sábado, 11 de junho de 2016

Maior cadeia do Brasil tem favela e área 'Minha cela, minha vida' para presos VIP


Corte Interamericana de Direitos Humanos visitou penitenciária pernambucana; local, com capacidade para 1,8 mil presos, tem 7 mil.

Localizado a 7 km do centro do Recife, o Complexo do Curado é o maior do Brasil em população carcerária (Foto: César Muñoz Acebes / Human Rights Watch. 2015 )Localizado a 7 km do centro do Recife, o Complexo do Curado é o maior do Brasil em população carcerária (Foto: César Muñoz Acebes / Human Rights Watch. 2015 )
Presos da maior penitenciária do Brasil em Pernambuco construíram uma favela dentro dos pátios com setores conhecidos como "Minha cela, minha vida" ─ nome inspirado no programa federal Minha Casa, Minha Vida ─, espécie de "área VIP" destinada aos detentos próximos do comando do narcotráfico local e, por isso, conseguem pagar pelo "aluguel".
Este foi o cenário que dois juízes e outros dois advogados da Corte Interamericana de Direitos Humanos testemunharam na última semana em visita ao Complexo do Curado, que abriga mais de 7 mil presos, embora tenha capacidade para no máximo 1,8 mil.
Localizado a 7 km do centro do Recife, o presídio é o maior do Brasil e um dos maiores da América Latina quando o assunto é população carcerária.
Com um número insuficiente de agentes penitenciários ─ cerca de 300 ─ para dar conta das três unidades prisionais que compõem o complexo, o Curado coleciona denúncias de violação extrema de direitos humanos e, segundo especialistas, põe em risco a vida de cerca de 100 mil pessoas que vivem nas imediações.
Para conseguir uma vaga na "área VIP", o detento precisa pagar cerca de R$ 120 por semana. O espaço consiste em favelas construídas dentro dos pátios das três unidades prisionais.
"Você conhece um 'chaveiro' que te indica à direção (do presídio) para ser transferido, e aí você negocia o aluguel com ele", diz relato descrito pelo pesquisador da ONG Justiça Global, Guilherme Pontes, que acompanhou a visita dos juízes da Corte, em 8 de junho.
Milícia dos chaveiros
"Chaveiros" é o termo que designa os próprios presos responsáveis pela administração do presídio para desempenhar funções de agentes de segurança, em razão da escassez de carcereiros.
Em sua maioria, são acusados de pertencer a grupos de extermínios, formam coletivos conhecidos como "milícia dos chaveiros" e ganham status de autoridade para supervisionar e controlar pavilhões inteiros.
Eles, literalmente, têm a chave da cadeia, determinando quem pode ou não negociar drogas, e aplicam castigos e torturas, além de cobrarem taxas de manutenção ou "pedágio", segundo os relatos obtidos na visita da Corte.
"Os chaveiros são figuras bem explícitas mesmo. São as pessoas responsáveis por manter a disciplina em cada pavilhão", afirma Pontes.
O representante da Justiça Global narrou à BBC Brasil como foi a visita de membros da Corte e trechos de conversa que teve com detentos que vivem no "Minha cela, minha vida" em uma das unidades.
"O Curado é um presídio muito particular, as situações são extremas ali. A parte apelidada de 'Minha cela, minha vida' seria a área VIP. São barracos de celas autoconstruídos de madeira e alvenaria, uma espécie de favelinha dentro do complexo prisional com becos, barracos de dois andares. Estar lá foi, de fato, impressionante, muito inusitado", destaca.
Pontes diz que os integrantes da Corte reagiram com surpresa à situação. Em um dos espaços vivem cerca de 200 presos que compartilham apenas três banheiros. Os barracos são coletivos, às vezes com cinco presos dividindo dois colchões.
"Os becos do 'Minha cela, minha vida' são a céu aberto. Diante da superlotação do presídio, aqueles que não conseguem financiar um lugar tido como privilegiado são mandados para dormir na 'BR', que é a forma como se referem aos corredores dos pavilhões fechados", diz Pontes.
Há pavilhões em que presos cavam buracos na parede, as "tocas", para servir de cama. Há também celas menores de 4 metros quadrados que, para acomodar grupos de dez pessoas, constroem mezaninos de madeira.
Chamada 'Minha Cela Minha Vida', essa é a 'área VIP' do presídio, onde detentos pagam para 'fugir' da superlotação (Foto: Ministério Público/BBC)Chamada 'Minha Cela Minha Vida', essa é a 'área VIP' do presídio, onde detentos pagam para 'fugir' da superlotação (Foto: Ministério Público/BBC)
Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco informou à BBC Brasil que, na visita, foram apresentados à comitiva planos de urgência e emergência realizados nas três unidades relacionados à saúde, segurança e garantia dos direitos humanos aos presos.
"Achei a visita bastante positiva, pois tivemos a oportunidade de apresentar à Corte as melhorias já realizadas e programadas nos presídios", diz o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
Primeira visita da Corte a prisões
Foi a primeira vez que os membros da Corte IDH inspecionam uma prisão nas Américas. Segundo a Justiça Global, várias áreas do complexo foram "maquiadas" para a vistoria dos juízes.
"Algumas partes do presídio foram reformadas e pintadas para a visita da Corte. Fizeram obras em tempo recorde. A enfermaria foi melhorada, ampliaram a área da padaria para o trabalho dos presos. Sabemos que muitos setores foram pintados pelos próprios presos. Houve mobilização para melhorar a aparência do presídio", declara Pontes.
"O Curado está completamente comprometido", diz à BBC Brasil o promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais de Pernambuco, Marcellus Ugiette, ao defender o fim do complexo.
"Não só a vida dos presos está comprometida lá dentro, como está afetando a vida e a segurança da comunidade em volta. Vemos condições precaríssimas. Esse tipo de tratamento não socializa. O Estado deixou o mal tomar conta das prisões."
A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária recomenda que o número de agentes seja de um para cada cinco presos ─ o que, na atual condição do Curado, exigiria 1,4 mil agentes, em vez dos 300 atuais. Além disso, prevê defensor público, para cada 500 detentos, o que daria 40 defensores, 13 a menos do que a equipe atual.
Promotores estimam que o número de "chaveiros" ali seja equivalente à quantidade de agentes carcerários.
Facões, armas e denúncias
Além disso, a quantidade de armas que circula dentro dos pavilhões é alarmante, diz o promotor. Só neste ano, mais de mil facões foram recolhidos. Hoje, estima-se que os presos tenham 30 armas de fogo ─ entre pistolas e revólveres.
Há relatos de que moradores dos bairros nas imediações foram mortos por disparos feitos de dentro do Curado. Em caso registrado há cerca de duas semanas, bombas lançadas no presídio destruíram 30 casas a 40 metros de distância, deixando feridos.
Desde 2008, o Estado brasileiro é denunciado por problemas como superlotação carcerária. Em setembro de 2015, a Corte Interamericana julgou o governo de Pernambuco por denúncias de superlotação e maus tratos.
Em outubro passado, a Corte ordenou ao país a adoção de medidas como a eliminação do tráfico de armas no presídio e das figuras dos "chaveiros", o fim da superlotação, acabar com as inspeções vaginais e anais nos visitantes, assegurar acesso aos serviços de saúde, evitar propagação de doenças contagiosas e, por fim, que o Estado retomasse o controle do complexo.
Desde 2008, o Estado brasileiro é denunciado por problemas como superlotação carcerária (Foto: César Muñoz Acebes / Human Rights Watch. 2015)Desde 2008, o Estado brasileiro é denunciado por problemas como superlotação carcerária (Foto: César Muñoz Acebes / Human Rights Watch. 2015)
A visita da Corte ao Curado tinha como objetivo acompanhar de perto a implementação dessas resoluções. Segundo Pontes, da Justiça Global, é "flagrante" que muitas dessas medidas não foram cumpridas pelo governo do Estado.
A ação que deu origem ao processo na Corte IDH foi feita por uma coalizão formada entre a Pastoral Carcerária, o Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões, a Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Harvard.
Durante quatro anos, a coalizão de organizações catalogou centenas de violações à dignidade humana dos presos, funcionários e visitantes do Curado.
Outras denúncias
Antes de o caso chegar à Corte, foi primeiro denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington, que constatou pela primeira vez as denúncias em 2008.
O então presídio Professor Aníbal Bruno, com 3,8 mil presos e capacidade para 800, passou por reformas de R$ 30 milhões como resposta às recomendações da Comissão e, assim, a estrutura foi dividida em três unidades, o que deu origem ao Complexo do Curado.
Segundo Ugiette, a reforma serviu "para dar uma resposta maquiada à OEA. O que era ruim, ficou pior. Multiplicaram-se o número de chaveiros, de desmandos, a entrada de armas e o tratamento indigno".
Em 2011, novas denúncias sobre as violações de direitos humanos ocorridas no Complexo do Curado foram apresentadas à Comissão, que determinou que o Brasil adotasse medidas para sanar os problemas.
A situação agravou-se e, em 2015, passou para as mãos da Corte IDH, que decretou medidas provisórias a serem adotadas de forma urgente. Os autos do processo internacional contêm 268 denúncias, dentre as quais 87 são de mortes violentas.
Nas próximas semanas, a Corte deverá emitir uma resolução que poderá implicar em novas determinações ou na condenação do Estado brasileiro ─ o efeito prático disso não é muito claro, mas pode resultar em multa, em determinação judicial para que o problema seja corrigido ou em um constrangimento internacional para o Brasil.
Na opinião do promotor, a presença dos juízes no Curado representa uma "pressão positiva" para que Estado brasileiro seja cobrado mais intensamente.
Segundo nota do governo pernambucano, "desde o início (em 2015) do governo Paulo Câmara (PSB), o Estado respondeu todas as consultas feitas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos".

REFLEXÃO

11998870_961091007284987_8561994034289829339_n

Desempregado que achou R$ 11 mil e devolveu é contratado como operador


Após achar envelope, desempregado procurou descobrir endereço de empresário (Foto: Fernando Pereira/ Arquivo Pessoal) 
 
Francisco achou dinheiro em rua e procurou dono
para devolver, no mês de maio, em Ji-Paraná
(Foto: Fernando Pereira/ Arquivo Pessoal)
O desempregado de 46 anos que achou R$ 11 mil dentro de um envelope e devolveu ao dono, em Ji-Paraná (RO), foi contratado por uma empresa da cidade para ser operador de máquinas pesadas. A contratação aconteceu após a repercussão da notícia da devolução do dinheiro, no mês de maio. O trabalho iniciou neste mês de junho. Em entrevista, o homem diz que está feliz por estar atuando no que mais gosta: terraplanagem.
Preferindo não ser fotografado novamente, Francisco contou ao G1 que como a terraplanagem só pode ser feita durante um período do ano, por causa da chuva, ele sempre tenta se programar para os meses em que fica desempregado.
"Eu trabalho durante a época de seca, pois nas chuvas meu trabalho fica impossibilitado. Eu sempre me planejo para me manter na época das águas, mas durante essa época foi bem difícil. Fiz algumas diárias, mas o dinheiro sempre era curto", afirma Francisco, que voltou a trabalhar como operador de máquinas pesadas neste mês de junho.
Humilde, Francisco diz não entender o motivo de tanta repercussão pelo ato que protagonizou. "Para mim o que eu fiz foi normal. Faria de novo a qualquer momento", declara.

Caso
Toda história começou no dia 13 de maio, quando ele ficou sabendo através da TV local que um comerciante havia perdido mais de R$ 10 mil em uma avenida. Ao saber da informação, Francisco foi ao endereço para tentar encontrar o envelope.
Após achar o dinheiro e os documentos pessoais do empresário na Avenida Edson Lima, emJi-Paraná, Francisco conta que passou a procurar um endereço para devolver os R$ 11 mil.

Denis Ricardo, empresário que recuperou o dinheiro, se comoveu com a situação do operador de máquinas pesadas e, além de dar uma quantia do valor devolvido, ofereceu um emprego a ele.
"Quando encontrei com o Francisco, ele me disse que trocaria todo o dinheiro que encontrou por um emprego. Uma atitude dessas comove qualquer um e então eu decidi dar uma fatia do valor e oferecer uma vaga para ele trabalhar comigo", comenta o empresário que possuí uma loja de tintas.
Francisco, porém, não ocupou a vaga na empresa de Denis, pois recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em sua função: operador de máquinas pesadas.
A atitude nobre e a humildade do homem de 43 anos sensibilizaram o empresário, que agora considera Francisco como um novo amigo. "A gente mora perto e sempre que possível eu vou até a residência dele para ver como ele e a família estão. Além de recuperar meu dinheiro, ganhei um amigo honesto", afirma.

Curtinhas do Dália Net



João Eugênio com força

 


O Nome do Pré Candidato a Vereador João Eugênio tem crescido muito em Taquaritinga do Norte, João um jovem organizado de bom discurso e com novas ideias tem feito uma nova forma de fazer política que  tem chamado atenção e hoje desponta como  nome mais forte dentro do grupo Calabar para as eleições de 2016.


Pedro Jr firme para as eleições de 2016

 


Muitos falavam que Pedro Junior pré candidato a Prefeito de Taquaritinga do Norte pelo PDT, não fosse chegar até o fim com o projeto do PDT , Pedro tem se mostrado articulado e tem ganhado apoios em torno do seu nome, e tem mostrado que tem comando e ele mesmo tem direcionado as ações do seu grupo. E nos próximos dias o nome do seu vice será divulgado.



De camarote 

 Resultado de imagem para janio arruda  taquaritinga

O Ex-Prefeito Jânio Arruda do PSD, tem assistido de camarote a novela da "UNIÃO CALABAR", enquanto o Grupo Calabar não define o candidato ou os candidatos , Jânio tem trabalhado e articulado muito sua campanha  e falado pouco, deixando o confronto político para seus defensores.


O Caceteiro das Urnas

 

O Grupo Boca Preta ( ou Gravatinha como queiram ) , tem enfrentado problemas na questão de conseguir nomes de peso para a concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores  , mais um nome forte que provavelmente estará na Câmara em 2017 é Borges Vereador por 5 mandatos, dessa vez Borges não terá adversário dentro da sua família, na ultima eleição Borges ficou na 1° suplência , seu irmão Mí Custódio também foi candidato, o que dificultou a sua eleição.


Novela Chegando ao fim 

 

Está chegando ao fim a novela da união Calabar, como Evilásio e Lero falaram a união está sacramentada , hoje o grupo tem duas alas , a ala liderada por Lero e a ala liderada por Evilásio, segundo informações ligadas ao comando do PSB( Partido ligado a Evilásio ) e PR ( Partido Ligado a Lero ), é provável que até dia 2 de julho a definição da Chapa será divulgada, os nomes mais comentados hoje são de Lero e Gena Lins, segundo a nossa equipe apurou a pesquisa definirá o caminho.


Sequelas ficarão


Após esse resultado a equipe de bombeiros e "enfermeiros" do grupo Calabar terão que entrar em campo, e por incrível que pareça os mais radicais são pessoas que nunca deram um voto ao Prefeito Evilasio ou ao grupo Calabar, esses estão querendo ser xiitas e menosprezando pessoas com história e serviços prestados não só dentro do grupo mais também na cidade, nomes históricos do grupo tem se mostrado indignados com essas situações.

  
Gostando ou não , a união vai acontecer .....


 

Ninguém sabe se é a oposição ou algumas pessoas ( minorias ) das alas do grupo Calabar que não querem a união, agora isso é muito estranho pois é publico e notório que da forma que estão os acontecimentos, o Grupo Calabar só tem chances de ganhar unido, separadas as duas alas vão passar vergonha, para peitar a oposição divididas as "CHAPAS" deveriam está definidas há um ano atrás , dessa forma poderiam ter alguma chance. Fica a pergunta porque algumas pessoas ( minorias ) das duas alas não querem a união? Será que não estão combinados com o verdadeiro adversário do grupo ????




TUDO PRONTO PARA A ABERTURA DO SÃO JOÃO EM TAQUARITINGA DO NORTE



VEM, VEM VER
SOCORRO & MAZÉ com AMIGOS
SÃO JOÃO 2016

Feito por quem mais entende do assunto, GENTE da GENTE!

Agora a sanfona começa a Tocar
No céu as estrelas são muitas eu vejo...

...Enquanto a espiga de milho não assa,
Vem... brincar de balão!






















sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pernambuco tem 14 mortes confirmadas por H1N1 este ano

Do G1 PE
Vacinação contra Gripe H1N1 em Jacareí (Foto: Alex Brito/Divulgação Prefeitura de Jacareí)Apesar dos 14 óbitos registrados, vacinação contra a gripe H1N1 alcançou mais de 98% das pessoas nos grupos prioritários em Pernambuco (Foto: Alex Brito/Divulgação)
Boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (10) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) revela que o número de óbitos causados pela gripe H1N1 no estado chegou a 14 - um a mais que a semana passada - com a confirmação de um caso no município de Petrolina, no Sertão. Com esse novo caso na capital do São Francisco, agora são nove as cidades que já registraram óbitos causados por este tipo de influenza em 2016.
 
Além de Petrolina, foram contabilizados cinco casos no Recife e dois em Jaboatão dos Guararapes. As cidades de Olinda, Caruaru, Palmares, Petrolândia, João Alfredo e São Lourenço da Mata registraram uma morte cada uma. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro a 4 de junho deste ano.
A secretaria também investiga outras 42 mortes causadas por diversos vírus que causam a chamada síndrome respirátória aguda grave (SRAG). Segundo a Saúde, eles podem ter sido causados por patógenos como o adenovírus, vírus sincicial respiratório, influenza (A H1N1, AH3 sazonal, B e vários outros subtipos), parainfluenza (1, 2 e 3), diversas bactérias, além de outros agentes etiológicos, como fungos.
A Saúde também informou que, no ano de 2015, no mesmo período em questão, 21 pessoas morreram vítimas da SRAG. Não houve, no entanto, nenhum caso confirmado para a gripe H1N1.
Ainda segundo a secretaria, até a manhã desta sexta-feira, 2.061.914 pessoas já foram vacinadas contra a influenza no estado, totalizando 98,37% da população inclusa nos grupos prioritários, formado por 2.095.962 de pessoas. Até o momento, foram realizadas 279 coletas de pacientes com síndrome gripal. Desses, 42 resultados deram positivo para a gripe H1N1.

CHEGARAM AS MOTOCICLETAS ADQUIRIDAS PELA PREFEITURA MUNICIPAL E CÂMARA DE VEREADORES



Chegaram na tarde desta sexta-feira (10) duas Motocicletas adquiridas pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores respectivamente, que juntamente com outra adquirida pela ACIETAQUE formarão as três equipes da ROCAM que farão rondas ostensivas proporcionando segurança a nossa população.

O próximo passo será a entrega das Motocicletas a Secretaria de Defesa Social mediante assinatura do “Contrato de comodato de veículos”, para que sejam caracterizadas, equipadas e colocadas em operação.  






SOLENIDADE DE ADESÃO DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA DO NORTE AO PROJETO PELO PACTO DOS MUNICÍPIOS COM A SEGURANÇA PÚBLICA



Aconteceu na tarde da última quinta-feira (09) na Câmara de Vereadores a solenidade de adesão do nosso Município ao PROJETO PELO PACTO DOS MUNICÍPIOS COM A SEGURANÇA PÚBLICA.

O evento foi prestigiado por um grande público, teve como mestre de cerimônia Nicácio Figueiredo e a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: Prefeito Evilásio Araújo, o Promotor de Justiça Dr. Iron Miranda dos Anjos, o Promotor de Justiça e Coordenador do Projeto do Pacto Dr. Paulo Augusto  Freitas de Oliveira, o Procurador Geral de Justiça Dr. Carlos Augusto Guerra de Holanda, o Coronel Idelfonso Elias Queiroga comandante do 24ºBPM, além do Presidente da Câmara Geovane Pequeno Cézar e os Vereadores, José Gilson Carlos da Silva, Ronaldo Veiga de Oliveira, Leonilson Pereira da Silva e José Eraldo Pereira dos Santo.


Os cinco primeiros relacionados usaram a palavra falando da importância do evento cabendo ao Dr. Paulo Augusto fazer uma explanação geral sobre o Projeto.

O Pacto dos Municípios pela segurança Pública tem como objetivo a promoção de políticas públicas de caráter preventivo,  voltadas à diminuição dos índices de violência nas cidade pernambucanas. Apresenta uma série de medidas que podem ser adotadas pelos municípios, distribuídas em 10 eixos temáticos:

 Eixo 1::
Cadastramento e controle de bares, restaurantes, boates, casas de shows e eventos, e similares, como também, dos estabelecimentos de ferros velhos e oficinas (moto e carro) do município.

Meta: Realizar cadastro, ou atualizá-lo, somente concedendo os alvarás e licenças aos estabelecimentos que se enquadrarem nas regras fixadas na legislação vigente, em particular, no que se refere ao controle dos ruídos e regras de segurança. Procedendo-se com as devidas notificações, ou imediato fechamento, aos estabelecimentos irregulares. O cadastro deverá ser encaminhado à Polícia Militar.

Eixo 2:
 Cumprimento do Perímetro de Segurança Escolar (Lei Estadual nº 10.454/1990)

Meta 1: Retirar todos os ambulantes (barracas, espetinhos, carrocinhas etc.) que comercializem, ou distribuam gratuitamente, substâncias e produtos nocivos à saúde, no perímetro de segurança escolar (diâmetro de 100 metros dos estabelecimentos da rede de ensino público ou privado), de todas as escolas da rede pública e privada

Meta 2: Criar norma municipal que regulamente o perímetro de segurança escolar, observando as características de cada localidade, que contemple a proibição de permanência de criança e adolescente em locais que comercializem bebidas alcoólicas e cigarros, prevendo sanção, desde multa até cassação de alvará, bem como, definindo o órgão fiscalizador

Eixo 3:
Melhorar a iluminação pública nas áreas urbanas e rurais
Meta 1: Apresentar relatório/estudo da Polícia Militar de Pernambuco e/ou outra entidade idônea, identificando as áreas de maior índice de criminalidade, bem como áreas de lazer noturno, praças, proximidade de escolas, unidades de saúde e vias de trânsito de maior fluxo do município, incluindo as áreas periféricas e zona rural, no município, sem iluminação pública adequada (falta de postes ou lâmpadas queimadas).
Meta 2: Instalar/melhorar iluminação pública em todas as áreas identificadas pela Polícia Militar e ou entidade idônea.

Eixo 4:
Instalação de câmeras e sistemas de monitoramento.
Meta 1:Criar norma local exigindo que os estabelecimentos  comerciais ou afins e públicos, conforme abaixo, disponham
e utilizem câmeras com sistema de gravação, instaladas nas vias de acessos (entradas e saídas) bancos, escolas (públicas e privadas), casas show, teatros, dentre outros abertos ao público. Deverá constar na norma, que o fornecimento e/ou renovação dos alvarás de funcionamento será condicionado à existência e funcionamento desse sistema pela prefeitura, dando prazo máximo de 01 ano para adequação. O município poderá fixar, na norma, alguns incentivos de contrapartida, como a redução da taxa do alvará ou IPTU.
Meta 2: Instalar câmeras de vigilância e sistema de monitoramento próprio (sala 24 horas) ou vinculado à PMPE/ SDS, com alcance mínimo de 500 metros, nas principais vias da cidade (áreas bancárias e comerciais, parques, praças públicas, vias de grandes fluxos de pessoas).

Eixo 5:
Ações nos grandes eventos.
Meta: Firmar Termo de Ajustamento de Conduta com o MPPE, estabelecendo medidas a serem adotadas na realização de grandes eventos e festas tradicionais do calendário cultural do município (ex: festas carnavalescas, semana santa, juninas, religiosas/padroeiros, natalinas, festivais temáticos, shows, etc.). Considera-se grandes eventos, toda atividade de lazer ou entretenimento, aberta ao público, com previsão mínima de 10.000 pessoas.
Eixo 6:
Capacitação e Estruturação dos Conselhos Tutelares.
Meta 1: Promover capacitação periódica dos membros dos Conselhos Tutelares, com conteúdos programáticos, de acordo com a realidade predominante do município, propondo seminários, palestras, conferências, etc.
Meta 2: Melhorar a estrutura física dos Conselhos Tutelares, dotando-os de recursos humanos e materiais.

Eixo 7:
Criação das Comissões de Controle de Conflitos e Execução de Programas Educacionais.
Meta 1: Instalar Comissões de Controle de Conflitos, nas escolas da Rede Pública, com a participação da comunidade escolar (membros de igrejas, representantes de pais, representantes de professores, associação de moradores e Câmara de Mediação e Conflitos dos municípios que tiverem este setor de atendimento ao público).
Meta 2: Promover palestras educativas com temas evidenciados (bullying, drogas, violência doméstica, violência sexual, Lei Estadual dos deveres do aluno, intolerância, preconceito racial, social e gênero) no cotidiano da comunidade escolar.

Eixo 8:
Criação ou reestruturação das Guardas Municipais.
Meta 1: Criar ou reestruturar as Guardas Municipais e de Trânsito, (por concurso), para atuação na preservação do patrimônio público municipal e fiscalização do trânsito local, conforme regras já previstas em Lei, garantindo sua efetiva atuação nos grandes eventos, na preservação dos parques e prédios do município (ostensivamente), na segurança das escolas municipais (patrulhamento escolar).

Meta 2: Promover capacitação periódica dos membros da Guarda Municipal, com conteúdos programáticos, de acordo com a realidade predominante do município, propondo seminários, palestras, conferências, etc.

 Eixo 9:
Criação da Secretaria/Diretoria/Coordenação Municipal de Segurança e dos Conselhos Municipais.
Meta 1: Criar a Secretaria Municipal de Segurança ou estrutura administrativa similar (diretoria, coordenação, departamento, etc), subordinada diretamente ao Prefeito, com atribuições, dentre outras, de coordenar e fiscalizar a implementação das medidas preventivas de segurança pública no município, atuando na interlocução com o MPPE e com a Secretaria de Defesa Social e seus órgãos.
Meta 2: Criar o Conselho Municipal de Segurança Cidadã, composto por no mínimo 10 (dez) representantes de segmentos da sociedade local (clubes de serviço, igrejas, associações de bairros, líderes comunitários), sob a coordenação da Secretaria/Diretoria/ Coordenação de Segurança Municipal, com fixação de calendário de reuniões, atas de reuniões, ações desenvolvidas, etc.

Eixo 10:
Implantação/Implementação do Programa Liberdade Assistida.
Meta 1: Implantar/ou implementar, através da Secretaria de Ação Social ou outra, mediante parâmetros tratados com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, o Programa de Liberdade Assistida (L.A) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), como Medida Socioeducativa prioritária, respeitando a Lei nº 8069/90 para a recuperação de adolescentes infratores

Meta 2: Cadastrar as instituições (ONG’s , etc) que realizem atividades pedagógicas, esportivas e/ou cursos técnicos/profissionalizante, de acordo aos requisitos de cumprimento da medida socioeducativa da Liberdade Assistida (L.A.) /ou Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), monitoradas pela equipe interdisciplinar (psicólogo, pedagogo e assistente social) da Secretaria de Ação Social/similar ou da instituição executora,com o devido  acompanhamento e orientação aos adolescentes na sua inserção ao meio social. 










JOVEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO !

elenilson marques assassinado caruaru agresteviolento.com.br (1) 

Foi encontrado morto a pauladas e pedradas em uma terreno baldio na Rua João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Petrópolis, o jovem, Elenilson Marques Tenório da Silva, de 25 anos, que era solteiro e morava na Rua Boa Viagem, no mesmo bairro.
O delegado que é responsável pela investigação do caso, Dr. Francisco Souto Maior, disse que a vítima foi vista por volta das 4:30h da manhã bebendo com alguns amigos em um bar e que ao deixarem o estabelecimento, os elementos se drogaram, acabaram se desentendendo com a vítima e ceifaram a sua vida. O delegado disse que está identificando um a um os suspeitos e logo que forem identificados e qualificados, serão interrogados para dar prosseguimento ao procedimento de prender os verdadeiros culpados.
elenilson marques assassinado caruaru agresteviolento.com.br  (2)

Este foi o 8º homicídio do mês de junho e o 95º do ano de 2016 em Caruaru.



quinta-feira, 9 de junho de 2016

Pátio de Eventos de Caruaru recebe a imagem de Nossa Senhora Aparecida


 Papa Francisco nomeia Dom Darci Nicioli arcebispo de Diamantina, MG (Foto: Carlos Santos/ G1)


A imagem peregrina de Nossas Senhora Aparecida visita nesta quinta-feira (9) o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, Pernambuco.
A imagem segue em procissão por ruas no Centro da cidade e, às 19h, chega ao Pátio para celebração de uma missa.
A programação faz parte do calendário do São João 2016 do município. No local, será realizada uma missa pelo arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli, que é ex-arcebispo de Aparecida (SP).
O momento contará ainda com representantes da Diocese de Caruaru.
Após a missa, a Banda Restauração realiza um momento de louvor e adoração para o público. Durante a noite haverá ainda a apresentação das cantoras Rosimar Lemos, Laza Melo e Albanita de Cassia, além de outros grupos de louvor.

Contrato de Caruaru com empresa foi superfaturado em R$ 691 mil





Um contrato firmado entre a prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e uma empresa de prestação de serviços de manutenção corretiva e preventiva da iluminação pública estaria superfaturado em R$ 691.186,76 - de acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O órgão expediu uma medida cautelar na terça-feira (7) para limitar gastos da manutenção pública em R$ 7 o valor unitário, enquanto o preço contratado pelo município ultrapassava os R$ 12.
O G1 entrou em contato - por e-mail - com a assessoria da prefeitura de Caruaru, mas até a publicação desta matéria não obteve resposta.
Um edital havia sido lançado pela prefeitura de Caruaru para contratar uma empresa que prestasse serviços de manutenção corretiva e preventiva da iluminação pública da cidade, mas o certame foi anulado, segundo o Tribunal de Contas. A assessoria informou que foram encontradas irregularidades no documento. Após isso, em maio, a prefeitura contratou - de forma emergencial - uma empresa especializada pelo valor de R$ 1.720.160,54, com prazo de execução de 120 dias.
De acordo com a assessoria do TCE, "os auditores alertaram que o contrato apontava prejuízo financeiro para os cofres públicos. A cautelar foi sugerida pela equipe técnica do Núcleo de Engenharia, depois que os auditores encontraram uma substancial superestimativa de preços no contrato".
"O preço unitário do serviço contratado, R$ 12,83, chamou atenção dos auditores. Segundo eles, os preços praticados no mercado estavam bem abaixo do citado no contrato. Os auditores alertaram que o contrato apontava um prejuízo financeiro de R$ 691.186,76 para os cofres públicos", informou a assessoria do TCE.

Homem é morto com tiro na cabeça ao sair para comprar Pão


 

Um homem de 28 anos foi assassinado com um tiro na cabeça nesta quinta-feira (9) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele saiu de casa para comprar pão quando foi abordado pelo suspeito. O caso foi registrado no Bairro José Carlos de Oliveira.
Ao G1, a PM informou que a vítima e o suspeito discutiram por conta de um terreno. O criminoso fugiu a pé e até a publicação desta matéria não havia sido identificado ou preso. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO

homicidio

Foi assassinado a tiros no final da manhã desta quarta-feira (08/6), numa parada de ônibus da Vila do Junco, zona rural de Frei Miguelinho, Cícero Vicente do Nascimento, de 28 anos, que morava no Sítio Baixinho, na zona rural de Santa Maria do Cambucá. Ele era pedreiro, mas há alguns meses devido ao fato de está desempregado, estava trabalhando como mototaxista clandestino para arranjar o sustento da família e foi assassinado com um tiro na face.
Familiares informaram que a vítima era uma pessoa benquista, nunca foi presa e não sabem se tinha inimigos. A Polícia Civil investiga se ele criou algum desafeto devido ao fato de está explorando ilegalmente e serviço de mototaxista.
O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

HOMICÍDIOS EM PERNAMBUCO CRESCERAM QUASE 2% EM MAIO


homicidios
Pernambuco registrou novo aumento da violência. Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 319 pessoas foram assassinadas no último mês de maio. Um aumento de 1,91% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizadas 313 mortes. Em apenas cinco meses, o Estado já registrou 1.731 homicídios, sendo 111 a mais que no ano passado.
Apesar dos esforços, o programa de segurança Pacto pela Vida não consegue reagir. E não só os números de assassinatos cresceram nos últimos meses. A criminalidade, em geral, vem avançando. Os assaltos a ônibus e aos estabelecimentos comerciais são a maior prova disso.
A desmotivação dos profissionais de segurança é outro fator que tem efeito direto no Pacto pela Vida, como este blog já denunciou. A constante troca de delegacias, anunciada sem negociação, segundo eles, é arbitrária e vem trazendo prejuízos para as investigações em andamento. Há profissionais que em um período de aproximadamente um ano já trocaram de endereço pelo menos três vezes.
No mês passado, o delegado federal Alexandre Lucena assumiu como secretário executivo de Defesa Social. O reforço aconteceu após a saída de Rodrigo Bastos, também delegado federal, que pediu exoneração do cargo alegando motivos pessoais. Em seu discurso de posse, Lucena afirmou que vai contribuir com a redução da violência e com uma sociedade mais pacífica. Lucena está trabalhando junto ao titular da pasta, Alessandro Carvalho.

Municipios do Brasil : Primeiro repasse do FPM de junho será pouco mais de R$ 2,1 bilhões


08012015_FPM-pequeno2

CNM

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (CNM) de junho soma R$ 2.147.076.985,34 –considerando a retenção constitucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Sem calcular esse porcentual, o valor bruto a ser transferido às Prefeitura nesta sexta-feira, 10, aumenta para R$ 2.683.846.231,68. Além do primeiro decêndio, os Municípios receberão mais R$ 178.608.193,09 de repasse líquido extra até o final desta quinta-feira, 9 de junho. Ao considerar o montante bruto, o adicional será de R$ 223.260.241,36.

Segundo indicam os economistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o mesmo período de 2015, o repasse será inferior em 15,19%, sem considerar os efeitos da inflação. Ao levar em conta o valor real, as consequências da inflação, a redução no primeiro decêndio de junho do FPM fica mais acentuada – 21,81%. O montante partilhado entre as Prefeituras em junho do ano passado foi R$ 3.164.685.934,74.

De acordo com dados da CNM, mesmo com a inclusão do repasse extra, a redução nominal no primeiro repasse do mês se mantém acentuada: 8,14%. “A situação de queda nominal dos repasses realizados ao Fundo de maneira tão expressiva é extremamente preocupante, pois deixa os gestores em uma difícil situação: menos recurso para custear o aumento de obrigações a eles impostas somado ao aumento de preços consequente da inflação”, diz o levantamento.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

É neste Sábado : 4° Quadrilha Junina do Miguelzinho

Ministro promete 2.500 poços para reduzir número de carros-pipa no NE

Anuncio foi feito por Raul Jungmann em visita ao Recife nesta manhã.

Após visita ao Recife, Jungmann seguiu para Bahia e Sergipe para acompanhar obras da transposição do Rio São Francisco  (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Durante visita, general Pafiadache [dir.] também apresentou ações de distribuição de água no semiárido nordestino para o ministro [esq.] (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Em visita ao Comando Militar do Nordeste, no Recife, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou a construção de 2.500 poços artesianos em todo o Nordeste. A medida visa, segundo ele, a redução da pressão e dos custos do programa de abastecimento através de carros-pipa. Raul não repassou, contudo, prazos e valores da iniciativa. Em maio, o ministro havia garantido que o programa de carros-pipa seria ampliado.

Atualmente, a região conta com 6.840 pipeiros que abastecem 79 mil cisternas. Ao todo, quase 3,7 milhões de nordestinos são atendidos pelo programa. Em Pernambuco, são 1.140 pipeiros e mais de 662 mil beneficiados.
Em nota, a assessoria do Comando Militar do Nordeste afirmou que serão construídos 44 poços artesianos nesta primeira fase do projeto em Pernambuco. A meta é construir 315 até 2018. "Na prática, alguns desses poços irão atender a necessidade de comunidades especificas, diminuindo a quantidade de abastecimentos com a Operação Carro-Pipa, entretanto, em outros lugares, dependendo do tamanho e da vazão do poço, ele poderá funcionar como manancial". A construção dos poços ainda não tem data definida.
“Nós estamos aqui iniciando um novo projeto de exploração de água subterrânea. Com aproximadamente 40 perfuratrizes, iremos propiciar 2.500 novos poços. Isso vai significar água direto e a redução da pressão e dos custos do programa de entrega de água por meio de carros pipa”, explicou Jungmann.

Para Raul Jungmann, a redução do programa carros-pipa trará mais benefícios à população. “Tem também um aspecto politico porque ao ficar na mão do Exercito isso é feito com impessoalidade. Você corta pela raiz a 'indústria da seca'. Além disso, incorpora tecnologia de ponta, todo processo é controlado pelos apontadores, que são os próprios usuários. Eles é que dizem que receberam a água e uma água de qualidade”, completa.

Durante a visita, o general Manoel Pafiadache, do Comando Militar do Nordeste também apresentou as ações de distribuição de água que estão sendo feitas no semiárido nordestino. Entre elas, a transposição do Rio São Francisco e detalhes da Operação Carros-Pipa. [Veja vídeo abaixo]
“Depois seguiremos para Paulo Afonso, na Bahia, e Sergipe. Ele vai ver a água chegando numa cisterna. Ele ainda vai ver todo o processo da Operação Carros-Pipa.  Em seguida, vamos nos deslocar para o eixo Leste da transposição. Lá vai ver as obras no canal de aproximação, que tira água de dentro da represa, vai ver a própria represa de Areias, que é a mais importante do inicio da transposição e as obras de manutenção que estamos fazendo nas estradas”, explicou o general.

Jungmann ainda anunciou que as obras da transposição devem ser concluídas no primeiro semestre de 2017. “Em breve, o presidente da republica deverá vir aqui anunciar a data em que nós teremos o início efetivo da transposição. Por isso também que nós estamos aqui fazendo essa fiscalização ao lado do comando do Exército”, finalizou.

Crianças e adolescentes só entram no Pátio do Forró acompanhados, diz juiz



Crianças e adolescentes só poderão entrar no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, com um acompanhante maior de 18 anos. De acordo com o juiz Marupiraja Ramos, deverão ser apresentados os documentos do acompanhante e da criança ou adolescente.



"Menores de 18 anos só entram no Pátio do Forró acompanhados de um maior com documento", afirmou Ramos em entrevista à TV Asa Branca nesta quarta-feira (8).

Marupiraja disse ainda que as barracas e restaurantes não poderão "entregar, fornecer nem vender bebida alcóolica para menores".
Segundo ele, quem descumprir a lei poderá ser condenado a pena de dois a quatro anos de reclusão. "Podem ser presos o funcionário e o dono da barraca, levados para a delegacia para as providências cabíveis", explicou o juiz.

Primeira noite do São João de Caruaru 2015 (Foto: Lafaete Vaz/ TV Asa Branca)

Truque ridiculamente simples elimina os riscos da tela do celular

Como doí na nossa alma cada risquinho novo que aparece no celular.
Mas não se aborreça, a vodca está para curar sua bad no amor, assim como o fermento está para curar os riscos no celular!
– Eu não entendo.
Descobrimos uma dica que vai apagar os riscos da tela do seu celular e deixar seu queridinho como se tivesse acabado de sair da loja. E nada de usar produtos estranhos ou caros, é tudo muito fácil. Se liga!

Passo a Passo

Você vai precisar de:

risco_sossolteiros (1)
  • 1 colher de sopa de Fermento em Pó
  • 1/2 copo de Água

Como fazer

Em um recipiente, que pode ser uma vasilha ou um prato, despeje o fermento em pó.

risco_sossolteiros (7)

Adicione um pouco de água, repare que uma reação química vai acontecer.

risco_sossolteiros (2)

Mexa bem para que essa mistura fique homogênea.

risco_sossolteiros (3)

Agora adicione mais fermento ou mais água, até atingir a consistência de uma pasta levemente molhada.

risco_sossolteiros (5)

Pegue um pouco da mistura e com a ajuda de um pano esfregue na superfície do celular com movimentos circulares.

risco_sossolteiros (1)

Evite forçar a tela com o dedo quando estiver aplicando a mistura pois você pode danificar a tela do seu celular.

risco_sossolteiros (8)

Esfregue até não sobrar mais pasta. Se os arranhões não tiverem saído coloque mais um pouco da mistura no pano e esfregue até que os riscos desapareçam.

Uma dica é usar também um palito de dentes para limpar o fermento dos cantinhos do aparelho, por exemplo, dos buraquinhos de onde sai o som do celular.

risco_sossolteiros (9)

Depois de umas boas esfregadas não há mais vestígios dos riscos.

risco_sossolteiros (13)

Meu celular ainda é novo e tento cuidar direitinho dele, por isso ainda não está com arranhões muito grandes, mas funciona bem tanto para pequenos como para grandes riscos. Mas fique ligado, se forem arranhões muito profundos talvez essa dica não seja tão eficiente.
Só mais uma coisa, agora que está tudo novo, que tal comprar uma película? #ficadica
 
 

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...