sábado, 28 de novembro de 2015

Taquaritinga do Norte vivencia neste final de semana (28 e 29/11) o "1º Encontro de voadores Taquaritinga Voo Livre"





  
Voar, imitando os pássaros e conquistar o imenso céu azul é um antigo sonho do homem que se materializa na bela e aconchegante Taquaritinga do Norte, município pernambucano privilegiado  pela natureza de um amplo potencial para a prática de esportes radicais, onde o relevo acidentado, as condições de ventos favoráveis, as belas paisagens naturais aliados a hospitalidade de um povo especialista em bem receber os visitantes e um friozinho ímpar de montanha fazem de Taquaritinga do Norte um cenário perfeito para o desenvolvimento do Voo Livre, nas modalidades de asa delta e parapente.


Este esporte vem apresentando meteórica ascensão em virtude do belo espetáculo que proporciona e também do amplo retorno promocional que oferece, caracterizando-se como um dos esportes radicais que mais atraem público, especialmente a juventude, sendo um grande agregador de valor e marcas ou empresas que apoiam esta iniciativa, face ao poder de atração da mídia espontânea, proporcionado pela radicalidade e beleza deste sedutor esporte.


Visando resgatar essa prática esportiva e reativar o Voo Livre a Prefeitura de Taquaritinga do Norte construiu uma plataforma em concreto e está pavimentando o acesso ao topo da Serra da Taquara no Sítio Cafundós, onde se localiza a Rampa do Pepê, considerada uma das melhores plataformas de voo livre do Brasil.



Fontes:SETURDE/ASTUR

O DISTRITO DE PÃO DE AÇÚCAR TERÁ CÂMERAS DE MONITORAMENTO



Na próxima sexta-feira (04/12)  às 14h acontecerá no Centro Administrativo de Pão de Açúcar uma reunião entre representantes da Prefeitura Municipal e dos moradores do Distrito  com o gestor do Convênio Federal  Nº 234/2013, proveniente de Emenda Parlamentar do Ex-Deputado Federal José Augusto Maia  que contempla a instalação de câmeras de monitoramento. 
Imagem ilustrativa

Crise? Paulo Câmara compra 90 mil reais em flores para seu gabinete


Péssimo para Taquaritinga, o Governador Paulo Câmara desde que assuiu não repassou o valor do convênio mensal de 60 mil reias com o hospital, nem realizou o Pernambuco Nação Cultural  (Festa das Dálias), mais sobra dinheiro pra comprar flores ...........


flores
“Há flores por todos os lados. Há flores em tudo que eu vejo”, diz a música dos Titãs.
Sem alarde, o gabinete pessoal do governador Paulo Câmara (PSB) está concluindo uma licitação para adquirir 90 mil reais em flores, para adornar seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas.
A compra é objeto do pregão eletrônico 19/2015. A abertura das propostas se dará em 10 de dezembro.
Um fato interessante é que a disputa se dará a partir das 10 horas do dia, mas seguindo o horário de Brasília, não seguindo a hora oficial do Estado de Pernambuco.
O aviso de licitação foi assinado por Sandro Carneiro, pregoeiro oficial do Palácio. (Jamildo).

Polícia desarticula quadrilha de assaltantes de Banco



A Polícia Militar apreendeu 10 bananas de dinamites, dois fuzis calibre 762, três rifles, uma espingarda calibre 12 de repetição, três pistolas, mais de 100 munições de vários calibres, sete coletes a prova de balas, além de ferramentas usadas em ações contra bancos da Paraiba e Pernambuco, durante uma operação realizada na madrugada deste sábado (28), na zona rural da cidade de Olivedos, no agreste da Paraíba.











Aécio Neves critica Dilma e evita falar sobre a sucessão municipal em sua visita ao Recife


















Senador mineiro preferiu falar sobre o âmbito nacional e desconversou quanto à posição do PSDB na sucessão municipal do Recife

Foto: Robert Fabisak/JC Imagem

Presidente nacional do PSDB e senador por Minas Gerais, Aécio Neves esteve nesta sexta (27), no Recife, onde participou do  seminário “Caminhos para o Nordeste – Mobilidade Urbana”, promovido por seu partido, e aproveitou para encontrar-se com o prefeito Geraldo Julio (PSB) e com o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Entre outras questões, o mineiro pronunciou-se sobre a crise do governo Dilma Rousseff (PT), sua adversária nas últimas eleições presidenciais. Ele afirmou que existe "um sentimento  de indignação crescente na sociedade brasileira e nós, homens públicos, temos que ser os intérpretes desse sentimento". Para Aécio, Dilma perdeu as condições de governar o Brasil, "mesmo tendo terceirizado o governo e distribuído ministérios como se distribui bananas vencidas numa feira livre". 
Aécio criticou o fato de que a petista não fez qualquer pronunciamento sobre os graves acontecimentos ocorridos recentemente, fazendo referência à prisão do líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS).  "Os próximos dias serão de intensas conversas, junto com o deputado Jarbas Vasconcelos e outras lideranças das oposições e partidos dispostos a conversar. Não sei qual será o caminho, mas ele precisa ser encontrado para que o Brasil volte a crescer e os brasileiros voltem a ter esperanças", destacou.
Sob o ponto de vista local, Aécio afirmou que  Pernambuco, pela sua importância no Nordeste, "talvez seja a nova porta de entrada para o PSDB na região", e que tem "a preocupação de falar sobre os problemas que essa região vem vivendo, e mostrar que esse modelo que aí está não se sustenta mais". Ele preferiu não se comprometer no que diz respeito ao Recife e às eleições municipais que se aproximam. "O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara são líderes do PSB, um partido com o qual nós temos uma extraordinária relação a nível nacional, e as definições em relação a candidaturas, sejam do Recife, sejam de outras cidades do Estado, serão tomadas no tempo certo pelo PSDB. Este assunto não está na pauta desta visita de cortesia", explicou. 
Durante o encontro com Aécio, o prefeito do Recife destacou a importância de se debater sobre os temas de grande relevância com lideranças nacionais. “Tivemos uma conversa sobre o futuro do país. O povo brasileiro está precisando que se abram perspectivas e oportunidades, que o Brasil volte a crescer, e que o povo não pague a conta sozinho. A gente sempre está discutindo as questões nacionais e o que o  Brasil precisa neste um momento é de muito diálogo", disse Geraldo.
Como bom mineiro, Aécio deixou claro à imprensa que tem "uma extraordinária admiração" pelo deputado federal Daniel Coelho, apontado como candidato do PSDB à sucessão municipal. "Daniel é um quadro  com capacidade de assumir esse e qualquer outro desafio. No momento certo, o partido vai chegar a uma decisão, que não será tomada pela direção nacional do PSDB.  Isso será amadurecido pelo próprio Daniel, junto aos companheiros de partido. As decisões em relação a candidaturas e alianças serão tomadas pelo PSDB, e não em conversas com outros partidos políticos", finalizou.

“A PRESIDENTE DILMA PERDEU A CAPACIDADE E ENERGIA POLÍTICA DE PROMOVER UMA REAÇÃO CONTRA ESSA CRISE”, DIZ ANDRÉ DE PAULA


 O deputado federal licenciado e secretário das Cidades, André de Paula, presidente estadual do Partido Social Democracia (PSD), esteve concedendo entrevista ao radialista Alberes Xavier que apresenta o programa Cidade em Foco. Entre os assuntos abordados, o real cenário da crise econômica que o país vem enfrentando.
 “Eu vejo isso com muita preocupação, pois tenho 30 anos de vida pública e 7 anos de mandato, lhe confesso que nunca vi um momento tão difícil como o que estamos vivendo agora. A partida dessa dificuldade você pode medir por uma coisa, as dificuldades que nós temos agora e a incapacidade que quase todo mundo sente de prever o que nós vamos ter no próximo ano, a tirar pelo dia de hoje a gente prever que ano que vem seja um ano ainda mais difícil”, enfatizou.

 André de Paula considerou que a presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu a capacidade e energia política de promover uma reação contra essa crise brutal que se encontra nesse momento.
 O Socialista Democrático ainda criticou o aumento do desemprego, a inflação alta que já alcança dois dígitos, o que na ótica do Secretário, é o que mais afeta quem ganha menos.

 “A inflação voltou pra valer e a gente percebe uma resseção, uma crise que chegou para a iniciativa privada, pra o comércio, pras empresas, para os empresários e também para o setor público, o que é incrível, chegou para os governos Federal, Estadual e Municipal”, explicou.
 Questionado se o ajuste fiscal que esta prestes a ser concluído e a volta da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é a solução para resolver o problema da crise econômica e retomada ao crescimento, André de Paula foi enfático:
 “Curiosamente apesar da economia quando se trata de um país como o nosso, continental, complexo e que venha a ser o assunto muito grave, muito difícil até para as pessoas perceberem, ele se torna fácil. O país não é diferente da nossa casa, quando a gente tem dois caminhos, cortar despesas e procurar ter receitas adicionais, se você é um funcionário, você diz ‘o que é que eu faço agora, que tipo de ‘bico’ eu posso fazer para elevar a receita e que tipo de corte eu posso fazer’, então você vai fazer uma mágica que se baseia em duas coisas, elevar receitas e de reduzir custos”, ressaltou, comparando com a CPMF.

 André confessou que acredita muito pouco na possibilidade da CPMF ser aprovada ainda esse ano, mesmo achando que é fundamental para o sistema previdenciário.

PÉSSIMA NOTÍCIA PARA A SAÚDE : Governo federal anuncia parcelamento de principais recursos da Saúde


Mais atrasos em transferências de recursos da Saúde para os Municípios. O Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Saúde (FNS) confirmaram que serão alteradas para o final de 2015 as datas dos repasses do Fundo a Fundo. A falta de recursos seria a justificativa para o estabelecimento de um novo prazo.
A medida complica ainda mais a já difícil situação dos Municípios brasileiros. Os órgãos informaram que alguns blocos/ações não terão seus repasses feitos em dia no mês de novembro. Já para dezembro, está previsto o parcelamento de parte dos recursos que são enviados aos Municípios.
Em nota divulgada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dirigentes da Saúde já indicavam que o parcelamento de repasses do FNS aos Municípios seria feito em dezembro. A decisão deve incluir o bloco de Média e Alta Complexidade Hospitalar (MAC). A tendência é que aconteça o mesmo procedimento nos repasses para pagamento do 13º salário dos agentes comunitários de saúde e do Piso de Atenção Básica (PAB Fixo). Nesses casos, os pagamentos seriam feitos em dezembro de 2015 e janeiro de 2016.
Atrasos constantes
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que tem recebido vários relatos de gestores sobre atrasos do  Bloco de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) por parte da União (via repasses fundo a fundo do FNS) ao longo das edições do Diálogo Municipalista. A situação agrava ainda mais com a falta de repasses de alguns Estados para os Municípios.
A entidade cita que no Rio Grande do Sul vários prefeitos clamam por socorro em razão  da  falta de repasses para os hospitais. A situação não é um caso isolado e afeta profundamente vários Municípios.
Contradições do governo federal e prejuízos
A CNM informa que o atraso e o parcelamento dos recursos contradizem com o que foi dito anteriormente pelos ministérios da Fazenda,do Planejamento e da própria Saúde. Os ministros das Pastas declararam que os cortes no orçamento não afetariam os principais programas da Saúde.
A Confederação lembra que tanto os atrasos nos repasses quanto os parcelamentos ferem normativas do Sistema Único de Saúde (SUS). Resalta que o descumprimento afeta as relações federativas e submete à população ao colapso dos Serviços e Ações da Média e Alta Complexidade.
Por isso, a CNM alerta aos gestores que estas condições podem causar inúmeros prejuízos tanto para quem depende dos serviços do SUS quanto para as prefeituras que precisam se organizar para pagar servidores e prestadores de serviços. Em 2014, um acordo firmado entre o Ministério da Saúde e o Conasems estabeleceu que as transferências do FNS aos Fundos Municipais seriam no dia 10 de cada mês para PAB FIXO e Teto Financeiro do MAC.

Outro prazo estabelecido seria em relação aos repasses dos programas de Assistência Farmacêutica, CEO/SAMU, Complemento Teto Financeiro MAC, FAEC Nefrologia e de convênios, contratos de repasses. Os recursos de todos eles estariam na conta dos Municípios no dia 30 de cada mês.
Confira abaixo outros repasses com seus respectivos prazos conforme as informações do FNS:
Outubro
Segundo informe do FNS, em 15 de outubro foram repassados aos Municípios os recursos financeiros relativos à parcela 8 (mês de agosto) do Piso Fixo da Vigilância em Saúde (PFVS). Os demais incentivos do Piso de Vigilância em Saúde das parcelas de agosto e setembro serão pagos no dia 30/10.
Novembro
O MS garantiu ao CONASEMS a normalidade dos repasses do mês de novembro. Eles seriam feitos no dia 10 do Bloco de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) e Piso da Atenção Básica Fixo (PAB Fixo). No dia 30, seria a vez dos repasses do Piso da Atenção Básica Variável (PAB Variável) e demais incentivos.
Dezembro

Os recursos serão parcelados da seguinte forma: no dia 10, serão pagos 50% do Teto do MAC, recursos relativos ao 13º dos Agentes Comunitários de Saúde e PAB FIXO. A segunda parcela deve ser creditada no dia 2 de janeiro de 2016. Na ocasião, serão pagos 50% do restante do Teto MAC, a 12ª parcela do PAB VARIÁVEL e o Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), pertencente a MAC).

*Matéria retirada do site da CNM 

Policiais civis de Pernambuco deflagram estado de greve

Após assembleia, policiais civis decidiram deflagrar o estado de greve. Paralisação total pode acontecer a partir de janeiro. Foto: Simpol/Divulgação

Após assembleia realizada na tarde desta sexta-feira policiais civis de Pernambuco decidiram deflagrar o estado de greve. Ficou decidido que haverá restrição nos serviços prestados à população e que, a partir de janeiro, a qualquer momento poderá ser deflagrada a greve geral. Uma agenda de atos públicos em protesto contra a falta de respostas do Governo do Estado em relação à pauta de reivindicações da categoria também é prevista pelo Sindicato dos Policiais Civis (Simpol).
“A categoria está dando carta branca para decretarmos greve se o Governo do Estado não sentar na mesa para negociar conosco. Estamos dispostos a parar no Carnaval”, afirmou o presidente do sindicato, Áureo Cysneiros. Entre a pauta apresentada ao governo, a categoria pede a criação do plano de cargos e carreiras, reajustes salariais e melhorias das condições de trabalho.
A decisão pelo estado de greve acontece em um momento delicado. Nesta semana, Pernambuco ultrapassou a marca de 3.440 homicídios registrados neste ano. O número superou a quantidade de assassinatos contabilizada ao longo de todo o ano de 2014. Isso significa que pela segunda vez consecutiva o Pacto pela Vida fechará o ano com resultado negativo.
Desde maio deste ano, o Simpol vem realizando uma série de mobilizações na tentativa de pressionar o Governo do Estado. Houve até paralisação de advertência, restringindo serviços no Instituto de Medicina Legal (IML) e no Instituto de Criminalística. No mês seguinte, preocupado com a possibilidade de greve, o Governo do Estado entrou com pedido no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para que determinasse que os policiais civis que faziam paralisação de advertência voltassem imediatamente ao trabalho. O pedido foi acatado. Na época, a categoria optou por não deflagrar a greve.
jC

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Taquaritinga do Norte : Projeto contra o Bullying mobiliza alunos do CAIC

Cordel sobre Bullying : Roberto Celestino realiza palestra para os alunos do CAIC


O Cordelista Roberto Celestino participou nesta última quinta feira no CAIC, do projeto contra o Bullying, na oportunidade Roberto falou sobre as consequências do Bullying , os alunos  ouviram a palestra com atenção e puderam conhecer mais sobre a Literatura de Cordel, aonde Roberto levou a escola parte de seu acervo.

A campanha contra o Bullying no CAIC tem dado ótimos resultados , os alunos tem cada vez mais participando e ajudando a escola a coibir esta prática.






Comissão de alunos se reúne com a Direção


Campanha contra o Bullying continua e os alunos estão levando idéias para a direção da escola , diariamente alunos tem procurado a direção do CAIC e os professores para ajudar a escola no combate ao Bullying , todos os dias uma representação de alunos está se reunindo com a direção da escola para realizarem campanhas e realizar atividades que englobem o tema.
A escola tem aberto esse espaço aos alunos e os resultados tem sido fantásticos , os alunos tem cada vez mais mostrado um protagonismo dentro da escola , e o desenvolvimento dos mesmos tem sido constatado pelos profissionais da escola .



Taquaritinga do Norte : CONCLUÍDA A PRIMEIRA ETAPA DA PAVIMENTAÇÃO DO ACESSO À RAMPA



A Rampa do Pepê já encontra-se com parte do acesso pavimentado. A primeira etapa está pronta e foi visitada na última quinta-feira (26)  pelo Prefeito Evilásio e o Secretário de Obras José Pereira Coelho, que  ficaram satisfeitos com a execução  da obra em tempo hábil para proporcionar comodidade  e segurança aos voadores bem como aos milhares de turistas que virão assistir ao "1º Encontro de Voadores Taquaritinga Voo Livre" que se realizará na Rampa do Pepê nesse final de semana (28 e 29 de novembro) .









É a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, em parceria com o proprietário da Rampa, unidos para o crescimento do esporte e turismo em nosso município

TAQUARITINGA DO NORTE CONTRA A DENGUE

CONTINUA O COMBATE À DENGUE EM TAQUARITINGA DO NORTE

A Secretaria de Saúde intensifica os trabalhos de combate à dengue. Nas imagens abaixo agentes de endemias fazem tratamento nos   tangues da antiga Usina de beneficiamento de algodão Pão de Açúcar.





O melhor remédio para combater o mosquito é a prevenção. 
Veja alguns cuidados importantes:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.


11 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Taquaritinga do Norte : A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DO CRAS REALIZA PALESTRAS NO JERIMUM E ALGODÃO




O CRAS José Ferreira Gomes (Jerimum) coordenado por Micheli Curvelo, realizou na última quarta-feira (25) palestras com o grupo de idosos no CRAS do Jerimum e no Anexo do Algodão. As mesmas foram ministradas pela Assistente Social Elba Lúcia que é também presidente do Conselho do Idoso.

No CRAS é oferecido o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. 

Nesse sentido, são realizadas atividades coletivas como palestras, oficinas, campanhas, reuniões e grupos de reflexão, além de atendimento individual, visitas domiciliares e institucionais. 

Além do PAIF, as unidades do CRAS promovem também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atende toda a família, desde a criança até o idoso.
CRAS DO JERIMUM








CRAS - ANEXO DO ALGODÃO






Na ocasião foram entregues às participantes a "Caderneta de saúde da pessoa idosa"


Com essas ações oferecidas pelo CRAS, a Prefeitura Municipal demonstra seu respeito e preocupação com o bem estar das famílias nortetaquaritinguenses.


Fonte:SEAS/CRAS

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...