sexta-feira, 8 de novembro de 2019

PREFEITURA DE TAQUARITINGA DO NORTE REALIZA REUNIÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE HÍDRICA


Na última sexta-feira (01) o município de Taquaritinga do Norte foi sede de uma importante reunião sobre sustentabilidade hídrica e a criação de corredores ecológicos na Bacia do Rio Capibaribe.

A Diretoria de Meio Ambiente da terra do café, vem realizando grandes projetos de meio ambiente como o FECHAMENTO DO LIXÃO, PLANTIO DE MUDAS EM ÁREAS DEVASTADAS e elaboração de projetos futuros com relação a elaboração de estudos ambientais, socioeconômicos e mapeamento de áreas prioritárias para criação de Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos na Bacia do Rio Capibaribe.

A reunião na terra do café teve como objetivo o debate para criação de projetos de unidades Conservação e/ou projetos ambientais relativos à conservação de ecossistemas naturais
Elaboração de zoneamentos socioambientais e planejamentos territoriais para
elaboração de diagnósticos socioambientais.

A Diretora de Meio Ambiente Aline Cursino, falou da importância ambiental para o futuro da população. "A gestão municipal de Taquaritinga do Norte foi sem dúvida a que mais investiu na questão ambiental, além de trazer o debate ambiental realizou grandes ações como reflorestamento de áreas degradadas e fechamento do lixão do município, agora participa e realiza reuniões para elaboração de estudos para que em um futuro próximo seja criada áreas de conservação ambiental para proteção de nossas águas. Essa é uma gestão que trabalha sem parar em todo lugar e que também trabalha em projetos de sustentabilidade para gerações futuras", falou Aline.

Biomédica de PE desenvolve chip que detecta 18 tipos de câncer

Deborah Zanforlin (esq.) desenvolveu o chip em Pernambuco e projeto ganhou premiação do MIT, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)Deborah Zanforlin (esq.) desenvolveu o chip em Pernambuco e projeto ganhou premiação do MIT, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação)
Um chip que detecta 18 tipos de câncer em estágio inicial por meio de um teste sanguíneo foi desenvolvido pela professora e biomédica pernambucana Deborah Zanforlin. De acordo com ela, o resultado do exame é informado ao paciente em 15 minutos. O ConquerX - como foi denominado - foi criado com o intuito de "auxiliar as pessoas de baixa renda a descobrirem a doença, já que a tomografia e mamografia, por exemplo, são caras", destacou Deborah.

Em 2015 a professora passou a tentar transformar o projeto em um produto para que ele deixasse de ser apenas uma pesquisa, e acabou sendo premiada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

"Eu queria que a população tivesse acesso ao chip, mas tive dificuldades com relação ao investimento para a produção do material. No ano passado eu recebi uma medalha de prata em uma premiação do MIT, nos Estados Unidos. Lá, eu conheci quatro pessoas que aceitaram trabalhar comigo para fazer do projeto de pesquisa uma pequena empresa", contou ao G1 a biomédica.
Desenho de como é o ConquerX - chip capaz de detectar 18 tipos de câncer (Foto: Reprodução)
Desenho de como é o ConquerX - chip capaz de
detectar 18 tipos de câncer (Foto: Reprodução)
Após formar sociedade com profissionais da Eslováquia, Vietnã, Espanha e Argentina, Deborah começou a testar o chip em algumas pessoas e obteve resultado positivo.
Os testes foram realizados em Pernambuco, local onde o projeto foi desenvolvido. "Estamos trabalhando para fazermos alguns testes nos Estados Unidos", ressaltou a biomédica.

O dispositivo ainda não está em processo de produção porque é necessário ter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - no Brasil - e da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) - nos Estados Unidos. "Estamos trabalhando para patentear o ConquerX. Depois vamos resolver esta questão com as agências reguladoras de saúde", informou.

Biossensor
O projeto consiste em um biossensor em formato de chip que mapeia marcadores sanguíneos que indicam os tipos de câncer. "O diagnóstico precoce do câncer aumenta para 70% as chances de cura. O chip fará com que as pessoas deixem de ver o câncer como uma sentença de morte, além de ajudar no esquema de prevenção", ressalta a professora.

O sistema do chip é portátil e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso a testes e tratamento contra o câncer é difícil. Outra característica do dispositivo é que ele não emite radiação.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde é morto a tiros dentro de carro na PE-320

Fernando Gomes foi morto a tiros dentro do carro em Calumbi — Foto: WhatsApp/TV Asa Branca/Reprodução

O ex-prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, o médico Fernando Gomes, foi morto a tiros dentro de um carro na manhã desta quinta-feira (7) em Calumbi, no Sertão de Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava dirigindo o automóvel e passava pela PE-320 quando foi abordada por dois homens em uma moto. A dupla se aproximou do carro e efetuou os disparos de arma de fogo.
Também segundo a PM, os tiros atingiram o pescoço e a cabeça de Fernando. Pessoas que passavam pelo local prestaram socorro e o ex-prefeito foi levado até o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade de saúde.

Como Chegar a Rampa do Pepê em Taquaritinga do Norte

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Taquaritinga do Norte : Está chegando a hora de muita adrenalina, aventura e muito voo


Muita adrenalina, aventura e muito voo. Esse será o clima encontrado no mês de Novembro no 3° Taquaritinga Voo Livre na Rampa do Pepê, que está localizada na cidade de Taquaritinga do Norte, a 178 km do Recife. O lugar está a 785 metros de altitude e é cercado pela vegetação alta do Sítio Cafundós, na zona rural do município, considerado um dos pontos mais altos do estado.
rampa do pepê (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)O local está a 785 metros de altitude e é rodeado de vegetação alta (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)

No local estarão presentes vários pilotos de Parapente e Asa-delta da região, que irão realizar grandes  voos do esporte radical na rampa de concreto inaugurada em 2015 - que substituiu a antiga de madeira -, respirando os ares do céu da Serra de Taquara.
Destaque 
Entre os praticantes do Voo Livre, o esportista João Paulo, considerado um dos melhores da região, é um lutador pelo esporte e um dos Organizadores do 3° Taquaritinga Voo Livre, João vem á muito tempo lutando pelo esporte e representando Taquaritinga do Norte em várias competições.
A imagem pode conter: Jp Voo Livre Voo Livre, sorrindo, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jp Voo Livre Voo Livre, pessoas em pé, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza
Tião proprietário da Rampa , João Paulo e Gabriel 
Resultado de imagem para começou o 2° taquaritinga voo livre dalia net
Secretário de Educação Marcos Augusto , Tião da Rampa e o Prefeito Lero
A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte preparou para a população e os turistas shows em Praça Pública, confira as atrações :
Sábado, 16 de Novembro:
Forró Vumbora - 22 horas
Gleydson e Henrick - 00 horas

Domingo, 17 de novembro:
Dj Boratcho - 14 horas
Banda o Rodo da Bahia - 16 horas.

O evento conta com a Organização de JP Voo Livre, Tião da Rampa e da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte.
De acordo com a Secretaria de Educação Cultura e Esportes de  Taquaritinga do Norte, agora em Novembro  o local deverá receber voadores e turistas de todo o pais, destaque para a Piloto Dany Wings que é reconhecida internacionalmente , ela estará presente abrilhantando esse grande evento.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, atividades ao ar livre e natureza
Significado do nome da rampa do Pepê:
Resultado de imagem para PEPE VOO LIVRE
O nome da rampa é uma homenagem feita ao carioca Pedro Paulo Guise Carneiro, mais conhecido como "Pepê", que era um dos principais brasileiros praticante do Voo Livre, campeão mundial da modalidade, além de também atuar no surfe, chegando a figurar entre os 20 melhores surfistas do mundo. Ele morreu em 1991, quando buscava, no Japão, o bicampeonato mundial de Asa-delta.
rampa do pepê (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)Pessoas de vários lugares do estado são esperadas em Taquaritinga do Norte (Foto: André Ráguine / GloboEsporte.com)

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

CASAL DE SÃO DOMINGOS E TAQUARITINGA É BRUTALMENTE ASSASSINADO NO ESTADO DE ALAGOAS


 Segundo as informações repassadas ao Blog Agreste Notícia, o casal Emerson Marinho de Lima, de 25 anos de idade e Erika Railla, de 19 anos, foram arrastados na última terça-feira (29), da cidade de São Benedito do Sul-PE e brutalmente assassinados em um canavial na comunidade de Santa Rita na zona rural do município de São José da Laje no estado de Alagoas.
 Ainda de acordo com informações colhidas pela nossa reportagem, Emerson que residiu em São Domingos distrito do Brejo da Madre de Deus e Erika que era do bairro Brasília em Taquaritinga do Norte, Agreste Central e Setentrional de Pernambuco, respectivamente, há cerca de três anos moravam em São Benedito do Sul.


 Os dois corpos foram encontrados na manhã da quarta-feira (30) apresentando ferimentos causados por disparos de espingarda de grosso calibre. No corpo da jovem ainda foram visualizadas perfurações provavelmente de objeto perfuro cortante e sinais de tortura.
 Segundo a Polícia Civil, responsável pelo levantamento cadavérico, os cadáveres foram encontrados em uma distância de aproximadamente 13 metros, de um para o outro.
 O corpo de Emerson foi sepultado no Cemitério da Barrinha em São Domingos na última sexta-feira (1º), enquanto, o corpo de Erika foi enterrado ontem (domingo) no Cemitério Municipal de Taquaritinga do Norte.

Suspeito de participar do assalto no Aeroporto de Viracopos, em SP, é preso com cerca de R$ 300 mil em Caruaru

Carro-forte é cercado por criminosos na pista do Aeroporto de Viracopos em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Um homem de 34 anos suspeito de participar do assalto a um carro forte no Aeroporto Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, foi preso no domingo (3) nas proximidades da Feira da Sulanca, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
Segundo a Polícia Federal, o homem também é suspeito de participar de assaltos a bancos e transportadoras de São Paulo, latrocínio e formação de quadrilha. Com ele foram apreendidos cerca de R$ 300 mil em espécie. A suspeita é de que o dinheiro seja proveniente de assaltos.
A PF também prendeu outro homem que estava com o suspeito de participar do assalto em Campinas. A suspeita é de que eles estavam planejando praticar algum roubo no Agreste pernambucano. A dupla será apresentada em audiência de custódia nesta segunda-feira (4).
A Polícia Federal vai investigar se o segundo suspeito também tem envolvimento com o assalto no Aeroporto de Viracopos.
00:00/02:07
Polícia prende três suspeitos de envolvimento em assalto a Viracopos

Entenda o caso

Um assalto a uma transportadora de valores no Aeroporto Internacional de Viracopos deixou dois seguranças baleados e fechou ambos os sentidos da Rodovia Santos Dumont (SP-75), em Campinas no dia 17 de outubro deste ano. A via ficou interditada por 1h45. Parte de uma carga de dinheiro foi roubada e depois recuperada.
Cerca de R$ 300 mil foram apreendidos com o suspeito em Caruaru — Foto: PF/DivulgaçãoCerca de R$ 300 mil foram apreendidos com o suspeito em Caruaru — Foto: PF/Divulgação
Cerca de R$ 300 mil foram apreendidos com o suspeito em Caruaru — Foto: PF/Divulgação
Membros da quadrilha foram encontrados na região do bairro Vida Nova, no residencial Campina Verde, segundo o comando da PM. Um major foi baleado na perna e socorrido. Dois suspeitos foram mortos. Por volta do meio-dia, um criminoso foi cercado dentro de uma casa e fazia dois reféns. O sequestro terminou às 14h06 e o bandido foi morto com auxílio de um sniper. Veja como foi.
A PM conseguiu recuperar parte dos reais roubados numa lixeira e apreendeu armas. A corporação estima que cerca de 20 criminosos participaram da ação, três morreram e os outros fugiram.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...