quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Educação : " Eu tenho certeza que cada crítica destrutiva vindo de pessoas que não construíram nada, não nos afeta."- Falou Valdelice Grangeiro


Entrevista com Valdelice Grangeiro Diretora da Escola Municipal Padre Ibiapina. 






Como tem sido a experiência de ser a Diretora de uma escola tão Importante para Taquaritinga  ?


A experiência que tive em outros cargos que já exerci dentro da educação, como professora, auxiliar, auxiliar de secretaria, Orientadora Educacional, diretora adjunta, até chegar ao cargo de diretora, me fez ver experiências exitosas. Por isso me senti segura de quão grande seria meu trabalho a frente dessa escola que tanto amamos. Foi um passo largo em minha vida profissional, porém durante minha gestão, já vivemos momentos maravilhosos e de grande aprendizado para nossa comunidade escolar. 
Conseguimos  evoluir na parte pedagógica como na infra-estrutura. Temos uma quadra poliesportiva que nossos alunos usam nas aulas de educação física, na recreação e nos nossos eventos. Todas as salas com PVC. Conseguimos colocar em cada sala um gela água e assim vamos fazendo o melhor para os nossos alunos. Uma grande alegria que tivemos na nossa gestão foi ter sido escola destaque em padrão de desenvolvimento e proficiência média no SAEPE 2017 e , em decorrência disto e de toda organização , nossa escola tem aumentado consideravelmente o número de alunos e pais satisfeitos com o nosso trabalho. Tudo isso, atribuo a nossa equipe e aos pais que nos dão suporte e credibilidade.

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e atividades ao ar livre

Como é  a relação da escola com a comunidade e quais as principais conquistas e projetos da sua gestão a frente da escola  ?


Temos uma relação recíproca, visto que nossa escola adotou parceria positiva entre escola e família. Somos privilegiados em poder contar com a colaboração dos pais e de toda comunidade gravataense em nossos projetos. Isso torna nossa caminhada mais leve e com muita perspectiva para nossos alunos.

Resultado de imagem para escola padre ibiapina valdelice granjeiro"

O que você acha das pessoas que tentam atrapalhar a administração com postagens tendenciosas e acusações?

Bom , particularmente não acho nada. Até porque essa palavra "ACHAR" não existe em meu vocabulário. Eu tenho é certeza que cada crítica destrutiva vindo de pessoas que não construíram nada, não nos afeta. Nosso trabalho é com muito compromisso e com muita clareza no que fazemos. Sempre visando o melhor para nossos alunos. 


Qual a importância do apoio do Prefeito Lero e do Secretário de Educação Marcos Augusto no desenvolvimento da escola?

É a junção do compromisso entre ambos, para nos dá condições de trabalho, visando assim uma grande parceria com responsabilidade e seriedade com toda comunidade escolar. São gestores sempre presentes e atuantes no nosso dia a dia, nos apoiando nas dificuldades e nas conquistas para que nossa educação seja sempre uma educação de qualidade.

Resultado de imagem para escola padre ibiapina valdelice granjeiro"

Qual a expectativa para a gestão da escola no ano de 2020 ?

Que possamos continuar nosso trabalho da mesma forma que começamos em 2017. Com muita responsabilidade, novos projetos, novas propostas pedagógicas, para assim oferecermos aos nossos alunos uma proposta de desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem.


Qual a sua mensagem de final de ano para a comunidade escolar ?

Chegamos ao final de mais um ano letivo. Foram muitas alegrias , conquistas, desafios , aprendizado, passamos momentos maravilhosos, uma relação harmoniosa.
A vocês queridos alunos , pais , funcionários , o meu carinho e desejo sincero que tenham um feliz natal e um ano novo cheio de realizações .


ELEMENTOS SÃO DETIDOS APÓS SEREM FLAGRADOS COM UMA ARMA DE FOGO E DROGAS

 Na noite de ontem (terça-feira), policiais da equipe da ROCAM do 24° BPM – Batalhão da Polícia Militar – juntamente com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Taquaritinga do Norte, Agreste Setentrional de Pernambuco, receberam algumas denúncias relatando que o imputado Fagner da Silva Araújo, de 23 anos de idade, estaria de posse de uma arma de fogo em sua residência localizada na Rua Madre Tereza de Calcutá, no distrito Pão de Açúcar. De imediato os efetivos fizeram diligencias na eminência de capturar o mesmo, chegando no local acima citado, o policiamento avistou além do Fagner, um adolescente de 17 anos de idade, que ao notar a presença dos efetivos se desfez de três munições e tentou fugir, mas não alcançou êxito.


 Foi realizada a abordagem e feitas algumas buscas dentro da casa no intuito de localizar algo de ilícito. Durante os procedimentos, foi encontrado um revólver calibre 38, além de 05 papelotes com aproximadamente 40g da substância análoga da maconha. Ainda na oportunidade foi apreendida uma motocicleta Honda FAN-150c de placa KIG-5189.
 Os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, ainda Agreste do estado, onde ficaram à disposição da justiça.



Operação 'Minus' busca suspeitos de roubo, organização criminosa e receptação em Caruaru

Operação 'Minus', em Caruaru — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (18) a operação "Minus" em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O objetivo da ação da Polícia Civil é buscar suspeitos de roubo, receptação, porte e posse ilegal de armas e munições, e organização criminosa.
As investigações começaram em maio de 2019. Durante a operação, devem ser cumpridos oito mandados de prisão e 10 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelo Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Caruaru.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Entrevista com Marisa Peixe Diretora da Escola Pedro de Lira Borges : "Temos uma grande parceria e apoio do Prefeito Lero e do Secretario Marcos Augusto que conduzem muito bem sua forma de trabalho" falou a nossa Redação



Entrevista com MARISA PEIXE Diretora da Escola Municipal Pedro de Lira Borges 




Como tem sido a experiência de ser a Diretora de uma escola tão Importante para Taquaritinga  ?

Ser gestora de uma escola é  uma experiência  muito gratificante,mas também de muita responsabilidade.  Comecei como gestora adjunta no ano de 2010 , onde fiquei por 3 anos. Em 2013 assumi a gestão  da escola onde tenho aprendido muito, pois cada dia é  um  aprendizado e que me faz crescer muito como profissional  e também como ser humano.

Resultado de imagem para escola pedro de lira borges vila do socorro ar condicionado

Como é  a relação da escola com a comunidade e quais as principais conquistas e projetos da sua gestão a frente da escola  ?

É  uma relação  muito boa ! Existe uma grande  aceitação  e participação  da comunidade  na escola, onde sempre   procurei ter uma interação  com respeito ,amizade e consideração.  Acredito que grande parte da comunidade está  satisfeita com a forma que procuro conduzir o meu trabalho.
Quanto aos projetos ,  ao longo desses anos desenvolvemos muitos.  Entre eles, fizemos a bandeira  da escola, projeto  água,  soletrado, projeto  envolvendo a leitura e a matemática  etc.  Na parte física  como gestora consegui  aumentar  o IDEB da escola, forrar as salas  de aula, reformar a secretaria,  reformar o abastecimento  de água  da escola e por último  climatizar toda escola.sempre  contando com o apoio do prefeito Lero e do secretario  Marcos Augusto.



O que você acha das pessoas que tentam atrapalhar a administração com postagens tendenciosas e acusações?

São  pessoas que não  tem compromisso com a cidade , nem com o bem estar  da população,  eles vivem tentando  denegrir  a imagem  dos que fazem a administração  em todas as áreas  do nosso  município,  principalmente  na área  que mais se destaca  a EDUCAÇÃO.




Qual a importância do apoio do Prefeito Lero e do Secretário de Educação Marcos Augusto no desenvolvimento da escola?

O nosso desenvolvimento  escolar e toda  nossa progressão  escolar  gira em torno de uma política social de qualidade com representantes  que determinam  o plano de desenvolvimento  das nossas funções, e o bem estar dos nossos alunos. Temos uma grande parceria além do apoio do prefeito  Lero e do secretario  Marcos Augusto  que conduzem muito bem sua forma de trabalho nos deixando motivados  a sermos  multiplicadores.


Qual a expectativa para a gestão da escola no ano de 2020 ?

Enquanto ser social e gestora, acredito que a nossa missão escolar é conciliar as demandas burocráticas e pedagógicas para garantir nosso maior foco: Progressão Escolar. Dando conta desse compromisso e dando continuidade as questões legais da interação com a comunidade do entorno com a secretaria de educação. Tudo isso com um grande objetivo: À Aprendizagem dos nossos alunos.

Qual a sua mensagem de final de ano para a comunidade escolar ?

a mensagem que deixo é   Gratidão! A todos que fazem a escola Pedro de lira Borges e a todos da comunidade  de Vila do socorro. O meu  muito obrigada por  tudo. Um feliz Natal e um ano novo  cheio de paz e fraternidade.





Jogo beneficente em Santa Cruz contará com Hulk e outros craques


No próximo mês de dezembro, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe terá a oportunidade de ver grandes estrelas do futebol nacional, no Estádio Otávio Limeira Alves (Limeirão), onde acontecerá um jogo festivo e beneficente.
Segundo a organização do evento, vão participar atletas que já defenderam a seleção brasileira como Hulk, Marcelinho Paraíba, Ricardo Rocha, Edilson Capetinha, Viola, Júnior Baiano, além de Carlinhos Bala, Araújo, Tharciano que atualmente defende o Grêmio e cantores da atualidade.
O jogo festivo está previsto para acontecer no dia 19 de dezembro a partir das 19h. Ainda de acordo com os organizadores, parte da renda será revertida para a Associação de Assistência ao Deficiente de Santa Cruz do Capibaribe (AADESC).

Por Ney LIma

No Algodão, Escola Sebastião Ferreira de Lima realiza formatura dos Doutorandos do ABC



A Escola é uma das oito unidades de ensino que compõe a rede municipal

A Escola Sebastião Ferreira de Lima trouxe as cores e a alegria do arco-íris para celebrar a colação de grau dos Doutorandos do ABC 2019. A solenidade aconteceu na noite do último sábado (14), na Associação dos Agricultores e Moradores da comunidade do Algodão, zona rural de Taquaritinga do Norte, e reuniu a equipe escolar, familiares e amigos das 11 crianças participantes da cerimônia.


A frente da escola de Fundamental I desde 2015, a diretora Adelma Casé, destacou a importância da parceria entre escola, família e comunidade para que a Educação de Base faça a diferença na vida dos mais de 80 alunos acolhidos neste ano pela unidade de ensino. “Hoje é mais um dia onde comemoramos não só a colação de grau destes nossos alunos, mas o sucesso do trabalho conjunto entre nós, a escola; vocês, pais; e a comunidade do Algodão. Obrigado por acreditar no papel transformador de nossa escola na vida de seus filhos, ” declarou a gestora.


A professora Andreza Araújo, responsável pela iniciação escolar da maioria dos formandos, destacou a sua alegria e satisfação em ver os seus “pequeninos” darem os primeiros passos no vasto e infinito mundo do conhecimento. “Ao longo dos últimos anos, passamos por muitos momentos, descobrimos muitas coisas, contamos histórias, desenhamos a realidade e também a fantasia, plantamos sementes nos corações de vocês, as quais tenho certeza que formaram um jardim,” disse a professora emocionada ao discursar para a sua primeira turma de alunos.


Composta por padrinhos e madrinhas mirins, a Mesa de Honra contou também com a presença do secretário de Educação e Cultura, Marcos Augusto; da professora da Escola Chefe Leandro, Camila Lúcio; do coordenador do Transporte Escolar, Luís Carlos; da Educadora de Apoio, Sônia Maria; e de presidentes de associações de comunidades circunvizinhas. “A educação tem o poder de mudar a vida das pessoas e aqui nós já ouvimos que alguns querem ser médicos, professores, vaqueiros, jogadores de futebol... Esses sonhos se tornaram realidade um dia, graças a essa nossa parceria, pais, escola e comunidade em prol da educação”, frisou o secretário.


Característica das cerimônias de formatura do ABC na comunidade, o clima familiar mais uma vez marcou presença e foi reiterado pelos doutorandos ao homenagear os pais com a canção “Ainda bem que do meu lado tem você”, da cantora Yasmin Gontijo. Sem a preocupação de manter a harmonia entre os gestos e melodia, a apresentação teve uma missão simples: estreitar os laços entre pais e filhos. Após a conclusão do ato de colação de grau, os convidados reviveram grandes sucessos da música nordestina ao som da sanfona de Ciro Ferraz e banda.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Prefeitura de Taquaritinga do Norte solicita o prevfogo do IBAMA para combater incêndios


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte solicitou e conseguiu que o IBAMA viesse para Taquaritinga do Norte para combater os incêndios que estão sendo constantes no município.

Atendendo o pedido da Prefeitura através da Diretoria de Meio Ambiente o IBAMA enviou um equipe de brigadistas do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo).

O objetivo é combater  e prevenir os incêndios além de conscientizar a população do risco de por fogo na mata. Desde de domingo no município, os brigadistas já conseguiram apagar focos de incêndios nas comunidades de  Paquevira, Lagoa Dantas e Juá.

Os brigadistas do IBAMA vão permanecer no município até que se encerre completamento os focos de fogo. A Prefeitura de Taquaritinga do Norte pede a colaboração para não colocar fogo em mato, e usar a técnica de aceiros para evitar incêndios florestais. 

domingo, 15 de dezembro de 2019

Década de 2010 terminará como a mais quente já registrada na história


A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a década de 2010 provavelmente será considerada como a mais quente já registrada, segundo um relatório da organização divulgado no começo de dezembro. As informações são do Mega Curioso.

A OMM igualmente descobriu que 2019 está no rumo de ser o segundo ou terceiro mais quente de toda a história, com uma temperatura média global de janeiro a outubro aproximadamente 1,1ºC acima do que a época anterior à Revolução Industrial (ocorrida em 1776).

O que levou a década de 2010 ser classificada como a mais quente de todas?

O calor global excessivo, aumentado de forma intensa por conta da emissão de gases do efeito estufa é o principal motivo da década de 2010 estar prester a ser colocada como a mais quente que já existiu na Terra.

Segundo o secretário geral da OMM, Petteri Taalas, se não forem tomadas urgentes com relação ao clima, a tendência é que o aumento de temperatura seja tão grande que atinja mais de 3ºC até o fim do século 21, com impactos cada vez maiores e mais maléficos para o bem-estar não somente do meio ambiente em si, mas também do ser humano.

Ainda segundo Taalas, ainda não estamos nem perto de cumprir as metas estipuladas no Acordo de Paris. O Acordo de Paris nada mais é do que um acordo internacional, elaborado em 2015, a fim de limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Os danos ambientais causados pelo aumento da temperatura
Este mesmo relatório da OMM afirma que as concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera alcançaram níveis alarmantes em 2018 e permaneceram aumentando agora em 2019.
Além disso, o nível do mar aumentou por conta do derretimento das camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica, enquanto que o calor oceânico atingiu também níveis recordes, com a degradação dos ecossistemas marinhos vitais.
Ondas de calor e inundações, que antes eram acontecimentos esporádicos, agora têm se tornado cada vez mais frequentes. Ademais, tem ocorrido igualmente mais ciclones  tropicais avassaladores, incêndios florestais e uma série de outros fenômenos.

Entrevista : O Prefeito Lero e o secretário de Educação Marcos Augusto, tem um olhar diferenciado para educação nos dando suporte para superar os desafios, falou a Diretora Adelma Casé a nossa Redação

Entrevista com Adelma Casé Diretora da Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima



Como tem sido a experiência de ser a Diretora de uma escola tão Importante para Taquaritinga  ?

Estou  como diretora a 5 anos nesta Escola, a qual me identifico com todas as comunidades que a compõe. 
Sinto-me orgulhosa pelas conquistas  alcançadas,fruto  de muito trabalho  de uma equipe  de profissionais  comprometidos  com o desenvolvimento da nossa educação. 



Como é  a relação da escola com a comunidade  ?Quais as principais conquistas e projetos da sua gestão a frente da escola  ?

Temos uma excelente relação,pois os pais são presentes nas atividades escolares nos dando grande suporte. 

Alcançamos grandes resultados na avaliação  do IDEB, segundo lugar  na avaliação  do CAED com a turma do segundo ano. Isto é comprometimento da nossa Escola com a educação de todos. 
A infraestrutura  da Escola encontra-se organizada com  a construção de muros para oferecer segurança aos nossos alunos, profissionais  capacitados, merenda escolar  de boa qualidade, oferecendo em todas as salas bebedouros com água mineral,banheiros masculino e feminino,cozinha equipada, além  de oferecer um espaço na parte interna  para nossas crianças recrearem. 



O que você acha das pessoas que tentam atrapalhar a administração com postagens tendenciosas e acusações?

Essas pessoas mal informadas sobre a nossa educação nos motivam ainda mais a mostrarmos os nossos  resultados obtidos do nosso empenho referente a educação de nossos alunos. Mostrando realmente que estamos no caminho certo,pois  os nossos trabalhos enfoca em  aprendizagem de qualidade.



Qual a importância do apoio do Prefeito Lero e do Secretário de Educação Marcos Augusto no desenvolvimento da escola?

O Prefeito Lero e o secretário de Educação Marcos Augusto,tem um olhar diferenciado para educação  nos dando  suporte para superar os desafios diários,com isto conseguimos alcançar os objetivos propostos. Que é uma aprendizagem de qualidade. 



Qual a expectativa para a gestão da escola no ano de 2020 ?

Temos a expectativa que neste próximo ano possamos continuar a oferecer aos nossos aprendizes mais avanços  e melhorias com os nossos  projetos pedagógicos. Para assim obter cada vez mais melhores desempenhos envolvendo  toda a Escola. 

Qual a sua mensagem de final de ano para a comunidade escolar ?

Primeiramente  gostaria de agradecer  a comunidade e aos pais por sempre  estarem juntos com a Escola, estendendo os agradecimentos ao Prefeito e ao secretário por sempre está nos apoiando,e a  toda equipe  de profissionais da educação.
Desejo um próspero ano novo repleto de paz e amor!


Política : Eduardo Baiano fala sobre sua filiação no PDT e sobre o momento político do Município


O jovem Eduardo Baiano que tem se destacado na política municipal esteve na Câmara Municipal no evento realizado pelo PDT onde na oportunidade o Deputado Federal Túlio Gadelha esteve presente, Baiano comemorou a emenda de 250 mil para o Hospital, aonde o mesmo se mobilou junto de amigos e correligionários para a emenda vim para o município e que vai ser de grande importância para os munícipes. Baiano também falou a nossa equipe que tem escutado as demandas da população em várias áreas além da saúde, e falou que vai está sempre cobrando ações para o município não só de Túlio Gadelha mais de todos que foram votados no município, e demonstrou está bastante satisfeito por está em um partido de grande história no pais . Baiano tem se destacado no quadro político da cidade e tem conseguido importantes apoios para 2020, será um nome forte no apoio a reeleição do Prefeito Lero e será um dos nomes fortes na corrida por uma vaga na Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte.


'Dia D' contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser no sábado (15)

O "Dia D" da vacinação contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser amanhã sábado (15). Em Ta...