sábado, 16 de abril de 2016

Taquaritinga do Norte : Projeto Olho D’Água no CAIC

Projeto Olho D’Água visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. 




Os objetivos gerais do Projeto são os seguintes : Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.









REFLEXÃO

1795656_722111074532988_1734105709413437385_n

GENA LINS PRESTIGIA REUNIÃO DO LÍDER DEMIR NA BRASILIA

Pré-candidato a prefeito Gena Lins se reúne com amigos no Bairro Brasília;

Fotos : Isaque Levi | Blog Comunitário
 Na noite desta sexta-feira ( 15/04 ), o pré-candidato a prefeito do município de Taquaritinga do Norte ( Gena Lins ), esteve visitando o Bairro Brasília, se reunindo com amigos e correligionários. Várias pessoas aderiram ao grupo, mostrando e tornando a força maior aonde ele passa, pessoas que acreditam em sua pré candidatura, que estão dando o total apoio onde passa. 



" O processo está andando e as coisas estão fluindo. Em nossa caminhada nas visitas aos amigos e bairros, nos deu mais tranquilidade e confiança em nosso pleito. Fomos muito bem recebidos por onde passamos e temos a certeza que esta caminhada vai ser de sucesso ” , enfatizou Gena.


Da redação | Isaque Levi
Blog Comunitário

CONFIRA ALGUMAS FOTOS : 





Temer já busca nomes para comandar Fazenda e Justiça…



temer5

Estadão Conteúdo 

Caso a presidente Dilma Rousseff venha a ser afastada por decisão do Senado, o presidente interino Michel Temer pretende realizar mudança geral no Ministério da petista e um “choque” na gestão econômica.

Interlocutores do vice afirmaram ao jornal O Estado de S. Paulo que Temer quer, com essas ações, marcar logo sua diferença no governo em relação a Dilma, buscar apoios para fundar uma nova base aliada no Congresso e propor reformas que precisem de aval dos parlamentares. Caso o Senado concorde com a abertura do processo, a presidente é afastada por 180 dias e o vice assume interinamente a Presidência.

A medida de Temer não deve poupar sequer os seis ministros do PMDB que estão no governo. Eles não seguiram a orientação partidária de 29 de março, na qual a cúpula partidária determinou a entrega imediata de todos os cargos da gestão Dilma Somente Henrique Eduardo Alves, amigo de Temer, antecipou-se à decisão e deixou o Ministério do Turismo.

Continua…

Aliados do vice querem propor um enxugamento da máquina pública com a redução de 32 para, no mínimo, 20 o número de ministros na Esplanada. Interlocutores do peemedebista dizem que, nessa reforma ministerial, não haveria restrições a indicações políticas de partidos ou mesmo a assunção de parlamentares aos cargos de ministro, desde que os nomes tenham afinidade com a pasta ou experiência de atuação na respectiva área.

O vice pretende conversar com os dirigentes dos partidos com interesse em fazer parte da sua base aliada a fim de discutir apoio às diretrizes que o eventual governo iria defender. As legendas deverão fazer as indicações para compor os cargos no primeiro escalão do governo dele. O espaço das legendas levará em conta o tamanho das bancadas dos partidos e o peso dos ministérios em discussão.

Interlocutores do vice defendem nomes que, para a Fazenda, acalmem o mercado e tenham experiência no serviço público e, para a Justiça, reduzam eventuais interferências na Operação Lava Jato. Para a Fazenda, os nomes cotados são os ex-presidentes do Banco Central Arminio Fraga e Henrique Meirelles e o ex-secretário de Política Econômica da Fazenda Marcos Lisboa. Murilo Portugal, mesmo com passagem pelo governo, é descartado pelo fato de presidir a Federação Brasileira dos Bancos.

Dos cotados, Fraga tem afirmado a pessoas próximas que não quer assumir a função, embora diga que possa colaborar com o governo com sugestões. Por ora, segundo assessores diretos, Temer tem recebido sugestões, mas não conversou com nenhum dos cotados e tampouco autorizou as sondagens com eles.

Para titular da Justiça, os nomes avaliados são dos ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Brito, o favorito, e Carlos Velloso – também ex-comandante da Corte e ligado a Temer. Nelson Jobim é descartado por ter defendido empreiteiras investigadas na Lava Jato.

Vem Pra Rua vai defender impeachment em Boa Viagem


Ato, para acompanhar votação, começará às 14h do domingo (17/04)
Publicado em 15/04/2016, às 07h15
Boa Viagem tem sido o endereço constante das manifestações pelo impeachment de Dilma / Bobby Fabisak/ JC Imagem

Boa Viagem tem sido o endereço constante das manifestações pelo impeachment de Dilma

Bobby Fabisak/ JC Imagem

Do JC Online

Com mensagens nas redes sociais e divulgadas por veículos de som, nas ruas, o Movimento Vem Pra Rua do Recife está convocando favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff a comparecerem neste domingo (17/04), a partir das 14h, no Segundo Jardim de Boa Viagem. “Um telão transmitirá ao vivo a votação. Vamos acompanhar até o final”, informa o advogado Gustavo Gesteira, líder do grupo.
Ele postou no Facebook um vídeo, no qual diz “Vai ter impeachment”, certo de que indecisos votarão contra a presidente Dilma. Gesteira chegou de Brasília, onde esteve tentando convencer parlamentares da bancada pernambucana a optarem pelo afastamento da presidente.
Segundo ele, nesta sexta (15/04) e no sábado (16/04) haverá atividades preparatórias, divulgando o ato do domingo. No dia da votação do impeachment, os militantes terão, além do telão, dois trios elétricos. Gesteira contou que a estrutura a ser montada é patrocinada pela doação de pessoas físicas. 
Na página, no Facebook, o Vem Pra Rua Recife pede doação de R$ 20 para o movimento, oferecendo em troca bonecos “Pixuleco” e “Bandilma”. 
Para alimentar a mobilização, são usados vídeos em que participantes fazem atos na porta da casa de deputados indecisos e outros em que artistas se assumem como favoráveis ao impeachment, caso do ator Malvino Salvador, que convida a atriz Regina Duarte a estender a bandeira do Brasil na varanda. Em eleição presidencial de 2002, Regina gravou vídeo em favor do candidato tucano José Serra, expressando medo com a possibilidade de Lula virar presidente e gerar instabilidade no País.
Segundo Gesteira, o Vem Pra Rua Recife é composto por pessoas das mais variadas formações, idades e profissões, que estão unidas em torno de um propósito: ser ouvidas pelos políticos. Defende democracia, ética na política e um Estado desinchado. “Continuaremos mobilizados para confirmar o impeachment no Senado”, avisa. Além do Facebook, o grupo se articula pelo Twitter e Instagram.

ASSALTANTE TENTA ASSALTAR DETRAN E É BALEADO




paulo marcolino assalto detran garanhuns agrsteviolento.com.brUm assaltante foi preso na manhã desta sexta-feira (15), após invadir o Detran de Garanhuns e anunciar um assalto, durante a investida o elemento efetuou dois disparos de arma de fogo contra o vigilante que reagiu e baleou o marginal no pescoço e braço.
Ferido o elemento que foi identificado como Paulo Marcolino da Silva, 19 anos, deixou o local correndo, na rodovia BR-423 ele conseguiu tomar de assalto um veículo Pálio de propriedade da Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns e fugiu com destino a Jupi. Com as informações e em uma ação rápida, policiais militares do 9º BPM realizaram um bloqueio no distrito de Neves onde conseguiram interceptar o carro e foi preso.
A PM informou que a arma usada na tentativa de assalto não foi localizada, preso informou que jogou as margens da rodovia não sabendo informar o local exato, Paulo Marcolino foi socorrido para o Hospital Regional Dom Moura onde recebeu tratamento médico e encontra-se custodiado, quando receber alta será encaminhado a cadeia pública, o segurança compareceu a Delegacia de Polícia Civil, prestou esclarecimentos e foi liberado.

9º CURTA TAQUARY - PROGRAMAÇÃO






Contagem regressiva para nona edição do Curta Taquary Festival Internacional de Curta Metragem que acontecerá em Taquaritinga do Norte. Na próxima segunda-feira (18) começam as exibições em praça pública.

Confiram a programação:

SEGUNDA FEIRA (18 de Abril)
Local: Praça Otto Sailer

18H00
Mostra Paralela – Infanto-Juvenil
Classificação indicativa: 10 anos
Ao Redor, de Isabella Rosa e Levi Elionai (SP) 7’41’’
Canhain! Uma aventura sinistra, de Luiz Marchetti (MT) 20’
Coisa-Malu, de Paula Cintra Ferreira e Tobias Rezende (SP) 20’
Número e Série, de Jessica Queiroz (SP) 14’52’’
O Menino Invisível, de Danilo Umbelino, Murilo Deolino e Uiran Paranhos (BA) 8’48
Quando Esvazia a Alma, de Leandro Cordeiro (SC) 14’27’’

19H30
Mostra Paralela – Documentário
Classificação indicativa: 12 anos
A Flor da Cana, de Danilo Tácito, Matheus Arruda, Nuno Aymar e Thiago Monteiro (PE) 22’
Acho Bonito Quem Veste, de Marcelo Coutinho (PB) 9’19’’
Anos de Chumbo, de Daniel Roque e Isadora Cabral (RJ) 1’
Boi Na Linha, de Arthur Dias (BA) 17’18’’
Bola para Seu Danau, de Eduardo Souza Lima (RJ) 6’23’’
Cartas, de Pietro Santurbano (SP) 5’32’’
Coroas, de Isaac Donato e Marília Cunha (BA) 14’
De Magrela, de Marcelo Lin (MG) 3’08’’
Identidade audiovisual, de Alunos da Escola de cinema de Quixadá (CE) 5’53’’
Mascaras do Nilo, de Murilo Deolino e Lorena Sales (BA) 7’33’’
O Preço, de Alvaro Costa e Wellington Amorim (SP) 18’20’’
Santeros, de Rafael Mazza e Renata Magioli (RJ) 13’38’’
Sexta-feira, de Gian Orsini (PB) 11’05’’

22H00
Mostra Paralela – Outros Olhares
Classificação indicativa: 14 anos
À Primeira vista, de Priscila Martinho (RJ) 3’56”
Aquela estrada, de Rafael Ramos (AM) 15’08’’
Cena, de Marcelo Quixaba, Odécio Antonio, Deborah Ingrid e Suzy Lopes (PB) 10’06’’
Dias e Dias, de Getulio Ribeiro e Melise Fremiot (RJ) 18’08’’
Distante, de Arthur S. Gadelha (CE) 7’16”
Hiperidrose, de Pedro Henrique (CE) 12’19”
Macumbá, de Tony Rodrigues (PE) 13’48”
Pequenas órbitas, de Duda Las Casas (RJ) 1’37’’
Quitéria, de Márcio Câmara (CE) 19’53’’
Vivi, de Catarina Doolan e Julio Castro (RN) 14’32’’
Wendigo, de Luciano Evangelista (GO) 3’40’’

00H00
Mostra Paralela – Curta à Meia Noite
Classificação indicativa: 16 anos
O que teria acontecido ou não naquela calma e misteriosa tarde de domingo no jardim zoológico, de Gugu Seppi e Allan Souza Lima (RJ) 15’
O Suicídio, de Márcio Trigo (RJ) 3’
Sede, de Nicolas Toniollo (SP) 1’12’’
Símile, de Júlio César Mahr (GO) 4’40’’
Tigre Tigre, de Felipe de Amorim (SP) 8’24’’

TERÇA FEIRA (19 de Abril)
Local: Praça Otto Sailer

19H00
Mostra Paralela – Sessão Especial
Classificação indicativa: 12 anos
Entre o traço e a luz, de Zeca Ferreira (RJ) 13’47’’
Milagres, de Adalberto Oliveira (PE) 20’20’’
Para onde foram as andorinhas, de Mari Corrêa (SP) 20’
Senhora L, de Artur Ianckievicz (PR) 17’08’’
Sobre Nós, de Miguel Moura (RJ) 14’49’’

20H30
Mostra Paralela – Diversidade
Classificação indicativa: 14 anos
Ruan, de Fellipe Chargel e Felipe Herrmann (AL) 7’14’’
Cabra-Macho, de Charles C. S. Ferreira & Leonardo Grecco (SP) 10’21’’
Carne nua, de Luan Moreno (RJ) 12’
Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor, de Henrique Arruda (RN) 15’51’’

21H30
Mostra Paralela – Curtas Fantásticos
Classificação indicativa: 16 anos
Domingos, de Jota Bosco (PE) 11’35’’
Soberania. RJ, de Gabriel de Moura (RJ) 3’16’’
Flerte, de Samuel Mariani (SP) 2’40’’
O último engolervilha II, de Marão, Jackson Abacatu, Wesley Rodrigues, Luah Garcia, Pamella Araújo, Camila Kauling, Guto BR, Rüsben, Ianah Maia, Giovanna Guimarães, Jirair Garabedian, Yurii Custodio, Rosana Urbes e Mauricio Castaño (RJ) 12’43’’
Três dentes de ouro, de Diego Lara (SC) 17’50’’
Repolho, de Alexander S. Buck (ES) 8’08’’

22H30
Mostra Paralela – Curta à Meia Noite
Classificação indicativa: 16 anos
Ataque Blues, de André Dias (CE) 4’58’’
Ateliê, de Victor Giannotti (SP) 12’50’’
Intervenção, de Pedro Maia de Brito (PE) 4’02’’
Janela de Naim, de Daniel Leite Almeida (BA) 3’20’’
Adentro, de Joedson Silva (PE) 6’17”
Cinefilía, de Murate Azevedo e Leonardo Hutamárty (PE) 20’30’’

QUARTA FEIRA (20 de Abril)
Local: Praça Otto Sailer

18H00
Mostra Paralela – Infantil
Classificação indicativa: LIVRE
A culpa é do Neymar, de João Ademir (RJ) 10’47’’
Hora do Lanchêêê, de Claudia Mattos (RJ) 14’48’’
Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar, de Pedro Jorge (SP) 19’
Sansão, de David de Azevedo Miranda (MG) 15’

19H00
Mostra Paralela – Animação
Classificação indicativa: LIVRE
A Chegada de Aninha, de Rosa Berardo (GO) 11’10’’
A Perna cabeluda, de Yoga Viana (PE) 1’10
All About Jazz, de Isabella Scovino (RJ) 3’20’’
Máscara de Papel, de Isabela Fernandes, Ninna Gomes e Vinícius Marques (PE) 1’15
Matiz, de Jackson Abacatu (MG) 4’10’’
Retirantes, de Maíra Coelho (RS) 13’24’’

19H30
Homenagem a atriz Hermila Guedes

19H45
Mostra Competitiva Nacional
Classificação indicativa: 16 anos
O Quebra Cabeça de Tarik, de Maria Leite (MG) 20’
Coração Pela Boca, de Bruno Autran (SP) 11’36
Mata Norte, de Tuca Siqueira (PE) 20’
Olhos de Arthur, de Allan Deberton (CE) 15’08’’
Pássaro tempo, de Américo Filho (PB) 1’
O homem que virou armário, de Marcelo Ikeda (CE) 20’
Lúcida, de Fabio Rodrigo e Caroline Neves (SP) 15’59’’
Os filmes que moram em mim, de Caio Sales (PE) 13’56’’
Ainda me sobra eu, de Taciano Valério (PE) 15’11’’

22H00
Mostra Paralela – Documentário
Classificação indicativa: 12 anos
Sala de Reboco - A História de Zé Marcolino, de Ana Célia Gomes (PB) 20’
Som do Morro, de Diana Coelho e Helio Ronyvon (RN) 11’26’’

QUINTA FEIRA (21 de Abril)
Local: Praça Otto Sailer

18H00
Mostra Paralela – Curtas Fantásticos
Classificação indicativa: 14 anos
Caçando nas Horas Mortas, de Gemerson Sander (MG) 8’56’’
Considerações sobre fumaça e musgo, de Artur Miranda (RJ) 10’08’’
Relicarium, de William de Oliveira (PR) 15’03’’
Os Mortos, de Jhésus Tribuzi (PB) 24’38’’

19H00
Homenagem a cineasta Rosana Urbes

19H20
Mostra Competitiva – Primeiros Passos
Classificação indicativa: 14 anos
Do lar, de Erik Gasparetto (SP) 16’27’’
Véspera, de Ana Lucia Pitta e Rodrigo Souza (MG) 17’46’’
Megatron, de Evandro D'Hipolito (PR) 15’
Pedro, de Pedro Borges (RN) 2’33
Praça de Guerra, de Ed Junior (PB) 19’
Não se vive por nada, de Rafael Bertelli (PR) 9’
Exílio, de Pedro Bughay (RS) 15’07’’

21H00
Mostra Paralela – Olhar Feminino
Classificação indicativa: 14 anos
Família Tropa Trupe – O Circo Enquanto Vida, de Babi Baracho e Diana Coelho (RN) 16’15’’
Velhos Tempos, de Kalyne Almeida (PB) 10’47’’
Maria, de Carol Correia (PE) 13’21’’
Ponto Final, de Andréa Cohim (PE) 20’05’’
Os Segredos que a Cal Esconde, de Luana Cabral e Luciana GB (ES) 13’46’’

22H30
Mostra Paralela – Outros Olhares
Classificação indicativa: 16 anos
O Dia da Santa, de Cassio Hazin (RN) 25’41’’
Mostra Paralela – Curta à Meia Noite
Classificação indicativa: 16 anos
O Clinche, de Thomaz Costa (CE) 7’51’’
Rua Cuba, de Filipe Marcena (PE) 20’
Irma - Era uma vez no Sertão, de Camilla Lapa e Lorena Arouche (PE) 20’07’’

SEXTA FEIRA (22 de Abril)
Local: Praça Otto Sailer

Mostra Competitiva – Dália da Serra
Classificação indicativa: 12 anos
Abra Esta Porta, de Danielle Rosa e Lucas Camargo (SP) 7’47’’
Amargo da cana, de Van Pereira, Suellen Ramos e Wellynghton de Oliveira (PB) 13’09’’
Assombrassão, de 1° Ano C da Escola Ministro José Américo de Almeida (PB) 1’35’’
Ato, direção coletiva (PE) 10’
Bumba Meu Jaraguá, de Ydá Pires, Roseane Monteiro, Lara Martiliano, Leonardo Jorge, Jéssica P. da Conceição, Herbson Melo, Emerson Pereira, Amanda Madeiro e Amanda Duarte. (AL) 9’
O Lamento de um sertanejo, de Ezequiel Ollyveira (PE) 5’17’’
Sem água só mágoa, de Alunos da Escola de cinema de Quixadá (CE) 5’12’’
Tem Wi-Fi?, de Coletivo (PE) 2’47’’
Viva o Cedro!, de Alunos da Escola de cinema de Quixadá (CE) 9’05’’

19H00
Homenagem a cineasta Katia Mesel

19H15
Cerimônia de premiação

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Abin confirma autenticidade de ameaça terrorista contra o Brasil

O diretor da agência de inteligência também tratou das possíveis ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016
Foto: Divulgação
 / Foto: Divulgação

O diretor da agência de inteligência também tratou das possíveis ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 Foto: Divulgação


Da ABr

Um integrante da organização terrorista Daesh (nome árabe do grupo que se autointitula Estado Islâmico) postou em sua conta pessoal no Twitter uma ameaça ao Brasil. A mensagem “Brasil, vocês são nosso próximo alvo” foi postada em novembro do ano passado, logo após os atentados que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos, na França, mas só nessa quarta-feira (13) a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a autenticidade do perfil e da mensagem.
Embora alguns poucos sites tenham divulgado a existência da mensagem já à época, como o da rádio francesa Tendance Ouest, no Brasil o assunto só foi tornado público ontem (13), após o diretor do Departamento de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Sallaberry, confirmar as suspeitas.
Ao proferir palestra na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, em São Paulo, Sallaberry falou sobre as estratégias do Daesh para recrutar seguidores e ordenar atentados pelas redes sociais. O diretor da agência de inteligência também tratou das possíveis ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e dos riscos aos quais o Brasil está exposto atualmente.
Sallaberry não só revelou que a agência de inteligência já tinha confirmado a autenticidade da ameaça divulgada pelo francês Maxime Hauchard, como também informou que a probabilidade de o Brasil ser alvo de ataques terroristas elevou-se nos últimos meses, por causa dos eventos ocorridos em outros países e do aumento do número de brasileiros que tÊm aderido à ideologia do Daesh. A reportagem não obteve detalhes sobre ligações entre brasileiros e o grupo terrorista.
Segundo o diretor de Contraterrorismo da Abin, a agência tem adotado ações para evitar possíveis ataques terroristas, como o intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, a capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência, em especial com os eixos de segurança pública e defesa.
Conhecido como "o carrasco", o francês Maxime Hauchard é suspeito de ser um dos terroristas que aparecem em vídeos que exibem a decapitação de pessoas sequestradas ou feitas prisioneiras pelo Daesh, sobretudo soldados sírios. Os sites que primeiro divulgaram a informação, logo após a mensagem ter sido postada, observaram que o usuário havia criado o perfil pouco tempo antes dos ataques à França. Atualmente, a conta está desativada.

Campanha de vacinação contra gripe começa 30 de abril, em Taquaritinga do Norte



A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e meio Ambiente realizará entre os dias 30 de abril e 20 de maio a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais de idade e portadores de doenças crônicas. O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as intervenções e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação.
O dia “D” da campanha será no sábado (30) com a mobilização nacional, onde todos os Postos de Saúde da Família do município estarão atendendo das 8h às 17h. Procure um Posto de saúde mais próximo de sua residência e não esqueça de levar o cartão de vacina.
Quem se vacina se protege! 

PAVIMENTAÇÃO NO OITI - IMAGENS DO PROGRESSO QUE AVANÇA NOS QUATRO CANTOS DO MUNICÍPIO


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Obras e Urbanismo, concluiu na última semana as obras de pavimentação no Sítio Oiti, e agora se prepara para iniciar a pavimentação em Mateus Vieira. A obra contou com mão de obra local, e com a colaboração de muitos moradores da comunidade que liderados pelo líder comunitário Adriano Lages fizeram mutirões para agilizar os trabalhos.

Essa é mais uma das muitas realizações do Governo Municipal que avança promovendo o desenvolvimento, mudando a paisagem, agregando valor e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Confira as imagens: 










CONVITE

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Remédio tem ‘resultado promissor’ contra o zika



1278

Cientistas da Universidade Federal do Rio (UFRJ) e do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa estão testando medicamentos que podem inibir a destruição pelo vírus da zika das células neuronais em fetos. Pelo menos um medicamento, entre dez já testados, se mostrou promissor, informou o neurocientista Stevens Rehen. Esse remédio já é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e tem indicação para ser usado por grávidas.

Os pesquisadores esperam publicar nos próximos dois meses um estudo sobre a atuação do remédio, caso os efeitos iniciais sejam comprovados. Não há ainda informação se o medicamento inibe a replicação do vírus. Os pesquisadores estão analisando de suplementos a antivirais, mas preferem não informar os produtos para evitar automedicação da população.

O anúncio foi feito durante o lançamento de uma pesquisa que será publicada nesta semana pela revista científica Science sobre o efeito do zika em modelos que representam o cérebro de fetos no segundo mês de gestação. O trabalho mostrou a destruição de células neuronais e a redução do crescimento em 40%. “O resultado é equivalente ao que é observado nas crianças com microcefalia.

Comissão realizou seminário para debater regulamentação de novos municípios



A comissão especial que analisa a criação de novos municípios (PLP 137/15 e apensados) realizou seminário sobre Regulamentação de Novos Municípios nesta terça-feira (12).

O evento foi realizado atendendo a requerimento da deputada Flávia Morais (PDT-GO). Ela lembrou que a presidente da República vetou projetos sobre o tema alegando que isso iria estimular a criação de muitos municípios, resultando em aumento da despesa pública e em pulverização de recursos, o que prejudicaria os já existentes.“Frente a essa situação, cabe perguntar: criar novos municípios é algo negativo para o desenvolvimento econômico? Em contrapartida ao aumento do gasto administrativo não haveria o surgimento de vantagens, como a maior liberdade administrativa para que alguns distritos que tenham crescido muito no passado recente estabeleçam suas próprias administrações e impulsionem ainda mais o desenvolvimento local?”, indagou Flávia Morais.

A deputada acrescentou que o país precisa ter uma regra clara não só para a criação, mas também para a fusão, o desmembramento e a incorporação de municípios.

Expositores

- Presidente da União Brasileira em Defesa dos Novos Municípios (UBDNMU), Augusto César; 

- Assessor Técnico da Comissão de Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa do Ceará, Luiz Carlos Moreira Farias; 

- Presidente do Movimento de Emancipação da Área Cura (MEC), José Nunes Filho;

- Federação das Associações Emancipalistas do Estado de Goiás (Faego), Marco Valério Ruas da Silva; 

- Presidente da Unale, Sandro Heleno Gomes Souza.

O evento foi realizado no Auditório Nereu Ramos, as 10h30.
'Agência Câmara Notícias'

ASSALTANTE ESTUPRA ADOLESCENTE E É MORTO PELO PAI DA MENOR


estuprador assasinado riaco das almas agresteviolento.com.br  (1)Uma adolescente de 16 anos foi estuprada na noite desta terça-feira (12), no Sitio Lagoa Nova, zona rural de Riacho das Almas e resultou na morte do estuprador, Cícero Amaro da Silva, conhecido por “Cícero da Batata” ou “Gabão” de 44 anos, que foi assassinado a facadas pelo pai da adolescente.
De acordo com a Polícia Militar, o estuprador aproveitou que o vizinho de 47 anos estava voltando do ponto do ônibus, onde foi levar a filha para pegar o transporte para ir a faculdade, com uma faca em punho e com um pano cobrindo a cabeça, abordou o cidadão anunciando o assalto, a vítima só tinha R$ 200 entregou ao bandido, mas ele queria mais e entrou na casa do cidadão,  onde fez a sua família refém, e vendo que o marginal não queria ir embora, o cidadão mandou a esposa ir tentar arranjar dinheiro emprestado com algum vizinho, ela saiu e o marginal passou a estuprar a sua filha de 16 anos, revoltado o cidadão mesmo estando debilitado devido a um câncer, se atracou com o bandido, lhe tomou a faca e o matou com dois golpes com a faca, em seguida fugiu, mas a família informou que ele vai se apresentar na delegacia local.
estuprador assasinado riaco das almas agresteviolento.com.br  (2)O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios), Dr. Erick Lessa, esteve no local com a sua equipe, onde ouviu testemunhas, informou que o cidadão agiu em legítima defesa, em seguida encaminhou o corpo para o IML de Caruaru e a menor para a Fusam também em Caruaru, para tomar um coquetel de medicamentos e evitar o contágio de alguma doença venérea ou uma gravidez indesejada.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...