sábado, 30 de julho de 2016

Lula diz se sentir provocado a disputar eleições de 2018


1-161

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseontem (29) que se sente provocado a voltar a se candidatar à Presidência da República em 2018. Ele destacou que o partido tem outros nomes de qualidade, mas ele está disposto a “brigar” novamente. As declarações do ex-presidente foram feitas em discurso a trabalhadores e sindicalistas do ramo financeiro, quando Lula se queixou do tratamento dado a ele pela imprensa, das acusações que vem recebendo e de vazamento seletivos contra o PT.

“Eu tenho 70 anos de idade. Pareço um jovem de 30 anos. Mas o seguinte: eu tenho muita vontade de brigar. Se o que eles estão falando pela imprensa de que o objetivo de tudo isso é tirar o Lula da campanha de 2018, não precisava fazer isso. Porque a gente pode escolher um outro companheiro com mais qualidade ou uma companheira”, disse. “Agora, essa provocação me dá uma coceira, me dá sabe aquele chamegão. Achar que eu vou ficar quieto por conta de ameça, eu não vou. Eu duvido que tenha alguém nesse país que seja mais cumpridor da lei do que eu. A única coisa que eu quero é respeito”.

Lula pediu que setores da imprensa não o julguem e o condenem por  meio de manchetes e disse que há em curso uma ação premeditada de criminalizar o PT. “Que há vazamentos seletivos da imprensa contra o PT, eu não tenho dúvida. Eu não sou de ficar chorando, eu sou de ficar brigando. Eu acho que a gente tem que ter consciência do processo que está acontecendo no Brasil”, disse.

ASSALTANTES SÃO MORTOS APÓS TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA


Cinco elementos armados praticaram um assalto a uma loja de celulares no município de São João, Agreste de Pernambuco, na manhã deste sábado (30).
Após o assalto a Polícia Militar de São João foi acionada e começou a perseguir o veículo Pickup Strada de cor prata, placas PFV-5265, usado pelos criminosos.  Na perseguição foram acionadas outras viaturas e no Sítio Miné, zona rural do município de Calçado, a Pickup colidiu com a viatura da Polícia Militar de Calçado.
Um dos bandidos identificado por José Rone da Silva, de 19 anos,  desceu do carro atirando, houve reação e ele acabou baleado nas costas e morreu quando recebia os primeiros socorros, o outro elemento que também foi baleado morreu dentro do veículo, ele foi identificado como sendo José Eder Mendes da Silva.
bandidos mortos troca de tiros pm calcado agreste violento 4Um dos presos foi identificado como Nikson Francisco Caldas, de 19 anos, os outros são adolescentes e tem 16 e 17 anos respectivamente, eles foram encaminhados ao plantão da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
ARMASTodos os aparelhos celulares roubados, pertences das vítimas e uma quantia em dinheiro foram recuperados, além de três armas de fogo apreendidas, o veículo havia sido roubado na cidade de Capoeiras e estava sendo usado na prática de assaltos na região.
Os corpos dos mortos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal em Caruaru, também no Agreste.

Edson Vieira aparece na frente em pesquisa de intenções de voto em Santa Cruz


Blog Merece Destaque


Foi divulgada neste sábado (30) pelo blog Agreste Notícias, o resultado e uma pesquisa eleitoral, encomendada ao Instituto DataVox.
A pesquisa de intenção de voto analisou a opinião do eleitorado do município em relação às pré-candidaturas a prefeito.
A análise foi feita pelo método Espontâneo (sem opções de resposta) e Estimulado (são citados os nomes dos candidatos para o entrevistado escolher) onde foram apresentados os nomes de Edson Vieira (PSDB), Fernando Aragão (PTB), Clodoaldo Barros (PMN) e Rodolfo Aragão (PSOL).
De acordo com o Blog Agreste Notícias, 500 pessoas foram entrevistadas na última terça-feira (26), pelos bairros e zona rural do município.
O pré-candidato Edson Vieira aparece na frente, tanto pelo método espontâneo, quanto pelo método estimulado. Veja os números a seguir:

30 Jul 2016

Sem empresas, partidos apostarão em redes sociais para arrecadar


1-160

Com o veto do Supremo Tribunal Federal (STF) à doação empresarial para campanhas eleitorais, partidos ouvidos pelo G1 informaram que devem priorizar o uso de redes sociais para incentivar doações de militantes na disputa municipal deste ano.

Nesta semana, a reportagem procurou os cinco partidos com maior número de parlamentares no Congresso Nacional – PMDB, PT, PSDB, PPe PR – para saber quais  estratégias adotarão para arrecadar recursos na eleição de outubro.

Além das campanhas na internet, as direções das legendas decidiram delegar aos diretórios estaduais a definição sobre outras estratégias para garantir recursos para os candidatos.

Continua…

Além da proibição da doação empresarial às campanhas pelo STF, outros temas relacionados às disputas eleitorais foram modificados no ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff, atualmente afastada em razão do processo de impeachment, sancionou a Lei da Reforma Política.

O período da campanha, por exemplo, caiu de 90 para 45 dias – com isso, a propaganda eleitoral terá início no dia 16 de agosto deste ano.

Em entrevista ao G1 nesta semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse que o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou “o carro na frente dos bois” ao proibir que empresas façam doações eleitorais.

“Porque nós discutimos primeiro o financiamento, sem prestar atenção ao sistema eleitoral. Não alteramos nada no sistema eleitoral e decidimos mudar o financiamento”, disse o magistrado. “Nós temos agora que aguardar

Opinião : Política ou politicagem



Redes sociais infladas de entendedores de política, nas rodas de conversas, nas praças e bares não falam em outra coisa, as cidades respiram o clima pré-eleitoral, cada qual que discurse mais genialmente sobre “política”, mas será que sabem realmente a diferença sutil entre a política e a politicagem que estamos habituados a ver? 

Política é uma atividade orientada para a tomada de decisões a fim de se alcançar determinado objetivo e pode ser tida também como a luta para a resolução de conflitos de interesse da comunidade. Politicagem, porém esta totalmente a margem desse conceito, tem como objetivo principal atender a interesses próprios e a realização de troca de favores. Conceituados os termos, eu te pergunto o que tem em sua cidade, política ou politicagem? 

Ao passear pelas “timelines” do facebook, o que mais encontro são defensores cheios de afinco para defender seus próprios interesses, os mais variados tipos de comentários em defesa de pré-candidatos. Ao perceber esse tipo de comportamento, questiono-me o porquê de não se usar tanta energia para defender as políticas públicas e para exigir que esses pré-candidatos apresentem projetos realmente interessantes para todos. Quando a defesa parte da necessidade única de bajular para conseguir um apadrinhamento qualquer no futuro, pratica-se a politicagem que em nada acrescenta ao desenvolvimento dos municípios muito pelo contrario, apenas contribui para que a manutenção dos currais eleitorais esteja garantida por mais quatro anos. 

Um eleitor consciente e cumpridor de seus deveres sabe que tem não necessidade de bajulação e que um candidato que tem projetos para a comunidade é melhor do que aquele que demonstrou um interesse grupal que beneficiará apenas seus aliados. Alguém que te oferece um provável emprego em uma instituição pública em troca de seu voto, pratica politicagem. Aquele que te mostra como melhorar o município com base em dados e que tem pelo menos uma idéia de como solucionar determinado problema que afeta o povo, faz uso da política. 

Não desperdice sua energia e dignidade pensando apenas no interesse presente, no que você enquanto indivíduo pode ganhar com o êxito de determinado candidato, use-a com sabedoria, aproveite o espaço das redes sociais e rodas de conversa para cobrar, e exigir que algo relevante seja mostrado. Quando um gestor investe em políticas públicas, ele beneficiará a você e a mim, então cabe a nós avaliarmos se precisamos de alguém que pratique política ou politicagem. 

Luanna Brandão
Do Blog Budega Nordestina

Polícia apreende 60 litros de cachaça e 61 celulares no presídio de Caruaru


Foram apreendidos também 18 barrotes de madeira e armas artesanais. Rebeliões na unidade prisional deixaram 6 mortos e 21 feridos, segundo PM.
29/07/2016 19h47 - Atualizado em 29/07/2016 19h47
Do G1 Caruaru
Materiais foram apreendidos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Materiais foram apreendidos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Em revista realizada nesta sexta-feira (29) na Penitenciária Juiz Plácido de Souza emCaruaru, no Agreste de Pernambuco, foram apreendidos 61 celulares. De acordo com a Polícia Militar, também foram encontrados 38 carregadores, 60 litros de cachaça artesanal, 18 barrotes de madeira, 12 maricas e uma tereza (corda feita com lençóis).
A PM informou que também foram apreendidos 116 chuços, 11 baterias, duas foices artesanais, um facão, um estilete industrial e três marretas. Duas rebeliões aconteceram na unidade, uma no sábado (23) e a outra na segunda-feira (25), deixando seis mortos e 21 feridos, segundo a Polícia Militar.

Sete caçambas de lixo
Cerca de 50m³ foram recolhidos na quarta-feira (27) da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruarux, no Agreste de Pernambucox. De acordo com o Departamento de Limpeza da prefeitura, foram necessárias sete caçambas para transportar o material ao aterro sanitário do município.

A assessoria informou ao G1 que foram recolhidos colchões, travesseiros, lençóis, móveis de madeira, utensílios pessoais, roupas, sapatos e papelões queimados. No entulho, também foi encontrado um freezer.

Advogados no presídio
Os advogados voltarão a ter acesso aos detentos no presídio de Caruaru a partir da sexta-feira (29). A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru convocou advogados criminalistas com clientes na Penitenciária Juiz Plácido de Souza para uma reunião na tarde desta quinta-feira (28), na sede da Ordem.
Governo impede inspeção
Uma comitiva formada por entidades de Direitos Humanos foi proibida de entrar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza. De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, a comissão foi à unidade na quarta-feira (27) para inspecionar as "condições humanas e de segurança e infraestrutura dos detentos e agentes".
Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, informou ao G1 que a entrada "não foi autorizada por razões de segurança". Segundo a assessoria, a data para uma nova visita será agendada após "a rotina na unidade ser restabelecida". A Secretaria disse que as denúncias de falta de comida e de água aos detentos não procede.

Cabeça encontrada no presídio
A cabeça de um dos detentos decapitados durante a rebelião na penitenciária de Caruaru foi encontrada. Ao G1, o diretor do presídio, Fábio Robson Duarte, confirmou que "a cabeça foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Ainda não temos como confirmar quantos presos foram decapitados", disse.
Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou em nota que, durante o mutirão de limpeza, "agentes penitenciários e reeducandos encontraram uma cabeça de um homem que pode ser de um dos corpos já recolhidos ao IML no sábado (23)".

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sete caçambas recolhem 50 m³ de lixo após rebeliões no presídio de Caruaru


Foram necessárias sete caçambas para transportar entulho, diz prefeitura. Rebeliões na unidade prisional deixaram 6 mortos e 21 feridos, segundo PM.
Foram recolhidos 50m³ de entulho no presídio de Caruaru (Foto: Divulgação/Assessoria)Foram recolhidos 50m³ de entulho no presídio de Caruaru (Foto: Divulgação/Assessoria)
Cerca de 50m³ foram recolhidos na quarta-feira (27) da Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Departamento de Limpeza da prefeitura, foram necessárias sete caçambas para transportar o material ao aterro sanitário do município.
Trabalho de recolhimento do entulho segue até sexta (29) (Foto: Divulgação/Assessoria)Trabalho de recolhimento do entulho segue
até sexta (29) (Foto: Divulgação/Assessoria)
Duas rebeliões acontecem na unidade, uma no sábado (23) e a outra na segunda-feira (25), deixando seis mortos e 21 feridos, segundo a Polícia Militar.

A assessoria informou ao G1 que foram recolhidos colchões, travesseiros, lençóis, móveis de madeira, utensílios pessoais, roupas, sapatos e papelões queimados. No entulho, também foi encontrado um freezer.

O trabalho de limpeza continua nesta quinta-feira (28) e deve se estender até a sexta-feira (29), conforme a assessoria. O trabalho do Departamento de Limpeza só pode ser feito na presença dos agentes penitenciários.

Advogados no presídio
Os advogados voltarão a ter acesso aos detentos no presídio de Caruaru a partir da sexta-feira (29). A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caruaru convocou advogados criminalistas com clientes na Penitenciária Juiz Plácido de Souza para uma reunião na tarde desta quinta-feira (28), na sede da Ordem.
Governo impede inspeção
Uma comitiva formada por entidades de Direitos Humanos foi proibida de entrar na Penitenciária Juiz Plácido de Souza. De acordo com a assessoria da Assembleia Legislativa, a comissão foi à unidade na quarta-feira (27) para inspecionar as "condições humanas e de segurança e infraestrutura dos detentos e agentes".
Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, informou ao G1 que a entrada "não foi autorizada por razões de segurança". Segundo a assessoria, a data para uma nova visita será agendada após "a rotina na unidade ser restabelecida". A Secretaria disse que as denúncias de falta de comida e de água aos detentos não procede.

Cabeça encontrada no presídio
A cabeça de um dos detentos decapitados durante a rebelião na penitenciária de Caruaru foi encontrada. Ao G1, o diretor do presídio, Fábio Robson Duarte, confirmou que "a cabeça foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Ainda não temos como confirmar quantos presos foram decapitados", disse.
Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou em nota que, durante o mutirão de limpeza, "agentes penitenciários e reeducandos encontraram uma cabeça de um homem que pode ser de um dos corpos já recolhidos ao IML no sábado (23)".

Homens são presos dentro de agência durante assalto a banco em Bezerros

Material foi apreendido com suspeitos de assaltar banco em Bezerros  (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Material foi apreendido com suspeitos de assaltar banco em Bezerros (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Quatro homens foram presos nesta quinta-feira (28) suspeitos de assaltar uma agência bancária em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, eles estavam dentro do banco assaltando quando foram surpreendidos pelos policiais. Dois foram presos na hora e outros dois conseguiram fugir, mas foram capturados no Recife.

A Polícia Civil informou que eles integram uma organização criminosa interestadual de assalto a banco. Os dois criminosos que foram presos dentro do banco estavam com maçaricos e R$ 7.190. Os outros dois que conseguiram fugir foram presos no Bairro do Ipsep, no Recife - eles estavam em um táxi.
Os policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DPRF) apreenderam no táxi uma furadeira serra-copos, mais material de maçarico, alavancas e discos de máquina. Um dos suspeitos é de Santa Catarina e o outro do Recife, conforme a polícia.
"O grupo especializado em assalto a banco é reconhecido em imagens de diferentes crimes em agências bancárias de Pernambuco", informou a assessoria da Polícia Civil.

Barragem 'Serro Azul' deve abastecer 10 cidades no Agreste a partir de 2018


Adutora pode ofertar no mínimo 560 litros de água por segundo, diz Compesa.
 G1 Caruaru
Barragem de Serro Azul deverá abastecer dez municípios do Agreste de PE (Foto: Divulgação/Compesa)Barragem de Serro Azul, em Palmares, deverá abastecer dez municípios do Agreste de Pernambuco a partir de 2018, segundo a Compesa (Foto: Divulgação/Compesa)
Barragem de Serro Azul, em Palmares, na Mata Sul, deverá abastecer 10 municípios do Agreste de Pernambuco. A Companhia Pernambucana de Abastecimento informou nesta quinta-feira (28) que realizou um estudo e indica que o fornecimento deve começar em 2018. O reservatório - que seria concluído no primeiro semestre deste ano - foi idealizado para conter enchentes do Rio Una e afluentes dele, após cheia de 2010 na Mata Sul.
As localidades beneficiadas da primeira etapa após as obras realizadas são: Caruaru, São Caetano, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe (e o distrito Pão de Açúcar), Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó. Para a segunda etapa estão previstos o abastecimento de Bezerros e Gravatá.

De acordo com a Companhia, o estudo aponta que a adutora pode ofertar no mínimo 560 litros de água por segundo para a região. A assessoria informou que o projeto executivo de construção da barragem está previsto para ser concluído em novembro deste ano e as obras devem começar em fevereiro de 2017.
A primeira fase deverá entrar em operação no segundo semestre de 2018. A Compesa informou que com concretização da mudança será possível diminuir a retirada de água do Sistema de Jucazinho para as cidades de Caruaru, Gravatá e Bezerros.

"A proposta da Compesa é que a Adutora de Serro Azul se integre à Adutora do Agreste, complementando a água captada no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco", informa a assessoria.
Na primeira fase, os municípios de Tacaimbó, São Bento do Una, Sanharó e Belo Jardim receberão água através do Sistema Integrado Bitury.

“Há chance de atendermos o Agreste primeiro com essa obra do que com a Transposição. Dos 303 milhões de metros cúbicos [de água] que Serro Azul pode acumular, utilizaríamos cerca de um terço para o abastecimento humano”, explicou por meio da assessoria o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.

A assessoria informou que os recursos ainda não são estimados, mas seriam assegurados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca)

JOVEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO NO LOTEAMENTO NOVO MUNDO


O segundo crime de morte da manhã desta terça-feira (26/7) em Caruaru, aconteceu em um terreno baldio ao lado da estrada que dá acesso ao Sítio Lagoa de Pedra, no Loteamento Novo Mundo, próximo a Funase e a vítima foi um adolescente identificado por Marcos Vinicius Nogueira da Silva, de apenas 13 anos, que era usuário de crack e morava com a avó na comunidade. Ele foi morto a pauladas.

O delegado da 20ª Delegacia de Homicídios, Dr. Francisco Souto Maior, foi ao local com a sua equipe de investigadores e segundo ele o assassinato ocorreu durante a noite ou pela madrugada e os principais suspeitos são os próprios colegas do menor que estão sendo identificados.

Este foi o 20º homicídio do mês de julho e o 129º registrado neste ano de 2016 em Caruaru. o corpo da vítima foi encaminhado para o IML local.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Em último texto, padre degolado na França pediu “mundo mais humano”


1-138

O padre Jacques Hamel, degolado ontem (26) durante uma missa na França em um ataque assumido pelo grupo Estado Islâmico, pediu um “mundo mais humano” em sua última mensagem publicada no boletim da paróquia de Saint-Etienne-du-Rouvray.

“Vivemos em uma época que podemos escutar o convite de Deus para tornarmos esse mundo em que vivemos um mundo mais acolhedor, humano e fraterno”, escreveu o sacerdote, de 86 anos. Ordenado em 1958, Hamel vivia na igreja onde celebrava missas e era muito conhecido na comunidade católica local, uma das mais fortes da França, apesar da grande presença de muçulmanos.

Dois homens invadiram a igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray ontem e fizeram o padre como refém. A dupla obrigou o sacerdote a se ajoelhar e o degolou. Os dois agressores foram mortos pela polícia e um menor de idade está preso sob suspeita de ligação com o ato.

Padre-auxiliar, Hamel já estava afastado de algumas funções devido à sua idade, mas tinha pedido para permanecer colaborando ativamente na paróquia (o Vaticano permite que um sacerdote se aposente a partir dos 75 anos).  (Agência Brasil)

Fábio Barbosa perde direção do PR em Surubim e não pode disputar reeleição na vice de Túlio Vieira


13620204_802164939883991_5985868573644855815_n

Albérico Cassiano

O vice-prefeito de Surubim, Fábio Barbosa (PR), não poderá fazer parte da chapa encabeçada pelo prefeito Túlio Vieira (PT), que disputa a reeleição, porque perdeu o controle da legenda no município, e os “republicanos” foram incorporados à candidatura do PSB. Barbosa havia se distanciado politicamente do companheiro de chapa e, nesse período, se aproximado do PSB dos deputados surubinenses Danilo Cabral e Nilton Mota, sendo inclusive colocado como possível nome para encabeçar uma chapa da oposição na disputa municipal deste ano.

Com a decisão dos socialistas em lançarem a terceira candidatura de Ana Célia Farias, dessa vez com o filho do ex-prefeito Flávio Nóbrega, Guilherme, na vice, Barbosa chegou a ter o nome lançado pelo PR para encabeçar uma chapa para disputar a prefeitura, com o aval dos deputados Sebastião Oliveira e Anderson Ferreira. “Fábio terá nosso apreço e estaremos lá no lançamento da sua candidatura dando todo nosso apoio”, disse Oliveira, ao Blog de Magno Martins na ocasião.

Continua…


Foto: Divulgação/Reprodução
 

Entretanto, diante da evidente polarização entre as candidaturas de Túlio Vieira e Ana Célia, o atual vice decidiu reatar politicamente com o prefeito, o que desagradou o comando socialista, que teria se articulado com o deputado Sebastião Oliveira PR, para destituir Barbosa da direção local do partido, e colocar o PR a serviço da candidatura da socialista. “Foi uma atitude antidemocrática. Querem ganhar por ‘W.O’. À tarde fiz uma reunião com os candidatos a vereador e a maioria decidiu que iríamos apoiar à reeleição do prefeito. À noite, eu estava destituído e a direção entregue, para apoiar à candidatura do PSB, sem nenhum comunicado, sem conversar. Isso é democrático?”, questiona Fábio Barbosa.

Foto: Divulgação/Reprodução
 

O atual vice não só discorda da terceira candidatura da socialista como afirma que o ex-prefeito é o responsável pelo desmonte do amplo palanque previsto para apoiar à campanha do PSB, e confirma o apoio ao prefeito mesmo impossibilitado de compor a chapa. “Eu nunca votei nela, e ele é um desagregador, foi ‘pra’ lá para desunir o grupo. Apoio Túlio Vieira mesmo sem poder disputar a vice, porque o prefeito é um homem honesto, tem as mãos limpas e vem fazendo um bom trabalho, mesmo com essa crise toda. Para Surubim, o melhor é que Túlio permaneça”, afirma Barbosa.

Impedido de disputar, o vice lembra que o nome do empresário Fernando Brito PTB para ocupar a vaga e lembra ainda que outros partidos que decidiram apoiar Túlio Vieira podem sofrer a mesma intervenção, a exemplo do PPS, PMN e Solidariedade.

Realização de enquetes é proibida durante período eleitoral

Blog do Melqui
O avanço do alcance das mídias sociais e a interatividade provocada pelos meios eletrônicos prometem deixar as campanhas políticas cada vez mais acirradas na Internet. Mas os veículos de comunicação devem ficar atentos às normas impostas pela Justiça Eleitoral durante o período que antecede as eleições de outubro de 2016. A realização de enquetes com cunho eleitorais é proibida pela legislação vigente e o descumprimento desta norma pode acarretar multas que podem chegar até R$106 mil.

A enquete é caracterizada pela simples coleta de opiniões de eleitores sem nenhum controle de amostra e sem a utilização de método científico para sua realização, diferente da pesquisa eleitoral, que obedece a uma série de requisitos. A enquete depende apenas da interação do participante, seja ele um internauta ou ouvinte de uma rádio, por exemplo.

Especialista em Direito Eleitoral, a advogada Diana Câmara esclarece que a realização de enquetes está proibida neste pleito. “Em 2014, chegou a ser permitido, mas para as próximas eleições não é mais autorizado. Desde o último dia 20 está proibida a realização das enquetes. Caso haja descumprimento da legislação, a punição é o pagamento de uma multa que varia de R$ 53 a R$ 106 mil, de acordo com o parágrafo 3º do artigo 33 da Lei nº 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições”, esclarece Diana.

PESQUISA

Diana Câmara ainda reforça a importância em seguir as normas para a divulgação de pesquisas eleitorais. Neste caso, é necessário informar o período de realização da coleta de dados; a margem de erro; o número de entrevistas; o nome da entidade ou empresa que a realizou e de quem a contratou e o número de registro na Justiça Eleitoral. O não cumprimento dessas regras também pode gerar punições ao veículo que divulgar pesquisas não registradas.

O perfil do eleitor de Taquaritinga do Norte

Em 2016 a maioria do eleitorado da Dália da Serra é composto por mulheres, predominância de pessoas com idade entre 24 e 44 anos, 38% possuí apenas o ensino fundamental incompleto.

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou nesta segunda-feira (25) as estatísticas eleitorais de 2016.

Em 2008 eram 17.200 eleitores, em 2010 foram 17.525 eleitores, em 2012 tivemos 18.780 votantes aptos, em 2014 foram 18.741 e esse ano são 19. 623 eleitores.

Sexo

FEMININO :10.293 – 52%
MASCULINO: 9.324 - 48%

Grau de Instrução

SUPERIOR COMPLETO - 1.30%(255 eleitores)
SUPERIOR INCOMPLETO - 0.91%(179 eleitores)
ENSINO MÉDIO COMPLETO - 8.72%(1712 eleitores)
ENSINO MÉDIO INCOMPLETO - 15.80%(3101 eleitores)
ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO - 3.69%(724 eleitores)
ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO - 37.13%(7286 eleitores)
LÊ E ESCREVE - 23.41%(4593 eleitores)
ANALFABETO - 9.03%(1771 eleitores)

Faixa Etária

Superior a 79 anos - 4.00%(784)
75 a 79 anos - 2.35%(462)
70 a 74 anos - 3.29%(645)
65 a 69 anos - 3.93%(772)
60 a 64 anos - 5.03%(987)
55 a 59 anos - 5.69%(1117)
50 a 54 anos - 7.00%(1373)
45 a 49 anos - 7.83%(1536)
40 a 44 anos - 9.44%(1852)
35 a 39 anos - 9.87%(1937)
30 a 34 anos - 11.16%(2189)
25 a 29 anos - 11.85%(2326)
21 a 24 anos - 8.89%(1745)
20 anos - 2.36%(464)
19 anos - 2.03%(399)
18 anos - 2.05%(403)
17 anos - 1.83%(360)
16 anos - 1.38%(271)

Cunha faz churrasco de despedida para 50 pessoas na residência oficial

Ele tem até o dia 6 de agosto para se mudar para apartamento funcional.
Segundo assessoria, deputado afastado ofereceu almoço a funcionários.


O deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ofereceu nesta quarta-feira (27) um almoço de despedida para funcionários na residência oficial da presidência da Câmara. A casa fica no Lago Sul, região nobre de Brasília.
No último dia 7, o peemedebista decidiu renunciar à presidência, meses depois de ter sido afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A corte também suspendeu o seu mandato parlamentar por tempo indeterminado.
Após a renúncia, a diretoria-geral da Câmara informou que Cunha teria até 30 dias para deixar a residência oficial. O prazo se encerra no próximo dia 6 de agosto. Ele terá, no entanto, direito a morar em um apartamento funcional, como os destinados aos demais parlamentares em Brasília.
De acordo com a assessoria de Cunha, cerca de 50 funcionários, que trabalharam com o peemedebista durante o período em que ele ocupou a presidência da Câmara, participaram do almoço na residência oficial.
Estavam presentes assessores, seguranças, policiais legislativos, e funcionários da casa, além da mulher de Cunha, a jornalista Cláudia Cruz. Cunha circulou entre os convidados vestindo camisa social listrada e gravata azul.
Parlamentares e políticos não foram convidados para o almoço que, segundo a assessoria do deputado afastado, foi custeado com recursos próprios de Eduardo Cunha em "um gesto de simpatia e gratidão" aos funcionários.
Cunha contratou uma empresa que ficou responsável pelo buffet. A organização do almoço colocou algumas mesas no jardim, próximas à piscina da casa. O almoço foi animado por música ao vivo, em uma estrutura de som montada ao lado das mesas.
Em imagens aéreas feitas pelo Globocop, era possível ver ao menos cinco garçons circulando nos jardins da residência oficial, servindo o almoço e bebidas aos convidados.
O churrasco foi feito em duas churrasqueiras de tambor, por funcionários da empresa contratada por Cunha. Também foi montada uma tenda onde os convidados podiam servir as guarnições do almoço.
Eduardo Cunha utilizou o Twitter para falar sobre almoço de despedida na residência oficial (Foto: Reprodução/Twitter)Eduardo Cunha utilizou o Twitter para falar sobre almoço de despedida na residência oficial (Foto: Reprodução/Twitter)
Twitter
Após o almoço, Cunha utilizou sua conta pessoal no microblog Twitter para agradecer aos funcionários que trabalharam com ele durante o período em que foi presidente da Câmara.
"Realizei almoco com todos os funcionários que servem na residência da Câmara para agradecer. Quero reconhecer a dedicação de todos e agradecer a atenção dispensada a mim e à minha familia nesse tempo que residi na residência oficial", disse o deputado afastado no Twitter.
"Agradecer tambem à equipe de segurança que sempre nos atendeu e aos funcionários da presidência", concluiu.

Lei que exige placas com cachês de shows públicos inflama a classe artística


20160725200211767433u

A divulgação pública dos valores pagos aos artistas contratados para realizar shows nos palcos do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano gerou controvérsia entre a classe. A informação sobre os cachês foi disponibilizada em um banner fixado perto do local das apresentações, com a relação dos nomes dos músicos e do montante pago pelo estado. O governo disse atender à determinação da Lei estadual 15.818, de junho deste ano. Nas redes sociais, parte da categoria criticou a publicização da remuneração e apontou falhas na legislação. Houve quem aplaudisse a nova norma e defendesse tornar conhecida a destinação da verba pelo poder público.

Continua…

20160725192436394799i

O cantor Tiberio Azul fez uma postagem no Facebook para elogiar a medida: “Achei uma iniciativa incrível. Pontaria certeira nesse momento. Se isso de alguma forma virar hábito não apenas em eventos como o FIG, mas em qualquer show que envolvesse dinheiro público, temos um avanço tremendo”, ele pontuou. “Para mim, a grande mudança seria uma determinação de um ‘teto’ de contratação por órgãos públicos. Vejo no banner valores de grandes artistas não condizentes com os demais”, observou a produtora Karina Hoover. O músico Helder Aragão, o DJ Dolores, também comenta a medida: “Essa informação está disponível na web. Botar plaquinha de preço em show é muito feio. Parece que músico é tomate…”. 

O texto da lei estende a todos os produtores dos shows realizados no estado com recursos públicos (de qualquer origem) a obrigatoriedade de informar “com placa os dados referentes à realização do evento, descriminando nome de cada atração e o respectivo valor, nome da empresa responsável pelo equipamento de som e o valor, e a origem dos recursos para as contratações%u201D. A norma estabelece penalidades para quem descumpri-la, como o recebimento de advertência e multa (na reincidência da autuação), em uma quantia definida entre R$ 1 mil e R$ 100 mil – a proposição inicial fixava o valor em 10% do orçamento do evento, mas a redação final excluiu a forma de calcular. A necessidade de informar publicamente os valores não se aplica às demais atrações artísticas contratadas. (Diário de Pernambuco)

Ana Célia inicia terceira disputa pela Prefeitura de Surubim, com apoio do ex-adversário, Flávio Nóbrega


ana coqueiro

Albérico Cassiano

A candidata do PSB, Ana Célia Farias, iniciou pela periferia da cidade a terceira tentativa para conquistar a Prefeitura de Surubim, encabeçando a chapa socialista. Para a disputa deste ano, Ana Célia conta com o apoio do ex-adversário, Flávio Nóbrega, que deixou o PT e se filou ao PSB, indicando o filho, Guilherme, para vice. Como apenas 30% do eleitorado residindo na zona rural, a estratégia adotada para a disputa começou pela periferia da cidade, onde se concentra a maior parte do eleitorado. Embora Surubim não tenha nenhuma tradição cultural de ciranda – uma dança litorânea – a exemplo da ciranda de Lia da Ilha de Itamaracá ou a de dona Duda, da praia do Janga – a socialista deu as mãos ao médico e colocou o bloco na rua, utilizando a dança como a principal atração de eventos políticos realizados nas comunidades de Surubim.

Continua…


A ideia é ‘circular’ pelos bairros, como ocorre na ciranda, e ‘cercar, envolver’ a cidade. Desses 70% dos eleitores da zona urbana, apenas 20% são da classe média, moradores do Centro da cidade, e estariam com certa resistência para aceitar o novo palanque da candidata. Com o objetivo focado na conquista da periferia, a estratégia socialista pretende com isso influenciar a zona rural e sufocar o eleitorado do Centro. “Se ela repetir a votação dela, e ele – Nóbrega – trouxer 30% do eleitorado dele, a gente ganha a eleição. É uma equação matemática muito simples. A gente antes era muito forte na classe média, hoje já percebemos que estamos mais firmes na periferia, que é maioria”, revela uma liderança socialista.

HISTÓRICO – Ana Célia Farias foi eleita vice em 2000, numa composição entre adversários históricos, que elegeu Humberto Barbosa (PFL), prefeito. Em 2004 perdeu a reeleição com o pefelista (10.134), para o médico Flávio Nóbrega PT, eleito com 13. 792 votos. Nas duas últimas disputas pela prefeitura, Ana Célia, encabeçou a chapa socialista, que perdeu para o PT. Em 2008, teve 10.596 votos, contra 19. 705 de Flávio Nóbrega, que acabou reeleito. Em 2012, atingiu 14.745 votos, sendo superada por Túlio Viera (17.167), que havia sido vice da segunda gestão Nóbrega. Agora, Ana Célia e Túlio Vieira repetem a disputa, numa conjuntura e em circunstâncias bem diferentes das enfrentadas no pleito anterior. (Albérico Cassiano)

terça-feira, 26 de julho de 2016

Taquaritinga: Jovem é assassinado em tentativa de Assalto



Na noite desta Terça-feira (26) um jovem foi vítima de latrocínio na BR-104, mas precisamente nas imediações do trevo que dar acesso ao povoado de Gravatá do Ibiapina, município de Taquaritinga do Norte, Agreste do estado de Pernambuco.




A vítima, Maciel Francisco da Costa, de 29 anos de idade, residia no município de Alcantil-PB. Segundo informações ele seguia em uma motocicleta, quando foi abordado pelos assaltantes que anunciaram o assalto; na ocasião um dos marginais armado com um revolver, acionou o gatilho e atirou na cabeça do jovem.

EX-JOGADOR MORRE EM GRAVE ACIDENTE DE MOTO NA DIVISA DA PARAÍBA E PERNAMBUCO


 O grave acidente aconteceu na PB-214, no trecho que interliga o município do Congo/PB a Jataúba no Agreste de Pernambuco. Segundo as informações repassadas para o Blog, a vítima é o ex-jogador do Ypiranga, Jonas Gomes de Oliveira, de 37 anos de idade, que morava na Zona Rural de Brejo da Madre de Deus, também no Agreste Pernambucano.
 Ainda de acordo com as informações, Jonas conduzia uma motocicleta Honda Titan-150c de cor vermelha e placa KHV-6743 quando perdeu o controle do veículo e saiu da pista de rolamento, caindo de uma ribanceira.
 A equipe do SAMU ainda esteve no local, mas constatou apenas o óbito da vítima que teve o corpo encaminhado para o IML da cidade de Campina Grande/PB.
 Jonas jogou no Ypiranga no ano de 1990, quando atuava no juniores da Máquina de Costura. O atleta também integrou a forte equipe do Asa do Caldeirão.
Do: Blog Agreste Notícia

Motorista de ambulância é executado dentro do veículo

PANELAS: Foi executado com vários tiros na manhã deste domingo (24) na Vila São Lázaro, zona rural de Panelas, o motorista da ambulância da comunidade, José Wellington Alves de Souza, de 42 anos, que foi morto dentro da própria ambulância em que trabalhava. O delegado Dr. Luiz Bernardo, disse que o crime foi cometido por dois homens em uma moto e a vítima era acusado de matar a ex-esposa conhecida por Rosilda e o principal suspeito do crime é o filho dela que está foragido. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru. (FONTE: Blog do Adielson Galvão)
 
 

Garota de programa é assassinada a tiros


CARUARU: O segundo assassinato desta segunda-feira (25) em Caruaru, ocorreu na Rua Carlos Chaves, próximo ao posto de saúde do bairro Santa Rosa e teve como vítima, a garota de programa, Alexsandra Jéssica Souza, de 21 anos, que morava no sítio Camaratuba, zona rural de Bezerros. Ela foi morta com 3 tiros na cabeça. 
O delegado da DEAH (Divisão Especial de Apuração de Homicídios), Dr. Luiz Bernardo, informou que no local onde a vítima foi morta existem muitos pontos de venda de drogas e acredita que ela tenha ido comprar drogas quando foi assassinada. 
O perito criminal, Dr. Cleomacio Miguel (FOTO ABAIXO), disse que os disparos que ceifaram a vida da vítima foi de um revólver calibre 38 e que a vítima não apresentou nenhuma resistência, possivelmente não sabia do risco que estava correndo e confiava no assassino. Este foi o 18º homicídio do mês de julho e o 127º do ano de 2016 em Caruaru e o corpo foi encaminhado para o IML local. (FONTE: Blog do Adielson Galvão)

ELEIÇÕES 2016 : AVISO


Cidade no interior do Piauí não terá disputa para prefeito


O médico e prefeito Antônio Francisco (Google imagens)
O médico e prefeito Antônio Francisco (Google imagens)

A cidade de Olho D’Água, no interior do Piauí, 2 mil e 300 habitantes, distante 104 km de Teresina, terá uma eleição para prefeito, no mínimo, inusitada, em outubro deste ano. O atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Antônio Francisco, não tem nenhum concorrente, até o momento, e provavelmente não terá, até o dia 02 de outubro.

Médico e natural da cidade, o gestor se deparou apenas com uma pessoa que quis disputar o cargo, no entanto, a intenção não durou muito tempo. “É uma cidade pequena, sou filho daqui, é difícil ter alguém contra. Na última eleição, o que tentou concorrer, teve pouco voto, então a gente não tem oposição”, explicou o prefeito.

Continua…


O momento de crise econômica também pode ter sido um dos motivos para afastar pretensos candidatos. “A própria oposição já ajuda [na gestão]. A gente vive 24 horas em prol da cidade. Tem problema, dificuldade de recursos com o governo estadual, com o federal, para executar obras”, completou Antônio Francisco.

“Não tem dinheiro nem para fazer campanha, ninguém tem, com essa dificuldade econômica”, finaliza. (Audioline)

Pernambuco tem mais de seis milhões aptos a votar na eleição desse ano


eleições

O Brasil tem hoje 144.088.912 eleitores aptos a eleger prefeitos e vereadores no próximo dia 2 de outubro. Esse e outros dados estatísticos foram divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pernambuco atingiu o número de 6.509.982 eleitores para o próximo pleito, uma evolução de 2,4% em relação às eleições de 2014. Dos 184 municípios, 73 terão identificação biométrica, o que abrange 3.730.581 eleitores cadastrados. A maior quantidade de eleitores vota na capital, Recife: 1.119.271, sendo o menor número em Ingazeira: 3.714.

Quanto ao perfil, o eleitor pernambucano atual é majoritariamente feminino (53%), da faixa etária de 25 a 39 anos (33,78%) e com ensino fundamental incompleto (27.38%). Os dados completos, com números de todo o Brasil, podem ser acessados no site do TRE-PE, pelo menu Eleições > Estatísticas Eleitorais 2016.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

DETENTOS DA PENITENCIÁRIA JUIZ PLÁCIDO DE SOUZA FAZEM NOVA REBELIÃO


Penitenciária Juiz Plácido de SouzaPenitenciária Juiz PlácidoA manhã desta segunda-feira (25/7) foi de muita tensão com uma rebelião na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru e pelo menos 9 detentos ficaram lesionados por pauladas e golpes de chuncho e precisaram ser socorridos e levados ao Hospital Regional do Agreste.
Detentos 01Detentos 02O presidente da Subseccional da OAB de Caruaru, Dr. Felipe Sampaio, acompanhou tudo de perto e falou que a Comissão dos Direitos Humanos da entidade está atenta para que não haja excessos e que a finalidade e garantir a integridade física tanto dos presos quanto dos agentes públicos.
O diretor da abracrim (Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil), Dr. Eduardo Florêncio, falou que apesar de mais uma vez a situação ter sido contornada a direção da unidade tem que tomar medidas enérgicas com transferência de presos para que a paz volte a reinar e pelo menos a direção tem procurado a ajuda de diversos organismos para buscar a solução dos problemas.
Batalhão de ChoqueDetentos-Agreste ViolentoPoliciais do BEPI, GATI, NIA e Batalhão de Choque trabalharam na contenção do motim e só no início da tarde conseguiram controlar a unidade, inclusive foram usados cães farejadores para tentar encontrar drogas entre os pertences dos detentos.
A vice-Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, Márcia Silva, ressaltou que hoje apenas 8 agentes estavam de serviço no presídio e que pelas péssimas condições de trabalho dos agentes o sindicato irá pedir a interdição da unidade.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...