sexta-feira, 12 de maio de 2017

DESFILE CÍVICO ENCERRA PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO ANIVERSÁRIO DE TAQUARITINGA DO NORTE


O tradicional Desfile Cívico da tarde do dia 10 de maio fechou  com chave de ouro a série de eventos que marcaram as festividades alusivas aos 130 anos de Emancipação Política da Dália da Serra.  O desfile lotou as calçadas e canteiros públicos. Com um novo formato , novo Palco e novo esquema de organização, o evento agradou ao público presente e teve uma grande repercussão na cidade. No palanque autoridades como o Prefeito Ivanildo Mestre, o Vice Prefeito Gena Lins, os Vereadores Geovane Pequeno César, João Eugênio, Rogéria Cristina, Oscar Miguel, Eraldo da Pedra Preta, o Secretário de Educação e Cultura Marcos Augusto, demais Secretários e Diretores prestigiaram a festividade. A população prestigiou atenta as apresentações das bandas: Banda da Escola Gil Rodrigues ( Vertentes),Banda Municipal de Toritama (Bamut), Banda do Projeto Psiu de Gravata do Ibiapina, Banda Isaque Bezerra de Pão de Açúcar, Banda Musical Dom Luiz de Brito, Banda Marcial Francisca Moura(CAIC), Banda Marcial Severino Pereira da Silva (Ginásio Experimental), Merching Banda Ana Amélia (Erem Severino Cordeiro de Arruda), Banda Carminha Arruda (Escola José Bezerra de Andrade), Banda Marcial  Bernadete Ramalho da Costa ( Escola Municipal Padre Ibiapina ).

  




Foi um verdadeiro show de criatividade e qualidade para homenagear a grande aniversariante.


Finalizando, as autoridades descerraram os pavilhões oficiais e seguiram para a igreja Matriz de Santo Amaro, onde participaram da celebração da santa missa, celebrada pelo Pe. Luís Eduardo,  em homenagem aos 130 anos da Dália da Serra.



Para encerrar a noite, houve uma apresentação com Cézar Menezes, que levou um bom público a praça central da cidade.


Confira mais Imagens:








ASCOM/PMTN
GOVERNO LERO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

#prefeitoLero
#governoLero
#construindoumanovahistoria

Taquaritinga do Norte 130 anos de Emancipação Política : Hasteamento dos Pavilhões Oficiais



Nesta quarta feira 10 de maio, o município de Taquaritinga do Norte comemorou os seus 130 anos de emancipação política, e desde as primeiras horas da manhã, a cidade festejou essa importante data.



A primeira atividade do dia, foi a tradicional alvorada festiva com a Banda Dom Luiz de Brito. Em seguida, o Altar da Pátria foi palco para o hasteamento dos pavilhões oficiais, com a presença do grupo de escoteiros Chefe Leandro, alunos do CAIC, Ginásio Experimental e da escola Monteiro Lobato.



O prefeito Lero, o vice prefeito Gena Lins, o secretário de Educação Marcos Augusto, demais secretários e vereadores, também prestigiaram o momento.

Na ocasião, foram premiados alunos da rede municipal de ensino, que participaram de um concurso de cordel. De cada escola, foi selecionado um vencedor do melhor cordel.






A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Fotos : Isaque Levi

quarta-feira, 10 de maio de 2017

POEMA À TAQUARITINGA POR BRUNO SANTOS


Por : Bruno Santos 

Eis aqui minha homenagem aos 130 anos de emancipação política de Taquaritinga do Norte:



 A imagem pode conter: 1 pessoa, barba, selfie, close-up e área interna

POEMA À TAQUARITINGA






No raiar do sol em um dia
A taboca branca apontou.
Taquaritinga pro mundo nascia
Do sonho que o índio sonhou.
De tão refrescante brisa
És destaque no nordeste.
Como flor esplendorosa
E também “Princesa do Agreste”.

O teu povo firme e forte
Sempre traz consigo o enfoque:
O orgulho e a alegria de ser
Nortetaquaritinguense pra valer.

Taquaritinga linda e bela
Como ela não tem outra igual.
Em todos os aspectos
Demasiadamente natural.

Demonstras muito bem
A quem aqui vem visitar
Suas extensas matas virgens
Um panorama a se mostrar.

A menina do nordeste
Tão pequena e pacata.
Vistosa flor do agreste

A união faz a força.
Pão-de-Açúcar dá o exemplo
De que em tão pouco tempo
Um distrito passa a crescer
Trazendo desenvolvimento.

Santo Amaro padroeiro
Vem à cidade abençoar.
E na festa de janeiro
Todos à procissão acompanhar.

Luz, câmera, ação. Qual será a melhor encenação?
...O melhor filme e melhor produção?

Festival Curta Taquary é uma mostra
Que o povo admira e gosta.
Encenando cada um tem seu espaço
E a todos esses artistas vai aí um forte abraço.

No mês junino não é diferente,
O forró pé-de-serra anima a gente
Que à Taquara visita ou mora.
Toda noite, a qualquer hora
A sanfona toca quente.

A Festa das Dálias traz consigo
Atrações para todos os gostos e idades
Uma programação bem eclética
Que atrai também pessoas de outras cidades.

Terra abençoada de grandes vitórias
Hoje 130 anos, parabéns, és tuas glórias.
E ainda no presente podemos sentir
A legendária homenagem do guerreiro tupi.

Dia 10 de maio é a comemoração
O dia de Taquaritinga
A sua emancipação.

Taquaritinga, princesa de lindo canto
Tuas lindas serras, magnífico encanto
Que por ti me apaixonei
Hoje confesso, teu eterno amante serei.

Aqui me despeço, Oh Dália da Serra
A conversa agora se encerra
E mesmo que se trave uma guerra
Da minha terra, não sairei.

Taquaritinga linda e bela,
Hoje e sempre, Dália da Serra.

Autoria: Brunno Santos.


Foto : Aldo Rocha

PARABÉNS TAQUARITINGA DO NORTE - PE



A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Em Julho – Jair Bolsonaro virá a Santa Cruz do Capibaribe


Pré-candidato a presidente da república na eleição de 2018, o deputado federal Jair Bolsonaro virá a Santa Cruz do Capibaribe no próximo mês de julho. Eleito em 2014 pelo PSC do Rio de Janeiro, Bolsonaro tem ganhado mais espaço a cada dia na mídia nacional e desponta como um dos principais nomes para a disputa presidencial do próximo ano.

A agenda em PE - Bolsonaro virá a Pernambuco em julho, provavelmente na segunda semana do mês, quando ele passará dois dias no estado e cumprirá uma agenda que abranja as cidades de Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Garanhuns, onde ele participará do tradicional Festival de Inverno.

No Polo de Confecções – Na Capital das Confecções Bolsonaro concederá entrevistas a emissoras de rádio, já em Toritama ele provavelmente concederá uma entrevista coletiva para a imprensa da região. Tanto em Santa Cruz, quanto em Totirama, ele falará sobre seus planos políticos/eleitorais para 2018, bem como, sobre questões inerentes a região, como, políticas fiscal e tributária.

A agenda deverá ser confirmada e detalhada em breve pelos organizadores da vinda de Jair Bolsonaro a Pernambuco.

Sessão especial do Cine é Proibido Cochilar foi realizada em Vila do Socorro


Na noite fria da última segunda-feira (08), iniciou-se o projeto Cinema na Rua, na comunidade de Vila do Socorro. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, em comemoração aos 130 anos de Emancipação Política da cidade .
Estiveram prestigiando o evento, Maria do Céu (Chefe da Regional Nordeste do Ministério da Cultura), Roberto Azoubel (Chefe substituto), além de Marcos Augusto (Sec. de Educação e Cultura), e Aloício Lima (Dir. de Cultura) e os vereadores Geovane e Oscar Miguel.
Fotos📷Isaque Levi


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, telefone e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e noite
Nenhum comentário:

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Inscrições para concurso dos Correios começam neste mês



correios

As inscrições para o concurso público nacional dos Correios estão prevista para começarem neste mês de maio. A seleção abrange o preenchimento de vagas para todas as unidades da federação, com exceção do Mato Grosso, e tem como o objetivo repor o quadro de profissionais técnico-especializados dos Correios na área de Segurança e Medicina no Trabalho.

As vagas são para os seguintes cargos: Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho. Inscrições serão realizadas somente pela internet, no site da organizadora do concurso. Os candidatos aprovados em todas as fases da seleção serão chamados a assinar contrato individual de trabalho com os Correios, de acordo com a classificação obtida, a localidade selecionada e as necessidades da empresa.

Edital será publicado em breve no Diário Oficial da União e no site dos Correios. (Fonte:  Folha PE)

Aplicativo do Enem tem área aberta a pais e professores


1-13

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 poderão acompanhar o calendário do exame e receber informações das provas tanto pelo site do Enem quanto pelo aplicativo do exame. Neste ano, o aplicativo, disponibilizado pela primeira vez no ano passado, terá uma seção de notícias e acesso liberado ao público geral, que permitirá que pais, professores e jornalistas acompanhem as áreas que não exigem login do participante. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação no app.

“Foi uma reivindicação de professores e pais, que queriam acompanhar o Enem. No app foi criada uma opção de notícias, cronograma e outras funcionalidades, que permitirão que professores divulguem as informações em sala de aula e que pais acompanhem a área aberta do aplicativo”, explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi.

Segundo o Inep, para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar o app direto da loja de aplicativos do seu celular – Google Play e App Store – e confirmar se o nome do desenvolvedor é o Inep.

Educação Taquaritinga do Norte

Resultado de imagem para educação taquaritinga do norte

Taquaritinga do Norte , um breve resumo histórico.


Resultado de imagem para taquaritinga do norte

A cidade de Taquaritinga do Norte nasceu em meados do século XVIII. No início do século XIX, era um lugar já populoso, formado por terras pertencentes a dona Maria Ferraz de Brito, a qual dividiu sua propriedade em lotes, o que deu lugar ao desenvolvimento da povoação. Por conta da Lei Provincial 1 895, de 10 de maio de 1887, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade. Todo ano, no dia 10 de maio, Taquaritinga comemora a sua emancipação política.

Resultado de imagem para taquaritinga do norte


Origem do Nome:

"Taquaritinga" é uma palavra proveniente da língua tupi. Existem duas explicações etimológicas possíveis para ela:
  • "taquara pequena e branca", a partir da junção dos termos takwa'ri (taquara pequena)[6] e tinga (branco)[7]
  • "rio claro das taquaras", a partir da junção dos termos takwar (taquara), 'y (rio, água)[8] e tinga (branco)[9]
O seu complemento "do Norte" serve para distingui-la do município de Taquaritinga, no estado de São Paulo.

Localização :

Localizada no Agreste Setentrional, Taquaritinga do Norte é o destino ideal que reúne belas paisagens naturais alinhadas a um clima ameno. É conhecida como a "Dália da Serra" por apresentar inúmeros exemplares desta flor em suas praças. 
Primitivamente fora uma taba de índios, e em 10 de maio de 1887, foi elevada à categoria de cidade. É formada pelos distritos de Gravatá do Ibiapina e Pão de Açúcar, e pelos povoados de Vila do Socorro, Jerimum, Algodão e Placas.
Com uma temperatura média de 25ºC, chegando a 9ºC no inverno, a Dália da Serra oferece aos seus visitantes oportunidades de praticar esportes radicais, como vôo livre e rapel. 


A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Imagem relacionada
Pontos turísticos:
- O mirante do Cruzeiro é conhecido por sua via sacra e com uma vista que alcança toda a cidade.
- O mirante da Pedra da Taquara e o mirante da Serra da Taquara ambos com vista para a cidade de Vertentes.
- O mirante da serra do Cumbe, com vista para o Estado da Paraíba.
- O mirante e a mata da Frexeira, local apropriado para trilhas de curta e longa duração. Ao chegar no mirante, visualiza-se belas paisagens das serras.
- Pedra da Figura, por ter figuras rupestres, surgindo formas de lagartos e figuras humanas de cores avermelhadas, situadas na Fazenda Boa Vista.
- Igreja Matriz de Santo Amaro, o prédio possui forro pintado a óleo com a imagem do painel milagroso da Cura do Cego. 




Resultado de imagem para taquaritinga do norte

Bairros

  • Centro
  • Brasilia
  • Capibaribe
  • Amorim
  • Silva de cima
  • Silva de baixo
  • Beira rio
  • Zamba
  • Alto da cocada
  • Marília

Prefeito Lero participa da 9ª caminhada jovem em Pão de Açúcar

Junior Albuquerque






Reunindo centena de católicos, da paróquia de São José em Pão de Açúcar, o prefeito Lero participou no último sábado 06/05, da 9ª Caminhada Jovem que seguiu da entrada da avenida Balbino Pereira até a praça central do distrito de Pão de Açúcar.

Lero destacou a importância da caminhada como uma demonstração de fé da população católica, e destacou a organização do evento. O prefeito ressaltou, ainda, o chamamento do Padre Luis Eduardo para os movimentos apoiados pela paróquia. "Quero aqui parabenizar o Padre Luis Eduardo, pela organização do evento, e também pela nova dinâmica que o padre Luis esta dando aos eventos promovidos pela igreja de São José, a exemplo da primeira caminhada de São José que saiu da paróquia de Santo Amaro em Taquaritinga até a paróquia de São José em Pão de Açúcar, a primeira cavalgada de São José  e a 9ª caminhada Jovem", falou o prefeito.

A Caminhada contou com o trio elétrico naja e banda Kairoz, além de ser um momento de reunião da comunidade católica em torno de sentidos mais profundos de fé. O subprefeito do distrito de Pão de Açúcar, Gilson Carlos, também esteve ao lado do prefeito Lero na caminhada Jovem de Pão de Açúcar.

Segunda rodada do Torneio Infanto-juvenil de futsal do PETI






No sábado (06), aconteceu a segunda rodada do Torneio Infanto-juvenil de Futsal do PETI. O evento foi realizado na quadra de esportes Padre Estanislau, na sede do município.

A imagem pode conter: 1 pessoa
 
O evento é uma realização do PETI, com o apoio da Secretaria de Ação Social, o departamento de esportes e a prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, o evento foi um sucesso e mais de 80 crianças participaram das disputas.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e campo de beisebol

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas praticando esportes e campo de beisebol

A imagem pode conter: 10 pessoas

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas praticando esportes, pessoas em pé, sapatos e campo de beisebol

A imagem pode conter: 23 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e sapatos

A imagem pode conter: 28 pessoas, pessoas sorrindo


ASCOM/PMTN

GOVERNO LERO CONSTRUINDO UMA NOVA HISTÓRIA

#prefeitolero
#governolero
#construindoumanovahistoria

Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa em Pernambuco

  Taquaritinga do Norte,   no Agreste de Pernambuco, é o município que mais depende do abastecimento de água por carro-pipa, segundo o Censo...