar manifestações.

Governadora entrega 100 viaturas e sete mil coletes à Polícia Militar do Estado



Evento ocorreu nesta terça-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas


Em 04/07/2023 às 14:34 | Da Redação


Atualizado em 04/07/2023 às 14:34     O Governo de Pernambuco realizou, na manhã desta terça-feira (4), a entrega de 100 viaturas e sete mil coletes balísticos à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A ação, que ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, contou com a presença da governadora do estado, Raquel Lyra.  O objetivo da ação é equipar os profissionais da corporação com ferramentas para o uso diário na promoção de segurança no Recife e no estado como um todo, e, nos próximos meses, mais medidas do tipo devem ser implementadas.  “A ação é mais uma medida de reforço para o nosso trabalho de policiamento. As 100 viaturas e os sete mil coletes balísticos devem contribuir para o nosso trabalho nessa primeira entrega e, até agosto, a Polícia Militar deve receber mais 520 viaturas”, revelou o Coronel e Comandante Geral da PMPE, Tibério César dos Santos.  Os próximos pontos da ação cobrirão os demais pontos de estado, distribuindo novos equipamentos para as estações da Polícia Militar na Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco.   De acordo com Carla Patrícia Cunha, secretária de Defesa Social (SPS-PE), o governo pretende renovar a frota policial com em pelo menos 1/3 até o fim do ano.  https://portalpe10.com.br/noticia/governadora-entrega-100-viaturas-e-sete-mil-coletes-a-policia-militar-do-estado/

Racismo Não

 





Dom Fernando Arêas Rifan

Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

O famoso ator Morgan Freeman, negro, entrevistado pelo âncora da CNN sobre o racismo, disse: “Se você fala sobre isso, isso existe. Não é que isto exista e nós nos recusamos a falar sobre isso. O problema aqui é fazer disso um problema maior do que ele precisa ser”. Há, de fato, exageros. Mas o problema do racismo, infelizmente, ainda persiste e o dia nacional da consciência negra, comemorado no próximo dia 20, é ocasião para falarmos do preconceito racial. É um erro antropológico, anticristão e anti-humanitário, fruto do orgulho e da injustiça.

Talvez o racismo procure se justificar com as ideologias dos séculos XVIII e XIX (Nietzsche), nas quais também se baseou o partido totalitário nacional-socialista (Nazi), com a doutrina da superioridade da raça ariana sobre as demais. Por isso, o Papa Pio XI escreveu a encíclica Mit Brennender Sorge (1937), condenando o nacional-socialismo e sua ideologia racista e racialista.

A Igreja já se pronunciara diversas vezes contra o preconceito baseado na cor da pele ou na etnia, proclamando, firmada na divina Revelação, a dignidade de toda a pessoa criada à imagem de Deus, a unidade do gênero humano no plano do Criador e a reconciliação com Deus de toda a humanidade pela Redenção de Cristo, que destruiu o muro de ódio que separava os mundos contrapostos. A Igreja prega o respeito recíproco dos grupos étnicos e das chamadas “raças” e a sua convivência fraterna. A mensagem de Cristo foi para todos os povos e nações, sem distinção nem preferências. “Não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor…” (Rm 10,12); “já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre…, pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gal 3, 28).

Infelizmente, com a descoberta e colonização do Novo Mundo, no século XVI, começaram a surgir abusos e ideologias racistas. Os Papas não tardaram a reagir. Assim, em 1537, na Bula Sublimis Deus, o Papa Paulo II denunciava os que consideravam os indígenas como seres inferiores e solenemente afirmava: “No desejo de remediar o mal que foi causado, nós decidimos e declaramos que os chamados Indígenas, bem como todas as populações com que no futuro a cristandade entrará em relação, não deverão ser privados da sua liberdade e dos seus bens – não obstante as alegações contrárias – ainda que eles não sejam cristãos, e que, ao contrário, deverão ser deixados em pleno gozo da sua liberdade e dos seus bens”. Infelizmente, nem sempre essas normas da Igreja foram obedecidas, mesmo pelos cristãos.

Quando começou o tráfico de negros, vendidos também pelos africanos como escravos e trazidos para as novas terras, os Papas e os teólogos pronunciaram-se contra essa prática abominável. O Papa Leão XIII condenou-a com vigor na sua encíclica In Plurimis, de maio de 1888, ao felicitar o Brasil por ter abolido a escravidão. E o Papa São João Paulo II não hesitou, no seu discurso aos intelectuais africanos, em Yaoundé, em 13 de agosto de 1985, em deplorar que pessoas pertencentes a nações cristãs tenham contribuído para esse tráfico de negros.

Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou na manhã desta quarta-feira (5) que o São João 2024 terá 72 dias de programação

 



A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou na manhã desta quarta-feira (5) que o São João 2024 terá 72 dias de programação. A festa junina vai acontecer de 19 de abril a 29 de junho.

Durante coletiva de imprensa, o Prefeito Rodrigo Pinheiro, também apresentou o balanço do São João 2023, que bateu um recorde de público, de atrações, de duração, de polos e de movimentação financeira.

LEIA TAMBÉM:

Ao longo de 65 dias de festa foram movimentados na economia da cidade mais de R$ 620 milhões. A geração de empregos também ficou acima da média, de acordo com o levantamento. Mais de 15 mil empregos diretos e indiretos foram criados.


Prefeito de Caruaru divulga balanço do São João 2023. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Caruaru

Prefeito de Caruaru divulga balanço do São João 2023. — Foto: Divulgação / Prefeitura de Caruaru

"Chegamos a mais de R$ 623 milhões injetados na economia da nossa cidade, analisando o gasto médio do turista, do excursionista e também do morador. Um São João com mudanças estratégicas, como no Alto do Moura e no Pátio do Forró, que teve uma aprovação de 95,8% do público, o que só corrobora o sucesso da edição deste ano", disse Rodrigo Pinheiro.

Diversos polos culturais

Pelos 25 polos de animação, passaram 3,65 milhões de pessoas, que curtiram mais de 1200 atrações com mais de 20 mil artistas envolvidos. Desses, 74,3% foram artistas da região e 60% contratados via edital.

Este ano, treze comunidades rurais receberam a caravana itinerante do São João na Roça, que começou a circular pelo município em 28 de abril, antecipando os festejos a fim de dar oportunidade a todos de conhecerem e aproveitarem o polo. A iniciativa foi aprovada por 93,3% do público de acordo com a pesquisa realizada pela gestão municipal.


São João na Roça, em Caruaru, conta com programação na zona rural — Foto: Felipe Correia

São João na Roça, em Caruaru, conta com programação na zona rural — Foto: Felipe Correia

Na imprensa, o São João de Caruaru também foi destaque em veículos de comunicação da Argentina, Estados Unidos, Alemanha, México, Paraguai, Espanha, França e Vietnã. Foram contabilizadas mais de 5100 publicações on-line, mais de 700 inserções no rádio e mais de 860 na televisão.

OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS

  Nesta sexta-feira, 26.04. Local: Sede da Banda Dom Luís de Brito, às 19h  A oficina é GRATUITA, será ministrada pelo Produtor Cultural J...