sexta-feira, 7 de julho de 2017

Secretário de Educação de Taquaritinga do Norte será o entrevistado neste sábado no Programa Taquaritinga em Primeiro lugar na Farol FM

O Secretário de educação e Cultura de Taquaritinga do Norte , O Professor Marcos Augusto estará neste sábado no Programa Taquaritinga em Primeiro Lugar na Rádio Farol FM 90.5, o programa começa às 10:30 da manhã fazendo, o secretário fará um balanço do final do primeiro Semestre, falando sobre os trabalhos e ações desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Resultado de imagem para ENTREVISTA COM MARCOS AUGUSTO DALIA NET

JOGO ABERTO DA NOTÍCIA



Jogo Aberto da Notícia

Eleições 2018: Partidos e postulantes a candidatos devem ficar atentos a prazos da Justiça Eleitoral



Um ano antes das eleições, os partidos e candidatos já têm regras a obedecer. Por isso, quem deseja se candidatar a um cargo eletivo já deve ter um domicílio eleitoral respeitando esse prazo. Para disputar uma eleição, o partido político deve estar com o registro de seu estatuto aprovado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um ano antes da eleição.

De acordo com o artigo 16 da Constituição Federal, “a lei que alterar o processo eleitoral só entrará em vigor um ano após a sua promulgação”. Portanto, esse prazo de um ano é um divisor de águas no processo eleitoral e fortalece o princípio da segurança jurídica. A segurança jurídica permite ao cidadão ter uma expectativa confiável quanto às consequências dos atos que pratica.

No Brasil, a Constituição Federal assegura a livre criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, desde que sejam resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana. No entanto, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) restringe a participação nos pleitos dos partidos criados a menos de um ano antes da eleição. Com isso, as legendas criadas nas vésperas de eleições, delas não participam. Assim, ao eleitor é dada a segurança de saber, um ano antes, quais partidos estarão aptos à disputa.

Festa do Milho de Passira celebra safra com atrações nacionais



Entre os dias 7 e 9 de julho, o município de Passira, no Agreste do Estado, celebra a 12ª Festa do Milho. O evento que foi criado para comemorar o crescimento da produção do alimento, este ano tem um motivo a mais. Depois de aproximadamente seis anos de estiagem, as últimas chuvas garantiram uma das maiores safras da última década. De acordo com dados da secretaria de Agricultura, no período junino foram mais de três milhões de espigas produzidas e comercializadas em vários estados do Nordeste. “Graças a Deus pelas chuvas que caíram nesse inverno e ao incentivo do poder público municipal que arou mais de três mil hectares de terra, conseguimos um grande resultado”, ressaltou a prefeita Renya Carla.

E para comemorar o resultado, oito atrações vão passar pelo palco montado no campo de futebol, que fica no centro da cidade. Nesta sexta (7), a partir das 21 horas, se apresentam Jorge de Altinho e a dupla Zezé di Camargo & Luciano. No sábado (8), mesmo horário, tem o ritmo de Joelma (ex-Calypso) e uma sequência de forró das antigas com Banda Aquarius, Capital do Sol e Forrozão Chacal. Já no domingo (9), a partir das 20h, tem Anjos do Forró e Mano Walter. A gestora municipal também destaca a importância da festa para a economia da cidade. “A festa é uma forma de comemorar a produção rural, visando atrair turistas e empresários, alavancando o comércio local, através de seus eventos culturais, seu volume de negócios e suas grandes atrações”. (Blog do Agreste/Imagem | Divulgação)

Tem festa em Glória do Goitá


Pai suspeito de matar filho torcedor de time rival é preso em PE

Um homem de 41 anos foi preso na quinta-feira (6) suspeito de matar o filho, de 15, a facadas. O crime ocorreu em São Paulo e o pai da vítima foi encontrado em Águas Belas, no Agreste de Pernambuco.

Resultado de imagem para BRIGA DE TORCIDAS
De acordo com a Polícia Civil, a causa do homicídio foi porque o adolescente usava uma corrente com o escudo do Corinthians, o que teria irritado o pai, que é torcedor do Palmeiras.
Ao ver o filho com a corrente, o pai teria esfaqueado o jovem, conforme informou a polícia. O crime ocorreu em dezembro de 2016. O suspeito foi levado para a Cadeia de Saloá, onde ficará à disposição da Justiça de São Paulo.

CONVITE- Orçamento Participativo


A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, convida toda a população para participar das  séries  de Audiências Públicas 2017 para discutir junto á sociedade o Orçamento Participativo para o exercício de 2018. Serão num total de seis audiências, de acordo com o cronograma estabelecido nos termos do Decreto de Nº 028/2017 Publicado em 02 de Maio de 2017.

Participe das Audiências para discutir as definições de melhorias para sua localidade e eleger as suas prioridades. E, uma vez estabelecidas às prioridades, elas se tornam Propostas Orçamentárias dentro dos Instrumentos de Planejamentos Legais: LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), PPA (Plano Plurianual) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Os formulários para coletar as sugestões poderão ser apresentados em qualquer das reuniões agendadas no Calendário das Audiências Públicas 2017, enviadas através do Site Oficial da Prefeitura (www.pmtaqdonorte.com.br) ou depositados nas Urnas expostas nos locais: Agência do Banco do Brasil em Taquaritinga, Centro Administrativo de Pão de Açúcar e Centro Administrativo de Gravatá do Ibiapina e na Sede da Prefeitura.

Participe e exerça a sua cidadania

CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2017
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2018

DATA/LOCAL
LOCAL DA REUNIÃO
COMUNIDADES PARTICIPANTES
19/07 às 19h
Gravatá do Ibiapina /Sociedade Musical Padre Ibiapina
Gravatá do Ibiapina / Jaburú de Cima / Jaburú de Baixo / Catolé / Poço da cachoeira / Assentamento Jaburu / Monteiro / Areias / Assentamento Monteiro
20/07 às 19h
Pão de Açúcar /
Centro Administrativo
Pão de Açúcar / Espírito Santo / Ingá / Serrinha / Badoque / Vila do Socorro / Sanharó / Tatus / Vila Alta / Pegas / Mangas / Lagoa de Jucá / Maracajá / Açude Velho / Varzinha
21/07 às 15h
Jerimum/Associação dos Agricultores
Jerimum / Pé de Serra / Boa Vista / Piranhas / Poço da Pedra / Fazenda São Paulo / Minguaiú / Situação / Baraúna Furada / Assentamento Nova Esperança / Pedra Preta / Riacho Doce Otto / Riacho Doce Casé / Cabaços / Serra dos Bois / Bandeira / Pororoca / Risada
26/07 às 15h
Algodão/Associação dos Agricultores
Algodão / Cardoso / Mulugú / Assentamento Fazenda Bom Nome
27/07 às 19h
Mateus Vieira/Escola Municipal
Mateus Vieira / Retiro / Juá / Estreito / São João / Pasta / São Bento / Lagoa de Farias / Olho D’água / Oiti / Cachoeira do Arroz / Balança
28/07 às 15h
Taquaritinga / Câmara Municipal de Vereadores
Centro da Cidade / Cajá / Cumbe / Agreste / Queimadas / Arroz / São Braz / Fundão / Santo Antônio / São Miguel / Jucá / Brasília / Capibaribe / Marília / Amorim / Zamba / Placas / Açudinho / Xavier / Silva de Baixo / Furnas / Silva do Cajueiro / Silva de Cima / Paquevira / Lagoa Dantas

PARTICIPE, SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL!


ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Muito além da alfabetização: a importância do contato com a literatura na infância


 OLHAR PEDAGÓGICO

Leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental permite a projeção de situações e a apreciação da arte

Da Revista Educação


Imagem relacionada
Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e alfabetizar são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. O contato com a literatura na infância tem, porém, um papel muito mais amplo, que não está ligado somente à busca desses resultados: é através dele que a criança pode se colocar em diferentes papéis e aprender, desde cedo, a apreciar a arte.
Para Andréa Luize, coordenadora pedagógica do Instituto Vera Cruz, a literatura não deve ser enxergada como um meio, mas como um fim em si mesma. “A literatura é importante por si mesma. Ela permite desenvolver o olhar estético e aprender a apreciar e conversar sobre arte”, defende. Além disso, a coordenadora também destaca o aprendizado de novas estruturas da linguagem, diferentes da modalidade oral. “Textos literários têm a possibilidade de usar todos os recursos da língua.”
Outro aspecto importante do contato com a literatura diz respeito à possibilidade de projetar situações: ao ouvir ou ler uma história, a criança pode se colocar no lugar dos personagens, assumindo diferentes papéis. Trata-se de algo semelhante ao que ocorre nas brincadeiras de ‘faz de conta’. “Por meio desse jogo simbólico, as crianças vivem as personagens. Viver significa assumir aqueles traços de personalidade, aquela atitude. Elas tomam partido quando ouvem a história, e é frequente ouvi-las dizendo que são determinado personagem, por se identificarem”, afirma Eloisa Ponzio, coordenadora pedagógica da Escola Vera Cruz.
Essa capacidade de se colocar em situações diferentes durante a leitura se estende à vida adulta – e faz parte da nossa formação, como destaca Eloisa. “A literatura nos ajuda, do ponto de vista do humano, a nos constituir. Todo tipo de narrativa oferece uma verdadeira viagem.”
Formando leitores

Ler e ouvir histórias do universo literário também desempenha um papel fundamental na formação de leitores. Para isso, no entanto, a escola deve ir além da simples leitura. Segundo Andréa Luize, é preciso investir numa ‘mediação potente’. “As escolas podem organizar sequências de leituras e situações de conversa. Dá para trabalhar, por exemplo, textos de acordo com os tipos de personagens”, explica. Esse trabalho que se aprofunda nos livros, autores e outros aspectos das obras, muito mais do que oferecer um caminho à alfabetização, permite que a criança desenvolva o hábito de leitura e aprecie a literatura por ela mesma.
Nos colégios particulares, o processo de formação de leitores literários costuma passar por visitas regulares à biblioteca, além do acesso aos chamados ‘cantinhos de leitura’, que contêm pequenos acervos de livros dentro da própria sala de aula. Para Mônica Mazzo, diretora pedagógica do AB Sabin, unidade infantil do colégio Albert Sabin, esses espaços dentro da classe são fundamentais para a aproximação das crianças com o universo literário. “Quanto mais livros em volta, quanto maior o contato com a literatura, maior o estímulo.”
Na Escola Santi, em São Paulo, o foco principal do trabalho com a literatura, segundo a coordenadora pedagógica Emiliam Santos, é justamente a formação do leitor literário. Nas visitas à biblioteca, as crianças não apenas leem e ouvem histórias, como também conversam sobre livros, autores e ilustradores. “Os alunos são convidados a posicionar-se como leitores, fazendo comentários, conversando sobre a forma de escrever dos autores”, explica.
Nesses projetos de mediação, um dos grandes desafios encontrados por escolas e professores é a escolha dos livros que serão trabalhados. Há muitas opções no mercado, mas é preciso dar atenção a aspectos que tornam a obra mais rica – e mais estimulante. Segundo Andréa Luize, a própria qualidade do texto é um dos fatores que separam obras literárias das não-literárias, e que deve ser foco de atenção dos educadores. “Tem também questões que dizem respeito à não-banalização da criança. Elas são exigentes, sabidas para enfrentar textos bem construídos. Outro ponto são ilustrações, que não podem ser muito estereotipadas.”
O sucesso desses projetos também passa pela formação do professor e do preparo para que esse profissional trabalhe os textos com as crianças. Para isso, os educadores devem ler e discutir os livros escolhidos para integrar o currículo. Segundo Eloisa Ponzio, também é preciso que a escola ofereça ao educador – e não só ao aluno – a possibilidade de estar mais próximo da literatura. “Na nossa escola, temos o gabinete de leitura, voltado aos adultos. Lá, há livros da área de pedagogia, mas também de literatura. A responsável pelo gabinete também faz apresentação e sugestão de títulos para os professores e outros profissionais da escola.”
Alfabetização
Se a alfabetização não precisa ser o foco do trabalho com a literatura, é bem verdade que é beneficiada por ele. Hoje, muitas escolas enxergam esse processo como algo natural, que começa a partir do momento em que a criança tem contato com a linguagem. “Deixamos a alfabetização acontecer de forma espontânea. Incitando o imaginário com a literatura, isso provoca perguntas, os alunos buscam respostas. Isso leva naturalmente para o processo de alfabetização”, diz Mônica Mazzo, do AB Sabin.
Para Andréa Luize, do Instituto Vera Cruz, a antecipação da meta de alfabetização para o 2º ano, instituída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pode preocupar pela possibilidade de as escolas passarem a priorizar aspectos instrumentais no trabalho com a literatura. “Isso pode acontecer sobretudo em escolas que fazem um trabalho mais tradicional, com cópia, ditado”, avalia. “É a alfabetização de um jeito ruim, em que se lê o texto literário para trabalhar as sílabas, por exemplo. Desconfigura o próprio texto.”

Taquaritinga do Norte registra a menor temperatura do ano de 2017



O município de Taquaritinga do Norte localizado no Agreste Pernambucano, marcou na noite da última segunda- feira (03/07), a menor temperatura do ano, na torre de marcação que fica localizada na Praça Central foi registrado 14º celsius. 
A cidade com clima tropical de altitude,  conta com temperaturas consideradas baixas para os padrões Pernambucanos. A expectativa é de que a marca de 2017 seja ultrapassada nos próximos dias.


O clima ameno atrai milhares de turistas para Dália da Serra nesta época do ano. Além de pontos turísticos como a Serra da Taquara e  a Rampa do Pepê, a gastronomia também atrai muita gente, sendo que os restaurantes da cidade adaptam seus cardápios para receber os visitantes nesse período.


Em 2016, a menor temperatura de Pernambuco foi registrada em Arcoverde, no Sertão de Moxotó, quando os termômetros marcaram 10,5º. A menor temperatura do ano no Brasil foi de -5,7º, município de Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, em 26 de Junho de 2017.


ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Prefeitura vai realizar oficina de Teatro


A prefeitura de Taquaritinga do Norte vem trabalhando desde o início do ano pelo bem estar da população. O prefeito Lero vem fazendo uma excelente administração construindo uma nova história em Taquaritinga do Norte. São investimentos em educação, saúde, obras, infra - estrutura, esportes, turismo e cultura. 


Mostrando ser o governo que vem dando mais atenção à cultura, o governo Lero, vai realizar nesse mês de julho, através da diretoria de cultura, uma oficina de teatro. O diretor de cultura de Taquaritinga, falou da satisfação de trabalhar em um governo que valoriza essa área. "Desde que assumi a diretoria, o prefeito vem dando total liberdade para que possamos exercer o nosso papel, e construindo um novo olhar da sociedade taquaritinguense com relação a cultura, já realizamos várias ações como o cinema na rua, realizamos reuniões com os que constrói a cultura aqui em nossa cidade, estamos lutando e elaborando um projeto pra construção de um teatro e vamos realizar agora no mês de julho a oficina de teatro no salão do Hotel Jorge Eduardo", falou Léo Lima diretor de Cultura.

ASCOM/PMTN

CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

terça-feira, 4 de julho de 2017

Prefeito Lero participa de torneio realizado pela Prefeitura em Serra dos Bois


Objetivando garantir lazer e entretenimento aos moradores da zona rural de Taquaritinga do Norte, a Prefeitura realizou no ultimo domingo (02), um grandioso torneio de futebol na comunidade de Serra dos Bois como parte dos festejos do padroeiro da comunidade.



Equipes de várias localidades participaram da competição, que contou com a participação de 08 equipes e teve a final entre o Guarani de Gravata do Ibiapina e Pão de Açúcar, tendo como grande campeã a equipe do Guarani. O evento esportivo contou com a presença do prefeito Lero, e do vereador Eraldo da Pedra Preta além de vários convidados.



“A administração municipal vem investindo no esporte tanto na zona urbana quanto na rural e o resultado tem sido satisfatório. O esporte garante a inclusão social das pessoas e principalmente na zona rural onde o futebol, em especial, é um grande divertimento nos finais de semana. Recentemente entregamos a quadra do distrito de Pão de Açúcar com um grande campeonato de futebol de salão, e ainda esse mês vamos entregar mais uma quadra, a de Gravatá do Ibiapina, vários outros campeonatos foram realizados em todas as localidades do município, e já anunciamos que iremos realizar o torneio na comunidade do Algodão no próximo final de semana”, destacou Lero.  




ASCOM/PMTN
CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

Estão abertas as Inscrições para Exame Supletivo realizado pela Secretaria Estadual de Educação


Começam na última segunda (03) as inscrições para o Exame Supletivo 2017, da Secretaria Estadual de Educação. As inscrições gratuitas seguem até o dia 10 de agosto e podem ser realizadas no site da SEE, através do link: http://www1.educacao.pe.gov.br/supletivo/. Podem se inscrever jovens e adultos, nos níveis fundamental e médioO Exame também será aplicado para as pessoas privadas de liberdade nas cadeias públicas, CASES e CASEM.
O cartão de inscrição estará disponível a partir do dia 11 de setembro, também no site da SEE, e as provas objetivas serão aplicadas no dia 15 de outubro, para os candidatos definidos no edital, e no dia 16 de outubro, para os candidatos privados de liberdade. O gabarito e os cadernos de questões estarão disponíveis no site da SEE e nas Gerências Regionais de Educação no dia 18 de outubro. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 1° de novembro, no site da Secretaria.
O edital completo está disponível no link: http://www1.educacao.pe.gov.br/supletivo/. Mais informações: 3183-8375 ou 3183-8382.
Serviço:
Inscrições para o Supletivo 2017
Período: 03 de julho a 10 de agosto
Inscrições e edital: http://www1.educacao.pe.gov.br/supletivo/

Direito do Consumidor


Oferecer outros produtos como troco é caracterizado como venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, art. 39, parágrafo 1º.

Devolver uma quantia menor que a devida é tipificado como enriquecimento ilícito pelo Código Civil, art. 884.

Coca-Cola está sendo investigada por reduzir tamanho da lata


A Coca-Cola está sendo investigada por maquiagem de preço após ter diminuído o tamanho da lata de refrigerante sem avisar os consumidores. A empresa estaria vendendo as latas de 310 ml pelo preço que, antes, era da lata de 350 ml. Ambas estão à venda nos mercados.

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça, afirma que a empresa pode ter que pagar uma multa de R$ 613,25 (valor mínimo) a R$ 9.198.785,46 (teto da multa). Em nota, a Coca-Cola diz que o preço das latas foi reajustado, o que não acontecia desde 2015. No mesmo período em que foi feito esse ajuste, houve o lançamento da lata pequena, que, coincidentemente, tem o preço que era do vasilhame de 350 ml, segundo a empresa.

“Cada embalagem traz claramente a informação da quantidade de bebida que contém”, diz a Coca-Cola. “A lata de 310 ml é mais uma opção de embalagem, e não está substituindo a de 350 ml.”

Quando uma empresa muda a quantidade de produto em uma embalagem, tem que haver um aviso claro ao consumidor, afirma Arthur Rollo, secretário nacional do consumidor do ministério da Justiça.

“A empresa fez uma campanha publicitária dizendo que se trata de uma nova lata. Estamos averiguando se isso não foi feito justamente para o consumidor não perceber que o tamanho mudou”, diz Rollo.(GP)

Engavetamento com nove veículos deixa feridos na BR-232


Uma carreta e oito carros se envolveram no acidente, segundo a PRF.

Um dos carros envolvidos no acidente ficou destruído (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)Um dos carros envolvidos no acidente ficou destruído (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)
Um dos carros envolvidos no acidente ficou destruído (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)
Um engavetamento entre nove veículos deixou dois feridos na manhã desta segunda-feira (3) na BR-232, no distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, Agreste de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta e oito carros se envolveram no acidente. A pista foi liberada próximo das 8h30, conforme informou a PRF.
Até a publicação desta matéria, não foi informado para onde os feridos foram levados.
Causa do acidente não foi informada (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)Causa do acidente não foi informada (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)
Causa do acidente não foi informada (Foto: Ana Rebeca Passos/TV Asa Branca)