sábado, 3 de junho de 2017

Gravatá do Ibiapina celebra noite Mariana









Na última quarta feira 31, o distrito de Gravatá do Ibiapina celebrou a noite Mariana. Com a participação da escola Padre Ibiapina, e da Banda Marcial Bernadete Ramalho Costa a população pode celebrar uma das melhores noite Mariana dos últimos tempos. 

A festividade marca o encerramento das celebrações do mês dedicado a render graças e louvores a Maria, Mãe de Jesus,  que contou com participação da comunidade católica durante todas noites de maio. Primeiro houve um terço na escola Padre Ibiapina, e logo após procissão até a Igreja, onde o diácono Edson celebrou a missa. “É bom ver a igreja cheia e a fé da comunidade”, disse a diretora do colégio Valdelice Granjeiro. 
Após a missa, a banda marcial fez uma apresentação para comunidade que encheu a frente da igreja. 

Jovem é assassinado com tiro na cabeça, ao ter o celular roubado e perseguir ladrão


Um assalto terminou com a morte de um jovem de um jovem, na manha desta sexta-feira (2), na rua Alagoana, no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife.

De acordo com parentes da vítima, identificada como Alisson da Silva Aguiar, 22 anos, ele estava sentado na calçada, ao lado do pai, quando teve o celular roubado, por um bandido ainda não identificado.
De acordo com a delegada Beatriz Leite, o suspeito chegou ao local de bicicleta, e após assaltar Alisson, abordou duas jovens que estavam na mesma rua.


Quando o ladrão atravessou, pai e filho foram atrás dele, e o assaltante atirou contra o pai do jovem, atingindo o braço dele de raspão.

Em seguida, o rapaz teria corrido atrás do suspeito, que fugiu a pá e atirou contra ele, atingindo primeiro o chão, com o objetivo de encerrar a perseguição.
Como Alisson não parou de correr, acabou sendo atingido na cabeça por um segundo disparo.
A vítima ainda foi encaminhada para o hospital Getúlio Vargas, no bairro do Cordeiro, também na zona oeste, mas já chegou sem vida. O estado de saúde do pai do jovem é estável.
A polícia está analisando as imagens de câmeras de segurança da rua para tentar identificar o assaltante.
A bicicleta está no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e passa por perícia.
O caso será investigado pela 2a Delegacia de Polícia de Homicídios.
Confira o Vídeo com reportagem sobre o caso. (IMAGENS FORTES)


INTERIOR – Alisson, ou Alinho Aguiar, como era conhecido pelos amigos do interior, costumava passar finas de semana no sítio da família, entre os municípios de Bom Jardim e Surubim.
Chocados com o crime, os amigos prestam homenagens nas mídias sócias.
“Os amigos devem ser amigos para sempre, pois boas lembranças, são marcantes, e o que é marcante nunca se esquece! Uma grande amizade mesmo com o passar do tempo é cultivada assim! Eterna saudade” (Eliane Xavier).
Tava rezando pra chegar da escola e saber que era só mais um comentário… Alinho, você sempre será lembrado.. Tenho fé que um dia a gente vai se encontrar” (Aylla Silva)
“A dor da perda é grande demais, ficamos sem acreditar, mas lembrem que não importasse a ocasião, ele sempre foi um cara alegre e brincalhão. Ele agora está em um lugar bem melhor que nós…restam só recordações boas sobre ele. Momento nenhum ele quer nos ver triste, disso eu tenho certeza”. (Maicon Douglas) Fonte: Rádio Jornal / TV CLUBE.

Poeta Norte Taquaritinguense participa da Coletânea de Cordelistas



Mais de 50 poetas de 12 estados brasileiros estão reunidos na coletânea “Cordelistas Contemporâneos”, obra que terá seu 1º lançamento nesta quinta-feira 01/06, no Teatro Mamulengo localizado na Rua da Guia, 211, Recife Antigo.  A obra que é no formato 15X21 e tem mais de 500 páginas, é um registro histórico para a Literatura de Cordel, uma vez que esse Gênero que já sofreu muito preconceito vem ganhando cada vez mais espaço nas mídias, academias literárias e no universo acadêmico.

A parceria da Nordestina Editora e a Editora Veloso reuniu mais de 50 poetas de 12 estados brasileiros. Grandes nomes de poetas e pesquisadores do Cordel Brasileiro estão nessa obra.

Entre os 08 poetas pernambucanos que participam da obra, está o poeta Norte Taquaritinguense Roberto Celestino, com dois títulos publicados na coletânea. O poeta Norte Taquaritinguense que ocupa a cadeira 25 da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel tem representado a Dália da Serra em cidades e estados vizinhos, e tem também levado o seu nome e de sua cidade nas ondas na Rádio Matinal FM, no Paraná, onde tem suas obras declamadas semanalmente no programa do Ary Guapirama, e já se organiza para atender aos convites de outros estados feitos por amigos do poeta.
Depois do lançamento em Recife, será a vez do estado da Paraíba, no dia 07/06 no Museu de Arte Popular (Museu dos Três Pandeiros).

A entrada no evento é gratuita.

ASCOM;PMTN 

CPNSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Obras de pavimentação em Pão de Açúcar estão a todo vapor


Em ritmo intenso de trabalho, a prefeitura de Taquaritinga do Norte tem mostrado resultado na celeridade das obras de pavimentação da Rua Cícero Antônio da Silva, a Rua do cemitério em Pão de Açúcar. 


Os moradores da localidade não escondem a satisfação pela realização do calçamento. O prefeito Lero falou o esforço do governo em estar sempre preocupado com as melhorias para o município. "Essa obra é um sonho da comunidade local, vamos terminar essa importante obra em menos de seis meses da gestão, em uma Rua que a tempos a população cobrava a pavimentação por ser a Rua que da acesso ao cemitério", falou o prefeito.




ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

A Festa Vai começar! São João de Taquaritinga do Norte


Vêm curtir Taquaritinga, São João de Taquaritinga tem como homenageados deste ano de 2017 Bardhigão e Lila.
Realização da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, e Ministério da Cultura.

Confira a Programação:



SHOWS CULTURAIS

QUADRILHAS DE RUA

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Em Palmares, moradores disputam comida estragada por lama da chuva



Em meio ao alagamento provocado pela enchente do Rio Una, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, moradores disputaram comida estragada para garantir suprimentos. A situação aconteceu na segunda-feira (29), quando as águas baixaram e supermercados da cidade jogaram fora alimentos que foram atingidos pela enchente. O município é um dos 24 afetados pelas fortes chuvas do fim de semana e está entre as cidades que o governo do Estado decretou situação de emergência.
Situação semelhante ocorreu na enchente de 2010, quando a cidade passou por outra grande cheia. Na segunda, dezenas de pessoas disputam comida descartada pelo supermercado como lixo. Moradores levaram o que podiam como sacos de feijão, arroz, macarrão e leite, que estavam misturados em meio a água e lama.
Moradores brigaram por comida em Palmares (Foto: Reprodução/WhatsApp)Moradores brigaram por comida em Palmares (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Moradores brigaram por comida em Palmares (Foto: Reprodução/WhatsApp)
O Distrito de Santo Antônio está isolado e uma ponte de quase 15 metros caiu no Engenho Milão. O prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), esteve com o governador Paulo Câmara e entregou um ofício solicitando mais de 20 itens.
“É uma ponte muito cara. O município não vai ter condições de fazer isso. Vai precisar do estado, mas temos que ter um paliativo de imediato. Fazer uma ponte de madeira, fazer alguma coisa lá. Mandamos uma equipe para ver o que a população está precisando. Água, alimentação”, pontuou o prefeito.
Mortos e dasabrigados
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou, no início da noite desta segunda-feira (29), que subiu o número de pessoas afetadas pelas enchentes que atingiram 23 cidades no interior. São 44.801 moradores: 42.145 desalojados, que deixaram as residências, e 2.656 desabrigados, que perderam as casas. Até esta segunda de manhã, o número de pessoas afetadas pelas enchentes era de cerca de 30 mil. (Veja vídeo acima).
No Nordeste, outras cidades foram castigadas pelas chuvas. Ao todo, foram oito mortos em acidentes com barreiras, sendo cinco em Alagoas e três em Pernambuco, e mais de 48 mil pessoas sem habitação nos dois estados. Pernambuco e Alagoas tiveram 41 municípios afetados.
Chuvas em Pernambuco - três mortos (Foto: Arte/G1)Chuvas em Pernambuco - três mortos (Foto: Arte/G1)
Chuvas em Pernambuco - três mortos (Foto: Arte/G1)
Entenda as fortes chuvas
No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

Brejo da Madre de Deus terá que suspender contrato de quase R$ 1 milhão com fundação


Brejo da Madre de Deus terá que suspender contrato (Foto: Reprodução/TCE)Brejo da Madre de Deus terá que suspender contrato (Foto: Reprodução/TCE)
Brejo da Madre de Deus terá que suspender contrato (Foto: Reprodução/TCE)
Por decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, terá que suspender o contrato com a Fundação Antônio Sales (Fadurpe), para prestação de serviços de consultoria e aplicação do Curso de Formação Continuada, para os professores da rede municipal. A decisão é da conselheira Teresa Duere.
Por meio de uma Medida Cautelar (Processo nº 1724065-7) expedida monocraticamente pela conselheira e referendada na terça-feira (30) pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas. A Fadurpe, entidade privada de apoio à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi contratada em janeiro deste ano pela prefeitura, no valor total de R$ 977.680,00, com dispensa de licitação (Processo Licitatório nº 008/2017 – Dispensa 002/2017), o que gerou o pedido de expedição de Cautelar, por parte do Ministério Público de Contas (MPCO), para uma melhor análise do processo no TCE.
De acordo com a representação do procurador-geral do MPCO, Cristiano Pimentel, a dispensa de licitação neste caso, é irregular e não atende aos requisitos da Lei de Licitações (nº 8.666/93). Em sua defesa, o prefeito alegou emergência na necessidade dos serviços, o que teria levado a contratar a empresa sem licitação, situação que não restou configurada para o TCE.
Outra irregularidade diz respeito aos serviços prestados pela empresa contratada. A lei nº 8.666/93 pressupõe que o objeto do contrato esteja relacionado com as atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento institucional. No entanto, uma análise preliminar realizada pela equipe técnica do Tribunal constatou que a proposta da Fadurpe para prestação dos serviços solicitados incluía também fornecimento de almoço e lanche (R$ 270.000,00), entrega de bolsas e camisas (R$ 54.000,00), locação de veículos e abastecimento de combustível (R$ 40.600,00), locação de equipamentos para o curso (R$ 33.600,00), despesas com reprografia (R$ 15.000,00), diárias (R$ 125.200,00) e gastos administrativos (R$ 88.884,00), despesas essas que destoam das hipóteses legais de dispensa de licitação.
Diante do exposto, a conselheira Teresa Duere decidiu pela expedição da Medida Cautelar e determinou à Coordenação de Controle Externo do TCE a abertura de um processo de Auditoria Especial para análise detalhada dos fatos, bem como proporcionar aos interessados direito à ampla defesa.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...