sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Prefeito Lero e Alissinho se confraternizam com amigos


No início da noite desta quinta feira (12/09), o Prefeito Lero acompanhado do amigo Alissinho econtraram vários amigos no sítio Cumbe na propriedade do empresário Wagner Menezes. Uma noite agradável que contou com a Presença do ilustre cidadão João Dias que junto a Lero , Alisson e amigos falaram sobre os assuntos do cotidiano de Taquaritinga do Norte.



quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Taquaritinga do Norte : Desfile Cívico e Hasteamento dos Pavilhões serão realizados no Próximo Domingo 15 de Setembro

Taquaritinga do Norte a terra das Dálias , a terra do Café , a terra da Melhor Educação do Pólo de Confecções realizará no próximo domingo o grande desfile cívico alusivo aos 197 anos de Independência do Brasil. As atividades terão início as 7:30 da manhã do dia 15 de setembro com o hasteamento dos Pavilhões, às 15:00 da tarde será o início do desfile cívico das escolas.


Resultado de imagem para desfile cívico taquaritinga do norte secretario marcos augusto

Rua Antônia Maria de Jesus em Pão de Açúcar recebe obra de pavimentação


A prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Obras e Urbanismo, começou a obra de pavimentação, drenagem e extensão de rede de distribuição de água, na Rua Antônia Maria de Jesus em Pão de Açúcar.  

De acordo com o secretário de Obras, Damião Oliveira, a obra é de extrema importância para a melhoria na infraestrutura do local por ser um rua de muito. “A Prefeitura de Taquaritinga do Norte vem fazendo várias obras de pavimentação em todo município. Essa é mais uma obra de pavimentação das várias já realizadas em Pão de Açúcar. Quando terminarmos essa mais ruas serão pavimentadas em Pão de Açúcar”, destacou o secretário.

A moradora da Rua, a senhora Maria do Carmo falou sobre a obra, "Quero em nome da população agradecer ao prefeito que está fazendo uma obra maravilhosa pra nós", falou a moradora.

A Prefeitura está realizando obras de pavimentação em Pão de Açúcar, Vila do Socorro e Taquaritinga do Norte. 




0

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Educação Taquaritinga do Norte : Programa Criança Alfabetizada

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes em parceria com o Governo do Estado, realizou na manhã desta quarta (19), uma formação com coordenadores e gestores de 7 escolas da Rede Municipal de Ensino. O encontro, que ocorreu no auditório da Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva,  teve por objetivo trabalhar o programa “Criança Alfabetizada”.

De acordo com o secretário de Educação do município, Marcos Augusto, a capacitação dos gestores e educadores é essencial para dar mais qualidade de aprendizado aos alunos. “É muito importante passar as informações aos gestores e professores para que eles apliquem isso em sala de aula. Esse programa tem como objetivo garantir que as crianças saibam ler e escrever, bem, até o 2° ano do Ensino Fundamental”, destacou o Secretário.

O programa é uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco com a Secretaria de Educação do município e visa alfabetizar as crianças na idade adequada, incentivando os alunos à leitura e a escrita.






terça-feira, 10 de setembro de 2019

Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte trabalhando firme

A equipe da Guarda Municipal de Taquaritinga do Norte , implantada na gestão do Prefeito Lero tem sido destaque na sua atuação, até os que criticam estão sendo beneficiados , a guarda tem atuado preventivamente e tem realizado seu trabalho dia e noite.  A guarda também realiza  atividades específicas como o controle do trânsito, a ronda escolar, ou a guarda de áreas de reserva ambiental ou de locais considerados como patrimônio histórico ou cultural do Município. É importante que a população ajude a Guarda realizando denúncias e informando situações , o contato da Guarda Municipal é 81 9508-7630.










Ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça, é condenado a 37 anos de prisão


João Mendonça, ex-prefeito de Belo Jardim — Foto: Divulgação/AssessoriaJoão Mendonça, ex-prefeito de Belo Jardim — Foto: Divulgação/Assessoria
João Mendonça, ex-prefeito de Belo Jardim — Foto: Divulgação/Assessoria
O ex-prefeito de Belo Jardim, João Mendonça (PSB), foi condenado a 37 anos de prisão por apropriação indébita de descontos de servidores municipais que realizaram o empréstimo consignado. A condenação foi assinada pelo juiz Douglas José da Silva, da Comarca de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco.
O juiz entendeu que a prefeitura descontou os contracheques de seis funcionários em 2003 e 2004 e não repassou ao banco. Ainda de acordo com a sentença, o caso se trata de um esquema sofisticado de apropriação, pois os servidores só perceberam a situação após ficarem inadimplentes. O G1 tentou entrar em contato com o ex-prefeito, mas até a publicação desta matéria, não conseguiu resposta.
João Mendonça foi condenado ao regime fechado e também terá que pagar uma multa de R$ 150 mil. O texto da sentença ainda informa que o ex-prefeito confessou essa apropriação indevida. O processo agora vai para a segunda instância da Justiça Estadual em Caruaru e também está sendo analisado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ele aguarda em liberdade até a segunda o julgamento em segunda instância.

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Jogos Escolares de Taquaritinga do Norte já tem data marcada.


Na última semana do mês de agosto, o Secretário de Educação Cultura e Esportes, o Professor Marcos Augusto reuniu-se com o Professor Mauro Oscar , que na oportunidade trataram assuntos referentes aos Jogos Escolares 2019. A abertura dos Jogos realizar-se-á em 04 de outubro na Quadra Municipal de Esportes Padre Estanislau Pires da Silva-Taquaritinga do Norte-PE.
O período de inscrições iniciarão a partir do dia 16 à 26 de setembro de 2019, no horário de 07h às 13h, na recepção da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Município. E, as respectivas modalidades dos jogos, serão: Futsal, Basquete, Handebol, Xadrez e Atletismo.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, tela, escritório e área interna

Resultado de imagem para jogos escolares taquaritinga do norte

Taquaritinga do Norte realiza Dia D de vacinação contra o sarampo


O municipio de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, realizou, ao longo deste sábado (07.09), o seu Dia D de vacinação contra o sarampo. Ao todo, sete unidades de Saúde da Família (USFs) abriram as portas para receber a população da cidade e realizar a imunização contra a doença. Para possibilitar a iniciativa, o Governo de Pernambuco disponibilizou mais de 28,5 mil doses extras da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo. Até o final da tarde, 2134 pessoas haviam sido imunizadas.

Desde que foram notificados os primeiros casos da doença em moradores da cidade, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vem, em parceria com a Prefeitura, realizando as ações de investigação e bloqueio vacinal desses casos e de seus contactantes, além da vacinação da população. Também foram iniciadas outras ações intensas de vigilância, como varredura casa a casa e a vacinação em creches. “Nós disponibilizamos a vacina tríplice viral e as seringas para que o município pudesse fazer essa grande ação de mobilização da sua comunidade. A Secretaria Estadual de Saúde tem sido parceira da Prefeitura de Taquaritinga do Norte nas suas atividades e está à disposição da gestão municipal para ajudar no que for necessário para evitar novos casos de sarampo na localidade. Estamos vigilantes e realizando todas as medidas sanitárias necessárias para proteger a nossa população”, reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Maria Cláudia Pereira, 31 anos, esteve na Unidade de Saúde da Família (USF) Ana Luíza, no Centro do município, para se imunizar contra o sarampo. A taquaritinguense foi acompanhada do seu filho, o pequeno Gabriel, de 2 anos, que tomou a segunda dose obrigatória da vacina há cerca de duas semanas. “Eu não deixo atrasar nenhuma vacina dos meus filhos. Prefiro vir sempre ao posto para atualizar a caderneta, do que correr o risco de atrasar as vacinas”, conta Cláudia, que ficou sabendo do Dia D no município pelo rádio. “Assim que soubemos pela rádio que ia ter essa mobilização, já me preparei para vir. Com a vacina, nós ficamos mais protegidos”, defende.

A costureira Naiara Nunes, de 26 anos, também aproveitou a iniciativa para atualizar sua caderneta de vacinação. “Eu acho que uma mobilização como esta é muito importante para a população, porque só assim a gente se previne de verdade contra o sarampo”, reforçou a jovem, que foi orientada a voltar ao posto em 30 dias para receber a segunda dose do imunizante.

Para realizar o Dia D neste sábado, feriado da Independência, a Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte mobilizou toda a equipe das unidades básicas de saúde, além dos agentes comunitários de saúde, envolvendo cerca de 50 profissionais. “Nossos esforços iniciaram antes mesmo do Dia D, com nossas estratégias de vigilância, como o bloqueio vacinal dos casos suspeitos, a varredura casa a casa, além de somar forças para agilizar a coleta dos exames com o intuito de fechar o mais rápido possível os diagnósticos. Com as doses extras enviadas pelo Governo, nós estamos preparados para vacinar mais de 10 mil munícipes, já pensando no público prioritário que necessitará tomar a segunda dose da vacina”, pontua a secretária de Saúde de Taquaritinga do Norte, Poliana Andrade. No início da próxima semana, o município continuará com as ações. “Cada unidade de saúde ficará responsável pela varredura casa a casa na sua área de abrangência. Até o início da tarde, os postos funcionarão normalmente. Depois a equipe de enfermagem e os ACSs irão de porta em porta avaliando as cadernetas de vacinação, imunizando, assim, aqueles que estão desprotegidos”, explica a gestora.

A técnica em enfermagem Elianeide de Lima foi uma das profissionais envolvidas na mobilização de hoje. Funcionária da USF Ana Luiza há 2 anos, Elianeide apoia os esforços para conter o avanço da doença na cidade. “O número de casos no nosso município foi relevante para que a população se conscientizasse da importância da vacinação, tendo em vista que sempre estivemos abastecidos do imunizante contra o sarampo. Só agora, com o aumento das notificações, que as pessoas estão vindo, de fato, se vacinar, já que essa é a única forma de prevenção”, afirma a profissional.

O trabalho foi acompanhado de perto por equipe da IV Gerência Regional de Saúde (Geres), unidade administrativa do Estado à qual Taquaritinga do Norte está vinculada. “Estamos no município para dar o apoio técnico necessário, realizando a logística dos imunobiológicos e os insumos essenciais para o aporte laboratorial no que diz respeito ao diagnóstico do sarampo. Também esta
em contato com todos os municípios da IV Geres para redefinir nossas estratégias de vigilância, considerando a nossa atual realidade”, reforça a coordenadora de Vigilância em Saúde da IV Geres, Conceição Maciel.

As ações no município têm sido ainda mais intensificadas após a confirmação de 5 casos de sarampo na cidade do Agreste. Desses casos, foi confirmado o óbito de uma criança de 7 meses pela doença no município. Até o último dia 30.08, foram notificados 395 casos suspeitos de sarampo em Pernambuco. Desse total, 86 já foram descartados e 296 estão em investigação. Dos 13 confirmados, 3 são moradores do Recife, 3 de Caruaru, 1 de Frei Miguelinho, 1 de Santa Cruz do Capibaribe, além dos 5 de Taquaritinga do Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde reforça que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, protege contra rubéola e caxumba e é uma das maneiras mais eficazes de evitar o adoecimento. Desde janeiro, já foram distribuídas mais de 574 mil doses do imunizante para os municípios.

A SES informa, ainda, que, desde a segunda quinzena de agosto, ficou instituída, em todo o país, a vacinação de crianças entre 6 meses e 11 meses. Todos os meninos e meninas dessa faixa etária, que totalizam 68 mil em Pernambuco, devem tomar uma dose da tríplice viral. Importante lembrar que essa será considerada a “dose zero”, sendo necessário seguir com o esquema básico de vacinação normalmente a partir dos 12 meses, com mais uma dose e um reforço aos 15 meses.

Desfile Cívico na Comunidade do Jerimum





Aconteceu na tarde desta sexta (06/09) o Desfile Cívico da Escola Municipal Chefe Leandro da Comunidade do Jerimum. Na oportunidade alunos e professores deram um verdadeiro show de organização e conhecimento, a Diretora da Escola Lourdes Araújo conduziu os trabalhos e o ponto alto foi a Banda Marcial da Escola que foi reativada pela atual gestão. Durante o desfile aconteceu um minuto de silêncio em homenagem aos funcionários da Prefeitura Daniel e Nelio que faleceram hoje. O Secretário Marcos Augusto esteve presente com sua equipe e parabenizou a escola e toda Comunidade do Jerimum.
















Nautico Volta a Série B 2 anos depois

  • A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Marcos Augusto Lopes, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
  • Timbu na Série BTimbu garantiu acesso após estar perdendo por 2 a 0

  • E agora, como fica?
    Além do acesso garantido, o Náutico segue na competição e aguarda o vencedor do duelo entre Juventude e Imperatriz, que se enfrentam nesta segunda-feira, para conhecer seu adversário na semifinal da Série C - datas e locais dos confrontos ainda serão definidos pela CBF. Já o Paysandu se despete do Brasileiro, mas ainda tem calendário: tem as quartas de final da Copa Verde para disputar. O Papão enfrenta o Bragantino-PA nos dias 11 (em Belém) e 18 de setembro (em Bragança).
  • Primeiro tempoVinícius Leite colocou o Paysandu na frente
  • Segundo tempoNáutico x Paysandu Série C
  • E nos penais?Náutico acertou todas as cinco cobranças
  • Botou fogo
    A reação do Náutico tinha que sair dos pés de Alvaro. Desde o iníci,o um dos melhores do time. Mesmo na etapa inicial, a mais critica para os donos da casa. O Timbu acordou com o gol dele, que colocou os alvirrubros de volta na briga. Até o fim, com cãibras, não refugou. Continuou a atacar e, por pouco, não deixou de novo sua marca.

Copa Taquara de Vôlei a todo Vapor em Taquaritinga do Norte

Começou na última segunda ( 14/10 ) em Taquaritinga do Norte a Copa Taquara de Vôlei,  o torneio visa a difusão e o incentivo à prática de ...