sábado, 18 de abril de 2020

Taquaritinga do Norte : Ministério Público pede reabertura e esclarecimentos a agência dos Correios

O Ministério Público através do Promotor Hugo Eugênio pediu na última sexta informações a regional dos Correios em Caruaru sobre a situação a da agência de Taquaritinga do Norte. A população vem sendo prejudicada e tem reclamado do fechamento e da falta de informações por parte dos Correios.





sexta-feira, 17 de abril de 2020

Coronavírus : Secretaria de Educação de Taquaritinga do Norte vai disponibilizar material complementar para estudantes


Na última quinta-feira (16/04/2020), o Prefeito do Município o Sr. Ivanildo Mestre Bezerra, inteiramente com o Secretário Municipal de Educação o Sr. Marcos Augusto Lopes Leandro, anunciaram o envio de atividades para os estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, bem como disponibilização de vídeo aulas na plataforma do Youtube, no login da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. 

Imprensa Oficial: 5° Conferencia Municipal de Educação é realizada ...

" É importante os familiares acompanharem tudo que será publicado. Serão várias atividades  extracurriculares, para as nossas crianças não perderem o ritmo da escola, o que vai deixá-las menos ansiosas e o vínculo familiar ficará ainda mais forte. Vamos ter uma interação muito boa, construtiva e produtiva entre todos os alunos”, Falou o Prefeito Lero.


A medida da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte visa unir esforços com a comunidade escolar para reforçar, durante o período em casa, o conteúdo pedagógico trabalhado na escola até o momento, apoiando e motivando os alunos.

Alunos da rede municipal de Taquaritinga do Norte ainda não ...

“Estamos passando por um processo de crise mundial em relação à saúde pública, onde tivemos que chegar ao ponto de suspender as aulas, e buscar o isolamento devido à covid-19. Nesse contexto, nós queremos auxiliar os pais no contínuo desenvolvimento dessas crianças dentro de casa. Elas precisam continuar aprendendo e não podemos deixar a mente delas ociosas durante todo esse tempo”, Declarou o Secretário de Educação Marcos Augusto.


Tais atividades não serão obrigatórias, no entanto, é de grande valia o incentivo aos estudos em qualquer faixa etária, assim promovendo uma educação igualitária a estes. Ressaltando que, as mesmas não serão anexadas no período do calendário escolar. 
As distribuições destas serão realizadas pelos diretores, adjuntos, funcionários e membros da equipe pedagógica, pautando a necessidade de evitar aglomerações e demais situações que atualmente estamos vivenciando, conforme as medidas adotadas com a contenção do COVID-19 (coronavírus) em nosso Município.


Algumas das atividades que serão repassadas aos alunos :



Canal da Educação no Youtube
Link:https://www.youtube.com/channel/UC6ECq6ovlw2t1t_AZBVwiLA


Página da Secretaria de Educação no Facebook:
https://www.facebook.com/EducacaoTaquaritinga/



quarta-feira, 15 de abril de 2020

Grupo Votorantim seleciona Taquaritinga para receber ações de combate ao Covid-19


GRUPO VOTORANTIM SELECIONA TAQUARITINGA PARA RECEBER AÇÕES DE COMBATE AO COVID-19



A Prefeitura de Taquaritinga do Norte  foi selecionada pelo Grupo Votorantim como um dos municípios modelo, e será beneficiada com ações de combate e gerenciamento ao Coronavírus. O resultado foi divulgado no site da empresa na noite desta terça-feira 14 de abril.
No Brasil foram selecionados 20 municípios, dentre eles, Taquaritinga que se enquadrou nos critérios, a saber:
1- Engajamento dos agentes públicos;
2- Governança da crise no município;
3- Capacidade de seguir as regras de isolamento social;
4- Integração e diálogo com União, Estados, outros municípios, assim como, critérios de vulnerabilidade à pandemia.
Selecionada, a cidade de Taquaritinga receberá assessoria técnica e especializada e equipes de saúde para o gerenciamento do combate à pandemia. Serão até 4 meses de apoio remoto e virtual com foco em temas como governança de crise, comunicação e distanciamento, assistência, vigilância e impactos fiscais.


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Pela 5° Vez na história o PSB terá candidato a Prefeito em Taquaritinga do Norte



O Partido Socialista Brasileiro ( PSB ) é um partido de muita história em todo país e principalmente em Pernambuco, como não lembras do saudoso Dr Miguel Arraes que mesmo sendo oposição em Taquaritinga na época em que foi Governador muito fez por Taquaritinga do Norte aonde podemos citar a iluminação da Zona Rural e em sua gestão Arraes foi sempre muito presente em Taquaritinga em uma ligação muito Forte com o saudoso Dr Aldenir e com o Ex Prefeito Zeca Coelho. Falando em PSB em Taquaritinga não tem como não lembrar de Oséas Morais e seu Filho Diogo Moraes pelos relevantes serviços prestados a Taquaritinga, Diogo Deputado majoritário por 3 vezes em Taquaritinga e todas as vezes com uma grande frente sobre os adversários, e sempre a serviço da cidade. E o que dizer também do Saudoso Eduardo Campos que tem uma história grande na cidade aonde foi apoiado pelo Grupo Calabar para Deputado Federal em 1998, e ainda em 2005 Zeca então Prefeito foi o primeiro Prefeito do interior a declarar apoio a candidatura de Eduardo Campos para Governador aonde o mesmo na época estava com apenas 3% nas intenções de voto. Nessa época alguns militantes de oposição de Taquaritinga chamava Eduardo de "DUDU DOS PRECATÓRIOS" e antes haviam chamado Arraes de "VELHO MIJÃO" , anos depois engoliram o vômito e apoiaram o início da candidatura de Eduardo para Presidente ( após a morte de Eduardo Marina Silva assumiu a cabeça de Chapa ) e o PSB a nível estadual.  Em Taquaritinga o PSB teve 4 candidaturas Majoritárias  ao longo dos anos Dr Aldenir em 1992 e 1996, e Evilásio em 2008 e 2012, Zeca em suas candidaturas foram uma pelo PDT e outra pelo PSDB. Atualmente o PSB de Taquaritinga passou por uma reformulação e conta com o Prefeito Lero como Presidente e líder do partido e conta com o respaldo Estadual e Nacional para liderar o partido, Lero em 2016 foi candidato pelo PR partido que na ocasião era da base do Governo e deu respaldo Lero desde a pré campanha até a sua vitória. Lero tem feito um mandato de conciliação aonde tem olhado por todas as áreas e tem com muita humildade gerido o município, foi um mandato aonde o Prefeito melhorou a Saúde a Educação, equilibrou as contas da Prefeitura, realizou grandes eventos , e fez um trabalho de base para o desenvolvimento do turismo na cidade, e o Prefeito não poderia escolher um partido melhor e de mais história para concorrer a reeleição. Nos próximos dias falaremos sobre as "arrumações" partidárias dos outros grupos políticos de Taquaritinga do Norte.

  Dr Miguel Arraes em 1998, Lero em entrevista em 2015, Dr Aldenir em campanha em 1992, e Eduardo Campos em 2010.


Taquaritinga do Norte : Mais uma Rua Concluída

Essa é mais uma obra do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte. A segunda etapa da Rua Padre José Aragão em Pão de Açúcar está sendo concluída. Nos próximos dias a população do Distrito terá mais uma rua pavimentada da gestão que mais realizou obras de pavimentação.

Em todo lugar é trabalho sem parar.


A imagem pode conter: atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

domingo, 12 de abril de 2020

Vertentes : PACIENTE QUE ESTAVA COM SUSPEITA DE COVID-19 É CONFIRMADO COM A DOENÇA



O paciente de 46 anos de idade que estava em Serra Seca município de Vertentes, Agreste Setentrional de Pernambuco, e se encontra em um hospital particular do Recife, testou positivo para o novo coronavírus.

 Segundo informações, o paciente reside em Recife-PE, onde foi internado por problemas de pneumonia e depois de receber alta médica, foi para a casa de sua família em Serra Seca aonde sofreu dificuldades respiratória e procurou atendimento na cidade de Toritama de onde foi transferido para uma unidade hospitalar Capital Pernambucana, no entanto, os exames de imagem já apontavam 90% para o Covid-19, algo que foi confirmado neste sábado (11).
Apesar de o paciente ter passado alguns dias em Vertentes aonde o seu estado de saúde foi agravado, a Secretaria Estadual de Saúde computou o caso para a cidade de Recife, onde o paciente mora, foi o que explicou o secretário Municipal de Saúde de Vertentes, Dr. Helder.

Vertentes Noticias 

Coronavírus: número de casos em Pernambuco aumentou 12 vezes em 15 dias

PIERRE-PHILIPPE MARCOU/AFP

Faz exatamente um mês que a ameaça do novo coronavírus se tornou mais concreta em Pernambuco. Com o anúncio, em 12 de março (um dia após a Organização Mundial de Saúde reconhecer a covid-19 como pandemia), dos dois primeiros pacientes com diagnóstico confirmado da doença no Estado, a sensação que todos nós tivemos foi de perigo ao nosso lado. Isso aconteceu duas semanas após o Carnaval, festa que reuniu um universo sem tamanho de pessoas, que vieram de todas as cidades e países da Europa, onde a epidemia já se alargava descontroladamente naquela ocasião. Foi justamente numa Terça-Feira Gorda (25/2), quando se registrou o primeiro caso suspeito em território pernambucano, que a tensão se aproximou de nós. Dias depois, o caso foi descartado, mas nossos gestores sabiam que, para a infecção se fazer real (ou oficialmente detectada) no Estado, era uma questão de tempo. E foi.
O dia 12 de março, então, tornou-se muito marcante, com confirmação de dois casos (um casal de idosos, que fazem parte do grupo de risco para agravamento da covid-19) e, logo em seguida, um caso associado a eles (transmissão local): uma senhora de 97 anos, que felizmente está recuperada. De lá para cá, só assistimos à ascensão da nossa curva de adoecimento, de complicações e de óbitos. O sentimento é que diariamente tocamos a campainha do alarme cada vez mais alta. Nas últimas duas semanas, o número de casos de covid-19 em Pernambuco aumentou 12 vezes, e o volume de mortos acompanha essa expansão.
Atualmente, segundo dados de ontem da Secretaria Estadual de Saúde, existem 816 confirmações da doença e 72 pessoas já perderam a vida, o que representa famílias impactadas social e emocionalmente pela pandemia. Além disso, milhares de pernambucanos, como acontece em todo o mundo, lutam por suas vidas nos hospitais, seja em unidade de terapia intensiva (UTI) ou em leito de enfermaria.

Milhares de casos

Na minha opinião, fazer isoladamente essa contagem de casos e óbitos não retrata a história completa da epidemia no nosso Estado. Até porque, quando falamos em 816 pessoas (entre eles, 227 profissionais de saúde) com diagnóstico positivo do nosso coronavírus, estamos nos referindo a apenas 15% dos afetados pela infecção. São aqueles com sintomas graves e críticos, que são submetidos ao teste de diagnóstico. Ou seja, os 816 casos representam centenas entre os milhares que circulam entre nós, especialmente entre quem ainda faz questão de não respeitar o “fique em casa”.
Numa conversa, neste fim de semana, com Dr. Demetrius Montenegro, o porta-voz oficial da infectologia em Pernambuco para atualização da covid-19, chegamos a uma conta de milhares de outros casos que, por não estarem fazendo o teste (pessoas com sintomas leves e outras assintomáticas), não chegam a fazer parte das estatísticas oficiais. Os atuais 816 infectados que estão no boletim epidemiológico de ontem são, sem sobra de dúvidas, apenas os pacientes que precisaram atendimento em unidade de saúde e positivaram.
Fora desse universo, ainda temos todos os casos leves e moderados, que estão em casa, observando os sintomas e, no cenário ideal, tomando os cuidados necessários. Numa conta modesta, com o suporte do raciocínio epidemiológico, Pernambuco teria uma estimativa de 6.256 casos positivos de covid-19, segundo critério exclusivamente laboratorial. Se consideramos a possibilidade de falso-negativo entre 30% e 40% dos testes tipo RT-PCR, essa conta aumenta ainda mais. E segue ainda mais alta se pensarmos que, somado a tudo isso, há uma fatia mais difícil ainda de calcular: os assintomáticos. Sim, aqueles que, mesmo após terem sido expostos ao vírus, não apresentam sequer um quadro gripal.
O detalhe é ainda mais intrigante se fizermos a pergunta: como rastrear essa população silenciosa do novo coronavírus? Difícil. Mas há uma orientação clara: se todos nós estamos susceptíveis à infecção, estamos sujeitos a ser agentes de transmissão, se não respeitarmos as medidas de prevenção e o isolamento social.

Em casa

Então, neste momento, o melhor que temos a fazer é permanecer mesmo em casa. O governo tem, sim, que dar a segurança necessária para continuarmos a respeitar a quarentena: manter um sistema de proteção social para o grupo que será mais afetado, o das periferias, que continua sendo exposto, que continua no meio da rua porque, sem garantias, precisa se locomover para garantir o sustento de cada dia. É por isso que esta pandemia atinge toda a humanidade; toda mesmo, sem exceção. Não estamos brincando de criar pânico, como ainda algumas pessoas dizem, lamentavelmente.
A crise não é apenas da saúde pública; é uma crise que afeta todos os setores da sociedade. Isso já é o suficiente para frisar que todos os indivíduos têm um importante papel nesta luta a favor da vida. Queremos proteção para a saúde, mas também desejamos que, neste momento e mais ainda no pós-pandemia, a população consiga ter um bom suporte para minimizar os impactos socioeconômicos sem deixar de lado o respeito pelos direitos humanos. Apesar de assistirmos a uma expansão acelerada de casos que, cada vez mais, parece perder o controle, sempre é tempo de fazermos a nossa parte para caminharmos na direção contrária dessa ascensão. Mesmo longe fisicamente, temos um poder imenso para cuidarmos uns dos outros. Permaneçamos em casa!

Foragido do CRA, em Canhotinho, deixa filho em carro roubado para não ser preso

Caminhonete havia sido roubada em Altinho e foi encontrada em Garanhuns — Foto: PRF//Divulgação
Caminhonete havia sido roubada em Altinho e foi encontrada em Garanhuns — Foto: PRF//Divulgação
Um foragido do sistema prisional deixou o filho, de 8 anos, em uma caminhonete roubada para não ser preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no sábado (11), em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O homem era procurado desde 18 de março deste ano, após não ter retornado de uma saída temporária do Centro de Ressocialização do Agreste (CRA), em Canhotinho.
Policiais realizavam uma ronda no perímetro urbano de Garanhuns, quando avistaram uma caminhonete com suspeita de roubo. Foi realizado um acompanhamento por 8 km, até que o homem perdeu o controle da direção, abandonou o veículo e correu para uma área de mata.
Dentro do automóvel havia uma mulher, que informou ser a namorada do fugitivo, e um menino que foi identificado como filho dele. Após consulta, foi constatado que a caminhonete havia sido roubada no dia 30 de março deste ano, em Altinho, no Agreste.
O veículo e a passageira foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. O Conselho Tutelar do município foi acionado para acolher a criança.

Ari Custódio se filia ao MDB : Um Novo Capítulo na Política Local

  O cenário político local recebeu um novo impulso com a filiação de Ari Custódio ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Ari, conhecido ...