sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Secretário de Defesa Social de Taquaritinga do Norte participa de reunião na AMUPE com representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública


A Associação Municipalista de Pernambuco, Amupe, realizou na manhã da última quarta-feira (22), reunião na sede da entidade com a presença do Coronel Guerra, representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na oportunidade o Coronel fez orientações sobre o "Livro Azul das Guardas Municipais do Brasil" e o recebimento de viaturas.

O livro estabelece os requisitos mínimos para padronização, criação e funcionamento eficiente das Guardas Civis Municipais no País. O Secretário de Defesa Social de Taquaritinga do Norte, João da Banda, participou da reunião acompanhado de dois GCMs do município de da advogada Drª Itala.   

O objetivo da publicação é apoiar a constituição de instituições permanentes com o compromisso de atender políticas de prevenção primária no âmbito da Segurança Pública, que possam integrar o SUSP, com certo grau de uniformidade nacional, executando o papel que lhes foi previsto em lei.

O município de Taquaritinga do Norte em breve vai receber duas viaturas novas para a Guarda, que chegará até o mês de abril. As viaturas são oriundas de emendas parlamentar do ex-deputado Bruno Araújo e do deputado Ricardo Teobaldo. 

Com Informações da AMUPE

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Programação oficial do 11° Taquaritinga Moto Fest





Para os amantes do motociclismo, a 10ª  do Taquaritinga Moto Fest 2019 acontecerá de 6 a 9 de fevereiro, com a presença de diversos motociclistas e centenas de moto clubes de todo o País.
Serão quatro dias de programação musical, almoço, Missa em ação de graças aos motociclistas, culto, feira de artesanato e de acessórios automotivos e um café da manhã no domingo para fechar o evento.


A imagem pode conter: fogo e noite


Taquaritinga do Norte : Prefeitura lança Aulão Preparatório Pré Vestibular



A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte realizará o Projeto: Aulão preparatório pré-vestibular gratuito. Tal projeto contará com aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Química e Redação. 
Os aulões serão promovidos por  uma equipe de professores altamente capacitados, além de contar com simulados, testes vocacionais, palestras motivacionais e visitas a espaços acadêmicos e profissionalizantes. 
As inscrições serão abertas no dia 10/02/2020 e poderão ser efetuadas na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte, localizada na Rua Padre Berenguer, n* 103, Centro, Taquaritinga do Norte; e na Escola Municipal Professora Gilzenete Guerra (Distrito Pão de Açúcar) no horário de 8:00 às 13:00. 
As aulas acontecerão durante os sábados, nas seguintes Unidades Escolares: Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva (Sede do Município) e na Escola Municipal Gilzenete (Distrito de Pão de Açúcar. 
Os jovens que cursarem o 9° ano, e Ensino Médio, além de pessoas que já terminaram os estudos e ainda não estão fazendo curso superior, poderão efetuar tal inscrição. 
*A documentação necessária para a inscrição: Cópia do RG e CPF; Comprovante de residência; Comprovante de Escolaridade*.
Salientando que, serão ofertadas 200 vagas para Taquaritinga do Norte e 200 para o Distrito Pão de Açúcar.


Guarda Municipal pode abordar, deter e usar a força, afirma lei federal

GM realizando abordagem em suspeitos. Imagem de internet
“Guarda não é polícia! Não pode ‘prender’! E não pode usar a força!”. Essas afirmações que são repetidas insistentemente pela cidade de Itabirito, principalmente por meio das redes sociais, revelam falta de informação no que diz respeito à função de qualquer Guarda Civil Municipal do Brasil.
Desde 2014, a Guarda Municipal se tornou a polícia do município. Por sua vez, a PM, como todos sabem, é a polícia do estado.
A lei federal 13.022, em seu artigo 3º (capítulo 2), diz que o uso progressivo da força é um dos princípios da Guarda Municipal. Essa é a lei que institui as normas para as GMs de todo o país.
Já o capítulo 3 da mesma lei (artigo 5º) diz o seguinte: “é competência da Guarda Municipal encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário”.
No que diz respeito à busca pessoal, o Código de Processo Penal (outra lei federal), capítulo 11, dá às policias de um modo geral (PM, Civil, GM e PF) o poder de realizar busca e apreensão pessoais.
Tratar a Guarda Municipal com palavras de baixo calão é outra situação que qualquer cidadão deve evitar. O artigo 331 (do Código Penal) trata a questão como “desacato”.
No momento da busca a qualquer cidadão, oferecer resistência e dizer coisas do tipo: “você não pode me encostar!” ou “você não manda em mim!” ou até “nem os militares me encostam” é considerado desobediência segundo o artigo 330 do Código Penal.
É claro que toda cidade quer uma Guarda Municipal preparada, educada e companheira. Contudo, é preciso que a população tenha conhecimento dos direitos e deveres da GM até mesmo para que cada cidadão possa fazer valer os direitos individuais.
Mesmo depois do ocorrido no dia 6 em Itabirito (quando manifestantes contrários a ações da Guarda Municipal depredaram a cidade e espalharam o terror), o comando da GM afirma que nada mudou. “Continuamos a fazer o nosso trabalho exatamente da mesma forma como fazíamos com o respaldo de lei federal. Passamos por constantes treinamentos, seguindo as normas da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, disse o inspetor Caldeira.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Faleceu Ivanildo Mendes mais conhecido como Toró

Faleceu hoje Ivanildo Mendes , mais conhecido como Toró, era bastante conhecido em Taquaritinga do Norte, foi funcionario da antiga CIANÊ e da Prefeitura Municipal , foi também um dos maiores jogadores de futsal da cidade uma técnica incrível, que encantou a todos na década de 80 na quadra de esportes. Nós últimos dias lutou muito contra uma doença grave, e hoje não resistiu e veio a falecer.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Comunidade do Jerimum recebe obra de saneamento básico



Os moradores da comunidade do Jerimum em Taquaritinga do Norte estão tendo seus problemas de saneamento básico resolvidos pela prefeitura do município.

O Prefeito Lero prossegue com os trabalhos de saneamento no município por meio da Secretaria de Obras, a fim de promover melhoramento nas atividades de coleta e tratamento de esgoto e limpeza urbana visando principalmente à saúde da população.

A comunidade do Jerimum que já recebeu a obra da caixa coletora de resíduos no valor de mais de cem mil reais, agora terá suas ruas totalmente saneadas, resolvendo de vez o problema de saneamento do Jerimum.

O prefeito do município, Lero, falou sobre a realização da obra de saneamento do Jerimum. “Esse saneamento faz parte de um grande projeto que começou com a construção da caixa coletora, explicamos a população que a caixa além de ser um valor grande, era uma obra emergencial, mas agora, estamos terminando de sanear os esgotos da comunidade do Jerimum resolvendo de vez esse problema”, falou o prefeito.

domingo, 19 de janeiro de 2020

Prefeito Lero participa da Procissão de São Sebastião na Comunidade do Jerimum

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

O Prefeito Lero participou  na tarde deste domingo (19) da procissão de São Sebastião na comunidade do Jerimum. Após a procissão o Prefeito participou da missa campal ao lado de secretários e vereadores. Sobre a procissão o Prefeito falou : " Neste momento de fé, não poderíamos deixar de prestigiar essa celebração especial aqui na comunidade do Jerimum". A festa de São Sebastião padroeiro do Jerimum integra o calendário cultural e religioso da Capital do Café.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, criança e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé, multidão e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, multidão, casamento e atividades ao ar livre

Estiagem faz governo estadual decretar situação de emergência em 61 cidades Taquaritinga do Norte está na lista

Quase um terço das cidades de Pernambuco é afetado pela estiagem — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O governo estadual decretou situação de emergência em 61 cidades de Pernambuco afetadas pela estiagem, o que equivale a quase um terço dos 185 municípios do estado. O decreto publicado no Diário Oficial deste sábado (18) determina que elas sejam mantidas no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil pelo período de 180 dias.
Assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB), o decreto leva em consideração "a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, enfrentar situações emergenciais".
Além disso, a falta de chuva nas regiões afetadas causou a redução das reservas hídricas, "provocada pela má distribuição pluviométrica na região", ocasionando impactos na agropecuária, especialmente do Agreste.
No decreto, o governador também disse que os habitantes dos municípios afetados "não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados" pela estiagem.

Veja as cidades em situação de emergência

Vereador João Eugênio líder do Governo , visita junto ao Prefeito Lero e comitiva a Comunidade do Silva de Cima aonde ruas estão sendo Pavimentadas.


No último sábado o Vereador João Eugênio esteve junto ao Prefeito Lero e Comitiva visitando a Comunidade do Silva, comunidade está que João tem uma ligação muito forte e histórica , João Eugênio comemorou a importante obra e falou que está muito feliz em ver a realização do sonho daquela comunidade. O Grupo Calabar se consolidou como o grupo que mais fez obras de infra estrutura na cidade, além dessa obra o Prefeito Lero também anunciou a pavimentação da rua conhecida por rua de Heleno Vicente.





Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Matheus Monteiro, de 12 anos, juntou todo dinheiro que ganhou de aniversário para pagar a ida do amigo Iago a uma excursão da escola, pois o mesmo não poderia pagar pelo passeio. Eles estudam juntos há quatro anos e todos os dias vão caminhando para a escola.
A excursão, planejada para maio de 2019 no museu Catavento e para o Museu do Futebol em São Paulo, precisava de que cada aluno pagasse R$ 45 para o transporte, que poderia ser parcelado em até quatro vezes.
Ao portal G1, a mãe de Iago, Jocileia Oliveira contou que o filho não iria para o passeio porque ela e o marido estão desempregados e não teriam como pagar. “Estava decidido que o Iago não iria. Temos cinco filhos e não tínhamos de onde tirar esse dinheiro para ele ir”, disse ela.
Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão 1

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...