quinta-feira, 25 de julho de 2019

Pernambucano morre na Irlanda após cair de janela no terceiro andar de prédio

Sérgio fazia intercâmbio na Irlanda e era natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um estudante pernambucano de 23 anos morreu após cair de uma janela na cidade de Dublin, na Irlanda. Segundo a família do jovem, Sérgio Romero Lucena Nunes Filho estava com amigos no apartamento onde morava, quando se encostou numa janela e caiu do terceiro andar do edifício. O caso ocorreu na quarta-feira (24).
Por meio de nota, o Itamaraty informou que a Embaixada do Brasil em Dublin foi informada sobre o incidente pelas autoridades policiais e "está acompanhando o caso para prestar a assistência consular cabível à família."
Ainda segundo familiares, Sérgio Romero estava há cinco meses no país europeu, fazendo intercâmbio. Ele era formado em odontologia e morava em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Amiga da família, a jornalista Lea Renata informou que o caso ocorreu por volta da meia-noite, no horário local. "A família soube por volta das 19h da quarta-feira (24). Disseram que ele estava em casa, com amigos, se escorou na janela e caiu. Dois tios dele estão indo para a Irlanda para providenciar o transporte do corpo", afirma Lea.
Ainda por meio de nota, o Itamaraty informou que, em atendimento ao direito à privacidade dos envolvidos, à Lei de Acesso à Informação e ao Decreto 7.724, "não pode comentar detalhes do caso sem autorização expressa dos familiares."

Resultado final das provas finais conhecimento específico (ECA) com os que vão pleitear uma vaga no conselho tutelar




Educação Taquaritinga - Volta às aulas após o Recesso


Mais de 4 mil alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retomaram as atividades escolares nesta quarta (24), após recesso escolar do período junino. A volta às aulas marca o início oficial do segundo semestre letivo nas 9 unidades que compõem a Rede pública municipal de ensino de Taquaritinga do Norte.
Para os alunos, o dia foi de rever amigos e voltar à rotina de estudos. Na parte pedagógica, a equipe das unidades desenvolveram atividades de acolhida e motivação. De acordo com o Secretário de Educação Marcos Augusto, este momento de parada, no meio do ano, é fundamental para todos os que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. “ Esse tempo é importante para os profissionais da educação, que voltam renovados e o descanso dos alunos”, comenta.
“A volta às aulas é o momento, também, de reafirmar nosso compromisso de continuar trabalhando para garantir todas as condições para uma Educação de qualidade, como orienta o prefeito Ivanildo Mestre. Alunos, professores, equipe pedagógica e os pais podem contar com o trabalho de todos da Secretaria de Educação”, ressalta a Professora Silvia Patrícia.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas comendo e pessoas sentadas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé e sapatos

Nenhuma descrição de foto disponível.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Novo bafômetro da PRF detecta embriaguez de motorista por respiração

Novo bafômetro da PRF detecta embriaguez de motorista por respiração

Novos aparelhos de detecção de alcoolemia, os chamados bafômetros, foram distribuídos nesta quarta-feira para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro. Os chamados “bafômetros passivos” detectam a presença de álcool sem a necessidade de soprar no aparelho.
Segundo o porta-voz da PRF no estado, José Hélio Macedo, o órgão vai receber 18 aparelhos para agilizar a fiscalização nas estradas. O bafômetro age por aproximação com o condutor.
“O aparelho facilita bastante o nosso trabalho por questão de agilidade porque o motorista não precisa descer do carro. Na aproximação da cabine do veículo você consegue fazer a detecção da presença de álcool. Ele tem uma sensibilidade bem grande e ganha nessa agilidade”.
Macedo cita também a economia proporcionada pelo novo modelo, já que o bafômetro tradicional requer o uso de um bocal que custa em torno de R$ 2 a unidade. “Em uma fiscalização de alcoolemia você gastava diversos bocais e às vezes sem necessidade porque o condutor não estava embriagado. É uma melhoria até mesmo para quem está sendo fiscalizado, porque se não tiver nada de errado, ela vai embora mais rápido”.
O policial destaca que o bafômetro passivo apenas indica o consumo de álcool, mas não mede a quantidade no organismo da pessoa, o que é necessário para a aplicação da multa. Por isso, em caso de positivo, será preciso fazer o teste à moda antiga.
“O aparelho não dispensa o outro equipamento, porque se o motorista estiver alcoolizado, para fazer a multa ou a prisão a gente precisa ter o teor alcoólico, o índice. E só o outro equipamento faz essa medição, esse faz só essa triagem. É para facilitar e também a questão do custo”.


Chuvas: corpos de vítimas começam a ser levados para o IML

Chuvas: corpos de vítimas começam a ser levados para o IML

Familiares das vítimas de deslizamentos de terra estão, aos poucos, chegando no Instituto de Medicina Legal (IML) para retirar os corpos das pessoas mortas após os estragos causados pelas fortes chuvas nesta quarta-feira (24). Até o momento, 11 pessoas mortas foram confirmadas.
Até o momento, cinco corpos deram entrada no IML. São eles: Iraceli Maria da Conceição, de 78 anos, Abraão Batista da Silva, de 25 anos, ambos mortos no bairro de Águas Compridas, em Olinda; Ivonete Maria da Silva, de 63 anos, Natalício Vicente da Silva, de 69 anos, que morreram soterrados no bairro de Passarinho, na Zona Norte do Recife; e Josafá Barbosa da Costa, de 34 anos, que acabou falecendo após o deslizamento de barreira no bairro de Dois Unidos, também na Zona Norte da capital pernambucana.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Taquaritinga do Norte - Escolas da Rede Municipal preparadas para receber os mais de 4 mil alunos na volta do Recesso




Ao todo, mais de 4 mil alunos estão matriculados nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. A recepção desses alunos também está sendo planejada e terá atividades diversificadas nesta quarta feira 24.07.19. 

Preparação das Escolas


Todas as escolas da rede municipal de educação passaram, durante o recesso, por uma série de benfeitorias para melhor atender as crianças. Outras melhorias ainda estão sendo realizadas nos próximos dias. Sobre o reinicio das aulas  o Secretário de Educação, Marcos Augusto, falou o seguinte, “queremos nossas crianças em ambientes agradáveis e receptivos, dessa forma, pensamos em estratégias que garantam a qualidade de vida dos alunos e também dos professores dentro do ambiente escolar”. 
Dentre as ações já realizadas estão: manutenção dos prédios, como limpeza , poda e roçagem em todas as unidades municipais. Além disso, todas as escolas passarão por pintura, sendo que  algumas unidades já foram atendidas.

Professores e Educadores



A Secretaria de Educação se preocupa com a preparação de seus professores e educadores, que participam, constantemente, de formações e capacitações. 
Os professores retornaram às atividades na última segunda com reuniões e capacitações, para receber os alunos no reinício das aulas.

Merenda 



Taquaritinga do Norte se tornou nos últimos anos referência na qualidade da merenda, é uma das cidades que desenvolve melhor a agricultura familiar aonde a mesma é comprada em grande parte no município. Profissionais de outros municípios já visitaram a cidade para ver de perto como o trabalho vem sendo desenvolvido, e todo esse trabalho tem o acompanhamento de uma nutricionista e de uma equipe que realiza todo o controle e distribuição dos itens da merenda.


      A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Atenção : Toyota Roubado em Taquaritinga do Norte

Um Toyota Bandeirantes de Cor Branca foi roubado no início da noite de hoje em  Taquaritinga do Norte a Placa do Veículo é JLF 1907. Qualquer informação entrar em contato com o número  993869082 falar com Henrique filho de Milsinho Proprietário do Toyota.

Imagem ilustrativa

3ª Festa do Estudante será realizada em Taquaritinga do Norte


Já fazendo parte do calendário turístico da cidade de Taquaritinga do Norte, a Festa do Estudante chega a sua terceira edição. Realizado pelo Governo Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte o evento com o objetivo de valorizar a educação do município, que está entre uma das melhores do Agreste, e também ofertar lazer, cultura, oficinas e grandes shows para os estudantes e turistas.
A festa acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto com uma vasta programação que vai desde palestras, oficinas de formação, passeios turísticos, campeonato de futebol, plantio de árvores, sarau estudantil, apresentações culturais e shows musicais.

“É de fundamental importância a valorização de nossos alunos, sempre estamos criando incentivos para que sigam seus estudos com amor e consigam êxito no futuro. A educação é o nosso único legado, sem ela não conseguimos chegar muito longe. E nós estamos fazendo a diferença, os frutos já são visíveis”, destacou o Secretario de Educação, Cultura e Esportes, Marcos Augusto.
E nesta conjuntura de unir os estudos, a diversão e a valorização do alunado nortetaquaritinguense foi montada uma vasta programação toda especial para a semana do estudante 2019, contemplando todas as escolas do município com diversas ações conforme programação abaixo:

Dia 12/08 – Palestra com a temática voltada para a prevenção da violência e as drogas na Escola Gilzenete Guerra, Distrito de Pão de Açúcar.
Dia 13/08 – Inicio das Oficinas:
Pintura e Grafith – Local – Secretaria de Educação
Teatro – Local – Ginásio Experimental
Dança – Local – Escola Francisca Moura - CAIC
Fotografia – Local – Secretaria de Educação
Dia 14/08 – Plantio de mudas de árvores por alunos de Escolas Municipais em diversas localidades da cidade.
Dia 15/08 - Passeio “Taquaritinga Conhece Taquaritinga” com saída do Distrito de Gravatá do Ibiapina visitando várias localidades e pontos turísticos da cidade.
Dia 16/08 – Encerramento das Oficinas e apresentação dos resultados

Ação Social com a oferta de vários serviços gratuitos

Shows com a Bnda Nivel 5 e Nixon Tavares
Dia 17/08 – Sarau Estudantil na Praça Padre Otto Sailler com apresentações culturais de todas as escolas do município.
Entrega de certificados aos alunos participantes das oficinas
Premiação do “Aluno nota 10”
Shows com Bruno Fagundes e Walquyria Santos


A imagem pode conter: texto

Apac emite alerta de chuvas moderadas a fortes


Apac alerta para mais chuvas moderadas a fortes em regiões de Pernambuco
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um novo alerta, na tarde desta segunda-feira (22), para a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. O aviso, o 32º feito em 2019, é válido até a tarde da terça (23). (Veja vídeo acima)
De acordo com a Agência, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil. No Recife, o órgão mantém um plantão permanente e pode ser acionado pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita. Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos em locais seguros.

A Apac informou também que o nível do Rio Capibaribe, em São Lourenço da Mata, estava acima da cota de alerta, nesta segunda (22), por causa das chuvas registradas das últimas 24 horas.
Por meio de nota, a agência disse que a tendência era de o nível do rio subir, podendo atingir as áreas ribeirinhas.

Alertas e transtornos

Alertas semelhantes foram emitidos no domingo (21) e na sexta (19). Na manhã do sábado (20), uma ventania arrancou telhas e arrastou mesas e cadeiras de estabelecimentos em praias como Porto de Galinhas e Muro Alto, em Ipojuca, também no Litoral Sul do Estado. Segundo a Apac, houve rajadas de vento quatro vezes mais velozes do que o normal na região.
No domingo (21), mais de 500 famílias do município de Barreiros, na Zona da Mata Sul, precisaram deixar as suas casas por causa de alagamentos. O nível dos rios Una e Carimã subiu, invadindo ruas e imóveis.
Também no domingo, em Sirinhaém, no Litoral Sul, o telhado de uma usina desabou durante a madrugada. Segundo a Coordenadoria Defesa Civil do município, o local já estava em obras e, devido às chuvas, a situação se agravou. Em São José da Coroa Grande, também no Litoral Sul, foram identificados pontos de alagamentos apenas na Várzea do Una.

Taquaritinga do Norte - Educação de Qualidade

Apesar da crise que o país enfrenta e para quem está na administração que limita algumas ações, com responsabilidade e sem perder o controle financeiro Taquaritinga do Norte tem avançado e construindo uma educação de qualidade, aonde os resultados das avaliações externas tem colocado o município como um dos melhores do Agreste no IDEB, SAEPE e IDEPE. 


domingo, 21 de julho de 2019

Quase 2 mil caminhoneiros se mobilizam em grupos de WhatsApp por paralisação


Quase 2 mil caminhoneiros estão em, no mínimo, 15 novos grupos do WhatsApp recém-criados para discutir uma possível paralisação da categoria na segunda (22).

Eles estão contrariados com a resolução da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que estipulou a nova tabela de preços mínimos do frete rodoviário, divulgada na quinta (18), com valores abaixo dos esperados. A realização da paralisação não é consenso entre os participantes. Parte dos grupos é refratária à ideia por conta da dificuldade financeira que teriam com os dias sem trabalhar.

Os administradores dos novos grupos negam ser articuladores do movimento, ao mesmo tempo em que algumas lideranças que tomaram a dianteira durante a paralisação de 2018 não estão em nenhum deles. O nome dos grupos segue sempre o mesmo formato, com o título formado por paralisação, a data de 22/07 e a abreviação do nome de um estado.

Apesar serem vinculados a um estado, a maior parte deles é formada por pessoas de regiões diferentes da indicada. Eles trazem em suas descrições o mesmo texto: “Publicações fora do contexto das pautas dos caminhoneiros não serão aceitas. FOCO NA MISSÃO!” Nesses grupos, há desde convocações para greve, com críticas ao presidente Jair Bolsonaro, por vezes chamado de traidor, até alguns vídeos cômicos e imagens eróticas. Os caminhoneiros emitem suas opiniões também em áudio ou vídeos nos quais discursam enquanto são filmados pela câmera frontal de seu telefone.

Foram disparados avisos sobre o risco de uma ação de contra-inteligência estar sendo realizada dentro dos grupos, com membros do governo se passando por caminhoneiros. Parte dos trabalhadores se diz intervencionista, defendendo um regime militar. A rotatividade dos grupos é alta. São muitos os avisos de pessoas que entraram usando um link compartilhado por outra pessoa no WhatsApp e outros de pessoas que decidiram sair. Também circulam ali convites para entrar em grupos do gênero, de estados diferentes. A reportagem localizou queixas de caminhoneiros em relação à falta de liderança dos grupos, o que dificultaria a paralisação de segunda. Há administradores em comum entre eles. Porém, quando contatados, eles disseram não ser líderes e se negaram a dizer se havia uma liderança que articulasse a criação dos grupos.

A reportagem foi expulsa de dois deles por um desses administradores após procurá-lo em particular pelo WhatsApp para pedir informações. Outra administradora que trocou mensagens com a reportagem disse que não poderia dizer nada, pois não falava em nome dos caminhoneiros. Segundo ela, o movimento começou simultaneamente em vários locais. Wanderlei Alvez, o Dedeco, um dos articuladores da paralisação de 2018, diz que não participa dos novos grupos e já foi retirado de alguns deles por seus organizadores. Ele afirma acreditar que os grupos da paralisação de segunda não foram criados por caminhoneiros, pois, segundo ele, a categoria o trata com respeito. Dedeco diz que o principal problema da classe é justamente a falta de liderança e cobra maior protagonismo da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) para defender o interesse dos caminhoneiros junto ao governo.

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deve se reunir com representantes de caminhoneiros e outras entidades afetadas pela nova tabela de fretes na próxima semana. A data ainda não foi confirmada. Sobre a reunião, uma das mensagens compartilhadas seguidamente pelo WhatsApp dizia que os caminhoneiros não arredariam pé e, caso o ministro quisesse fazer reunião, teria de fazer na pista. A nova tabela de fretes foi elaborada pela Esalq-Log, da USP, e a próxima revisão oficial está prevista para o início de 2020.

Bebidas muito quentes aumentam o risco de câncer na boca, língua e esôfago

Por G1 — São Paulo


Bebidas muito quentes aumentam o risco de câncer na boca, língua e esôfago
Bem Estar
00:00/01:50
Bebidas muito quentes aumentam o risco de câncer na boca, língua e esôfago
Ingerir bebidas muito quentes (acima de 65ºC) pode aumentar o risco de câncer de esôfago. É o que sugerem alguns estudos. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas ainda são as principais causas desse tipo de câncer. Entretanto, a maioria dos casos da doença ocorrem em continentes onde é comum o consumo de bebidas muito quentes.
“O alimento quente, mesmo tendo tolerância, é um fator agressor. Ele pode levar eventualmente até a doenças mais sérias, como câncer de cavidade oral ou de língua”, explica o otorrinolaringologista Ali Mahmoud. O câncer de boca e de língua é mais comum em lugares onde as pessoas tomam bebidas quente, como na região sul.
Para minimizar os riscos, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) orienta as pessoas a consumirem bebidas com temperatura inferior a 60ºC. Para chegar nessa temperatura, desligue o fogo quando iniciar a formação de bolhas gasosas no fundo da panela ou chaleira e espere cinco minutos antes de colocá-la na garrafa térmica ou consumir a bebida.
Temperatura da bebida pode afetar a saúde
Bem Estar
--:--/--:--
Temperatura da bebida pode afetar a saúde

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...