sábado, 14 de abril de 2018

Educação Taquaritinga do Norte : Atividades das Escolas Municipais

 Conscientização e Integração entre Escola e Comunidade

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A Escola Municipal Sebastião Ferreira de Lima do Sítio Algodão , realizou na manhã desta quarta-feira (11/04) uma manhã de atividades de integração com a comunidade sobre o Autismo . Na oportunidade os alunos aprenderam atividades sobre o tema é interagiram com os moradores e professores, um momento marcante, que mostra o diferencial da Educação de Taquaritinga, que vem cada vez mais trazendo a comunidade para uma grande integração com a escola.

 Escola Padre Ibiapina trabalha sobre o Autismo


A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Escola Municipal Padre Ibiapina tem vivenciando com toda comunidade escolar, o mês dedicado a pessoa com transtorno do espectro Autista. Estão sendo realizadas palestras, exibição de filmes sobre esse tema tão importante e que precisa cada vez mais ser debatido não só na escola mais em todos os seguimentos da sociedade.

 Qualidade no Ensino

Na Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte a qualidade do Ensino tem cada vez melhorado e os professores vivem e constante busca de ferramentas que possam agregar valor ao desenvolvimento dos alunos, na  matemática por exemplo, nota-se que os alunos possuem dificuldades nos processos aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação), assim como em procedimentos algébricos, os quais necessitam dos conceitos aritméticos para sua construção e desenvolvimento. Se for feita uma análise dos currículos de cada ano escolar, será notado o quanto o conteúdo sofre pequenos acréscimos, criando-se, assim, um grande abismo quando o professor introduz os conceitos algébricos de maneira brusca, causando uma ruptura da álgebra em relação à aritmética. Pensando nesses aspectos as escolas têm usado ferramentas como jogos matemáticos e aulas diferentes para que os alunos aprendam de maneira mais rápida.

Abaixo fotos da turma da Professora Gracileide na Escola Municipal Francisca Moura - CAIC. 


Educação Infantil de Qualidade



Com o intuito de cada vez mais melhorar a Educação Infantil do Município, foi realizado um  encontro no dia 06 de abril , com profissionais da Educação Infantil da Escola Francisca Moura- CAIC, tendo como tema: Vivências que tornem mais significativa a aquisição do Sistema de Leitura e Escrita Alfabética através da ludicidade . 


1° Taquaritinga Motoshow do Frio

Grande evento para os Motociclistas em Taquaritinga do Norte .

Evento:  1º Taquaritinga Motoshow do Frio
Datas: 18 a 20 de Maio de 2018
Local: Praça Pe Otto Sailler
Cidade: Taquaritinga do Norte
Estado: PE
Organizador: Crânios da Estrada MI
Contatos: Alexandre Dias
Telefone: (81) 9 9511-6967









Nove famílias ficam desalojadas após chover 87% do esperado para abril em Caruaru




Nove famílias ficaram desalojadas após chuvas de 72 mm em um período de 12 horas, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O esperado de chuva para todo o mês de abril era 82,5 mm. Em 12 horas, choveu 87% deste valor, conforme a Defesa Civil.
Através de nota, a Prefeitura de Caruaru informou que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos tem feito o acompanhamento das famílias nos bairros do Salgado e Petrópolis, atingidas pelas chuvas, e demais áreas identificadas pela Defesa Civil do município. As equipes realizaram na manhã deste sábado (14), o levantamento dessas famílias para prestar a assistência necessária com fornecimento de colchões, lençóis, cestas básicas, água e emissão da segunda via de documentos. Os kits de limpeza já começaram a ser distribuídos.
As equipes da Defesa Civil continuam fazendo o levantamento dos estragos no município e estiveram neste sábado (14) no bairro Petrópolis, percorrendo as ruas Sanharó, Manoel Lopes, Travessa Cícero José Dutra e Comunidade de Salgadinho.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de que continue chovendo ao longo do fim de semana na região.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Bebê nasce quatro anos após morte dos pais na China

Gestado por uma mãe de aluguel, um bebê nasceu na China mais de quatro anos depois de seus pais biológicos terem morrido em um acidente de carro.
O casal, segundo a mídia chinesa, morreu em 2013. Antes, porém, tinham congelado vários embriões fecundados na esperança de ter um filho por meio de uma fertilização in vitro.
Depois do acidente, os pais do casal enfrentaram uma batalha jurídica para poder usar os embriões congelados e se tornarem avós.
O bebê – um menino – nasceu em dezembro do ano passado após ser gestado por uma mãe de aluguel do Laos. A notícia veio a público apenas nesta semana, quando o jornal The Beijing News publicou uma reportagem sobre o caso.
A publicação explicou que a falta de precedente para um caso desse tipo obrigou os pais do casal falecido a enfrentar um verdadeiro campo minado judicial até que fossem autorizados a gestar os embriões usando a barriga de aluguel.
Cena de fertilização in vitro: Os óvulos fecundados ficaram congelados por quatro anos e foram levados para o Laos de carro© Science Photo Library Os óvulos fecundados ficaram congelados por quatro anos e foram levados para o Laos de carro

Sem precedentes

Na época do acidente, os embriões estavam armazenados em um hospital em Nanquim – eram mantidos a uma temperatura de -196ºC em um tanque de nitrogênio líquido.
Foi a primeira vez que a corte chinesa decidiu sobre um caso como esse. De acordo com a mídia do país, não havia precedentes de avós poderem herdar embriões congelados dos filhos.
E quando finalmente conseguiram a "guarda" dos embriões, eles passaram a enfrentar outros problemas.
Os óvulos fecundados só poderiam ser retirados de Nanquim se houvesse prova de que outro hospital os armazenaria. Foi difícil, porém, encontrar uma instituição médica que aceitasse os embriões não apenas por causa da disputa jurídica sobre o caso, mas também porque a China proíbe a contratação de barriga de aluguel.
A única opção foi levar os embriões para fora do país.

Paternidade e nacionalidade

Os futuros avós contrataram uma agência e escolheram o Laos, onde é legal contratar uma barriga de aluguel, para que o bebê fosse gestado.
No entanto, nenhuma companhia aérea aceitou transportar o volume, que se assemelhava a uma garrafa térmica com nitrogênio líquido. Por isso, foi preciso levar a "carga" de carro ao Laos.
No Laos, o embrião foi implantado no útero da mãe de aluguel e, em dezembro de 2017, o bebê nasceu. Ele ganhou o nome de Tiantian.
Mas, antes mesmo do nascimento do menino, os avós enfrentaram mais um problema. Para Tiantian ter a nacionalidade chinesa, ele precisaria nascer na China. E não bastou que a mãe de aluguel viajasse com visto de turista para dar à luz na China.
Para atender às exigências burocráticas, os quatro avós precisaram fazer exames de DNA para provar que o bebê era de fato neto deles e que os pais biológicos do bebê eram, de fato, cidadãos chineses.

EDUCAÇÃO TAQUARITINGA : CURSO DO SENAC

PROGRAMA LEITE DE TODOS BENEFICIA FAMÍLIAS DE TAQUARITINGA DO NORTE


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho tem atendido a necessidade de inúmeras famílias do município através do Programa Leite de Todos, do Governo do Estado.

O programa busca reduzir as deficiências nutricionais da população em situação de vulnerabilidade social da região, através da doação de 3 litros de leite pasteurizado para uma família. Em Taquaritinga do Norte, ao todo são 513 litros por dia, distribuídos no CRAS Beatriz Curvêlo Barbosa (Sede), CRAS Azinete Tavares (Pão de Açúcar) e na Comunidade Vila do Socorro, nas terças e quintas-feiras.

Tem direito a participar do programa, famílias com gestantes, mulheres em fase de amamentação, idosos acima de 60 anos e crianças entre dois e sete anos de idade.   

 Para maiores informações, procurar a Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho.

Criminosos invadem duas agências bancárias e explodem cofres em Santa Cruz do Capibaribe


Criminosos invadiram duas agências e explodiram os cofres dos estabelecimentos em Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Polícia Militar/Divulgação)Criminosos invadiram duas agências e explodiram os cofres dos estabelecimentos em Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Criminosos invadiram duas agências e explodiram os cofres dos estabelecimentos em Santa Cruz do Capibaribe (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Criminosos invadiram duas agências bancárias na madrugada desta quinta-feira (12) e explodiram os cofres em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os bandidos atearam fogo em um carro na frente do batalhão da PM para impedir a saída dos policiais.
Ainda segundo a PM, o grupo criminoso espalhou grampos nas rodovias que dão acesso ao município. Não houve confronto e ninguém ficou ferido na ação, conforme informou a polícia.
Há informações de que os assaltantes efetuaram disparos de arma de fogo contra um ônibus, mas, até a publicação desta matéria, a polícia não confirmou o fato.
Os casos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que deverá fazer perícia nos locais das explosões. Ninguém foi preso pelo crime.
Bandidos atearam fogo em um carro na frente do batalhão (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)Bandidos atearam fogo em um carro na frente do batalhão (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)
Bandidos atearam fogo em um carro na frente do batalhão (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Programa de cadastro de celulares em PE ajuda polícia a devolver 58% dos aparelhos recuperados às vítimas de roubos

Por Mônica Silveira, TV Globo
 
Banco de dados ajuda a devolver celulares recuperados pela polícia em PE
Lançado em março de 2017, o programa Alerta Celular, que cadastra celulares em Pernambuco para facilitar a localização dos donos em possíveis casos de roubo, possibilitou que cerca de 800 vítimas desse tipo de roubo no estado recebessem os aparelhos de volta. Isso representa 58% dos 1.372 celulares recuperados após a atuação da polícia nesse período de quase um ano. (Veja vídeo acima)
A recuperação dos celulares acontece após a conferência do Imei, sigla em inglês para Identificação Internacional de Equipamento Móvel. O número é encontrado no interior do aparelho ou digitando o código *#06#. Para a polícia, o Imei é o dado mais importante dentro do Alerta Celular, mas também é necessário informar CPF do dono do dispositivo, e-mail e um telefone de contato.
Em quase um ano de funcionamento, 120 mil pessoas foram cadastradas, como é o caso da artesã Hosana Barbosa de Oliveira, que foi vítima de um assalto e teve o celular recuperado após o cadastro no programa, que teve início em 29 de março de 2017. “Mesmo não acreditando muito, eu fui, prestei queixa, e para a minha surpresa, meses depois, o celular foi recuperado”, comemora.
Celulares recuperados pelo programa Alerta Celular, do governo de Pernambuco, seguem para delegacias (Foto: Reprodução/TV Globo)Celulares recuperados pelo programa Alerta Celular, do governo de Pernambuco, seguem para delegacias (Foto: Reprodução/TV Globo)
Celulares recuperados pelo programa Alerta Celular, do governo de Pernambuco, seguem para delegacias (Foto: Reprodução/TV Globo)
A dona de casa Maria da Guia de Souza e a filha, a vendedora Galba Jane Ramos, também tiveram o celular recuperado após um roubo dentro da própria casa. “Entraram de uma da manhã e levaram o meu celular e o da minha filha”, diz Maria da Guia.
Segundo Galba, os aparelhos foram recuperados dois dias após a ocorrência. “Prestei a queixa numa quarta-feira e, na sexta, já obtive o resultado, que tinham pego os celulares de volta e prendido o ladrão”, afirma.

Polícia incentiva cadastro de celulares

Apesar da recuperação de mais de 1,3 mil celulares, 500 aparelhos não foram entregues aos donos por falta de identificação. “Nós vamos ter mais trabalho para localizar e identificar a vítima do que se eles [os celulares] estivessem cadastrados no Alerta Celular. Esse trabalho envolve toda uma checagem junto às operadoras para que nós possamos identificar o proprietário”, alega o delegado Humberto Ramos.
Ainda de acordo com o governo de Pernambuco, o programa estaria inibindo o roubo e a compra de celulares roubados. “Nesses dois primeiros meses de 2018, teve uma diminuição de 30% do número de assaltos em relação ao mesmo período de 2017”, assegura o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua.
“Quem recebe ou negociou esse celular, mesmo de boa fé, vai responder por receptação, então não é interessante”, observa o major Luiz Cláudio Brito, assessor de comunicação da Polícia Militar de Pernambuco.

Como fazer

Para fazer o cadastramento, é preciso entrar no site da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) e acessar a ferramenta Alerta Celular, no painel 'Destaque', no lado direito da página. No cadastro, a pessoa precisa informar o Identificador Internacional de Dispositivo Móvel (IMEI). É uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...