sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Tradicional Festa da Comunidade do Jerimum

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, chapéu e texto

Festa de Santo Amaro em Taquaritinga é encerrada com show católico de Cassiano e o cantor Peruano


Desde a última segunda-feira (06) a cidade de Taquaritinga do Norte vivenciou a festa de Santo Amaro, que contou com shows todos os dias na praça central da cidade.

Foram atrações culturais para todos os gostos e reuniu artistas, bandas locais e regionais que trouxeram o melhor da música para população e turistas que compareceram para assistir aos shows. Atrações como Orquestra Nostalgia, Le Chapas, Forró do Bardhigão, Nível 5, Neto Sales e Ave de Prata animaram o palco coreto. Já no palco mercado a animação ficou por conta de Leandro Pinga Fogo, Netinho e Forro dos Inocentes, Socorro e Mazé e Forró do Bardhigão.

Já no sábado (11), a animação do palco principal ficou por canta Jerry Vaqueiro e Lukas Bass, que fizeram dois shows que entrou pra história da Capital do Café. No dia 12 Matheus Felipe & Forró Ousado animaram o público. No dia 13 Jonas Rodrigues e Marry fizeram a festa. E nos dias 14 e 15 de janeiro, a praça central de Taquaritinga do Norte ficou lotada para acompanhar os shows de Filipe Santos e Valkíria Santos dia 14, e no encerramento da festa dia 15, a animação ficou por conta do cantor católico Cassiano e Peruano que encerrou com chave de ouro a festa de Santo Amaro 2020.

O prefeito Lero agradeceu aos que compareceram as comemorações dedicadas ao padroeiro, e citou a parceria entre a Prefeitura, os deputados Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo, e Jorge Dias que sempre tem feito grandes parcerias em benefício da população da Capital do Café. “Sempre vamos ter o cuidado em trazer atrações que agrade ao público tanto de Taquaritinga do Norte como os que vem nos visitar durante os eventos, não tenho dúvidas que foi superada todas as expectativas, tanto é que as atrações do palco principal sempre contou com grande público que lotaram a praça central com os shows de alto nível. Quero agradecer mais uma vez aos nossos grandes parceiros, Jorge Dias, Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo que sempre tem nos ajudado a levar grandes shows para população de Taquaritinga do Norte”, disse o prefeito.







Bandido é baleado e outro é preso durante perseguição em Caruaru

Resultado de imagem para prisão


Um bandido foi baleado e outro foi preso na noite da quinta-feira (16) no bairro Centenário, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o bandidos vinham de Bezerros com um carro roubado e não obedeceram a ordem de parada dos policiais. Por causa disso, teve início uma perseguição com troca de tiros.
Durante a fuga, os assaltantes passaram na contramão pela rua Antônio Menino, no Centenário, e seguiram pela rua Bahia, no bairro Divinópolis. O carro que eles estavam bateu em alguns veículos e assustou os moradores.
A perseguição terminou quando os assaltantes perderam o controle do carro e atingiram o muro e o portão de uma casa, na rua Vicente Monteiro, também no bairro Centenário.
Durante a ação um dos suspeitos ficou ferido e foi levado pela polícia para o Hospital Regional do Agreste (HRA). O outro homem que estava no carro foi preso pela PM.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Taquaritinga do Norte : A lenda do santo Fujão – Santo Amaro

A lenda do santo Fujão – Santo Amaro

Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.

Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao Santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é a Matriz de santo Amaro, no centro da cidade.

O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na capela do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez, nas Queimadas.

O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido para a nova capela mais uma vez, e esta passou a ser vigiada por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.

Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, hoje a Matriz, e a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.






15 de Janeiro dia do Glorioso Santo Amaro


segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Neste domingo (12), o município de Taquaritinga do Norte celebrou a sétima noite da festa de Santo Amaro.

Na ocasião, o prefeito Lero acompanhou a missa ao lado da primeira dama Graça Mestre e de sua mãe Osélia Mestre além de secretários e vereadores.
Aproveitando o momento de celebração e confraternização entre os membros da comunidade religiosa, o prefeito destacou a organização da festa. “Só temos a agradecer primeiramente a Deus e a Santo Amaro e a toda comunidade católica de Taquaritinga do Norte pela grandiosa festa. Hoje a prefeitura foi a noiteira e vamos sempre cultivar essa parceria da prefeitura com a igreja para realização de grandes eventos religiosos como a tradicional festa de Santo Amaro ”, disse Lero.
Após a missa, o cantor Matheus Felipe se apresentou no palco principal animando o público que lotou a praça central de Taquaritinga.


A imagem pode conter: 19 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e área interna

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, multidão



Jerry Vaqueiro e Luka Bass fizeram a festa no sexto dia da festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte

O cantor Jerry Vaqueiro abriu os shows da sexta noite da Festa de Santo Amaro  no palco principal que aconteceu no sábado 11/01. Com um repertório que animou o público que lotou a Praça Central de Taquaritinga do Norte, Jerry colocou o público pra dançar e cantar seus sucessos.

A segunda atração a subir ao palco foi Luka Bass, ex-produtor musical de Gabriel Diniz, que fez sua primeira apresentação em Taquaritinga do Norte relembrando e fazendo homenagens a GD, e releituras de músicas atuais de forró.

A Praça central da Capital do Café ficou lotada, movimentando a economia local. Turistas das cidades vizinhas vieram prestigiar a festa que não teve nenhuma confusão, mostrando toda estrutura de segurança feita pela Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil. 

A festa realizada pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte em parceria com o Posto JD e a academia GoodLife, está sendo uma das melhores já realizadas na história do município. "Quero primeiro agradecer ao povo de Taquaritinga do Norte pela excelente festa religiosa que estão realizando junto com o Padre Pedro e toda Paróquia de Santo Amaro, mas também agradecer ao envolvidos na festa de rua realizada pela prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Turismo em parceria com o amigo Jorge Dias e os deputados Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo. Essa sem dúvida foi e está sendo uma das melhores festas de Santo Amaro já realizada, tem atrações de todos os gostos musicais para divertir as famílias de Taquaritinga do Norte e os turistas que vem visitar a Capital do Café", disse o prefeito.

Hoje (12/01), a festa continua com a show de Matheus Felipe & Forró Ousado no palco principal. A Festa de Santo Amaro segue até o próximo dia 15 de Janeiro. 

Taquaritinga do Norte : Secretaria de Educação Cultura e Esporte divulga o Calendário Escolar 2020



Em Taquaritinga do Norte às aulas da Rede Municipal de Ensino terão início no dia 4 de fevereiro , são nove unidades escolares que irão receber mais de 4 mil alunos. 
O calendário define, além da data de início das aulas, a apresentação de professores, o período de recesso, feriados, proposta de reuniões de pais, término dos bimestres e término do ano letivo, contemplando os 200 dias letivos e 800 horas de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDBEN/2006, permitindo também que cada unidade escolar acrescente às atividades correspondentes às suas ações individuais.
Para o início das aulas, os gestores estão preparando as unidades escolares para recepcionarem seus estudantes e comunidade, organizando o quadro de profissionais, material didático pedagógico para atendimento aos estudantes, merenda de acordo com cardápio expedido pela equipe de nutricionistas e os espaços devidamente preparados para atendimento da clientela estudantil. Taquararitinga do Norte tem se destacado como a Melhor Educação do Pólo de Confecções , com as melhores notas nas avaliações externas como SAEPE , IDEB e IDEPE.



Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...