sábado, 18 de novembro de 2017

Ex-Dominó morre aos 40 anos após infecção no dente





17.11.2017, 19:55:00
Atualizado: 17.11.2017, 21:05:
(Divulgação)
O cantor e ex-integrante do Dominó Ricardo Bueno morreu na quinta-feira (16) no Hospital Municipal Ermelino Matarazzo, em São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde, o músico sobre sepse (infecção generalizada) por conta de um abscesso dentário.
O corpo do artista foi sepultado na sexta-feira (17), no cemitério Vila Formosa II. Ricardo tinha 40 anos. Ele fez parte do Dominó em 1995.
Depois do fim do grupo, Ricardo seguiu com a carreira de cantor. Em 2000, chegou a fazer uma dupla sertaneja com o amigo Vander Ávila. 

Cenas Lementaveis : Jovem com Autismo sofrendo Bullyng em Escola Estadual em Santa Cruz

BULLYING: UMA CONSTANTE EM ESCOLAS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

"Não são alunos, não são estudantes, são monstros que vão para escola para 'tirar onda' e bater nos alunos menores", lamentou adolescente.
De acordo com colegas da vítima, o adolescente é autista – Foto: Reprodução
A prática de bullying em instituições de ensino de Santa Cruz do Capibaribe está longe de ser algo fora da realidade atual. Diariamente a nossa redação recebe diversos casos entre imagens e vídeos expondo algum caso que se caracteriza como bullying.

Nesta sexta-feira (17) mais um conteúdo foi alvo de denúncia e circulou em diversas redes sociais. Autores da publicação em vídeo afirmam que o fato ocorreu na Escola José Francelino Aragão, onde um aluno – autista – aparece sendo hostilizado por colegas e é derrubado de sua cadeira. Apesar de ter caído com a cabeça para trás, felizmente ele não se feriu.

De acordo com os próprios alunos, essa não é a primeira vez que casos semelhantes acontecem na mesma unidade escolar. Testemunhas relatam que é comum que alunos agridam outros principalmente no interior da escola, expondo assim a gravidade do tema.
 "Não são alunos, não são estudantes, são monstros que vão para escola para 'tirar onda' e bater nos alunos menores. Os professores fingem que não estão vendo, fecham os olhos enquanto tem gente crescendo atormentada com isso", disse uma adolescente de 16 anos que assegurou ser constante a prática de bullying em sua sala.
O Blog do Bruno Muniz tentou entrar em contato com a direção da escola por meio do telefone disponibilizado no sistema de localização do Google, porém o mesmo encontrava-se fora de área.

Blog do Bruno Muniz

Prefeitura de Taquaritinga consegue trazer Carreta do Senac com curso de Informática para Pão de Açúcar






A prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação está trazendo a carreta do  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para o Distrito de Pão de Açúcar, a aula inaugural será no dia 01 de dezembro na quadra de Esporte Edson Bezerra em Pão de Açúcar às 19:00 horas,  o Senac, vai disponibilizar cursos na área de informatica e gestão para profissionais da educação e para jovens e adultos interessados em fazer os cursos. 

A Carreta do Senac está montada em frente a escola Gilzenete Guerra local aonde serão realizadas as aulas, nos turnos da manhã, tarde e noite dependendo da programação. O prefeito Lero informou que a vinda da unidade móvel para o distrito de Pão de Açúcar,  foi uma grande conquista, pois a disputa foi acirrada devido a demanda de outros municípios que também queriam os cursos. Segundo o prefeito, isso vai significar mais praticidade, sobretudo para os jovens menos favorecidos do distrito, porque agora eles podem se qualificar sem precisar se deslocar do distrito.


                           Resultado de imagem para ENTREVISTA COM O PREFEITO LERO

"É importante esses cursos para nossos jovens, principalmente aqui em Pão de Açúcar onde aqueles alunos que se destacarem, poderão ter mais essa especialização. A iniciativa faz parte da Gestão que acredita na promoção humana e social de nossos jovens", falou o prefeito.

A parceria visa o crescimento profissional dos jovens. Nesse sentido, investir em educação e qualificação sempre foi uma das principais preocupações da atual administração. O prefeito Lero lembrou de alguns investimentos na área.



"Educação vai ser sempre uma prioridade em nosso governo, pois acredito que investir no jovem de hoje, estaremos plantando a semente de um futuro melhor. Esse primeiro ano de gestão colocamos câmaras de segurança em algumas escolas, instalamos ares condicionados em pelo menos 40% das salas de aula do município, fornecemos uma merenda de qualidade e implantamos vários projetos como o família na escola, onde os pais dos alunos acompanham de perto o desempenho dos filhos e graças aos professores e empenho da secretaria de educação, hoje pode se dizer que Taquaritinga tem uma das melhores educação do estado de Pernambuco, sem falar que a evasão escolar esta quase zero ", disse Lero.

Para maiores informações os interessados devem procurar o Diretor Adjunto da Escola Municipal Gilzenete Guerra Ronaldo Fernando que está organizando as turmas . Quando o Curso for concluído em Pão de Açúcar a Carreta irá para a Praça Central de Taquaritinga aonde as pessoas do restante do município que se interessarem poderão fazer o curso.

                

 A Coordenadora do Senac de Caruaru Marta Avelar esteve na Prefeitura de Taquaritinga na última sexta , na oportunidade Marta foi recebida pela Secretária de Gabinete Anália Arruda e pelo Secretário de Educação Marcos Augusto e pelo Diretor Adjunto da Escola Gilzenete Guerra Ronaldo Fernando. Na oportunidade foram acertados os últimos detalhes sobre o início do Curso.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Cultura Afro Brasileira está sendo trabalhada nas escolas da Rede Municipal de Taquaritinga do Norte


A imagem pode conter: texto

 A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Taquaritinga do Norte tem incentivado para que as escolas trabalhem  a Cultura Afro Brasileira" . O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a educação das relações étnico-raciais estão se desenvolvendo no cotidiano das escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como conteúdo de disciplinas, particularmente : Educação Artística, Literatura e História do Brasil, sem prejuízo das demais, em atividades curriculares ou não, também estarão sendo realizados  trabalhos em salas de aula,  utilização de sala de leitura, biblioteca, brinquedoteca, áreas de recreação, quadra de esportes e outros ambientes escolares".

A Escola Municipal Sebastião Ferreira já começou a trabalhar o tema, a Professora Sônia Maria e o Professor Neilton já estão trabalhando com os seus alunos.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e comida

Michel Temer diz que brasileiro vai viver até aos 140 anos para defender reforma da Previdência

O presidente falou que o atual governo precisou cortar gastos, já que antes, o Brasil adotava medidas populistas. A fala foi uma referência às gestões de Lula e Dilma Rousseff.


Michel Temer participa de evento em São Paulo. Foto: Thiago Bernardes/Agência O Globo (Crédito: )

O presidente Michel Temer voltou a defender na noite desta segunda-feira (2) a reforma da Previdência, durante evento realizado em São Paulo. Temer declarou que o pagamento de pensões e aposentadorias gera um "déficit extraordinário" e que em algumas décadas "é muito provável que o ser humano viva até os 140, 150 anos".
— Nós temos que fazer a reforma da Previdência, porque é evidente que os dados da Previdência, que geram um déficit extraordinário, estão pautados por esse período em que o homem vivia até os 60 anos, 65 anos. Hoje ele vive 80 ou mais anos. Daqui a pouco viverá 140 anos. Então é preciso fazer reformulações permanentes no sistema previdenciário.
A fala aconteceu durante a cerimônia de abertura do Futurecom 2017, evento de telecomunicações e tecnologias da informação e comunicação na capital paulista. O evento reuniu representantes do governo, operadoras e provedores de internet e especialistas.
Temer citou um livro que está lendo, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã, do autor israelense Yuval Noah Harari, que trata da evolução tecnológica e suas consequências nos próximos séculos. Segundo o presidente, o ser humano poderá chegar aos 150 anos de vida.
— Com esta grande evolução tecnológica na medicina, por exemplo, que daqui a uns 30, 40, 50 anos é muito provável que o homem viva, o ser humano, viva até os 140, 150 anos. E daí, diz ele, vai mudar tudo. Imagine até a relação de pai para filho, porque alguém que tenha 140 anos vai ter filho 100 ou cento e poucos anos. Então, diz ele, nós precisamos nos preparar para o futuro. (...) Estou mencionando esses livros que acabei de ler, para dizer, interessante, as coisas parecem fantasiosas, mas não são, elas vão se realizando.
Publicidade
Fechar anúncio
Temer disse que seu governo está colocando o Brasil no século 21 principalmente por causa de três projetos: a reforma trabalhista, as mudanças no ensino médio e o teto de gastos públicos.
— Nós estamos colocando o Brasil, no século XXI, foi porque, tão logo assumimos o governo, convenhamos, nós detectamos um déficit público extraordinário e tivemos a coragem de formatar e apresentar um projeto de emenda constitucional que fixou um teto para os gastos públicos.
Os outros dois projetos de modernização do estado brasileiro, segundo Temer, são as reformas da Previdência e Tributária.
— Nós não temos mais falado em reforma tributária, mas temos falado em simplificação tributária. (...) Nós estamos empenhados nessa questão da simplificação tributária, que seria praticamente a quinta reforma que nós iríamos realizar.

Trio suspeito de assalto morre após troca de tiros com a PM

Caminhão roubado foi apreendido com os suspeitos em Cachoeirinha (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Caminhão roubado foi apreendido com os suspeitos em Cachoeirinha (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Três jovens, um de 19 e dois de 22 anos, suspeitos de assalto morreram após uma troca de tiros com a Polícia Militar na quinta-feira (16) em Cachoeirinha, Agreste de Pernambuco. De acordo com a PM, eles fizeram um homem refém e roubaram um caminhão com carga.
Ainda segundo a polícia, cinco homens armados abordaram o motorista e levaram o caminhão. Três dos suspeitos morreram após o confronto com a PM, enquanto um foi preso e o outro fugiu.
Além do veículo, a polícia apreendeu dois revólveres e cinco munições com os supostos assaltantes. O refém foi liberado.

Pão de Açúcar também recebe os Jogos Escolares


A Capital da Camisaria também recebeu esta semana duas rodadas dos Jogos Escolares de 2017, a Secretaria Municipal de Educação esse ano teve a iniciativa de contemplar os Distritos de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar com os jogos, nos anos anteriores os jogos só eram realizados na sede do município. Para que isso se tornasse possível toda uma estrutura foi organizada com os professores de Educação Física e com a Coordenação do Transporte Escolar. 




Taquaritinga do Norte : Pacto pela Alfabetização na idade certa


Aconteceu na última segunda no auditório da Escola Municipal Francisca Moura a abertura do PENAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) : o desafio da alfabetização na idade certa. Esse programa visa Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Esse é o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , acordo implementado em 2012 entre governo federal, estados, municípios e instituições.

A imagem pode conter: 4 pessoas

Em Taquaritinga do Norte o foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

BRASILEIROS PREFEREM O PSDB FORA DO GOVERNO


O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.442 eleitores em 162 municípios dos 26 estados brasileiros e no distrito federal, para saber a opinião a respeito do rompimento do PSDB com o Governo Federal.

76,1% das mulheres opinaram pela saída dos tucanos do barco de Michel Temer e apenas 19,8% acharam que o PSDB deve continuar junto com os peemedebistas.

Já entre os homens, 64,4% disseram sim ao rompimento e 27%,9% se posicionaram favoráveis a que os dois partidos continuem juntos na administração do Brasil.

Dentro do ninho tucano parece também ser majoritário o desejo de se afastar de Temer, porém até o momento apenas o ministro pernambucano Bruno Araújo entregou o cargo.

O PSDB ainda ocupa três ministérios no Governo Federal.

Foto de Bruno Araújo: José Cruz/Agência Brasil, via site da Veja

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Vereador João Eugênio de Taquaritinga do Norte faz críticas ao Governador Paulo Câmara e anúncia que não apoia a reeleição do mesmo


Bruno Araujo um politico de “Bons serviços prestados”

A principal vítima da saída de Bruno Araújo do Ministério das Cidades é o próprio país. Seus 18 meses à frente da pasta ilustram a capacidade de realização dos quadros tucanos, atestam o compromisso do PSDB com o interesse do país e mostram que é possível fazer política sem ceder a práticas deletérias e espúrias.

A passagem do deputado eleito por Pernambuco pelo governo exemplifica o tipo de colaboração que o partido pode dar ao Brasil. Foram 18 meses em que o Ministério das Cidades serviu fielmente ao objetivo de promover maior acesso a habitação, saneamento, mobilidade e ações de urbanização a mais pessoas.

Fez-se política pública com foco exclusivo no cidadão – assim como o PSDB vem fazendo no Itamaraty, na Secretaria-Geral da Presidência ou à frente do Ministério dos Direitos Humanos. É da tradição tucana agir com responsabilidade perante as dificuldades dos brasileiros, e esta participação era incontornável após o impeachment. Sem o PSDB, talvez o Brasil não tivesse reencontrado tão rapidamente o caminho do crescimento.

A gestão de Bruno Araújo nas Cidades jamais esteve vinculada à ocupação partidária de cargos na máquina do ministério. Toda a sua equipe foi constituída de técnicos de reconhecida capacidade gerencial e executiva. Tanto que, neste um ano e meio, foi capaz de dialogar com a sociedade, ressuscitar programas que estavam moribundos e também inovar em novas iniciativas.

O Minha Casa Minha Vida estava praticamente parado – em especial a faixa 1, destinada a famílias de baixa renda – e hoje voltou a construir e entregar moradias: serão 500 mil unidades até o fim de 2018, segundo consta da lista de obras do programa Avançar. Não há mais atrasos nos contratos.

O ministério não se limitou a fazer mais do mesmo. Equacionou, neste curto período, um problema secular do país: o da regularização de áreas e terrenos onde vivem e trabalham milhões de brasileiros. Também criou o Cartão Reforma, para promover dignidade a, até o momento, 182 mil famílias, com dinheiro a fundo perdido para ampliação e reforma de moradias.

A saída de Bruno Araújo do Ministério das Cidades abre caminho para a tão esperada reforma ministerial de Michel Temer. Os primeiros passos de interessados em assumir o orçamento de mais de R$ 10 bilhões da pasta, contudo, levam apreensão aos que gostariam de ver preservado o bom trabalho realizado pelo PSDB desde maio do ano passado.

O presidente da República tem o desafio de promover um rearranjo da Esplanada que colabore para a aprovação das difíceis matérias legislativas, mas que não desfigure o governo a ponto de torná-lo puramente refém do fisiologismo. Este é um momento político delicado dos dois anos e meio da gestão Temer, que pode determinar como ele passará para a história.

O que é a Dpoc ? Doença pulmonar silenciosa que mata 3 milhões de pessoas por ano e não tem cura

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica afeta principalmente quem está exposto à fumaça do cigarro (Foto: Pixabay)


Se você é fumante habitual, tem 90% de chance de sofrer da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E é provável que você nem saiba disso.
A Dpoc é caracterizada por uma redução persistente do fluxo de ar. Piora com o tempo e pode se agravar a ponto de levar à morte.
Ela se desenvolve de quadros persistentes de bronquite ou enfisema pulmonar. Na bronquite, há produção de muco e inflamação nas vias aéreas. No enfisema há destruição dos alvéolos, estruturas responsáveis pelo fluxo de ar nos pulmões.
Sua principal causa é a exposição à fumaça do cigarro, seja o fumante ativo ou passivo. A exposição a outros tipos de fumaça também pode causar a doença - quem trabalha com fornos de lenha em pizzarias ou carvoarias também corre risco.
E, geralmente, se manifesta de forma silenciosa: 80% das pessoas afetadas nem sequer sabem disso, segundo a Fundepoc, uma instituição argentina especializada na doença.
Também não há cura para a Dpoc e cerca de 3 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do mal, segundo a OMS, que afeta 384 milhões de pessoas em todo o mundo.
Do total de vítimas, 13,6% são adultos com mais de 35 anos da América Latina, de acordo com os dados da Fundepoc. No Brasil, a estima-se que 7 milhões de pessoas tenham Dpoc - mas somente 12% dos pacientes são diagnosticados.

Sintomas

Um dos grandes problemas da Dpoc é justamente que nem sempre ela é diagnosticada.
E os fumantes geralmente não se queixam ou vão ao médico por estarem tossindo ou apresentarem dificuldades respiratórias, adverte a OMS.
A doença evolui de forma lenta e normalmente só se torna visível a partir dos 40 ou 50 anos, assegura a mesma organização.
Os sintomas mais frequentes são a dispneia (dificuldade para respirar), tosse crônica e produção de fleumas (expectoração com muco).


Riscos

As pessoas expostas à fumaça do cigarro têm maior probabilidade de sofrer da doença quando estiverem na faixa de 35 ou 40 anos. Mas não são as únicas em risco.
Há anos a Dpoc atingia mais os homens, uma vez que eles fumavam mais do que as mulheres. Agora, porém, o índice de tabagismo nos países de alta renda é semelhante entre os dois sexos.
Adicionalmente, nos países de baixa renda as mulheres são as que estão mais expostas ao ar interior contaminado.
Segundo a OMS, mais de 90% das mortes causadas pela doença ocorrem em países de renda média baixa porque as estratégias de prevenção não são eficazes e os tratamentos não estão disponíveis ou não são acessíveis para todos os doentes.

Incurável, mas evitável

A Dpoc não tem cura, mas pode ser evitada. Deixar de fumar ou reduzir a exposição à poluição, seja interior, exterior ou do tipo química, são exemplos de como se precaver.
A Dpoc também pode ser detectada por um "teste de sopro" chamado espirometria. Nesse teste, é usado um aparelho no qual a pessoa assopra para que seja avaliada a quantidade de ar que ela é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões - e a velocidade com que faz isso.
Se o teste indicar alteração nessa capacidade respiratória, novos exames podem ser pedidos pelo médico para confirmar o diagnóstico dessa ou de outras doenças respiratórias.
Para aliviar os sintomas, existe tratamento com medicamentos e fisioterapia.

Prefeito Lero e Alissinho se confraternizam com amigos

No início da noite desta quinta feira (12/09), o Prefeito Lero acompanhado do amigo Alissinho econtraram vários amigos no sítio Cumbe n...