sábado, 16 de março de 2013

Pedra Preta vivencia o padroeiro São José



A comunidade de Pedra Preta, localizada na região do cariri de Taquaritinga do Norte, também tem no padroeiro São José o seu santo protetor e desde a última quinta-feira (14/03) vem vivenciando este tríduo com atividades religiosas e também vivenciando a parte profana do evento, onde bandas da região tem se apresentado no espaço construído na administração passada de Evilásio e Lero especialmente para esta finalidade que fica localizado ao lado da igreja do povoado.
Na noite da sexta-feira (15/03) o Prefeito Evilásio visitou a comunidade e participou das atividades religiosas ao lado do Deputado Diogo Moraes e do Secretário de Governo Zeca Coelho, onde foi recebido pelo vereador Eraldo de pedra Preta, liderança local que coordena a festa desta comunidade.
Novenas, leilões, bingos, quermesses e outras atividades marcam eventos desta natureza, típicos de zona rural, e que animam as noites do padroeiro, vivenciadas com muita intensidade pela população da localidade e também das comunidades vizinhas.

O Prefeito aproveitou a oportunidade para ouvir a população a respeito do andamento das obras de recuperação e construção de barragens e barreiros na zona rural, ação encampada pelo IPA e pela Prefeitura Municipal que visa amenizar o sofrimento da população em épocas de seca como a que atualmente atormenta toda a região.
“Estamos fazendo a limpeza de nossos mananciais já visando à chegada do inverno, pois com eles cheios o sofrimento por água do homem do campo será menor, evitando assim o esvaziamento desta região tão sofrida e tão importante para o desenvolvimento de nosso município”, declarou o gestor.
A festa de Pedra Preta foi animada na sexta pela banda Forró no Kilo e no sábado quem irá comandar o arrasta pé é o forrozeiro Bidinga do Acordeom que promete não deixar ninguém ficar parado.

MAIS UMA GRANDE NOITE DA FESTA DE PÃO DE AÇUCAR

POR EDSON ARRUDA


Ainda na ressaca do mega show da Banda Garota Safada um bom público prestigiou os shows da tradicional festa de Pão de Açúcar, que chegou a sua segunda noite (15/03) de apresentações no palco principal já comemorando a consolidação deste importante evento, onde a organização de todos os setores tem sido a responsável pela realização da maior festa de todos os tempos no distrito.

Animaram o público as bandas Taradões do Forró e Forró dos Firmas que, com muito forró, embalaram todos que  estavam presentes entre os quais o Vice Prefeito Lero, os Vereadores Gilson Carlos e Geovane, Eduardo de Matos e outras autoridades que também se deslocaram a Capital da Camisaria para prestigiarem a tradicional festa de Pão de Açúcar.

Hoje a animação segue no último dia de shows com as apresentações da revelação do sertanejo o jovem Francisco Caldas e a conhecida nacionalmente Forró do Muído, que encerrará o evento com chave de ouro e também foi articulada a sua apresentação junto ao Governo do Estado pelo Deputado Estadual Diogo Moraes.
“Graças ao empenho e a dedicação de todos da comissão organizadora, da Secretaria de turismo e de toda a Prefeitura, estamos proporcionando ao povo de Pão de Açúcar a realização da maior festa de todos os tempos, pois o nosso povo merece”, declarou o Vice Prefeito Lero, extremamente feliz com o sucesso deste evento na Capital da Camisaria. 













 



































CAIC TAQUARITINGA : PROJETO KARATÊ NA ESCOLA



DIRETOR MARCOS AUGUSTO FIRMOU PARCERIA COM O PROFESSOR DE KARATÊ MÁRIO LUIZ


CONHEÇA A ELABORAÇÃO DO  "PROJETO KARATÊ NA ESCOLA"
INTRODUÇÃO:
A prática das lutas faz parte da vida do homem desde tempo remoto, entre outros, na perspectiva da sobrevivência humana em luta por comida, abrigo ou defesa, ou mesmo como uma prática corporal para o bem estar orgânico. Institucionalizada enquanto modalidade esportiva, constitui-se num fenômeno cultural de marcante universalidade, que, devido aos benefícios que advém de sua prática, tem um número gradativamente mais elevado de praticantes. No contexto contemporâneo, enquanto uma produção humana, as lutas possuem um corpo de conhecimento e uma prática corporal que faz parte do saber escolar e não escolar, assim as lutas constituem-se em conteúdo a ser ensinado pela área de Educação Física em nível de escola e em outros ambientes da educação não formal. Tradicionalmente presente no meio escolar da Educação Física, o conteúdo esportivo apresenta uma diversidade de manifestações, quer seja quanto a sua forma de organização pedagógica para a aprendizagem (iniciação ou estimulação esportiva, aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento), quer seja na distribuição do seu ensino nos diferentes níveis escolares, quer na definição de qual saber esportivo deve adentrar a escola. Nesta perspectiva realizou-se este estudo com o objetivo de investigar o interesse e prática da modalidade karatê no ambiente escolar por alunos(as) do ensino fundamental.
METODOLOGIA:
Para tanto foi realizada pesquisa de natureza descritiva no contexto escolar, tendo como população os(as) alunos(as) matriculados 4° ao 9°ano do ensino fundamental utilizando-se como instrumento de investigação o questionário com questões abertas e fechadas. O questionário enquanto instrumento de investigação foi utilizado como meio direto de obter-se informações junto ao alunado em cima do contesto estudado.
RESULTADOS:
Interpretando as informações constatou-se que o conhecimento demonstrado pelos pesquisados indica que o karatê faz parte do contexto social de vida dos mesmos, quer tenha sido apreendido através outras pessoas, meios de comunicação televisiva (programas esportivos, filmes) ou contato direto onde muitos alunos do CAIC participam de aulas de Karatê no CRAS. Foi relevada pelos pesquisados a importância de aprender algum tipo de luta corporal no contexto da Educação Física na escola. Observando o interesse dos(as) alunos(as) pelas lutas como um conteúdo da Educação Física escolar no ensino fundamental I e II, foi detectada a grande preferência por parte dos mesmos em relação ao karatê. Analisando os dados constatou-se que um número significativo de alunos(as) demonstrou seu interesse em praticar o karatê na escola, o que significa que este esporte mantinha a atração dos(as) alunos(as) da escola investigada o que pode levar a existências de novos potenciais praticantes. O interesse dos alunos pelo karatê existe e este conteúdo pode ser ensinado e praticado na escola sob os diferentes níveis de aprofundamento (da estimulação ao treinamento).
CONCLUSÕES:

Consideramos que as informações obtidas neste estudo apresentam importantes elementos a serem observados quando da discussão e seleção dos conteúdos esportivos da Educação Física no que diz respeito as lutas de modo geral e ao karatê de modo particular. Pode-se concluir que existe um interesse evidente por parte dos alunos pela aprendizagem esportiva das lutas, em especial pelo karatê, apontando a relevância que este conteúdo tem para a população investigada, o diretor da escola Marcos Augusto  entrou em contato com o professor de Karatê Mário Luíz que tem uma vasta experiência como professor da modalidade e o mesmo se prontificou voluntariamente de dá aulas aos nossos alunos todas sextas feiras, o professor constatou que os alunos que praticam a modalidade melhoram suas notas e a disciplina tanto em sala de aula como em casa e que futuramente os próprios alunos serão os instrutores dos colegas mais novos.







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