sexta-feira, 6 de julho de 2018

Opinião Valdelice Grangeiro




Pronto! Resolvido!
Vamos tirar o calçamento tbm...
Não vamos descaracterizar nossa cidade.



A imagem pode conter: céu, casa e atividades ao ar livre


A imagem pode conter: Valdelice Grangeiro, sorrindo, em pé

Valdelice Grangeiro

Opinião : Márcio Pires



Boa noite!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre


Venho fazer essa postagem com todos respeito ao povo de Taquaritinga do Norte.
Esse povo maravilhoso que guardo sempre no meu coração. 
Como filho dessa terra ( de coraçao e direito ) deixo meu repúdio a certas picuinhas que atrasam nossa cidade. "Nenhum turista vai a Taquaritinga ver paralelepípedos que nossos antepassados pisaram". Assim as ruas não seriam pavimentadas pois por aquelas ruas de barro passavam também nossos antepassados montados em jumentos. Muita hipocrisia. Saber que seu João Ferreira, o popular João de Ana. Político de maior expressão nessa cidade. Viva abandonado e sem o minimo de respeito como pude presenciar infelizmente. Enquanto as casas dessas ruas históricas São reformadas perdendo a essência de patrimônio vem alguns falar do valor histórico de um paralelepípedo? As vezes penso que só pode ser brincadeira. Respeito opiniões e nunca ninguém será dono da verdade. Mas hipocrisia tem limites.



quinta-feira, 5 de julho de 2018

Taquaritinga do Norte : Destaque no IDEPE da Região Agreste Centro Norte


O Índice de Desenvolvimento da Educação  de Pernambuco  (lDEPE), permite  medir  anualmente  a qualidade  do  Ensino  do Estado. 
Este, é  extensivo tanto  aos resultados da Avaliação  do SAEPE em Língua Portuguesa e Matemática das  turmas dos 5°s e 9°s anos do Ensino Fundamental; dos  3°s Anos do Ensino médio, como  também  corrobora  a  média  de aprovação  dos  estudantes. 
Após termos  tido destaque no resultado  do Programa  Alfabetizar  com Sucesso e no SAEPE, Taquaritinga desta vez se sobressaiu no IDEPE. Nosso  município alcançou a posição  de 2° lugar nos Anos Iniciais, na Gerência Regional de Educação - GRE de Caruaru, ficando acima da média Estadual. Enquanto Pernambuco registrou índice de 4.5, Taquaritinga obteve 5.10 nos Anos Iniciais e 4.39 nos Anos Finais. 
Ressaltamos ainda que  elevamos os resultados com relação  ao ano de  2016, onde as  médias dos  Anos Iniciais foi de 5.01 e dos Anos Finais, de 4.01.










quarta-feira, 4 de julho de 2018

O novo comando da Assembleia Legislativa

O futuro da Assembleia, em tese, fica agora nas mãos do não menos poderoso deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual do PP. É do seu partido, o 1º vice-presidente da Assembleia, o deputado Cleiton Collins, que assume interinamente a presidência da casa.

Depois de um mês será convocada nova eleição, o que exige muitas negociações.

O PP tem a maior bancada na Assembleia, seguido do PSB. Na era Uchoa, o PSB era majoritário mas nunca fez valer o princípio da proporcionalidade.

Agora, se a regra for invocada, o PSB ficará com as mãos amarradas. (Marisa Gibson)

Homem morre e outro fica ferido durante trabalho em tubulação de esgoto

Homem morre e outro fica ferido durante trabalho em tubulação de esgoto em Caruaru
Um homem de 26 anos morreu e outro de 56 anos ficou ferido na manhã desta terça-feira (3) após inalarem gás metano, que vazou enquanto trabalhavam em uma tubulação de esgoto em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As vítimas prestavam serviço para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e realizavam uma manutenção de rotina no sistema de esgotamento sanitário na Vila Kennedy.
Os Bombeiros foram acionados para para socorrer as vítimas. O homem de 26 anos morreu no local e a outra vítima foi socorrida para o Hospital Regional do Agreste (HRA). O estado de saúde do ferido não foi informado. A Polícia Civil investiga o caso.
Em nota, a Compesa lamenta o acidente ocorrido na manhã desta terça-feira envolvendo dois funcionários de uma empresa terceirizada, que faziam uma manutenção de rotina no sistema de esgotamento sanitário em Caruaru. A Companhia informa ainda que acionou a empresa terceirizada para que seja prestada toda a assistência à família dos funcionários. A Compesa irá acompanhar as investigações que irão revelar as causas do acidente.
Trabalhador realizava manutenção no sistema de esgotamento. (Foto: Eliaquim Oliveira/TV Asa Branca)Trabalhador realizava manutenção no sistema de esgotamento. (Foto: Eliaquim Oliveira/TV Asa Branca)
Trabalhador realizava manutenção no sistema de esgotamento. (Foto: Eliaquim Oliveira/TV Asa Branca)

Divulgada programação oficial do 1º Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e área interna

A pacata e aconchegante cidade de Taquaritinga do Norte será roteiro certo para os amantes do café, boa música, e cultura entre os dias 19 e 22 de julho, com a realização do 1º Festival Cultural do Café.
O evento vem resgatar e valorizar a cultura do café, muito rica na cidade, que já foi coroada como tendo um dos melhores cafés do País. Seu tipo é o café arábica sombreado, cultivado as sombra das árvores. O mesmo é 100% orgânico, só recebe adubação natural e é exportado para vários Países, pois é o único do país que serve para utilização em qualquer tipo de bebida feita a base de café, porque tem o gosto achocolatado.
Durante o evento, a cidade se transformará em um grande multiculturalismo no interior do estado, com cinco polos de animação que reunirá grupos de cultura popular de cortejos, renomados artistas musicais do Forró, MPB e ritmos da cultura pernambucana, bem como, oficinas de formação, exposições e um considerável aquecimento da economia com a geração de empregos e fortalecimento do turismo.
Confira a programação completa:
Quinta - feira – 19 de julho
- Polo Literário (Câmara dos Vereadores)
16h – Lançamento de Livro
- Polo Arte e Poesia
17h - Teatro de Mamulengos
18h – Cantoria de Violeiros
- Polo Teatro do SESC (Altar da Pátria)
18h – Grupo Cultural Siriri do Horizonte Alegre – (Cidade de Pedra)
- Quadrilha Junina (Cidade de Pedra)
- Sarau Estudantil (Apresentações Culturais)
- Show com Alexandre Revoredo
- Polo Café no Coreto (Cafeteria)
Estandes com artesanato (todos os dias do Festival)
Sexta – feira – 20 de julho
- Polo Literário (Câmara dos vereadores)
16h – Lançamento de Livro - Isabele Moreira
- Polo Arte e Poesia
17h – Oficina de Teatro e apresentações
- Polo Teatro do SESC
18h – Grupo 2 em cena – Peça Teatral Sol lá no Picadeiro
- Quadrilha Junina (cidade de Sanharó)
- Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
- Show com Socorro e Mazé
- Polo Principal 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e área interna

22h – Trio Nordestino
- Santana o Cantador
- Fulô de Mandacaru

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas tocando instrumentos musicais, barba e criança
Sábado – 21 de julho
9h – Caminhada ecológica
16h- Cortejo Multicultural pelas principais ruas da cidade
- Polo Literário (Câmara dos vereadores)
16h – Lançamento de Livro – Geraldo Freire
- Polo Arte e Poesia
18h – Contação de estórias – Arly Arnold
- Monologo (Peça Teatral)
- Polo Teatro do SESC
18h – Peça Teatral - Sonhos do Palhaço Nuneca
- Show com Vertim Moura
- Desfile de Moda
- Show com Lara Sales (cantores de rádio)
- Polo Principal
22h – O Disco (Tributo a Banda Roupa Nova)
- Adilson Ramos

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
Domingo – 22 de julho
- Polo Principal
14h – Orquestra de Frevo
- Show Viva Pernambuco (André Rio, Luciano Magno, Cezinha do Acordeon, Carla Rio)
- Benil


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, tocando um instrumento musical

Nenhum texto alternativo automático disponível.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Associação Desportiva Fuba é campeã da Copa Viva Taquaritinga de Futsal.



Após a realização de 23 eletrizantes partidas envolvendo 10 equipes de Taquaritinga do Norte, Gravatá do Ibiapina, Pão de Açúcar, Toritama, Bom Jardim, Vertentes e Santa Cruz do Capibaribe, a Copa Viva Taquaritinga de Futsal, que começou no dia 8 de junho na Quadra Poliesportiva Professora Audenice Maria de Souza, no distrito de Gravatá do Ibiapina definiu na última sexta-feira-feira (29) a equipe campeã, cabendo a Associação Desportiva Fuba (ADF), da cidade de Bom Jardim, levantar a taça nessa primeira edição da competição.


A final envolveu a ADF e a tradicional equipe da Brasília, de Taquaritinga do Norte, duas equipes que lideraram seus grupos e estavam invictas na competição, saindo a equipe Bonjardinense vencedora pelo placar de 4 a 2.



A Copa Viva Taquaritinga também premiou a equipe Oz Badok (Pão de Açúcar) que foi a terceira colocada, Caria (Brasília)  o melhor goleiro, Fred Jorge e Ruan Barbosa, ambos do ADF, conquistaram os troféus de melhor técnico e melhor atleta respectivamente e Antonio Fernando (Comercial Ferreira) foi o artilheiro da competição que também premiou a equipe da Brasília com o troféu Fair Play, por ser a mais disciplinada.
O vice-prefeito Gena Lins fez a entrega da taça a equipe vencedora e destacou a importância do evento. “Eventos desta natureza, integram nossos jovens em torno da prática de esportes e promovem um intercâmbio entre municípios de toda uma região, evidenciando a capacidade de nossa gestão em conquistar recursos que possibilitam realizar eventos esportivos desse porte”.
A Copa Viva Taquaritinga foi patrocinada pelo Ministério do Esporte e realizada pela Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da empresa Central de Serviços.







Ruas de Taquaritinga do Norte começam a ser Asfaltadas

A prefeitura de Taquaritinga do Norte, começou nesta terça-feira (03/07), as obras de cobertura de asfaltamento de ruas da cidade. 

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Magda Santos, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Hoje a primeira camada de asfalto foi colocada, as ruas  ainda vão receber mais duas camadas . Uma importante ação que chamou a atenção da população, muita gente apareceu para conferir de perto e outras comentaram nas redes sociais, foi o assunto do dia na cidade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, campo de beisebol e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Magda Santos e Hidequel Dilarrok, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e atividades ao ar livre

SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO E TRABALHO REALIZA ENTREGA DE ITENS DO ENXOVAL PARA GESTANTES





A proteção básica às famílias inicia na gestação por meio da atenção, orientação e cuidados que proporcionem qualidade de vida para que a gravidez seja um período saudável. Pensando nisso, a Secretaria de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho, através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realiza a entrega de itens básicos para o enxoval dos bebês, para as gestantes que são acompanhadas pelo serviço. 

Vale ressaltar que a maioria dos itens, como as toalhas, fraldas, roupinhas, lençois, dentre outros, são confeccionados pelas próprias gestantes na oficina de artesanato. Ao final da gestação, o kit é entregue pela equipe do CRAS de referência. 

Na última segunda-feira (25) o kit foi entregue às gestantes da Comunidade de Placas, referenciadas ao CRAS Beatriz Curvelo Barbosa e que estão inseridas no Grupo de Mulheres. 

Esses são os cuidados da gestão municipal com a vida das pessoas e o acolhimento necessário para ofertar dignidade ao nosso povo!

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Urgente: Tenente Olivaldo morre em acidente de moto




O policial militar José Olivaldo Marques da Silva, morreu na noite desta segunda-feira (02) em um possível acidente de moto. O fato ocorreu na zona rural de Agrestina. As circunstâncias ainda estão sendo apuradas pela polícia. O oficial usava uma moto da Polícia Militar quando o fato ocorreu.

Olivaldo atuava como oficial de operações do 24º Batalhão em Santa Cruz do Capibaribe, sendo reconhecido com bastante destaque no enfrentamento a criminalidade.

Bruno Araújo no Senado pode ser o fato novo na eleição



No exercício do seu terceiro mandato como deputado federal, Bruno Araújo ascendeu ao ministério das Cidades após o impeachment de Dilma Rousseff e chegada de Michel Temer ao Palácio do Planalto. Até deixar a pasta no final de 2017, Bruno consolidou-se como a principal liderança do PSDB de Pernambuco, tanto que acabou assumindo a presidência estadual da sigla.

Desde a construção do palanque oposicionista que Bruno Araújo era lembrado para integrar a chapa majoritária, sobretudo pelo seu excelente trânsito entre prefeitos de todo o estado. Os prefeitos do PSDB possuem verdadeira admiração por ele, e sempre quiseram que ele estivesse na disputa majoritária, uma vez que ele sempre disputou cargos proporcionais e acreditavam que este seria o momento de entrar no jogo com vistas ao Senado.

O processo envolvendo o seu nome no Supremo Tribunal Federal foi arquivado na semana passada, ele era um óbice para que Bruno integrasse a chapa majoritária, devido a uma decisão conjunta de que quem estivesse respondendo a processos não integraria a chapa oposicionista. Após o arquivamento, o seu nome voltou a ganhar força para a disputa pelo Senado.

Tucanos avaliam que a disputa está completamente aberta, pois acreditam que Jarbas Vasconcelos dificilmente terá a legenda do MDB para a disputa devido o imbróglio jurídico envolvendo o comando do partido, uma vez que mesmo que decida candidatar-se ao Senado, passará a campanha toda no risco de ter seus votos anulados. No caso de Humberto Costa, ainda há um risco de o PT lançar Marília Arraes, o que faria o senador optar por uma candidatura a deputado federal. Então, isso acaba favorecendo a entrada do tucano no páreo.

O PSDB também não tem um nome natural para a vice de Armando Monteiro, pois Guilherme Coelho é visto como alguém que pouco agregaria ao projeto liderado pelo petebista, então caberia aos tucanos voltar ao jogo de senador com Bruno Araújo, sobretudo após a sinalização de André Ferreira de que entrar na disputa para o Senado na chapa oposicionista não seria algo exigido pelo deputado estadual. André poderá ser candidato a deputado federal e apoiar tranquilamente o segundo nome da chapa que seria Bruno.

Caso o tucano entre no páreo, e está sendo muito pressionado a isso, teremos um quadro bastante diferenciado, uma vez que os principais partidos oposicionistas estarão contemplados na majoritária com nomes com envergadura para o posto. A entrada de Bruno no jogo também tem o indicativo de que ele, Armando e Mendonça estarão confiantes na vitória oposicionista em outubro, e abriria a vaga de vice para um novo partido que esteja chegando para a oposição ou ser ocupada por algum nome de envergadura no conjunto de forças que já estão sustentando o projeto de Armando Monteiro. (Por Edmar Lyra)

Neymar comanda vitória contra o México e Brasil vai às quartas da Copa do Mundo



Graças ao talento de Neymar, autor de um gol e de uma assistência, o Brasil venceu o México por 2 a 0 e se classificou às quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, mandando o adversário para casa nas oitavas pela 7ª vez consecutiva. Diante de uma equipe mexicana perigosa e que ameaçava tomar conta da partida, Neymar apareceu para colocar o Brasil nos trilhos no segundo tempo, iniciando e finalizando a jogada do primeiro gol (51 minutos) e dando passe açucarado para Roberto Firmino selar a vitória brasileira (88).

Criticado por um início de Copa ruim, em que se mostrou irritadiço e individualista na estreia contra a Suíça (1-1) e na suada vitória contra a Costa Rica (2-0), pela fase de grupos, o camisa 10 da seleção mostrou porque é considerado o principal herdeiro de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi na luta pelo trono de melhor jogador do mundo.

Enquanto os monstros português e argentino não foram capazes de evitar eliminações precoces das respectivas seleções nas oitavas de final, Neymar assumiu a responsabilidade na hora do mata-mata e fez a diferença quando o Brasil precisou dele.

A partida também serviu para que Neymar retomasse o protagonismo dentro da própria Seleção de Philippe Coutinho, crucial com dois gols e uma assistência na fase de grupos, num momento em que o companheiro e amigo não conseguia corresponder às pesadas expectativas.

Já do lado mexicano, trata-se do oitavo Mundial consecutivo em que a seleção ‘Tri’ deu adeus nas oitavas de final, mantendo viva a maldição ‘del quinto juego’. Com Neymar na crescente, o próximo desafio do Brasil será nesta sexta-feira em Kazan, onde a Seleção enfrentará Bélgica ou Japão por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo. (AFP)

Choro de Perdedor : Osório técnico do México reclama do juiz por derrota


Osorio reclama de juiz e cita tempo perdido com


 irritação demonstrada por Juan Carlos Osorio à beira do campo em diversos lances da derrota para o Brasil se transformou em duras declarações após a partida. Tanto na primeira entrevista, à Fifa, logo depois do apito final, quanto na coletiva de imprensa em Samara, o comandante do México focou em reclamações contra a arbitragem comandada pelo italiano Gianluca Rochi.


Osorio afirmou que o árbitro demorou a reiniciar o jogo em diversas oportunidades e usou expressões como "vergonha para o futebol" para falar da postura dos brasileiros, alegando que os atletas adversários "fingiram faltas" e que houve tempo perdido "com um só jogador", sem citar diretamente Neymar.
- Acho que é uma vergonha para o futebol que se perda tanto tempo com um só jogador. Acho que a veemência que jogamos no primeiro tempo parou na arbitragem. Cada situação de jogo demorava muito. Uma delas demorou quatro minutos - reclamou, ainda na primeira resposta da entrevista coletiva.
Em seguida, o treinador - que trabalhou no São Paulo em 2015, antes de ir para o México - usou palavras ainda mais duras.
"Não é um exemplo para o futebol e para as crianças que veem o futebol. É um jogo de homens, como em outros esportes, e não há espaço para tanta palhaçada. Me incomodaram as atitudes de quem tinha as ações de jogo".

domingo, 1 de julho de 2018

Curtinhas do Dália Net

Planejamento e Competência 

Resultado de imagem para leo lima café cultural

O Diretor de Cultura de Taquaritinga do Norte, Léo Lima fez o que muitos não teriam coragem de fazer, saiu da zona de conforto e correu atrás de um evento que vai ficar na história da cidade. Léo é um cara muito criativo e não é de ficar  bajulando e paparicando políticos, e um cara que tem gosto pelo o que faz, e fez um belo projeto o Café Cultural, aonde procurou Governo Federal , Estadual e bateu várias portas, estudou e colocou nossa cidade na rota dos grandes eventos do Nordeste. Léo é um dos destaques do Governo Lero e que mesmo em um momento de crise tem tirado vários coelhos da cartola.





A Fúria da Múmia 

Resultado de imagem para múmia velha

A Múmia da política da região mais uma vez tentou denegrir a  administração e em um programa que mais parece a casa dos desesperados (Programa que Sérgio Malandro fazia), uma hora diz que o Gestor não tem comando outra hora diz que é um ditador, nem na sua fala e de seus seguidores cambaleantes e sem credibilidade afinam o discurso cada um diz uma coisa e depois se contradizem, é uma verdadeira comédia, e nem sabem diferenciar uma avaliação Estadual de uma Federal, e querem dizer números do município que ainda não saíram... O tempo e as derrotas tem "condenado" a cada vez mais essa turma cair em decadência. 



Não empolgou ..

Resultado de imagem para marilia arraes

Muito se esperava da visita da Pré Candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes na região, mais segundo os comentários da imprensa e de lideranças da região a candidata pareceu incomodada com algumas perguntas e não empolgou quem esperava muito. Resta saber agora se ela será candidata mesmo.


Gerência de Convênios de vento e popa

Resultado de imagem para elisberto costa gerencia de convenios taquaritinga do norte

Conseguindo novos recursos, cadastrando e buscando novas emendas e projetos e recuperando outros que muitos não acreditavam que poderiam ser recuperados, tem sido essa a Tônica da Gerência de Convênios de Taquaritinga comandada por Elisberto Costa, em um momento em que o Governo cada vez mais limita os recursos do FPM, a organização dos convênios e a luta por novos recursos é fundamental para o desenvolvimento do município, esta tem sido uma importante área da administração municipal.




O Asfalto saiu e tem gente já explodindo


Nunca pensei que asfaltar uma cidade iria gerar tanto ciúme, e o engraçado foi ver um opositor que na campanha dizia que a cidade precisava ser asfaltada hoje dizer que não era para asfaltar, eita mudança ligeira danada, teve outros dizendo que só veio por conta de Bruno Araújo, sim e de que ala política Bruno Araújo é ? rsrsrssr, agora em 30 anos que eles passaram no poder qual a grande emenda que os deputados deles trouxeram ? .. Os argumentos e modo de fazer política dessa turma ta ultrapassado demais, e eles ao invés de procurarem bons exemplos na região vão atras de bloqueados e de pessoas que quando ocuparam cargos na assembléia NADA fizeram pela cidade.


Bola fora de Armando 

Resultado de imagem para armando monteiro de cara feia

Questionado sobre a tentativa de mudança na legislação que rege as rádios comunitárias, aumentando limite de potência e alcance das transmissões, Armando afirmou que é totalmente contra o projeto e que vai trabalhar contra a aprovação, fato este que gerou uma grande revolta de radialistas que fazem parte de rádios comunitárias em todo estado.
















Taquaritinga do Norte : Equipe de Placas vence o Torneio da Emancipação


O Campeonato da Emancipação Política  foi muito disputado e bem organizado , e contou com 16 equipes. A final foi entre as equipes de Placas e a equipe do Vila Real, onde o time de Placas se sagrou campeão vencendo por 5 x 2, se tornando assim Campeão Municipal.  




O Diretor de Esportes Whandinho esteve acompanhado do Secretário de Educação Marcos Augusto, do Secretário de Obras Damião Oliveira, do Gerente de Convênios Elisberto Costa e do Diretor de Imprensa Junior Albuquerque. Whandinho agradeceu e parabenizou todas as equipes participantes do torneio, e falou sobre os investimentos do Prefeito Lero nos Esportes e no incentivo que o mesmo tem dado para a realização de eventos esportivos.
O Capitão do time de Placas Fábio Junior usou da palavra e parabenizou todas as equipes , e agradeceu e parabenizou à todos os jogadores do time que sempre vem fazendo ótimas campanhas nos últimos anos.












Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...