sábado, 20 de novembro de 2010

Jornalista da Globo culpa pobres por tráfego nas estradas



Um comentarista da afiliada da Globo em Florianópolis (SC), a RBS, Luiz Carlos Prates, disse que a culpa do tráfego pesado nas rodovias é das pessoas mais pobres, que estão comprando carros demais. O comentário preconceituoso foi dito durante o Jornal do Almoço e foi parar na internet. "Hoje qualquer miserável tem um carro. O sujeito jamais lê um livro, mora apertado em uma gaiola, que hoje chama de apartamento, não tem nenhuma qualidade de vida, mas tem um carro". O jornalista ainda criticou o governo por estimular a oferta de crédito para que pessoas de baixa renda comprem carros. Segundo ele, são estes novos motoristas os responsáveis por acidentes e mortes no trânsito. A reação do público foi de indignação. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo, Martin de Almeida Sampaio, afirmou que o comentário foi uma violação do direito fundamental de todos os cidadãos.

Nautico goleia e garante permanência


O Náutico conseguiu escapar do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro com uma virada dentro do estádio dos Aflitos, no Recife, na tarde deste sábado. Depois de começar perdendo, o Timbu virou para cima do Vila Nova e com o placar de 4 a 1 está garantido na Série B em 2011. Chegando aos 48 pontos, os pernambucanos subiram para 12º lugar da tabela de classificação e afastaram qualquer risco de queda. Já os goianos, com 43 pontos, ficaram uma posição acima da zona de rebaixamento e ainda correm perigo.


Empurrado pela torcida que lotou as arquibancadas, o Timbu foi logo para cima. Com Bruno Meneghel e Geílson no ataque, e ainda com a aproximação de Erick Flores, o Náutico começou melhor, com mais posse de bola, mas pecando nas finalizações. Sem capricho, o time da casa ia desperdiçando chance atrás de chance.
Mais recuado e esperando o momento certo, o Vila deu o bote aos 35 minutos. Numa rápida troca de passes, Roni tocou para David, que entrou livre na área, escolheu o canto e estufou a rede.
Vendo a sua situação ficar bastante complicada na tabela de classificação e com a zona do rebaixamento se aproximando, o Náutico voltou para o segundo tempo precisando reverter o quadro. O empate saiu aos 8 minutos, quando Geílson completou de cabeça um cruzamento de Flávio. O Vila se complicou com a expulsão de Jorge Henrique no minuto seguinte.
O Timbu não estava satisfeito e Geílson tratou de comandar a virada. O atacante fez mais dois gols, aos 25 e aos 35 minutos, garantindo a vitória e a permanência do seu time na Série B. Quatro jogadores ainda foram expulsos: Mimica e David, no Vila Nova, e Erick Flores e Jeff Silva, pelo Náutico.
Quando a situação já estava resolvida, Cristiano aproveitou a bobeira da zaga goiana e fez mais um, aos 39 minutos, decretando o placar de 4 a 1.
- A sensação é de que o dever foi feito - comemorou o técnico alvirrubro, Roberto Fonseca.
Na próxima - e última - rodada, o Náutico irá ao ABC paulista cumprir tabela diante do já rebaixado Santo André, sábado às 17h (de Brasília). O Vila, no mesmo dia e horário, receberá o São Caetano em Goiânia e precisará da vitória para se livrar da queda sem depender do resultado de nenhum outro jogo.
- Ainda temos chance e precisamos de tranquilidade. Vamos sacudir a poeira e ganhar em casa - ponderou Ademir Fonseca.
O Vila Nova tem os mesmos 43 pontos do Brasiliense, o primeiro da zona do rebaixamento, mas com a vantagem de uma vitória a mais. Além deles, Guaratinguetá (15º) e América-RN (18º) lutam para não cair. Ipatinga e Santo André, os dois últimos, já estão na Série C.

Sport perde e continuará na série B em 2011



O América-MG fez sua parte. Venceu o Sport, por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, com gols de Fábio Júnior e Dudu, contra um de Dairo. Mas ainda não pode comemorar o retorno à elite do futebol brasileiro, já que a Portuguesa venceu o Ipatinga, pelo mesmo placar, no Canindé, e ainda tem chances matemáticas de ultrapassar os mineiros na tabela da Série B.
Na última rodada, o Coelho vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta, sábado, às 17h (de Brasília). Um empate garante o time na Série A de 2011. Já o Sport recebe a Portuguesa, na Ilha do Retiro, no mesmo horário. Se o Leão tirar pontos da Lusa, o América-MG pode até perder seu jogo que ainda sim estárá classificado.
Alta temperatura
O jogo começou quente. Tanto que um furacão de lances importantes aconteceu antes dos dez primeiros minutos. Aos cinco, Marcelinho Paraíba cobrou falta com muito perigo. O goleiro Flávio se esticou todo para tirar a bola, que ainda bateu na trave. Um minuto depois, o Coelho abriu o placar. Helton Luiz cobrou falta na área e Fábio Júnior, aniversariante do dia, desviou de cabeça para marcar. Aos oito, Germano perdeu a cabeça e fez uma tremenda lambança. O volante do Sport deu uma cotovelada em Dudu, com a bola parada, e foi expulso pelo árbitro Djalma José Beltrami.
A missão do Sport ficou ainda mais complicada. O América-MG jogava tranquilo, tocando a bola e colocando o time pernambucano na roda. O Sport só levava perigo em cobranças de falta de Marcelinho Paraíba. Aos 35, o América fez o segundo. Fábio Júnior ajeitou para Dudu, que, da entrada da área, bateu rasteiro no canto direito do goleiro Magrão.
Os ânimos do Sport se arrefeceram ainda mais, e o América diminuiu o ritmo, até mesmo por causa do forte calor. Assim, o primeiro tempo terminou com uma justa vitória parcial americana.

Criança de um ano e sete meses atingida por um coice de cavalo em Capoeiras

Uma criança de um ano e sete meses sofreu traumatismo craniano após levar um coice de um cavalo na cabeça, no município de Capoeiras, distante 20km de Garanhuns, agreste do Estado. O menino sofreu traumatismo craniano, foi medicado e está internado no Hospital da Restauração. 

Ele saiu de casa sem que os pais percebessem. Quando deram pela falta dele saíram a procurá-lo. O garoto foi até um curral, momento em que foi atingido. O primeiro atendimento foi no Hospital Geral do Moura.

Eduardo retorna e convoca secretários para todo o dia de hoje


O governador reeleito Eduardo Campos (PSB) voltou das férias pela Europa com gosto de gás. Ele marcou três reuniões de monitoramento para hoje, em pleno final de semana, com o objetivo de revisar projetos e prazos nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura. O horário previsto dos encontros é das 9h às 18h. Ontem à tarde, Campos comandou, no Palácio do Campo das Princesas, uma reunião de quatro horas com o vice-governador João Lyra Neto (PDT), além de integrantes do núcleo de gestão do governo. Questões relacionadas ao orçamento do Estado para 2011 estiveram na pauta.
Participaram da reunião de ontem sete secretários estaduais: Djalmo Leão (Fazenda), Ricardo Dantas (Controladoria-Geral), Geraldo Júlio (Planejamento), Tadeu Alencar (Procuradoria-Geral), Ricardo Leitão (Casa Civil), Paulo Câmara (Turismo) e o chefe do gabinete do governador, Renato Thiebaut. No domingo, Eduardo não terá agenda. Ele retornou, anteontem, de uma viagem de férias por três países. Acompanhado da primeiro-dama Renata Campos, o governador esteve na Espanha, no caminho da Santiago de Compostela, na cidade do Porto, em Portugal, e em Paris, na França.(Da Folha de Pernambuco - Arthur Cunha)

20 de novembro:Dia da Consciência Negra

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Curtinhas da Serra

Entrada de Gravatá 

  O sonho dos moradores daquele distrito esta perto de se realizar a terra planagem está quase pronta aproximadamente 90% concluida , a espectativa e de que a obra termine antes da festa de Nossa Senhora da  Conceição no dia 12 de Dezembro . Muitos duvidaram poucos acreditaram mais o certo é que o sonho da maioria se realizará. 


Teve voto daqui eu vou atraz 
Esse é o lema do Prefeito Evilásio ao falar sobre sua viagem a Brasilia quando visitou varios gabinetes inclusive o do Deputado derrotado André de Paula apoiado pelo adversário de Evilasio nas ultimas eleições para Prefeito , o prefeito foi acompanhado do ex-prefeito zeca e do coordenador de projetos Elisberto Costa  e visitaram inúmeros gabinetes a procura de recursos para Taquaritinga , Evilásio disse que vai atraz de todos os deputados que tiveram votos aqui independente de cor ou partido político, tudo pelo progresso de Taquaritinga .


 Atenção Vereadores 

O Plano Municipal de educação está para  ser votado e tem vereador fazendo corpo mole e querendo empancar como uma mula velha , o que der para traz vai ficar sendo considerado o inimigo numero um da Educação , pois o Plano Municipal de Educação traça as metas a serem alcançadas pela educação no Município e foi elaborada por vários segmentos da sociedade sem cor politica e agora não é hora de misturar  
birras politicas com o interesse do povo , a população está de olho principalmente os estudantes e Professores que estarão em peso no dia da votação.

Abordagens 

A população de Taquaritinga está dividida sobre as abordagens da Rocan , muitos elogiam e se agradam do trabalho dos policias motorizados e se sentem protegidos , agora outros acham que está tendo exageros nas abordagens e acham que as pessoas estão sendo humilhadas sem precisão. E vc qual é a sua opinião ?

O Tampa é o Tampa 

  E engraçado ver hoje babões históricos do tampa dizendo que ele esta velho ultrapassado , que o tempo dele passou , e engraçado o tempo passa muito rápido em 2008 muitos desses que hoje metem o pau no seu antes "quase" Deus matavam e morriam por ele , e quando a barca empena um pouco já correm foi ? e será que o que eles falam pelas costas tem coragem de falar pela frente  ? mau sabem eles que a maior e mais forte liderança boca preta ainda e ele apesar de derrotado nas ultimas três eleições quem tem prestigio e conhecimento com políticos da ala de direita em Pernambuco ainda é ele , e sem falar nos 3 mil fanáticos que o seguem para todo canto !

Crak no Agreste :
 O grande vilão da sociedade o Crack é uma droga feita a partir da mistura de sal moniaco com bicarbonato de sódio geralmente fumada. É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem.
A fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro, o usuário tem alucinações, paranóia (ilusões de perseguição).


Bichos incomuns atraem curiosos


As apostas foram feitas. Tem quem coloque as fichas no guaxinim, no furão, na lontra e até na ariranha, um mamífero típico da Amazônia. Mesmo sem saber ao certo que bicho é, os comerciantes do Mercado de Afogados se afeiçoaram à família desse animal diferente que passou a morar na vizinhança. A existência de um pai e uma mãe é unanimidade. Já os dois filhos provocam dúvidas. Os observadores voltam a concordar quando afirmam que o grupo passou a ser visto em uma área elevada em frente ao mercado, que fica abaixo do trilho do metrô, depois que o mato no local foi queimado. Agora, sempre que saem da toca, é momento de festa.


A alegria inicial do proprietário de dois boxes do mercado, o comerciante Paulo Wanderley, 56 anos, deu lugar à preocupação. ´Eles são lindos, tenho medo que alguém pegue para fazer alguma maldade. Podem, por exemplo, querer comer com cachaça`, comentou, afirmando que poderia ser uma ariranha e questionando como a família teria ido parar lá. Hoje,uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama deverá ir até o local para tentar resgatar e identificar os animais. Segundo Paulo, eles têm o pelo marrom, as patas curtas e o maior do grupo tem cerca de 70 centímetros. ´Só vi dois, mas já disseram que são quatro`, comenta o principal defensor dos bichos.

Quando Paulo chega na esquina do mercado, de onde a toca fica visível, os outros vendedores vão logo dizendo. ´Saiu mais não`, ´Foi só pela manhã`, ´Estamos de olho`. O horário preferido de passeio, segundo os comerciantes, é no início da manhã, até 9h. Na última quarta-feira, o grupo teria feito um carnaval na área externa da toca. ´Ficaram para lá e para cá, deu para todo mundo ver`, disse o vendedor Edson Costa, 28. Uma das teorias é que os animais sempre estivessem por lá, mas escondidos pelo matagal. ´Tocaram fogo no começo da semana e, depois disso, começamos a observar a movimentação. Eles são grandes, do tamanho de um cachorro`, disse Edson.

O estudante e neto de um dos comerciantes, Gabriel Silva, 9, foi um dos primeiros a afirmar que não poderia ser um furão por causa do tamanho. ´Ele tem o rabo todo peludo, nunca tinha visto um. Acho que é um guaxinim`, disse, depois de confirmar o nome com o avô. Como a área elevada onde os animais cavaram a toca fica separada por um muro de um lado e, por outro, pela trilha de trem, as pessoas que circulam pelo local começaram a jogar comida, como espigas de milho, para atrair os animais. O ato chamou a atenção do comerciante Josemir da Costa Cabral, 67, que também acredita que seja um guaxinim. ´Pode até ser outro bicho, mas queremos saber o que é e como cuidar`, disse, cogitando a possibilidade de todos estarem errados. 
Cassio continua inelegivel

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na noite desta quinta-feira recurso apresentado pelo candidato ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) contra decisão da Corte que o declarou inelegível para as eleições deste ano.

Em decisão de 21 de outubro, o TSE, por 4 votos a 3, enquadrou Cunha Lima na Lei da Ficha Limpa. Cassio Cunha Lima teve o mandato de governador cassado por abuso de poder político e econômico, além de uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha eleitoral de 2006, quando disputava a reeleição. Cunha Lima ficou em primeiro lugar na disputa ao Senado, mas não poderá assumir a vaga.



Choro e masoquismo
Mais de 80 prefeitos de Pernambuco invadiram Brasília esta semana com pires nas mãos. E na semana que vem não será diferente. Como o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento de 2001 acaba no próximo dia 23, eles mendigam o apoio da bancada federal e dos três senadores por verbas federais.
Com os Estados quebrados, há muito os municípios ficaram dependentes e escravos da boa vontade das migalhas da União. Este ano, as transferências constitucionais (leia-se FPM) chegaram aos cofres dos municípios brasileiros com R$ 3,5 bilhões a menos, fruto de uma crise que se instalou no País obrigando o Governo a reduzir o IPI, um dos impostos que integram o FPM, na compra de automóveis.
Com isso, os empregos no setor automobilístico foram assegurados, mas os municípios foram literalmente à falência. Na semana passada, para sair do estrangulamento, diversos prefeitos começaram a demitir, reduzir seus salários, cargos e até secretarias.
Há choro e ranger de dentes entre os prefeitos, mas a grande maioria perdeu as condições morais de protestar, no momento em que deu apoio fechado à eleição de Dilma, que é, convenhamos, a certeza da continuidade do aperto nos cofres municipais. As lágrimas dos prefeitos na sua quase totalidade, na verdade, são de crocodilo. Ou então, eles têm uma vocação nata e indiscutível para o masoquismo.

Ainda sem rumo, PSDB reúne executiva e pode manter Sérgio
O PSDB reuniu sua executiva nacional ontem pela primeira vez desde as eleições para discutir os rumos da sigla após a derrota de José Serra para a Presidência. Sem a presença de líderes tucanos como Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e Serra, o partido decidiu fazer um plano de reestruturação para as eleições municipais de 2012, embora caminhe para manter o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) em sua presidência. Neutro na disputa entre o PSDB de São Paulo e o de Minas, Guerra tem apoio do grupo que teme um racha na legenda provocado pela disputa entre as alas ligadas a Serra e a Aécio.
O presidente tucano afirma, porém, que a discussão sobre o comando da sigla só terá início às vésperas das convenções partidárias do PSDB no ano que vem. 'Temos uma proposta do Aécio de reestruturar o nosso programa político. Um grupo, que deve ser composto por ele, Fernando Henrique, Serra e Tasso [Jereissati] vão propor mudanças no programa do partido', disse Guerra.
O PSDB quer aumentar o número de filiados e militantes com a criação de um 'cadastro nacional' para organizar aqueles que mantêm ligação com a sigla. Segundo Guerra, o partido volta a se reunir de forma ampliada em dezembro.(Da Folha de S.Paulo)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

13º Salário: hora de acertar as dívidas ou guardar o dinheiro?

Com a chegada do fim do ano, o consumidor tende a querer gastar mais com presentes e viagens, já que para muitos, o 13º salário é o valor extra que possibilita a realização desse tipo de sonho. No entanto, com essa disponibilidade de dinheiro no bolso, é preciso refletir antes de sair gastando, pois esse dinheiro pode ser usado para a quitação das dívidas até para o início da independência financeira.
Para isso, o primeiro passo é fazer um diagnóstico financeiro e descobrir qual é a sua situação financeira: Endividado, Equilibrado ou Investidor. Para cada uma delas, medidas diferentes devem ser tomadas.
Se o resultado da análise mostrou que você está entre os endividados, é preciso mudar de estratégia em relação ao dinheiro. Você deve anotar diariamente todos os gastos, classificando-os por tipo de despesa, como moradia, transporte e alimentação por 30 e, no máximo, 90 dias. Depois desse período, reúna-se com a sua família e elabore um plano de ação para o 13º salário, a fim de se livrar das dívidas.
Caso você esteja entre os que estão equilibrado, a sua situação precisa de cautela. Classifico como uma espécie de zona de conforte, porque ao mesmo tempo em que você não tem dívidas, também não tem investimentos. Você deve fazer um diagnóstico financeiro para descobrir o motivo da dificuldade em poupar. Possivelmente, falte foco na definição dos seus sonhos, quanto eles custam e  quanto tempo tem para realizá-los. Esse valor extra vem como uma oportunidade para iniciar seu plano de poupança e assim conquistar seus sonhos.
Por fim, se o seu perfil estiver entre os que são investidores, você está de parabéns, pois é dessa forma que você caminha para a independência financeira. Lembre-se de estabelecer os objetivos para o dinheiro poupado. Caso não tenha isso claro, você pode gastá-lo com outros produtos e serviços que não são, necessariamente, um sonho. Os investidores precisam entender qual tipo de investimento vai aplicar.
Para os sonhos de curto prazo, aqueles de até um ano, é recomendado aplicar em caderneta de poupança; sonhos de médio prazo, acima de dez anos, em títulos do governo, CDB, fundo de investimentos; para os de longo prazo, ou seja, acima de dez anos, recomenda-se investir em previdência privada, títulos do governo e até mesmo em ações.
maisab

Brabão enfrenta a Polícia

Ex-prefeito de Toritama é condenado a 15 anos de prisão



O ex-prefeito do município de Toritama, Agreste de Pernambuco, José Marcelo Marques de Andrade e Silva, foi condenado a 15 anos de prisão por desvio de verbas que seriam destinadas à saúde. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), "durante a gestão de João Marcelo, nos anos de 2005 e 2006, foi montado esquema que desviava recursos federais oriundos do Ministério da Saúde".

Além do ex-prefeito, foram condenadas mais quatro pessoas pelos crimes de desvio de verbas públicas, formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informação. as investigações concluíram que o valor desviado foi de aproximadamente R$ 2,38 milhões.

Dois funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco, a secretária de Administração da cidade e sua filha também estavam envolvidas nos desvios. Os funcionários inseriam dados inflados no sistema de informação da SES, permitindo que o então prefeito de Toritama emitisse cheques com valores maiores do que o necessário. Os valores eram sacados diretos do caixa e depositados em contas dos envolvidos no esquema.

O MPF confirma que a secretária de Administração foi punida com 11 anos de reclusão, enquanto sua filha deverá cumprir pena restritiva de direitos. Os dois funcionários da SES foram condenados a 15 anos e nove meses e 27 anos de reclusão, respectivamente.

Adolescente engole apito e quando tosse emite um som diferente

Um mês já passou e o adolescente ainda convive com o apito no corpo. O objeto é tão pequeno que nem aparece na radiografia. Na avaliação dos médicos, o apito deve estar escondido em alguma parte das vias respiratórias.

O estudante Carlos Alves, de 15 anos brincava com uma tartaruga de borracha quando resolveu botar na boca um apito que fica dentro do brinquedo. “Fui brincar lá fora, de repente puxei forte pra dentro, aí inspirei e entrou no local respiratório. Quando eu tusso muito dói, quando eu respiro sinto muita gastura e dói quando eu respiro fundo”, conta Carlos Alves, estudante.

Carlos foi transferido de Itabuna, no sul da Bahia, para um hospital em Salvador. O menino foi examinado e vai passar por outros exames de raio x. Ainda nesta quinta-feira ele deverá ser submetido a um procedimento médico para a retirada do apito.

“O paciente deve ser operado para retirar esse corpo estranho através de broncoscopia, um procedimento que não é necessário abertura do tórax”, explica o médico.

Dona Zélia confia no sucesso da cirurgia. Quer ver o filho voltando pra casa sem o incômodo objeto que não para de apitar.

Assalto em Gravatá do Ibiapina deixa um grave ferido

Ontem o marchante Pitão muito conhecido e querido pelos cidadão de Taquaritinga, foi baleado na entrada do Distrito de Gravatá do Ibiapina , segundo populares Pitão pegou um moto - taxi chamado Biu e se dirigiu a comunidade de Gravatá para entregar um dinheiro, e quando a moto entrou na primeira curva logo vieram os disparos e os dois cairam , o mototaxista foi baleado no braço e Pitão foi baleado no ombro e nas costas e foi transferido para o HR onde segundo informação de amigos ele esta no Centro de Terapia Intensivo., Desde já desejamos uma boa recuperação ao amigo Pitão !

Assim que tivermos mais informações divulgaremos .

Nos proximos dias 26 e 29 todos poderão denunciar e elogiar atos violentos ou discriminatórios realizados por bombeiros, policiais civis, militar ou científico de todo estado.

Taquaritinga receberá a Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social



Próximos dias 26 e 29 de novembro a cidade de Taquaritinga do Norte receberá a visita do ônibus da Ouvidoria Itinerante da Secretaria de Defesa Social do Estado. O mesmo ficará na Praça Padre Otto Sailler sendo mais uma ação ligada ao Pacto Pela Vida em Defesa dos direitos Humanos.
Por meio da ouvidoria todos poderão denunciar e elogiar atos violentos ou discriminatórios realizados por bombeiros, policiais civis, militar ou científico de todo estado. O objetivo da visita é detectar as falhas procedimentais e de abordagem, tais como a excessiva ou arbitraria dos órgãos policiais, a reclamação ou elogio em razão do desempenho funcional dos diversos órgãos ligados a Secretaria de Defesa Social.
Todas as demandas recebidas serão avalizadas e devidamente encaminhadas aos órgãos competentes para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis de solução.
É muito importante a participação maciça da população, pois ajudará a melhorar os serviços de segurança do nosso estado melhorando assim a vida de todos e valorizando os profissionais da área.
Na ocasião também serão fornecidos informações muito importantes sobre os direitos dos cidadãos diante de abordagens policiais.
Lembrando que o funcionamento da Ouvidoria itinerante será das 8h às 12h e das 14h às 18h na Praça Padre Otto Sailler.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Henrique Meirelles responsabiliza Silvio Santos por rombo de 2,5 bilhões de reais nas contas do Panamericano



Na VEJA
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, responsabilizou o apresentador e empresário Silvio Santos, controlador do banco Panamericano, pelo rombo de 2,5 bilhões de reais detectado nas contas da instituição financeira. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Meirelles disse que Silvio deveria ter descoberto a fraude que se passava no banco.
“O responsável número 1 é o acionista majoritário. Em seguida, os órgãos de controle da instituição: os conselhos, a auditoria interna, controles internos etc. Além do controle externo, do ponto de vista do mercado/ investidores, que é feito pela auditoria externa. Essa é a linha de responsabilização direta pela integralidade dos resultados contábeis da instituição. O trabalho de supervisão do BC faz uma série de avaliações que não substituem os controles internos e a auditoria externa”, afirmou Meirelles.
A fraude foi percebida durante a análise das operações de crédito vendidas pela financeira do Grupo Silvio Santos aos grandes bancos de varejo. Na análise feita pelo BC, foi constatado que essas instituições haviam adquirido operações do Panamericano em número menor que o declarado pela financeira do empresário Silvio Santos. É como se o comprador declarasse a aquisição de 10 carteiras, mas o vendedor registrava a venda de 50 operações. Ao reconhecer a falha, Silvio Santos tomou a frente das negociações para recuperar a saúde financeira da instituição financeira.
Na semana passada, o apresentador fechou um acordo com o BC para ter acesso a um empréstimo de 2,5 bilhões de reais para “salvar” o Panamericano. Em troca, o Grupo Silvio Santos ofereceu como garantia os bens do patrimônio empresarial – que incluem o STB e o Baú da Felicidade. A fraude sofrida pelo banco foi detectada há pouco mais de cinco semanas por técnicos do BC. Meirelles também rebateu as críticas a respeito da demora da autoridade monetária para detectar as inconsistências contábeis:
“O BC agiu a tempo de não causar prejuízo ao poder público, aos depositantes, ao sistema financeiro e à economia. O único prejudicado foi o acionista controlador, que assumiu o prejuízo de acordo com a lei - corretamente - e era, em última análise, o responsável”, disse o presidente do BC ao jornal.
TODO MUNDO CORRENDO DO DEM ATÉ KASSAB


Dirigentes do DEM já admitem que será difícil impedir que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixe o partido rumo ao PMDB, a partir do próximo ano. O prefeito conversou sobre o assunto no último feriado em São Paulo com o vice-presidente eleito e presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP).
Kassab quer um partido com maior densidade do que o DEM para ter força para influir diretamente na sua sucessão na prefeitura no próximo ano e também para poder concorrer com chances ao governo de São Paulo em 2014. Por isso defendeu, sem sucesso, a fusão do DEM com o PMDB. Já os peemedebistas querem revitalizar sua presença em São Paulo com a possível filiação de Kassab.
Isso garantiria ao PMDB poder imediato, com o controle da maior capital do País, e recuperação de terreno político local, depois do fracasso nas urnas paulistas, quando elegeram apenas um deputado federal no Estado.(As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.)
TIRIRICA NÃO TEM SOSEGO
O Ministério Público Eleitoral de São Paulo informou que entrou na terça-feira (16/11) com dois Mandados de Segurança no Tribunal Regional Eleitoral paulista relativos à ação penal contra Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito deputado federal mais votado do Brasil com 1,3 milhão de votos. Em um deles, o MPE questiona a audiência ocorrida na última quinta-feira (11/11), na qual Tiririca teve de escrever um trecho do livro "Tribunal Regional Eleitoral, uma retrospectiva", além de ler e interpretar duas notícias publicadas num jornal.
Além disso, o MPE pede que, em uma nova audiência, o comediante elabore uma pequena redação para complementação do exame, parâmetro adotado pelo Ministério da Educação para aferição de alfabetização de jovens e adultos.
TIRIRICA COM INOCÊNCIO OLIVEIRA

Há cinco eleições consecutivas eleito para cargos na mesa da Câmara, o deputado Inocêncio Oliveira já recebeu o aval do PR, o seu partido, para disputar a sexta eleição. Desta feita, recorreu a uma lista de apoios no seu partido e não dispensou sequer a assinatura de Tiririca, o mais votado de São Paulo.



VIDEOS ENGRAÇADOS


A BIXA MUDA

Motorista é agredido com barra de ferro em Curitiba


Um motorista foi agredido com uma barra de ferro, nesta quarta-feira (17), em uma avenida no Centro de Curitiba.
A vítima foi levada para o hospital. O agressor foi preso.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...