sábado, 11 de maio de 2013

Feliz dia das mães !



O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.
Agatha Christie



Mais um acidente com vítima fatal no Agreste


O acidente pode ter acontecido após o motorista ter cochilado ao volante
O Comerciante morreu na hora
Na noite desta quarta feira (08) uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um grave acidente com carro em um trecho da BR-423, no Sítio Jurema, zona rural de Inhapi.
 Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo Uno, de cor prata e placa IAP-4295/SE, era conduzido por Reginaldo Francisco Sobrinho que perdeu o controle e capotou várias vezes, saindo da rodovia federal. Petrônio Santos da Cunha, 51 de idade, e uma mulher, cujo nome não foi divulgado, também ocupavam o automóvel.
 Com o impacto do acidente, o Senhor Petrônio Santos acabou morrendo na hora. Condutor e a mulher que é sua esposa ficaram feridos e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das bases descentralizadas de Inhapi e Mata Grande. As vítimas com vida foram levadas para o hospital regional, em Santana do Ipanema.
 A PRF acredita que o motorista tenha cochilado ao volante e provocado o capotamento. Ele a esposa tinham ido buscar Petrônio Santos em um Hospital de Santa Cruz do Capibaribe/PE onde havia passado por um processo cirúrgico e seguiam para a cidade de Canindé do São Francisco/SE.
 O corpo da vítima fatal foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.
 A padaria de Petrônio fica localizada na Rua Francisco Barbosa Xavier,a conhecida rua da lama aqui em São Domingos.
Fonte: Minutos do Sertão 

Brasiliense vence Torneio de Emancipação


Numa final das mais emocionantes a equipe do Brasiliense, de Taquaritinga, sagrou-se campeã do Torneio de Emancipação, vencendo o Sertãozinho, de Pão de Açúcar, de virada pelo placar de 3 a 1. A final foi realizada no campo do Jucá na manhã de sábado (11/maio) e um grande público prestigiou a competição que teve a equipe de Pedra Preta em terceiro lugar após golear o Guarany, de Gravatá do Ibiapina por 7 a 0.


Na final Valter abriu o placar para o Sertãozinho e o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para a equipe de Pão de Açúcar. No segundo tempo o Brasiliense veio com tudo e virou o jogo com 2 gols de Mussi e 1 de Clebinho que fechou o placar para alegria do time da Brasília que entre os seus atletas figura o vereador Luquinha da saúde.
Estiveram presentes na entrega dos troféus o Vice Prefeito Lero, os vereadores Geovane, Batata e Luquinha, a secretária de turismo Magda Lucélia e toda sua equipe e o ex-vereador Demir. Lero em seu pronunciamento anunciou a realização de outros torneios em todo o município e o apoio que será dado aos esportes de maneira geral nesta nova gestão.
O atleta Mussi, do Brasiliense, foi considerado o melhor jogador da final, Beto, também da mesma equipe, foi o goleiro menos vazado e a artilharia ficou com Quinca, de Pedra Preta, que marcou 13 gols durante a competição.

Deus é perfeito

Desfile homenageia 126 anos de Taquaritinga



Uma multidão compareceu ao desfile que comemorou os 126 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte nesta tarde do dia 10 de maio, mantendo uma tradição cívica e envolvendo as escolas, bandas de outras cidades e outros convidados.
A abertura do desfile foi comandada pela secretária de Educação e Cultura Ilka Paloma que convocou a representação do corpo de bombeiros para desfilar sendo sequenciado pela centenária Banda Dom Luiz de Britto, entidade cultural mais antiga do município e presença constante nos eventos cívicos, culturais e religiosos da Dália da Serra.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também abrilhantou o desfile com a apresentação de sua banda, evidenciando o compromisso da gestão com as políticas publicas sociais, situação que também se evidenciou com a apresentação da Banda Municipal Luís Pedro de Araújo (Luis Fires) e com o movimento cultural CAICART, do CAIC, que mesmo sob a forte chuva passageira deixou sua mensagem no desfile através de suas apresentações culturais e da percussão do movimento.
Pão de Açúcar foi representado pela banda Hebert de Souza (Betinho), do CETEC, instituição educacional dirigida pelo professor Jurandi Tavares que marcou neste dia 10 de maio a sua volta aos desfiles cívicos após alguns anos sem participar destas atividades em Taquaritinga. A capital da sulanca foi representada no desfile pela banda Luiz Havelange Soares, da escola Luiz Alves, que tem a frente Rimário Clismério.
Debutante em desfiles a igreja Assembleia de Deus homenageou Taquaritinga com a recém-formada Banda Marcial Brados da Glória, formada por membros da igreja e que encantou a todos os presentes no desfile sendo esta a primeira banda evangélica da Dália da Serra. 
A Banda Municipal de Vertentes, comandada pelo maestro Fernando Toremba também abrilhantou o desfile por mais um ano, fazendo uma brilhante apresentação sendo sequenciada pela banda da aeronáutica que também veio homenagear a emancipação política do município.
Em seu pronunciamento o vice-prefeito Lero parabenizou a Dália da Serra pelos 126 anos de emancipação política e destacou o trabalho que vem fazendo a educação caminhar a passos largos no em Taquaritinga do Norte antecipando um dos grandes momentos do desfile: a apresentação da Marching Band Ana Amélia, da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Cordeiro de Arruda, que levantou a multidão com uma apresentação dinâmica, arrojada, onde não faltaram belas coreografias, fogos de artifício e uma vibração impar da banda que contagiou todos os presentes, vindo em seguida à banda marcial Professor Falcão, da vizinha cidade de Toritama que, em um certo momento, se uniu com a Ana Amélia e fizeram uma bela apresentação.
“Encontrei em você um começo sem fim, a metade de dentro feita fora de mim”. Com essas frases, trecho da música de Os Nonatos, o prefeito Evilásio Araújo sintetizou o seu amor por Taquaritinga do Norte, ocasião onde num breve discurso agradeceu a presença de todos e o empenho da SEDUC na realização de tão grandioso evento.
 Finalizando o desfile se apresentaram o tiro de guerra do exercito e a Banda Marcial Carminha Arruda, da escola José bezerra de Andrade, do bairro da Brasília também empolgou os presentes e fechou com chave ouro o desfile cívico que foi encerrado com o descerramento dos pavilhões oficiais no altar da pátria.

ALBERES XAVIER E CÉSAR MELO FAZEM NOTA DE ESCLARECIMENTO


NOTA DE ESCLARECIMENTO

  


Prezados amigos e amigas ouvintes e público em geral:

Esta semana que passou o ex-prefeito da cidade das Vertentes, Sr. ROMERO LEAL, postou mensagem na sua página no facebook, através da qual assaca ofensas contra nós e o nosso programa “NORDESTE EM FOCO”.

Nela o ex-prefeito nos acusa de fazer uma “mídia marginal”, de sermos mercenários e de estarmos à serviço da oposição da cidade das Vertentes e de alguns indivíduos e, ato contínuo, pede reparação e nos ameaça com processos. Todo este destempero do ex-prefeito, que também é ex-delegado de polícia, hoje aposentado, tem origem no julgamento final do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO, em relação a uma auditoria, na qual restou constatada várias irregularidades na folha de pagamento da Prefeitura, na gestão do citado senhor.

Através do referido julgamento, cuja relatoria coube ao Conselheiro ROMÁRIO DIAS, agora aposentado compulsoriamente em razão da idade, político oriundo do ex-PFL e que participou daquela Corte de Contas na vaga destinada à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, a situação da auditoria passou de “IRREGULAR” para“REGULAR COM RESSALVAS”.

Pois bem, de logo cabe salientar, mais uma vez, que não fomos nós que realizamos a referida auditoria nas contas da Prefeitura e sim, o TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. A nós coube apenas e tão somente noticiar o fato, em homenagem ao preceito constitucional inserido no inciso IV do art. 5º da Carta Magna, que resguarda a livre manifestação do pensamento, aí incluída a liberdade de imprensa, a qual parece desconhecer o ex-prefeito.

Todos são testemunhas que na ocasião abrimos os microfones do Programa NORDESTE EM FOCO, para que o referido senhor prestasse os esclarecimentos necessários, o que foi feito.

Deste modo, não vemos nenhuma razão para nos retratar, já que, repise-se, não fomos nós que realizamos a referida auditoria, nem fomos nós que detectamos as irregularidades ali encontradas e difundidas através do julgamento, que, aliás, não correu em segredo de justiça e é de todos conhecido.

Quanto às acusações e ofensas proferidas contra a nossa pessoa, pelo referido senhor, queremos lembrar ao mesmo que o direito que ele tem de ir à Justiça de nosso País, em busca de uma pretensa reparação, é o mesmo que nos garante de, também, buscar a justa proteção do judiciário, já que, como cidadãos, homens de bem e cumpridores de nossos deveres, temos também os nossos direitos, posto que estamos num país livre e democrático!

Daí, queremos salientar que não temos medo de nenhuma ameaça que venha do referido senhor!

Quanto aos termos ofensivos utilizados e divulgados por ele, na sua página do facebook e reproduzidos em alguns veículos de comunicação, na internet, queremos lembrá-lo que não fomos nós que passamos grande parte de nossa vida lidando com marginais. De outro lado, queremos lembrá-lo, que, se realmente fôssemos mercenários estaríamos a seu serviço, divulgando as suas proezas junto à Prefeitura da cidade das Vertentes, da qual ainda não se afastou, muito embora não seja mais o Prefeito. Não fomos nós que o procuramos para oferecer os nossos serviços e sim o mesmo, mediante oferta de pagamento, a qual de pronto recusamos, fato que por certo ainda não deve ter esquecido.

Por fim, salientamos, mais uma vez, que estamos tranquilos e conscientes do nosso trabalho e de nossa responsabilidade e vamos continuar a divulgar os fatos, públicos e notórios, doa a quem doer, sem ódio e sem medo!

Atenciosamente,



ALBERES XAVIER E CÉSAR MELO – radialistas a serviço do povo!

Esportes e civismo marcam emancipação


A manhã de 10 de maio data em que Taquaritinga do Norte completou 126 anos de emancipação política começou ao sol da alvorada festiva realizada pela Banda Musical Dom Luiz de Britto pelas principais ruas da Dália da Serra que despertou com seus acordes a população resgatando uma tradição que remonta desde os primórdios da banda seguida por uma grandiosa girândola.
Nesta data festiva quem já começou acelerado foi os participantes das atividades físicas da Academia da Cidade, especialmente o pessoal da boa idade que foram fazer uma exibição no altar da pátria dos exercícios que praticam todos os dias.
As bandeiras foram hasteadas em uma solenidade que contou com as presenças do prefeito Evilásio Araújo, da vereadora Rogéria Coelho, dos secretários municipais Ilka Paloma, Zeca Coelho, José Jurandir, Veroneide Mendonça, Lurdinha Malaquias, Magda Lucélia e Deyze Cabral e outras autoridades.
Na sequência o Ginásio Experimental iniciou as apresentações culturais com o curioso número musical da dança da boneca seguido por uma apresentação de carimbó e pela leitura de um cordel homenageando Taquaritinga de autoria de Wilma Torres. Após o Ginásio foi à vez do CAIC apresentar o projeto CAICART com seus grupos de percussão, dança, coral e outras atividades que fazem deste projeto um referencial na educação da Dália da Serra.
Em seu pronunciamento, o prefeito Evilásio falou dos desafios de governar e dos avanços da educação em Taquaritinga. “Nessa data festiva convoco a todos para nos unirmos em prol de Taquaritinga. Sempre disse que na condição de representante de vocês iria governar no meio do povo, é o que estou fazendo, quando não é minha presença física com certeza são as nossas ações que estão chegando e melhorando a vida de toda a nossa população”.
Também usaram a palavra à vereadora Rogéria Coelho e a secretária Ilka Paloma, ambas felicitando Taquaritinga do Norte pela sua emancipação política. Após as solenidades foram realizadas diversas atividades esportivas que mobilizaram crianças e adolescentes por toda a manhã.

Manhã de muitos eventos em Taquaritinga


Ênio vence corrida Viva Taquaritinga

Como já é tradição durante as festividades de emancipação política da Dália da Serra, dezenas de corredores desafiaram as ladeiras e participaram de mais uma edição da corrida rústica Viva Taquaritinga nesta manhã de sexta-feira (10/maio), saindo da comunidade de Placas e chegando ao centro da cidade.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o corredor de são Caetano Ênio Kleiton, figurinha carimbada do pedestrianismo pernambucano e que já venceu esta prova em outras edições, seguido por Rinaldo Santos e por Josinaldo João, ambos na categoria máster composta por corredores de outras cidades que vem disputar esta competição.

Os veteranos também fizeram bonito na categoria máster, que abrange atletas com mais de 50 anos com o corredor Claudionor Germano chegando em primeiro lugar com Roberto Neves e Ivaldo Alcântara ocupando o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

As mulheres tiveram seu espaço na disputa e a vencedora foi Ivonete Fernandes e Sílvia Clécia, moradora da Vila do Jerimum, representou as mulheres da Dália da Serra chegando no segundo lugar. 
A manhã também foi marcada por atividades esportivas realizadas na Praça Padre Otto Sailler envolvendo alunos e a comunidade em geral com brincadeiras populares como corrida de saco, corrida do ovo na colher, cabo de guerra e outras modalidades recreativas.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mensagem de Parabéns do amigo Elisberto Costa

Hoje é um dia muito especial! É dia de comemorar uma grande paixão e um grande amigo. Em certo instante essas grandezas se unem: Taquaritinga do Norte e o amigo Marcos Augusto, e o resultado é sucesso garantido!


Um eterno malabarista de palavras que sou nesse momento falta-me até inspiração para escrever algo bem bonito capaz de fazer chorar até uma barra de gelo rsrs É muita responsabilidade, mais vamos lá!
Ela me viu nascer e me desenvolver, é uma paixão inspiradora e eterna, temos uma cumplicidade impar, singular, um caso de amor inigualável que a cada dia aumenta, é isso que sinto por minha Taquaritinga do Norte, matutinha que a cada dia se agiganta e que despertou e caminha nos trilhos do desenvolvimento.



Ele é um muleque que vi crescer, que vi sofrer, que vi amadurecer fazendo um curto PHD na escola da vida! Quem diria: aquele galego doido virou um grande educador!E muito mais: um pai, um cidadão a quem foi confiado comandar os destinos de tantos Marquinhos, de tantos Josés, de tantas Marias de tantas pessoas simples como ele que sonham por um lugar ao sol.
Um doido que está fazendo uma revolução na educação em Taquaritinga comandando o CAIC, antiga bomba chiando que muita gente jogou de mão em mão até cair no seu colo. Lhe deram um limão: ele fez a caipirinha para a surpresa de todos, ou quase todos, pois tinha gente que apostava no galego!



É isso aí: nunca vi ninguém evoluir tão rápido! De conselheiro que fui passei a ser aconselhado. Determinação, carisma, inteligência, lealdade, coragem e fé são atributos que bem rotulam esse doido que tenho muito orgulho de chamar de MEU AMIGO! Valeu Marquinhos, que seu exemplo de vida seja um legado a ser seguido por muitas gerações pois enquanto alguns nasceram para tentar vencer, você já nasceu vencedor. Um forte e fraternal abraço de seu amigo de ontem (do tempo do caba do bigodim rsrsrs), hoje e sempre!

Parabéns Marcos Augusto! Parabéns Professor Marcos Augusto , Parabéns Taquaritinga do Norte, pelo filho que nos deste.


Do blog Pão de Açucar Net

Link da postagem original : http://paodeacucarnet.blogspot.com.br/2013/05/parabens-marcos-augusto_10.html



Parabéns Marcos Augusto!  Parabéns Professor Marcos Augusto , Parabéns Taquaritinga do Norte, pelo filho que nos deste.    




 De tempos em tempos o Criador , que é Senhor do tempo e da história, levanta pessoas em determinados lugares e períodos para fazer a diferença entre os seus, a comunidade em que vive e na história, extensa é a galeria desses personagens , cada um em seu  momento e contexto fizeram toda a diferença.  Alguns nomes cabem ser citados aqui , como  Frei Caneca, Rui Barbosa, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Mahatma Ghandi , Martin Luther King,Nelson Mandela, Miguel Arraes de Alencar, Itamar Franco, personagens esses alguns  incompreendidos em seu tempo ,mais que perceberam a missão a que foram convocados , e muitos deram sua vida literalmente em prol de uma ideologia.Taquaritinga do Norte também foi generosa com alguns dessas nobres figuras, Severino Pereira da Silva , Pe. Inácio ,Deda Holanda , Severino Cordeiro de Arruda, citando apenas alguns.  

Eu tenho sido um previlegiado nessa geração ,pois há pouco menos de um ano ,em um momento delicado na minha vida,  fui contemplado com a presença da pessoa do Professor Marcos Augusto em sala de aula, para lecionar um curso do programa travessia no qual eu participava, imediatamente indentifiquei no mesmo um líder impávido e vanguardista, com visão a frente do seu tempo, e portador de uma missão que certamente ficará marcada na galeria de personagens que moldam a história de um lugar.



 Um dos requisitos para constar nessa tão nobre galeria, consiste em fazer a diferença de tal forma que a história fique marcada no antes e no depois da atuação desses autores, Marcos Augusto como  diretor do  CAIC ,atuando com centenas de ações inovadoras e inéditas, automaticamente registra de forma intensa seu nome na história de Taquaritinga do Norte, não é por menos que há vinte e oito anos atrás , em seu próprio aniversário a Dália da Serra nos presenteou com um personagem, a quem  uma missão lhe foi dada, a de elevar o nome de Taquaritinga do Norte como terra natal de Marcos Augusto Lopes Leandro.

 Que o Eterno Deus possa continuar te abençoando grandemente, que toda a sabedoria do alto te seja concedida para que possas atuar de forma justa e equilibrada, naquilo e para aquilo a que fostes chamado, Parabéns Professor Marcos Augusto , Parabéns Taquaritinga do Norte, pelo filho que nos deste. 



André Barbosa Cordeiro.     
Pão de Açucar 
 10 de maio de 2013como ganhar dinheiro na internet

André Barbosa

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...