sábado, 2 de abril de 2016

TRAGÉDIA: 8 pessoas morrem acidente de grandes proporções .


 Oito pessoas morreram após um acidente entre um caminhão-tanque e uma caminhonete de luxo na madrugada deste sábado (2). A colisão ocorreu na BR-232, em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco. 
Seis mulheres e dois homens ficaram presos às ferragens e morreram no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Corpo de Bombeiros de Belo Jardim trabalhou durante mais de duas horas para remover as vítimas das ferragens. O único sobrevivente foi o motorista do caminhão, que foi encaminhado para um hospital em Gravatá, também no Agreste do estado. Até a publicação desta matéria, não havia informações sobre o estado de saúde dele.
De acordo com a PRF, as marcas de frenagem na pista indicariam que o condutor da caminhonete estaria em alta velocidade, quando o carro invadiu a contramão e colidiu de frente com o caminhão-tanque - que tinha desabastecido a carga do veículo em Juazeiro do Norte, no Ceará. 
Os ocupantes da Van, que tem placa de Serra Talhada e seguia em direção ao Sertão e o caminhão seguia sentido Caruaru. O caminhoneiro fez teste do bafômetro e o resultado foi negativo, segundo a PRF. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local do acidente para registrar o caso que está sendo investigado pela Delegacia de Belo Jardim. MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO. (FONTE: Blog Rota 190 / TV Clube/Record / G1)
 

BANCO DE VERTENTES É ASSALTADO NOVAMENTE


Na madrugada deste sábado por volta das duas horas da madrugada, de quinze a vinte bandidos em duas picapes encapuzados entraram na cidade fazendo terror atirando para cima e dando gritos por aproximadamente 15 minutos,  arrombaram os caixas com explosivos e fugiram pela PE 90, já virou rotina os arrombamentos aqui na nossa região, e quem sofre com isso é a população que fica impossibilitada de procurar a resolução dos seus compromissos financeiros. 


Detran-PE entra na Justiça Federal contra exame toxicológico para motorista.



12

No embalo das reações dos Detrans de São Paulo, Piauí, Goiás, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – só para citar alguns -, o Detran-PE entrou na briga contra a realização do exame toxicológico para motoristas profissionais que precisam tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categocias C, D e E. O órgão deu entrada numa ação na Justiça Federal em Pernambuco solicitando a suspensão da exigência do exame. 

O exame toxicológico passou a valer no dia 2 de março, por exigência do Denatran. Custa, em média, de R$ 450 a R$ 500, e só fica pronto num prazo médio de 20 dias porque os laboratórios instalados no Estado têm que enviar o material coletado para uma das seis unidades credenciadas pelo Denatran, que ficam em São Paulo (cinco laboratórios) e no Rio de Janeiro (um laboratório).

A reação do Detran-PE vem um pouco tarde, já que desde o fim do ano passado alguns Detrans estão movendo ações contra a exigência do exame. Por enquanto, pelo menos os órgãos de São Paulo, Piauí, Goiás, Minas Gerais e Ceará conseguiram liminares. O Detran do Rio Grande do Sul tentou, mas o pedido foi indeferido. Enquanto isso, os motoristas que precisam tirar ou renovar as CNHs nas categorias C,D e E ficam sem conseguir o documento. (Jornal do Commercio)

REFLEXÃO

11149561_1012551058763004_3401488354452076728_n

sexta-feira, 1 de abril de 2016

PSD realiza filiação partidária em Taquaritinga do Norte


Na noite da última quinta feira , o grupo Gravatinha realizou um ato de filiação partidária do PSD no Salão do Hotel Jorge Eduardo, o PSD é o partido do vereador Jânio Arruda, no evento foi anunciado que Jânio irá disputar pela sexta vez o cargo de Prefeito do município. Estiveram presentes no evento , o Deputado Federal  André de Paula e o Deputado Estadual  Joaquim Lyra, entre pré candidatos e militantes do grupo Gravatinha.

Fotos : Marcelo Tabosa













LERO E ROBÉLIO NO PR

                                                                                     



Segundo informações o vice prefeito Lero e o empresário Robélio irão se filiar ao PR ( Partido da República ) .partido este que é da base do Governador Paulo Câmara, segundo a nossa fonte a articulação foi feita através do Deputado Diogo Morais  , sendo assim os quatro candidatos a Prefeito de Taquaritinga serão ligados ao governador Paulo Câmara .

JUNTA DE ALISTAMENTO MILITAR E POSTO DE CIDADANIA DE TAQUARITINGA DO NORTE



A 99ª Junta de Serviço Militar e Posto de Cidadania da Prefeitura de Taquaritinga do Norte estão localizados à Rua José Bezerra de Andrade no prédio onde funciona a 53ª CIRETRAN.

 O espaço vinculado a Secretaria de Administração, possui amplas e confortáveis instalações para maior comodidade dos usuários e está adequadamente equipado, funcionando de segunda à sexta, no horário das 07h às 13h. Três funcionários capacitados, Ricardo Mahon, Silas Junior e Nicácio Figueirêdo, atendem diariamente oferecendo, de maneira satisfatória, serviços como expedição de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira de Identidade (RG) e Certificado de Alistamento Militar (CAM).

Abaixo algumas imagens do atendimento realizado na última quinta-feira (31/03), onde entre outros, 38 jovens prestaram juramento à bandeira e receberam o seu certificado de alistamento militar.

É o Governo Municipal modernizando o atendimento, proporcionando cidadania e contribuindo com  o bem estar do seu povo!  




quinta-feira, 31 de março de 2016

FABIO DE JAIRO ROMPE COM O PREFEITO EVILÁSIO



Um dos nomes mais comentados dentro da política de Taquaritinga do Norte Fábio de Jairo procurou o Prefeito Evilásio na última quarta feira,  e anunciou ao mesmo que não fazia mais parte do projeto do PSB, Fabio afirmou que não concorda de como as coisas foram conduzidas para a escolha do candidato e que tudo que fez para ajudar a eleger o prefeito Evilásio, vai fazer para que o candidato que o Prefeito vai apoiar não ganhar , Fabio disse ao nosso blog que a  partir de agora faz parte do Grupo liderado pelo vice prefeito Lero e que seu nome está a disposição para compor uma a chapa majoritária , Fabio também informou que esperava uma conversa entre o prefeito , Diogo Moraes e Lero para que acontecesse uma união ou se chegasse a um denominador comum e o grupo se unisse, Fabio afirmou que tentou de todas as formas que isso acontecesse, mais depois dos últimos acontecimentos e ficou claro que a partir de agora cada um segue seu caminho, Fabio também falou sobre sua esposa Magda Lucélia que hoje faz parte do Governo Municipal, Fabio informou que Magda nos próximos dias vai pedir a sua exoneração do Cargo de Secretária de Turismo. Fabio também afirmou que foi é e continuará sendo Calabar .



PREFEITO EVILÁSIO VISITA CASA DE APOIO NO RECIFE

Por Dimas Oliveira

Era esperado, mais foi uma boa surpresa a visita do prefeito Evilásio Araujo que acompanhado do jovem João Eugênio realizaram na a casa de apoio no dia 31 de Março de 2016 na capital. Onde  verificaram de perto o bom andamento da administração onde foram recebidos pela funcionária Maria Dapaz Freitas de Oliveira mais conhecida como Paizinha que é a  coordenadora da casa. Lá foram abraçados pelos Norte Taquaritinguenses que se utilizam desse serviço prestado a sociedade.

                                          É a prefeitura municipal cuidando bem de nossa gente !
                                            
   
                                

                                     

Homem faz juíza refém dentro de Fórum

Suspeito chegou a jogar gasolina no corpo da magistrada / Foto: Reprodução

Suspeito chegou a jogar gasolina no corpo da magistrada

Foto: Reprodução

Do Estadão Conteúdo
Atualizada às 12h20
Vídeos divulgados nesta quinta-feira (31) mostram a ação do homem que invadiu o Fórum do Butantã, na zona oeste de São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (30) e ameaçou atear fogo no corpo da juíza Tatiane Moreira Lima. O agressor, segundo a assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), entrou correndo pela saída do prédio, que não tem detector de metais, e incendiou um dos corredores.
Por causa das chamas, policiais e funcionários que trabalhavam no local não conseguiram detê-lo. Em um dos vídeos, o homem - identificado como Alfredo José dos Santos, de 36 anos - está com a juíza dominada, ofende-a e a obriga a dizer à filha dele que é inocente. 
Em outra gravação, filmada por policiais militares que negociavam a rendição, Santos obriga a magistrada a dizer que ele não é louco e que não é culpado por nenhum crime. O homem também quis a garantia de que os PMs estavam registrando a ação. Já o terceiro vídeo mostra o momento em que Santos foi rendido pelos policiais, imobilizado e algemado, impedindo que ateasse fogo em Tatiane. 
Agressor
Policiais apuraram que Santos teria uma audiência com a juíza, mas o TJ-SP não confirmou a informação. Em 2013, foi registrado um boletim de ocorrência contra Santos por agressão à sua mulher. Segundo a polícia, ele entrou no prédio carregando gasolina em pequenas garrafas guardadas no bolso e ainda tinha coquetéis molotov na mochila. Após incendiar a escadaria, Santos correu até um dos corredores do fórum e agarrou a juíza.
Durante a ação, o homem deu uma "gravata" na magistrada e jogou combustível no corpo dela. Em seguida, o agressor lançou outro produto químico na juíza e fazia ameaças de que iria atear fogo. Toda a segurança do fórum se mobilizou para contê-lo. Ele foi cercado por PMs e, depois de breve negociação, entregou-se.
Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM e do Grupo Especial de Resgate (GER) da Polícia Civil fizeram uma varredura no prédio em busca de outros explosivos. Os policiais constataram que uma das embalagens que continha o produto químico que Santos pretendia jogar na magistrada estava derretendo.
Um artefato com tubos de plástico fechados nas extremidades e pavio improvisado de tecido foi encontrado no fórum. O prédio foi evacuado e os bombeiros ajudaram nas buscas.
Santos foi preso, levado para o 51º Distrito Policial (Butantã) e autuado em flagrante por tentativa de homicídio. Antes, ele recebeu atendimento médico no Pronto-Socorro do Hospital Universitário. A juíza foi socorrida e levada para o Hospital Albert Einstein. Ela teve escoriações leves e passa bem.
Defesa da mulher
A juíza é responsável pela Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da zona oeste de São Paulo. Ela já ministrou várias palestras sobre a violência contra a mulher e a aplicação da Lei Maria da Penha. A magistrada é um dos nomes mais respeitados no assunto no Estado.

LADRÃO DE CELULAR É PRESO

ASSALTANTE IBIRAJUBA AGRESTEVIOLENTO.COM.BRUm ladrão foi preso na noite desta quarta-feira (30), no município de Ibirajuba, no Agreste.
De acordo com informações da polícia, Deivson Cavalcante da Silva, foi detido por populares na Avenida Tenente Xavier de Araújo no centro do município, após anunciar um assalto e tomar os celulares de duas pessoas, a Polícia Militar foi acionada, prendeu o marginal e o levou ao plantão da Polícia Civil em Bezerros, onde o mesmo foi autuado em flagrante e recolhido a cadeia pública.

ATENÇÃO : POLÍCIA CIVIL PROCURA ELEMENTOS QUE ESTÃO ARROMBANDO ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS


A Polícia Civil está investigando o arrombamento de vários estabelecimentos comerciais que aconteceram nos municípios de São João, Canhotinho, Itaíba e Alagoinha, todos no Agreste pernambucano.
Em São João e Alagoinha o alvo foram estabelecimentos comerciais no centro da cidade, que foram arrombados e vários produtos furtados.
Em Canhotinho eles arrombaram o Cartório Eleitoral, e vários estabelecimentos comerciais, os arrombamentos aconteceram na madrugada de 15/03/2016.
Dois dias após realizarem o arrastão em Canhotinho, eles arrombaram uma loja em Itaíba, a ação foi registrada por câmeras de segurança do local. Ajude a Polícia Civil a identificar e prender estes elementos membros de uma quadrilha que vem praticando vários delitos em toda a região.
Qualquer informação deve ser repassada para a Delegacia de Polícia Civil de São João e Canhotinho pelos fones; (87) 9.9929-2940 (87) 3781-2808 ou (87) 3784-0900.

PREFEITURA DE TAQUARITINGA DO NORTE - CONVITE





 C O N V I T E


O Prefeito do Município de Taquaritinga do Norte torna público que no dia 02 de abril do corrente ano, as 10:00 horas na localidade Loteamento Manoel Juventino da Silva em Pão de Açúcar, será assinado a Ordem de Serviço para Construção da Quadra de Esporte Poliesportiva, pleito da população da localidade.  Vem, portanto convidar a todos norte-taquaritingueses, para juntos participar deste evento que sem dúvida trará para a população de Pão de Açúcar grandes benefícios.

                        Taquaritinga do Norte, em 31 de março de 2016.


José Evilásio de Araújo


Prefeito.

Dilma reafirma que impeachment sem crime de responsabilidade é golpe


"A Constituição exige que se caracterize crime de responsabilidade", afirmou a presidente
Dilma fez a declaração durante cerimônia de lançamento da terceira fase do MCMV / Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Dilma fez a declaração durante cerimônia de lançamento da terceira fase do MCMV

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Da ABr

A presidenta Dilma Rousseff voltou a afirmar nesta quarta-feira (30) que o processo de impeachment aberto contra ela na Câmara dos Deputados é golpe porque não há crime de responsabilidade, apesar de o instrumento jurídico estar previsto na Constituição.

Leia Também

“É absolutamente má-fé dizer que, por isso, todo impeachmentestá correto. Para estar correto, a Constituição exige que se caracterize crime de responsabilidade. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. Não adianta fingir que nós estamos discutindo em tese o impeachment. Estamos discutindo um impeachment muito concreto e sem crime de responsabilidade”, disse.
Dilma fez a declaração durante cerimônia de lançamento da terceira fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, no Palácio do Planalto. Aos gritos de “Não vai ter golpe”, representantes de movimentos sociais presentes à solenidade se manifestavam contra o processo de impeachment na Câmara dos Deputados.
Eles também gritaram palavras de ordem contra o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o juiz federal Sérgio Moro, chamando-os de “golpistas”.
Por aclamação, o Diretório Nacional do PMDB decidiu nessa terça-feira (29) deixar a base aliada do governo da presidenta Dilma Rousseff. A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá (RR), vice-presidente da legenda, que substituiu o presidente nacional do partido. O PMDB também decidiu que os ministros do partido deverão deixar os cargos. Participaram da reunião mais de 100 membros do Diretório Nacional do PMDB.

PMDB pode ganhar mais espaço no governo de Paulo Câmara


Mariana Araújo
O PMDB poderá ganhar mais espaço dentro do governo do Estado. O PSB aproxima-se nacionalmente do PMDB, diante do possível impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). E, no plano local, busca ampliar as parcerias, visando, principalmente, as eleições municipais deste ano. A legenda tem, atualmente, o vice-governador, Raul Henry, e o secretário de habitação, Marcos Batista. Nesta quarta (30), o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que há a possibilidade dessa participação da legenda.
“É possível que haja movimentações. Para ocorrer movimentações dentro do governo, a gente sempre ouve esse conjunto de alianças que nos ajuda a governar. A gente quer extrair de cada partido, de cada colaborador, condições de governar com o máximo de condições de agregar e melhorar o Estado”, afirmou o gestor, após solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Segundo Paulo Câmara, as mudanças podem ocorrer após o término do período da janela partidária e da descompatibilização de servidores que pretendem concorrer a cargos públicos. “É um momento de definições partidárias de candidaturas, a gente vai ter um momento de olhar o Estado, porque algumas pessoas vão sair. Alguns arranjos políticos foram feitos, precisam ser olhados. Algumas áreas precisam ser fortalecidas dentro do governo, até em virtude do quadro fiscal brasileiro e pernambucano”, acrescentou.
Paulo Câmara viajou para Brasília, onde participa de reuniões com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, e com a bancada de deputados. Na pauta, questionamentos sobre o Projeto de Lei (PL) de renegociação da dívida dos Estados. O governo faz exigências como impedimento de novas contratações e de aumentos a servidores. O governador disse, ainda, que vai tratar da liberação de recursos para a seca.
Paulo Câmara também voltou a comentar saída de quatro secretários, que são deputados federais, para votar no processo de impeachment. “Eu acho que foi um pouco precipitado porque ainda tem um tempo para decidir isso. Então logo cedo decida, eles são eleitos pelo povo, eles têm o direito de pleitear isso. Eu estou com tanta questão para definir, acho que é um ponto pequeno diante do que Pernambuco e o País passam”, declarou.

Gena Lins é o candidato !

Do Taquarinet Notícias





Muito se especulou muito foi comentado, várias possibilidades foram levantadas, muita fofoca muita picuinha das alas políticas da Dália da Serra , e por fim muito medo dos opositores do Grupo Calabar, pois o que mais temiam aconteceu, Gena Lins depois de reunião com outros pré candidatos a prefeito do grupo Calabar na manhã de hoje , teve seu nome confirmado como o Pré  Candidato Oficial  do grupo Calabar pelo PSB, Com muita inteligência e dinamismo, Gena Lins conquistou seu espaço e construiu bases sólidas na cidade em prol da sua pré candidatura, Gena sempre afirmou que o povo é soberano e a vontade da maioria tem que ser respeitada, Gena foi um exemplo de como um pré candidato deve se portar, Gena demostrou  respeito e parcerias com  lideranças de todo município e  somou muito e conseguiu apoios importantes , não só para ele mais para o grupo. Ano passado Gena se filiou ao PSB, e o partido já deu o aval e vai apoiar a candidatura de Gena nas eleições de 2016, nos próximos dias o pré candidato a vice na chapa com Gena deve ser oficializado, nomes como : Gilson Carlos , Shirley Feitosa e Lulu são os mais comentados .





quarta-feira, 30 de março de 2016

Ministério da Saúde começa a distribuir aos estados vacina contra H1N1 no dia 1º



1651

O Ministério da Saúde divulgou o calendário de distribuição da vacina contra a gripe A (H1N1). A campanha nacional terá início no dia 30 de abril, porém, no dia 1º a pasta começa a distribuir o imunizante aos estados.

Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, mas, no estado de São Paulo, por exemplo, casos graves da doença começaram a ser registrados mais cedo. A campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio, mas, com a chegada do imunizante mais cedo, os estados e municípios poderão antecipar a aplicação da forma mais conveniente para a região.

Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para o estado de São Paulo.

Na capital paulista, oito pessoas morreram este ano em decorrência do vírus. No ano passado não houve registro de mortes. (Agência Brasil)

REFLEXÃO

11143130_930202137000146_8388700556496906413_n

terça-feira, 29 de março de 2016

MAIS UM ACIDENTE DE MOTO COM VÍTIMA FATAL



De acordo com as informações, o jovem Mailton da Silva Ferreira (27 anos) seguia em uma moto Bros, cor vermelha e placa KIH-5360, para o distrito de Poço Fundo, zona rural da Capital da Moda. Segundo testemunhas, a vítima teria batido em um animal que passava pela pista.


Com o impacto, ele teria perdido o controle da moto e caiu, sendo depois atropelado por um veículo Celta, que vinha no sentido oposto.


A vítima chegou a ser arrastada por alguns metros embaixo da frente do carro, morrendo no local.
O condutor do Celta identificado apenas por “Bruno” não fugiu do local e de imediato acionou as presenças da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.


PARTICIPE : REQUEBRA FITNESS



Saia já do Sedentarismo, próxima quarta feira dia 30/03/2016 à partir das 18:30h acontecerá na Praça Central em Taquaritinga do Norte uma noite de atividades físicas voltada para uma melhor qualidade de vida, com excelentes profissionais e muita aeróbica com a presença do professor Felipe e Amanda Larissa agitando a noite. Realização Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico, Departamento de Esportes e Stillus Academia. Magda Lucelia Prefeitura Taquaritinga Do Norte George Ettankay Diego Sousa e Renan Casé .

Vírus da gripe H1N1 já circula por Pernambuco…



O vírus da gripe H1N1 já está circulando por Pernambuco. Este ano foram confirmados pela Secretaria Estadual (SES) de Saúde 10 casos de pacientes que contraíram o vírus em sua forma mais leve e três casos de pessoas internadas com o quadro grave da doença. No ano passado não houve nenhum registro de H1N1 no Estado. Apesar das confirmações, a secretaria diz que ainda não há indícios de surto da doença em Pernambuco, como ocorre em São Paulo, onde 38 pessoas já morreram em decorrência de complicações causadas pelo vírus. O Estado, no entanto, reforçou a vigilância epidemiológica e faz um alerta para que as pessoas participem da campanha nacional de vacinação que será realizada de 30 de abril a 20 de maio.

A gerente de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis, Ana Antunes, explica que ainda não há nenhuma notificação de óbito decorrente da doença no Estado. Este ano, foram feitas 47 notificações de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Desse universo, a secretaria coletou amostras de 30 pacientes, sendo 3 positivos para influenza. Entre os casos mais leves, foram coletadas amostras de 125 pacientes. Dez exames laboratoriais já apresentaram resultado. Todos foram positivos para o vírus. “Pelos dados analisados, a identificação do vírus, de fato, tem sido mais frequente, mas não há indicativo de surto”, diz Ana Antunes.

Ela observa que, diante da situação de Estados como São Paulo, é preciso redobrar os cuidados. “Adotamos um controle mais rigoroso no rastreamento dos casos e aumentamos o universo de pacientes que tiveram amostras coletadas”, informa a gerente de Vigilância Epidemiológica.

Para as pessoas que precisam viajar para áreas onde o vírus está espalhado, é importante tomar algumas precauções, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos de uso pessoal e preferir ambientes ventilados. 

Queda da economia leva à redução de empréstimos dos bancos

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, afirmou que no inicio do ano é comum haver menor expansão do crédito, porque atividade econômica é normalmente mais fraca. / Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, afirmou que no inicio do ano é comum haver menor expansão do crédito, porque atividade econômica é normalmente mais fraca.
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, afirmou que no inicio do ano é comum haver menor expansão do crédito, porque atividade econômica é normalmente mais fraca. Mas, atualmente, a retração da economia leva à queda do crédito.
O encolhimento da economia levou a uma queda no saldo do crédito ofertado pelos bancos a empresas e famílias. Em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, o saldo das operações de crédito recuou e fechou o período em R$ 3,184 trilhões. Em relação a janeiro, houve redução de 0,5%. O saldo do mês correspondeu a 53,6% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), queda de 0,4 ponto percentual em relação a janeiro. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo Banco Central (BC).

PROJEÇÕES - Para o ano, o BC revisou a projeção de crescimento do saldo das operações de crédito de 7% para 5%. No caso do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros, a projeção de expansão passou de 5% para 2%. A estimativa para o crescimento do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) foi alterada de 9% para 7%.
Em relação ao PIB, o crédito deve corresponder a 54%, abaixo da projeção anterior de 55%. No ano passado, essa relação ficou em 54,5%.
Os bancos públicos devem apresentar expansão do saldo dos seus empréstimos de 9%. A projeção anterior era 8%. Já os bancos privados nacionais devem ter queda de 1%. A projeção anterior era de crescimento de 2%. De acordo com as estimativas do BC, o saldo do crédito dos bancos privados estrangeiros vai crescer 4%, estimativa cortada pela metade em relação à divulgada em dezembro (8%).

FAMÍLIAS - De acordo com o Banco Central, o recuo no crédito para as famílias foi influenciado, em fevereiro, pela redução nos gastos com cartão de crédito à vista. Em janeiro, comparado ao mês anterior, houve recuo 3,4% no saldo dessa modalidade. “Fevereiro é um mês de ajuste, depois das férias. Tem pagamento de impostos, material escolar. Com isso, há uma contenção de despesas de consumo. O número de dias úteis a menos também influencia nessa sazonalidade”, disse Maciel.
O chefe do Departamento Econômico do BC também destacou a queda no saldo dos empréstimos para a compra de veículos, que foi de 1,6% de janeiro para fevereiro deste ano. “A aquisição de veículos continua caindo de forma significativa. O ciclo de atividade impacta a renda. Mais do que isso, é uma modalidade que requer comprometimento de renda futura, por período importante, e aí os indicadores de confiança pesam. Em períodos de maior incerteza, há maior restrição por parte das pessoas em comprometer renda futura”, acrescentou. No total, o saldo do crédito livre para as famílias recuou 0,3%, em fevereiro.
Maciel também destacou a desaceleração do crédito imobiliário (uma das modalidades do crédito direcionado). Em fevereiro deste ano, o saldo dessa modalidade cresceu 0,5% em relação a janeiro. No mesmo período do ano passado, a expansão ficou em 1%. “É natural que, após crescimento expressivo [em anos anteriores], se tenha taxas de expansão menores. Mas teve elevação de taxas de juros do financiamento imobiliário. Isso tende a refletir também na evolução da carteira”, acrescentou.

EMPRESAS - O crédito livre para as empresas também recuou no mês passado: 1%. A principal modalidade desse tipo de crédito, o capital de giro, recuou 1,3%. Maciel disse que o capital de giro com prazo inferior a 365 dias, concedido principalmente a pequenas e médias empresas, caiu 2,2%.“Isso reflete um encolhimento do crédito para esses segmentos. Há maior cautela na concessão diante desse quadro de incertezas e as próprias empresas têm maior cautela no comprometimento de receita futura”, disse.
Os dados do BC também mostram recuo no saldo dos empréstimos às empresas com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que caiu 1%, no mês. Segundo Tulio Maciel, o motivo para a retração é a elevação dos juros, a redução dos investimentos devido à conjuntura econômica e a menor demanda. Para ele, essa redução ainda está se intensificando.

INADIMPLÊNCIA - A inadimplência, quando são considerados os atrasos superiores a 90 dias, do crédito livre para as famílias ficou estável em 6,2%, em fevereiro em relação a janeiro. Para Tulio Maciel, os bancos estão mais seletivos na concessão de crédito e as famílias estão preocupadas com a gestão financeira e com maior cautela.
No caso das pessoas jurídicas, Maciel destacou que há uma tendência de aumento da inadimplência associada, principalmente, a pequenas e médias empresas. Para Maciel, a evolução “gradual” da inadimplência tem o aspecto positivo de fazer com que os bancos se preparem antecipadamente, aumentando as provisões (recursos reservados para casos de inadimplência).
Em fevereiro, a inadimplência das empresas no caso do crédito livre ficou estável em 4,7%, em relação a janeiro. No caso específico do capital de giro, houve aumento da inadimplência em 0,2 ponto percentual, com a taxa em 5%.
PALAVRAS-CHAVE:

PMDB oficializa rompimento com o governo Dilma

Reunião do diretório durou poucos minutos e, por aclamação, PMDB decidiu deixar base aliada do governo / Foto: reprodução TV Câmara

Reunião do diretório durou poucos minutos e, por aclamação, PMDB decidiu deixar base aliada do governo

Foto: reprodução TV Câmara

Do JC Online

O PMDB rompeu oficialmente com o governo Dilma durante reunião do Diretório do partido na tarde desta terça-feira (29). A ordem da sigla é que ministros deixem cargos. Atualmente, o PMDB ocupa sete ministérios.
Ao som de 'Fora, PT' e 'Temer presidente', a reunião, que aconteceu em Brasília, durou menos de cinco minutos. Presente à reunião e sentado ao lado do vice-presidente do partido, senador Romero Juca (PMDB-RR), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, não foi bem recebido na chegada ao encontro partidário. Houve um ensaio de palmas, mas o gesto foi rapidamente interrompido.
Além da entrega dos cargos no Executivo, ficou determinado que haverá instauração de processo no Conselho de Ética do partido contra quem permanecer nas funções. 
Participaram da reunião mais de cem membros do Diretório Nacional do PMDB. De Pernambuco, estiveram presentes os deputados federais Jarbas Vasconcelos e Kaio Maniçoba (recém-filiado à legenda) e o vice-governador Raul Henry.

A AÇÃO DO CREAS SEGUE FORTE NA CAMPANHA DO COMBATE E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Como foi divulgado durante a semana na imprensa oficial.  Começou hoje a distribuição dos panfletos que orientam as mulheres do nosso município em relação aos seus direitos adquiridos. A coordenadora Maristela Maria da Silva reuniu a equipe do CREAS e com o apoio da prefeitura municipal realizaram visitas instrutivas as mulheres em Pão de Açúcar.

                                                                         Segue:fotos da Imprensa Oficial 

                                                           

                                                     
                                                     
                                                     
                                                     
                                                    
                                                   

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...