quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Rua do Bairro Marília recebe pavimentação em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Obras vem executando várias obras de pavimentação em todo município. São mais de 10 ruas já pavimentada desde o início da gestão melhorando assim a mobilidade.

A rua Projetada no Bairro Marília, está recebendo obra de pavimentação, que irá melhorar a condição de vida dos moradores. A rua estava dentro do planejamento da gestão, beneficiando assim uma das principais ruas do bairro. O prefeito Ivanildo Mestre (Lero) comentou sobre a importância dos investimentos direcionados a pavimentação de ruas em Taquaritinga do Norte. A nossa gestão tem realizado a efetivação de recursos para viabilizar a melhoria na condição de vida da população melhorando a mobilidade das pessoas. Além disso, estamos terminando uma rua no Bairro Beira Rio e outra rua no distrito de Pão de Açúcar, levando qualidade de vida ao povo de nossa terra, disse Lero.

O secretário de Obras, Damião Oliveira, frisou que a prefeitura tem tomado a iniciativa em realizar obras de pavimentação em várias localidades do município. "A Prefeitura tem se empenhado em realizar  a pavimentação de várias ruas em vários lugares do município, já calçamos ruas em Gravatá, Vila do Socorro, Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte. Em vinte e dois  meses de gestão já são dez ruas calçadas, o que da uma média de uma rua a cada 60 dias, afirmou o secretário.

Além dos investimentos em calçamentos a Prefeitura está construindo o campo de futebol de Pão de Açúcar, iluminando todo o município, reformando o mercado de Pão de Açúcar  e vai executar o maior programa de pavimentação no bairro Silva de Cima em Taquaritinga do Norte, além de asfaltar ruas em Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte.

Criminosos invadem e explodem agência bancária em Águas Belas


--:--/--:--
Agência do Bradesco é alvo de explosão em Águas Belas, no Agreste
Criminosos invadiram e explodiram uma agência bancária na madrugada desta quinta-feira (8) em Águas Belas, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os assaltantes estavam armados e chegaram ao local em duas caminhonetes.
Ainda segundo a PM, eles efetuaram vários disparos de arma de fogo pelas ruas da cidade antes de cometerem o crime. Não foi informado o número de criminosos que participaram da ação.
Os assaltantes fugiram e, até o momento da publicação desta matéria, não foram localizados. Não se sabe se o grupo conseguiu levar alguma quantia em dinheiro. O caso será investigado pela Polícia Civil.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Reforma do Mercado de Pão de Açúcar segue a todo vapor


O Mercado do Distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte segue com as obras em fase de alvenarias a todo vapor. A tão esperada reforma que começou em Outubro tem previsão de duração de 04 meses.

A reforma esta passando pelos serviços de infra-estrutura,  demolições e retiradas de entulhos e, atualmente, está na fase de alvenarias com a construção dos boxes para os comerciantes que irão comercializar seus produtos no local. Posteriormente, será realizada a instalação de revestimentos, acessórios  cerâmico e pintura de todo o prédio.

O local também irá abrigar as barracas que serão retiradas do meio da rua, uma reivindicação antiga da população do distrito. O dinheiro para reforma e ampliação do Mercado é originário de uma emenda parlamentar.

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, falou sobre a obra."Essa é uma obra de muita importância para população do distrito de Pão de Açúcar, ali vai acolher os comerciantes e a população que desejar comprar seus produtos. Também vai funcionar uma praça de alimentação que irá abrigar os comerciantes que comercializam em barracas no meio da rua, dessa forma estaremos dando mais dignidade aos barraqueiros e atendendo uma reivindicação antiga dos moradores de tirar as barracas do meio da rua dando assim uma roupagem nova ao distrito", disse o prefeito.

As obras que estão sendo feitas no local que estava abandonado há quase uma década, passa agora pelo levantamento de alvenarias internas, avaliação do telhado, substituição da parte elétrica e infra-estruturarão da parte externa do prédio.



UFPE aciona Ministério Público Federal para investigar panfleto que ameaça alunos e professores


Caso ocorreu no Campus Recife da UFPE — Foto: Ascom UFPE/Divulgação

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acionou o Ministério Público Federal (MPF), nesta quarta (7), para investigar os autores de um panfleto que lista professores e estudantes que “serão banidos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) em 2019” devido ao seu posicionamento político-ideológico e à sua orientação sexual.
O MPF informou que a representação da UFPE vai ser distribuída para um procurador da República, que ficará à frente do caso. A universidade abriu uma sindicância para apurar o fato e informou que também vai acionar a Polícia Federal (PF).
No material, alguns dos citados são chamados de "doutrinadores", "comunistas" e "viados". Um dos professores é apontado como "uma ameaça à moral e aos bons costumes cristãos com um exército de viados, travecos, feminazis, prostitutas e todos os tipos de degenerados que atuam contra a família".
O texto chama as pessoas citadas de “escória” e traz críticas a objetos de estudo dos alunos, como a adoção de crianças por casais homossexuais, chamada de “adoção de crianças por viados e travecos”.
Por meio de nota, a UFPE afirmou “não admitir, sob qualquer hipótese, que a violência ameace as liberdades de cátedra e individuais”. No texto, a universidade também aponta que casos como esse podem ser denunciados à instituição através da Ouvidoria Geral da UFPE, no site da universidade.
Também através de nota, o professor José Luiz Ratton, coordenador do programa de pós-graduação em sociologia da UFPE e um dos citados na lista que circulou pelo CFCH, afirmou que “as providências legais estão sendo tomadas institucionalmente para proteger a todos”.
“Os ataques dirigidos a nós são, fundamentalmente, ofensas às várias e desejáveis formas de afirmação da cidadania brasileira, à autonomia da universidade pública, às liberdades civis, à democracia”, traz o texto do docente.
G1 entrou em contato com a PF para questionar se algum procedimento vai ser adotado diante do caso e aguarda retorno do órgão.

MPPE interdita Cadeia de Taquaritinga do Norte


Resultado de imagem para cadeia de taquaritinga do norte

A Cadeia de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, foi interditada após medida do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (7). No relato do Ministério Público estão a precariedade e a instabilidade do prédio para funcionários e presos. Há também a existência de um buraco na parede da área do chuveiro, feito pelos detentos com a intenção de fuga em massa.
Através de e-mail, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informou que a unidade prisional passará por adequações na estrutura física. Para isso, a equipe de engenharia da Seres fez uma vistoria no local para tomar as providências e restabelecer o funcionamento da unidade.
O juiz Leonardo Batista Peixoto, reconhecendo a situação, decretou o lacre da cadeia. Além disso, ele determinou a transferência urgente dos 15 presos que atualmente se encontram recolhidos no local para o presídio de Santa Cruz do Capibaribe.
Segundo o MPPE, a interdição deve ser mantida até que aconteça uma reforma estrutural por parte do Governo do Estado.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Taquaritinga : Avaliação Municipal na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Gilzenete Guerra.


A Avaliação Municipal foi realizada também na turma do EJA lV na Escola Municipal Gilzenete Guerra em Pão de Açúcar, está avaliação tem como objetivo testar os conhecimentos de habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática, sendo elaboradas em consonância às Provas do Sistema de Avaliação de Pernambuco- SAEPE e da Prova Brasil. Esta ação pedagógica visa melhorar a educação da rede municipal, nos seguintes eixos: Leitura, Escrita, Raciocínio Lógico e Cálculo. Educação de Jovens e Adultos.


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo

Moro diz que usará modelo da Lava Jato para combater crime organizado

O juiz Sérgio Moro, convidado para chefiar o Ministério da Justiça, deu entrevista coletiva no Paraná nesta terça-feira (6) — Foto: Gisele Pimenta/Framephoto/Estadão Conteúdo

O juiz federal Sergio Moro disse nesta terça-feira (6) que atuará no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a partir de 2019, utilizando o modelo da Operação Lava Jato para combater o crime organizado e que vai trabalhar sem "perseguição política". Moro afirmou ainda que recebeu a sondagem para participar do governo Bolsonaro em 23 de outubro, antes do segundo turno.
O que Moro disse na entrevista:
  • Lava Jato será modelo contra corrupção e crime organizado
  • Integrantes da Lava Jato são considerados para equipe
  • Quer aprovar parte das "dez medidas contra a corrupção"
  • Recebeu sondagem para ser ministro em 23 de outubro
  • Reiterou que atuará como ministro em uma "função técnica"
  • Disse que não pode se pautar por 'álibi falso' de perseguição
  • Caso Marielle tem que ser solucionado
  • Não pretende criminalizar manifestações sociais
  • Analisar a abrangência da lei atual sobre mortes em confrontos policiais
  • Disse ser a favor de reduzir a maioridade penal para crimes graves
  • Quer investir em tecnologia para elucidar crimes
  • Discutir possível ida ao STF só no futuro, quando houver vagas
  • Não vê riscos à democracia e ao Estado de direito
  • Contra fechar a fronteira com a Venezuela
Durante mais de uma hora e trinta minutos, em Curitiba, Moro concedeu a primeira entrevista coletiva desde 2014, quando assumiu operação. Antes de os repórteres começarem as perguntas, o juiz fez um histórico da operação e disse ter aceitado o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para implantar no governo federal uma "forte agenda anticorrupção" e "contra o crime organizado.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...