sábado, 15 de outubro de 2011

PREFEITURA INAUGURA MAIS UMA OBRA HISTÓRICA:

Neste sábado dia do professor a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte entregou a população mais uma obra que entrou para história do Município, o calçamento do CAIC, obra esperada á anos pela população e que hoje é realidade, além do calçamento que passa por duas ruas a Prefeitura também construiu a praça do estudante que contou com uma justa homenagem a Professora Carminha Arruda que foi uma das professoras mais importantes do Município de Taquaritinga do Norte, A prefeitura construiu uma estátua em tamanho real da professora que formou vários professores que até hoje seguem seu exemplo, a família Arruda esteve representada por várias gerações que se emocionaram com as homenagens feita a saudosa professora, quem também marcou presença foi o Sr Manoel de Gundi que presigiou a inauguração ao lado do prefeito Evilásio, a Banda Marcial Carminha Arruda da Escola José Bezerra de Andrade e o Coral da Escola Francisca Moura fizeram apresentações que homenagearam a saudosa Carminha Arruda.









JOEL VENCE ENQUETE !


JOEL GANHA DISPARADO NA ENQUETE QUE PERGUNTAVA: 

Dos NOVOS nomes que estão surgindo para pré candidaturas a vereador, em qual desses vc votaria ?

CONFIRA OS MAIS VOTADOS :   

1° JOEL - 96 VOTOS - 38%

2º MACIEL - 44 VOTOS- 17%

3° FÁBIO JR - 28 VOTOS - 11%

4°SAULO DA CULTURA - 16 VOTOS - 6%

5° CINTHIA - 15 VOTOS - 6 %

6° JEFERSOM FERREIRA - 12 VOTOS - 4%



                                   

Vice Prefeito Lero prestigia almoço em comemoração ao dia do professor






















  O Vice Prefeito Ivanildo Mestre (Lero) participou do almoço em comemoração ao Dia do Professor nesta sexta-feira, 14 de outubro no colégio Gilzenete Guerra. Cerca de cinqüenta profissionais participaram do evento, entre professores, estagiários, equipe administrativa, além do grupo de suporte da Secretaria municipal de Educação.

O Vice Prefeito estava acompanhado do Diretor Distrital Gilson Carlos. O dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, porém a equipe da secretaria municipal de Educação antecipou a realização do almoço de confraternização, pois, nesta data acontecerá a inauguração da pavimentação que dar acesso ao CAIC.

O vice prefeito Lero se pronunciou agradecendo a dedicação e a competência da classe dos professores no nosso município, o que reflete na educação e na formação de caráter dos alunos em todas as escolas da rede pública. “Sinto muito orgulho da capacidade dos nossos professores, que além de ensinar, simbolicamente adotam as crianças, fazendo o papel de mãe para eles. A presença do professor na vida de cada aluno é muito significativa. Além do aprendizado eles dedicam carinho e afeto à nossas crianças”, finalizou ele.

Por Alberes Xavier

Lero assume Prefeitura de Taquaritinga do Norte



A partir desta segunda-feira (12/10) os destinos de Taquaritinga do Norte estarão sob o comando do empresário Ivanildo Mestre Bezerra, mais conhecido como Lero, o Vice–prefeito que pela terceira vez assume o comando do executivo substituindo o Prefeito Evilásio Araújo até o final do mês de outubro.
A transmissão do cargo ocorreu na sede da Prefeitura na última sexta (14/10) e contou com a participação de secretários, funcionários e também da Rádio Filadélfia FM, de Pão de Açúcar, que transmitiu ao vivo a posse do Vice-Prefeito.
A condução de Lero mais uma vez a chefia do executivo evidencia o excelente relacionamento e a sintonia existente entre o Prefeito e o Vice na Dália da Serra e também é um justo reconhecimento ao povo da futura cidade de Pão de Açúcar, Distrito representado pelo Vice-Prefeito. “Eu e Evilásio temos uma grande sintonia, e graças a isso estamos conseguindo colocar Taquaritinga do Norte no caminho do desenvolvimento”, declarou Lero, o Prefeito em exercício.

Elisberto Costa (ASSIMP/PMTN)

Professores comemorem o dia é de vocês



O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
Nossa família, nosso berço.
Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis, a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece, sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas para enfrentar o mundo.
E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade, somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a dignidade suficientes para complementar e enriquecer a tarefa árdua de educar: o professor.

Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?

Este professor tem que se misturar à educação fornecida pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem uma história de gerações passadas, com características individuais e diversas.
Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se tornam diminutos diante da vocação.
Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes, que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo, urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes sejam repensadas.

Muito mais isto é válido para um professor.

O professor, se não estiver encharcado da vontade de ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito de seus alunos, de seus pares, muito menos de toda a sociedade.
Não se é professor por acaso!

Quando meio que corajosamente, este cronista lançou seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus alunos ter lançado dois livros.

Aí está a grande obra de um professor.
Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão, fazendo dele parte de sua própria existência.
Isto é para poucos e bons!
Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
A lágrima é gratuita.

Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.
Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma na alegria deles também, porque vocês, professores, nos amam de verdade.
Aos professores que já exercem esta profissão há um médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes tomadas até agora.
Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.

Triste é a nação que não privilegia o ensino.
O grande exemplo são os E.U.A.
A página negra do destrato com os professores está sendo virada.
Então, você, professor que já lecionou por alguns anos, tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.

A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
É líquido e certo que as reivindicações, os protestos, as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização da educação e do educador.
Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores, é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.

Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire sempre foram os seus guias.
Mas talvez a maior homenagem que um professor possa receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.
Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa, grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
É o maior elogio que se faz a alguém.


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. 
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


lixo hospitalar era transformado em “forro para bolso de calça jeans, bermudas


                                                     
                                                     
                                                    
                                                     
                                                     
Uma equipe da Polícia Federal esteve em Santa Cruz do Capibaribe na tarde desta sexta-feira (14), os policiais vieram conferir os endereços que estavam registrado junto Receita Federal para a entregar dos contêineres que vieram dos estados unidos com lixo hospitalar endereçados a Santa Cruz. Além da PF também estiveram na ocorrência uma equipe da ANVISA e outra do IBAMA que constataram que o galpão localizado na PE-160 estava lotado de lixo hospitalar, toneladas de tecidos foram encontradas na interior do estabelecimento que tem como nome “Império do Forro de Bolso” que pertence ao comerciante identificado apenas como Altair que não foi localizado, o proprietário da mercadoria poderá pegar de um a quatro anos de prisão ou pagar multar de até 4 Milhões de Reais.
Segundo o agente do IBAMA Gustavo Moreira, ficou tudo esclarecido depois a polícia chegou até o endereço desse comerciante, “agora não resta dúvidas a quem pertencia este material pois, os lençóis encontrados aqui nesse galpão tem a mesma origem do material apreendido no Recife, e a partir de agora nós vamos entrar em contato com o ITAMARATI para mandar de volta todo material ou incinerar tudo” declarou Gustavo.

O lixo hospitalar era transformado em “forro para bolso de calça jeans, bermudas”, e lençóis para adultos e crianças e eram vendidos para toda região, e a mercadoria confeccionada com esse material é vendida para todo País e até para o exterior. Os agentes da ANIVISA afirmaram que o risco de contaminação é muito grande que o perigo de contaminação acontecia desde a saída desse ,material do Estados Unidos até o Brasil inclusive nos países por onde os contêineres passavam.

O comerciante que apareceu para prestar esclarecimentos deverá ser intimado e poderá pagar uma multa de até 4 Milhões de Reais, “O proprietário do material será devidamente notificado e poderá pegar de um a quatro anos de reclusão, ou pagar uma multa de até 4 Milhões de Reis” concluiu o agente.

pATRULHA DO AGRESTE

Olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:




Por : Claudio André !

Olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:
" Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário. 
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado "

Cid Gomes - Governador(_) do Ceará


SE VOCÊ ACHA QUE  ESSE GOVERNADOR DEVE ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.

CAMPANHA  

"Cid, doe seu SALÁRIO e governe por AMOR !"



Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:
DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, DOEM SEUS SALÁRIOS E TRABALHEM POR AMOR!

AS CAMPANHAS SOBRE CONDUÇÃO COM O ALCÓOL E DROGAS DEVIAM SER ASSIM...





POR CLAUDIO ANDRÉ !

Esta é Jacqueline com o seu pai, 1998.




Esta é ela de férias na Venezuela.

Numa de festa de aniversario quando ela era pequena.




Numa festa com os seus amigos.




Este era o carro em que Jacqueline ia. O outro carro conduzido por um jovem estudante de 17 anos chocou contra o carro dela quando voltava para casa. Aquele jovem estudante tinha tomado umas quantas cervejas. Isto aconteceu em Dezembro de 1999.






Depois do acidente, Jacqueline precisou mais de 40 operações.




Jacqueline foi tirada do seu carro quando ainda estava em chamas e o seu corpo esteve a arder durante 45 segundos.





Com o seu pai, 2000.


Durante o tratamento. 


Três meses após o acidente. 


Ao ficar sem a pálpebra esquerda, Jacqueline precisou de uma gotas para não perder a visão. 


 Reggie Stephey
O jovem responsavel que provocou o acidente.
Agora com 20, não conseguiu perdoar-se a si mesmo por ter conduzido bebado naquela noite há três anos.
Está consciente de que arruinou a vida de Jacqueline Saburidos.


Antes:

Depois


Nem todos os acidentes de carro causam vítimas mortais . Esta foto foi tirada 4 anos depois do acidente e os médicos ainda estão a tratar de Jacqueline, que apresentava graves queimaduras em 60% do seu corpo. 

Isto é real, enviem o link para seus amigos...

CONSCIENTIZEM-SE. Nenhuma vida vale a diversão de uma noite!!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Empresário Sandro de Afonso no PSB

O empresário Sandro de Afonso se filiou no PSB de Taquaritinga do Norte no último dia 5 de outubro , e agora faz parte do partido do seu grande amigo Evilásio que chama Sandro de Lazinho !


                                

                      

                                       

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Acidente em Pão de Açúcar deixa policial morto















No inicio da manhã de hoje, quarta feira, dia 12 de outubro, um Soldado da Polícia Militar acabou morrendo em um acidente acontecido na PE-160 próximo a Operação Paz nas Estradas (OPE) em Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte no Agreste do Estado.


Alexandre Sobral Jorge Araújo, de 42 anos de idade, residente na Capital Pernambucana (Recife), conduzia uma Saveiro de cor branca e placas KKN-1729 sentido Pão de Açúcar/Santa Cruz do Capibaribe e acabou colidindo em uma Caminhonete SD-10 de cor preta que vinha em sentido contrario e era conduzida por Marcos Vinícius Pascoal, que segundo populares, estava com sintomas de embriagues.



Ainda na Caminhonete vinha Alcione Marliete de Lima e Maria Zilma de Lima Silva, que juntamente com o motorista da SD-10 ficaram feridas e foram socorridos por equipes do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Municipal Raymundo Francelino Aragão na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, onde foram medicadas e transferidas para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru.
Soldado Araújo como era mais conhecido, morreu no local e teve o corpo preso em as ferragens. O Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar estiveram no local.



O isolamento da área foi feito até a chegada do IC que realizou o levantamento cadavérico e o corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Araújo já destacou na 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (3ª CIPM) e trabalhou no Moda Center Santa Cruz.


 www.agrestenoticia.com

Palhaço será candidato a Prefeito !



                                                                                                                    
A cadeira mais cobiçada do Executivo municipal de Petrolina, ganha mais um postulante para as eleições do próximo ano. Inspirado na meteórica carreira política de Francisco Everardo Oliveira - mais conhecido como Tiririca, deputado federal mais votado em 2010, com mais de um milhão e 300 mil votos – o motorista Adeildo Manoel de Souza, popularmente conhecido como palhaço Leleu, pretende disputar a prefeitura do maior colégio eleitoral do sertão de Pernambuco.
Filiado ao Partido Republicano Progressista (PRP), Leleu afirma estar preparado para o desafio e já ensaia o discurso de candidato. "A gente que anda nas comunidades vê a insatisfação das pessoas com o governo que aí está. Muitas questões precisam ser discutidas e resolvidas, a exemplo dos problemas da Compesa aqui no município, política de investimento em cima da juventude, dentre outros aspectos", enfatiza Leleu.
Para o postulante ao cargo de prefeito, experiências cotidianas junto à comunidade através de atividades profissionais bem como a liderança comunitária de bairro dão respaldo para disputar a campanha. "Já fui cargo de confiança na prefeitura, tenho nome na comunidade, 17 anos como artista circense, disputei a eleição de 2004 para vereador e conheço a cidade, por isso mesmo pretendo disputar a eleição", disse.
O postulante do PRP diz que tem acompanhado os trabalhos do 'companheiro' Tiririca na Câmara Federal e não tem se decepcionado. “Ele é um dos mais atuantes e tem se esforçado. Inclusive, em visita recente a Brasília, o presidente do diretório municipal do PRP, Ricardo Banana, conseguiu o apoio de Tiririca para a nossa eleição. Ele garantiu que vai fazer caminhada com Leleu, vai gravar guia eleitoral, enfim, mais uma força para somar na caminhada”, explica Leleu.

Crianças comemorem o dia é de vocês!




   Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura  chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege. Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso. Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor. Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir". Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada. Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lodrões de Pamonha são presos


                                       


                                
Uma operação foi realizada na noite de ontem, domingo, dia 09 de outubro, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe. A ação aconteceu na Rua Dom Pedro I no bairro Dona Dom.
Segundo informações, os elementos estavam realizando vários assaltos em uma Siena de cor prata. Após receber denúncia de uma das vítimas, que acabou ficando com o celular do assaltante que sem perceber deixou cair na fuga, facilitou o trabalho da Polícia que uma hora depois chegou até os acusados.
Ainda de acordo com as informações, a esposa do acusado dono do aparelho celular, sem saber do acontecido, ligou para falar com seu marido. O Cabo Junior da ROCAM se passou por um frentista de um posto, alegando ter encontrado o celular na rua. Foi marcado um encontro para a entrega do aparelho próximo a Delegacia de Polícia de Santa Cruz, onde a mulher do acusado foi interceptada e informou o paradeiro de seu companheiro.
O trio de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) seguiu para o local e conseguiu prender Calos Eduardo Vieira da Silva, de 23 anos de idade, residente na Rua Beatriz Filomena Nunes, no bairro Dona Lica. Além deles ainda foram pegos; Wendill Jhonis dos Santos Silva, de 19 anos, residente na Rua Airton Sena, no loteamento Dona Lica II; João Marcos da Silva, de 18 anos de idade, residente na Rua Vereador Armando Aleixo de Barros, no loteamento Dona Dom.
Na oportunidade os policiais conseguiram recuperar vários objetos roubados, como por exemplo; nove aparelhos celulares, uma câmera fotográfica digital, um secador de cabelos, um relógio e um óculos. Também foram apreendidos; um revólver cal 38 com seis munições, sendo uma delas deflagradas; uma boa quantidade de maconha; um Siena de cor prata e placas PEX-5854; além de uma moto Honda FAN-125 de cor preta e placa KIQ-4763.
Os envolvidos foram apresentados na Delegacia de Polícia da Capital da Moda onde foram ouvidos e autuados em fragrante delito. Em seguida todos eles foram recolhidos na Penitenciaria Juiz Plácido de Souza em Caruaru.

LEMBRAM DA JORGINA? Então pasmem

Enviada por : Claúdio André



                                        

Pois ela tá aí de volta, e com cargo no governo do Rio.
Esta é a prova mais evidente de que o crime compensa.
Obs: A CEDAE - Cia de Águas e Esgoto, pertence ao Governo do PMDB do
Estado do Rio de Janeiro!

A notícia:
Fraudadora condenada sai da cadeia durante o dia e é nomeada assessora de órgão público do governo do Estado do Rio!

Pasmem! Jorgina de Freitas a maior FRAUDADORA do INSS já identificada, foi nomeada ASSESSORA do Presidente da CEDAE, Wagner Victer.

Essa "senhora" é a maior fraudadora da Previdência Social que o Brasil já conheceu. 
Trata-se da ex-procuradora do INSS, Jorgina de Freitas, que em 1992, foi condenada junto com o juiz Nestor José Nascimento e o advogado Ilson Escóssia por fraudes que desviaram R$ 310 milhões do INSS. 
Posteriormente, Jorgina foi condenada a devolver aos cofres públicos R$ 200 milhões (sobre os R$110 milhões faltantes, não se falou mais...). 
Ela fugiu do Brasil e foi presa na Costa Rica em 1997. 
                                        
Agora, embora continue cumprindo a pena, Jorgina de Freitas passou ao regime semi-aberto, porque conseguiu um emprego. Adivinhem onde? 
Foi contratada pela CEDAE como assessora do presidente da empresa, Wagner Victer. 
Acreditem se quiserem!
Com certeza ela esta recebendo uma recompensa por não ter entregado toda a quadrilha. Só pode ser.
É obrigatória uma justificatica do Sr. Wagner Victer e do Governador.
BRASIL, UM PAÍS DE TOLOS.... E DE PULHAS TAMBÉM!!!

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...