sábado, 1 de março de 2014

CAMPEONATO DE KARATÊ NO CAIC

Foto: VEM AI UM GRANDE EVENTO  FKPE

Em Olinda, foliões fazem ladeiras ferver no 1º dia de Carnaval


Aos poucos, foliões tomaram conta das praças e ladeiras de Olinda. Foto: Matheus Albino/NE10
Aos poucos, foliões tomaram conta das praças e ladeiras de Olinda. Foto: Matheus Albino/NE10
Parecia que o desfile do Galo da Madrugada, no Centro do Recife, iria tomar conta de boa parte dos foliões e deixar a cidade de Olinda, na Região Metropolitana, um pouco vazia neste primeiro dia de Carnaval.
Ruas ainda estavam tranquilas logo cedo no Sítio Históricos. Foto: Matheus Albino/NE10
Ruas ainda estavam tranquilas logo cedo no Sítio Históricos. Foto: Matheus Albino/NE10
No início da manhã, as ladeiras da Cidade Alta ainda estavam um pouco vazias e indicando que o público realmente não desfilaria em grande número. Mas, aos poucos, os foliões começavam a chegar e marcar presença nos principais polos de animação.As agremiações foram arrastando a multidão e fazendo todo mundo cair na festa.
Uma das primeiras troças carnavalescas a percorrer as ladeiras foi a Pernambucar-te, puxada por uma orquestra feminina que não deixou ninguém parado. Nem só de frevo no pé foi o Sábado de Zé Pereira nas ladeiras, o samba foi lembrado e cantado por quem acompanhou o bloco Samba Soul Seu, com músicas de vários cantores famosos deste ritmo que sempre é bem recebido no Carnaval pernambucano.
Se a alta temperatura não estava dando trégua então o bloco Fique na Sombra ajudou os foliões na tentativa de sair do calor forte que fazia nas ladeiras. A troça desfilou pela oitava vez, decorada com mais de 30 guarda-sóis, saindo da rua da Boa Hora com destino a… não se sabe. O grupo sempre sai sem roteiro certo pelas ruas da Cidade Alta.
Outras dezenas de troças se encontraram nas ladeiras da cidade causando o tradicional congestionamento e misturarando os ritmos mais tocados do Carnaval. Em meio a esse encontro de agremiações, surgiu a esquisita troça vempruqiéteu. Esquisita mesmo, já que o próprio fundador disse que não era uma troça, e sim um “troço” carnavalesco. “Isso aqui não é uma troça nem um bloco, nós o chamamos de troço carnavalesco”, afirmou Douglas Araújo.
Folia foi comandada por orquestras de frevo. Foto: Matheus Albino/NE10
Folia foi comandada por orquestras de frevo. Foto: Matheus Albino/NE10
REPROVADO - Infelizmente nem tudo foi aprovado no quesito organização da folia olindense. Moradores e foliões reclamaram de carros circulando pelas ladeiras da cidade, dividindo espaço com os foliões, como constatou a reportagem do NE10 neste primeiro dia de folia.
APROVADO - A limpeza das ruas foi uma virtude da Prefeitura neste Sábado de Zé Pereira. Além da colaboração dos foliões evitando ao máximo jogar lixo na ruas, a reportagem presenciou vários profissionais de limpeza agindo rápido para deixar a cidade mais organizada.

TSE aprova novas regras para as eleições de outubro…


20140228085151_cv_tse_gde

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, sexta-feira (27), três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.

Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na tevê sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.

Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.

Com relação ao financiamento, o Tribunal Superior Eleitoral reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o órgão decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. (Agência Brasil)

Reflexão

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...