sexta-feira, 10 de abril de 2020

Dois novos casos de coronavírus são confirmados em Caruaru, diz Secretaria de Saúde

Caruaru – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, informa mais duas confirmações de Covid-19 na cidade. Trata-se de um caso importado, que esteve internado em um hospital particular de Caruaru com quadro leve da doença. O paciente não está mais no período de transmissão e não apresenta mais qualquer sintoma.
Segundo a Secretaria, o segundo caso foi de transmissão comunitária. O paciente encontra-se internado no Hospital Mestre Vitalino, com quadro de saúde estável. O município agora tem cinco confirmações de Covid-19.

SANTA CRUZ - SEM O DIREITO DE VELAR CORPO DE CRIANÇA, MÃE ACREDITA EM ERRO MÉDICO

 Em entrevista concedida ao repórter Sidney Lima ao vivo através da FanPage do Blog Agreste Notícia, dona Joselene de Oliveira, mãe da garotinha Maria Eduarda de Oliveira do O, que aos 2 anos e 11 meses de idade, faleceu na noite da última quarta-feira (08), no Hospital da Restauração no Recife-PE, falou sobre a morte de sua filha e também a revolta de não poder fazer um velório e sepultamento digno do corpo da criança. Clique AQUI e relembre.
 “Disseram que não era para ter velório, disseram que era para ir direto para o Cemitério e que não era nem para abrir, que era para ser dentro de um saquinho, não abriu não, foi muito triste”, desabafou.
 Na entrevista, Ela ainda falou sobre tudo que aconteceu, desde que, sua filha sentiu fortes dores na barriga e foi levada para a AME de Santa Cruz do Capibaribe aonde foi medicada por dois médicos durante a noite da terça-feira e depois liberada. Na quarta de manhã, o quadro de saúde da menina se agravou e Maria Eduarda novamente foi levada para a AME e durante a tarde transferida para o HR, mas faleceu no início da noite.
 Dona Joselene acredita que a medicação aplicada para a criança pode ter colaborado para o agravamento do quadro de saúde de Maria Eduarda, já que segundo ela, quando a criança foi levada para a AME sentia apenas dores na região da barriga, mas depois do medicamento, ficou com coração acelerado e dificuldade de respirar.
 “Espero que seja tomadas as providências, já que isso não pode continuar acontecendo. Aqui na nossa cidade não tem médico de compromisso, só querem dar o remédio, não pedem um exame, chegou com uma dor, pede um exame para saber o que é, mas não, só medicamente, medicamento e a gente termina morrendo”, pontuou.
Assista a entrevista na integra:

Do: Blog Agreste Notícia

Sexta Feira Santa

Sexta-feira Santa de meditação e reflexão - Mundo das Mensagens

Taquaritinga do Norte vacinou 2320 pessoas contra influenza


Alcançando 2320 pessoas do público alvo desta primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra Influenza, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde já alcançou 91% dos profissionais de saúde e 76% dos idosos público alvo desta primeira etapa da campanha.
 
A Secretaria de Saúde do Município está empenhada em atingir 100% dos profissionais de saúde e acima dos 95% dos idosos. Pra isso a secretaria através dos agentes de saúde e das enfermeiras dos PSFs estão indo vacinar os idosos com difícil locomoção em domicílio, além de campanhas informando sobre a vacinação.

Segundo a secretária de Saúde, Poliana Andrade, a campanha segue em ritmo acelerado e nos próximos dias chegarão na meta. “Já vacinamos mais de 76% dos idosos e mais de 90% dos funcionários de saúde do nosso público alvo nessa primeira etapa da vacinação que vai até o dia 16. Recomendamos e estamos trabalhando de forma que não há aglomerações nos postos, e a população pode ficar tranquila que todos dos público alvo dessa primeira etapa serão vacinados. Quero em nome do prefeito agradecer os profissionais de saúde que estão trabalhando de forma incansável para atingirmos a meta de vacinação contra a influenza e também trabalhando incansavelmente contra a pandemia do coronavírus”, falou a secretária.
 
A partir do dia 16 de abril a campanha será direcionada para os profissionais da força de segurança, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos. A vacina contra a gripe é estrategicamente direcionada às populações com maior chance de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Essa é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com 129 novos casos em 24 horas, Pernambuco tem 684 infectados; mortes chegam a 65

FREEPIK/BANCO DE IMAGENS


Nas últimas 24 horas, foram registrados 129 novos casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 684 casos confirmados. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que atualizou o número de casos nesta sexta-feira (10). O número de óbitos também aumentou. Agora, são 65 mortes confirmadas.
A SES-PE informou que as novas vítimas fatais - 2 mulheres e 7 homens - têm idades entre 38 e 87 anos e faleceram entre os dias 6 e 9 de abril. Os detalhes serão divulgados ainda na tarde desta sexta-feira. No Brasil, o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nessa quinta-feira (9) mostrou que o total de infectados ultrapassou os 17.800. 

Paulo Câmara pede para pernambucanos não viajarem

Em um discurso feito nessa quinta-feira (9), o governador Paulo Câmara (PSB) pediu aos pernambucanos para não viajarem durante feriado da Páscoa. "O maior ato de responsabilidade que pode ser feito neste momento é permanecer em casa. Use a tecnologia para falar com parentes, com amigos, com todos aqueles que vocês queiram. Mas não vamos diminuir o isolamento social. Espero contar com a compreensão de todos", declarou. 
No pronunciamento, Paulo Câmara agradeceu aos que "estão colaborando com o isolamento social" e reforçou aos demais que fiquem em casa.

terça-feira, 7 de abril de 2020

COVID-19: Festa pode ter espalhado vírus e matado três irmãos

 Adriany Santos 




111646075familia2 - COVID-19: Festa pode ter espalhado vírus e matado três irmãos
Um dia antes da festa, a responsável pelo evento, a servidora pública Vera Lúcia Pereira, havia completado 59 anos. O avanço do novo coronavírus quase fez a família desistir da comemoração. “Ficamos em dúvida, mas decidimos fazer, porque não eram tantos casos no país”, conta a aniversariante à BBC News Brasil.
Na data da comemoração, havia 98 casos do novo coronavírus confirmados no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Destes, 56 eram em São Paulo. Não havia nenhum caso confirmado em Itapecerica da Serra — atualmente há ao menos 11 e uma morte. No último dia 13, o isolamento social ainda era incipiente e as orientações referentes ao vírus eram quase totalmente voltadas à higienização das mãos. Dias depois, os Estados passariam a adotar medidas mais rigorosas.
A festa de Vera, realizada no quintal de sua casa, teve 28 convidados. O prato principal era o churrasco. Entre as pessoas que foram ao evento estavam os irmãos do marido dela, o servidor público Paulo Vieira, de 61 anos. “Também convidamos minhas irmãs e nossos sobrinhos. Foram apenas os parentes mais próximos, para evitar que viessem muitas pessoas”, diz Vera.
Nos dias seguintes ao evento, os familiares começaram a apresentar sintomas como tosse, febre, dificuldades para respirar ou diarreia — características associadas à covid-19. No grupo da família no WhatsApp, compartilharam suas dificuldades. A estimativa da família é de que metade dos convidados teve algum problema de saúde dias após a comemoração.
Pouco mais de duas semanas após o aniversário, a alegria deu lugar ao luto. Na semana passada, três irmãos da mesma família morreram com suspeita do novo coronavírus. Os exames ainda não ficaram prontos e não têm previsão para que sejam concluídos, em razão da grande demanda em todo o país.

Os irmãos Vieira

Unidos e adoráveis. Assim os parentes definem os irmãos Vieira. Eram sete. As reuniões em família eram momentos de extrema felicidade. “Nós vivíamos juntos. Tudo era motivo para que nos reuníssemos”, relata a aposentada Maria do Carmo Vieira, de 58 anos. Ela conta que o aniversário de Vera foi um momento em que ela e os seis irmãos aproveitaram para se reunir. “Estávamos há alguns dias sem nos ver, porque nem sempre era fácil reunir todos em um lugar”, comenta.
O aniversário no quintal da casa de Vera e Paulo foi o último evento que reuniu os sete irmãos Vieira.
Dois dias depois, Maria Salete, uma das três mulheres da família Vieira, começou a passar mal. A aposentada, de 60 anos, relatou aos irmãos que estava com diarreia intensa. “Depois, ela começou a ter febre, como se estivesse com alguma infecção. Eu e meu marido a levamos ao hospital, ela recebeu medicamentos e voltou para casa”, explica Maria do Carmo.
Diabética e hipertensa, a situação de Salete piorou com o passar dos dias. Depois dela, diversos familiares também relataram problemas de saúde. A maioria teve sintomas leves, que podem ser associados à covid-19. Nem todos, porém, necessitaram de ajuda médica.
“Estávamos fazendo as contas de relatos e pelo menos 14 pessoas que foram ao aniversário podem ter sido infectadas pelo coronavírus”, diz Maria do Carmo.
“Alguns ficaram debilitados, principalmente os mais velhos”, revela Vera, que teve febre, tosse e dores pelo corpo. Ela fez exames para a covid-19 há quase duas semanas, mas não ficaram prontos até o momento.
A princípio, os familiares não acreditaram que pudesse se tratar do novo coronavírus. “Ainda havia poucos registros no Brasil, então a gente achava que fosse algo distante”, afirma Maria do Carmo. Ela conta que nenhum familiar apresentou sintomas durante a festa, por isso não ficou claro quem pode ter transmitido o novo coronavírus. “Descobrir isso agora não vai mudar nada para a gente”, declara Carmo.
Eles passaram a cogitar a possibilidade de que a família pudesse ter sido infectada pelo Sars-Cov-2, como o vírus é conhecido oficialmente, somente uma semana depois dos primeiros sintomas dos parentes.
“Os casos começaram a aumentar em todo o país, principalmente São Paulo, e a gente percebeu que não era algo tão distante. E como os sintomas que muitos tiveram eram muito parecidos com os do coronavírus, passamos a entender que os meus irmãos, sobrinhos e familiares da Vera poderiam ter sido infectados”, diz Maria do Carmo.
O segundo irmão Vieira a apresentar quadro grave de covid-19 foi o mecânico Clóvis, de 62 anos. “Três dias depois da festa, o meu pai começou a tossir muito, teve dor de cabeça, febre e perdeu o olfato e o paladar”, explica o gerente de relacionamento Arthur Ribeiro, de 30 anos, filho caçula do idoso. A saúde de Clóvis, que não tinha comorbidades, também piorou com o passar dos dias.
Arthur conta que levou o pai a um hospital no dia 23 de março, quando os problemas pioraram. Os médicos receitaram alguns medicamentos e liberaram Clóvis. “Sequer cogitaram que pudesse ser coronavírus”, diz o rapaz, que também esteve no aniversário, teve sintomas de covid-19, mas não conseguiu fazer exames.
Salete passou mais de uma semana em casa. Ela tinha tosse, febre e dores em todo o corpo. “A médica tinha me dito que era para procurar novamente atendimento médico somente se ela tivesse falta de ar, porque seria um claro sinal de coronavírus”, diz Maria do Carmo, que é vizinha da irmã e a acompanhou desde os primeiros sintomas.
“A minha irmã não teve falta de ar, mas a situação piorou muito e a levamos para um hospital particular, da rede na qual ela trabalhava, na região do ABC Paulista”, relata Carmo. Mesmo aposentada, Salete trabalhava na área administrativa de uma operadora de saúde.

As suspeitas de coronavírus

A família acompanhava o quadro de saúde de Salete à distância, somente Maria do Carmo estava junto com a irmã. Ela foi internada na noite de 25 de março. Os médicos fizeram uma tomografia que apontou que 60% dos pulmões dela estavam comprometidos — uma característica associada à covid-19.
“Os médicos a entubaram e a colocaram em isolamento, porque disseram que era 99% de chance de ser covid-19”, relata Carmo. As irmãs se despediram, com o uso de máscaras. “Eu disse para a Salete que a filha dela estava bem e que iria ficar tudo bem. Falei para a minha irmã que as coisas iriam melhorar, mas depois dali a gente nunca mais se viu”, diz Carmo, em meio às lágrimas.
A internação de Salete na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo acendeu o alerta na família. Horas mais tarde, Clóvis foi levado para um hospital público em Itapecerica. “Ele estava em uma situação muito triste. O quadro de saúde dele piorou muito três dias depois que ele foi ao hospital. O meu pai estava completamente fraco e abatido, não conseguia comer e tinha muitas dificuldades para respirar. Quase não conseguia ficar em pé sozinho. Ele não deveria ter sido liberado pelos médicos na primeira vez em que procuramos ajuda”, diz Arthur.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Bolsonaro decide demitir Mandetta em meio à pandemia de coronavírus

Exoneração de Mandetta deve ser oficializada ainda nesta segunda-feira (6)

Carolina Fonsêca
Publicado em 06/04/2020 às 15:39
NOTÍCIA

ISAC NÓBREGA/PR
Mandetta chegou a ser acusado por Bolsonaro de falta de humildade - FOTO: ISAC NÓBREGA/PR

Leitura: 3min
Em meio à pandemia de coronavírus e uma crise sem precedentes, o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), decidiu demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, segundo o jornal O Globo, que confirmou a informação com dois auxiliares do presidente. A demissão do ministro deve acontecer ainda nesta segunda-feira (6) - o ato oficial de exoneração está sendo preparado no Palácio do Planalto. O deputador federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, é o mais cotado para substituir Mandetta.
O presidente se reúne com todos os ministros, inclusive Mandetta, também na tarde desta segunda. A expectativa é de que a decisão seja publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, após esta reunião, convocada para às 17h.
Provável novo ministro da Saúde, Terra almoçou com Bolsonaro e com quatro ministros que despacham do Planalto nesta segunda.

Casal de idosos se recupera da Covid-19 e recebe aplausos de equipe médica ao sair do hospital

Após uma semana internado com diagnóstico do novo coronavírus, um casal de idosos se recuperou da doença e foi aplaudido pela equipe médica ao receber alta e deixar o hospital em Campinas (SP). Um vídeo enviado à EPTV, afiliada da TV Globo, mostra o momento que os pacientes deixam o local. [assista acima]
"Fiquei surpreso. Eu achava que só os médicos e os enfermeiros da unidade iriam se despedir na porta, mas de repente tinham muitas pessoas batendo palmas. Foi uma vitória para nós e uma vitória para eles", afirmou José Roberto Reducino, de 64 anos, em isolamento domiciliar depois deixar a Casa de Saúde.
José Roberto e a esposa, Eunice Reducino, de 63 anos, começaram a sentir os sintomas do coronavírus depois do Carnaval, quando chegaram de uma viagem a Fortaleza (CE). Após os exames dos dois testarem positivos para a Covid-19, o casal foi colocado no mesmo quarto do hospital, o que, segundo eles e a equipe médica, contribuiu consideravelmente para a recuperação.
"Eles tiveram a brilhante ideia de trazer a gente para o mesmo quarto, isso nos encorajou muito. A nossa união de 42 anos de casado, o cuidado e o carinho um com o outro, ajudou bastante a gente", contou Eunice.
Idosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTVIdosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Idosos se recuperaram da Covid-19 em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV

Sintomas e tratamento

De acordo com o diretor técnico da Casa de Saúde de Campinas, Bruno Gonçalves de Campos Araújo, o casal chegou ao hospital como muitos sintomas da Covid-19, como tosse, febre, falta de ar e prostração. "Eles são do grupo de risco e tinham algumas comorbidades também como hipertensão, diabetes e asma", explicou o médico.
Segundo José Roberto, o momento mais difícil era o período da noite, por conta da dificuldade para dormir causada pela dor e pela falta de ar aguda.
Idosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTVIdosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
Idosos ficaram uma semana internados em Campinas — Foto: Reprodução/EPTV
"Eu tinha muita dor, aí via na televisão muita gente morrendo, aí entrou o medo da morte. A gente deita, tem falta de ar, vai andar, não consegue respirar. Vai falar, corta a voz. A sensação é que você está afogando sem água, um afogamento dentro do pulmão. É horrível", relatou.
Recuperados, o casal agora permanece em isolamento dentro de casa, ainda sem receber visitas. A conversa com o repórter Paulo Augusto, da EPTV, afiliada da TV Globo, foi feita por meio de uma transmissão ao vivo. "Nosso filho não pode vir aqui, nem a nora e os netos, mas é um mal necessário. Por um lado, você fica isolado, mas você está se resguardando de algo muito ruim. A melhor vacina contra o vírus é ficar em casa", disse Eunice.

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...