sábado, 22 de junho de 2019

Quadrilha Balão Dourado do Ginásio Experimental dá Show nas Ruas e no São João de Taquaritinga




Em uma noite memorável (21/06) a Quadrilha Balão Dourado do Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, deu um verdadeiro show de organização e Cultura Nordestina. O público aplaudiu do começo ao fim, uma quadrilha muito animada , alunos e professores demonstraram muita sintonia e proporcionaram um momento único a todos os presentes. Fica aqui os nossos Parabéns a toda equipe da escola.









sexta-feira, 21 de junho de 2019

Festa Junina da Educação de Taquaritinga do Norte foi Sucesso Total


A noite do dia 19 de junho de 2019 ficará marcada a todos os profissionais da Educação de Taquaritinga do Norte que participaram de uma grande festa de junina que o que predominou foi o companheirismo e a confraternização de todos que fazem a Educação do Município. Comidas Típicas, Quadrilha, Fogueira e muita animação. O Cantor Nixon Tavares cantou várias músicas que animaram todos os presentes.



O Prefeito Lero junto como Secretario de Educação Marcos Augusto, usaram da palavra e agradeceram todos que participaram desse grande momento , e ressaltaram as conquistas da Educação da Cidade. Taquaritinga do Norte hoje em todas as avaliações externas está na liderança tanto no  IDEB , IDEPE e SAEPE. 









Alimentos que aumentam a serotonina e garantem o Bom Humor



Para melhorar o humor através da alimentação é aconselhado comer banana, nozes, castanhas e ovos, porque estes alimentos são ricos em triptofano, que é a substância necessária para produção de serotonina, que está intimamente relacionada ao controle do humor.
A serotonina é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes como o ciclo de sono, mudanças de humor, manutenção da memória e até a vontade de comer. Dessa forma, quando há falta de serotonina no corpo podem surgir problemas graves como insônia, distúrbios alimentares, depressão e até transtorno bipolar, por exemplo.

Alimentos ricos em triptofano

Alguns alimentos ricos em triptofano são:

Frutas: banana, abacate, nozes, castanha do pará;
Origem animal: Queijo, frango, ovos;
Vegetais: ervilhas, batata, beterraba.
Esta lista contêm alguns dos alimentos mais ricos em triptofano por ordem de concentração do maior para o menor, mas além do triptofano, estes alimentos contêm também cálcio e magnésio, que são dois nutrientes muito importantes para garantir a produção adequada de serotonina, assim como melhorar a sua ação no organismo.
Se gosta desse assunto veja aqui uma lista mais completa com os alimentos com mais triptofano.

Alimentos ricos em magnésio e cálcio

Para garantir uma maior produção de serotonina e melhorar a sua ação, além de ingerir os alimentos ricos em triptofano, também se pode aumentar a ingestão de alimentos ricos em magnésio e cálcio, como queijo, amêndoas, espinafres e feijão.
Estes alimentos devem ser consumidos ao longo de todas as refeições do dia, para manter os níveis de serotonina sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Aprenda a fazer o ‘adesivo de gengibre’: ajuda a eliminar tosse forte e expectorar o muco dos pulmões



Por: Redação Saber Viver Mais
Muita gente pensa que estar gripado ou resfriado é a mesma coisa. Ou que um resfriado pode virar uma gripe. Nem uma coisa, nem outra. Pra começar, os vírus que provocam as duas doenças são diferentes, mas uma coisa as duas tem incomum: a tosse
Mesmo assim muitos acham que a gripe, resfriado e tosse são problemas pequenos de saúde, porém não é bem assim. 
Se não tratadas elas podem agravar em muito, a ponto de colocar em risco a vida do enfermo.
Existem vários medicamentos usados para combater a gripe, o resfriado e a tosse. Porém existem tratamentos naturais que podem inclusive serem mais eficazes que os vendidos nas farmácias. A principal diferença é que o natural não possui efeito colateral.
Você já ouviu falar em cataplasmas?
Cataplasma é uma pasta medicamentosa resultante da mistura de diferentes ingredientes, tendo como base farinhas, raízes e folhas, e que é aplicada sobre o corpo para inflamações ou ferimentos.
A que iremos te ensinar hoje é a base de gengibre e tem efeito anti-inflamatório e ajuda a expectorar o mucos dos pulmões

O que é necessário:

-Mel
-Chá de gengibre
-Farinha de trigo
-Azeite de oliva
-Gaze
-Um pano ou Guardanapo
-Fita adesiva

Como preparar

-Misture um pouco de casa ingrediente
-Até adquirir uma consistência pastosa
-Acrescente a farinha com uma pequena quantidade de mel e mexa bem.
-Coloque um pouquinho de óleo vegetal, e acrescente também o chá do gengibre e misture tudo novamente
-Acrescente mais um pouco de farinha – repetimos, tem que ficar numa consistência pastosa.
-A seguir coloque toda a mistura em um pano e embrulhe com a gaze.
Como usar:
Feito isso, coloque a gaze no peito ou nas costas e prenda com uma fita adesiva. Observação: não coloque o cataplasma perto do coração.
Deixe repousar por 2 ou 3 horas. Se possível,  deixe agir durante a noite toda.
Este remédio natural vai aliviar a tosse logo depois da primeira aplicação. O bom é que você ainda pode usá-lo por vários dias (sempre fazendo uma nova preparação).
Recomendado somente para crianças acima de  1 ano de idade. No caso de crianças até 3 anos de idade, basta usar por 2 ou 3 horas, mas sempre antes da hora de dormir.
Além disso, antes de aplicar a receita, certifique-se de que não haverá alergias ou lesões na pele.
Caso perceba que houve vermelhidão ou inchaço no local, retire a mistura imediatamente! pois o significa que o corpo está reagindo contra os ingredientes.
Não usar de forma alguma em pessoas que estejam com febre alta
* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Chuva deve continuar , de acordo com a Apac

Nesse sábado (15), a Apac emitiu alerta de chuvas fortes para este domingo (16). Foto: Anamaria Nascimento/DP.


As chuvas devem diminuir, mas continuar, na Região Metropolitana do Recife nesta segunda-feira (17). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o tempo no Grande Recife deve ser "nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada". A previsão vale ainda para a Mata Norte do estado.

Para o Agreste, a previsão é de tempo "parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca". A Apac prevê, para a Mata Sul, tempo "nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada a forte".




Deve chover menos em Fernando de Noronha. De acordo com a Apac, a previsão para o arquipélago é de tempo "parcialmente nublado com pancadas de chuva em toda a região ao longo do dia com intensidade fraca".



Já no Sertão, o tempo deve ser "parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada". 

A FRAUDE. O CERCO. A QUEDA



Por Roberto Numeriano*

Para além das nossas convicções já antigas, surgiram agora as provas da maior fraude processual do Judiciário brasileiro, reveladas pelo jornalista Glenn Greenwald, do jornal The Intercept, acerca das acusações criminais contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Neste espaço, ao longo de alguns anos, denunciamos o que era autoevidente desde o início: o caráter persecutório e criminoso do processo contra o político, protagonizado pelo então juiz de 1ª instrução, Sérgio Moro.

Na verdade, a nossa desconfiança em face desse processo transformou-se em certeza quando, em 2016, o juiz ordenou, sem qualquer necessidade, a condução coercitiva do ex-presidente sob um show midiático e intimidatório da Polícia Federal, comunicado à Rede Globo. Publicamos neste blog, no dia seguinte ao espetáculo hipócrita, o artigo “Um golpe a galope (A era do terror)”, no qual anunciávamos que estava em curso um golpe de Estado no país. O evento era o primeiro ato do cerco que se concretizaria com a deposição fraudulenta da presidenta Dilma Rousseff, articulada por um bandido contumaz, o deputado Eduardo Cunha.

Mas o golpe de Estado (para nós, insistimos também há tempos, articulado em conluio com a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, CIA) impunha a condição de, uma vez deposta Dilma, impedir também a possibilidade de o ex-presidente Lula sair candidato em 2018. Este segundo ato da fraude do golpe dos corruptos já vinha se estruturando no tribunal de exceção da “República de Curitiba”, no submundo da prevaricação, da traição, da miséria moral e das vaidades dos tolos e arrogantes procuradores, delegados, desembargadores e juízes sedentos de fama.

Resiliente, altivo e bravo, Lula era o segundo alvo na trama do cerco à democracia e à aniquilação do incipiente Estado do bem-estar social que pela primeira vez, nesta pátria de uma elite que sofre da síndrome da alma vira-lata, começou a gerar e a gerir direitos sociais antes só conhecidos na letra das leis. Lula e o petismo não podiam criar ainda mais fortes raízes sociais e políticas no país, sobretudo porque a elite rentista e parasita do capitalismo nacional mantém até hoje seu espírito de dependência e submissão às burguesias financeiras dos centros capitalistas, dos quais comem os restos que caem no grande e eterno banquete dos podres de ricos e podres na moral.

A Lava Jato não foi o efeito desse cerco como fraude jurídica, tanto mais odiosa porque no seu rastro de louca perseguição a Lula destruiu centenas de milhares de empregos, roubou a democracia, corrompeu agentes e autoridades públicas. A Lava Jato é uma fraude política em si e causa de fraudes contra o bom Direito e a Justiça. O golpe de Estado, na sua dimensão de lawfare, estruturou-se nela e por ela atuou anos a fio, ao arrepio da lei e sob o beneplácito do pequeno supremo, acovardado e submisso ao clamor fascista de uma parcela da sociedade.

Tudo parecia sólido. A mídia golpista, o Judiciário parcial e partidarizado, as manadas de verde e amarelo com seus milhares de “patriotários” esgoelando-se nas ruas em meio a dancinhas ridículas. Como a cereja do bolo, esse tripé infernal elegeu um tipo exótico da extrema-direita, já conhecido aqui e alhures quanto às suas capacidades de líder e de homem público. O cerco e a fraude, com seus eventos cujas raízes estão fincadas nas jornadas de junho de 2013, instituíam-se por dentro do aparelho de Estado e até ensaiavam reescrever a história erigindo bandidos dos porões da ditadura como novos heróis. Quem sabe até o próprio Moro não se considerasse, desde já, digno de ser imortalizado numa estátua eqüestre como o grande salvador da nação brasileira, vindo de Maringá para encarar e vencer os vermelhos e os devassos.

Contudo, a cena imaginária esfumou-se desde o dia 9 de junho, pelas redes sociais e uma parte da mídia que já se deu conta da nudez horrenda desse falso profeta de inglês tartamudeante, risível e tosco. Os diálogos revelados pelo The Intercept, por si mesmos, são provas cabais de seus graves crimes. Até a insuspeita revista Veja (porta-voz do mais desabrido e desonesto reacionarismo da direita) já sabe disso.

Trata-se do começo de uma queda que impõe ao governo, desde já, o dilema de mantê-lo como um pedestal de base rachada, trincando progressivamente sob as sistemáticas denúncias irrespondíveis dos vazamentos de textos, áudios e imagens capturados no Telegran, ou “pedir” ao mesmo uma “saída” obsequiosa para responder às acusações fora do poder (e com isso ganhar a ira dos seus fanáticos seguidores). Dado o grau de apodrecimento do Judiciário e da política nacionais, não me surpreenderia se nada acontecer.

*Roberto Numeriano é escritor, jornalista e pós-doutor em Ciência Política.

Pão de Açúcar foi palco de mais uma edição da Vila do Forró



 No último sábado (15), o distrito de Pão de Açúcar foi palco de mais uma edição da Vila do Forró que esse ano realizou sua quarta edição. A festa também marcou a abertura do São João de Taquaritinga do Norte. Idealizada pelo comerciante Dudinha em 2016 a festa acontece na Rua João Batista e Etelvina Vieira, onde o evento resgata as festas tradicionais do verdadeiro São João e as principais atrações são as famílias.

Além do arrasta pé, oferecido em três pólos, os moradores da rua fizeram suas próprias tendas com comidas típicas animando ainda mais a festa. "Essa é a quarta edição da Vila do Forró e a cada ano o evento fica melhor e mais bonito”, disse Dudinha.

Além das atrações o evento contou com banda de pífano, e duas quadrilhas estilizadas que se apresentaram para o público. A principal atração da noite, Daniel Gouveia, emocionou o público ao cantar músicas de Luiz Gonzaga, relembrando os bons tempos dos festejos juninos. Além de Daniel atrações como Denílson do Acordeom, Coronel do Pífano, Decentes do Forró, Forró dos Inocentes e Netinho do acordeom e Marivaldo Aboiador fizeram a alegria do público presente. 

O Prefeito Lero, falou da alegria de poder contribuir em mais uma edição da Vila do Forró em Pão de Açúcar. ''A Vila do Forró se tornou uma festa tradicional aqui em Pão de Açúcar. É uma satisfação muito grande ver a alegria do povo, a cultura da festa junina sendo resgatada. Parabenizo o amigo Dudinha que foi o idealizador do evento e aos comerciantes que também ajuda a festa a acontecer”, disse Lero.

Os festejos juninos em Taquaritinga do Norte tem continuidade dia 21 com arrasta pé na sede com Saulo Alves as 17h, Banda do Batista as 22h e Jonas Rodrigues as 00h. No mesmo dia a comunidade de Vila do Socorre recebe Forró do Bardhigão as 22h e Jota Santos as 00h.














Esporte Taquaritinga - Jogos Movimentados nas Quartas de Final do Campeonato de Campo


O Campeonato de Campo de Taquaritinga segue a todo vapor, em mais um final de semana o Campo do Silva de Baixo foi palco de partidas emocionantes.

Confira os Resultados  

Guarani de Gravatá  4 x 1 Riacho Doce
Jerimum 4 x 0 Bahia


Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.




Celulares roubados são apreendidos com vendedor em Santa Cruz

Na tarde deste sábado (15) policiais militares receberam informações de que um homem conhecido por “Beto Celular” estaria vendendo um celular que seria supostamente roubado, às margens PE-160, nas proximidades do Bairro Cruz Alta em Santa Cruz do Capibaribe.
O efetivo seguiu até o local, onde foi percebida a presença de José Ridoberto Farias Araújo (27 anos), que ao ser feita a abordagem foi encontrado um aparelho celular com queixa de roubo. Ao ser questionado sobre outros aparelhos, ele informou que tinha outro em sua residência.
De imediato, a equipe seguiu até o imóvel onde foi encontrado outro celular também com queixa de roubo. Segundo o efetivo, “José Ridoberto já é conhecido por essa prática de crime e que é um dos maiores fornecedores de celulares roubados na região, inclusive pelas redes sociais”.
Diante dos fatos, ele foi conduzido junto com os celulares da marca Samsung J7 e J5, para a delegacia de Santa Cruz, onde foi autuado em flagrante por receptação dolosa.

domingo, 16 de junho de 2019

Sobe para nove o número de mortos por conta das chuvas no Grande Recife


Após mais de 50 horas de buscas, os corpos de dois irmãos que estavam soterrados no local onde uma barreira deslizou, na quinta-feira (13), sobre três casas em Camaragibe, no Grande Recife, foram localizados pelos bombeiros. Com isso, subiu para nove o número de mortes provocadas pelas chuvas na Região Metropolitana. (Veja vídeo acima)
Estavam desaparecidos Ítalo Wengel de Souza, de 13 anos, e Lucas Ricardo da Silva, de 6 anos. O corpo da criança foi localizado na noite do sábado (15), por volta das 19h30, e o do adolescente foi encontrado na madrugada deste domingo (16), por volta de 1h30. Ao todo, 20 bombeiros trabalharam na retirada dos dois corpos.
Corpos de dois irmãos que estavam soterrados em Camaragibe foram encontrados pelos bombeiros — Foto: Reprodução/TV GloboCorpos de dois irmãos que estavam soterrados em Camaragibe foram encontrados pelos bombeiros — Foto: Reprodução/TV Globo
Corpos de dois irmãos que estavam soterrados em Camaragibe foram encontrados pelos bombeiros — Foto: Reprodução/TV Globo


O velório de Ítalo e Lucas ocorre às 16h no Cemitério de Camaragibe. Os dois irmãos são filhos de Edilene da Conceição, de 30 anos, que também morreu após o deslizamento ocorrido na Segunda Travessa Bom Jesus, no Bairro dos Estados.
A queda da barreira causou, ainda, a morte de outros três filhos dela: Cauã Ricardo da Silva, de 8 anos; Bianca Maria Conceição de Albuquerque, de 3 anos; e Beatriz Maria Conceição de Albuquerque, de 11 meses. Os quatro corpos foram encontrados na sexta-feira (14).
Mulher e quatro filhos estavam dentro de uma das casas atingidas pelo deslizamento de barreira em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV GloboMulher e quatro filhos estavam dentro de uma das casas atingidas pelo deslizamento de barreira em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo
Mulher e quatro filhos estavam dentro de uma das casas atingidas pelo deslizamento de barreira em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo
Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, também morreu soterrado nesse deslizamento de barreira em Camaragibe. O corpo dele foi encontrado ainda na quinta-feira (13), mesmo dia em que a esposa dele, identificada como Larissa Lafayete Ribeiro, de 20 anos, foi resgatada com vida.
Ela foi levada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro do Recife. Segundo a unidade de saúde, a paciente tem quadro clínico estável após passar por cirurgias no fêmur e no quadril.
Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, morreu após barreira deslizar em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV GloboEdvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, morreu após barreira deslizar em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo
Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, morreu após barreira deslizar em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo
Após a tragédia, a prefeitura de Camaragibe decretou situação de emergência, na sexta-feira (14). Os primeiros cinco corpos encontrados no local do deslizamento de terra foram enterrados no cemitério municipal no sábado (15).

Outras mortes

No bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, uma mulher de 34 anos morreu depois que o carro em que ela estava entrou no Túnel Josué de Castro, que foi inundado pela chuva, e afundou, por volta das 20h30 da quinta (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Mirelle Paula da Silva.

Sucesso : O Rodo da Bahia lota Praça Central de Taquaritinga do Norte no encerramento do 3° Taquaritinga Voo Livre

O último domingo ( 17/11 ) ficará marcado na memória daqueles que querem o bem de Taquaritinga do Norte, foi o último dia de atividad...