sexta-feira, 3 de maio de 2019

Carro com mercadorias tomado de assalto em Santa Cruz é recuperado


Foto: Jabson Nunes.
Na noite desta quinta-feira (02) o efetivo do GATI foi acionado por um homem de que teria sido vítima de um assalto a mão armada na Rua Manoel Monteiro da Paixão, Centro de Santa Cruz do Capibaribe, onde os criminosos teriam subtraído o seu carro Fiat Doblô com vários sacos de mercadorias, e que eles seguiram no sentido “Ponte Velha”.
De imediato, o efetivo acionou a polícia militar de São Domingos do Brejo da Madre de Deus e o Serviço Reservado. Durante rondas no Sítio Garrote, zona rural de Brejo, a PM percebeu a presença dos suspeitos que ao avistarem a viatura, abandonaram o carro e fugiram por dentro de um matagal.
Ao presenciar as atitudes suspeitas, os policiais tentaram persegui-los, porém sem êxito. O efetivo recebeu informações anônimas de que os suspeitos se tratavam de elementos já conhecidos da polícia e que ambos residem em São Domingos.
O carro foi recuperado junto com a mercadoria equivalente a R$ 25 mil, que foram encaminhados para a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde todo o material foi devolvido ao verdadeiro proprietário.

Educação Taquaritinga do Norte : Projeto Contos e Encantos em alusão ao dia Nacional do Livro Infantil


E para terminar o mês de abril, na última segunda feira, professores, alunos e demais funcionários da Creche Inês Déu da Silva Lima em Pão de Açúcar vivenciaram a culminância do Projeto Contos e Encantos em alusão ao dia Nacional do Livro Infantil. Através da música, do teatro, das histórias infantis, de contos e fábulas os pequenos vão aprendendo a importância da leitura em nossa vida.



#seducetaquaritingadonorte
#educaçaodequalidade
#crecheines
#diadolivroinfantil


A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Monyke Ferreira, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Alessandra Lopes, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 11 pessoas, incluindo Alessandra Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e sapatos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e sapatos

Corpo de pedreiro é encontrado parcialmente carbonizado

O corpo de um pedreiro foi encontrado na quinta-feira (2) parcialmente carbonizado em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi morta em um local conhecido como "jipódromo".
Ainda segundo a PM, a autoria e motivação do crime são desconhecidas. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil.


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Dia 10 de Maio acontece mais uma edição da corrida rústica


A Corrida Rústica na Cidade de Taquaritinga do Norte é uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua de Pernambuco, fazendo parte das comemorações do aniversário da cidade de Taquaritinga que este ano completa 132 anos.
Em mais uma edição, o evento terá como maior meta para os atletas o percurso, pois na maior parte é subindo a Serra da Taquaritinga o que é um desafio a mais para os participantes.
A saída será da comunidade de Placas, e vai até o centro da cidade.
Além da corrida rústica vários eventos esportivos vão abrilhantar a semana da emancipação em Taquaritinga do Norte.

132 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte


Programação Oficial das Atividades alusivas aos 132 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte


No próximo dia 10 de maio Taquaritinga do Norte irá completar 132 anos de Emancipação Política, e a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação Cultura e Esporte está organizando uma programação especial, com o tema: "O Esporte tem a Capacidade de Transformar pensamentos educando o jovem pelo prazer ". 

Confira a Programação das atividades:



01 à 05 de Maio: Atividades relacionadas a história de Taquaritinga do Norte nas Escolas.

04 de Maio : Abertura do Campeonato de Futebol de  Campo.  ( Silva de Baixo ) . Horário : 13:30.

06 de Maio: Torneio de Futsal das Empresas -  horário - 18:00 h

07 de Maio:   II Exposição de Escritores, Poetas e Cordelistas em Taquaritinga do Norte, Local Centro Comercial. Horário : 8:00 da Manhã

 Torneio de Vôlei - Horário - 18:00 h ( Quadra de Esportes )


08 de Maio: Torneio de Futsal Feminino - 18:00 h

09 de Maio: Jogo de Futsal com os Veteranos e Jogo de Handebol - 18:00 h

Local das atividades : Quadra de Esportes.



10 de Maio 

Alvorada Festiva com a Banda Musical Dom Luiz de Brito- Horário - 6:00 da Manhã

Hasteamento dos Pavilhões- 8:00 Horas 

Corrida Viva Taquaritinga - 7: 00 Horas saída para a Comunidade de Placas, Chegada Prevista para às 10 da manhã.

Desfile Cívico - 15:00 Horas

Shows Artísticos em Praça Pública  - 22:00 horas 

Atrações : Gleydson e Henricky e Davi Firma.

terça-feira, 30 de abril de 2019

Pagamento da Prefeitura de Taquaritinga já está na conta dos Funcionários

Resultado de imagem para pagamento de salario

Mais uma vez os salários dos funcionários de Taquaritinga do Norte são pagos dentro do mês trabalhado, como já se tornou marca na administração de Lero e Gena. Os servidores de Taquaritinga do Norte poderão aproveitar o feriado do dia do trabalhador com dinheiro no bolso, graças ao planejamento de compromisso da gestão municipal. 

O pagamento em dia também representa o aquecimento da economia do município que ganha fôlego e o comércio aumenta seu faturamento.




1° de Maio dia do Trabalho




Dia do Trabalho teve origem na cidade de Chicago (EUA), quando milhares de operários, organizados pela Federação Americana do Trabalho, organizaram um grande paralisação. A greve teve inicio no dia 1º de maio de 1886, sendo que nesse mesmo dia foi iniciada uma greve geral que paralisou os Estados Unidos.
Revolta de Haymarket. Ilustração de Thure de Thulstrup (1886).
Revolta de Haymarket, em Chicago. Ilustração de Thure de Thulstrup (1886).
As condições de trabalho a que os trabalhadores eram sujeitados eram desumanas, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, onde também estouravam greves constantemente. A jornada de trabalho era de treze horas (no mínimo) chegando a até 17 horas. A reivindicação dos trabalhadores em Chicago era a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas.

No dia 3 de maio, terceiro dia de paralisação, trabalhadores e policiais entraram em confronto, que acabou com um saldo de 50 feridos, centenas de prisões e 6 mortes. No dia seguinte, outro confronto aconteceu, resultando em mais feridos, presos e mortos. Os acontecimentos daquele início de maio receberam o nome de Revolta de Haymarket. Os líderes do movimento foram presos e responsabilizados pelas mortes. Alguns foram condenados a forca, outros a prisão perpétua.
Em junho de 1889, a Segunda Internacional (organização sindical), realizada em Paris, decidiu instituir o Dia Mundial do Trabalho, como forma de homenagear os trabalhadores mortos na Revolta de Haymarket, e para que todos os anos, nesse dia, os trabalhadores pudessem fazer suas reivindicações, como a redução da jornada de trabalho para 8 horas.

A França foi o primeiro país a legalizar o dia 1º de maio como o Dia do Trabalho, em 1919. Nessa mesma ocasião, a jornada de trabalho foi estabelecida em 8 horas.
No Brasil, são relatadas comemorações do dia do trabalho desde 1895, mas somente em 1925 a data foi legalizada pelo então presidente Artur Bernardes, quando passou a ser feriado nacional. A partir de 1930, com Getúlio Vargas na presidência, o dia 1º de maio passou a ser o dia do anúncio de medidas favoráveis aos trabalhadores, como o estabelecimento do salário mínimo, medida divulgada em 1º de maio de 1940.
Em alguns países, como EUA e Austrália, o Dia do Trabalho é comemorado em outras datas.

Ibama realiza operação Feiras Malditas no Parque 18 de Maio, em Caruaru


Operação realizada no Parque 18 de Maio em Caruaru — Foto: Ibama/DivulgaçãoOperação realizada no Parque 18 de Maio em Caruaru — Foto: Ibama/Divulgação
Operação realizada no Parque 18 de Maio em Caruaru — Foto: Ibama/Divulgação
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou na manhã desta terça-feira (30) uma ação na feira livre do Parque 18 de Maio em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação faz parte da Operação Feiras Malditas, que ocorre em todo o país, para coibir o comércio de animais silvestres em feiras livres.
Em Caruaru foram apreendidas 55 aves silvestres como galos campinas, azulões, patativas, papa capins e outras espécies e ao todo cinco pessoas foram presas.
O Chefe de Investigação do Ibama Pernambuco, Amaro Fernandes, informou que foram geradas multas que somam quase 400 mil reais, caso não sejam pagas, os infratores poderão ter problemas na aposentadoria.
Após a lavratura dos procedimentos no plantão policial de Caruaru, os pássaros foram levados para serem soltos no habitat natural.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte inicia projeto ambiental nas escolas do município

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, vêm realizando uma vasta programação ambiental nas escolas do município com o objetivo de conscientizar os mais novos da responsabilidade de preservação.

O objetivo é despertar nas crianças o interesse pelas temáticas ambientais voltadas às particularidades da nossa região. A iniciativa visa também incentivar a implantação de Projeto de Educação Ambiental Continuada. A escola Sebastião Ferreira Lima, na comunidade do Algodão, realizou uma apresentação na sexta-feira (26), com alunos do Jardim l e ll. Essas ações são cheias de significado, além de despertar consciência e responsabilidade ambiental as crianças.

O secretário de Educação, Marcos Augusto, ressalta a importância da conscientização ambiental e sabe que através desse projeto implantado, "VERDE QUE TE QUERO RESPIRAR", as informações passadas para as crianças serão relevantes sobre os impactos do homem ao meio ambiente. "Parabenizamos a todos nossos alunos e professores do Jardim l e ll da Escola Sebastião Ferreira. E a nossa coordenadora do projeto no município Maria das Dores pela preocupação em destacar a importância da preservação e de trabalhar de forma consciente com as crianças para que no futuro tenhamos cidadãos conscientes para com o meio ambiente", falou Marcos. 

Ao lado do vereador Demir, o  prefeito do município foi prestigiar a apresentação dos alunos. "Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto, verde que te quero respirar, que mostra a importância do meio ambiente para as crianças. Vivenciamos aqui na comunidade do Algodão uma apresentação bonita de conscientização ambiental realizada pelas crianças do jardim", concluiu o prefeito. 





Emancipação Política : II Exposição de Escritores, Poetas e Cordelistas em Taquaritinga do Norte


No dia 07/ 05, a partir das 8 horas no Centro Comercial acontecerá a II Exposição de Escritores, Poetas e Cordelistas , em homenagem aos 132 anos de Emancipação Política de Taquaritinga do Norte.


2º Workshop de Comunicação é promovido pela Diocese de Caruaru


Encontro promovido pela Diocese de Caruaru — Foto: Diocese de Caruaru/DivulgaçãoEncontro promovido pela Diocese de Caruaru — Foto: Diocese de Caruaru/Divulgação
Encontro promovido pela Diocese de Caruaru — Foto: Diocese de Caruaru/Divulgação
A Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, promove o 2º Workshop de Comunicação “Extended”, de 24 a 26 de maio, no Centro Diocesano Jesus Mestre.
Com a temática “Educar para o Digital”, o evento trará a doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel, referência para as temáticas de jornalismo, cidadania, política de comunicação, igreja, religião, cultura, meios de comunicação de massa, ética da comunicação e educação digital.
A formação contempla 20h de conhecimento voltados para as seguintes temáticas: 1. A era digital: características principais de uma sociedade em contínua transformação. Por que educar-se para o digital?; 2. O fio condutor da evangelização: Gaudium et Spes, Evangelii Nuntiandi, Evangelii Gaudium. A abertura para o diálogo entre fé e cultura; 3. Percurso da Comunicação na missão da Igreja até chegar no digital. A Igreja nas redes; 4. O mundo digital e sua incidência na transmissão e vivência da fé. Nova percepção da fé, novas religiosidades no ambiente virtual. A interatividade, novos espaços de relacionamento. Mídia e religião; 5. Catequese e novas mídias.
As inscrições custam R$120 podem ser realizadas no site.
Programação
Sexta-feira, 24 de maio
17h: Credenciamento
18h: Primeiro Módulo
19h30 Coffee Break
20h: Retorno primeiro Módulo
22h: Encerramento do dia
Sábado, 25 de maio8h: Segundo Módulo
9h30: Coffee Break
10h: Retorno segundo módulo
12h: Almoço
13h30: Terceiro Módulo
15h: Coffee Break
15h30: Retorno terceiro módulo
17h30: Intervalo
17h45: Janta
18h30: Quarto módulo
20h: Intervalo
20h15: Retorno quarto módulo
22h: Encerramento do dia
Domingo, 26 de maio7h30: Missa
8h30: Cafezinho
9h: Quinto módulo
10h30: Coffee Break
11h: Retorno quinto módulo 
13h: Encerramento do curso e entrega dos certificados
13h15: Almoço.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

SENAR promove cursos em Taquaritinga do Norte em parceria com a Prefeitura


Tendo em vista a importância do manuseio e a aplicação correta dos alimentos, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Agricultura em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou na última semana o curso de culinária na comunidade de Placas.

Contanto com vários participantes o curso envolveu aulas teóricas e práticas da culinária regional. A Chef Ana Rosilda falou da importância do curso. "É muito importante esses cursos que a prefeitura vai buscar em parceria com o SENAR, aqui ensinamos todas as práticas culinárias onde os participantes trabalharam com peixe, frango e carne bovina, desenvolvendo pratos regionais e vários tipos de sobremesa, deixando a participante apto a trabalhar em qualquer comércio alimentício ou até mesmo colocar seu próprio negócio", falou Ana.

O prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero, esteve no encerramento do curso a falou do projeto. "Quero parabenizar o Secretário de Agricultura do município Zeca Coelho por ter ido buscar essa importante parceria com o SENAR, para profissionalizar pessoas de nosso município, deixando-as aptas para exercer um trabalho em algum comércio ou colocar seu próprio negócio. Fico feliz como prefeito de nosso município, sabendo que estamos dando oportunidade ao nosso povo", disse o prefeito.

Esse semana a Secretaria de Agricultura informa que o curso será de manutenção de trator e será realizado na comunidade  da Situação.



Taquaritinga do Norte 132 anos de Emancipação Política : Corrida Rústica



A imagem pode conter: texto

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...