sábado, 5 de março de 2011

Popularidade de Dilma é maior que de Lula

Dilma tem aprovação superior à de Lula em início de mandato

Após 45 dias no Planalto, a presidente Dilma Rousseff tem aprovação superior às obtidas por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, no começo de seus dois mandatos presidenciais. É o que revela a primeira pesquisa sobre a popularidade de Dilma, feita pelo Instituto Análise, do sociólogo Carlos Alberto de Almeida.

O levantamento ouviu mil pessoas e versa também sobre o efeito das pesquisas de opinião sobre a vontade do eleitorado. Para 50% dos brasileiros, o governo Dilma é “bom” ou “ótimo”. Neste mês de março, devem começar a surgir pesquisas de opinião dos grandes institutos.

O Instituto Análise aponta, para Dilma, um índice melhor do que o Datafolha registrou sobre o governo Lula em fevereiro de 2003 e 2007, quando o ex-presidente iniciava, respectivamente, o primeiro e o segundo mandatos. Em 2003, Lula detinha 43% de aprovação pessoal. Quatro anos depois, após uma eleição difícil por conta do remanescente escândalo do mensalão, paradoxalmente Lula teve aprovação maior – de 48%.

“A comparação é útil para se ter uma base para avaliar o patamar de aprovação da presidenta neste momento, após os primeiros movimentos de seu governo. Essa comparação deixa ver situação mais confortável de Dilma”, analisa Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania.

A série histórica do Datafolha revela que a guerra midiática contra Lula começou já em fevereiro de 2004, com o escândalo Waldomiro Diniz, o que fez com que a aprovação do ex-presidente caísse dos 43% do início de seu governo para 38%. Os índices iguais ou inferiores a 50% persistiram por todo o primeiro mandato.

A partir de 2007, apesar de a artilharia midiática contra Lula ter aumentado, os resultados na economia certamente respondem por boa parte de sua popularidade. O Brasil, em 2002, era a 14ª economia do mundo; hoje, os jornais informam que já é a 7ª. Contudo, tais resultados não explicam totalmente a disparada da aprovação pessoal de Lula.



Leia mais em: Ф Еskеrдоpата
Under Creative Commons License: Attribution

Galo da madrugada !




Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
http://www2.uol.com.br/JC/galo_AC_G.jpg
Galo, este ano, fez giros sobre a ponte
O Galo da Madrugada voltou a arrastar uma multidão pelas ruas do Recife, durante este sábado de Zé Pereira (5). Nem mesmo o calor, escondido no mormaço de um céu nublado, foi capaz de desanimar a massa humana, que pulava e pedia frevo a todo instante. Este foi o primeiro ano que o Galo da Madrugada - que entrou no Livro dos Recordes como o Maior Bloco de Rua do Mundo - teve seu percurso alterado. Em vez da apertada Rua da Concórdia, o desfile aconteceu pela Avenida Dantas Barreto. Mais espaçoso, o novo trajeto acabou beneficiando o folião que gosta de brincar com mais conforto. Pode frevar, folião. O Galo já deu sua bênção.

Um incidente considerado leve pelo Corpo de Bombeiros foi registrado já na dispersão, na Rua do Imperador, por volta das 14h. Duas pessoas que estavam no carro de apoio do trio de Gustavo Travassos e Fafá de Belém - o primeiro a desfilar - caíram de uma altura de três metros depois de se chocarem contra fios telefônicos que ficam na via. Eles foram medicados e estão bem. Outro "incidente" foi o fato de, na madrugada deste sábado, a poucas horas do início do desfile, a cantora baiana Daniela Mercury cancelar sua participação no Galo alegando incompatibilidade da agenda com o carnaval de Salvador.

Alimentos de qualidade na marenda escolar de Taquaritinga


Força, trabalho, união e compromisso. É com essas palavras que podemos adjetivar o Governo Municipal da Dália da Serra, que através das Secretarias de Educação e Agricultura, o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho de Alimentação Escolar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Associações e os Agricultores do município incentivou a agricultura familiar para a produção de gêneros alimentícios a serem utilizados na merenda escolar.
Toda mobilização e organização foram feitas através do PENAE (Programa Nacional de Merenda Escola) no que diz a Lei nº 11.947 que determina que as Secretarias de Educação devam adquirir 30% dos produtos da merenda escolar no próprio município. Por isso, o Governo Municipal em uma iniciativa nunca vista, elaborou junto com o Conselho de Alimentação Escolar e Nutricionistas um cardápio totalmente planejado na produção agropecuária do município, onde todos os alimentos possam ser ofertados em grandes quantidades e regularmente para a merenda escolar.
Os alimentos fornecidos são: galinha caipira, carne bovina, banana, coentro e cebolinha. Para a agricultora Rosilda Amara esta aquisição do Poder Executivo junto dos agricultores é histórica. “Nunca vimos uma coisa desta em nosso município. Fico muito orgulhosa em saber que nossos filhos irão comer o que produzimos na merenda, um alimento totalmente saudável e que ainda nos gera lucro”, ressaltou a agricultora.

A Prefeitura faz, a comunidade agradece!


Uma ação conjunta entre a secretaria de agricultura e a secretaria de obras realizou uma limpeza no açude de Serra dos Bois. Era uma reivindicação antiga da comunidade, já que o mesmo foi construido a mais de vinte e cinco anos e nunca recebeu manutenção, só agora, no governo do prefeito Evilásio, o entrave foi resolvido. A prefeitura tem dado  uma atenção especial a comunidade,e incentivado a associação de agricultores a lutar por novas conquistas, o secretário de agricultura  Julio Cezar, tem visitado frequentemente a comunidade junto com o prefeito, isso mostra o compromisso e o respeito pelo povo. No final de dois mil e dez foi construida em parceria com o IPA, uma barragem de pequeno porte  na  propiedade de dona Margarida Aragão, já que a mesma fica distante dos outros reservatórios. O poço artesiano também recebeu manutenção, remoção do reservatório de água para o lugar apropiado,e construido um reservatório bebedouro para os animais. A  secretaria de apoio e articulação, através do secretario José Pereira Coelho,vem dando total assistência no tocante ao abastecimento de água diminuindo os efeitos da seca verde que assola o cariri taquaritinguense, também foram tiradas as coordenadas para a construcão de uma área de lazer em frente a capela de São Pedro, e segundo o próprio prefeito Evilásio, o projeto já está em fase de conclusão. Quando as pessoas certas, estão no lugar certo, as coisas acontecem, disse o presidente da associação de agricultores, Geraldo Francisco Barbosa Filho.   

quinta-feira, 3 de março de 2011

PIB pernambucano supera crescimento de taxa nacional em 2010, com 9,3%


A economia pernambucana superou o ritmo de expansão do país no ano de 2010. Pesquisa divulgada hoje pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) revela que o crescimento do PIB no estado foi de 9,3% no ano passado, em relação a 2009. Neste mesmo período, o PIB nacional cresceu 7,5% - o terceiro maior do mundo, atrás apenas da China e da Índia.

O estudo aponta que o destaque ficou com a indústria, que apresentou incremento de 12,5% nos 12 meses de 2010. Por subsetores, foi a construção civil que apresentou o melhor desempenho, com alta de 26,1% no embate entre 2010 e 2009.

No ramo da agropecuária, as lavouras temporárias (abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, mandioca, entre outras culturas) registraram um crescimento de 9,6% em relação a 2009, segundo o levantamento.

Já o setor de serviços cresceu 8,7% no comparativo anual, com destaque para os ramos de transportes (14,6%), alojamento e alimentação (12,9%), comércio (12,7%) e atividades imobiliárias, aluguéis e intermediação financeira (11,6%).

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

quarta-feira, 2 de março de 2011




Oposição sem rumo



Desconcertadas com as ações e posturas dos governos petistas, tanto em âmbito federal quanto em diversos estados da federação, as oposições brasileiras não sabem como agir.

Tendo como referência histórica a UDN, de Carlos Lacerda e Afonso Arinos, e o PT, pré-governo Lula, ambas ruidosas, intransigentes e não colaborativas, as oposições brasileiras perderam o rumo desde que Lula chegou à presidência da República e, ao invés do confronto anunciado e esperado, iniciou-se um governo de diálogo e negociação.

O confronto do “mensalão” foi o canto do cisne. A oposição ao governo federal fez barulho, provocou a queda dos ministros da Casa Civil e da Fazenda, os dois homens fortes do governo Lula, mas, após ensaiar os passos de uma dança vistosa, revelou-se sem forças para manter seu desempenho até o final do espetáculo. O governo Lula resistiu, conquistou o apoio de segmentos sociais tanto de mais baixas quanto de mais altas rendas e, com 84% de aprovação popular, terminou sua gestão como o mandatário melhor avaliado no Brasil e no mundo e, de quebra, fez sua sucessora.

Nascidos e forjados na prática governista, PSDB, DEM e PPS, partidos que compõem o núcleo central das oposições hoje no país, assistem, atônitos, (quase) todos os demais partidos se transladarem para as hostes governistas. Isto ocorre tanto no âmbito federal quanto nos diferentes estados da federação que adotam práticas “lulistas” ou, melhor dizendo, de negociação.

Como ser oposição a governos que convidam para o diálogo e que oferecem cargos na administração da máquina pública? A postura adotada pela oposição chega, algumas vezes, a ser patética.

No plano federal, por exemplo, PSDB, DEM e PPS ingressaram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIM) no STF contra a lei recém aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff que permite ao governo autorizar o reajuste anual do salário mínimo até 2015 por decreto presidencial. Argumentam, os oposicionistas, que a dispensa da votação anual do percentual de reajuste do salário mínimo a ser concedido constitui agressão e ato de enfraquecimento do poder Legislativo, além de desrespeito à Constituição Federal, que determina que o valor do salário mínimo seja estabelecido por lei votada anualmente.

Independente do entendimento que o STF venha a adotar, o fato político é que a ação impetrada pelos partidos do bloco oposicionista trás à luz a debilidade de seus atos. Derrotada fragorosamente nas votações na Câmara e no Senado, o bloco oposicionista vê-se na necessidade de lançar mão de tecnicidades jurídicas para continuar se fazendo ouvir.

O desencontro das oposições ocorre também no plano estadual. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o bloco governista, restrito durante anos aos partidos da Frente Brasil Popular (PT, PC do B e PSB), incorporou também o PDT e o PTB. De quebra, o governador Tarso Genro chamou para o diálogo todas as agremiações de oposição (PMDB, PP, PSDB e DEM) e as convidou para discutir ações de governo. Com este procedimento, colocou-as diante de um impasse: se aceitam o diálogo e a discussão dos projetos, podem se descaracterizar como oposição, mas, se não aceitam, podem ser taxadas de intransigentes.

As oposições brasileiras precisam se reinventar. Já não basta mais ser contra. Isto valeu enquanto os partidos estavam construindo suas identidades e demarcando suas áreas de disputa eleitoral. O PT e, antes dele, a UDN fizeram isto muito bem. Hoje, no entanto, é preciso também ser a favor. Sem deixar de ser oposição, é preciso sentar nas mesas de negociação e, aceitando o que é razoável, ir além. Propor novas metas e objetivos possíveis. As oposições podem ser colaborativas, desde que sejam também propositivas. Isto, as oposições brasileiras nunca souberam fazer. Se elas quiserem sobreviver, no entanto, será preciso aprender e adotar rapidamente a nova postura. Editorial Sul21,.

Em nível Municipal 

Em nível Municipal as oposições de Taquaritinga , Vertentes e Santa Cruz , estão meio perdeidas e embaraçadas , em Taquaritinga o nome mais forte ainda é Janio Arruda que apesar de alguns de seus correligionários ou ex-correligionarios não quererem o seu nome , ele vem se articulando e sempre seu nome está em evidência , em Vertentes Paulo de Lú surge como grande força da oposição que vem ganhando alguns adeptos e muitas surpresas podem ocorrer em 2012  na oposição em Vertentes, em Santa Cruz do Capibaribe tambem está tudo embolado , vários nomes surgem mais nenhum que seja mais forte do que o Deputado Edson Vieira, Em Santa Cruz na oposição não tem nenhum nome que se equipare a Edson seja pelo seu carisma 
e pelo seu poder de articulação , Junior Gomes quer mais os Boca Pretas querem ??? esta é a pergunta , e esperar para ver quem vai encarar a dificil batalha , em todas essas cidades os nomes de partidos ultrapassados tentam se alinhar com o governo e mudanças impensáveis de partido podem acontecer ........................

O dia é dele Parabens Fábio de Jairo

Hoje é o aniversário do grande amigo Fábio de Jairo , completa hoje 40 anos entrou para o time dos enta, casado com Magda Lucélia  pai da Mariane e do Fábio Henrique , filho de seu Jairo e dona Socorro, Fábio completa hoje mais um ano de vida nós do Dália Net desejamos tudo de bom a ele e toda sua família !



É a experiência que os anos vividos nos concedem.

Aniversariar é uma amostra das oportunidades

que temos de aprender a contar os nossos dias.

Hoje, mais uma janela se abre diante de seus olhos,

mais um espinho foi retirado da flor,

restando somente a beleza de tão bela data.

Os sintomas da felicidade se traduzem do otimismo,

na fé, na esperança e no empenho por

se ser melhor a cada dia.

Continue firme pelos caminhos da virilidade

e suas verdades.

Continue trilhando pelos vales da vida,

pois um dia encontrarás o mais belo jardim,

o jardim que representará

a realização de seus maiores sonhos.

Feliz Aniversário Fábio !

Conselho Tutelar é coisa séria

Conselho Tutelar não é brincadeira !


Fiquei abismado com a repercussão da eleição para o Conselho Tutelar na cidade de Santa Cruz do Capibaribe , a eleição parecia uma disputa político partidária , disputa essa que não deveria existir , pois o conselho tutelar não deve ter fins políticos.
No Brasil os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).
Se não me falhe a memória em 2003 o Juiz da Comarca de Taquaritinga proibiu qualquer tipo de associação política seja ela por número ou por cor que caracterizasse o partido Calabar ou boca preta.
O que mais me impressiona é que até a imprensa de região trata esse sério assunto como normalidade , ou seja eu li matérias que diziam que tau grupo elegeu fulano, fulano apoiado por tal político ficou de fora , em relação aos políticos estes tem todos os direitos de se manifestarem , mais da parte do povo que é quem vai precisar mais não deveria ser como foi visto , esperamos que em Taquaritinga o povo vote pela competência e não por cor de partido, ou porque este ou aquele está apoiando, vote pela sua conciência para depois ela não pesar.

terça-feira, 1 de março de 2011

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO REJEITA CONTAS DO EX-PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE

Processo: 0960049-8
Dados Gerais
Situação: Julgado Local Atual: GET1-Gerência Técnica da Primeira Câmara
Órgão: Pref. Mun. Taquaritinga do Norte Exercícios: 2008
Relator: 0241-ADRIANO CISNEIROS Modalidade: 1-PRESTAÇÃO DE CONTAS Tipo: 02-Prefeitura
Relatório Prévio(AUGE): - Parecer(PROG): -
Obs: PETCE N. 20652/09



Formalização
Data: 30/03/2009 Local: IRSU Funcionário: 0496-DANIELA MARIA CABRAL



Documentos
Tipo Número Remetente
Ofício S/N JÂNIO ARRUDA DA SILVA (EX-PREFEITO)



Interessados
Nome: ROBERTO NUNES MACHADO COTIAS JÚNIOR Pessoa: Física
Status: Advogado/Procurador

Nome: JÂNIO ARRUDA DA SILVA Pessoa: Física
Status: Interessado Geral

Nome: LEONILDES DAMAZIO DE MACEDO Pessoa: Física
Status: Interessado Geral

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Começa a construção da fossa em Gravatá do Ibiapina



Após receber importantes benefícios como a pavimentação de seu principal acesso, a reforma da praça e a doação de um veículo para atender as emergências dos moradores, o distrito de Gravatá do Ibiapina será contemplado com a construção da nova fossa e unidade de tratamento de esgoto composta por filtros, caixas e tanque para decantação que permitirá o melhor tratamento dos resíduos produzidos neste distrito.



Esta ação é uma antiga reivindicação dos moradores em virtude da unidade existente não suportar a demanda atual, por ser antiga e de pequena capacidade, o que vem acarretando sérios problemas. A secretaria de obras já iniciou os trabalhos de perfuração e remoção de terras onde será construída a unidade e, segundo o secretário Damião, “O Prefeito determinou essa obra como uma das prioridades, pois só assim acaba este tormento da população”.







“A construção desta unidade de tratamento dos esgotos é mais uma ação importante que estamos desenvolvendo. Não vamos medir esforços para solucionar este problema, pois vivemos um novo tempo e Gravatá também está inserida neste contexto”, declarou o prefeito Evilásio.



Fonte: Methas Multimakting Assessoria



Imagen: Alberes Xavier

EVILÁSIO , LERO , ZECA E ZÉ AUGUSTO NA FEIRA DO GADO COM O POVO !

   QUEM APOSTAVA NUM RACHA CADA VEZ MAIS FICA DE ORELHA EM PÉ , AO QUE TUDO INDICA 2012 VAI SER O ANO DA GRANDE UNIÃO ! NA FEIRA DE GADO DO JERIMUM IDEALIZADA PELO AMIGO JORGE GOMES , OS LIDERES DO GRUPO CALABAR  LERO, ZECA , EVILÁSIO ESTAVAM AO LADO DO FEDERAL ZÉ AUGUSTO E VISITARAM A POPULAÇÃO DA COMUNIDADE !



domingo, 27 de fevereiro de 2011

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...