sábado, 21 de abril de 2018

Atenção: A verdade dos fatos !

Chega a ser muito interessante alguns membros de uma "ala" ultrapassada da oposição enchem a Boca pra falar que o seu grande líder derrotado fez o CAIC, primeiro o CAIC foi uma obra do Governo Federal que foi concluído pelo sucessor do Derrotado Mor, o "Lider" fez a festa é inaugurou, e entregou o prédio as duas vezes que foi derrotado da pior forma possível, na fotos pode se notar um pouco do "cuidado", desses que tiveram a chance de administrar a cidade por decadas e não fizeram nem o básico.



Em 2009 quando a Direção entrarou no prédio foi 8 dias só pra limpar os Matos. Uma grande determinação foi realizada aonde raros , baratas e cobras foram encontrados. Isso era o amor desse povo com a cidade.

Desprezo essa era a Cara do CAIC na Gestão Gravatinha.

A gestão Calabar enfrentou vários problemas para colocar a casa em ordem , além das péssimas condições que recebeu o prédio as duas vezes, teve que enfrentar ate sabotagem. O grupo de situação instalou o sistema de energia no prédio, perfurou o poço que abastece a escola, fez a sala de computação, reformou toda parte elétrica e hidráulica, mobiliou toda escola, colocou ar condicionados na Creche, fez a praça do estudante e pavimentou tambem a rua do estudante, pavimentação está que deveria ter sido feita quando o prédio foi construído e o mais importante que tem educado e formado novas gerações de alunos e tem um dos maiores IDEB da região 5.8 no Fundamental. Já parte da oposição até da Diretora da escola reclamaram porque a mesma fez um controle para o uso do banheiro, pelo que eles querem dizer 1000 alunos podem usar os banheiros ao mesmo tempo, é muita falta de conhecimento desse pessoal com simples regras de convivência. Hoje o CAIC como toda escola de grande porte no Brasil tem seus problemas , mais tem uma direção e uma equipe de Profissionais competentes e comprometidos que dia a dia estão preocupados com a melhoria da escola, ao invés de pessoas que ocupam seu tempo atrás de fofoca e picuinhas. Eles queriam que a escola tivesse bagunçada e no caos , e como a escola esta caminhando bem eles agem dessa forma. A oposição do quanto pior melhor.

Inauguração do Calçamento




sexta-feira, 20 de abril de 2018

Inclusão e acessibilidade presentes no 11º Curta Taquary






Pensando na inclusão e na acessibilidade, o 11º Curta Taquary veio com uma nova roupagem. Desde sua programação com seminários, mesas temáticas, discursões, até a presença de um interprete de libras durante as apresentações, legendas na maioria dos curtas exibidos e acessibilidade durante todo evento.



“Preparamos um festival muito mais inclusivo, direcionado para todos os públicos, pessoas com ou sem deficiência, artistas, produtores e educadores. Pela primeira vez disponibilizamos interprete de libras, transporte para ir buscar cadeirantes e a realização de debates acerca da temática inclusão”, ressaltou, Alexandre Soares, coordenador do Festival.

Outro destaque ficou por conta da Exposição Fotográfica “OVELHAS” da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. A mesma retrata o cotidiano na Colônia Penal Feminina do Recife, mais conhecida como Bom Pastor e busca dar voz às mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. A exposição conta com áudio descrição das imagens destinada ao público cego ou com baixa visão.

O Curta Taquary teve inicio na última segunda – feira (16), e segue até amanhã (21), na pacata cidade de Taquaritinga do Norte . A programação completa conta com 74 filmes de realizadores brasileiros e internacionais, palestras, oficinas, mesas redondas, debates e shows musicais. Tudo em praça pública e grátis para todos.

O professor e poeta norte taquaritinguense Roberto Celestino participa do Dia Mundial Da Criatividade



Para comemorar a terceira edição do Dia Mundial da Criatividade (DMC) no Brasil, a ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa e apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, organizam atividades gratuitas de norte ao sul do país.

O evento acontece no dia 21 de abril, data consolidada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável. Cerca de 50 países farão atividades sobre o tema.
O DMC entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de 50 países.
O Dia Mundial da Criatividade acontece no dia 21 de abril nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Teresina, Salvador, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba, Cuiabá, Caixas do Sul, Caruaru e Campinas.
A cidade de Taquaritinga do Norte estará presente no evento representada pelo poeta cordelista e professor Roberto Celestino, que ministrará a palestra “ A Literatura de Cordel e suas contribuições para a construção da sociedade”,  mostrando que o Cordel, assim como qualquer outra manifestação cultural não deve ser feito apenas por fazer, mas ser um instrumento de transformação na sociedade.
Você pode conferir a programação completa em todo o Brasil no site do evento:
http://www.diamundialdacriatividade.com.br

Educação : Taquaritinga é destaque em aprendizado e Aprovação no Programa Alfabetizar com Sucesso



A Educação de Taquaritinga do Norte mais uma vez é destaque , dessa vez no Programa Alfabetizar com Sucesso, aonde Taquaritinga obteve expressivos resultados na aprovação e no aprendizado dos alunos. O Programa Alfabetizar com Sucesso  introduz, nos primeiros anos do ensino fundamental, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. Tendo como objetivo garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para a permanência do aluno na escola e para o seu sucesso, assim como, introduzir nas escolas e secretarias de ensino uma cultura de gestão focada em resultados de aprendizagem. Em Taquaritinga a Secretaria de Educação através da equipe Pedagógica tem priorizado políticas de alfabetização e de acompanhamento das quatro primeiras séries do ensino fundamental.




“Estamos inovando, com orientações para o trabalho de sala de aula com o n formato do PAS que é o atendimento ao aluno com distorção idade/ano e aos alunos não alfabetizados”.


                                 A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna


“Estamos trabalhando com a sistemática onde atende com estratégia de ensino, em especial esse ano são para os alunos em distorção idade/ano, do primeiro ao quinto ano, as turmas do Programa Alfabetizar com Sucesso para que no final de 2018 possamos alcançar resultados ainda mais positivos na aprendizagem dos alunos;  fortalecendo assim a parceria estado/município”, palavras do Secretário Marcos Augusto.



Confira os resultados :



O PAS (Programa Alfabetizar com Sucesso), é uma competência da Secretaria de Educação de Pernambuco, através da GRE Caruaru,  em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte, que tem o Professor Marcos Augusto.





Educação Taquaritinga : Curso do Senac




O curso faz parte do planejamento da Secretaria de Educação e da Prefeitura Municipal de levar cada vez mais oportunidades de cursos para a população de Taquaritinga do Norte. A Carreta do Senac ano passado esteve em Pão de Açúcar e esse ano está na Praça Central de Taquaritinga.



    

As aulas contam com 14 alunos por curso e estão sendo feitas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Os cursos são oferecidos dentro da carreta móvel do SENAC que têm 36 m² de área útil (14 metros de comprimento por 2,6 metros de altura), ar-condicionado central, computadores ligados à Internet, equipamento audiovisual e antena parabólica, além de material e infraestrutura necessários para a realização dos cursos profissionalizantes. 



quinta-feira, 19 de abril de 2018

EQUIPE FORÇA MÁXIMA ESTARÁ NO 1° TAQUARITINGA MOTOSHOW DO FRIO

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto e atividades ao ar livre

Prazo estipulado pela oposição será prorrogado



Por Edmar Lyra

No penúltimo evento da oposição realizado em Caruaru em março, a oposição formada pelos senadores Armando Monteiro e Fernando Bezerra Coelho e pelos ex-ministros Bruno Araújo, Fernando Filho e Mendonça Filho, anunciou que seria apenas uma candidatura a governador e que o nome seria anunciado no dia 20 de abril. Passados quase dois meses do ato em Caruaru e duas semanas do realizado em Ipojuca, a oposição está longe de ter definido quem será o seu candidato a governador em outubro.

Os nomes se afunilaram para Mendonça Filho, Armando Monteiro, Fernando Filho e ainda Fernando Bezerra Coelho, que segue na disputa pelo MDB. Porém Mendonça, Armando e Fernandinho em sendo candidatos a governador estarão arriscando mandato, o que tem deixado todos os possíveis nomes com muito receio, uma vez que não há indicativo de que a oposição será favorita na disputa. Só quem não teria absolutamente nada a perder mesmo se fosse derrotado é o senador Fernando Bezerra Coelho, que está no meio do seu mandato e em caso de derrota voltaria para o Senado, já o os demais ficariam sem mandato, o que naturalmente poderia significar fim de carreira para alguns destes nomes.

A oposição, diante do exposto, mesmo sem oficializar publicamente, decidiu postergar a escolha, pois ela seria anunciada amanhã se de fato houvesse uma definição. Como não há nenhuma movimentação no sentido do anúncio, há uma avaliação generalizada que o prazo poderá ficar para o mês de maio. Essa indefinição não necessariamente significa sinal de fraqueza, afinal o prazo formal da oposição e até mesmo do governo é agosto, quando encerram as convenções partidárias. Além do prazo elástico, desobrigando a oposição de ter pressa, o grupo tem que entender que a eleição não está na pauta do povo, o que deixa essa definição neste momento completamente desnecessária.

Oficializar o nome do pré-candidato num quadro tão incerto no plano estadual e principalmente no nacional, poderia inclusive ser um erro de avaliação, uma vez que na composição da majoritária da Frente Popular pode sobrar algum insatisfeito que teria chances de migrar para o projeto da oposição. Também há possibilidade de alguma posição a respeito do MDB, que se for favorável a FBC, o deixará na condição de ser candidato governador e facilitaria uma composição com Mendonça e Armando senadores.  Portanto, a prorrogação do prazo, ou até mesmo a não estipulação de uma nova data, é o melhor caminho a ser adotado pela oposição para as eleições deste ano.

JOÃO PODE SER MESMO O VICE DE PAULO CÂMARA


João Paulo, ex-prefeito do Recife, está cotado para ser o vice de Paulo Câmara na campanha da reeleição.

Coisas da política: Em 2014 o João foi candidato a senador e perdeu na reta final para Fernando Bezerra Coelho, que foi puxado pela avalanche de votos de Paulo.

O ex-prefeito da capital deixou o PT e se filiou ao PC do B já com a intenção de se aliar ao adversário de quatro anos atrás. Se for dada legenda a Marília Arraes para ela disputar a eleição, não faltará a vereadora discurso para apontar as contradições da aliança entre João Paulo e o governador.

Em 2016 Paulo Câmara chegou a afastar secretário com mandato de deputado federal para votar a favor do impeachment de Dilma. Neste mesmo ano, no PT, João Paulo acusava o PSB de Geraldo Júlio (que foi reeleito) de golpista.

Agora vai ser lindo ver os que se atacavam se elogiando e trocando juras de amor.

É por essas coisas que o saudoso jornalista garanhuense Humberto de Moraes assinou durante muitos anos na imprensa local uma coluna intitulada “Calçando 40”, inspirada na a conhecida frase popular: “Todo político calça 40”!. 

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Focco-PE realiza capacitação sobre fiscalização de recursos públicos


Focco-PE realiza capacitação sobre fiscalização de recursos públicos
Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco (Focco-PE) vai realizar, no dia 19 de abril, capacitação sobre a fiscalização de recursos públicos, contando com atividades abertas ao público interessado. A atividade vai ocorrer no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco (Av. Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro, Recife). O evento terá início às 9h.

O período da manhã será direcionado exclusivamente aos agentes públicos envolvidos em atos de fiscalização, investigação e repressão da corrupção no Estado de Pernambuco, contando com a presença de auditores, delegados, promotores de Justiça, procuradores da República, entre outros. Na ocasião, serão trabalhados temas ligados à atuação dos órgãos participantes do Focco-PE no combate à corrupção, com membros do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE), Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público de Contas do Estado de Pernambuco.

As atividades abertas ao público vão ter início às 14h30, sendo voltadas ao controle social, com o objetivo de orientar a população a ajudar na fiscalização dos recursos públicos. A programação, montada em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade e entidades da sociedade civil, vai incluir apresentações sobre as ferramentas para exercício do controle social (com Controladoria-Geral da União, TCE e TCU) e sobre boas práticas de controle social em Pernambuco (Associação Municipalista de Pernambuco, Pernambuco Transparente, Observatório Social, Juventude Ativa e Politique). As inscrições podem ser realizadas pela internet

Focco-PE – O Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco foi criado em março de 2008, reunindo mais de 20 órgãos públicos que desempenham atividades ligadas ao repasse, controle e fiscalização dos recursos públicos em Pernambuco. O grupo foi constituído para discutir e implementar ações que otimizem o combate à corrupção em Pernambuco, e conta com o apoio e colaboração de diversas entidades da sociedade civil organizada.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

Criminoso invade emissora de rádio em Caruaru, PE, durante transmissão ao vivo

Emissora de rádio de Caruaru foi invadida e criminoso roubou notebooks, celular e televisão (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)

Emissora de rádio de Caruaru foi invadida e criminoso roubou notebooks, celular e televisão (Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca)
Um criminoso invadiu e roubou alguns objetos da Rádio Cultura do Nordeste na noite da terça-feira (17) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, quem avisou aos policiais o que estava acontecendo foi um dos ouvintes.
No momento da invasão, o locutor Edmilson Souza apresentava o "Você faz o programa" e falou da invasão ao vivo. A polícia foi até o local, mas, até a publicação desta matéria, o criminoso não foi identificado ou localizado.
Ao G1, a jornalista Laís Florêncio, funcionária da Rádio Cultura, contou o que foi roubado do local. "Foram levados quatro notebooks, uma quantia em dinheiro, a televisão e o celular da redação. A sala foi arrombada", disse.
Porta de uma das salas da emissora foi arrombada (Foto: Laís Florêncio/Rádio Cultura do Nordeste)Porta de uma das salas da emissora foi arrombada (Foto: Laís Florêncio/Rádio Cultura do Nordeste)
Porta de uma das salas da emissora foi arrombada (Foto: Laís Florêncio/Rádio Cultura do Nordeste)

ZÉ MERGULHA DEPOIS DE TER BENS BLOQUEADOS


Resultado de imagem para ze augusto bloqueado
Fora do debate político e mergulhado no silêncio após ter os bens bloqueados pela Justiça, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Zé Augusto Maia paralisou sua pré-campanha a deputado estadual e apenas assiste aos acontecimentos.

O líder dos chamados taboquinhas anunciou até o momento apenas dois apoios de outras cidades ao seu projeto político que está desde o início, fragilizado. O suplente de vereador Furibinha de Jataúba e o vereador João Eugênio são os apoiadores da pré-candidatura do petebista.

Sua pré-candidatura a deputado estadual vai ficando a cada dia mais “Municipal”, e seu mergulho começa a dar resultados negativos, levando a perda de apoios importantes, um deles com anúncio previsto para antes do fim do mês de abril.

Sulanca News

"O QUE NÓS FIZEMOS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE FOI ATENDENDO A UMA SOLICITAÇÃO DO PREFEITO EDSON VIEIRA", DIZ PRESIDENTE DO DETRAN-PE


Em uma entrevista concedida nesta terça-feira (17), ao comunicador Alberes Xavier, da Rede Agreste de Rádios, o presidente do Detran em Pernambuco, Charles Ribeiro, ressaltou que as investidas do órgão fiscalizador de trânsito na cidade é uma solicitação do prefeito local. Inicialmente o presidente ressaltou que o objetivo da entidade era educativa e de conscientização.

 "O Governo de Pernambuco não tem nenhuma intenção de fazer perseguição a população, pelo contrário, nós estamos imbuídos no sentido de diminuir os acidentes de trânsito, e isso estamos conseguindo fazer”.

Questionado pelo radialista, o presidente sustentou que as blitz locais não apenas são solicitadas pelo município, mas também contam com o apoio de aparato local para tal.

 "As ações que nós fazemos nos municípios, sempre contam com a parceria da municipalidade. O que nós do Detran fizemos em Santa Cruz do Capibaribe foi atendendo a uma solicitação do prefeito Edson Vieira através do secretário de Mobilidade Urbana Municipal", ressaltou.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...