sábado, 11 de fevereiro de 2012

Semana pré carnavalesca é em Taquaritinga

 Na última sexta feira quem abriu alas no carnaval de Taquaritinga do Norte foram os idosos realizando o seu 1° baile que foi um sucesso total, muita diversão e muita alegria, a Prefeitura Municipal está de parabéns por mais esta iniciativa que só vem a acrescentar alegria e diversão a população de Taquaritinga !










Daqui a pouco sai o bloco " A GORDA E SUAS VIRGENS" e no domingo tem o 2° ano do bloco "JEGUE"


Deputados denunciam “farra do silicone” em hospital municipal de Santa Cruz do Capibaribe



Os deputados Edson Vieira (PSDB) e Diogo Moraes(PSB), fizeram uma grave denúncia na manhã desta sexta-feira (10), numa entrevista concedida à Radio Vale do Capibaribe AM, sobre a suposta utilização do centro cirúrgico do Hospital Municipal Raymundo Aragão para realização de procedimentos de implante de próteses de silicone, redução de estômago e até lipoaspiração de forma irregular para funcionários, amigos, parentes e até diretores de escolas do município.
“Recebemos essa denúncia, que é muito grave. Um patrimônio da cidade que deveria atender problemas da população sendo utilizado para diretores de escolas municipais realizarem cirurgia de estética, enquanto centenas de pessoas aguardam na fila para serem operadas”, disse o deputado Edson Vieira.
Para o deputado Diogo Moraes, caso seja confirmada, o uso das dependências do hospital, que é público, para benefícios de pessoas ligadas ao governo é uma situação em que põe em risco a vida de muitas pessoas que precisam de cirurgias mais urgentes. “Estamos atentos a esta questão, é um absurdo o centro cirúrgico que deve atender ao povo servir para colocar implante de silicone em diretores de escolas do município, amigos e parentes de pessoas ligadas ao governo”, destacou Moraes.
Os parlamentares pretendem acionar o Ministério Público para que investigue a situação e que as medidas sejam tomadas, bem como eventuais responsáveis punidos.
Assessoria

Estrupador preso

Polícia Civil prende em flagrante homem que estuprou e matou mulher em Dormentes
Policiais civis que integram a equipe 48horas que objetiva a resolução de homicídios, prenderam em flagrante no início da tarde desta sexta (10), Francisco Domingos dos Santos, de 23 anos. Na madrugada de hoje, ele estuprou e matou enforcada com o cadarço do sapato a comerciária Luiza de Jesus Gomes de 30 anos, no centro da cidade de Dormentes, sertão do Estado.
De acordo com os policiais, após uma bebedeira em um bar, Francisco se dirigiu a casa de Luiza, que morava sozinha e após esta ter aberto a porta ele estuprou e matou a vítima enforcada com o cadarço do sapato. Na manhã de hoje uma amiga sentiu falta da comerciaria no trabalho e acionou a polícia que constatou o homicídio.
Francisco Domingos dos Santos, foi preso em flagrante em um posto de combustíveis da cidade de Afrânio, distante cerca de 30km de Dormentes quando tentava fugir, ele acabou confessando o assassinato e relatou a polícia que era apaixonado pela vítima a cerca de quatro anos, mas não era correspondido.
No momento da fuga ele deixou cair ao lado do corpo da vítima um aparelho celular que foi aprendido para realização da perícia, o acusado foi conduzido a Delegacia de Plantão em Petrolina, e será encaminha ao Presídio Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina ainda no dia de hoje, onde deve permanecer a disposição da justiça.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

DROGAS ELAS PODEM ACABAR COM VOCÊ


Melhoria no abastecimento de água para Pão de Açúcar e Vila do Socorro




 Gilson Carlos (PTN) e Sergio Murilo (Chefe de Gabinete do Presidente da Compesa)

Prefeito Evilasio Araújo(PSB), Sergio Murilo e Dr. Eduardo de Matos (Chefe de Gabinete de recursos Hídricos) 

O diretor Distrital Gilson Carlos (PTN) junto com o prefeito do município Evilasio Araújo (PSB) conseguirão junto com a Compesa na pessoa de Dr. Eduardo de Matos (Chefe de Gabinete de recursos Hídricos)  e Sergio Murilo (Chefe de Gabinete do Presidente da Compesa) consegue O melhoramento de água através de projetos que esta sendo feito  para atender a demanda da rede de Abastecimento de Água de Pão de Açúcar e Vila do Socorro, No dia 13 a 15  de Janeiro estiveram prestigiando a Festa de Santo Amaro e Visitando o Município para detectar os referidos problemas no abastecimento de Água e visitando algumas Ruas que foram feitas parceria governo estadual, governo municipal e Associação Nossa Senhora das Graças no tocante a saneamento.

                                             Loteamento Cruzeiro (Pão de Açúcar)
                                               Rua do Bar da Fava (Pão de Açúcar)
                                          Travessa Vidal Pereira (Vila do Socorro)

Fonte : blog pão de açucar news

José Augusto Maia tem semana produtiva em Brasília



O deputado federal Jospe Augusto Maia (PTB-PE) cumpriu agenda muito movimentada, nesta semana, em Brasília. Na terça-feira (07) e quarta (08), José Augusto Maia participou de importantes votações, tais como a votação da Medida Provisória que tem o objetivo, estabelecer normas específicas de compras e contratações de interesse da defesa nacional.

Na terça-feira, pela manhã, ele esteve no setor de Banda Larga do Ministério das Comunicações. A visita foi resultado de inúmeros ofícios e visitas feitas ao Ministério, ao longo do ano passado, onde ele reivindicou e propôs a adoção de medidas que proporcionem melhorias no sistema de telefonia móvel das cidades e comunidades que compõe o Polo de confecções do Agreste de Pernambuco.

Na quarta, os resultados começaram a surgir. O deputado pernambucano foi recebido por Artur Coimbra, na diretoria do setor de Banda Larga. O diretor informou a Maia que necessitava da relação das cidades do Polo e as necessidades antes reclamadas pelo deputado, de pronto o deputado apresentou a lista, informando as cidades e as comunidades que estão inseridas num raio de 30 km de suas sedes. “Se tudo der certo, todas se enquadrarão no projeto de Telecomunicações Rurais e serviços de Internet, que já em processo de licitação pelo Governo Federal”, disse o deputado pernambucano.

Conforme solicitado pelo Ministério, as comunidades indicadas pelo Deputado são as seguintes:

Em Santa Cruz do Capibaribe: Poço Fundo, Pará, Cacimba de Baixo, Magana, Poço da Lama, Carrapicho, Poço Cumprido, Mulungú, Moreira, Quixabeira, Travessão, Barra da Cruz, Cachoeira dos Borges, Pindurão e Porteira;

Taquaritinga do Norte: Pão de Açúcar, Vila do Socorro, Gravatá, Jerimum, Mateus Vieira, Algodão, Tatu, Pedra Preta;

Jataúba: Jacú, Jundiá, Riacho do Meio, Passagem do Tó, Empoeiras;

Brejo da Madre de Deus: Tambor, Caldeirão, Manda Saia, São Paulo, Tabocas, Cavalo Russo, Arara, além das localidades dos municípios de Toritama e Vertentes que terão sua abrangência nas áreas urbanas e rurais de todo o Município.

Na pauta de reivindicações do deputado, também estão contidas melhorias da telefonia e internet no Moda Center, além de cobertura para as comunidades rurais, e também, a conquista do sistema de cidade digital para as cidades que compõe o Polo de Confecções do Agreste Pernambucano.

Conforme o deputado José Augusto Maia, “Cidade Digital” é um projeto do Ministério das Comunicações, que disponibiliza acesso à internet em banda larga interligando telecentros comunitários, escolas e outros órgãos públicos, como já bem implantados nos municípios pernambucanos de Garanhus e Caetés, e através da minha intercessão junto ao Governo Federal e Estadual, quero implantar muito brevemente nos municípios do nosso Polo de Confecções.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Radialista Marcelo Tabosa e Rádio Nova geração no show de Zezo



 Marcelo Tabosa,fazendo mais uma cobertura jornalistica pela  Radio Nova Geração Fm,o cantor Zezo se apresentando no Forrozão 2 Irmãos.




Nova Geração

Embriaguez pode ser provada sem bafômetro, diz ministro .



Teve início nesta quarta-feira (8/2) a análise, pelo Superior Tribunal de Justiça, do recurso que vai definir quais são os meios válidos para comprovar a embriaguez de motoristas. O relator da ação, ministro Marco Aurélio Bellizze, considerou que o teste de alcoolemia não é indispensável para configurar o crime de embriaguez ao volante.
.
http://www.hmmm.com.br/beta/imagens/fotos/div065_1g.jpgO ministro entende que a prova da embriaguez deve ser feita, preferencialmente, por meio da aferição do percentual alcoólico no sangue ou no ar expelido dos pulmões (bafômetro), mas pode ser suprida, por exemplo, pela avaliação do médico em exame clínico ou mesmo pela prova testemunhal, em casos excepcionais. Bellizze explicou que as exceções estão caracterizadas quando o estado etílico é evidente e a própria conduta na direção do veículo demonstra o perigo potencial à incolumidade pública.
O entendimento foi acompanhado pelo desembargador convocado Vasco Della Giustina, mas um pedido de vista do desembargador convocado Adilson Macabu interrompeu o julgamento. O órgão volta a se reunir no dia 29 de fevereiro. Ao todo, aguardam para votar seis ministros. A presidenta da Seção, ministra Maria Thereza de Assis Moura, só vota em caso de empate.
O caso está sendo julgado pela 3ª Seção, sob o rito dos recursos repetitivos, que serve de orientação para todos os magistrados do país, embora a decisão não seja vinculante.
Limite definidoO ministro Bellizze afirmou que a Lei 11.705/2008, conhecida como Lei Seca, que alterou o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, trouxe uma elementar objetiva do tipo penal para caracterizar a embriaguez: a quantidade mínima de álcool concentrado no sangue, de 0,6 decigramas por litro ou equivalente, o que não se pode presumir, apenas aferir por exame de sangue ou teste de bafômetro.
“A denominada Lei Seca inegavelmente diminuiu o número de mortes e as despesas hospitalares resultantes de acidentes de trânsito”, reconheceu. O relator ponderou que não há direitos sem responsabilidades e que, entre eles, é necessário um justo equilíbrio. “Nem só de liberdades se vive no trânsito. Cada regra descumprida resulta em riscos para todos”, advertiu.
Quanto ao direito de não se autoincriminar, Bellizze observou que em nenhum outro lugar ele ganhou contornos tão rígidos como no sistema nacional. Para o ministro, a interpretação de tal garantia tem sido feita de maneira ampliada. Nem mesmo em países de sistemas jurídicos avançados e com tradição de respeito aos direitos humanos e ao devido processo legal a submissão do condutor ao exame de alcoolemia é considerada ofensiva ao princípio da não autoincriminação. “Trata-se de um exame pericial de resultado incerto. O estado tem o ônus de provar o crime, não se lhe pode negar meios mínimos de fazê-lo”, afirmou.
De acordo com o voto do relator, os exames técnicos de alcoolemia têm de ser oferecidos aos condutores antes dos demais, mas nada impede que o Estado lance mão de outras formas de identificação da embriaguez, na hipótese de negativa do motorista de se submeter ao exame.
Bellizze entende que o exame clínico é medida idônea para obter indícios de materialidade para instaurar a ação penal. Ele explicou que o teste do bafômetro pode ser usado como contraprova do motorista, nos casos em que o condutor do veículo possua alguns sinais de embriaguez, mas tenha ingerido menos do que o limite fixado pela lei, ou tenha feito, por exemplo, uso de medicamentos. Caberá ao juiz da ação penal avaliar a suficiência da prova da embriaguez para eventual condenação.
Caso em julgamentoNo recurso interposto ao STJ, o Ministério Público do Distrito Federal se opõe a uma decisão do Tribunal de Justiça local, que acabou beneficiando um motorista que não se submeteu ao teste do bafômetro. O motorista se envolveu em acidente de trânsito em março de 2008, quando a lei ainda não estava em vigor, e à época foi preso e encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde um teste clínico atestou o estado de embriaguez.
Denunciado pelo MP, o motorista conseguiu o trancamento da ação penal sob a alegação de que não ficou comprovada a concentração de álcool exigida pela nova redação da norma trazida pela Lei Seca. O tribunal local entendeu que a lei nova seria mais benéfica ao réu, por impor critério mais rígido para a verificação da embriaguez, devendo por isso ser aplicada a fatos anteriores a sua vigência. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

A GORDA É SÁBADO !

Taquaritinga do Norte já espera o grande bloco "A GORDA E SUAS VIRGENS"  que a cada ano cresce mais , e no próximo sábado dia 11 de fevereiro mais uma vez as belas virgens desfilarão pelas ruas da Dália da Serra , que venha :  A GORDA !

Dênis Marques faz três gols e o Santa Cruz vence o Porto




Dênis Marques fez três gols e não cansou de comemorar na sua estreia pelo Santa Cruz/Foto: Rodrigo Lobo/JC Imagem
O experiente Dênis Marques atendeu às expectativas do torcedor do Santa Cruz. Contratado com a pompa de artilheiro e com a responsabilidade de resolver a carência de gols do time coral, Dênis não decepcionou. Depois de mais de oito meses sem jogar uma partida oficial, o atacante estreou pelo Santa Cruz e fez os três gols do Tricolor na vitória sobre o Porto, por 3x1, no estádio do Arruda, pela oitava rodada do Pernambucano Coca-Cola.

Salgueiro vence Náutico de virada e retoma liderança

POSTADO POR BRENO PIRES ÀS 23:08 EM 08 DE FEVEREIRO DE 2012
Em uma partida com um segundo tempo eletrizante, o Salgueiro arrancou uma importante vitória contra o Náutico, de virada, por 3 a 2, com gol polêmico nos acréscimos. O Carcará, que agora tem vitória sobre os três grandes do Recife atuando no Cornélio de Barros, retoma a liderança do Pernambucano Coca-Cola, que havia deixado escapar para o Náutico. É a sexta vitória do time em oito jogos. O Timbu não vence há dois jogos.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Visite

FIQUE POR DENTRO DAS NOTICIAS DA EDUCAÇÃO :


SEDUC TAQUARITINGA


http://seductaquaritaqdonorte.blogspot.com/

Taquaritinga do Norte tem a primeira escola em tempo integral municipal




Na manhã de ontem (08) a educação de Taquaritinga do Norte viveu uma histórica conquista, com a aula inaugural da mais nova Escola do Município, o Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva. A mesma funciona no antigo prédio da Escola Cenecista, o qual estava desativado e muito depredado. Mais com uma visão inovadora e muita responsabilidade o Governo Municipal da Dália da Serra conseguiu tornar a referida escola patrimônio do povo de Taquaritinga.
Os alunos matriculados no Ginásio recebem aulas nos períodos da manhã e da tarde, fazem três refeições na própria escola e ainda participam de diversas atividades que os tornarão cidadãos conscientes com opiniões e perspectivas de crescimento.
Vários profissionais estão engajados neste mais novo projeto na educação da Dália da Serra, os quais foram apresentados nesta manhã pela diretora a todos os alunos e pais que estiveram acompanhando seus filhos.
Várias autoridades também estiveram presentes na aula inaugural entre elas o Prefeito José Evilásio acompanhado pela primeira dama Eva Casé, os representantes do poder legislativo Ronaldo Veiga e Rogéria Coelho, Secretários Municipais e professores.
“A escola de tempo integral é mais do que um avanço na educação de Taquaritinga do norte. É a certeza de que nossas crianças serão preparadas para o futuro. Uma importante conquista para pais, professores, educadores e principalmente para estes jovens”, discursou muito emocionado o Prefeito José Evilásio.
A nova Escola conta com espaços amplos totalmente organizados, uma nova mobília, além de uma equipe de funcionários altamente capacitados para atender a clientela estudantil que integra o seu corpo discente.

Academia das Cidades e abastecimento para Taquaritinga




A população de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, será contemplada com uma unidade da Academia das Cidades. O Deputado Diogo Moraes, aliado do Prefeito Evilásio e seu vice Lero, destinou parte de sua emenda parlamentar para a construção da obra, totalizando R$ 650mil.

A prefeitura entrou em contrapartida com o projeto e o terreno para a obra. No tocante a abastecimento Moraes conseguiu água para a população de Vila do Socorro, Tatus e a ampliação do abastecimento de Pão de Açúcar e Gravatá do Ibiapina.


G- 2

Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos juntos


Eduardo Campos visita o camarote de Jarbas Vasconcelos no Baile dos Artistas e é bem recebido.

.
O assunto mais comentado no mundo político pernambucano foi o encontro de Eduardo Campos (PSD) e Jarbas Vasconcelos (PMDB), durante o Baile dos Artistas. Em companhia de Renata, o governador foi ao camarote do seu antecessor, sendo muito bem recebido.
http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/files/2012/02/Eduardo-e-Jarbas-2.jpg
Os dois, que foram aliados durante muitos anos, trocaram afetuoso abraço e conversaram durante um bom tempo. Não só amenidades, mas também política. Tanto que Eduardo convidou Jarbas para um encontro depois do carnaval.
Jarbas apresentou o filho Jarbinhas ao governador, que comentou: “Conheci seu pai exatamente quando tinha sua idade e desejo sorte para você na carreira política”
Os dois só se encontraram, apenas,  numa festa junina na fazenda De Sérgio Guerra, em 2010, quando trocaram  um simples  aperto de mão protocolar. Conversa mesmo só na sexta-feira, lembrando o sorriso que trocaram durante o debate realizado na TV Clube na eleição de 2010.
Outro encontro extremanete cordial foi do também ex-governador José mendonça Filho (DEM), que foi abraçar Eduardo Campos no seu camarote.
Foram dois gestos que o pernambucano aplaude. Divergências políticas e até excessos verbais podem ser esquecidos, principalmente quando se trata de pessoas que já foram aliadas.
Do Blog de João Alberto

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

População nortetaquaritinguense será beneficiada com a construção de um velório municipal




Taquaritinga do Norte, carinhosamente conhecida como a Dália da Serra, vem vivendo desde o ano de 2009 uma verdadeira mudança em sua administração, sendo muito elogiada pelas diversas obras realizadas que trouxeram o desenvolvimento e avanço da população. Obras estas, que mudaram o aspecto da cidade e a colocaram em destaque em vários seguimentos, tudo isso, graças aos esforços e competência deste governo que vem fazendo o diferencial, com responsabilidade e compromisso com o dinheiro público.
E as obras não param, dando continuidade aos avanços, a Prefeitura está realizando a construção de um moderno velório em frente ao Cemitério Santo Amaro, totalmente custeado com recursos próprios.
O mesmo terá mais de 200 metros quadrados de área construída, distribuídos entre: sala da administração, 02 salas de vigília, cantina, sanitários masculino e feminino e 02 salas de repouso. As obras já foram iniciadas e tem previsão para serem concluídas em até 90 dias.
“A população usará este local sempre em momentos muito tristes, por isso, nossa preocupação nos caprichos da edificação, com ambientes acolhedores e confortáveis para todos”, frisou o Prefeito José Evilásio.

Alcymar Monteiro quer ser prefeito de Juazeiro


O cantor e compositor Alcymar Monteiro vai se aventurar nas urnas. Para obter sucesso no pleito de 2012, ele marca presença constante no Juazeiro do Norte, onde vai disputar a prefeitura. Inclusive, o artista e político já ocupou a Secretaria de Cultura do município. Ela vai disputar a prefeitura pelo PDT. Ele disse que se considera uma via alternativa em comparação aos outros partidos e acredita que a sigla virá para a disputa em pé de igualdade. O problema do artista é a tradição, já que assim como Caruaru, dois blocos alternam no poder há décadas.
Em recente entrevista, o cantor destacou ainda que não se considera uma terceira via, mas o fato dele se colocar irredutível como cabeça de chapa pode isolar o pedetista.

MPPE quer coibir propaganda eleitoral em Taquaritinga do Norte




                                             
                                                                           Foto Ilustrativa

Com informações do MPPE
Com a chegada do ano eleitoral, aumenta a preocupação dos promotores Justiça investidos na função eleitoral com a propaganda antecipada de partidos ou pré-candidatos nas cidades pernambucanas. É o caso de Taquaritinga do Norte (Agreste). O promotor  do município, Iron Miranda dos Anjos, emitiu recomendação, publicada na edição de sábado (04/02) do Diário Oficial, alertando gestores públicos, pré-candidatos, dirigentes partidários, empresas e eleitores a retirarem as propagandas eleitorais em imóveis, veículos e rádio, sendo eles responsáveis pela veiculação ou mesmo beneficiários.
O promotor recomenda também que todos se abstenham de promover propaganda extemporânea. Ele alerta que a multa para os infratores varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o valor equivalente ao custo da publicidade, se este for maior, e pode haver suspensão na programação de emissoras de rádio que transgredirem a norma. O Código Eleitoral só permite a propaganda eleitoral a partir de 6 de julho, após as convenções partidárias.
Na recomendação, Iron Miranda indica os casos em que podem configurar propaganda antecipada: pichações, pinturas, adesivos, placas, cartazes e outdoors, mensagens em rádio ou via internet com nome, apelido, iniciais, cores, mensagens ideológicas ou de promoção pessoal e “felicitações daquelas pessoas que já se sabem publicamente pré-candidatos”, que sejam capazes de transmitir ao eleitorado, ainda que de maneira subliminar, a vinculação da pessoa ao pleito de 2012.   

JOSÉ AUGUSTO MAIA DIZ QUE DIOGO QUEBROU ACORDO EM 2010


DEU NO BLOG DA FOLHA: JOSÉ AUGUSTO MAIA DIZ QUE DIOGO QUEBROU ACORDO EM 2010

O deputado federal e ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia (PTB), mostrou-se reticente com a dobradinha inusitada no Agreste pernambucano, entre tucanos e socialistas. Isso porque no município um de seus principais rivais políticos – o deputado Edson Vieira (PSDB) – se aliou ao correligionário do governador Eduardo Campos, o também deputado Diogo Moraes (PSB), tudo de olho na composição de uma chapa para as eleições desse ano. O petebista revelou que o socialista o “deixou na mão” na última campanha, em 2010. Maia garantiu que seu grupo político – que tem quatro pré-candidatos – vencerá o pleito de outubro próximo.
José Augusto Maia contou, na Rádio Folha FM, que em 2010 havia feito um acordo político com Diogo Moraes para disputar uma vaga de deputado.

O petebista revelou que apesar de ter pesquisa indicando forte número de votos para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe), o socialista propôs uma “parceria”, onde Diogo concorreria uma das cadeiras para a Alepe e Augusto Maia, na Câmara Federal.

O ex-prefeito, contudo, revelou que “na hora H” da campanha, o parlamentar não o colocou nas cidades prometidas e votou na ex-deputada Ana Arraes (ex-PSB), que hoje ocupa uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU).

“Ele (Diogo Moraes) fazia parte do nosso grupo político e era candidato para deputado estadual. Como somos dois nomes de Santa Cruz, e a pesquisa indicava que eu estava na frente, houve acordo para eu ser federal e ele estadual. Na região, ele tinha fechado acordos com prefeitos e as principais lideranças. Então, saio candidato a federal e o apoio para ser estadual. Diogo saiu de quatro mil votos para 20 mil na cidade. Fechamos o acordo, mas na ‘hora H’ ele não me colocou nas outras cidades e colocou Ana Arraes. Fiquei a ver navios, mesmo passando os votos para ele e ele nada para mim”, recordou José Augusto.
A saída do petebista para viabilizar sua candidatura foi se aliar, em Belo Jardim, com o grupo de Cintra Galvão.
Quanto à candidatura de seu grupo político – hoje disputam a preferência internamente o vereador Fernando Aragão (PTB), o vice-prefeito José Elias (PTB), o sobrinho do deputado Ernesto Maia (PTB) e o também vereador Dr. Nanau (PTB) -, José Augusto Maia destacou que a escolha se dará através de pesquisas qualitativas e quantitativas. E até o Carnaval decidirá quem será o nome. “Estou com 22 anos de vitória e Santa Cruz e não estou apoiando o candidato, mas um projeto de governo”, afirmou.

Ciro aponta Serra como cúmplice da Privataria Tucana e será ouvido na CPI




O ex-ministro Ciro Ferreira Gomes, hoje vice-presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), é uma das testemunhas aguardadas na Câmara dos Deputados caso seja aprovada a CPI da Privataria Tucana, originada no livro homônimo do jornalista Amaury Ribeiro. A obra narra o processo de privatização das grandes companhias brasileiras e o desvio monumental de recursos do Estado para contas particulares, em bancos de paraísos fiscais, entre elas as dos principais líderes do PSDB, como José Serra e Fernando Henrique Cardoso.

 
Ciro, em entrevista a um programa de TV aberta, ainda em 2009, já denunciava os fatos descritos, em detalhes, no livro-reportagem. Segundo o também ex-deputado federal com mais de 600 mil votos na penúltima eleição, a gestão de FHC e Serra drenou os recursos brasileiros de forma espetacular a ponto de faltar pouco para o país quebrar, ao longo dos oito anos do mandato tucano.

– O (jornalista) Elio Gaspari chama o processo de privatização que eles fizeram de privataria. Uma mistura de privatização com pirataria. Não é por nada particular, porque o Serra gosta de espalhar entre as penas amestradas que ele controla, que eu tenho alguma animosidade pessoal com ele. Ele é um Fernando Henrique Boy. Não tem como não ser. Ele foi ministro do governo Fernando Henrique por oito anos – afirmou Ciro, na entrevista passada.

 
Ciro Gomes pontuou a velocidade impressionante com que a equipe econômica da gestão FHC avançou sobre os bens nacionais, construídos ao longo de 500 anos.

 
– O Brasil, quando o Fernando Henrique tomou posse – e eu era ministro da Fazenda – tinha levado 500 anos para fazer uma dívida pública equivalente a 38% do Produto Interno Bruto (PIB). Essa gente, o governador Serra, ministro do Planejamento, membro da equipe econômica, trouxe essa dívida para 78% do PIB em apenas oito anos. Levou 500 anos, brasileiro, para que a dívida chegasse a 38% do PIB. E foi uma dívida feita para construir a Petrobras, a Eletrobras, a Telebras, as estradas etc etc. Essa gente dilapidou o patrimônio brasileiro. O investimento brasileiro caiu ao pior nível desde a Segunda Guerra Mundial. Destruíram as universidades brasileiras. Perdemos um terço dos mestres e doutores, que se leva 40 anos para formar, em apenas oito anos de maluquices. De prostração ideológica neolilberal, de mistificação – relata.

Armando e André de Paula: visões convergentes sobre o Recife .



O presidente do PSD em Pernambuco, André de Paula, saiu do encontro com o presidente estadual do PTB, senador Armando Monteiro, declarando uma visão convergente sobre a discussão que tem sido liderada pelo líder trabalhista a respeito da sucessão no Recife.
Crédito da foto: Assessoria de imprensa/divulgação
“Tudo o que ouvi de Armando merece de mim reflexão e apoio. Eu acho que ele se dispôs, e é importante que a gente destaque isto, a conversar com os companheiros, a abrir espaços, a construir convergências, a fazer algumas avaliações conjuntas”, frisou André após a conversa, que aconteceu nesta segunda-feira (06), no escritório político do senador.
 .
Assista aos depoimentos em http://www.youtube.com/watch?v=XisBY3oWKPs
 .
Armando expôs a André de Paula os argumentos que têm sido apresentados aos líderes das outras legendas sobre a responsabilidade da Frente Popular com os rumos do Recife. “Temos a obrigação de pensar e oferecer alternativas a este processo. E isto é o que nós tentamos com este diálogo com os partidos. Reconhecemos que esta não é uma construção fácil”, afirmou Armando.
 O senador destacou novamente o papel central do governador Eduardo Campos na condução do processo, complementando que o diálogo entre os partidos da Frente também têm por propósito apresentar alternativas ao líder socialista. “Com a responsabilidade que tem como líder maior da aliança, a tarefa que repousa sobre os ombros do governador é difícil. Porque em última instância nós precisamos garantir que a frente continue conduzindo os destinos do Recife. O recifense quer que o projeto do Recife esteja alinhado ao de Pernambuco. É por isso que nós entendemos que devemos oferecer alternativas ao próprio governador, explicou.
 Armando voltou a reconhecer a importância que o PT tem para o Recife, mas alertou que as dificuldades internas do partido em definir o nome para a disputa, não podem imobilizar a Frente. “Não sabemos exatamente qual será o desfecho deste processo (de indefinição no PT) e que custos políticos ele trará eventualmente ao próprio PT. Portanto, nós temos a obrigação, como integrantes desta Frente, de procurar alternativas”.
 Complementando que o diálogo entre o PTB e o PSD também se estenderá a outros municípios pernambucanos, André de Paula avaliou positivamente o encontro. “Quero destacar que as colocações feitas por Armando são, a meu ver, muito lúcidas. O destaque para a importância da liderança do governador, a inquietação em relação a esta indefinição de uma candidatura, ou de duas candidaturas, no âmbito da Frente, a importância de que os partidos dialoguem com maior freqüência. São todas preocupações com as quais comungo”, reforçou.
 André de Paula adiantou que se reunirá com o presidente da comissão provisória do PSD no Recife, o ex-vereador José Neves, com os quatro vereadores da legenda na Câmara Municipal, e com os pré-candidatos, para uma conversa, onde transmitirá o que ouviu do Senador, “tanto em relação ao que pensa quanto o que ele depreendeu dos contatos que teve com os demais partidos”.
 Já Armando Monteiro pretende marcar para esta semana uma conversa com o deputado federal Pastor Vilalba, do PRB. “Completada esta primeira etapa, vamos consultar os companheiros dos partidos sobre os passos que daremos a seguir, no sentido de, em uma nova fase, identificar alternativas e evidentemente nomes”, planeja.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...