sexta-feira, 19 de maio de 2017

Prefeitura de Taquaritinga do Norte lança Edital para concessão da bolsa de auxílio universitário


A prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), lançou o Edital 01/2017 que externa os critérios para inscrição e seleção dos estudantes universitários carentes para a concessão da bolsa de auxílio universitário, que há muito vem contribuindo na formação acadêmica de jovens da Dália da Serra.


Confira abaixo o edital:










As inscrições estarão abertas no período de 22/05/2017 a 19/06/2017 na Secretaria Municipal de Educação - Departamento de Inspeção, localizada na Rua Agamenon Magalhães n° 14- Centro -  Taquaritinga do Norte - PE, no horário das 08h às 13h.  

Professora morre após se assustar com bomba junina jogada por aluno


O artefato teria sido lançado por um jovem de 16 anos no pátio da escola onde ela estava, em Carpina. A mulher foi socorrida e morreu no HR, no Recife

Irmã afirmou que professora teve um aneurisma cerebral. Ela morreu na manhã da quinta (18) / Foto: Reprodução/Facebook
Irmã afirmou que professora teve um aneurisma cerebral. Ela morreu na manhã da quinta (18)
Foto: Reprodução/Facebook
JC Online
Com informações da Rádio Jornal

Morreu nessa quinta-feira (18), uma professora que estava internada no Hospital da Restauração, na área central do Recife, desde a terça-feira (16), após se assustar com a explosão de uma bomba de São João. O incidente aconteceu na Escola Municipal São Joaquim, na comunidade de Caraúba Torta, em Carpina, na Zona da Mata Norte do Estado. O artefato teria sido lançado por um adolescente de 16 anos, no momento em que o ônibus que ele estava passou na frente do colégio.


O jovem jogou a bomba em direção aos alunos que estavam no pátio da escola. A professora Josefa Jaqueline Silva, 40, tentou proteger uma aluna de 5. Com o impacto da explosão, ela passou mal e foi levada em estado grave para a Unidade Mista de Saúde de Carpina. Na noite da terça (16), a mulher foi transferida para o Hospital da Restauração, na área central do Recife, onde morreu na manhã da quinta-feira (18).

Aneurisma

De acordo com a irmã de Josefa, a professora sofreu uma alteração da pressão arterial e em consequência teve um aneurisma cerebral.


Secretaria de Educação lamenta morte

A Secretaria Municipal de Educação de Carpina divulgou nota lamentando a morte da professora da Educação Infantil Pré II.  “Sua competência e amor pela profissão serão exemplo para todos nós. Jaqueline estará sempre em nossas lembranças, guardada com carinho em nossos corações”, declarou a Secretaria Municipal de Educação.
O velório da professora acontece na casa da mãe dela e o sepultamento será no Cemitério de São Sebastião, em Carpina, nesta sexta- feira (19). A ocorrência foi registrada no Conselho Tutelar e na Delegacia de Carpina.

Andrea Neves, irmã de Aécio, sempre atuou nos bastidores

Mentora e articuladora política do irmão, Andrea foi figura presente nos três mandatos do tucano em Minas Gerais

Andrea foi presa nessa quinta-feira (18) pela Polícia Federal / Foto: Divulgação
Andrea foi presa nessa quinta-feira (18) pela Polícia Federal
Foto: Divulgação
Estadão Conteúdo

Mentora e articuladora política do irmão, o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), Andrea Neves foi figura presente nos três mandatos do tucano em Minas. Presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) por 11 anos, a partir de 2003, recebia parlamentares, prefeitos e peneirava demandas para Aécio. Andrea foi presa nessa quinta-feira (18).



Sua atuação política, porém, começou bem antes, parte dos fundadores do PT no Rio de Janeiro. Estava no Riocentro no atentado de 1981, em comemoração ao Dia do Trabalho. Passou a ser conhecida, no entanto, a partir do primeiro mandato do irmão como deputado federal, em 1987.


Primeiro mandato de Aécio

No governo mineiro, seu poder chegou a tal proporção que, durante o primeiro mandato de Aécio, em uma missa de fim de ano realizada no Palácio da Liberdade, foram formadas duas filas para cumprimentos a Aécio e Andrea. A fila para a da presidente do Servas era maior que a do tucano.
Jornalista, também se encarregava do contato com a direção dos jornais, rádios e televisões do Estado. Sempre com o objetivo de garantir a melhor imagem para o tucano. O atual secretário de estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, um dos mais ferrenhos críticos de Aécio Neves, diante da atuação de Andrea, a apelidou de "Goebbels das Alterosas", em referência ao ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

POLICIAIS CIVIS DE TAQUARITINGA DO NORTE CUMPREM MANDADO DE PRISÃO



 Na tarde desta quinta-feira, 18 de maio, policiais civis de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, cumpriram mais um mandado de prisão.
 De acordo com informações, os agentes retornavam do almoço quando avistaram dois elementos em atitude suspeita, sendo realizada abordagem e constatado que José Cícero Pereira, de 32 anos de idade, estava foragido do presídio de Canhotinho, localizado no Agreste de Pernambuco.
 No momento da prisão o indivíduo estava com um botijão de gás que teria sido furtado na última quarta-feira, 17 de maio. Diante dos fatos, o envolvido foi conduzido para o presídio da cidade de Limoeiro, também no Agreste, onde deverá cumprir a pena.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Terceira na linha sucessória para a Presidência, Cármen tem a fila nas mãos



carmen-lucia13

Por Pedro Canário

A serem confirmadas as informações divulgadas pelo jornalO Globo — de que o presidente Michel Temer incentivou o dono do frigorífico JBS, Joesley Batista, a comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e de seu financista, Lúcio Funaro —, o Supremo Tribunal Federal será empurrado ainda mais para dentro do redemoinho político. Desenha-se um cenário remoto em que a presidente da corte, ministra Cármen Lúcia, terceira na linha sucessória da Presidência da República, terá em mãos o poder de controlar o andamento da própria fila para ocupar a cadeira de Temer.

A informação publicada pelo colunista Lauro Jardim tem tudo para influenciar o julgamento da candidatura de Temer no Tribunal Superior Eleitoral. A corte julga se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder econômico durante as eleições de 2014.

Quem acompanha o caso aponta que ministros da corte estavam inclinados a separar Dilma de Temer, dando o que seria um voto de confiança para o governo continuar até as eleições diretas em 2018. A notícia tem o poder de derreter essa “boa vontade”. 

Se o tribunal cassar a chapa por completo, Temer cai. E, segundo a Constituição, caso presidente e vice não possam assumir a cadeira, a linha sucessória é: presidente da Câmara, presidente do Senado e presidente do Supremo. Acontece que Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, é investigado no STF. Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado, também. 

Marina diz que Temer ‘sabotou a República’ e pede eleições diretas


207246,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

A ex-senadora Marina Silva (Rede) afirmou à reportagem que o presidente Michel Temer “sabotou a República” e não tem mais legitimidade para permanecer no cargo.
Ela defendeu a renúncia de Temer e a realização de eleições diretas para presidente.
“Temer não tem credibilidade, não tem legitimidade e vai para zero de popularidade”, disse Marina, na noite de ontem (17).

“A renúncia é a única coisa que resta ao presidente, se ele não quiser preservar por apenas alguns dias o foro privilegiado”, afirmou.  Marina ressaltou que a sociedade não pode cruzar os braços caso Temer não tome a decisão voluntária de sair. “A renúncia é um ato unilateral. Mas não podemos ficar esperando a consciência dele. Temos que apelar às instituições”, afirmou.A ex-senadora disse que Temer “sabotou a República” ao dar aval ao pagamento de propina a Eduardo Cunha, segundo gravação feita pelo empresário Joesley Batista. Ela disse que a ex-presidente Dilma Rousseff fez o mesmo ao avisar Mônica Moura que ele seria presa, de acordo com a delação da marqueteira.

“PT e PMDB são irmãos siameses. Os dois partidos praticaram os mesmos crimes. Os dois presidentes sabotaram a República”, afirmou.

A ex-senadora disse ver três saídas legais para Temer. “Uma saída é a renúncia. As outras são o impeachment e a cassação no TSE”.

Ela defendeu uma mudança na Constituição para permitir eleições diretas. Para Marina, o Congresso não tem legitimidade para fazer uma eleição indireta, como prevê a regra atual.

Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira




enem_dsc_7471_0

Hoje (18) é o penúltimo dia de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições poderão ser feitas até as 23h59, no horário de Brasília, desta sexta-feira (19), no sitedo Enem. Aqueles que já fizeram a inscrição têm até o fim do prazo para fazer alguma alteração no cadastro, como por exemplo, a cidade em que deseja fazer as provas. Até a noite de ontem (17), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 4,8 milhões haviam concluído a inscrição. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para concluir a inscrição, o candidato deve pagar a taxa de R$ 82. O prazo para pagamento vai até o dia 24 deste mês. Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.

Educação é contemplada com mais um ônibus


Na tarde desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Educação foi contemplada com 01 ônibus do Ministério da Educação, ampliando ainda mais a frota escolar do município.

O ônibus ore1 modelo Neobus/VW Mini Escolar, foi assegurado através de emenda do Deputado Federal Bruno Araújo e através do Programa Caminho da Escola, fruto de convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura.









ASCOM/PMTN
GOVERNO LERO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

#prefeitolero
#governolero
#construindoumanovahistoria

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Prefeito Lero formaliza pedidos e apresenta projetos no ministério das cidades

Junior Albuquerque


A fim de buscar recursos para Taquaritinga do Norte, o prefeito Lero se reuniu na terça feira (16), com o Ministro das Cidades Bruno Araújo. No encontro, que também contou com a presença dos vereadores Oscar Miguel, João Eugênio, Demir e Geovane, além do secretário de articulação política Batata, o prefeito apresentou vários projetos de obras e benfeitorias nas áreas de habitação, lazer, saneamento e infraestrutura.

Prefeito apresenta projetos para
Taquaritinga do Norte
Segundo Lero, a reunião foi para solicitar o apoio do governo federal no financiamento de várias obras de infraestrutura e de moradias populares para o povo de Taquaritinga do Norte, além da conquista do projeto cartão reforma para Taquaritinga, que será lançado em Caruaru pelo presidente Michel Temer. “O encontro foi muito produtivo, entregamos vários projetos ao ministro Bruno Araújo em diversas áreas, além do Plano de habitação para Taquaritinga do Norte” falou o prefeito.

Lero ainda  solicitou celeridade dos recursos para obras de pavimentação asfáltica e calçamentos. “O prefeito trouxe hoje aqui obras essenciais para Taquaritinga do Norte que garantirão por certo melhorias para população, tenho um vínculo com Taquaritinga ha 18 anos e tenho um carinho especial por aquela cidade maravilhosa. Estarei empenhado em conseguir levar para Taquaritinga o projeto Minha Casa Minha Vida que assegurarão o progresso do município e a qualidade de vida de toda a população”, frisou Bruno.

Como é se aposentar no Chile, o 1º país a privatizar sua Previdência


_96081674_gettyimages-459004577
Enquanto o Brasil busca mudar a sua Previdência para, segundo o governo Michel Temer, combater um rombo fiscal que está se tornando insustentável para as contas públicas, o Chile, o primeiro país do mundo a privatizar o sistema de previdência, também enfrenta problemas com seu regime.

Reformado no início da década de 80, o sistema o país abandonou o modelo parecido com o que o Brasil tem hoje (e continuará tendo caso a proposta em tramitação no Congresso seja aprovada) – sob o qual os trabalhadores de carteira assinada colaboram com um fundo público que garante a aposentadoria, pensão e auxílio a seus cidadãos.

No lugar, o Chile colocou em prática algo que só existia em livros teóricos de economia: cada trabalhador faz a própria poupança, que é depositada em uma conta individual, em vez de ir para um fundo coletivo. Enquanto fica guardado, o dinheiro é administrado por empresas privadas, que podem investir no mercado financeiro.

Trinta e cinco anos depois, porém, o país vive uma situação insustentável, segundo sua própria presidente, Michelle Bachelet. O problema: o baixo valor recebido pelos aposentados.

A experiência chilena evidencia os desafios previdenciários ao redor do mundo e alimenta um debate de difícil resposta: qual é o modelo mais justo de Previdência?

Continue lendo… BBC-Brasil

Câmara aprova MP que altera limites de unidades de conservação ambiental


img201705161549325697221
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (16) a Medida Provisória 756/16, que altera os limites do Parque Nacional do Rio Novo e da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, desmembrando parte de sua área para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim, todas no Pará.

A matéria, aprovada na forma do projeto de lei de conversão do deputado José Priante (PMDB-PA), será analisada pelo Senado. O texto também reverte a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina, que havia sido promovida pela Lei 13.273/16.

Um destaque do PT, aprovado por acordo, retirou do texto a transformação da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo em duas unidades com finalidades diversas: um parque nacional e uma área de proteção ambiental, que têm exigências menores de preservação ambiental.

Projeto nacional de Educação Escoteira será realizado em Taquaritinga do Norte


Projeto nacional de Educação Escoteira será realizado em Taquaritinga do Norte
Com o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável”, atividade conjunta de escoteiros e estudantes pretende mobilizar mais de 1.200 estabelecimentos de ensino do país com atividades educativas simultâneas, no dia 20 de maio.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo

terça-feira, 16 de maio de 2017

Prefeito Lero e vereadores da base vão em busca de ações em ministérios



O prefeito Lero (PR) de Taquaritinga do Norte está em Brasília para participar da 20º Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), evento que se estende até a próxima quinta feira (18). 

O prefeito de Taquaritinga, destacou que as crises econômica e política pelas quais o país passa, e que tem um impacto desproporcional sobre os Municípios, que são forçados a pagar a conta, pois a arrecadação municipal e as transferências federais não acompanharam a demanda dos serviços.

Para o prefeito Lero, a Marcha dos Prefeitos é uma boa oportunidade para debater ideias e tratar de projetos para o melhor desenvolvimento das cidades. “Na realidade, a nossa presença aqui, junto com mais de três mil prefeitos de todo o Brasil, vai servir para buscar a cada dia solucionar problemas para o enfrentamento à crise financeira, e buscar projetos para o nosso município, visando uma melhor qualidade de vida da população, por isso a importância da presença do prefeito e dos vereadores nesse evento” afirmou Lero.

Em uma das plenárias, o presidente Michel Temer comunicou a ampliação do prazo de parcelamento dos pagamentos dos municípios com o INSS, que pulou de 60 para 200 meses, além de uma redução dos juros de 80%.



Em Brasília, o prefeito e os vereadores aproveita a oportunidade para buscar recursos e debater projetos que visam o crescimento do município de Taquaritinga do Norte. Lero e os vereadores que dão sustentação ao seu governo irão visitar o Ministério das cidades, onde serão recebidos pelo ministro Bruno Araújo, e protocolarão o pedido para Taquaritinga do cartão reforma e do projeto Minha Casa Minha Vida e uma academia das cidades para Vila do Socorro, também estarão no ministério da defesa, onde serão recebidos pelo ministro Raul Jungman e solicitarão o pedido de poços artesianos e incentivo para criação de uma guarda municipal. 

Interrogatório: Lula convicto da condenação por Moro



lula_moro

Após interrogatório de cinco horas com o juiz Sergio Moro na quarta-feira, dia 10, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados estar convicto de que será condenado pelo magistrado. Por outro lado, afirmou que o encontro forçado com o juiz lhe deu mais gás para se dedicar à política. “Não conhecem o Lula”, afirmou.  Moro decidiu que o prazo para as alegações finais do processo envolvendo o tríplex em Guarujá, São Paulo, será no dia 20 de junho.

Moro determinou que seja anexada à ação penal contra o ex-presidente Lula que trata do tríplex uma série de sentenças na Lava Jato.  A lista inclui, entre outros, processos contra José Dirceu, Eduardo Cunha, Jorge Zelada, João Santana, Pedro Corrêa e dirigentes do Banco Schahin. Moro avalia que todas elas têm conexão com o caso do ex-presidente petista. (GP)

Acidente de trânsito é a principal causa da morte de jovens, diz OMS é a principal causa da morte de jovens, diz OMS




203001,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

A cada ano morrem 1,2 milhão de adolescentes dentre 10 e 19 anos por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático, segundo um relatório publicado nesta terça-feira (16) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os acidentes de trânsito (115.302), infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125) foram as principais causas de morte entre os adolescentes em 2015, de acordo com a OMS. Pelo menos 3 mil menores morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório Acelerador da Ação Global a favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para apoiar a implementação em cada país”.Os dados divulgados pela OMS apresentam diferenças consideráveis entre os adolescentes por sexo e faixa etária. Os acidentes de trânsito são a causa mais comum de morte entre adolescentes e também no caso dos homens, enquanto que o principal motivo de mortalidade feminina são as infecções respiratórias pulmonares.

Taquaritinga do Norte : Educação Para Todos !




Formação sobre Literatura Infantil com os Professores da Rede Municipal de Ensino



Hoje 15 de maio de 2017, no Auditório da Escola Municipal Francisca Pereira da Silva aconteceu a Formação sobre A Literatura Infantil no Processo de Desenvolvimento da Aprendizagem, ministrada pelos coordenadores pedagógicos Maria das Dores Menezes Amâncio e José Almir Menezes Amâncio, contando com a participação também de todos os professores da Educação Infantil – Jardins I e II (Rede Municipal de Ensino). Na oportunidade, pela manhã, o Secretário de Educação Municipal (Professor Marcos Augusto Lopes Leandro), enfatizou a importância dos Cadernos de Atividades (produzidos pela coordenação pedagógica), sendo estas contextualizadas às histórias infantis, destinados a todos os alunos das escolas municipais, marco importante para o Desenvolvimento Cognitivo. 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, sapatos e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé





A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tabela e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...