sábado, 28 de janeiro de 2017

Presidentes da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte participam de evento promovido pelo TCE



Durante os dias 23 e 24 deste mês, foi realizado a segunda parte do seminário para novos gestores municipais do Estado de Pernambuco. O evento que é organizado pelo Tribunal de Contas do Estado, teve como proposta base fornecer informações aos novos prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais, informações essas de extrema importância para o bom andamento dos trabalhos, como afirma o presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga do Norte, o vereador José Eraldo:

“Foi um grande seminário onde tive a honra de participar juntamente com o vice-presidente Jurandi Tavares e demais representantes do Poder Legislativo de Pernambuco. A vivência do evento serviu para comprovar ainda mais aquilo que já tínhamos total certeza no que diz respeito à necessidade da realização de um trabalho sério e transparente. Além do mais as atividades propostas vieram tornar ainda mais claro a importância de estarmos sempre em busca de conhecer cada vez mais tudo o que compreende a Lei de Responsabilidade fiscal”. 

Ainda sobre o quanto foi essencial à participação no evento o vice-presidente afirmou: 

“Para as pessoas que querem fazer uma gestão correta, uma gestão que fiscalize, que tenha respeito com a coisa pública o seminário se configura de extrema importância, pois os palestrantes são muito capacitados, tem profundo conhecimento dos assuntos abordados, sintetizou Jurandi Tavares”. 

O material utilizado no decorrer da programação será disponibilizado virtualmente, o que fará com que os demais funcionários das Câmaras Municipais também possam ter a oportunidade de aprimorar os conhecimentos, como afirma o vice-presidente, Jurandi Tavares:

“O material visto no seminário será disponibilizado no ambiente virtual, ou seja, os presidentes também poderão repassar para os demais funcionários da casa,  é muito importante que todos saibam, que todos detenham o conhecimento, em vista que é emergente a transparência e a seriedade com o bom uso do dinheiro público, para isso o conhecimento é fundamental, afinal o caminho é único: usar da forma correta o dinheiro público”, concluiu o representante do Poder Legislativo.

A participação dos presidentes em eventos desse porte, mostram a preocupação dos mesmos para a realização de uma gestão eficiente, voltada para os interesses da população.

Prefeitura continua a repor lâmpadas em Taquaritinga do Norte

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte,  aos poucos está repondo lâmpadas nos postes e melhorando a iluminação pública de todo município. A iluminação pública é um dos itens que mais contribui no combate a violência, e essa reposição irá ajudar diretamente no combate  assaltos .

Neste sábado, dia 28, a empresa que presta serviço para o CONIAP, consórcio do qual a prefeitura de Taquaritinga é sócia, atuou  em alguns bairros de Pão de Açúcar e pontos da zona rural do município fazendo reparos nos postes onde as lâmpadas estavam apagadas.

O prefeito de Taquaritinga, Lero, pede à população que informe na secretaria de obras, em nos centros administrativos dos distritos e comunidades os postes que estão com as lâmpadas apagadas, de maneira que os assessores  tomem conhecimento dos locais afetados e se dê uma solução aos problemas.
 
 

Porteiro pede leite materno para a filha após perder mulher e filho


Esposa teve uma parada cardíaca e gêmeos nasceram de forma prematura.
Menino morreu oito dias depois da mãe; menina está internada na UTI.

Do G1 Caruaru
Fabiano Ferreira faz campanha para conseguir leite materno para filha (Foto: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferreira)Fabiano  faz campanha para conseguir leite materno para filha (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)
O porteiro Fabiano Ferreira Santos, de 34 anos, começou uma campanha por um aplicativo de mensagens em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para conseguir alimentar a filha com leite materno. A menina, que nasceu de forma prematura no dia 9 de janeiro, está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da cidade. A esposa dele, Thaís Emanuelle, de 29 anos, estava grávida de gêmeos, teve uma parada cardíaca e morreu.

Thaís começou a passar mal por volta das 5h e foi levada para o hospital. "Ela chegou praticamente sem vida ao hospital, mas ainda resistiu até às 10h30". Os médicos realizaram o parto e as duas crianças, um menino e uma menina, conseguiram sair com vida. "O meu menino não aguentou e morreu oito dias depois", contou o pai.
Thais estava grávida de gêmeos quando teve uma parada cardíaca (Foto: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferreira)Thaís estava grávida quando teve parada
cardíaca (Foto: Arquivo Pessoal/Fabiano Ferreira)
"Eu fiquei muito mal depois tudo, porque o que eu esperava era a minha esposa com dois bebês, mas agradeço a Deus por ele ter me dado a pequena", disse Fabiano. A menina, que recebeu o mesmo nome da mãe, está internada porque está abaixo do peso e precisa de leite materno. "Minha bebezinha estava tomando leite artificial e esse leite não estava dando o resultado que o leite materno dá".

A bebê nasceu com 1,425 kg e ganhou peso nos últimos oito dias após receber as doações de leite materno. Para Fabiano, a campanha tira o foco da dor e faz com que ele se preocupe em levar a filha para casa. Ele explicou que a menina precisa de, pelo menos, 250 ml de leite materno por dia.

Os amigos começaram a ajudar na campanha ao compartilhar em grupos que a bebê precisa de leite. "Sempre o pessoal liga para mim e para a Fusam [Maternidade Jesus Nazareno]. Eu dou as informações do que precisa e eles fazem a doação. Ou então entra em contato comigo e eu vou e pego em casa e trago para o hospital, que faz todo o processo. Tudo está sendo muito importante e a melhora dela está sendo significativa".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Secretário de Educação e Cultura participa do I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação em 2017

A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco realizou na última sexta (27) o I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação - 2017, realizado no auditório da AMUPE.  O respectivo Encontro teve como temática "A Gestão da Educação e as políticas Públicas no contexto de desafios".

 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

 Taquaritinga do Norte esteve representada pelo Secretário de Educação e Cultura o Professor Marcos Augusto. No Seminário foram realizadas palestras de diversos temas, dentre elas motivacional, proferida pelo professor da UFPE Antônio Carlos Xavier. O evento que também teve caráter informativo contou com palestras dos representantes do FNDE, Olímpio Soares e Sander Souto, sobre Prestações de Contas e Registro de Preços Nacional, respectivamente. Além disso, foram apresentadas as ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e municípios, através do Regime de Colaboração.
 

Também houve a apresentação das Redes de Assistência ao Monitoramento aos Planos de Educação, bem como a Rede de Assistência a Elaboração adequação  dos Planos de Cargos e Remuneração, tendo as equipes de assessores técnicos se apresentado aos Dirigentes Municipais de Educação.

 
O Seminário cumpriu um papel fundamental na construção de um diálogo dos Dirigentes Municipais de Educação tanto com a Undime como os representantes do Ministério da Educação/ Fundo de Desenvolvimento da Educação e Secretaria Estadual de Educação.

 

 

Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Taquaritinga do Norte.


Aconteceu nesta Quarta- feira 25, na Câmara de Vereadores a Reunião Extraordinária do Conselho para homologação dos Agricultores Beneficiários do Programa Garantia Safra para o ano Agrícola 2016/2017. A homologação é uma das exigências do Programa onde o Conselho Confirma e aprovação os escritos no Seguro Safra dando a veracidade de que os beneficiários são de fato Agricultores familiares. Nesta reunião contamos com a presença: dos Vereadores João Eugênio e Rogéria Cristina; Do Secretario de Agricultura Zeca, da Diretora de Meio Ambiente Aline, dos Presidentes dos Sindicatos os Senhores Lázaro Menezes e Lenildo, com a presença do Técnico do IPA Srº. Evandro Bezerra e com os representantes das Associações. A inscrição dos agricultores no Programa é de responsabilidade dos Sindicatos e do IPA e os Senhores Lázaro e Evandro explicaram as normas e exigências para o enquadramento dos agricultores. Para a safra 2016/2017 foram escritos 264 famílias.A quantidade de quota para nosso município é de 400 famílias e o Conselho juntamente com as entidades parceiras vão buscar formas para atingirmos a quantidade de quotas disponibilizadas

TAQUARITINGA DO NORTE : MATRICULE SEU FILHO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


Resultado de imagem para educação infantil


A Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte atenderá alunos das seguintes modalidades: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Direcionada a Jovens e Adultos em geral e os servidores da prefeitura que ainda não terminaram o ensino fundamental, garantindo a oportunidade de acesso a essa etapa da escolaridade em tempo reduzido.
 Resultado de imagem para eja

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, irá investir em: Proteção do tempo do aluno na escola; Alfabetização e na aprendizagem dos alunos na idade certa; Merenda Escolar de qualidade; Material escolar; Equipamentos; Adequação da infraestrutura das escolas; Aulas de campo e intercâmbios entre escolas; Água potável nas escolas; Valorização dos profissionais da educação; Atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais; Internet nas escolas; Participação dos alunos nos Jogos Escolares, Transporte Escolar de Qualidade.

 Resultado de imagem para programa mais educação

Iremos implementar em 2017: O Programa Mais Educação com ampliação da jornada escolar em 8 escolas da rede, os alunos terão aulas de dança, reforço escolar, canto coral, capoeira, recreação, voleibol, brinquedoteca e canteiros sustentáveis. Estaremos realizando também a entrega do fardamento Escolar a partir da segunda quinzena de fevereiro. Faça parte você também da nossa rede! As aulas da Rede Municipal terão início no dia 03 de fevereiro. 
Escolas da Rede Municipal de Taquaritinga do Norte :


Informação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
 "EDUCAÇÃO PARA TODOS".

Taquaritinga do Norte : Agricultura Familiar na Merenda Escolar



Resultado de imagem para agricultura familiar taquaritinga do norte 
Aconteceu na última quinta ( 26/01 ), Na Secretaria Municipal de Educação e Cultura,  uma reunião com o Secretario de Agricultura Zeca Coelho, com Evandro Bezerra Diretor do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o Gerente de Convênios da Prefeitura Elisberto Costa  e o Secretário de Educação e Cultura Professor Marcos Augusto, na reunião foram tratados assuntos referentes a agricultura familiar, e o PENAE (Programa Nacional de Merenda Escola). Apesar de ter mais de 50 anos de existência, o Programa Nacional de Alimentação Escolar só teve seu marco legal [Lei 11.947] sancionado em 2009, graças à mobilização da sociedade civil, sobretudo por meio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Com a lei algumas conquistas foram atingidas, o reconhecimento da alimentação como um direito humano e a obrigatoriedade de que no mínimo 30% dos recursos sejam destinados à compra de alimentos da agricultura familiar através de chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação. O PNAE garante a alimentação escolar dos alunos da educação básica em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudáveis.



A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas, escritório e área interna

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lero começa a organizar nova a gestão



Durante as duas primeiras semana como prefeito; Lero (PR) preocupou-se em organizar a festa de Santa Amaro que foi a maior dos últimos anos, mesmo em época de crise, além de continuar a organização interna da gestão, acompanhando os trabalhos exercidos por cada secretaria.
Assim, ao longo dos dias ele despachou com secretários para definir alterações importantes em cada pasta, definindo alinhamento de funções e atividades.

Ao mesmo tempo, Lero reuniu-se com empresários locais para conversar sobre o desenvolvimento do município; pediu agilidade na continuidade das obras paralisadas; visitou escolas municipais para acompanhar as ações de organização do ano letivo além de acompanhar a reforma do colégio Gilzenete Guerra; ouviu representantes da sociedade civil como marchantes e associações que apresentaram reivindicações, se reuniu com o Bepi para tentar achar uma solução para segurança do município e conversou com vereadores.

“Foi um início de governo de muito trabalho. Mas me preparei pra administrar Taquaritinga do Norte, minha preocupação é continuar organizando a gestão, para garantir o bom funcionamento de cada Secretaria”, explicou Lero.

COM PAULO CÂMARA, HOMICÍDIOS DISPARAM EM PERNAMBUCO


Com Paulo Câmara no comando de Pernambuco, a quantidade de homicídios aumentou 44% nos últimos três anos; programa Pacto pela Vida, que chegou a ser premiado pela ONU pelo sucesso na redução de homicídios no Estado, um dos mais violentos do país, voltou à estaca zero; no ano passado, a quantidade de assassinatos chegou a patamar próximo ao de 2007, quando o programa foi implementado pelo então governador Eduardo Campos (PSB)

247 - Com Paulo Câmara no comando de Pernambuco, a quantidade de homicídios aumentou 44% nos últimos três anos. O programa Pacto pela Vida, que chegou a ser premiado pela ONU pelo sucesso na redução de homicídios no Estado, um dos mais violentos do país, voltou à estaca zero. No ano passado, a quantidade de assassinatos chegou a patamar próximo ao de 2007, quando o programa foi implementado pelo então governador Eduardo Campos (PSB). 

As informações são de reportagem do Valor. 

"O governo atual culpa a crise, mas para o sociólogo José Luiz Ratton, mentor do programa, o Pacto pela Vida tinha fragilidades anteriores à derrocada da economia.

A grande realização do programa foi transformar os crimes violentos intencionais em prioridade da política pública com um mecanismo de governança liderado pelo nível central do Executivo que integrou as organizações policiais e as instituições do sistema de justiça criminal. Com reuniões semanais, o modelo era considerado inovador, em um período em  em que a violência no Nordeste era crescente.

O melhor ano do Pacto pela Vida foi 2013, quando Pernambuco figurou fora do ranking dos dez Estados mais violentos do país - era o 11º. Enquanto candidato à Presidência em 2014, o ex-governador Eduardo Campos exibiu o programa como modelo a ser replicado no país."

Diretora de meio ambiente orienta população a evitar queimada e alerta que fiscalização vai ser intensificada


Estamos passando por um período de seca prolongada, onde esse ano completa seis anos sem chuvas em nossa região. Consequentemente a diminuição da umidade relativa do ar, que resulta em diversas doenças respiratórias. Nesse período também é comum queimadas, algo que gera grande incomodo para a própria população e agrava ainda mais as doenças relacionadas ao tempo seco.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as queimadas poluem mais que carros e fábricas nas cidades. Isto ocorre porque a combustão em automóveis e fábricas é feita de forma criteriosa com tecnologia de ponta, além do uso de catalizadores e filtros. A diretora de meio ambiente de Taquaritinga, Aline Cursino, falou que vai combater esse incêndios e aumentar a fiscalização, além de punir quem cometer esse crime.

"Infelizmente e irresponsavelmente uma série de queimadas ocorreu em nosso município, estamos combatendo esse crime com parceria com a CPRH - Agência Estadual de Meio Ambiente. Ocorreu fiscalizações , notificações e multas em nossa cidade. Essas ações serão mais frequentes e mais rígidas para que assim possamos combater esse crime. De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime, além de causar problemas à saúde e uma poluição absurda.
Art. 250: Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. Pena: reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, e multa", falou Aline. 

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Arma de agente dispara na cintura e ele Morre


Agente penitenciário, de 41 anos, foi espancado na fila do banheiro.
Ele participava do 16º Encontro de Motociclistas em Afogados da Ingazeira.

 

Do G1Um agente penitenciário, de 41 anos, morreu após ser atingido pela arma que estava na cintura dele. De acordo com a Polícia Militar, ele estava na fila do banheiro em um encontro de motoqueiros em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, quando foi espancado. Durante a agressão, a arma disparou, conforme a PM. Caso aconteceu no sábado (21).  
O homem foi atingido por um tiro na perna. Ele chegou a ser socorrido para ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, e transferido para o Hospital São Vicente, no mesmo município. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu nesta terça-feira (24).
A PM informou que ele participava do 16º Encontro de Motociclistas, que era realizado na sede da AABB.

Prefeito e Secretário de Educação e Cultura participam de reunião na Gerência Regional de Caruaru



  Na última terça feira (24/01) o Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre e o Secretário de Educação e Cultura  o Professor Marcos Augusto , participaram de uma reunião  com Prefeitos e Secretários de Educação da nossa região, a reunião aconteceu na Gerência Regional de Educação de Caruaru,  na oportunidade foram tratados assuntos relacionados  ao termo de Cooperação entre Estado e Município, sobre o Transporte Escolar e o  Calendário Escolar. 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março


188479,475,80,0,0,475,365,0,0,0,0

Boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março. A medida será implantada de forma escalonada. Primeiro, valerá para os boletos de maior valor. Depois, para os de menor valor, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela Febraban em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve ainda reduzir inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

CAIC SE PREPARA PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

O  CAIC é a maior escola de Taquaritinga do Norte , e está em processo de reestruturação para o início do ano letivo, e a Prefeitura Municipal tem investido em serviços de manutenção como : Pintura, recuperação da parte elétrica e Hidráulica. E hoje (23/01) o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto esteve com a Diretora da Escola a Professora Aline Tatiana conferindo de perto o andamento dos trabalhos, e conversando com funcionários da escola e com pessoas da comunidade sobre os projetos para o ano letivo. O Secretário se mostrou muito satisfeito pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe da escola, equipe esta que tem se mobilizado dia e noite , para que as metas de reestruturação da escola sejam atingidas.
 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e em pé

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Prefeitura realiza torneio de futebol na comunidade do Jerimum


Nesse sábado (21) a prefeitura de Taquaritinga do Norte,  teve a iniciativa de realizar o primeiro torneio de São Sebastião, na comunidade do Jerimum. 

O torneio foi realizado com 12 equipes do município de Taquaritinga do norte e teve a equipe da comunidade do Algodão como campeã e a equipe de gravatá ficou com o vice.

"Esse foi o primeiro de muitos que vai ter no município como também campeonatos em todas modalidades do esporte. São apenas 21 dias de administração o prefeito Lero e ele já esta dando total apoio ao esporte", falou Vandinho de Gravatá.

Em seguida teve a premiação do destaque da partida final, campeão, vice, artilheiro e melhor goleiro. 





  

Veículos da Secretaria de Educação e Cultura começam a ser Adesivados


Os veículos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura ,começaram a ser adesivados na manhã do último sábado ( 21/01 ). E também no sábado foi criada uma equipe de manutenção dos veículos da secretaria.  Essa foi mais uma das medidas tomadas pelo Secretário Marcos Augusto e pelo Prefeito Lero. Essas medidas tem o intuito de cuidar e zelar do patrimônio da população, pois esse é um dos deveres do poder público Municipal, o Secretário e o Prefeito tem buscado realizar uma gestão transparente, uma vez que a identificação dos carros oficiais coíbe a sua utilização fora de horário ou dos padrões normais e legais de trabalho.


A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre
 A imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

PROCISSÃO ENCERRA A TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO NO JERIMUM



A comunidade do Jerimum vivenciou na ultima Sexta-Feira (20), a grande festa de seu padroeiro “São Sebastião”. Um grande cortejo percorreu as ruas da comunidade conduzindo a imagem do padroeiro em procissão até a frente da igreja, onde foi celebrada a Santa missa presidida pelo padre Ivemar Pontes. A animação ficou por conta do ministério de musica Adonai. Fizeram-se presente prestigiando a solenidade o Prefeito Lero, Secretários, Vereadores e o povo em geral.







ASCOM/PMTN

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...