sábado, 21 de outubro de 2017

Dois homens são mortos a tiros em menos de 12 horas


Dois homens foram mortos a tiros em menos de 12 horas em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o primeiro crime ocorreu na noite da sexta-feira (20) em Cachoeira Seca, na zona rural.
A primeira vítima foi levada para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e, em seguida, transferida para o Hospital da Restauração, no Recife. O homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ainda segundo a PM, o segundo caso foi na madrugada deste sábado (21). Um homem de 35 anos foi atingido por dois disparos de arma de fogo.
Nos dois crimes, a autoria e motivação são desconhecidas. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML). Os casos devem ser investigados pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil.

Homem é preso suspeito de embriagar e estuprar criança dentro de carro em PE

Um homem foi preso na sexta-feira (20) suspeito de embriagar e estuprar uma criança de 12 anos dentro de um carro em Bom Conselho, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a menina estava sem roupa e foi localizada às margens da PE-218.
Ainda segundo a PM, a mãe da vítima estava perto do automóvel e também apresentava sintomas de embriaguez.
Tanto a garota quanto a mãe e o suspeito foram levados para a Delegacia de Polícia Civil do município. A menina deve passar por exames no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prefeitura e APAC discutem projeto básico de criação de Parque Ecológico


Foi realizada na manhã da última terça-feira (17) na Prefeitura de Taquaritinga do Norte uma reunião envolvendo a equipe da Prefeitura, os técnicos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) Fernando Duarte (Gerente) e Julio Cezar Batista (Analista de Recursos Hídricos) e o arquiteto Swami Lima, autor do projeto básico do parque urbano ambiental de Taquaritinga do Norte, integrante do Projeto Janelas para o Rio, que será executado em cinco municípios integrantes das bacias hidrográficas dos rios Capibaribe e Ipojuca.

O parque que será implantado numa área de 16,46 hectares num sítio de propriedade da Prefeitura, localizado nas imediações do bairro Brasília e contará com diversos equipamentos como campo de futebol, quadra de areia, vestiários, anfiteatro, academia ao ar livre, mirantes, trilhas ecológicas, quiosques, sanitários, sementeira, orquidário, viveiro, vila ambiental e outras instalações que interagirão com a flora e a fauna existentes, seguindo modernos conceitos de acessibilidade e voltado para atender as demandas apontadas pela população em consultas públicas realizadas na fase inicial do projeto.

A equipe da prefeitura composta por Elisberto Costa (Gerente de Convênios), Aline Curcino (Diretora de Meio Ambiente), Léo Lima (Diretor de Cultura), Leslei Farias (Assessor), Marina Arruda (Assessora Jurídica) e Beraldo Araújo (Escriturário), propôs algumas alterações no projeto básico como a recuperação de trechos que foram destruídos pelo fogo e também melhorias em alguns equipamentos, que foram acatadas pela equipe da APAC e pelo autor do projeto.

Nos próximos dias, o parque será visitado por técnicos que irão avaliar o impacto do incêndio e a viabilidade das sugestões propostas pela equipe do Governo Municipal. A expectativa da APAC é que o projeto executivo (arquitetônico e paisagístico) seja finalizado até dezembro para que no próximo ano sejam alocados os recursos para viabilização do empreendimento que beneficiará a população de Taquaritinga do Norte com um importante espaço ecológico e cultural.

Taquaritinga vai realizar IV Conferência de Educação


Após realizar fóruns nas 08 (oito) Escolas da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taquaritinga do Norte-PE vai realizar a Conferência Municipal de Educação.

Com o tema Monitoramento, Avaliação do Plano Municipal de Educação e Proposição de Políticas para Garantia do Direito à Educação de Qualidade Social Pública,  Gratuita e Laica. A Conferência será realizada no próximo dia 27 de Outubro, a partir das 8h na Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva, no  prédio do CAIC, terá como palestrante oficial a Professora Rosângela Guimarães (Mestra e Doutora em Educação);  nas salas   ocorrerão Grupos de Estudos com as Professoras:  Avanísia Maria, Maria Sandra da Conceição  , Jussiara Torres, Verônica Triete, Maria da Conceição Lucena, Amanda Cristina Lourenço, Socorro Maia, e Maria Leíce Nunes.

O objetivo da conferência será avaliar o Plano Municipal de Educação, suas metas e estratégias, buscando avaliar a evolução de suas ações no último biênio. A Conferência deverá reunir diversos setores da educação como escolas públicas municipais, estaduais e particulares, Conselho Tutelar e Ministério Público. O secretário de Educação do Taquaritinga do Norte-PE, Marcos Augusto, explicou como vai ser o processo democrático de discussão do PME.


“Na Conferência iremos analisar as metas que foram atingidas em  relação ao Plano de 2015. Uma das razões da importância da construção do Plano Municipal de Educação é a continuidade da implementação de políticas públicas no setor.  A sua aprovação pelo Legislativo Municipal, com consequente sanção pelo prefeito, significa que o Plano tem força de lei, com a devida participação e o devido monitoramento da sociedade, por meio de instâncias como o Conselho Municipal de Educação", falou o secretário.

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

CAFÉ & CULTURA: Mulheres comandarão shows culturais Ágda Moura, Socorro & Mazé e Bia Marinho se apresentarão em Taquaritinga


TAQUARITINGA DO NORTE (PE): Idealizado com os propósitos de diagnosticar os principais gargalos que dificultam a cafeicultura em Pernambuco e dar visibilidade ao mercado regional, de valorizar a produção da agricultura familiar com foco na cultura do café e ainda de mostrar que é possível produzir o grão em Pernambuco através de estratégias e manejos adequados, o 1º Seminário Café & Cultura, que será realizado em Taquaritinga do Norte nos dias 20 e 21 de Outubro, proporcionará aos participantes a troca de experiências com manejo, beneficiamento e comercialização, sendo este o pontapé inicial para a formação da rede do Café Agroecológico de Pernambuco.

No evento, que é uma iniciativa do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, da Fundarpe, do Governo do Estado de Pernambuco e do Deputado Estadual Diogo Moraes, mesas redondas, visitas técnicas e shows culturais, estes realizados em praças públicas, prometem movimentar a Dália da Serra.

Uma das marcas do evento é a grade de shows composta exclusivamente por mulheres. Na sexta (20), a poetisa e cantora paraibana Ágda Moura, vai levar o seu show “O Canto do Meu Canto”, que vem encantando platéias por onde passa e promete esquentar a charmosa Taquaritinga do Norte.


Já no sábado (21) a animação é dobrada! As “pratas da casa” Socorro e Mazé, que já vem comandando o arrasta-pé desde 1983 e tocando o mais autêntico forró pé de serra, onde essas duas mulheres que transpiram musicalidade e são nordestinas “porretas” irão anteceder o show de Bia Marinho, vindo do Sertão do Pajeú, uma eterna defensora das nossas raízes culturais que carrega nas veias a cultura herdada de seu pai, o poeta Louro do Pajeú, transmitidos aos filhos Miguel, Marinho e Greg que, junto com Bia, trazem pela primeira vez para o agreste o show Em Canto e Poesia.




Os shows são gratuitos e serão realizados na Praça Antonio Pereira, tendo início às 21 horas.

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Idoso morre carbonizado durante incêndio dentro de depósito de creche

Espaço foi destruído pelo fogo (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)


Idoso morre carbonizado durante incêndio dentro de depósito de creche em Caruaru
Um idoso de 68 anos morreu carbonizado durante um incêndio na madrugada desta quinta-feira (19) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu o depósito de uma creche particular localizada no bairro do Alto do Moura por volta das 3h45 (horário local).
Ainda segundo os bombeiros, a vítima - que era irmão da dona da crehe - morava no local e estava dormindo quando o incêndio começou. No espaço eram guardados papel, álcool e botijões de gás, conforme informaram os bombeiros. O fogo não atingiu a creche.
O Corpo de Bombeiros também destacou que testemunhas disseram que a vítima costumava fumar e ingerir bebida alcoólica. Suspeita-se que o incêndio tenha sido provocado pelo próprio idoso.
Será realizada uma perícia no depósito para identificar a causa das chamas. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Caminhão carregado de botijões de gás tomba após colidir contra cavalo

Caminhão tombou na BR-232 (Foto: Divulgação/PRF)

nhão tombou na BR-232 (Foto: Divulgação/PRF)
Um caminhão carregado de botijões de gás tombou após colidir contra um cavalo na madrugada desta quinta-feira (19) na BR-232, entre São Caetano e Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. O acidente ocorreu por volta das 4h20 (horário local).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um motociclista passava pela rodovia no momento do acidente, não conseguiu desviar e também bateu no caminhão.
Ainda segundo a polícia, o motorista do caminhão teve ferimentos leves. O estado de saúde do condutor da moto não foi informado. A carga não foi saqueada, conforme informou a PRF.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Limites de municípios de Pernambuco podem sofrer alterações




Elivaldo Araujo 
Santa Cruz do Capibaribe se encontra na lista do novo mapeamento




Foto: Divulgação.

Um novo mapeamento em Pernambuco, feito por meio dos dados do programa Pernambuco Tridimensional (PE3D), poderá alterar os limites de diversos municípios, alertou o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). O programa utiliza a varredura a laser para fazer medições precisas das referências definidas nas leis de criação dos municípios.

No plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta terça-feira (17), IIsaltino Nascimento revelou que as alterações podem modificar o tamanho da população das cidades, afetando o repasse de recursos para as prefeituras.



“As possíveis mudanças nos territórios municipais podem influir no tamanho da população do município, aumentando ou diminuindo o repasse de recursos para as prefeituras e os prefeitos precisam estar atentos, e esta discussão precisa ser trazida para esta Casa”, afirmou.

Por fim, Isaltino solicitou que a Comissão de Negócios Municipais da Assembleia realizasse uma audiência pública sobre o tema.

O PE3D está sendo executado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), com a contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto teve um custo de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial.

Entre os municípios que estão na lista do novo mapeamento e que poderão sofrer alterações estão Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Belo Jardim, São Bento do Una, Surubim, entre outros.

Quatro maiores bancos detêm 78,6% do crédito no país



Os quatro maiores bancos do país concentram a maior parte do mercado de crédito, de acordo com dados do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central, divulgado ontem (17). Em junho, Itaú-Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal detinham 78,65% de todas as operações de crédito. Em junho de 2016, essa concentração era um pouco menor – estava em 76,95%. Há quase dez anos, no final de 2007, o percentual era ainda menor: 54,67%.

De acordo com o relatório, as quatro instituições também são responsáveis pela maior parte dos ativos bancários: 72,98%, em junho deste ano. Esses bancos também detém 76,74% dos depósitos. Em agosto, a taxa média de juros dos empréstimos às famílias ficou em 62,3% ao ano. No caso das empresas, a taxa era de 24,4% ao ano. Os empréstimos com taxas mais altas para pessoas físicas são as do cheque especial (317,3% ao ano) e rotativo do cartão de crédito (média de 397,4% ao ano).

18 de Outubro dia do Médico


Dia do Médico


Quem é que está conosco, na maioria das vezes desde nosso primeiro “choro”???
Cuida da preservação e restauração de nossa saúde com todo cuidado para termos melhor qualidade de vida? É isso aí: o médico! Ser médico é desenvolver a “arte de curar”, por isso merecem um dia especial, que é comemorado em 18 de outubro.
A data foi escolhida por ser o dia consagrado a São Lucas que, o “amado médico”, segundo o apóstolo Paulo. Ele teria estudou medicina, além de ser pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.


Fica aqui a homenagem do nosso blog a grandes médicos que prestam e prestaram seus relevantes  serviços a nossa cidade e a nossa região !


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, óculos de sol e close-up

Dr Kátia Prazim e Dr Ezequias Batista 

Resultado de imagem para genésio oliveira taquaritinga

Dr Genésio Oliveira 

Resultado de imagem para dr ricardo donato taquaritinga
Dr Ricardo

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Dr Ivaldo Figueiroa

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
Dr Aldenir Fagundes ( em memória  )

Educação Taquaritinga : Patrulha nas Escolas e Programa Educacional de Resistência às Drogas



A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Ontem (17/10) se reuniram na  Secretaria de Educação e Cultura o Secretário Marcos Augusto  a Diretora do Ginásio Experimental Gemsps , Jussiara Torres Maria e os Policiais Militares Edimar e Izabel, que são responsáveis pela Patrulha Escolar da nossa região, na oportunidade parcerias foram firmadas e Taquaritinga estará recebendo  o PROERD ( O Programa Educacional de Resistência às Drogas), O programa consiste, assim, em uma ação conjunta da Polícia Militar de Pernambuco, através do Policial Proerd, da Escola, através de professores, especialistas e estudantes, e da Família, representada pelos pais e pela comunidade, todos unidos no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência, e a resistirem a elas. O Ginásio Experimental foi a primeira escola do Município a receber o Programa. E as rondas escolares serão intensificadas .

📣📑👮
Secretaria Municipal de Educação e Cultura .
Educação para Todos .
Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte
construindo uma nova história .
Prefeito Lero Ivanildo


Resultado de imagem para proerd nas escolas de pernambuco

terça-feira, 17 de outubro de 2017

CAFÉ & CULTURA: Seminário vai discutir soluções para a reestruturação do cultivo do café em Pernambuco



A pacata e aconchegante Taquaritinga do Norte irá receber produtores de café locais e de várias cidades pernambucanas para discutirem soluções que potencializem esta importante cultura, duramente castigada pela seca e pela ausência de estímulos a produção deste notável grão que é referência de Brasil para o mundo, sendo Taquaritinga do Norte um dos destaques na produção de cafés que vem conquistando os mais requintados paladares mundo afora.


Numa iniciativa do Centro de Desenvolvimento Agro ecológico Sabiá e da Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, da Fundarpe, do Governo do Estado de Pernambuco e do Deputado Estadual Diogo Moraes, o Seminário Café & Cultura será realizado nos dias 20 e 21 de outubro no Grande Hotel Jorge Eduardo, constando também na programação visitas as propriedades produtoras e shows culturais que serão realizados na Praça Antonio Pereira, estes voltados à população em geral.

Nas mesas redondas, que terão início após o credenciamento na manhã de sexta-feira (20) serão debatidos o manejo do café, com enfoque para as agro florestas, como uma alternativa de manejo para o café sombreado; beneficiamento e armazenagem e também o mercado do café, com uma abordagem local e regional e também os processos de certificação.  

A organização do evento pretende, através da realização do seminário, diagnosticar os principais gargalos que dificultam a cafeicultura em Pernambuco e dar visibilidade ao mercado regional, bem como valorizar a produção da agricultura familiar com foco na cultura do café e ainda mostrar que é possível produzir café no Estado através de estratégias e manejos adequados. No evento serão mapeadas a realidade, a diversidade e o contexto de experiências agro ecológicas com o café em Pernambuco e serão evidenciadas experiências com manejo, beneficiamento e comercialização, sendo este o pontapé inicial para a formação da rede do Café Agro ecológico de Pernambuco.


Maiores informações sobre o seminário podem ser obtidas através dos telefones (081) 99906-5100, (081) 99981-1853, (081) 99401-7579 e (087) 99647-3168. (Por Assessoria)

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Merendeiras são Homenageadas em Taquaritinga do Norte



A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna



  O dia da Merendeira é comemorado no dia 30 de outubro, em Taquaritinga do Norte comemoramos na manhã de hoje ( 16/10 ). Ao longo de todos os anos de trabalho das mesmas, nunca foram lembradas ou homenageadas, até que surgiu a iniciativa e oportunidade de comemorar essa data em nossa cidade.  São mais de 40 profissionais que foram homenageadas, com mensagens, dinâmicas, brindes e muito forró com parte da Banda Forró dos Bossas. Tudo organizado pela equipe da Alimentação Escolar, comandada pela Nutricionista Cíntia Rafaela.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, campo de beisebol e sapatos


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco e pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas


Resultado de imagem para merendeiras desenho

Huck presidente


O apresentador de TV Luciano Huck: namoro com a política e nome cotado para ser presidenciável
O apresentador de TV Luciano Huck: namoro com a política e nome cotado para ser presidenciávelMarcus Leoni/Folhapress - 22.6.2017
O que parecia, até pouco tempo, sonho de indivíduos que costumam comprar fazendas no fundo do mar, a candidatura de Luciano Huck à Presidência da República já agita os partidos políticos.
O Estadão dá destaque para o seu flerte com o DEM, que já morreu de amores por João Doria, que prefere namorar o PSDB mesmo. É o coração dos políticos batendo sempre forte quando vislumbram o poder.   
Huck nunca escondeu seu desejo de participar da vida pública. Ainda está fresca na memória a entrevista dada à Folha no final de março, onde ele proclama que chegou a hora para a geração dele "ocupar os espaços de poder". 
Parece que a hora é agora. 

REFLEXÃO

Prefeito participa do encerramento da festa de Nossa Senhora da Conceição em Mateus Vieira




O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre (Lero), participou na tarde deste domingo 15, das comemorações referentes ao encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição – padroeira da comunidade de Mateus Vieira. Ao lado de secretários, assessores e vereadores, o gestor municipal caminhou ao lado da população durante a tradicional procissão e participou da missa que encerrou com muito brilho as comemorações alusivas à padroeira. 




O evento reuniu os fiéis da comunidade de Mateus Vieira e comunidades vizinhas. A festa da padroeira é realizada pela Paróquia de Taquaritinga do Norte, irmãos devotos e todos os grupos e irmandades da comunidade católica da paróquia. Tradicionalmente recebe o apoio da prefeitura,

Para o prefeito Lero a comunidade de Mateus Vieira tem a sua importância cultural para a Taquaritinga do Norte e merece atenção de todos. Lero relembrou das melhorias que já foram realizadas como a manutenção das estradas que dá acesso a comunidade, eventos esportivos, instalação de ares condicionados nas salas de aula, a limpeza da barragem, além da quadra que será terminada. “É muito importante que a gente participe dos festejos das comunidades. Temos colaborado com alguns serviços e pretendemos melhorar ainda mais. E como gestor do município tenho a honra de participar da festa da padroeira da comunidade que tem verdadeira identidade religiosa”, disse o prefeito.

Mulher morre após cair da rampa do Pepê em Taquaritinga do Norte

Mulher caiu da rampa do Pepê (Foto: Fernando Lagosta/Blog do Ney Lima)

Uma mulher de idade não divulgada morreu na manhã deste domingo (15) após cair da rampa do Pepê em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. A vítima estaria com amigos no local e, após se afastar do grupo, teria escorregado e caído.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para fazer os primeiros socorros, mas ao chegar no local a mulher já estava sem vida. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também foram até o local.
A rampa do Pepê está a 785 metros de altitude e é cercada pela vegetação alta do Sítio Cafundós, na zona rural do município. O local é considerado um dos pontos mais altos de Pernambuco.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...