sábado, 17 de dezembro de 2016

Secretário morre em acidente após sair da festa de formatura da cunhada

Do G1Secretário morreu após colidir de frente com caminhão, segundo PRF (Foto: Divulgação/PRF)Secretário morreu após colidir de frente com caminhão, segundo PRF (Foto: Divulgação/PRF)
O secretário de Infraestrtura e Urbanismo de Lajedo, no Agreste de Pernambuco, morreu após colidir de frente com um caminhão na manhã deste sábado (17). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu na BR-423. A assessoria da Prefeitura de Lajedo informou que ele tinha participado da festa de formatura da cunhada em Caruaru antes do acidente.
Secretário na festa de formatura da cunhada, segundo assessoria (Foto: Divulgação/Assessoria)Secretário na festa de formatura da cunhada,
segundo assessoria (Foto: Divulgação/Assessoria)
A PRF disse o acidente foi registrado em Cachoeirinha, no Agreste, no km 37. O carro em que o secretário estava invadiu a contramão e colidiu no caminhão e ele morreu na hora, conforme a Polícia Rodoviária. A assessoria da PRF disse que o condutor do caminhão não teve ferimentos.

Em nota, a Prefeitura de Lajedo decretou luto e disse que lamenta a morte de Edcarlos Cordeiro, de 33 anos. Ele  já ocupou a secretaria de Planejamento, era bacharel em direito e a deixa esposa e um filho. "Seu nome ficará marcado para sempre na cidade e em nossas vidas. Lajedo chora a partida de um de seus filhos e fica decretado luto oficial", informou a nota.
Acidente aconteceu na BR-423, em Cachoeirinha, diz PRF (Foto: Roprodução/WhatsApp)Acidente aconteceu na BR-423, em Cachoeirinha, diz PRF (Foto: Roprodução/WhatsApp)
saiba mais
 

Preço da gasolina sofre ajuste e sobe 2,4%


gasolina_1

O preço da gasolina sofreu um novo reajuste e subiu pela a segunda vez no ano, chegando ao valor médio mais caro até agora. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) o litro do combustível foi vendido, em média, no país a R$ 3,742.

O preço do diesel também permaneceu em alta, mas o ritmo foi menor. No dia 5 o aumento foi de 9,5%, com um repasse estimado em R$ 0,17 por litro. Com a alta nos preços, a Petrobras justificou o reajuste citando a variação do câmbio e dos preços do petróleo, que subiram após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fechar um acordo para corte de produção.

Em outubro a empresa mudou a sua política de definição de preços e prevê reuniões mensais de um grupo de executivos para avaliar os preços com base nas cotações internacionais, no câmbio e nas vendas da empresa no mercado interno. (waldineypassos)

No último Programa do Jô, apresentador agradece a Silvio Santos e encerra com ‘a gente volta já’


20161217032439587734u

“Um até logo, a gente volta já”, foi assim que Jô Soares encerrou a temporada do Programa do Jô, nesta sexta-feira (16), na Globo. O cartunista e amigo Ziraldo foi o convidado escolhido para a derradeira entrevista. “Vai ser um programa normal. Como sempre foi. E vou entrevistar o Ziraldo”, disse Jô, que pretendia conduzir o programa igual a todos os outros. 

Logo no início ele aproveitou para homenagear cada membro da equipe e agradecer as pessoas que o ajudaram ao longo da carreira. A todos ele deixou um sincero “eterno beijo do gordo”. Aos músicos da banda ele se declarou: “Eles já fazem parte do meu DNA. Obrigada a vocês por terem me acompanhado nesses 28 anos”. Ainda nos agradecimentos, o apresentador Silvio Santos foi lembrado duas vezes por ter aberto as portas para o humorista. “Quero agradecer ao Silvio Santos, porque esse programa modificou minha vida, e foi graças a ele que tudo começou.”

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Em Ipojuca e Belo Jardim, prefeitos eleitos não tomarão posse em Janeiro



 Resultado de imagem para BELO JARDIM


Em Pernambuco, dois municípios serão assumidos pelos respectivos presidentes da Câmara de Vereadores local, no dia 1° de janeiro de 2017. Os prefeitos eleitos de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, e Belo Jardim, no Agreste do estado, tiveram suas candidaturas indeferidas na Justiça Eleitoral. São respectivamente Romero Sales (PTB) e João Mendonça (PSB). Outras 12 prefeituras ainda têm seus destinos nas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas os prefeitos eleitos serão empossados.
O TSE determinou, na terça-feira (13), novas eleições para Ipojuca. O candidato mais votado, Romero Sales (PTB), teve seu registro de candidatura cassado. Ele foi condenado por improbidade administrativa, cometida em 2008, quando cumpria mandato de vereador da cidade.
No caso de Belo Jardim, o candidato eleito, João Mendonça, teve registro indeferido no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A decisão da Corte estadual se deu pela rejeição das contas do político em 2001, quando ele era prefeito do município. “Ele recorreu e o processo dele só vai ser analisado pelo TSE no ano que vem, após a volta do recesso da Justiça. Logo, ele não vai poder ser diplomado nem tomar posse no dia 1°”, esclareceu o secretário judiciário substituto do TRE-PE, Marcos Valério Gomes.
Outros 12 municípios pernambucanos aguardam decisão do TSE sobre as candidaturas de seus prefeitos eleitos. Os registros foram deferidos pela Justiça Eleitoral do estado, mas os processos foram parar na instância superior por meio de recurso impetrado pelos adversários ou pelo Ministério Público de Pernambuco. São eles Cabrobó, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Dormentes, Gravatá, Ipubi, Jataúba e Riacho das Almas. Os prefeitos eleitos serão diplomados sub judice.
Secretário judiciário substituto do TRE-PE, Marcos Valério Gomes, detalhou caso das duas cidades (Foto: Cláudia Ferreira/G1) Secretário judiciário substituto do TRE-PE, Marcos Valério Gomes, detalhou caso das duas cidades (Foto: Cláudia Ferreira/G1)
Secretário judiciário substituto do TRE-PE, Marcos Valério Gomes, detalhou caso das duas cidades (Foto: Cláudia Ferreira/G1)
Porém, é possível que mais prefeitos eleitos não tomem posse no dia 1°. O presidente do TRE-PE, desembargador eleitoral Antônio Carlos Alves, informou que o TSE marcou uma última sessão na próxima segunda-feira (19), data-limite para as diplomações no estado. “Eles vão julgar muitos dos recursos restantes e é possível que os de Pernambuco entrem na pauta. Portanto, podemos ter mais prefeitos eleitos não empossados”, afirmou o desembargador-presidente.
Novas eleiçõesA expectativa em Ipojuca já é pelo novo pleito. De acordo com Marcos Valério, as eleições suplementares na cidade devem acontecer em março ou abril. O calendário do TSE para a realização de nova votação nesses meses são 12 de março e 2 de abril.
“A eleição deve acontecer numa dessas datas. No dia 24 de janeiro, o TRE vai definir as instruções para as novas eleições. Alguns prazos podem ser reduzidos, como tempo para os partidos realizarem suas convenções e registrarem suas candidaturas. Mas o tempo de preparação do processo deve ser respeitado”, destacou o secretário judiciário do TRE-PE.
RespostasAinda na terça-feira (13), por meio de nota, Romero Sales afirmou que recebeu a impugnação à candidatura com sentimento de injustiça. "Tenho mais de 20 anos de vida pública, com um passado limpo e de serviços prestados à população. Entretanto, respeito a decisão do TSE, mesmo contrariando a vontade popular dos ipojucanos", disse no texto.
Procurado pelo G1, João Mendonça afirmou que só vai se pronunciar após o julgamento do recurso pelo TSE.

JOÃO EUGÊNIO

ALBERES XAVIER

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

MIGUEL ARRAES 100 ANOS


Miguel Arraes e Frente Popular uniram Recife e Caruaru antes da ditadura

Se vivo, ex-governador de Pernambuco faria 100 anos nesta quinta-feira (15).
Durante toda a vida pública, Arraes teve uma estreita relação com Caruaru.

Mário FlávioDo G1 Caruaru
Foto ao lado do avô, Miguel Arraes (Foto: Arquivo pessoal)Miguel Arraes foi um dos grandes líderes da esquerda brasileira (Foto: Arquivo pessoal)
Se estivesse vivo, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes - um dos principais quadros do PMDB e, posteriormente, do PSB - completaria 100 anos nesta quinta-feira (16). O político permanece com uma das principais referências da esquerda no Brasil e teve, desde o início da vida pública, uma relação de proximidade com a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
No município houve uma intensa participação da Frente Popular de Pernambuco, quando Arraes se uniu a Pelópidas Silveira e procurou em Caruaru o apoio do então prefeito João Lyra Filho. A Frente reunia os principais nomes da esquerda na época e serviu como base para o enfrentamento da Ditadura Militar, instaurada no país a partir de 1964.
Da Frente Popular que teve alicerce em Caruaru e no Recife, entre Arraes e João Lyra, posteriormente surgiram nomes como Fernando Lyra, deputado federal por seis vezes; João Lyra Neto, prefeito da cidade por duas vezes, vice-governador e governador de Pernambuco; e o atual prefeito José Queiroz, atualmente exercendo o quarto mandato a frente da gestão municipal.
Com Miguel Arraes, Lyra negociou apoio ao nome de Tancredo para a eleição indireta para presidente da República (Foto: Reprodução / TV Globo)Miguel Arraes e Lyra(Foto: Reprodução / TV Globo)
Todos tendo como base a liderança de Arraes, a base foi fortalecida e a Frente Popular cresceu em Caruaru. Após a volta de Arraes do exílio em 1979, ele viveu uma relação complicada com a Frente Popular em Caruaru, como explica o historiador Arnaldo Dantas. “Em 1982 houve um distanciamento entre Arraes e Fernando Lyra. O motivo foi a articulação feita por Fernando para apoiar o nome de Tancredo Neves na eleição indireta para presidente. Tancredo chegou a dizer que o PMDB dele não era o mesmo de Arraes. E Fernando ficou ao lado de Tancredo”, relembra.
A reaproximação viria em breve. No ano de 1986, na campanha das eleições para o governo de Pernambuco, Miguel Arraes entrou na disputa contra José Múcio Monteiro e venceu José Múcio com 60% dos votos. Naquele instante a eleição de Fernando Lyra para a Câmara e o mandato de José Queiroz como prefeito de Caruaru foram essenciais para a rearrumação da Frente Popular em Caruaru.
Após a volta do PSB à legalidade em meados da década de 1980, Arraes ingressou no partido em 1990. A decisão dele em renunciar a candidatura ao governo para disputar um mandato de deputado federal deixou a Frente fragilizada. O resultado foi a eleição de Joaquim Francisco. Arraes decidiu voltar a disputar o governo em 1994 e a cidade de Caruaru foi essencial para ele reconquistar o palácio do Campo das Princesas.
Vice de Caruaru
Arraes e Jorge Gomes (Foto: Arquivo Pessoal/Jorge Gomes ) 
Arraes e Gomes atuaram juntos no ano de 1994
(Foto: Arquivo Pessoal/Jorge Gomes )
Era necessário um nome oriundo do interior do Estado para deixar a chapa “balanceada”. Filiado ao PSB, desde a reorganização do partido, o escolhido foi o médico Jorge Gomes. O atual vice-prefeito de Caruaru, lembra de como foi a escolha de um nome de Caruaru para compor a chapa.
“Ele [Arraes] ouviu algumas pessoas, mas eu lembro bem que foi uma escolha pessoal. Eu recebi o convite por meio de Eduardo Campos. Eu soube duas semanas antes, mas ele me pediu sigilo e mantive até o fim a discrição, para que não houvesse o vazamento. Foram três conversas até bater o martelo. Foi a maior honra da minha vida política ser o vice de Arraes”, disse Jorge Gomes.
Legado
Além da política o ex-governador deixou como legado várias obras em Caruaru. O atual prefeito, José Queiroz, destaca ações na zona rural do município. “Ele tinha uma estreita ligação com Caruaru. Os projetos de eletrificação foram fundamentais para os prefeitos. Fui gestor duas vezes, com ele no governo. Ele sabia ser parceiro. E tudo isso se soma a grandeza do homem público que ele sempre representou", conta.

Barragem do Prata (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca) 
Barragem do Prata (Foto: TV Asa Branca)
A barragem do Rio da Prata é a mais lembrada obra de Arraes em Caruaru. Atualmente com a entrada do sistema Jucazinho em colapso, a barragem do Prata é o principal manancial que abastece o município. Jorge Gomes lembra como foi a decisão de construir essa obra.
“Tive a honra de participar da construção da barragem do Prata. Se não fosse essa barragem, não apenas Caruaru, mas várias cidades do Agreste estariam em situação de colapso e sendo abastecidas totalmente por carros-pipa. No ano de 1998 a cidade de Caruaru, quando foi entregue essa obra, passou por um amplo desenvolvimento”, lembra.

Acidentes deixam oito pessoas feridas na Rodovia BR-232


Resultado de imagem para Acidentes deixam oito pessoas feridas na Rodovia BR-232




 Um acidente entre um caminhão e um veículo de passeio deixou cinco pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira (15), na Rodovia BR-232, na descida da Serra das Russas, no limite entre Gravatá, no Agrete de Pernambuco, e Pombos, na Zona da Mata do estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por causa da colisão traseira, outras batidas foram registrados na região. Mais três pessoas sofreram ferimentos.
A PRF informou que a primeira batida ocorreu numa curva em declive, perto da última lombada da Serra das Russas. A colisão aconteceu por volta das 7h30, no quilômetro 67 da rodovia.
O carro capotou. Quatro pessoas estavam no veículo de passeio. Dois adultos e duas crianças. Os maiores ficaram presos às ferragens. E os menores foram encontrados fora do veículo acidentado, à margem da rodovia.
As crianças foram amparadas por pessoas que passavam pela estrada. O condutor do caminhão também teve ferimentos. Ele ficou preso às ferragens da cabine. A PRF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer as vítimas. Todas seguiram para hospitais da área.

A FESTA DO ANO !! IMPERDÍVEL !!!!



Faleceu hoje o jovem Romário Menezes

Hoje Taquaritinga do Norte recebeu a triste notícia do falecimento do jovem Romário Menezes, Romário lutava contra um C.A .
Romário foi moto taxista e tinha muita amizade na cidade, enfrentava o tratamento com muito otimismo e com esperança.
Que Deus conforte a família neste momento tão difícil!



 A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu, barba e close-up

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

José Maria Domingos é condenado a 19 anos pela morte do promotor Thiago Faria

Thiago Faria foi assassinado no dia 14 de outubro de 2013. Caso teve repercussão nacional / Foto: Reprodução/Facebook
Thiago Faria foi assassinado no dia 14 de outubro de 2013. Caso teve repercussão nacional
Foto: Reprodução/Facebook
JC Online

Em sentença dada nesta quarta-feira (14) na sede da Justiça Federal de Pernambuco, no bairro de Jiquiá, na Zona Oeste do Recife, o réu José Maria Domingos Cavalcante foi condenado pelo homicídio do promotor Thiago Faria Soares e absolvido da tentativa de homicídio contra Mysheva Freire Ferrão Martins e Adautivo Elias Martins. José Maria foi condenado, em júri popular, a 19 anos de prisão em regime inicial fechado. Como já foram cumpridos 2 anos e 11 dias, resta o cumprimento de 16 anos, 11 meses e 19 dias da pena.


Na madrugada do dia 28 de outubro, dois dos réus envolvidos no caso foram condenados pela Justiça. José Maria Pedro Rosendo (conhecido como Zé Maria de Mané Pedro), mandante do crime, foi sentenciado a 50 anos e quatro meses de reclusão pelo homicídio de Thiago e pelas tentativas de homicício da noiva do promotor e do tio dela. José Marisvaldo da Silva, por sua vez, pegou 40 anos e oito meses de prisão pelos mesmos crimes. Um terceiro réu, Adeildo dos Santos, que era suspeito de participar da investida, foi absolvido pelo júri.
O julgamento de José Maria Domingos Cavalcante teve a duração de três dias, ocorrendo desde segunda-feira (12) até esta quarta. Na segunda, foram ouvidas a vítima Mysheva Freire Ferrão Martins e das duas testemunhas arroladas pela acusação, o delegado da Polícia Federal Alexandre Alves e a tia da vítima Mysheva Freire, Cláudia Tenório. No dia também ocorreu o sorteio dos sete jurados.
Na terça-feira (13), cinco testemunhas arroladas pela defesa foram ouvidas. Houve ainda o depoimento do perito criminal da Polícia Federal Carlos Eduardo Palhares Machado, que prestou esclarecimentos técnicos sobre o crime. Na sequência, o acusado foi interrogado. Na quarta-feira, último dia do julgamento, defesa e acusação participaram dos debates e, logo após, a sentença foi lida.

O crime

O crime aconteceu em 14 de outubro de 2013 e teve repercussão nacional. Thiago Faria seguia com a noiva e o tio dela para Itaíba, onde trabalhava, quando teve o carro interceptado no quilômetro 19 da PE-300, no município de Águas Belas. Os suspeitos efetuaram os disparos contra o promotor e fugiram em seguida.
A motivação do crime, segundo a PF, envolveu a disputa pelas terras da Fazenda Nova. O acusado José Maria Pedro Rosendo Barbosa teria perdido a posse em um leilão para Mysheva, e teve que deixar sua casa. Como vingança, teria planejado o atentado.
A investigação foi marcada por divergências entre a Polícia Civil e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Enquanto a polícia seguia a linha de de que o crime teria sido motivado pelas terras, os promotores consideravam que o assassinato poderia ter sido motivado por vingança ou ciúmes. Devido ao empasse, o caso passou para as mãos da Polícia Federal em 13 de agosto de 2014.

CONVITE DIPLOMAÇÃO TAQUARITINGA DO NORTE


TCE-PE deve abrir concurso com até 81 vagas em 2017


concurso-publico

 

 

Após 13 anos desde o último concurso, o TCE-PE prepara a realização de novo certame. O processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2017, segundo Sindicato dos Servidores do órgão (Sindicontas-PE). O concurso deverá contemplar vagas na área de fiscalização, divididas entre cargos de auditores e técnicos, todos de nível superior, entre outros cargos da área administrativa. 

Ainda não está definido o número de vagas, de acordo com o sindicato, mas não deverá exceder as 81 já existentes e decorrentes de aposentadorias e falecimentos. O Sindicontas ainda pretende acompanhar o planejamento do edital para assegurar que o preenchimento das vagas supra as necessidades do órgão. (waldineypassos)

Claudia Leitte terá que devolver R$ 1,2 mi ao Ministério da Cultura

O parecer que exige a devolução do R$ 1,2 milhão captado para a realização de shows em capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste / Foto: Gshow/Reprodução
O parecer que exige a devolução do R$ 1,2 milhão captado para a realização de shows em capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Foto: Gshow/Reprodução
Estadão Conteúdo

Foi novamente reprovada a prestação de contas da turnê de Claudia Leitte apoiada pela Lei Rouanet. Em decisão publicação na seção "Despachos do Ministro", do Diário Oficial da União da quarta-feira passada (7), foi confirmado o parecer que exige a devolução do R$ 1,2 milhão captado para a realização de shows em capitais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Procurada, a assessoria de imprensa da cantora disse que "não vai se pronunciar" sobre o assunto.


A decisão ocorreu após a entrega do parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que ratifica a decisão do Ministério da Cultura (MinC) em negar o recurso da Produtora Ciel LTDA, responsável pela turnê.
Segundo a assessoria de imprensa da AGU, não cabe mais recurso administrativo à decisão. No parecer técnico do MinC, constatou-se que não houve o cumprimento da "finalidade de democratização do acesso à cultura", especialmente pela falta de comprovação da distribuição de 8,75% dos ingressos de forma gratuita e da venda de entradas a preços considerados populares
"O parecer da AGU somente ratificou o que já havia sido verificado pela área técnica do Ministério da Cultura. Isso quer dizer que a Consultoria Jurídica constatou que não havia entraves jurídicos para a decisão do setor administrativo", informou a assessoria da entidade.
Com o recurso negado, a produtora deverá devolver R$ 1.274 129,88 ao Fundo Nacional da Cultura (FNC) até 7 de janeiro. De acordo com a AGU, a quantia poderá ser parcelada em até 12 prestações. "Caso o proponente não pague o valor devido, será aberta Tomada de Contas Especial (TCE)", informa.

Projeto

A turnê contemplava 12 shows a serem realizados entre maio e julho de 2013. Contudo, foram realizadas apenas três apresentações, em Ponta Porã (MS), Cuiabá (MT) e Picos (PI), com público total de 12 mil pessoas. Um dos motivos alegados foi a captação de apenas 20,4% do solicitado no projeto original.
No recurso, a defesa argumentou que "grande parte dos ingressos foi vendida a R$ 20 e R$ 40 (média inferior àquela estabelecida no projeto, de R$ 35), e, dessa forma, o próprio preço praticado na venda dos ingressos já seria comprobatório da democratização do acesso à cultura".
"Os espaços que sediaram as apresentações também tiveram uma exposição muito positiva, com expectativas bastante favoráveis para receber no futuro eventos de porte igual ou maior, o que representa benefícios diretos para a população local, como a geração de empregos, entretenimento de qualidade, dentre outros", ressaltou a defesa.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Norte-Taquaritinguenses confirmam participação na 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, Em São Paulo.


José Leandro a esquerda e Jonas Melo a direita. | Fotos : Isaque Levi


Os atletas José Leandro, 38 anos, e Jonas Melo, 56 anos, confirmaram em conversa com o Blog Comunitário, que participarão da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, dia 31 de Dezembro, em São Paulo. Os amigos atletas, irão representar a cidade de Taquaritinga do Norte, através do grupo "Corredores da Taquara", do qual fazem parte.

Corredores amadores, Leandro que compete pela primeira vez e Jonas há 5 anos, dizem que estão otimistas para disputar a competição, que é considerada a mais tradicional corrida de rua do país.

Leandro, cidadão Norte-Taquaritinguense, já participou e conseguiu ao longo do tempo, várias conquistas em corridas na região, e afirma que está firme para a prova. “Estou confiante e entusiasmado pra participar desta prova. Além disso, estou preparado e, perfeita forma, e se Deus quiser irei voltar de lá com resultado positivo.”, garantiu. 

Para a dupla não fazer feio nas provas que disputa, os corredor comentam que intensificou os treinos, e tem se dedicado ao máximo, conseguido lograr êxito em praticamente todas as competições que disputa. 

A corrida São Silvestre, realizada em São Paulo há 92 anos, tem como idealizador, o jornalista Cásper Líbero no ano de 1924. A prova chega a sua 92ª edição sem interrupção. Ele foi realizada até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e a II Guerra Mundial.

Da redação | Isaque Levi
Blog Comunitário

60% dos brasileiros são contra PEC do teto e 24% são a favor, diz Datafolha


images-cms-image-000520327

Uma pesquisa do insituto Datafolha, publicada nesta terça-feira (13) no jornal “Folha de S.Paulo” apontou que 60% dos brasileiros são contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) do teto dos gastos públicos, enquanto 24% da população é a favor da medida. 4% se disseram indiferentes e 12% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2.828 pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A PEC é uma das principais medidas do governo do presidente Michel Temer para tentar conter o rombo nas contas públicas e sanear a economia do país. A proposta limita os gastos do governo, pelos próximos 20 anos, ao patamar do ano anterior reajustado unicamente pela inflação. Opositores do texto alegam que a medida vai fragilizar investimentos em áreas consideradas essenciais, como saúde e educação.

Cidades seguem reféns de ataques a bancos no interior de Pernambuco



explosoes

Medo. A palavra resume a rotina de moradores e funcionários de bancos do interior pernambucano. Com armas utilizadas pelos exércitos brasileiro e norte-americano, e explosivos, grupos criminosos levam pânico a municípios afastados dos grandes centros urbanos, num fenômeno classificado por alguns como “novo cangaço”. As ações, cada vez mais ousadas, seguem um padrão. Os assaltantes chegam em grande número, detonam caixas eletrônicos e cofres de bancos, atiram contra delegacias e destacamentos da Polícia Militar, espalham grampos pela estrada para dificultar a perseguição policial e fogem, na maior parte das vezes, levando altas quantias em dinheiro. Para tentar barrar a onda, foi criada, em julho, a Força-tarefa de Repressão aos Crimes de Roubo e Furto contra Instituições Financeiras, formada pelas polícias Federal, Civil e Militar. De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a novembro foram desarticuladas 13 quadrilhas de crimes contra bancos e 88 pessoas foram presas. O chefe da Civil, delegado Antônio Barros, aumentou de três para sete o número de equipes responsáveis pelas investigações.

Muitas cidades estão sem atendimento em agências. Para receber salários e aposentadorias, moradores precisam se deslocar a outros municípios.

Continua…


Estado tenta frear escalada de crimes

Após aumentar o número de equipes voltadas a elucidar crimes contra agências bancárias e prender suspeitos, a Polícia Civil pernambucana busca reforçar o trabalho conjunto com as polícias Federal e Militar, além das autoridades de segurança de outros estados.

“Até o fim de outubro, vínhamos trabalhando com três equipes para investigar os assaltos e as explosões a bancos e caixas eletrônicos, além dos roubos a carros-fortes. Agora são sete. Essas investigações são complexas e demandam tempo. Estamos tratando com o crime organizado”, comenta o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros.

Ele ressalta que a maioria das quadrilhas vem de fora do estado. “Temos feito ações integradas com a PM e com a Federal. A interlocução com outros estados está cada vez melhor. Prisões, a gente já vinha fazendo, mas agora vamos aumentar esses números para devolver a tranquilidade à população do estado”, destaca Barros.

Além dos três delegados da Delegacia de Repressão ao Roubo, do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), outros quatro investigadores e suas equipes estão dedicados a esse tipo de trabalho. Compõem o grupo dois delegados responsáveis pela Zona da Mata e Agreste, e dois que atuam no Sertão. Todas as equipes estão recebendo suporte do serviço de inteligência da SDS e da Polícia Civil, num trabalho coordenado diretamente pela chefia da polícia.

“Sabemos que cidades pequenas, com cerca de 20 mil habitantes, têm certa fragilidade na segurança e acabam sendo alvos fáceis. Também sabemos que esses grupos de fora de Pernambuco usam armas de guerra. Já prendemos pessoas do Sudeste que agiam aqui. Mas não concordo quando dizem que se trata de novo cangaço. É crime organizado. Temos que enfrentar com seriedade as quadrilhas”, ressalta o chefe da Polícia Civil.

Fonte: Blog Segurança Pública

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Detran promove leilão de mais de 350 veículos


leilao

O último leilão do ano de veículos apreendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) já tem data marcada. A 13ª edição será no dia 14 de dezembro, a partir das 10h30, no pátio da empresa Coliseum, em Vitória de Santo Antão, no km 41 da BR-232. Serão disponibilizados 351 veículos, entre carros e motos, para lances do público.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados por seus proprietários sejam leiloados. Charles Ribeiro, presidente do Órgão, explica que os leilões devolvem às ruas veículos com condições pra isso e contribui para a reciclagem dos veículos irrecuperáveis (sucata).Nos dias 12 e 13, entre 9 e 16h, os interessados podem fazer a visitação prévia, que ocorre no mesmo endereço do leilão. O edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do Detran. (Fonte: DP)

Professores acampam na prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste


Protesto professores Santa Cruz do Capibaribe  (Foto: Ney Lima/Divulgação)Professores vão pernoitar na sede da prefeitura (Foto: Ney Lima/Divulgação)
Após realizar na manhã desta sexta-feira (12) uma manifestação pelas principais ruas do centro de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, os professores da rede municipal decidiram ocupar a sede da prefeiura.
Eles reivindicam o recebimento de 60% de um repasse de R$ 18 milhões, referente a uma indenização do "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério", o antigo Fundef.
Os manifestantes garantem que só deixam a sede da prefeitura após serem recebidos pelo prefeito Edson Vieira (PSDB). No entanto, o gestor participa nesta segunda-feira, de acordo com o secretário de Educação, Joselito Pedro, de um evento na Assembleia Legislativa, no Recife, e só retorna a cidade na manhã desta terça-feira (13).
Diante dessa situação, os docentes decidiram que vão passar a noite dentro do prédio. Em conversa com os professores o secretário disse que não havia problema deles ficarem no local.
Por meio de nota, a prefeitura informou que "os valores provenientes de precatório do FUNDEF, que inclui pagamentos a título de verbas indenizatórias ao município, até o presente momento não há decisão que assegura o direito do repasse à categoria dos professores, haja vista que tal definição ainda carece de reconhecimento de justiça".
A nota diz ainda que existem decisões cujo entendimento é contrário ao pleito objeto de dessa advertência provocada pelo Sindicato. "Por essa razão, e seguindo recomendação do TCE/PE, o atual gestor irá receber tais valores em conta específica e aguardar a decisão final do STF, respeitando e cumprindo toda e qualquer determinação futura e proveniente dos tribunais", diz.

domingo, 11 de dezembro de 2016

Faleceu na noite de Domingo o Maestro Fernando Oliveira ( Fernando Toremba )

 

Faleceu na noite deste domingo, o Maestro Fernando Oliveira, conhecido como "Fernando Toremba" , ele foi Instrutor da Banda do CENECISTA de Taquaritinga por muitos anos e tinha um grande conhecimento na cidade, Fernando morava em Vertentes e tinha um  vasto trabalho pela música realizado naquela cidade, Fernando lutava contra um C.A. Uma notícia triste neste final de ano.

Homem é suspeito de estuprar irmãs; uma das vítimas está grávida



Foi preso nessa sexta-feira (9) na cidade de Saloá, Agreste de Pernambuco, um homem de 20 anos. Ele é o principal suspeito de violentar duas irmãs dele. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, o crime vinha ocorrendo contra uma menina de 11 e outra de 12 anos.
A PM informou que vinha monitorando o caso e ele não resistiu a prisão, já que o policiais se passaram por fazendeiros interessados na compra de terras quando o abordaram. De acordo com o delegado Allyson Câmara, as vítimas serão ouvidas oficialmente, mas já confirmaram que sofriam os abusos desde que tinham 7 e 8 anos de idade.
Ainda de acordo com o Delegado, uma das meninas está grávida. Os pais disseram à polícia que não imaginavam que essa situação estava acontecendo. O suspeito foi levado pra cadeia de Saloá e deve responder por estupro de vulnerável e crime hediondo.

Brasileiros estão abandonando hábito de usar mais de um chip no celular


smartfone_1

Para pagar mais barato nas ligações de celular, muitos brasileiros costumam ter mais de um chip no mesmo aparelho, ou usar vários aparelhos. Assim, é possível ligar para o número de uma mesma operadora pagando menos e, às vezes até de graça. Mas esse hábito está mudando no país, porque o preço das ligações entre operadoras diferentes vem sendo reduzido nos últimos anos.

“Isso reduziu o fenômeno do ‘consumidor com todos os chips‘. O motivo principal para ter os chips de todas as operadoras era economizar. Com preços menores de ligações para operadoras distintas, o consumidor percebeu que poderia ter somente um chip. Com isso, temos a redução do número de linhas, pois muitos planos pré-pagos estão sendo desativados”, explicou o pesquisador em telecomunicações do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Zanatta, à Agência Brasil. 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com preços menores para chamadas entre operadoras diferentes, o mercado de múltiplos chips perdeu espaço, gerando cancelamentos dos consumidores que possuíam linhas móveis de diferentes prestadores. Entre outubro de 2015 e outubro deste ano, foram desligadas 26,3 milhões de linhas de celulares no país, uma queda de 9,62%. Só entre setembro e outubro de 2016, a queda foi de 3,5 milhões de linhas. Atualmente, o país tem 247,4 milhões de linhas de celulares ativas.

Eleições 2016: candidato para ser diplomado precisa estar com registro aprovado…



78cd5a3f-8490-4cd2-8c91-eb1f0eaf8055

TSE


Os candidatos das Eleições Municipais 2016 que concorreram com o registro indeferido e que tenham ingressado com recurso não terão seus votos computados, salvo se houver decisão final pelo deferimento de seus registros. Isso significa que, mesmo que tenham recebido votação suficiente para serem eleitos, somente terão seus votos contabilizados e poderão ser diplomados se tiverem seus registros aprovados pela Justiça Eleitoral.

Conforme jurisprudência consolidada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não se computam para a legenda os votos dados aos candidatos com os registros indeferidos à data da eleição, ainda que a decisão no processo de registro só transite em julgado após o pleito. Apesar de não serem contabilizados, os votos dos candidatos nessa situação ficarão armazenados separadamente e poderão ser consultados por eleitores e demais interessados.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...